PDA

Ver Versão Completa : Sportage falhando na lenta



autoeletmario
31/08/2008, 20:20
:evil: Ela acabou de ganhar um sensor de temparatura novo,e agora esta com alenta falhando,alguem já viu isto acontecer { a sonda esta boa}.

Maverickturbo
01/09/2008, 15:44
Como que é essa falha?
Estilo um motor v8 com comando alto ou uma falha totalmente desregulada?

Edintruder
01/09/2008, 16:16
É à gasolina? Experimenta desligar a sonda Lambda e ligue o motor. Sempre que desliga a sonda, o motor trabalha com os parâmetros originais de mistura, em todos os regimes de trabalho, incluindo é claro, a marcha lenta.

anacris1000
11/09/2008, 15:50
O meu Kia Sportage 1997 2.0 a gasolina também está com a marcha lenta estranha, ele fica dando aquela trepidada como se fosse morrer, na verdade não morre mas dá essa sensação, o que poderia ser?

Nava
13/09/2008, 18:13
Verificar todos os contatos dos sensores de vazao e temperatura do ar na entrada. Verificar sensor e contatos da valvula termo e da sonda lambda.

anacris1000
18/09/2008, 17:30
É à gasolina? Experimenta desligar a sonda Lambda e ligue o motor. Sempre que desliga a sonda, o motor trabalha com os parâmetros originais de mistura, em todos os regimes de trabalho, incluindo é claro, a marcha lenta.

Sim o meu é a gasolina, mas depois de ligar o motor tem que religar a sonda lambda?

autoeletmario
04/10/2008, 18:51
Nada mais nada menos que o sensor de masa de ar com defeito......:razz:

Gleison BH
06/10/2008, 08:27
nada Mais Nada Menos Que O Sensor De Masa De Ar Com Defeito......:razz:

Que Sensor é Esse?? é O Mesmo Maf?? Quanto Custou?? Sabe O Código??

delwan
07/10/2008, 22:03
Tenho uma Sportage 97 e há algum tempo atrás estava totalmente desregulada, trepidando muito e morrendo à toa. Depois das famosas peregrinações nos mecânicos (com trocas de velas, filtros, limpeza de bicos e da TBI, da borboleta de admissão de ar e etc), fui informado que o problema era no sensor MAF (mesmo sem ter sido acusado pelo scann). Pois bem! Agora ele esta falhando - simplesmente "apaga" - depois de 2000 RPMs. Será sensor MAF mesmo? Alguém já teve problema semelhante? Quanto custa o sensor e onde posso achá-lo?
Abs a todos

RILDO FILHO
09/10/2008, 08:55
Delwan, bom dia.

Ainda ontem o meu SPTG começou a falhar em alta e perder total mente a força como se estivesse cortando o combustível. O meu meca testou tudo: velas, cabos, bomba de combustível, sensor MAF etc. e não encontrou nada de errado, por ultimo substituímos a sonda lámbida ou sensor de oxigênio que fica localizado na parte inferior do coletor da admissão e o problema desapareceu, agora ta outro carro. Como opção você pode substituir a sonda original pela do Vectra ou Omega que funciona do mesmo jeito, a minha foi a do Vectra. Espero ter ajudado.

Abraços,

Rildo Filho

Tenho uma Sportage 97 e há algum tempo atrás estava totalmente desregulada, trepidando muito e morrendo à toa. Depois das famosas peregrinações nos mecânicos (com trocas de velas, filtros, limpeza de bicos e da TBI, da borboleta de admissão de ar e etc), fui informado que o problema era no sensor MAF (mesmo sem ter sido acusado pelo scann). Pois bem! Agora ele esta falhando - simplesmente "apaga" - depois de 2000 RPMs. Será sensor MAF mesmo? Alguém já teve problema semelhante? Quanto custa o sensor e onde posso achá-lo?
Abs a todos

autoeletmario
23/10/2008, 21:05
O primeiro que me levou a loucura foi o sensor de temperatura do motor,cheguei a trocar até a bonba de gasolina e éra só osensor de temperatura, omotor não desenvolvia parecia que estava faltando gasolina.

O segundo foi o sensor de massa de ar que fica ao lado do filtro de ar, omotor não tinha uma lenta estavel.

Solução n: 1 R$ 20.00 foi colocado osensor de temperatura MTE 4052
Solução n:2 R$ 350.00 foi colocado um sensor paralelo maden china....

Espero ter ajudado um pouco rapasiada.....:dance:

EDuarte
24/10/2008, 16:52
Outra coisa que costuma ocilar muito a marcha lenta é o regulador de pressão furado, vasa gasolina para a manguerinha do vacuo, ai trabalha meio afogada. A minha tava assim, desliguei o regulador e tudo voltou ao normal, inclusive voltou a ficar economica.
[]s
(DU)

Nava
24/10/2008, 21:47
A minha começou a acelerar de forma meio irregular, tipo não acelera macia direto, parece que acelera em forma de escada, mas só de 2 a 2,5 mil rpm. Será que é o sensor temperatura? A lenta estavel a 900 rpm.

Gleison BH
27/10/2008, 09:07
Que bom que resolveu. Será que poderia postar aí as especificações do sensor de massa de ar que vc colocou (código, marca e site onde adquiriu...)

Valew:concordo:


O primeiro que me levou a loucura foi o sensor de temperatura do motor,cheguei a trocar até a bonba de gasolina e éra só osensor de temperatura, omotor não desenvolvia parecia que estava faltando gasolina.

O segundo foi o sensor de massa de ar que fica ao lado do filtro de ar, omotor não tinha uma lenta estavel.

Solução n: 1 R$ 20.00 foi colocado osensor de temperatura MTE 4052
Solução n:2 R$ 350.00 foi colocado um sensor paralelo maden china....

Espero ter ajudado um pouco rapasiada.....:dance:

RILDO FILHO
11/11/2008, 09:59
Pessoal, bom dia.

Turma to com um problema com o funcionamento da minha VTR. As vezes quando eu dou partida já com o motor quente ela funciona como se estivesse com um cilindro a menos, rateando e sem força. Sempre pela manha com motor totalmente frio isto não acontece, ela trabalha direitinho, ate da pra contar as batidas do funcionamento, mais no decorrer do dia principalmente quando desligo o motor por mais de 1 hora e volto a funcionar é que ocorre esta falha. Estou pensando em algum bico travando ocasionalmente. Alguém já teve este problema, alguma dica dos amigos?

Abraços,

Rildo Filho

EDuarte
11/11/2008, 11:31
Pessoal, bom dia.

Turma to com um problema com o funcionamento da minha VTR. As vezes quando eu dou partida já com o motor quente ela funciona como se estivesse com um cilindro a menos, rateando e sem força. Sempre pela manha com motor totalmente frio isto não acontece, ela trabalha direitinho, ate da pra contar as batidas do funcionamento, mais no decorrer do dia principalmente quando desligo o motor por mais de 1 hora e volto a funcionar é que ocorre esta falha. Estou pensando em algum bico travando ocasionalmente. Alguém já teve este problema, alguma dica dos amigos?

Abraços,

Rildo Filho
Estava com esse mesmo problema só que mais esporadico, mas do mesmo jeito e com os mesmos sintomas, até que um dia não voltou mais a funcionar. No meu caso foi o bico laranja que queimou, troquei o danado e ficou uma belezura.
[]s
(DU)

RILDO FILHO
12/11/2008, 10:10
Eduardo, valeu pela dica. Vou levar a VTR para o meca fazer uma revisão geral nos bicos.

Abraços,

Rildo Filho

L.Felipe
02/12/2008, 02:57
Pois, tava lendo esse topico e parece q deu azar...

Minha lenta começou a falhar ontem e hj tah um caco tenho q ficar com o pezao no acelerador pra ela nao morrer... As primeiras coisas q me surgiram na cabeça foram:
velas, (a minha sptg é GNV então vivo trocando)
bicos injetores,
cabo de vela,
sensor IUC ou ICU, nao lembro, que controla a lenta,
sensor MAF.

Se puderem contribuir pra lista pra referencias futuras agradeço.

L.Felipe
02/12/2008, 15:17
Continuando minha lista e adicionando a solução pro problema da minha sptg:
INTERCOOLER.
Eis que as mangueiras desta bendita vão dilatando com o calor e eventualmente soltam-se com um solavanco. É a terceira vez q acontece comigo em 5k km.
É só verificar se as saídas estam conectadas e colocar abraçadeiras nas mangueiras.
Resolvido com 0 reais.

Gleison BH
02/12/2008, 16:12
INTERCOOLER EM SPTG A GASOLINA??? NÃO ENTENDI :pensativo::pensativo:


Continuando minha lista e adicionando a solução pro problema da minha sptg:
INTERCOOLER.
Eis que as mangueiras desta bendita vão dilatando com o calor e eventualmente soltam-se com um solavanco. É a terceira vez q acontece comigo em 5k km.
É só verificar se as saídas estam conectadas e colocar abraçadeiras nas mangueiras.
Resolvido com 0 reais.

L.Felipe
03/12/2008, 00:56
POISE...
Me corrija ae fazendo o favor...
To falando da peça do anexo.
hahhahahah

Gleison BH
04/12/2008, 17:47
Não sei que peça é essa, mas não acho que seja intercooler...

EDuarte
04/12/2008, 19:40
POISE...
Me corrija ae fazendo o favor...
To falando da peça do anexo.
hahhahahah
É a parte superior do coletor de admissão. Intercooler é das diesel.
[]s
(DU)

tdrosten
12/01/2013, 00:41
Boa noite gostaria de saber qual sonda e de que ano do vectra vc uzou? Vc teve que fazer adaptações?
Já marquei com o eletrecista para trocar a bobina da esportage e colocar a do celta com cabos pois, estas duas bobinas da sportage ninguem merece e quando da problema é pior ainda para encontrar.
Aguardo sua resposta
Por favor pelo e-mail tdrosten@hotmail.com

Delwan, bom dia.

Ainda ontem o meu SPTG começou a falhar em alta e perder total mente a força como se estivesse cortando o combustível. O meu meca testou tudo: velas, cabos, bomba de combustível, sensor MAF etc. e não encontrou nada de errado, por ultimo substituímos a sonda lámbida ou sensor de oxigênio que fica localizado na parte inferior do coletor da admissão e o problema desapareceu, agora ta outro carro. Como opção você pode substituir a sonda original pela do Vectra ou Omega que funciona do mesmo jeito, a minha foi a do Vectra. Espero ter ajudado.

Abraços,

Rildo Filho

wando
01/06/2013, 22:33
tenho uma sportaje 2000 gasolina ela estar sem força da empresao q so queima 2 silindro as velas são novas e cabos alquem pode me dar uma dica

EDuarte
02/06/2013, 00:12
tenho uma sportaje 2000 gasolina ela estar sem força da empresao q so queima 2 silindro as velas são novas e cabos alquem pode me dar uma dica

Ja verificou bobina? Chicote?

[]s
(DU)

a1000ton
29/07/2013, 21:43
Boa noite amigos, ontem a minha sportage começou com um problema,ela esta se acelerando sozinha o que pode estar acontecendo;

ViniFreitas
30/07/2013, 14:56
Boa noite amigos, ontem a minha sportage começou com um problema,ela esta se acelerando sozinha o que pode estar acontecendo;
Se o ar condicionado estiver ligado é normal ela controlar a aceleração sozinha.

a1000ton
30/07/2013, 22:07
-ViniFreitas o ar não estava ligado,mas a aceleração aumenta sozinha e sai muita fumaça no cano

gil9001
13/09/2013, 20:25
Outra coisa que costuma ocilar muito a marcha lenta é o regulador de pressão furado, vasa gasolina para a manguerinha do vacuo, ai trabalha meio afogada. A minha tava assim, desliguei o regulador e tudo voltou ao normal, inclusive voltou a ficar economica.
[]s
(DU)

Eduarte, vc já passou por tudo heim....rsrs,vc é o cara ..rsrsr, como desligo esse regulador, onde fica? a minha é gasolina, 98.

EDuarte
13/09/2013, 20:40
Eduarte, vc já passou por tudo heim....rsrs,vc é o cara ..rsrsr, como desligo esse regulador, onde fica? a minha é gasolina, 98.

Fica na ponta da flauta, perto do atuador da marcha lenta.
Se vc tirar a mangueirinha do vacuo e vazar um cadinho de gasolina é pq esta bichada...

[]s
(DU)

gil9001
13/09/2013, 21:13
Fica na ponta da flauta, perto do atuador da marcha lenta.
Se vc tirar a mangueirinha do vacuo e vazar um cadinho de gasolina é pq esta bichada...

[]s
(DU)

Humm, lascou, rsrsrs, continuo perdidinho....rsrss
A sua continua desligada? a sua é alcool e gnv?

EDuarte
13/09/2013, 22:56
Humm, lascou, rsrsrs, continuo perdidinho....rsrss
A sua continua desligada? a sua é alcool e gnv?

Coloquei um novo, sim alcool e gnv, mas o gnv só uso na estrada.

[]s
(DU)

Wladybr
17/09/2013, 12:02
Bom dia...

Desci para o litoral sábado com a viatura no Gás de boa..
Chegando no litoral o gás começou a dar sinais de acabando e pra minha surpresa num tem mias postos pra abastecer gás.
Passei pra gasolina e a surpresa foi dupla, ela não ficava ligada, morria direto... ligava mas nao acelerava e não andava nem a pau, consegui me dirigir a uma autorizada da KIA aonde colocaram o notebook ligado e depois de 2 hs de diagnostico disseram que esta tudo normal mas a sonda lambda que fica la embaixo do carro conectado prox ao escapamento não esta mandando sinal.. Pergunto: qual serve la? sera que realmente pode ser so isso? e ele disse que o sistema salvou os dados do gás e como não recebe sinais da sonda não atualiza dados de aceleração, ou seja não anda nem a pau... e num sei se isso tem a ver mas acaba as vezes dando umas rateadas ate no gas.. vai no soquinho depois volta como se nada tivesse acontecido...
Nao sei aonde comprar e no caso de nao achar qual poderia ser colocada?? Ele disse tb que pode estar ferrado o meu catalisador pode estar abafando e faz o carro morrer quando acelera...

EDuarte
17/09/2013, 12:14
Bom dia...

Desci para o litoral sábado com a viatura no Gás de boa..
Chegando no litoral o gás começou a dar sinais de acabando e pra minha surpresa num tem mias postos pra abastecer gás.
Passei pra gasolina e a surpresa foi dupla, ela não ficava ligada, morria direto... ligava mas nao acelerava e não andava nem a pau, consegui me dirigir a uma autorizada da KIA aonde colocaram o notebook ligado e depois de 2 hs de diagnostico disseram que esta tudo normal mas a sonda lambda que fica la embaixo do carro conectado prox ao escapamento não esta mandando sinal.. Pergunto: qual serve la? sera que realmente pode ser so isso? e ele disse que o sistema salvou os dados do gás e como não recebe sinais da sonda não atualiza dados de aceleração, ou seja não anda nem a pau... e num sei se isso tem a ver mas acaba as vezes dando umas rateadas ate no gas.. vai no soquinho depois volta como se nada tivesse acontecido...
Nao sei aonde comprar e no caso de nao achar qual poderia ser colocada?? Ele disse tb que pode estar ferrado o meu catalisador pode estar abafando e faz o carro morrer quando acelera...


Bosch universal.

[]s
(DU)

Wladybr
17/09/2013, 12:20
Essa da BOSCH tem tanto de 3 qto de 4 fios???

EDuarte
17/09/2013, 14:34
Essa da BOSCH tem tanto de 3 qto de 4 fios???

Tem de um a quatro fios, depende do carro...

[]s
(DU)

Wladybr
19/09/2013, 18:27
PROBLEMA PERSISTE...

Foi comprado a tal SONDA LAMBDA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS, e trocado mas o problema persiste, não funciona, rateia vai perdendo a aceleração, vc tenta acelerar e ela morre, quando vc consegue acelerar não passa de 2000 giros, ao parar de acelerar morre.

Continuo aceitando opnioes...
Existe algo que eu possa testar sem ter que ficar fazendo loteria, pois em cada lugar o cara fala uma coisa eu compro e continua o problema....

Grato..
Wlady

Luiz Gaucho
19/09/2013, 19:21
Boa noite Wladybr,

Pelo o que você tem falado, eu aconselho a fazer o que fiz na minha, que estava na mesma situação. Mandei verificar todo o sistema de injeção, desde o tanque até os bicos. Resumo: tanque sujo, mangueiras ruins, filtro de combustível errado, dois bicos que não estavam em bom estado, limpeza do TBI e até tomadas dos chicotes. Troquei tudo, comprei quase tudo na Kia e é só alegria. Ah, tirei também o Kit gás, hehehe.

Boa sorte,

Luiz

cegandrade
20/09/2013, 07:46
A minha estava com problema parecido. Retirei o cabo do maf e o carro melhorou. O carro nao fica 100% mais da para andar. No momento estou a procura de um maf boch com preço dentro dos meus limites.
PROBLEMA PERSISTE...

Foi comprado a tal SONDA LAMBDA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS, e trocado mas o problema persiste, não funciona, rateia vai perdendo a aceleração, vc tenta acelerar e ela morre, quando vc consegue acelerar não passa de 2000 giros, ao parar de acelerar morre.

Continuo aceitando opnioes...
Existe algo que eu possa testar sem ter que ficar fazendo loteria, pois em cada lugar o cara fala uma coisa eu compro e continua o problema....

Grato..
Wlady

ph.rigon
16/10/2013, 14:46
Pessoal... este fim de semana foi triste aqui no Paraná... :(
estava andando com minha SPTG num descampado dentro da cidade, é um local onde muita gente vai para aprender a dirigir, eu estava andando ali de bobo alegre aproveitando um pedaço do terreno que é um pouco menos regular para testar o 4x4. Bom, eis que no meu caminho existia uma Canaleta de escoamento de água completamente coberta pela grama... eu não estava a mais que 10km/h porém a pancada foi grande, perdi um pneu, certamente vou ter que balancear, alinhar talvez até fazer a cambagem.. mas o que está me preocupando é que ela perdeu a lenta... ta falhando, a aceleração na lenta ta oscilando a ponto do carro afogar.
Encostei ela no mecânico 2° feira cedinho, porém até agora os caras não conseguiram nem descobrir o que aconteceu.

Pedi para checarem o carro no Scan, imagino que seja algum desses muitos sensores que dão problema direto, Estou aceitando palpites do que pode ter acontecido pra ver se ajudo o meca..pq ta complicado ficar sem carro. :/

gil9001
29/10/2013, 11:28
Pessoal, alguem aqui ja desligou a sonda lambda? ou alguém esta rodando com ela desligada? Minha nao esta segurando a lenta.

EDuarte
29/10/2013, 12:18
Pessoal, alguem aqui ja desligou a sonda lambda? ou alguém esta rodando com ela desligada? Minha nao esta segurando a lenta.

A sonda lambda não costuma interferir na lenta, se vc desliga-la provavelmente não ira acontecer nada.

[]s
(DU)

ph.rigon
06/11/2013, 23:00
é galera, depois de quase um mês, sendo 15 dias esperando por um radiador novo que consegui a um preço a razoável, hoje saiu o veredicto, minha Grand esta coma junta do cabeçote queimada. A principio, o palpite do Meca é que este fosse o principal problema da irregularidade na lenta.. Ela vai pra retifica amanhã já, e com sorte em 15 dias sai finalmente da Oficina. Fica a dica para os demais que andam sofrendo com oscilações no motor, o meu não fundiu por pouco.. O buraco que cai, quebrou meu radiador que ja tinha uns 3 remendos, e este não deu conta de refrigerar o motor que por fim super-aqueceu, e a junta foi pro pau! fiquem atentos. Boa sorte pra todos, que não tenham o mesmo azar que eu. :)

Luiz Gaucho
10/11/2013, 19:50
Boa tarde gurizada,

Como já informei em um post anterior, dei uma geral no sistema de injeção da minha Sportage. Entretanto esta semana, começou a dar uma engasgada na lenta.
Levei no meu mecânico e ele colocou o computador e apareceram as seguintes falhas:
- P0120: sensor/interruptor de posição de borboleta A - sensor/interruptor de posição de borboleta
- P1505: sinal válvula de abertura controle de ar - baixo
- P1508: sinal válvula de fechamento controle de ar - alto

O que pode ser ? Estou desconfiado do MAF.

Obrigado,

Luiz

cegandrade
11/11/2013, 07:44
A minha vive cheia de historia, estou desde julho andando sem o maf, e a uns 15 dias ela começou a estourar no gnv e falhar na gasolina. Comprei um jogo de velas do palio fire gnv e coloquei, o carro ficou justinho.

ph.rigon
19/12/2013, 23:47
é pessoal, cheguei numa nova encruzilhada.

mesmo depois de retificar meu cabeçote a viatura continuava a falhar. Passei no scan e não apontou nada de errado com os sensores, o palpite do meca agora é:

Problemas com a parte de baixo do motor ou uma entrada de ar falsa.

o tretinha que não acaba nunca... :putz:

Talison Diulis da Silva
21/09/2015, 16:11
ola sou novo no site queria saber a onde encontro uma loja, que tenha a sonda lambda original para minha grand sportage 2.0 16v 99

rech34
23/09/2015, 11:07
ola sou novo no site queria saber a onde encontro uma loja, que tenha a sonda lambda original para minha grand sportage 2.0 16v 99


to usando a do fiat uno.... só tocar a posiçao dos fios....

Talison Diulis da Silva
28/09/2015, 10:12
como assim troca as posição dos fios,qual por qual ensina ai amigo ajudara muito!

rech34
01/10/2015, 17:26
como assim troca as posição dos fios,qual por qual ensina ai amigo ajudara muito!

foi meu meca q fez.. pelo q vi é só olhar a posiçao dos fios originais e fazer igual na do uno... só nao corta os fios.. desmancha os conectores e acerta os fios... levou uns 5 minutinhos pra fazer...

Laerciolaia
10/10/2015, 12:27
:evil: Ela acabou de ganhar um sensor de temparatura novo,e agora esta com alenta falhando,alguem já viu isto acontecer { a sonda esta boa}.
Olá amigo você resolveu o problema da esportage? estou com o mesmo defeito na minha 96/97 estou procurando pelo regulador de pressão não encontro em lugar nenhum.

Laerciolaia
10/10/2015, 12:38
to usando a do fiat uno.... só tocar a posição dos fios....
Amigo to com problema preciso do regulador de pressão da sportage 96/97 você sabe onde encontro? achei no ML porém é diferente a minha só tem uma entrada e é fixada com dois parafusos no corpo da tubagem.
Por favor me da uma luz.
Muito obrigado.

Talison Diulis da Silva
09/11/2015, 09:31
foi meu meca q fez.. pelo q vi é só olhar a posiçao dos fios originais e fazer igual na do uno... só nao corta os fios.. desmancha os conectores e acerta os fios... levou uns 5 minutinhos pra fazer...

amigo fiz como vc falou, melhorou muito o consumo, so que a luz do painel voltou a acender e o mostra falha no Sensor O2 este sensor num e o mesmo da sonda lambda?

tobiasarend
05/01/2023, 10:56
A minha começou a acelerar de forma meio irregular, tipo não acelera macia direto, parece que acelera em forma de escada, mas só de 2 a 2,5 mil rpm. Será que é o sensor temperatura? A lenta estavel a 900 rpm.

a minha, apresenta a mesma coisa, entre 2 e 2500 giros... acelera em forma de escada, nao vai gradualmente!
alguem, passou por isso e tem a solução??