PDA

Ver Versão Completa : Problema na Embreagem da Ranger

HENRIQUE JR
31/08/2008, 09:45
Bom dia;

Estou com dificuldades para engatar as marchas na Minha Ranger 2.8. O pedal da embreagem estava mole até a metade, e após pegava pressão, porem agora, ele está quase que totalmente sem pressão. Verifiquei o nível do Fluido da embreagem e constatei que estava seco, então completei o nível, mas me parece que o sistema está com ar. Esta afirmação procede?
Alguem já teve este problema?

Henrique

TylerNTL
31/08/2008, 10:38
Procede tem um macete para sangrar o sistema hidráulico da embreagem. Não sei como fazer mas sei que existe...

HENRIQUE JR
31/08/2008, 11:02
Thelmo;

Fui lá na Megadiesel como me falaste, fezeram o teste do Intercooler, mas eles não fazem este tipo de serviço. Tive que morrer na salinas. Quando fui pegar o carro na Sexta, notei uma diferença na embreagem e agora não passa mais nem uma marcha. Estou pençando em levá-la amanhã para Luiz Carlos o que tu achas?

Guilherme A. Araújo
31/08/2008, 12:00
Bom dia;

Estou com dificuldades para engatar as marchas na Minha Ranger 2.8. O pedal da embreagem estava mole até a metade, e após pegava pressão, porem agora, ele está quase que totalmente sem pressão. Verifiquei o nível do Fluido da embreagem e constatei que estava seco, então completei o nível, mas me parece que o sistema está com ar. Esta afirmação procede?
Alguem já teve este problema?

Henrique
Henrique, estou com o mesmo problema, quer dizer, estava, já mandei arrumar.
Veja bem, a principio eu tinha quase certeza que era o atuador, pois se estiver engatado e vc pressionar o pedal, acredito que dá embreagem (na minha tava dando), ou seja, embreagem tem!
O que nao tem é capacidade de reduzir a velocidade do eixo para que o sincronizado engrene a marcha...
Porém, quando desmontamos tudo, e ao tirar também o cilindro mestre, ele travou na hora q tirou e fomos mexer nele, agora, nao sei se ele travou por causa de como forçamos ele, ou pq estava ruim tbm...
Emfim, eu mandei trocar tudo, pq ela tah com 90mil km e é toda original, mandei trocar disco, plato, atuador, e cilindro, tudo novo!!!

O edintruder me deu uma ajuda, ele mandou e fazer o seguinte teste pra ocnfirma r se era ou nao a embreagem:
Coloque uma 3a marcha, suba ela a uns 3500rpm,e solte a embreagem segurando o freio, se ela descer a rotaçao é pq a embreagem ainda tá boa, mas se ela ficar patinando é pq ela tah ruim!!!

Depois me fala o q era realmente!

Grande abraço!

TylerNTL
31/08/2008, 13:03
Luiz Carlos Autopeças?

Ultimamente prefiro levar a viatura em oficinas espacializadas em cada área. Tipo para serviços na DH levo na Toulon Hidráulica na B.Vieria, para Freios levo numa que fica na Antonio Basílio px ao Nordestão.

Para mexer em embreagem e suspensão prefiro a Natal Pneus da Prudente. Inclusive troquei atuador disco e platô este fds.

Alexandre Magno
31/08/2008, 19:06
Na minha (2.8 2002) tive problema semelhante: No ano passado, de vez em quando não entravam as marchas. Levei na CARSERVICE (Na Prudente de Morais), e foi trocado o cilindro. De imediato, melhorou, mas de vez em quando a dificuldade surgia, porém rapidamente voltava a funcionar normalmente. Agora em julho, piorou de vez, só que agora com o óleo baixando e entrando ar. Já sabia que seria o atuador, mas deixei na CARSERVICE (rebocada) e para minha surpresa, quando fui pegar o carro, tinha sido trocado o cilindro. Questionei, pois o cilindro havia sido trocado lá mesmo há menos de 01 ano, e saí de lá afirmando que tinha certeza de que o problema voltaria. Passei a acompanhar o nível de óleo, e com dois dias já baixava cerca de 3cm. Por falta de tempo, passei cerca de 01 mês completando o flúido. Há 15 dias, levei numa oficina em Parnamirim (JOCAUTO), pois trabalho perto, e ali foi desmontado e verificado que se tratava de vazamento no atuador, que foi substituído, tendo sido verificados os demais componentes da embragem, que não apresentavem necessidade de troca. Assim que liguei o veículo, porém, percebi um aumento na vibração do carro, chegando a incomodar muito, o painel com "grilos" etc. Acho que montaram tudo (câmbio, sistema de escape etc) de forma incorreta. O carro ficou horrível, muito barulhento. Amanhã vou a outra oficina para ser verificada montagem.
Um abraço a todos.

Anthoniusnikos
31/08/2008, 20:04
Sempre que abaixar a CC ou CM, para a verificação do platô, disco, atuador, a experiência nos enssinou, que devemos aproveitar, para fazer a substituição do rolamento do eixo prima do volante do motor. Custa uns R$ 35,00 mas pode travar todo sistema de troca de marcha.
Esse sintoma de: hora a marcha entra, hora não entra, geralmente é que o rolamento, desse eixo, já está se desmanchando.
Abraços
Anthoniusnikos

Edintruder
31/08/2008, 21:26
Para sangrar basta pegar uma chave de boca 8mm e pedir para alguém segurar o pedal da embreagem no fundo, e abrir o sangrador no atuador por baixo da caminhonete. deixa sair o fluido sob pressão, fecha o parafuso e pede para bombear e segurar o pedal no fundo e repete o processo até não sair mais ar com o fluido.
Apenas usa óculos de proteção pois é perigoso o fluído se respingar nos olhos, e faz o serviço sobre uma superfície impermeável que possa ser limpa, para evitar quue o fluido contamine o solo aonde cai.

Allan Nielsen
01/09/2008, 08:52
No caso da Ranger se o oleo abaixar e entrar ar no sistema, não adianta sangrar embaixo que não se consegue tirar o ar do cilindro mestre. O mais facil é remover o cilindro mestre e fazer o processo na bancada.

Agora se o oleo abaixar significa que tem vazamento, e 99% é no atuador (dentro da capa seca), e neste caso a unica solução é troca-lo. Existem casos onde o vazamento é pequeno e ele ainda funciona por um tempo; mas é certeza que ele vai estourar e te deixar sem embreagem.

Abs

rogeriomasih
01/09/2008, 09:17
Na minha (2.8 2002) tive problema semelhante: [...] Assim que liguei o veículo, porém, percebi um aumento na vibração do carro, chegando a incomodar muito, o painel com "grilos" etc. Acho que montaram tudo (câmbio, sistema de escape etc) de forma incorreta. O carro ficou horrível, muito barulhento. Amanhã vou a outra oficina para ser verificada montagem.
Um abraço a todos.

Eu tive um problema exatamente igual em uma do mesmo ano da tua. Tentei tudo - base do motor, da caixa de marcha, coxins do escapamento - e nada resolveu. Com o tempo a vibração diminuiu. Para vc ter idéia, o dono da oficina nem cobrou a mão-de-obra, uma vez que o defeito não foi solucionado.

CONFERE AÍ:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41870

Vc conseguiu consertar?

rogeriomasih
01/09/2008, 09:31
Agora se o oleo abaixar significa que tem vazamento, e 99% é no atuador (dentro da capa seca), e neste caso a unica solução é troca-lo.

Quanto troquei o da minha ranger, em torno de 100mil km, desmontei o atuador velho e vi que o vazamento ocorria por conta de um retentor.

Tem como trocar esse retentor? compensa?

Allan Nielsen
01/09/2008, 10:00
Quanto troquei o da minha ranger, em torno de 100mil km, desmontei o atuador velho e vi que o vazamento ocorria por conta de um retentor.

Tem como trocar esse retentor? compensa?

Rogerio,

A mão de obra pra trocar o atuador custa praticamente o dobro do preço do atuador novo, alem dos riscos quando o serviço não fica 100% (vibração coisas&tal).

Coloque um novo, troque todo o oleo de embreagem e livre-se deste "tendão de aquiles" da Ranger por um bom tempo.

Abs

rogeriomasih
01/09/2008, 10:03
:concordo:

HENRIQUE JR
01/09/2008, 21:46
Chamei um reboque hoje pela manhã e levei a Ranger para a oficina. Identificaram que o problema mair era o atuador de dentro da caixa, mas aproveitei para trocar logo o outro atuador (o que fica no pedal de embreagem), disco e platô. Assim o sistema fica todo 0 Km e não terei surpresas a curto prazo, uma vez que todas as peças ainda erão originais.

Henrique Jr

Allan Nielsen
01/09/2008, 21:55
Chamei um reboque hoje pela manhã e levei a Ranger para a oficina. Identificaram que o problema mair era o atuador de dentro da caixa, mas aproveitei para trocar logo o outro atuador (o que fica no pedal de embreagem), disco e platô. Assim o sistema fica todo 0 Km e não terei surpresas a curto prazo, uma vez que todas as peças ainda erão originais.

Henrique Jr

Trocou o rolamento do piloto?

Abs

silvioaquino
01/09/2008, 22:13

Henrique Jr

Henrique Jr, a onde vc fez o serviço? já tem o orçamento do mesmo, passe ai.

Vc tem confiança a onde vai ser realizado, já fez algum serviço no mesmo?

Já tive que trocar o atuador na minha antiga ranger 2002 ps 2.8, só que fiz o serviço na cidade do assu(tive problema quando estava na fazenda, resolvi fazer na cidade mais próxima po indicação de um mecanico amigo meu), o valor do serviço já incluindo mão de obra foi de R$700,00, ficou muito bom.

boa sorte com o serviço na viatura.

ass. silvío aquino

Edintruder
02/09/2008, 15:15
No dia que a minha der problema de novo, vai virar sistema de garfo com cabo de aço e nunca mais vai parar!

Alexandre Magno
03/09/2008, 09:10
Amigos,

Infelizmente vou ter que desmontar tudo mesmo. As verificações e ajustes externos (coxins, parafusos, escapamento ...) não resolveram o problema. Agradeço as excelentes orientações dos colegas, que levarei para o mecânico. Quando tiver novidades (espero que positivas), trarei para o tópico.

Um abraço.

Mzto
03/09/2008, 10:04
Sobre o atuador:
A minha 2008 apresentou problemas de dificuldades na troca de marcha, principalmente com o motor quente. Na garantia a concessionária fez a sangria do sistema, melhorou durante 3 semanas depois voltou o problema. Fizeram então a troca do atuador. Resolveu durante 3 semanas e voltou o problema. Ontem fizeram novamente a sangria do sistema. Até agora está tudo ótimo, vamos ver nas próximas semanas.
Parece que realmente a embreagem é o ponto fraco da ranger...

HENRIQUE JR
03/09/2008, 21:12
Henrique Jr, a onde vc fez o serviço? já tem o orçamento do mesmo, passe ai.

Vc tem confiança a onde vai ser realizado, já fez algum serviço no mesmo?

Já tive que trocar o atuador na minha antiga ranger 2002 ps 2.8, só que fiz o serviço na cidade do assu(tive problema quando estava na fazenda, resolvi fazer na cidade mais próxima po indicação de um mecanico amigo meu), o valor do serviço já incluindo mão de obra foi de R$700,00, ficou muito bom.

boa sorte com o serviço na viatura.

ass. silvío aquino

Boa Noite;

Fiz o Serviço na Natal Pneus da Prudente de Morais, o serviço ficou muito bom e o valor foi R$ 1.750,00. O valor não é tão legal, mas como falei na outra mensagem, optei em trocar todo o sistema, para ter tranquilidade e confiança na viatura.

Henrique Jr

Alexandre Magno
04/09/2008, 21:33
Ainda não recebi o carro, mas já foi detectado que não tinha rolamento. No outro tópico sobre o assunto (indicado pelo Rogério), o chek-list cita essa hipótese:

".6. Embreagem trepida (vibra)
Possível causa Solução
...
- Rolamento do eixo piloto não foi montado Montar rolamento."

Para não ter mais problemas, mandei trocar platô e disco também (R$ 800,00 + R$ 35,00 do rolamento, na Mundial Ford). No final das contas: atuador R$ 390,00 + mão-de-obra 250,00, do primeiro serviço, R$ 835,00 de peças + R$ 250,00 de m.o. do segundo, total R$ 1.725,00. alías, + R$ 500,00 do cilindro externo (no meu entender trocado desnecessáriamente), total R$ 2.225,00. Se tivesse lido o fórum antes: R$ 1.135,00 do kit completo (atuador, platô, disco e rolamento) + R$ 250,00 de m.o. = R$ 1.385,00.
Amanhã recebo o carro. Espero que tudo esteja bem.
Um grande abraço a todos.

Alexandre Magno
05/09/2008, 23:12
Ainda não ficou 100% quanto à vibração. Mas quanto ao funcionamento, ficou nova. Acho que o volante do motor deve ter algum pequeno defeito, imperceptível a olho nu. Mas vai ficar assim mesmo. Aproveitei p/ regular as válvulas, e acho que o motor está mais silencioso. Mas continua com a fumaça preta de antes.
Mais uma vez muito obrigado a todos.

FRanger
06/09/2008, 18:36
No dia que a minha der problema de novo, vai virar sistema de garfo com cabo de aço e nunca mais vai parar!
Quando isto acontecer favor documentar o máximo possível!!
Abraços,
FRanger

Edintruder
07/09/2008, 11:02
Pois é Frederico, espero que nunca aconteça, mas se acontecer com certeza terá fotos e dados!

F. Andrade
06/02/2011, 23:22
Boa noite!
Já fazia um tempo que a embreagem tava curta e raspando as primeiras marchas, além de já ter jampeado direto o sistema do sensor de partida.
Pedal com folga. Após uma análise criteriosa tinha desgaste de 1 cm no suporte onde o eixo trabalha. Suporte de antomônio. Se precisarem trocar coloquem da 2.007 que já é de ferro e serve igual.

Deivid/silveira
07/02/2011, 00:10
Boa noite!
Já fazia um tempo que a embreagem tava curta e raspando as primeiras marchas, além de já ter jampeado direto o sistema do sensor de partida.
Pedal com folga. Após uma análise criteriosa tinha desgaste de 1 cm no suporte onde o eixo trabalha. Suporte de antomônio. Se precisarem trocar coloquem da 2.007 que já é de ferro e serve igual.

Aí F. Andrade! passei pela mesma situação , tive que tirar essa peça que por sinal é uma merd@ de tirar, e vi que fica realmente esse desgaste pois é de alumínio, fiz dois furos atrás e modei uma braçadeira de arame grosso, está como zero de novo, de inicio um mexanico tinha condenado o cilindro de pedal.

Abraço

Raposo
22/11/2012, 16:34
Ressuscitando o tópico:
As marchas estavam cada vez mais difíceis de engatar (principalmente a 3ª e a redução de 3ª para 2ª). Até que semana passada não engatou mais nada. Falei com o meca e ele garantiu que a embreagem foi para o saco. Agora, ficou a dúvida: com a picape parada, motor desligado não entra marcha nenhuma; ele falou que é devido ao atuador hidráulico. Isto procede? PRECISO DE UMA RESPOSTA COM URGENCIA, picape parada na oficina.
Agradeço desde já.

HENRY DAVIS
27/11/2012, 09:01
ressuscitando o tópico:
As marchas estavam cada vez mais difíceis de engatar (principalmente a 3ª e a redução de 3ª para 2ª). Até que semana passada não engatou mais nada. Falei com o meca e ele garantiu que a embreagem foi para o saco. Agora, ficou a dúvida: Com a picape parada, motor desligado não entra marcha nenhuma; ele falou que é devido ao atuador hidráulico. Isto procede? Preciso de uma resposta com urgencia, picape parada na oficina.
Agradeço desde já.

procede sim, pois ele é o responsavel pelo acionamento da embreagem... Mas verifique os 2 atuadores, na minha deu pau, eu abri e constatei que o disco estava novo ainda, mas o bendito atuador estava ruim! E outra, toda vez que vc troca a embreagem, vale a pena vc trocar logo os 2 autadores (primário e secundário) ja para garantir que não terá panes por conta disso, pelo menos por um bom período vc terá segurança...

Desmonta tudo e da uma geral, olha o disco, rolamento... Se vc for trocar o kit completo, ja compra os 2 atuadores, nao são tao caros em relação ao valor do kit luk (media r$1.400)rsrsrs

pra quem ja tá cagado, um peido não é nada! Rsrs

brax á todos!

Raposo
27/11/2012, 15:54
procede sim, pois ele é o responsavel pelo acionamento da embreagem... Mas verifique os 2 atuadores, na minha deu pau, eu abri e constatei que o disco estava novo ainda, mas o bendito atuador estava ruim! E outra, toda vez que vc troca a embreagem, vale a pena vc trocar logo os 2 autadores (primário e secundário) ja para garantir que não terá panes por conta disso, pelo menos por um bom período vc terá segurança...

Desmonta tudo e da uma geral, olha o disco, rolamento... Se vc for trocar o kit completo, ja compra os 2 atuadores, nao são tao caros em relação ao valor do kit luk (media r$1.400)rsrsrs

pra quem ja tá cagado, um peido não é nada! Rsrs

brax á todos!
Valeu. Já comprei tudo: kit Luk, os dois autuadores, o rolamento do eixo primário e, já que ela está com 220 mil km, comprei a dentada, o rolamento de apoio e o tensionador. Comprei ainda a poli "V" e seus dois rolamentos (tensão e encosto) mais a correia do arcond. Total: R$ 1.741,00 fora a mão de obra.
Abs.

TylerNTL
28/11/2012, 23:09
Raposo

Só por curiosidade... esté o primeiro ou o segundo kit q vc troca dessa viatura nos 220k km?

A minha viatura está +- com essa quilometragem o primeiro foi trocado com uns 140k km e acho que a seguda troca está se aproximando...

henri gisele de MCL
01/06/2017, 07:52
pessoal para resolver o problema de todos acima (tudo esta correto mas o pedal da embreagem esta mole e não engata)é facil resolver é so seguir este passo a passo:
1) retirar o cilindro mestre da embreagem sem desconectar as mangueiras
2) colocar o cilindro na posição horizontal (pois o ar fica preso no fundo dele na posição original)
3) completar o reservatório
4) com o cilindro sempre na horizontal e imóvel abrir o parafuso da sangria localizado na caixa de marchas
5) deixar o óleo escorrer completando o reservatório por aproximadamente duas vezes (este procedimento fara com que o ar que estava no fundo venha a tona e seja expelido
6) fechar parafuso de sangria
7) completar reservatório e reiniciar a sangria com o cilindro fora de seu habitáculo sempre na horizontal faze-lo repetidas vezes ate sentir na mão que houve endurecimento
8) reinstalar cilindro em seu habitáculo
9) voltar a sangrar ate dar pedal
pronto esta receita é infalível.

titanium
20/06/2018, 09:17
pessoal para resolver o problema de todos acima (tudo esta correto mas o pedal da embreagem esta mole e não engata)é facil resolver é so seguir este passo a passo:
2) colocar o cilindro na posição horizontal (pois o ar fica preso no fundo dele na posição original)
4) com o cilindro sempre na horizontal e imóvel abrir o parafuso da sangria localizado na caixa de marchas
5) deixar o óleo escorrer completando o reservatório por aproximadamente duas vezes (este procedimento fara com que o ar que estava no fundo venha a tona e seja expelido
7) completar reservatório e reiniciar a sangria com o cilindro fora de seu habitáculo sempre na horizontal faze-lo repetidas vezes ate sentir na mão que houve endurecimento

Esse cilindro a que se refere é o cilindro de cima ou o atuador?

obrigado!

FernandoCBS
27/09/2018, 14:32
Esse cilindro a que se refere é o cilindro de cima ou o atuador?

obrigado!

Cilindro do pedal da embreagem

Abraços

RsPaes
21/10/2018, 11:02
FernandoCBS, poderia me dar uma ajudinha.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/121770-turbina-ranger-2-8-a.html

Grato desde já.

Smyle
29/10/2018, 08:31
Pessoal estou com um problema serio na minha Ranger 2010 3.0 Xlt e os mecânicos aqui da cidade nao sabe resolver. Troquei o kit completo da embreagem e depois de montado foi colocado o cilindro mestre da embreagem novo, entao depois disso ela estava com a embreagem otima mais depois que o carro ficava com a temperatura media a embreagem começava a ranger ao soltar ela. Alguém tem ideia do que pode ser? O mecanico disse que e o cilindro da marca SKF que não (https://pt.wiktionary.org/wiki/n%C3%A3o) presta e mandou comprar a original.

Coophamat
29/10/2018, 11:41
Eu coloquei um skf na minha esses dias e ele está funcionando perfeitamente.

Pode ser que falta sangrar ele corretamente, esse cilindro do pedal é meio chato de tirar o ar dele completamente, pela posição que ele fica. O certo é tirar ele do local, por na posição horizontal e fazer o processo de sangria.

leoss
29/10/2018, 19:52
Estamos falando da mesma peça?
A embreagem da ranger tem o atuador da embreagem que vai dentro da caixa de marchas junto ao disco e platô. Também tem o cilindro escravo que vai no pedal da embreagem.
Esse que você trocou?
Se trocou os dois o atuador da embreagem e o cilindro do pedal, faça como disse o amigo embreagem da ranger é muito chato de sangrar mesmo faça o procedimento correto.
Se não trocou o do pedal da embreagem da uma verificada, pedal rangendo muitas vezes é problema no cilindro do pedal.

Gustavo Rivarola
30/01/2025, 21:31

Obrigado! Vou tentar na minha.
Troquei o kit, o atuador e o cilindro do pedal.
Quando o carro esquenta, a embreagem fica baixa, o pedal mole, até não entrar a primeira. Quando o carro está frio, vai bem.