PDA

Ver Versão Completa : Ajudem, Sportage Grand 98/99



Joalcy Sena
30/08/2008, 21:46
:parede:Tenho uma Grand 98/99 (gasolina/GNV), estou com ela vai fazer um mês, depois que eu troquei o óleo do motor,Filtro,Velas, Limpeza de bicos. Agora quando ligo ta saindo um fumação branco depois para mais fica aquele cheiro de óleo queimado quando para o carro. A minha duvida é o seguinte:
- Será o tipo de óleo ( colocado SAE 20wx50 )
- O motor pode estar com os dias contados.

Aceito sugestões, como ainda esta na garantia quero poder obter informações antes de fazer qualquer outra coisa. Obrigado pela força.:parede:

Nava
30/08/2008, 22:41
Bem estranho...veja se tem problemas no radiador (bolhas)...pode ser junta queimada. Ou ainda retentor de valvulas.

Ta estranho que isso nao acontecia antes? Trocou oleo começou? Sera que o cara na hora de trocar as velas e mexer nos bicos nao sujou com oleo estas peças...dai ate'limpar totalmente vao ficar soltando fumaça...veja se isso é normal...

Ah, veja se vc nao ta usando alcool mas comprando gasolina...pode ser adulteraçao tb...

robertoamv
31/08/2008, 11:42
Já aconteceu comigo, em uma Parati algo parecido. Foi o excesso de óleo. As vela sujavam, o carro falhava e também tinha cheiro de óleo. Tirei o litro excedente e o problema parou.

Maverickturbo
31/08/2008, 17:24
Só uma dúvida, no manual da gran está escrito pra utilizar 20w50?
Digo isso pq no manual da minha diz para se utilizar o 10w30.

mbm4x4
31/08/2008, 18:46
Tenho usado o 25w50 Lubrax alta rodagem já faz algum tempo . Minha Sportage já está com mais de 100.000 km e optei este óleo, porque antes qdo usava o 10w30 escutava mais batida de pino em marcha alta e baixa rotação. Ela também consumia mais óleo, cerca de 1,5L cada 5000km.
Agora nunca mais ouvi barulho de válvulas e consome nem 1L em 5000km.

kiabiker
31/08/2008, 19:08
Logo que comprei a minha viatura levei numa oficina perto de casa pra fazer manutenção básica (óleo, filtros, freios, etc). No mesmo dia o carro falhou a noite porque escapou a mangueia da gasolina e depois começou a soltar muita fumaça pelo escape, até cuspia óleo. Ficou assim uns dias então levei na Kia pela primeira vez. O mecânico bateu o olho e disse que a "válvula PCV" estava montada errada ou quebrada. Trocou e a fumaça nunca mais apareceu !!!. A válvula custou +/- 35 reais (trinta e cinco) mais mão de obra (1 hora no máximo). Já faz 2,5 anos e até agora a concessionária não pisou na bola comigo - troco até óleo na KIa.

Tomara que seja a mesma coisa na tua SPTG.

Abraço

Gleison BH
01/09/2008, 15:04
então levei na Kia pela primeira vez. O mecânico bateu o olho e disse que a "válvula PCV" estava montada errada ou quebrada. Trocou e a fumaça nunca mais apareceu !!!. A válvula custou +/- 35 reais (trinta e cinco) mais mão de obra (1 hora no máximo).
Abraço

Dá para explicar melhor que válvula é essa, onde fica e pra que serve??

Essas coisa é bom saber...

Valew e inté+:concordo:

MarcSport
01/09/2008, 16:07
Off Topic
Gleison.
Comprou outra SPT, né? Atualiza sua assinatura...
[]s

Joalcy Sena
01/09/2008, 17:19
Vou primeiro trocar o óleo, e vamos ver como vai ficar..

kiabiker
01/09/2008, 21:05
Não sei onde fica. Na ocasião o mecânico só falou que trocou uma válvula e depois vi a descrição na NF.
No site www.kiatechinfo.com tem a descrição e localização da tal peça. Esta válvula também regulou a marcha lenta !!!.

Abraços
Sérgio

josefran
03/09/2008, 11:16
Tb tenho um Grand 99/00 GNV e na ultima revisão na Kia fiz a limpesa dos bicos, troca de vela e da bomba de gasolina. 15 dias depois ela começou a não fixar a marcha lenta na gasolina. Levei novamente na Kia para regulagem. Mais um mes o problema retornou e notei tambem uma fumaça branca e um cheiro estranho no escapamento que só acontece na gasolina, com o GNV o problema desaparece. Me falaram poderia ser uma valvula de regulagem, tvz seja a "PCV" citada, mas ainda não troquei. Qq solução que eu conseguir repasso pra vcs.
abr. Francisco

Gleison BH
04/09/2008, 11:36
Ô Marcelo. Blz!?!?! Pois é, faltou dinheiro pra Diesel. Preocupa não, mais um ou dois anos de trabalho eu entro pra elite das TDi's...

Enquanto isso na Sala de Justiça... Encarnei na "Lanterna Verde" gasolina...

Abraços!



Off Topic
Gleison.
Comprou outra SPT, né? Atualiza sua assinatura...
[]s

Gleison BH
04/09/2008, 11:38
Me falaram poderia ser uma valvula de regulagem, tvz seja a "PCV" citada, mas ainda não troquei. Qq solução que eu conseguir repasso pra vcs.
abr. Francisco

Continuo querendo saber que válvula é essa...

mbm4x4
04/09/2008, 12:07
O Gleison
Agora falta mudar a foto no avatar e mandar umas fotos da viatura nova pra galera curtir.
Como diz um aqui do fórum: "o melhor carro é aquele que se encontra na sua garagem".
Abraço
Mateus.

josefran
04/09/2008, 12:43
O Gleison dá uma olhada no site http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/biblia.asp?status=visualizar&cod=16
me parece que a função dela é o reaproveitamento dos gases do carter. Ainda tô pesquisando na SPT, ok?

Encontrei tb....
"A válvula PCV é operado pela ingestão colector vácuo.
Quando o motor está funcionando em marcha lenta, o válvula PCV é ligeiramente aberta e uma pequena quantidade de golpe-de gás é arrastado para a câmara de combustão para ser queimado.
Conforme aumenta a velocidade do motor é a válvula PCV abre ainda mais, permitindo que uma quantidade maior de gás a ser arrastado para a câmara de combustão."

na lama
08/01/2013, 22:12
Continuo querendo saber que válvula é essa...
È a valvula pcv ele tem a funçao de regular o ar do carter e cabeçote (parte das valvulas) para fazer com que os gases sejam queimados ma admição ele fica em cima ao lado do cabeçote e é conectada por uma mangueira a té a admição 388815