PDA

Ver Versão Completa : Tanque de combustível maior para Bandeirante

valeriano
31/08/2008, 11:03
Pessoal,

queria botar um tanque de combustível maior na minha Band. Isso vai me ajudar bastante em expedições.
Alguém tem foto do tanque das Bands a partir de 93? Se não me engano, o tanque delas é de 65L.

Têm como botar um tanque mais longo, cobrindo a area toda do banco do carona até o cofre da bateria?

Rui
31/08/2008, 11:41
Cara,

Adaptação é sempre uma saída...

Eu vi uma band outro dia que possuía um tanque de 100 litros (uma longa).

Uma ideia que eu posso te dar é fazer o tanque em aço inox embaixo da band, como os que o pessoal faz com os willys. A ideia de fazer o tanque ocupando os dois espaços dos bancos também é válida e possível.

Espero ter ajudado de alguma forma

abraços

joão k. chikui
31/08/2008, 11:51
Na minha CD coloquei um de caminhão 608 (76 L) no lugar original do estepe.
No local original , fiz uma caixa de ferramentas.

maxdelta
31/08/2008, 17:04
A minha tem um tanque de plastico de 85L, de c10. Fica no lugar do estepe original. Ainda tem mais algumas adaptações pra fazer, mas ficou bom! Menos pra trilha. Mas já estou cuidando desta parte. Ah eliminei o tanque original, lá ficou a bateria, mas como esse assunto já foi falado eis o link da pesquisa:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35986&highlight=tanque

Francisco Bicalho
31/08/2008, 17:28
Valeriano

dá uma olhada nesse site:

http://www.metalurgicacla.com.br/site_antigo/Web/index.htm

valeriano
31/08/2008, 22:30
Cara,

Adaptação é sempre uma saída...

Eu vi uma band outro dia que possuía um tanque de 100 litros (uma longa).

Uma ideia que eu posso te dar é fazer o tanque em aço inox embaixo da band, como os que o pessoal faz com os willys. A ideia de fazer o tanque ocupando os dois espaços dos bancos também é válida e possível.

Espero ter ajudado de alguma forma

abraços

Eu já havia visto esse tanque embaixo da Band, mas não gosto muito dessa adaptação. Além de poder ser avariado na trilha, ele diminui o ângulo de saída do carro, o que me atrapalharia.
Eu pensei em tentar arrumar um tanque que ocupasse o espaço do cofre da bateria até a lateral direita do carro, mas não sei se isso já existe ou se só por encomenda.
Alguém sabe alguma informação sobre algo do tipo?

valeriano
31/08/2008, 22:32
Valeriano

dá uma olhada nesse site:

http://www.metalurgicacla.com.br/site_antigo/Web/index.htm

Esse site tá todo bugado. Tudo que eu clico ele não consegue abrir...
:parede::parede::parede:

cristiano
01/09/2008, 08:32
Esse site tá todo bugado. Tudo que eu clico ele não consegue abrir...
:parede::parede::parede:

Eu já falei com o pessoal da CLA, o site está sofrendo uma reformulação e o novo entrará no ar até semana que vem.

Eu tenho o tanque extra de 80lts na minha Band e de forma alguma tira o angulo de saida, alguns amigos tiveram essa dúvida e quando viram pessoalmente comprovaram.

PS: Ela está no cavalete, porque estou viajando e ficará muito tempo parada no Brasil, assim poupo os pneus que estão novos.

valeriano
01/09/2008, 08:56
Eu já falei com o pessoal da CLA, o site está sofrendo uma reformulação e o novo entrará no ar até semana que vem.

Eu tenho o tanque extra de 80lts na minha Band e de forma alguma tira o angulo de saida, alguns amigos tiveram essa dúvida e quando viram pessoalmente comprovaram.

PS: Ela está no cavalete, porque estou viajando e ficará muito tempo parada no Brasil, assim poupo os pneus que estão novos.

Eu vi essa foto na lista de toyoteiros. Até perguntei se alterava o angulo de saída. Mas mesmo assim ainda fico cabreiro em deixar o tanque no fundo do carro.

Bernardo Hoelz
01/09/2008, 12:05
Cara eu consegui entrar no site da CLA.
tenta por aqui: é o site antigo http://www.metalurgicacla.com.br/site_antigo/Web/index.htm

no site sotoyota tem a propaganda da CLA falando do tanque de 135L pra band.

Abraços

veterinario
01/09/2008, 12:49
A minha band é caminhonete longa e coloquei no entre-eixos um tanque bepo aplicado ao 608 de 150 litros ligado ao original de 65. Ficou com 215 litros. Faço viagens longas todo mês e autonomia ficou ótima.

rafaelgdl
01/09/2008, 21:20
Veterinario...

Vamos atravessar o Atacama sem abastecimento???
Poxa parabens por esta configuração mesmo..
mas diz uma coisa, esse tanque do 608, fica entre qual região do chassi??
não tens foto???

Curioso por essa autonomia toda..

valeriano
01/09/2008, 23:48
A minha band é caminhonete longa e coloquei no entre-eixos um tanque bepo aplicado ao 608 de 150 litros ligado ao original de 65. Ficou com 215 litros. Faço viagens longas todo mês e autonomia ficou ótima.

Eita!:shock::shock::shock:
Isso é preguiça de entrar no posto?:pensativo:

veterinario
02/09/2008, 00:15
O tanque de aço galvanizado foi colocado entre as longarinas do chassis, próximo a cabine e se estende até acima do diferencial traseiro. A fixação foi feita com 4 suportes originais MB e a cintas também são Mercedes.As travessas da carroceria tiveram a espessura reduzida para que o tanque ficasse mais alto que o original. Foi ligado a esse por uma mangueira de uns 60 cm diâmetro 5/8. Ficou ótimo.

veterinario
02/09/2008, 00:22
Veterinario...

Vamos atravessar o Atacama sem abastecimento???
Poxa parabens por esta configuração mesmo..
mas diz uma coisa, esse tanque do 608, fica entre qual região do chassi??
não tens foto???

Curioso por essa autonomia toda..

Vou de Campo Grande/MS a uma fazenda perto de Paranatinga/MT todo mês. Ida e volta uns 2400 km, incluido o rodado dentro da fazenda. O diesel no interior do MT custa entre 2,40 e 2,60 e aqui sai a 2,19... rapidinho a adaptação se paga...

Coloquei também um decantador de água com filtro de comb do caminhão VW e mudei a posição do filtro de diesel original para o local do antigo ventilador da cabine, desativado pelo sistema de ar condicionado. ficou muito bom para trocar o filtro e inspecionar se tem água no diesel e drenar, pois o copo do decantador é de plástico transparente.

C_Bacci
02/09/2008, 08:48
Pessoal... gostaria de ver uma foto mais nítida do tanque de 85 litros na traseira da Band. Será que alguém ai tem uma foto melhor?
Sobre o perigo do tanque na traseira... Os veículos Suzukis são assim e ninguém tem problema com isso... Eu tive até semana passada também um Samurai e nele tinha proteção em alumínio para o tanque... mas mesmo fazendo caminhos muito difíceis e de muita torção, nunca sequer encostei a proteção em algo...

valeriano
02/09/2008, 10:11
Pessoal... gostaria de ver uma foto mais nítida do tanque de 85 litros na traseira da Band. Será que alguém ai tem uma foto melhor?
Sobre o perigo do tanque na traseira... Os veículos Suzukis são assim e ninguém tem problema com isso... Eu tive até semana passada também um Samurai e nele tinha proteção em alumínio para o tanque... mas mesmo fazendo caminhos muito difíceis e de muita torção, nunca sequer encostei a proteção em algo...

Carlos,

segue em anexo uma foto que recebi do Cristiano, na lista de Toyoteiros. Espero que ele não se incomode em eu estar publicando.

C_Bacci
02/09/2008, 15:41
Muito obrigado, Valeriano... Realmente parece ficar muito bom... é a mesma posição do tanque do Samurai... Parece valer a pena... vamos estudar melhor o tema...

Abraços

C_Bacci
02/09/2008, 15:43
Carlos,

segue em anexo uma foto que recebi do Cristiano, na lista de Toyoteiros. Espero que ele não se incomode em eu estar publicando.

Obrigado...

Só uma questão... essa foto é do tanque de 85 litros em plástico ou o de 150 litros do 608 que foi citado mais acima?

veterinario
02/09/2008, 18:06
segue as fotos do tanque de 150 litros adaptado:concordo:

DieselPower
04/09/2008, 13:46

Boa tarde colega de profissão!
Posta fotos dessa Band, pela descrissão deve ser linda!
Do interior e do exterior!!!
Abraço!

veterinario
04/09/2008, 15:08
Tem umas fotos em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22451&page=2

trigger.hippie
05/09/2008, 17:23
To pensando em adaptar um tanque de plástico de caminhão na minha Band... além de ser bem mais barato e fácil de encontrar em desmanche, a capacidade é bem maior.

Alguém tem alguma sugestão ou já ouviu falar sobre?

elmestizo
25/09/2008, 10:23
Veterinário,

Como é feito o abastecimento do segundo tanque?

abrass

maxdelta
25/09/2008, 14:10
To pensando em adaptar um tanque de plástico de caminhão na minha Band... além de ser bem mais barato e fácil de encontrar em desmanche, a capacidade é bem maior.

Alguém tem alguma sugestão ou já ouviu falar sobre?

A minha é de D-10 (é a mesma de c-10, a-10). Eu tinha que tirar o original, já estava aporrinhando! Eu procurei a da metalugica sei lá o que, mas quando eles me responderam o email eu já tinha comprado a de d-10. Demorou 3 semanas pra responder!

maxdelta
25/09/2008, 14:17
Tinha me esquecido:putz:, quando for adaptar o tanque, tem que calcular o ponto máximo que passa o diferencial, senão, ou fica sem tanque ou sem diferencial! Em breve o meu vai ficar mais pra cima, vai subir 23 cm, e colocar chapa de alumino de 4mm, tipo de fundo de ônibus pra proteger.

Outra idéia era colocar aço inox. Mas eu li que tanque de aço inox em lanchas costuma arrebentar(será maresia?) se arrebenta em lancha quanto mais em band, em que a carroceria trinca com pouca explicação.

veterinario
27/09/2008, 13:20
Veterinário,

Como é feito o abastecimento do segundo tanque?

abrass

Eu adaptei um bocal secundário entre a cabine e a carroceria para o tanque maior, um pouco mai alto que o original. Quando vou abastecer abro os dois bocais e abasteço pelo mais alto, e pelo mais baixo sai o ar. abastece bem rápido e não afoga. Controlo o nível pelo mais baixo. autonomia média 1700 km.:lol:

trigger.hippie
30/09/2008, 18:56
Tinha me esquecido:putz:, quando for adaptar o tanque, tem que calcular o ponto máximo que passa o diferencial, senão, ou fica sem tanque ou sem diferencial! Em breve o meu vai ficar mais pra cima, vai subir 23 cm, e colocar chapa de alumino de 4mm, tipo de fundo de ônibus pra proteger.

Outra idéia era colocar aço inox. Mas eu li que tanque de aço inox em lanchas costuma arrebentar(será maresia?) se arrebenta em lancha quanto mais em band, em que a carroceria trinca com pouca explicação.

No meu caso o tanque está debaixo do carona, para adaptar eu ia jogar para trás do banco, talvez mudando a posição da bateria (bem no meio do jipe). Não cheguei a ver os detalhes ainda, é um plano para o futuro próximo, mas a idéia é permitir um tanque em redundância.

Quanto à proteção, não sei se esteticamente é viável, mas e uma grade de vergalhão? tem uns de cor grafite que acho que ficariam bem razoáveis.

maxdelta
02/10/2008, 14:56
No meu caso o tanque está debaixo do carona, para adaptar eu ia jogar para trás do banco, talvez mudando a posição da bateria (bem no meio do jipe). Não cheguei a ver os detalhes ainda, é um plano para o futuro próximo, mas a idéia é permitir um tanque em redundância.

Quanto à proteção, não sei se esteticamente é viável, mas e uma grade de vergalhão? tem uns de cor grafite que acho que ficariam bem razoáveis.

Eu já vi a bateria logo atrás, entre o banco dianteiro e traseiro, com uma escotilha no chão escondida por um tapete.

Se vc for colocar o tanque nesta parte, entre a dianteira e traseira, vc tem que considerar tb por onde vai passar o cano de descarga, que é enorme. Eu pensei tb em colocar neste lugar, mas não consegui nenhuma informação viável, se poderia trocar o cano de descarga do motor mb364 pelo do 14b, que é bem menor!
E quanto a proteção vc põe tipo um protetor de carter, ou uma chapa grossa de aluminio!

Quando for adaptar boa sorte!!

tiagoandres
31/10/2008, 11:11
na minha band coloquei tanque da d20 (120 litros) de plástico, ficou uma maravilha, mas tem um probleminha que talvez os amigos podem me ajudar
com a boia do tanque da d20, o marcador marca ao contrário, qdo o tanque tá vazio marca cheio e quando tá cheio marca vazio
alguém sabe de alguma gambiarra que pode ser feito para que marque certo?

lembrando: uso marcador (relógio) original da band e bóia original da d20

desde já agradeço

maxdelta
31/10/2008, 14:22
na minha band coloquei tanque da d20 (120 litros) de plástico, ficou uma maravilha, mas tem um probleminha que talvez os amigos podem me ajudar
com a boia do tanque da d20, o marcador marca ao contrário, qdo o tanque tá vazio marca cheio e quando tá cheio marca vazio
alguém sabe de alguma gambiarra que pode ser feito para que marque certo?

lembrando: uso marcador (relógio) original da band e bóia original da d20

desde já agradeço

O meu é o mesmo problema, mas agora o meu mostrador queimou, então sou usuário da sorte! De vez em quando dar azar e tenho q tirar ar do copinho!
Depois posta as suas fotos da traseira da band pra eu fazer umas comparações com a minha!
Quanto a boia eu não tentei, mas se inverter a polaridade da bóia, uma vez fiz a ligação errada, quando era tanque original e ficou invertida, talvez quem sabe dê certo! Ou queima de vez!

Boa sorte!

Toninho
13/02/2009, 01:07

veterinario,

obrigado pela sugestão o meu Racor é um pouco maior que este
seu aí da foto, ficou bem expremido onde vc colocou.
Esta foto me mostrou onde posso + ou - instalar no meu Engesa o filtro Racor,
Valeww

[]'ss

Da Silva
17/02/2009, 20:47
Ola!
Hoje a Metalurgica C L A, esta com o site reformulado e já é possivel ver as imagens dos tanques e ter informações sobre os nossos produtos.
Acrescento que nosso amigo Cristiano Attie, tem em sua toyota o tanque de 80 litros e tambem um sistema onde pode ser usado os dois tanques dando uma autonomia de 135 litros para os modelos até 93 e 145 para os modelos após 93.
Estou á disposição para sanar dúvidas em relação aos nossos produtos.

Claudio Ireno

veterinario
18/02/2009, 14:09
veterinario,

obrigado pela sugestão o meu Racor é um pouco maior que este
seu aí da foto, ficou bem expremido onde vc colocou.
Esta foto me mostrou onde posso + ou - instalar no meu Engesa o filtro Racor,
Valeww

[]'ss

Neste local a inspeção e o acesso para manutenção são bem melhores que o local original, que era ao lado do cilindro mestre de freio.
Com os dois filtros as trocas ficaram mais espaçadas, sendo mais fácil verificar e drenar qualquer água que venha a aparecer.

Abrçss.

Toninho
18/02/2009, 22:12
Neste local a inspeção e o acesso para manutenção são bem melhores que o local original, que era ao lado do cilindro mestre de freio.
Com os dois filtros as trocas ficaram mais espaçadas, sendo mais fácil verificar e drenar qualquer água que venha a aparecer.

Abrçss.

Ok veterinario, eu quero se vc puder coloque mais fotos para que eu possa ver, se vc está usando '' NIPE '' são aqueles tipos de abraçadeiras, ou mangueiras próprias para combustível na instalação do filtro separador. A minha preocupação tbm é esta de espaçar mais as trocas, já que as minhas são + ou - de 12 em 12 mêses, hehehehehehe !!!!!!!, e tbm facilitar o trabalho de drenagem colocando o filtro numa posição de fácil manuseio.
Porque irei levar no meu MECA só depois do carnaval e não está tão longe assim, e ainda não tenho certeza onde colocar no ENGESA.
Por hora obrigado, até uma breve

Valeww,

[ ]'ss

José Ordele
19/02/2009, 22:16
Um tanque no lugar do estepe vai bem e não atrapalha nada. Este tanque de inox tem capacidade para 70 litros.

valeriano
20/02/2009, 13:17
Um tanque no lugar do estepe vai bem e não atrapalha nada. Este tanque de inox tem capacidade para 70 litros.

Eu não gostaria de ter um tanque de bobeira no lugar do estepe não. Estou com a minha Band há 7 meses e nesse tempo já bateram na traseira dela 2 vezes. Sorte que foram apenas batidas leves, enquanto eu estava parado no sinal. Com algo mais forte e um tanque assim exposto, o risco de explosão é preocupante.

elmestizo
20/02/2009, 13:38
Valeriano,

Em (quase) todos os carros o tanque fica ali.. nunca ouvi falar em explosão...

Abrass

valeriano
20/02/2009, 19:35
Valeriano,

Em (quase) todos os carros o tanque fica ali.. nunca ouvi falar em explosão...

Abrass

Considerando que a Bandeirante é bem mais alta que os outros carros e que se um carro pequeno entrar com força não vai amaçar a trazeira (como os outros carros) e sim levantá-la entrando por baixo do carro assim como acontece com os ônibus, eu não arrisco isso na minha.
Mas como cada um tem uma cabeça, apenas levantei a questão para as pessoas pensarem nessa possibilidade e considerarem o caso.

José Ordele
21/02/2009, 18:22
se fosse gasolina até poderia ser possível, mas diesel...... não sei não

Da Silva
24/02/2009, 13:32
Gostaria de lembrar que o site novo da Metalurgica C.L.A, já está funcionando adequadamente e que além de um tanque de 80 litros, cujo, kit pode ser comprado completo para instalação, a empresa também vende um kit onde o dono da toyota pode usar os dois tanques, o original e o de 80 litros. www.metalurgicacla.com.br (http://www.metalurgicacla.com.br) . vendas@metalurgicacla.com.br

Abraços
Da Silva