PDA

Ver Versão Completa : Acabei de comprar um Sportage 2003



ItamarBr
31/08/2008, 07:37
Pessoal acabei de comprar um Sportage a diesel 2003, não entendo nada do carro, nunca tive um carro a diesel, sei que o carro está bom porque um amigo fez a vistoria antes que eu comprasse, o único probleminha que apareceu é que quando eu ligo demora um pouco para pegar, não pega de primeira virada na chave, alguém sabe me dizer o que pode ser isso? Agradeço por qualquer informação.

Nava
31/08/2008, 11:23
Pode ser um monte de coisas....

Por ordem de importancia: velas de aquecimento, filtro de diesel sujo, regulagem de bico injetor (podem estar gotejando ao inves de fazer spray), calibraçao da bomba injetora.

Saiba que o sistema diesel precisa ser calibrado pelo menos a cada dois anos....nao é um serviço barato (uns 300 reais) e se levar pra fazer vai direto na Bosch Service.

Dai o seu carro se transforma com torque máximo, minima fumaça e um considerável economia de diesel...isso acontece pois os sistemas de injeçao diesel mais antigos (>2005) sao mecanicos e possuem desgaste. A regulagem ajusta este pequenos desgastes e volta tudo ao configurado de fábrica.

Abraço!

Eduardo Fróes
31/08/2008, 20:47
Itamar,
em 1° lugar vc está esperando o tempo necessário para as velas aquecedoras agirem antes de girar o motor? Este motor diesel é diferente dos motores a gasolina, vc deve girar a chave de ignição até ligar as velas aquecedoras, ou seja, quando acende a luz laranja de formato de "mola" no centro do painel, somente quando esta luz apaga automaticamente, aí sim voce deve dar a ignição no motor. Se vc está fazendo este procedimento e mesmo assim o problema acontece, daí sugiro verificares na seguinte ordem: 1) velas aquecedoras; 2) ponto do motor (aproveite e verifique desgaste e tensão da correia); 3) regulagem dos bicos injetores; 4) regulagem da bba injetora.
Pergunta importante: com o motor quente também possui dificuldade de ligar? Se sim, daí o problema pode ser mais grave, pode ser baixa taxa de compressão que pode estar relacionado com desgaste de anéis e cilindros. Neste caso fique do olho no consumo de óleo lubrificante.

p.s.: se o seu motor está com dificuldade de pegar,tome cuidado com a carga da bateria, pois motores diesel são mais "pesados" de girar e costumam consumir rapidinho a carga da bateria.

Espero ter ajudado e mande notícias!

Eduardo - RS
Sportage Diesel 2001

ItamarBr
01/09/2008, 07:18
Muito Obrigado Eduardo, vou ver tudo isso, depois mando noticia para você.
Um abraço

ItamarBr
01/09/2008, 07:19
Muito Obrigado Nava pelas dicas, vou ver isso tudo.
Um abraço

rsnoda07
05/09/2008, 14:04
Pessoal acabei de comprar um Sportage a diesel 2003, não entendo nada do carro, nunca tive um carro a diesel, sei que o carro está bom porque um amigo fez a vistoria antes que eu comprasse, o único probleminha que apareceu é que quando eu ligo demora um pouco para pegar, não pega de primeira virada na chave, alguém sabe me dizer o que pode ser isso? Agradeço por qualquer informação.
Não sei se estou falando besteira, porém eu tenho uma 2001 e apanhei bastante com o mesmo problema até descobrir que ela tem um afogador, que deve ser puxado quando ela está fria, com esse procedimento acabou o meu problema. Espero ter ajudado.

ItamarBr
14/11/2008, 23:29
Pessoal, mandei a SPT para a KIA para fazer uma revisão, ( R$ 900,00) lá me disseram que o motor está OK, fizeram a troca de todas as correias e todas as revisões dos 100.000 Km, depois troquei a bateria por uma nova Heliar de 70 amperes e VT ficou muito boa.

Abraços

EMMANUEL LIMA
15/12/2013, 11:59
Olá pessoal,também estou querendo comprar uma sportage 2003 a diesel completa, aqui em maceió,alagoas, está bem conservada, bancos de couro, detalhe de madeira no painel de som e o valor é 18.000 vale a pena?
desde já obrigado!

rDuran
15/12/2013, 23:25
Olá pessoal,também estou querendo comprar uma sportage 2003 a diesel completa, aqui em maceió,alagoas, está bem conservada, bancos de couro, detalhe de madeira no painel de som e o valor é 18.000 vale a pena?
desde já obrigado!


Por esse preço o motor deve estar condenado, leve um mecanico de preferencia que entenda bem desses motores diesel que a sportage tem, para ele avaliar.

Aqui em Curitiba é bem comum o carro acabar de sair da retifica e botarem para vender, pois usam cabeçote de segunda linha que custam menos da metade de um de qualidade, e sabe que não vai durar muito.

Olhe se não está espirrando oleo pela vareta

O propietário do carro da alguma garantia? é particular ou loja?

Walter Duarte
15/01/2014, 10:09
Por esse preço o motor deve estar condenado, leve um mecanico de preferencia que entenda bem desses motores diesel que a sportage tem, para ele avaliar.

Aqui em Curitiba é bem comum o carro acabar de sair da retifica e botarem para vender, pois usam cabeçote de segunda linha que custam menos da metade de um de qualidade, e sabe que não vai durar muito.

Olhe se não está espirrando oleo pela vareta

O propietário do carro da alguma garantia? é particular ou loja?


Na verdade, em Maceió os valores são SEMPRE bem abaixo dos praticados em outros lugares, e Recife mais ainda.
Moro em Rio Grande-RS, e tenho família em Maceió também, e estou sempre de olho nos valores, por isso posso afirmar.
Pra você ter uma ideia, uma S10 2004 Cab. Dupla Diesel 4x4, aqui no RS custa uns R$ 47.000,00 (que é valor de FIPE) , já em Maceió vc encontra no mesmo estado de conservação, por uns R$ 38.000,00 e as vezes até menos, se for particular.
Obs: Peguei S10 como exemplo pois tem mais a venda do que Sportage.

Att
Walter Duarte

marcos colen
25/02/2016, 12:30
Boa tarde, estive verificando esse detalhe tbém, goiás, mato grosso, pernambuco, bahia, naquelas regioes os preços praticados nas sportage sao relativamentes mais baixos, acho que é por causa da temperatura do lugar, parece estranho, mais tem diferença mesmo.