PDA

Ver Versão Completa : Turbo Defender - Manutenção na Turbina

busta
30/08/2008, 12:34
Turma, bom dia. Perguntinha do milhão:

Existe alguma manutenção preventiva para se realizar na Turbina do motor ou neste quesito somos reles mortais esperando a dolorosa quebra do componente?

Abraço,

silviodias
30/08/2008, 18:53
:shock: seriam pelo menos alguns cuidados:
usar oleo adequado ao funcionamento do motor com turbina. é mais caro, mas compensa no fim das contas. trocas regulares. manter o nivel de oleo dentro do limite. evitam desgastes, acumulo de residuos e superaquecimento, já que a turbina é lubrificada pelo oleo do motor. se sua turbina tambem é resfriada a agua, um bom aditivo no radiador ajuda a mante-la por mais tempo. outro ponto importante é nunca :discordo:, nunca :discordo:, nunca:discordo: entrar de vez com o carro quente em riachos, lamões e poças dagua. o choque termico na peça pode leva-lo a choque hemorragico no bolso. :oops:
ao sinal de ruidos adventicios durante o funcionamento, deve ser feita sim manutenção preventiva. o mecanico avalia estado das valvulas do sistema, folgas do eixo e acumulo de residuos nas paletas. pode ser feito alinhamento e balanceamento da mesma, a fim de prolongar sua vida util. alguns fabricantes dispoem de kits de reparo, que, em boas mãos, podem devolver à peça estado proximo ao de nova. minha raiva é com as turbinas da mitsubishi (tenho uma pajero), quando da folga não tem reparo original, só na base do improviso, o que nem sempre dá resultado satisfatório. experiencia propria por 2 vezes. na primeira a folga voltou pior em menos de 2 meses. na segunda, simplesmente travou o eixo com 1 semana de uso. aí o carro ficou "maçarico" de repente numa subida de serra. péssima experiencia!
se alguem tiver alguma dica confiável agraceço imensamente.

abraços,
silvio

Carlão Rover
30/08/2008, 19:16
O mais importante...
Não desligar o motor assim que para o land...espere uns 30 segundos para diminuir a rotação da turbina para ela não rodar sem lubrificação...

folgado
30/08/2008, 19:28
O mais importante...
Não desligar o motor assim que para o land...espere uns 30 segundos para diminuir a rotação da turbina para ela não rodar sem lubrificação...

E adotar o mesmo procedimento ao ligar. Ou seja, somente acelerar após os mesmos 30 segundos (o manual fala 10 segundos).
[]s

rafaelfernandez
30/08/2008, 22:30
E adotar o mesmo procedimento ao ligar. Ou seja, somente acelerar após os mesmos 30 segundos (o manual fala 10 segundos).
[]s

No final das contas são 10 ou 30 segundos? Sei que pickups mais antigas eram 30", mas como o manual fala 10, eu tenho esperado somente os 10. Estou fazendo bobagem!?

[]´s
Rafael

folgado
30/08/2008, 22:57
No final das contas são 10 ou 30 segundos? Sei que pickups mais antigas eram 30", mas como o manual fala 10, eu tenho esperado somente os 10. Estou fazendo bobagem!?

[]´s
Rafael

Não está fazendo bobagem não.
O manual da minha Defender também fala em 10 segundos. Creio que esse seja o tempo suficiente.

Quando ligo, espero cerca de 2 minutos antes de acelerar, para o motor ficar aquecido. Essa é uma precaução que sempre tomo para evitar o desgaste prematuro do motor, e aconselho a todos a fazerem o mesmo. A vida útil do motor aumentará muito.

Mas considerando apenas a conservação da turbina, 10 segundos ao ligar e 10 antes de desligar são suficientes. Mas eu procuro deixar 30 segundos por excesso de zelo.
[]s

Carlão Rover
30/08/2008, 23:50
Na partida eu costumo usar o método pé leve, ou seja, não forço o motor até atingir a temperatura média na cidade...mas as dicas postadas aqui vão bem...
Abraços
Obs> Antônio estou viajando com minha esposa e assim que voltar vamos tomar nosso café e colocar o papo em dia...a respeito da pergunta que fiz do SPOA, foi só por curiosidade...meu jeep não tem SPOA...

Anthoniusnikos
31/08/2008, 00:10
Olá pessoal, para quem gosta de detalhes nos cuidados com a boa saúde das turbinas, seguem as dicas:
O que é requerido para manutenção de turboalimentadores.
Para manter a vida e o desempenho do turboalimentador, deve-se observar principalmente, como boa prática de manutenção, o sistema de filtragem de ÓLEO e AR. Anos de experiência tem mostrado que a maior porcentagem de falha em turboalimentadores são causados por falta de óleo, insuficiência ou restrição do fluxo de óleo e impurezas de óleo. A segunda maior incidência é causada por entrada de objetos estranhos nos rotores do compressor e/ou turbina.
1. A entrada de poeira (partículas sólidas) na carcaça do compressor por uma falha do sistema de filtragem pode danificar seriamente, por erosão, as palhetas do rotor do compressor e resultarão na deterioração de turboalimentador e desempenho do motor. Os danos nas palhetas quando desuniformes levam ao movimento irregular do eixo (desbalanceamento) que danificará o mancais e conseqüentemente o turbo. Ingestão de areia ou poeira causam também danos excessivos nas demais partes do motor, como: pistões, anéis, camisas, etc.
Entrada de grandes objetos como arruelas, parafusos, porcas, pedras, ferramentas, etc., irão destruir completamente o turbo e muitas vezes causarão severos danos ao motor.
2. Obstrução ou restrição no sistema de filtragem de ar, resultante de manutenção deficiente, levará a uma redução de pressão e volume de ar na entrada do compressor do turbo, levando a perda de performance. Restringindo-se a entrada de ar, será reduzido também o fluxo de ar para o motor, que levará o motor a trabalhar com temperaturas excessivas e com fumaça preta. A obstrução do filtro resulta em queda na pressão entre o filtro e a entrada do compressor, principalmente em regime de marcha lenta, e portanto, há vazamento de óleo no compressor sem falha dos componentes responsáveis pela vedação.
Troca adequada de filtro de ar pode prevenir e corrigir os problemas acima.
3. Atualmente, os turboalimentadores atingem até 240.000 rpm's (rotações por minuto), temperaturas de mais de 950ºC e utilizam sistemas de mancais flutuantes. Para preservação do sistema de mancais, é necessário óleo filtrado para a lubrificação e refrigeração do turbo.
4. Impurezas ou materiais estranhos, quando penetram no sistema de mancais, criam desgaste nos colos da carcaça central, mancais e eixo. Contaminante na superfície dos mancais, atua como abrasivo danificando as peças. Quando o desgaste nos colos do eixo e carcaça e nos mancais torna-se excessivo os rotores (ambos) começam a raspar nas carcaças e a rotação do turbo diminui, como conseqüência a performance do turbo e do motor diminuem e indicações como perda de potência, fumaça excessiva, ruído e vazamento de óleo de óleo para uma ou ambas carcaças terminais serão notados.
5. O turbo nunca deve operar com o motor a plena carga com pressão de óleo menor que 30 PSI. O turbo é mais sensível a insuficiência de óleo que o motor devido a alta velocidade de rotação do eixo.
Falta de pressão e fluxo de óleo durante o início de funcionamento do motor tem efeitos danosos nos mancais do turbo. Se o funcionamento for normal na partida do motor, é lógico, não haverá problemas. Porém existem condições anormais. Isto ocorre por exemplo quando se funciona o motor após a troca de óleo e filtro, ou seja, quando o sistema de lubrificação está vazio (evita-se esse problema, enchendo o filtro com óleo, antes de atarraxá-lo). Condições similares podem acontecer quando o motor ficou parado por um longo período de tempo, neste caso o óleo do sistema de lubrificação tende a escoar para o cárter. Antes de dar a partida o motor deve ser estrangulado até observar-se estabilização na pressão do óleo. O mesmo procedimento deve ser seguido quando se dá a partida em condições de frio extremo, pois o lubrificante pode necessitar de longo tempo para fluir.
Os mancais do turbo podem ser danificados se o atraso no fluxo de óleo exceder 4 segundos e muito mais rapidamente se o motor for acelerado muito acima da rotação de marcha lenta.
É fundamental seguir as instruções de manutenção do fabricante do motor do veículo, no que se refere a periodicidade de troca de filtro de óleo e especificações dos mesmos.
Abraços
Anthoniusnikos :mrgreen:

silviodias
01/09/2008, 22:38
e qdo começa a apitar no meio da aceleração?????????

rafaelfernandez
16/09/2008, 10:17
Ola amigos,

Gostaria tambem de saber se um certo apito na turbina quando a 100km/h é normal?
Existe alguma inspeção que possa ser feita na turbina para verificar seu estado?

[]´s
Rafael

Carlão Rover
17/09/2008, 08:47
Só ouvindo e vendo para ter certeza...mas é possível e normal(a Land vibra muito) que tenha algum lugar que o ar escapa...ou nas mangueiras do intercooler ou na saída para o escapamento.
O som se propaga no ar...quanto mais alto você ouvir maior é o escape...se aparece em altas rotações apenas provavelmente a folga só aparece com pressão maior ou seja, aperte as presilhas e os parafusos independente de visualizar o escape do ar.
Para saber se a turbina está bem analise a potência do motor e se não tiver um relógio para verificar a pressão que ela atinge, procure um bom mecânico para fazer uma manutenção preventiva...
Abraços
obs:dependendo do barulho pode ser normal...sempre foi assim ou mudou?este é um bom parâmetro..

M. Bueno
17/09/2008, 10:09
A minha assovia em determinadas rotações, mas pra mim é normal, pois ouço esse assovio em vários outros veículos de matores diesel turbinados, inclusive adoro o som e às vezes até procuro a rotação p/ assoviar. Até nos ônibus consigo ouvir o assovio!!! Será que eu sou louco???

Até mais

Lothar
17/09/2008, 10:42
A minha assovia em determinadas rotações, mas pra mim é normal, pois ouço esse assovio em vários outros veículos de matores diesel turbinados, inclusive adoro o som e às vezes até procuro a rotação p/ assoviar. Até nos ônibus consigo ouvir o assovio!!! Será que eu sou louco???

Até mais

Quem não "somos"!!!!:lol::lol::lol:

rafaelfernandez
17/09/2008, 11:17
Ola novamente amigos,

Nao sei dizer se o barulho sempre esteve la ou nao. Estou com minha land a 6 meses( a minha é 01/02) entao nao sei dizer. Ja levei no mecanico, mas sinceramente, eu confio mais na opiniao da galera aqui do que no meca.
Quanto a verificação da turbina, o mesmo meca ja olhou e disse que esta tudo OK, mas essas coisas eu prefiro verificar eu mesmo, assim eu sei exatamente como anda o estado das coisas. O que devo procurar na turbina? Como fazer? No que consiste essa manutenção preventiva?

[]´s
Rafael

CarlosRMD
17/09/2008, 12:11
Pessoal,

Uma vez achei que o assovio vinha do turbo mas na verdade era do rolamento do alternador. Rafael certifique-se de que não é o caso.

Aproveitando o tópico gostaria de relatar um problema que ocorreu com minha Def há pouco tempo. Na rodovia Washington Luiz (SP) a land perdeu aceleração. Foi diminuindo a velocidade e o pedal não respondia. Fui indo para o acostamento até parar. Religuei o motor. Ele pegava normalmente mas era como se o cabo do acelerador tivesse partido. Verifiquei o cabo e estava ok. Quando dava a partida saia uma fumaça branca. Achei que fosse problema de falta de ar. As mangueiras estavam ok e achei que era alguma pane no turbo e então chemei um guincho. Ele demorou pra chegar e conforme o tempo passava observei que a cada partida a acelaração voltava um pouco. Tinha alguma coisa ligada à temperatura. O guincho chegou e levou a viatura para o Luiz Fraga.

Conclusão: por dentro do joelho da mangueira que leva o ar para o turbo formou uma bolha do material interno que a reveste. Esta bolha impediu a entrada de ar e a viatura ficou sem aceleração. Depois de mais de uma hora, com o sistema mais frio, a bolha foi se desinflando e o ar voltou na mistura e com ele a aceleração.

Nem me ocorreu olhar por dentro das mangueiras!!

Abraço,

Carlos Diniz
Def 110

Carlão Rover
17/09/2008, 16:07
Na verdade o termo manutenção preventiva não é muito adequado...seria prevenção para não ficar na mão.
A turbina é composta por duas partes básicas: a quente que entra os gases do escape, girando um rotor com hélices, ligado por um eixo a um outro rotor na parte fria, aonde o ar é empurrado com pressão para o motor.A turbina está bem quando os rotores(frio e quente) estão funcionando normalmente e lubrificados adequadamente, por isso nunca se deve desligar o carro assim que parar, para que o óleo que não deixe de lubrificar a turbina enquanto o rotor gira até parar a alta rotação.
Abraços

Lothar
19/09/2008, 20:04
Pessoal,

Uma vez achei que o assovio vinha do turbo mas na verdade era do rolamento do alternador. Rafael certifique-se de que não é o caso.

Aproveitando o tópico gostaria de relatar um problema que ocorreu com minha Def há pouco tempo. Na rodovia Washington Luiz (SP) a land perdeu aceleração. Foi diminuindo a velocidade e o pedal não respondia. Fui indo para o acostamento até parar. Religuei o motor. Ele pegava normalmente mas era como se o cabo do acelerador tivesse partido. Verifiquei o cabo e estava ok. Quando dava a partida saia uma fumaça branca. Achei que fosse problema de falta de ar. As mangueiras estavam ok e achei que era alguma pane no turbo e então chemei um guincho. Ele demorou pra chegar e conforme o tempo passava observei que a cada partida a acelaração voltava um pouco. Tinha alguma coisa ligada à temperatura. O guincho chegou e levou a viatura para o Luiz Fraga.

Conclusão: por dentro do joelho da mangueira que leva o ar para o turbo formou uma bolha do material interno que a reveste. Esta bolha impediu a entrada de ar e a viatura ficou sem aceleração. Depois de mais de uma hora, com o sistema mais frio, a bolha foi se desinflando e o ar voltou na mistura e com ele a aceleração.

Nem me ocorreu olhar por dentro das mangueiras!!

Abraço,

Carlos Diniz
Def 110

Por já ter tido problemas com a mangueira do turbo e perda de pressão na Bahia, eu mandei instalar um mostrador (relógio) de pressão do turbo, que nos informa a quanto anda a pressão na turbina.

Miguels
01/10/2008, 00:50
Olá galera, tenho uma Ranger 2.8 TGV motor PowerStroke (International) e percebo um ruido proveniente aparentemente da turbina; é um barulho não-uniforme, cíclico diria, isto é, a cada 1/5 de segundo se intensifica para logo diminuir e assim sucessivamente (independentemente da rotação do motor). É um som leve que custa perceber, tipo "ahahAHAHAahaha" :lol: (desculpem, mas não deu para anexar uma gravação). Alguém teria uma explicação?
Abraços

Carlão Rover
01/10/2008, 09:31
POr ser uma turbina TGV(geometria variável) e a injeção ser com bomba mecânica, acredito pela sua descrição que seja variação normal da rotação da sua turbina.Ela entra em baixas rotações e como seu motor inicia frio e depois vai aquecendo e vice versa, esta variação não é detectada pela bomba mecânica sem sensores(módulo)eletrônicos, que injeta sempre a mesma quantidade de diesel, mas a eficiência da queima é diferente, causando maior e menor saída dos gases pelo escapamento, que normalmente não influem nas turbinas convencionais, mas a TGV entra em baixas rotações...
ABRAÇOS

Noventinha 00
01/10/2008, 09:59
Relaxe, o apito da turbina, além de muito gostoso de ouvir (na minha opinião) é natural.
Abraços,
Rodrigo.

Allan Nielsen
01/10/2008, 18:50
Alem do rolamento do alternador ja citado aqui, uma coisa que costuma enganar é o barulho do compressor da DH. Neste caso com o motor frio praticamente não faz barulho, mas a medida que aquece o oleo da DH ela assobia um pouco em certa rotação.

abs

Cláudio Brasília
12/10/2008, 10:08
Quando se deseja instalar um manômetro para verificar a pressão do turbo e não existe o lugar apropriado, para conectar a mangueira, onde deve-se furar, para soldar um flange? Qual a medida e tipo de rosca do flange? Muito obrigado, um grande abraço a todos e saudações.

Lin
08/02/2009, 01:19
tenho defender 110 ano 2003, foi feito o ajuste na bomba p/ passar na inspenção veicular controlar, o carro não anda +, na saída da subida precisa sair com macha reduzida, p/ nao desregular o ajuste da bomba, o que pode ser feito? é possivel adiantar o acionamento da turbina p / 1200 rpm? ou uma TGV ?

rafaelfernandez
09/02/2009, 00:45
tenho defender 110 ano 2003, foi feito o ajuste na bomba p/ passar na inspenção veicular controlar, o carro não anda +, na saída da subida precisa sair com macha reduzida, p/ nao desregular o ajuste da bomba, o que pode ser feito? é possivel adiantar o acionamento da turbina p / 1200 rpm? ou uma TGV ?

Voce ja pensou em desfazer o ajuste e voltar a configuraçao original? :pipoca:

[]'s
Rafael

Carlão Rover
09/02/2009, 01:23
Volte a bomba ao normal e procure um bom mecânico de motores para regular o seu conjunto todo...

abraço

mecamaniaco
09/02/2009, 02:36
Volte a regulagem da bomba e regule a sua turbina, ai você consegue deixa-la se fumaça e com bom desempenho.

Lin
10/02/2009, 13:31
nao pretendo desregular, pois paguei uma nota preta p/ revisar a bomba e motor,
por tanto gostaria de mexer so' no acionamento da turbina p/ 1200rpm, aumentando a potencia na sai'da. sera' que tem jeito?
o meu mecanico diz que nao ha' regulagem.
obs. tenho outro defender 90 que aciona a turbina com 1200rpm, comprei ela ja' funcionando assim, nao sei o que foi feito nela.

busta
10/02/2009, 14:05
por tanto gostaria de mexer so' no acionamento da turbina p/ 1200rpm, aumentando a potencia na sai'da. sera' que tem jeito?
obs. tenho outro defender 90 que aciona a turbina com 1200rpm, comprei ela ja' funcionando assim, nao sei o que foi feito nela.

a turbina (e motor) são originais? se sim, ela pode ter sido re-dimensionada.

M. Bueno
10/02/2009, 18:48
Olá Lin,

Leve seu Defender ao Ronald em Cotia que ele dará um jeito!!!

Boa Sorte!!!

rafaelfernandez
10/02/2009, 21:26

Ate onde eu sei, somente se for uma TGV ou tenha sido redimensionada. Nesse caso, vale lembrar que se redimensionada para entrar mais cedo, voce ira perder potencia em alta rotaçao. O que pode comprometer o desempenho em velocidade de cruzeiro (100/110km/h) uma vez que a essa velocidade de 5a marcha, o motor esta aproximadamente entre 2700 a 3000rpm(considerado media/alta rotacao).

[]'s
Rafael

P.S. Tem um topico aqui no forum que da uma boa explicacao sobre o funcionamento das turbinas. De repente, vale a pena dar uma olhada. La explica a relacao entre dimensao/rendimento/rotacao.

Carlão Rover
11/02/2009, 09:50
Desculpa Lin, mas não tem jeito.Você diminuiu o débito da bomba e a mistura tem que estar dentro de alguns padrões; não há milagre...talvez colocar bicos com maior vazão ajude, mas sinto lhe dizer que para arrumar vai gastar de novo e perder o que investiu...deveria ter sido informado antes sobre isso pelo profissional...
Abraço

Lin
17/02/2009, 02:29
Hoje voltei na bombista, ele diz abriu uma volta, e vai estar dentro de limite,
aumentaria 50% de pontencia. ficou bem melhor.
obrigado por opinião de todos.

Abraços,

Lin

Miecz
02/09/2009, 14:25
Olá, pessoal.
Mais algumas de principiante.
Como verificar se o turbo está funcionando corretamente?
Como regular a pressão?
Como instalar um manômetro?
Grato

Marcelo Oyarzábal
04/09/2009, 09:47
Olá, pessoal.
Mais algumas de principiante.
Como verificar se o turbo está funcionando corretamente?
Como regular a pressão?
Como instalar um manômetro?
Grato

Olá amigo! Não sei se vou te ajudar em tudo, mas vamos lá.

Quando tu passa de 1500 rpm com a Defender, ela faz um assovio, significa que a turbina está funcionando, um teste fácil é o seguinte, vem andando em 2000 rpm e pise um pouco forte, tu vai sentir que ela vai assoviar bastante em um torque bem forte, nas subidas ela sempre grita "Assovio", mas instalando um manômetro seria melhor :razz:

A pressão é regulada por um parafuso na turbina, tem o lado - (Negativo) e o lado + (Positivo), quanto mais virar o parafuso para o positivo mais vai abrir a pressão da turbina, quanto mais girar para o negativo, menos pressão.

Um manômetro é instalado na mangueira da turbina, ela é uma só, mas no manômetro vem um "T", tu corta a mangueira e instala o T que corre uma mangueira para o manômetro, a pressão passa por ali e corre para o manômetro que vai dizer em quantos kg está funcionando.

Espero ter ajudado em alguma coisa, qualquer dúvida estamos aí. Grande abraço

Miecz
04/09/2009, 13:56
Valeu, Marcelo.
Obrigado, e um grande abraço

Mergulhador
10/08/2011, 10:01
Estou retornando do Jalapao e a turbina esta assobiando diferente....

Só escuto o tal assobio quando o turbo entra.... Pensei que pudesse ser algum rolamento, mas não da barulho algum com ela parada. Acredito que realmente seja turbina. Aparentemente esta sem vazamentos d a potência do motor esta ok.

Esse kit de reparos consiste em que??

Sabem me dizer qual a turbina da def 11o 2000?

Qual valor desse kit? Será q trocando ele resolve??

Qqr mecânicofaz o serviço?

Eduardo Tescarollo
26/09/2011, 14:37
Alguem pode me informar qual a pressão original do turbo no Defender 90 2002. Procurei e não encontrei nada. Pretendo instalar um relogio e não sei qual comprar.

Abs

vwinit
26/09/2011, 16:27
Alguem pode me informar qual a pressão original do turbo no Defender 90 2002. Procurei e não encontrei nada. Pretendo instalar um relogio e não sei qual comprar.

Abs

http://www.cronomac.com.br/index.php?option=com_virtuemart&page=shop.browse&category_id=116&Itemid=2

CGAUER
26/09/2011, 19:55
O seu motor trabalha com 1.15bar, um pouco mais que os motores ingleses ± 1.1.

Abraços

Clemente

Abs

Bolivar Fagundes
28/09/2011, 11:26
Tenho uma 90 soft-Top e a turbina simplemente moeu.
Mandei retificar mas a potência não ficou a mesma. Aguém já passou por isso?
O que deve ter ocorrido?

rafaelfernandez
28/09/2011, 21:43
O que deve ter ocorrido?

Já verificou a regulagem da mesma?

[]´s
Rafael

JAP
10/10/2011, 14:18
0,9 kg. Se mudar o escapamento para um de alto fluxo vai a 1,1 kg. Já fiz a experiencia.

Alexandre

Abs

JAP
10/10/2011, 14:20
O que deve ter ocorrido?

Meça a pressão da turbina. Pode ter sido mal calibrada.
boa sorte,
Alexandre

FALOTICVS
10/10/2011, 16:55
Caso seja percebido um assobio cada vez mais forte à medida que a turbina vai entrando, pode ser um indicativo de trinca ou rachadura naquele pequeno joelho em L que faz a ligação de uma das saídas da tubina (defeito muito comum).

Estou retornando do Jalapao e a turbina esta assobiando diferente....

Só escuto o tal assobio quando o turbo entra.... Pensei que pudesse ser algum rolamento, mas não da barulho algum com ela parada. Acredito que realmente seja turbina. Aparentemente esta sem vazamentos d a potência do motor esta ok.

Esse kit de reparos consiste em que??

Sabem me dizer qual a turbina da def 11o 2000?

Qual valor desse kit? Será q trocando ele resolve??

Qqr mecânicofaz o serviço?

UiRá
18/11/2011, 15:39
Prezados, como o tópico é sobre a turbina quero deixar meu relato de um ocorrido aqui - pois não quero abrir um novo tópico só para isso - e que creio, pode ser útil caso alguém passe pelo mesmo 'apuro'.

Ontem após 400km de Curitiba a SP, chegando em SP, após uma viagem muito tranquila, nos últimos KMs ali na região de Itapecerica, Embú, ouço um estouro no motor. Foi um p... susto! Imediatamente perda total de compressão e potência.

Sozinho e com o sangue frio já pensei 'pronto estourou minha turbina'. Encostei imediatamente, com o motor girando com um som fraco e grave.

Abri o capô, procurando respingos da tal explosão, nada. Nada de óleo, nem combustível, nem água. Olho para a turbina, era só a mangueira da saída de ar dela, havia se soltado, e para minha grande sorte, a braçadeira ficou na ponta da mangueira! Se a braçadeira tivesse rolado pelo asfalto, nunca mais eu a acharia, pois seria 'moída' por um caminhão.

Como tenho 2 canivetes com algumas chaves simples no jipe, recoloquei a mangueira, reposicionei a braçadeira, e reapertei queimando as mãos nas ferragens (estava tudo mega quente obviamente, mas eu não queria ficar muito tempo ali na beira da estrada em local tão 'aprazível' e seguro).

A mangueira está em ordem, sem rachaduras. Creio que a braçadeira perdeu 'aperto' com o tempo, mas agora após o ocorrido, já chequei todas as outras braçadeiras que vi pela frente no motor. Fica aqui também a dica sobre a importância de se carregar ferramentas sempre na vtr (e depois dessa acho que umas braçadeiras extras também...rs). Sem meus canivetes, não teria conseguido arrumar o problema. Fechei o capô e saí rodando. Tudo beleza.

A curiosidade ficou por conta da 'solidariedade' local. Por pura coincidência parei bem em frente uma oficina mecânica. Vi o problema e expliquei para os caras "boa tarde, soltou a mangueira da minha turbina, vcs poderiam me emprestar uma chave para eu reapertar a braçadeira e tal...?" NADA. Fiquei uns 20 minutos parado até que percebi que estavam pouco se f.... e decidi resolver eu mesmo. Fiz questão de dizer MUITO OBRIGADO aos nobres solidários ali presentes e fui embora. Nada como um bom DIY...rs. :concordo:

Luciano Valois
18/11/2011, 16:57
Poxa, Uirá, que mecânicos pregos esses ai.
No mais, parabéns pelo do it yourself.

Eu suspeito é que esses mecânicos tem é raiva das Defender, do modo simplista que ela nos possibilita de solucionar seus problemas.
Um abraço ao colega e valeu o relato.
Luciano.

ricardotdm
19/11/2011, 16:23
Recomendações para manutenção do turbocompressor : ( reforçando o que já foi dito nos post anteriores )

- Antes de desligar ou andar após a partida aguardar no mínimo 30 segundos ou até mais dependendo da utilização do carro e temperatura ambiente ( evitando a coqueificação do óleo nos mancais do turbo)
- Utilizar um óleo adequado ( conforme manual ou superior em especial API CI-4 atualmente ) e efetuar a troca em períodos corretos conforme o tipo de aplicação ( severa ou normal )
- Utilizar filtro de ar de marcas conhecidas e de boa procedência que foram estocados corretamente em suas embalagens.
- Atentar para a correta montagem do filtro de ar em relação a vedação do mesmo ( anéis vedadores corretamente posicionados )
- Trocar o filtro de ar um pouco mais cedo do que o normal ( em Km ) pois a restrição do filtro de ar é elevada no Defender e pode causar entrada de óleo do turbocompressor para o motor em caso de restrição excessiva ( filtro sujo )
- Efetuar a inspeção e troca ( se necessário ) do tubo plástico de admissão que vem do filtro e se conecta a entrada do compressor pois o mesmo é exposto ao calor e com o tempo passa a colapsar ( diminuir o diâmetro interno ) e prejudicar o funcionamento do turbo e motor. Já vi usuários que utilizaram uma mola internamente a mangueira com resultados satisfatórios.
- Verificar a presença de vazamentos no sistema de admissão ou nas mangueiras do intercooler visando evitar a ingestão de partículas ou o excesso de rotação do turbocompressor.
- Quando utilizar o Snorkel usar diâmetros adequados = 2,5 polegadas ou mais permitindo que não haja acréscimo excessivo de restrição na admissão do ar
- Evitar a projeção de água ao se completar o reservatório de fluido de arrefecimento ou de limpeza do parabrisas no turbo e coletor de escape ( deformações térmicas que podem causar empeno ou mesmo trincas no componente )

No mais é só curtir o carro. Alguns tipos de ruído ( assobio ) são normais no Defender em razão da instalação do carro do motor no carro ( influência de mangueiras e curvas no escape que induzem ruídos no turbocompressor )

Abraços a todos

gustavogr
20/11/2011, 10:56
Bom dia!
Comprei o kit EMS da Madman e não estou localizando o lugar para conectar o sensor de temperatura da Turbina. Minha Defender é o modelo 2003, com motor HS 2.5.
Estou pensando em trocar minha turbina por uma TGV. É necessário trocar mais peças para melhor o desempenho?

Algem já instalou este kit?

UiRá
21/11/2011, 15:00
Fala Luciano, pois é também achei os caras no mínimo uns b.... mas ainda bem que tive a paciência de olhar o motor com calma e ver que era simples a coisa. E por fim, mais uma vez, a minha 90tinha manteve a lenda: "Defender nunca te deixa na mão"....hehe.

Poxa, Uirá, que mecânicos pregos esses ai.
No mais, parabéns pelo do it yourself.

Eu suspeito é que esses mecânicos tem é raiva das Defender, do modo simplista que ela nos possibilita de solucionar seus problemas.
Um abraço ao colega e valeu o relato.
Luciano.

gustavoullmann
18/07/2012, 20:38
Ontem estava observando a turbina do Land e reparei numa baba de óleo na entrada da óleo da turbina. Peguei uma chave de boca e testei o aperto do parafuso: girou 1/4 de volta antes de ficar firme. Coisinha beeem simples de resolver... Aproveitei o ensejo e dei um reaperto geral em tudo que foi braçadeira e parafuso que eu vi pela frente! Agora é só monitorar...

mizo92
03/08/2012, 13:13
pessoal, fuçando fotos do 300tdi, achei que a turbina da minha está diferente das outras, como comprei usado, pode ser que esteja modificada, afinal alguem sabe que turbina é essa? é original ?
O escapamento e o coletor de escape foi todo trocado, tenho as peças originais aqui, praticamente sem uso, e também um tubo que vai da turbina para o intercooler.
segue as fotos:
362474362475

tenho comparado com outras fotos achadas na internet :
362484362485

bello
03/08/2012, 18:28
pessoal, fuçando fotos do 300tdi, achei que a turbina da minha está diferente das outras, como comprei usado, pode ser que esteja modificada, afinal alguem sabe que turbina é essa? é original ?
O escapamento e o coletor de escape foi todo trocado, tenho as peças originais aqui, praticamente sem uso, e também um tubo que vai da turbina para o intercooler.
segue as fotos:
362474362475

tenho comparado com outras fotos achadas na internet :
362484362485

Vc tem uma turbina TGV (geometria variável) no seu carro.
Parabéns
Abs
Sergio

CGAUER
03/08/2012, 18:32
Não é TGV....

Era uma turbina grande que a Autostar vendia como kit potência... Boa em alta ± ruim em baixa...

Abs

Clemente

Vc tem uma turbina TGV (geometria variável) no seu carro.
Parabéns
Abs
Sergio

mizo92
03/08/2012, 19:24
valeu pelas respostas pessoal
A diferença desse da autostar com a tvg é muito grande? e quanto ao consumo? e o preço?
Percebi mesmo, que em altas rotaçoes o motor pega um embalo bom.. rs

Djalma Inoue
08/03/2013, 20:04
Companheiros boa noite, esta semana estava vindo do Rio para Santa Catarina quando ouvi um tremendo estouro, pensei que tinha perdido um pneu, mas vi que a mangueira de minha turbina se rompeu, alguém pode me explicar o que ocorreu para que isto acontecesse qual a especificação da mangueira para que eu possa trocar.

De antemão já agradeço a todos pela ajuda.

lucar
09/03/2013, 03:28
Qual mangueira o cotovelo??

Se for pode pedir da f-1000 com motor 2.5 hsd maxion de 96 a 98 tem umas de silicone também mas eu uso essa que te mandei o link comprei em uma retifica diesel pedi em um dia chegou no outro... deve ter explodido(desprendido) pois com o tempo ela vai perdendo eficiência e fica mole cheia de óleo e acaba escapando.

Te mandei via MP(por ser um anuncio) um link para vc ver a foto e descrição da peça, ok?

já aproveita e troca as braçadeiras, e guarda as antigas!

num tem erro. abç

Djalma Inoue
09/03/2013, 07:59
Luiz muito obrigado pelas informações irei sair agora para procurar esta mangueira um forte abraço.

Djalma Inoue
09/03/2013, 11:03
Consegui achar a mangueira da sprinter foi R$ 120,00 já instalei.

399448

Waldmartins
09/03/2013, 20:33
Alguém saberia me dizer se vou precisar trocar a turbina da minha viatura que o motor ferveu?

Mais detalhes neste tpc=>http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/116944-muito-triste-minha-90tinha-ferveu.html

MFREITAG
09/03/2013, 23:05
Alguém saberia me dizer se vou precisar trocar a turbina da minha viatura que o motor ferveu?

Mais detalhes neste tpc=>http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/116944-muito-triste-minha-90tinha-ferveu.html

Não precisa trocar, o aquecimento do cabeçote não danifica a turbina, mas já que vai abrir o motor pede para verificar o rotor da turbina, se não esta com folga demais ou se existe algum vazamento. Existem tópicos no fórum sobre esse procedimento.

Waldmartins
09/03/2013, 23:13
Não precisa trocar, o aquecimento do cabeçote não danifica a turbina, mas já que vai abrir o motor pede para verificar o rotor da turbina, se não esta com folga demais ou se existe algum vazamento. Existem tópicos no fórum sobre esse procedimento.

Valeu Markus!

Isso seria uma coisa a menos (menos R$ 3.500,00) no orçamento da retífica do motor.

Abs

vwinit
10/03/2013, 18:08
Consegui achar a mangueira da sprinter foi R$ 120,00 já instalei.

399448

Djalma, achei caro ...

Comprei na internet um cotovelo reforçado em silicone, por uns 65 reais...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/90745-defender-90-1998-novato-na-area-31.html#post1765854

Dá uma olhadinha .... e se for fazer uma viagem longa, vale a pena levar de reserva.

Abraço!

Djalma Inoue
15/04/2013, 23:16
Djalma, achei caro ...

Comprei na internet um cotovelo reforçado em silicone, por uns 65 reais...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/90745-defender-90-1998-novato-na-area-31.html#post1765854

Dá uma olhadinha .... e se for fazer uma viagem longa, vale a pena levar de reserva.

Abraço!

Em qual site vc comprou a mangueira de silicone por este preço? quero comprar uma para deixar de reserva.

lucar
16/04/2013, 00:18
Se for comprar e deixar de reserva compra uma original mesmo. Pode pedir cotovelo da turbina da F-1000 de 96 a 98 que é a mesma peça e encontra em qualquer revenda de peças autorizada. Ou onde trabalha com turbo diesel. Comprei e substitui a minha e saiu por R$24,00 a mangueira. já compra as braçadeiras de metal junto tem umas com fenda e cabeça sextavada que são boas. Quando peguei a nova só tinha uma no estoque se não já levaria 2 e deixava uma de backup.

Djalma Inoue
16/04/2013, 01:09
Se for comprar e deixar de reserva compra uma original mesmo. Pode pedir cotovelo da turbina da F-1000 de 96 a 98 que é a mesma peça e encontra em qualquer revenda de peças autorizada. Ou onde trabalha com turbo diesel. Comprei e substitui a minha e saiu por R$24,00 a mangueira. já compra as braçadeiras de metal junto tem umas com fenda e cabeça sextavada que são boas. Quando peguei a nova só tinha uma no estoque se não já levaria 2 e deixava uma de backup.

Valeu Lucar obrigado vou fazer isso.

Eduardo Tescarollo
16/04/2013, 16:48
Para não abrir outro tópico.

Estou me preparando para fazer uma manutenção na turbina do meu carro, ela esta com folga e não quero deixar estourar para arrumar. Conversando com o pessoal da Turbos Anhanguera foi me oferecido ao mesmo preço que fica a troca do rotor Garrett original da turbina um up-grade na mesma turbina utilizando rotor KKK e mangueiras de admissão maiores. Segundo eles ganho de 0,2 kg na pressão sem aumento no débito da bomba.

Opinião é sempre bom, alguém conhece ou fez este up-grade?

Abs.

Alexandre Tietsche
23/04/2013, 23:56
Pessoal, boa noite.

Este final de semana fiz uma viagem de 1000km com a família depois de ter instalados alguns manômetros na viatura. Notei que a pressão do turbo esta batendo em 1bar o que parece normal visto o comentado em tópicos anteriores. No decorrer do caminho percebi que o barulho de assobio da turbina mudou, como se uma perda de ar estivesse ocorrendo durante a pressurização, dei uma olhada no manômetro e o bicho tinha parado mas a turbina ainda trabalhava "normal" pois não notei perda de potencia. Ao parar no posto notei que a mangueira que faz a leitura da pressão do turbo estava um pouco dilatada, como tava quente demais pra mexer segui viagem e no dia seguinte cortei esse pedacinho dilatado, reconectei e o manômetro voltou a funcionar normal marcando 1 bar nas acelerações mais fortes.

O que me intrigou foi que o barulho que vem da turbina começou a ficar forte demais, normalmente eu ouço o barulho da turbina entrando mas um "tsssssiiii" comportado. Agora quando piso esta fazendo um "tssiiiii" e ao alcançar uns 0.7 até 1bar esse som vai mudando para um som mais aberto "chiiiiiiiééééé"... Dificil explicar em palavras um som mas aparenta perda de ar apesar de o manometro estar marcando 1bar. Viajei 450km ouvindo esse barulho sem qualquer mudança de comportamento com o carro.

Dei uma olhada por cima e consegui notar nenhum local que possa esta vazando ar.
Alguma sugestão ? Esse cotovelo da turbina pode ter alguma fissura imperceptível que só apareça com a pressão da turbina em alta?

Abs.
Alexandre

Waldmartins
24/04/2013, 00:42

Lucar,

engraçado, fui numa revenda da FORD aqui da cidade onde moro e a mangueira que vc falou custa R$ 146,00!!! E o pior, ele parecia bem mais curta que a que tenho no carro. Li em algum lugar que a melhor seria a da D20, confere?

Abs

Wald

lucar
24/04/2013, 08:35
Olha aqui tem o modelo dela... no site (ML) esta mais caro. Eu comprei em Limeira-SP o lugar só achando a nota, mas posso pesquisar... Saiu por R$24,00 a vista!

Mangueira Do Intercooler F1000 2.5 Hsd Maxion 96 A 98 - R$ 53,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-479282141-mangueira-do-intercooler-f1000-25-hsd-maxion-96-a-98-_JM)

MANGUEIRA,TUBO RESFRIADOR MAXION-F-1000 HSD 96/98 EM DIANTE (http://autopecasvr2.lojatemporaria.com/mangueira-tubo-resfriador-maxion-f-1000-hsd-96-98.html)

Eu prefiro não comprar de sites ... mas estes servem para mostrar o modelo e variação de preço. Tenta ligar antes e saber o preço antes de parar com a Land Rover na frente da Revenda/Loja....kkkk

Ja aconteceu uma vez de eu parar na Autorizada MWM INternacional, e o atendente fazer pouco caso, pois nem tinha ideia do motor que equipa a defender.... com toda paciencia mostrei o que queria no catalogo de peças do computador dele..... e assim caminha o Brasil....

Rones Jr
24/04/2013, 11:42
Alex,

tive algo parecido com minha Galloper TD Auto. Só que nela qq coisa a perda aparece. No meu caso foi uma rachadura justamente na mangueira do manômetro do turbo....lá no cofre do motor...rachadura mínima que foi aumentando...e o pior, parecia que a turbina estava falhando pq o marcador já não chegava no 0,8...

Pessoal, boa noite.

Este final de semana fiz uma viagem de 1000km com a família depois de ter instalados alguns manômetros na viatura. Notei que a pressão do turbo esta batendo em 1bar o que parece normal visto o comentado em tópicos anteriores. No decorrer do caminho percebi que o barulho de assobio da turbina mudou, como se uma perda de ar estivesse ocorrendo durante a pressurização, dei uma olhada no manômetro e o bicho tinha parado mas a turbina ainda trabalhava "normal" pois não notei perda de potencia. Ao parar no posto notei que a mangueira que faz a leitura da pressão do turbo estava um pouco dilatada, como tava quente demais pra mexer segui viagem e no dia seguinte cortei esse pedacinho dilatado, reconectei e o manômetro voltou a funcionar normal marcando 1 bar nas acelerações mais fortes.

O que me intrigou foi que o barulho que vem da turbina começou a ficar forte demais, normalmente eu ouço o barulho da turbina entrando mas um "tsssssiiii" comportado. Agora quando piso esta fazendo um "tssiiiii" e ao alcançar uns 0.7 até 1bar esse som vai mudando para um som mais aberto "chiiiiiiiééééé"... Dificil explicar em palavras um som mas aparenta perda de ar apesar de o manometro estar marcando 1bar. Viajei 450km ouvindo esse barulho sem qualquer mudança de comportamento com o carro.

Dei uma olhada por cima e consegui notar nenhum local que possa esta vazando ar.
Alguma sugestão ? Esse cotovelo da turbina pode ter alguma fissura imperceptível que só apareça com a pressão da turbina em alta?

Abs.
Alexandre

Waldmartins
25/04/2013, 21:42
Olha aqui tem o modelo dela... no site (ML) esta mais caro. Eu comprei em Limeira-SP o lugar só achando a nota, mas posso pesquisar... Saiu por R$24,00 a vista!

Mangueira Do Intercooler F1000 2.5 Hsd Maxion 96 A 98 - R$ 53,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-479282141-mangueira-do-intercooler-f1000-25-hsd-maxion-96-a-98-_JM)

MANGUEIRA,TUBO RESFRIADOR MAXION-F-1000 HSD 96/98 EM DIANTE (http://autopecasvr2.lojatemporaria.com/mangueira-tubo-resfriador-maxion-f-1000-hsd-96-98.html)

Eu prefiro não comprar de sites ... mas estes servem para mostrar o modelo e variação de preço. Tenta ligar antes e saber o preço antes de parar com a Land Rover na frente da Revenda/Loja....kkkk

Ja aconteceu uma vez de eu parar na Autorizada MWM INternacional, e o atendente fazer pouco caso, pois nem tinha ideia do motor que equipa a defender.... com toda paciencia mostrei o que queria no catalogo de peças do computador dele..... e assim caminha o Brasil....

Uai Lucar,

acho que foi essa mesmo que o cara me mostrou
...devia tá escrito R$ 14,60 e ele me falou 146,00...só pode.

Mas ela é um pouco mais curta do que a original que tenho no meu carro. Algum problema? A minha parece que entra mais por ser maior...

Abs

Wald

gustavoullmann
25/04/2013, 23:33
Opa!

Há horas eu quero colocar as mangueiras de silicone no sistema intercooler/turbina, mas como a grana tá meio curta e eu estava suspeitando da integridade da mangueira superior do intercooler, resolvi seguir a dica do Lucar e colocar a mangueira da F1000 (1996 a 1998).

Logo na primeira auto-peças que eu fui encontrei a dita cuja por R$ 65,00. Embora a mesma fosse mais comprida do que a original, vi que era só uma questão de "ajuste" (ou corte) da mesma para que coubesse no lugar, então comprei.

Bastou cortar 1,5 cm de um lado e uns 5-6 cm do outro que a mangueira nova entrou sem maiores problemas. A única coisa que reparei e que os ângulos das curvas das mangueiras são diferentes, então essa da F1000 precisa de um pouco de "pressão" para ser instalada. Ao fazê-lo, basta limpar bem as superfícies para remover quaisquer resquícios de óleo e apertar bem as braçadeiras. O que eu mais gostei nessa mangueira é que, além de ser nova, ela tem 1,5 vezes a espessura da original... :)

Seguem fotos:

407811407812407813

Grande abraço a todos!

Gustavo Ullmann.

Alexandre Tietsche
30/04/2013, 20:26
Era uma mangueira mesmo. Não era a que vem por cima mas uma que estava por baixo. Arrumei hoje e agora ficou 100%.
obrigado pela dica.

Alex,

tive algo parecido com minha Galloper TD Auto. Só que nela qq coisa a perda aparece. No meu caso foi uma rachadura justamente na mangueira do manômetro do turbo....lá no cofre do motor...rachadura mínima que foi aumentando...e o pior, parecia que a turbina estava falhando pq o marcador já não chegava no 0,8...

Carlosmnb
11/05/2013, 22:13
Boa noite! Aconteceu a mesma situação comigo vindo de Vitória para o Rio, um estouro, o carro perdeu um pouco da força.
Parei num posto de abastecimento e detectei o tal cotovelo rasgado, comprei outro no mercado livre por 64,00. segue a foto para terem uma ideia do estrago.
410705

Luiz muito obrigado pelas informações irei sair agora para procurar esta mangueira um forte abraço.

Waldmartins
12/05/2013, 12:09
Boa noite! Aconteceu a mesma situação comigo vindo de Vitória para o Rio, um estouro, o carro perdeu um pouco da força.
Parei num posto de abastecimento e detectei o tal cotovelo rasgado, comprei outro no mercado livre por 64,00. segue a foto para terem uma ideia do estrago.
410705

Carlos,

pode me mandar o anuncio do ML que vc comprou a mangueira? A original (igual a sua que estourou) custa 117 reais...

Abs

Wald

Ltmacedo
14/05/2013, 00:06
Boa Noite Pessoal,

Tenho um Discovery 1996 - 300Tdi, de uns tempos para cá quando viajo ou uso carro durante algum tempo em alta rotação, se pego um engarrafamento ou tenho que deixar o carro em ponto morto por muito tempo, ele solta um nuvem de fumaça branca (parece o fumacê).

O diagnóstico feito pelo mecânico é que a turbina está com problema e está jogando óleo para o motor. Faz sentido esta explicação?

Tenho percebido também que em noites frias pela manhã o carro solta uma fumaça branca, como moro no Rio, só pego noites frias depois de uma viagem, e não sei se o problema é a turbina que jogou o óleo para o motor e o efeito da fumaça aconteceu ao ser religado no dia seguinte.

Abs a todos
Leo

Carlosmnb
18/05/2013, 22:18
No Mercado livre encontrei por 58,00 segue o link Mangueira Pressurização De Silicone Azul 90º X 2 1/2 X 2 - R$ 58,89 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-484077540-mangueira-pressurizaco-de-silicone-azul-90-x-2-12-x-2-_JM?redirectedFromParent=MLB482374178)

Carlosmnb
18/05/2013, 22:23
Quando vou a Manga, passo por montes claros.

Marado
19/05/2013, 22:04

Opá alguém de Meriti também...

Waldmartins
19/05/2013, 22:23

Valeu Carlos!!!

Qdo vier a Manga, me avise pra gente trocar umas idéias. Já fui a manga umas duas vezes, mas na época não tinha a 90tinha...rsrs Tô afim de atravessar o rio São Francisco de balsa novamente...:rally:

Abs

Wald

Carlosmnb
22/05/2013, 14:54
Confesso que não fiquei confortável atravessar o rio São Francisco na balça sem propulsão própria, empurrada por um rebocador.

Valeu Carlos!!!

Qdo vier a Manga, me avise pra gente trocar umas idéias. Já fui a manga umas duas vezes, mas na época não tinha a 90tinha...rsrs Tô afim de atravessar o rio São Francisco de balsa novamente...:rally:

Abs

Wald

roberto.cardoso@ig.com.br
24/06/2013, 13:17
Galera, boa tarde.

Esse final de semana instalei os relógios de RPM e pressão de turbo na Defender. Fiz a coleta da pressão na base da turbina, coloquei um T e mandei o fluxo de ar pra LDA e pro relógio.

Minha dúvida é, qual a pressão da turbina do Maxion 2.5? Vi em alguns lugares a informação de 0.9 e em outros a informação 1.15.

Pergunto isso pq posso levar o motor até 4.800 RPM e a pressão não passa de 0.9.

Abraços,

SergioMedeiros
24/06/2013, 18:36
Roberto, pelos relatos a pressão é 0,9 mesmo. A minha chega a 1,1, mas estou com o Powerstroke nela, então é um pouco diferente. Quanto ao local de instalação do manômetro, é um pouco controverso. Muita gente fala que tem que instalar na saída do turbo, que ali a pressão é a correta. Eu discordo disso, e instalei na mangueira que sai do intercooler. Analisando bem, a pressão que está indo efetivamente para o coletor é a que vem após o intercooler, e não na saída da turbina, que não é a real que está indo para o motor.
Bem provável que a pressão pós intercooler seja maior, pois é um ar mais frio, consequentemente mais denso e com maior pressão.
Abs

SergioMedeiros
24/06/2013, 18:44
Pessoal, apenas enriquecendo o tópico, me deparei com um gotejamento de óleo na garagem, e que vinha da turbina. A princípio meu mecanico falou que era o retentor da turbina... levei em uma oficina especializada, onde já tentaram condenar a turbina e tal... conversando um pouco e comentando que fui lá por indicação, a conversa mudou e o mecanico tirou o cotovelo da entrada da turbina, constatando que o óleo era proveniente da entrada de ar, e não da lubrificação da turbina. Esse óleo estava passando pelo rotor, e um pouco indo para o intercooler e outro tanto para fora da turbina, o que causava o gotejamento em casa. No final das contas era filtro de ar sujo, fazendo com que o respiro do cárter jogasse mais óleo do que o normal para dentro do cano que sai do filtro de ar para a entrada da turbina.
Depois disso o carro parou de fumacear e ainda melhorou o rendimento. Isso que troco a cada 10.000Km... vou reduzir para 5.000Km!
ABs

Hugo4x4
24/06/2013, 19:29
Galera, boa tarde.

Esse final de semana instalei os relógios de RPM e pressão de turbo na Defender. Fiz a coleta da pressão na base da turbina, coloquei um T e mandei o fluxo de ar pra LDA e pro relógio.

Minha dúvida é, qual a pressão da turbina do Maxion 2.5? Vi em alguns lugares a informação de 0.9 e em outros a informação 1.15.

Pergunto isso pq posso levar o motor até 4.800 RPM e a pressão não passa de 0.9.

Abraços,

A pressão do turbo depende da posição do acelerador, para o motor Maxion, quando o acelerador está no fundo é de 1,15 ± 0,1 bar em qualquer rotação.

SergioMedeiros
24/06/2013, 20:20
Hugo, não é bem assim. Se a turbina fosse TGV, aí sim poderia ter pressão em baixa. Até 2.000RPM mais ou menos não temos turbina cheia nos 2.5 não.

Hugo4x4
24/06/2013, 21:58
Sergio

Anexo um vídeo feito na minha 110 na rodovia Washington Luiz. O manômetro do turbo está no canto esquerdo e o ponteiro quando na vertical superior indica 1,0 kg/cm². Como a rodovia é ondulada, ou seja sobe e desce, tratei de manter a mesma velocidade, observa que nas subidas o ponteiro passa um pouco a vertical, neste momento está com 1,15 kg/cm² e o pé no fundo, já na descida com a mesma velocidade e menos aceleração a pressão desce consideravelmente. A rapidez com que reage a turbina abaixo de 3000 rpm é impressionante, parece estar ligada mecanicamente ao acelerador, sabemos que não é assim. O que acontece como é uma turbina para responder nas baixas, ou seja pequena, pisando no acelerador enviando mais combustível, imediatamente temos mais gases de combustão que aceleram rapidamente a turbina. Na 110 não passo de 3000 rpm, afirmo que até estas rotações toda vez que piso a fundo o acelerador, a pressão lida no manômetro, que é a sentida pela bomba injetora, imediatamente sobe para 1,15 kg/cm².
Minha 110 está original.

http://youtu.be/8pradOfB9xk

carlosth
08/08/2013, 10:28
Amigos foristas,

Me ajudem aqui por favor.
O Cotovelo da minha Def110 começou a vazar óleo, pouco, mas tá vazando... Vou providenciar um novo cotovelo urgente entretanto enquanto resolve qual comprar, onde comprar e aguardar o mesmo chegar, gostaria de retirar tal cotovelo ali, limpar, trocar as braçadeiras e quam sabe inverter a posição das extremidades...

Posso fazer isso numa boa? Preciso realizar algum procedimento extra, algum cuidado adicional ou é só tirar a braçadeiras, limpar e recolocar no lugar???????

Abrassss

Luciano Valois
08/08/2013, 17:58
Carlos, vai sem medo, é só tirar as braçadeiras e retirar o cotovelo, aproveita e verifica como está o estado do cotovelo por dentro. Pode ser que nem precise trocar apenas apertar melhor a braçadeira.
Boa sorte.
Luciano.

Amigos foristas,

Me ajudem aqui por favor.
O Cotovelo da minha Def110 começou a vazar óleo, pouco, mas tá vazando... Vou providenciar um novo cotovelo urgente entretanto enquanto resolve qual comprar, onde comprar e aguardar o mesmo chegar, gostaria de retirar tal cotovelo ali, limpar, trocar as braçadeiras e quam sabe inverter a posição das extremidades...

Posso fazer isso numa boa? Preciso realizar algum procedimento extra, algum cuidado adicional ou é só tirar a braçadeiras, limpar e recolocar no lugar???????

Abrassss

Djalma Inoue
08/08/2013, 19:28
Carlos é isso ai como o Valois falou só que verifique se a mangueira esta ficado mole perdendo a resistência se tiver aconselho vc trocar logo pois, ei já fiquei na onça devido a esta mangueira, minha mangueira explodiu na subida da Serra das Araras e foi um parto para arrumar outra, sem contar a viagem até Santa Catarina sem turbina e quando encontrei paguei R$ 120,00, vc encontra na internet por R$ 60,00 e até menos.

carlosth
20/08/2013, 09:08
Opa moçada,

Olha eu aqui de novo... só dando o feedback do serviço.
fiz a limpeza lá na mangueira cotovelo... facim facim... :dance:

só descobrir um detalhe, o infeliz do mexânico que mexeu lá na última vez, ao coloca-la no lugar deixou a parte de baixo tipo que dobrar a borda criando um ponto de fuga de ar e acabou danificando uma das extremidades da mangueira... Já comprei duas novas e vou deixar uma dentro da VTR para possíveis problemas futuros.

Mas é isso... até que não tinha muito óleo não, achei que iria encontrar a situação mais feia por lá, mas estava meio que "normal" mesmo...

Abrasss

Waldmartins
20/08/2013, 11:11
Opa moçada,

Olha eu aqui de novo... só dando o feedback do serviço.
fiz a limpeza lá na mangueira cotovelo... facim facim... :dance:

só descobrir um detalhe, o infeliz do mexânico que mexeu lá na última vez, ao coloca-la no lugar deixou a parte de baixo tipo que dobrar a borda criando um ponto de fuga de ar e acabou danificando uma das extremidades da mangueira... Já comprei duas novas e vou deixar uma dentro da VTR para possíveis problemas futuros.

Mas é isso... até que não tinha muito óleo não, achei que iria encontrar a situação mais feia por lá, mas estava meio que "normal" mesmo...

Abrasss

Só de curiosidade...quem foi o último mexânico que mexeu?

Abs

Wald

carlosth
20/08/2013, 22:38
Fala Wald,

Não sei quem mexeu, mas ainda continuo levando na HP. Ainda não tenho o que reclamar pois como todos aqui já sabem, passei da fase de gastar mta grana com a VTR. Parece que os "ajustes" pos-aquisição terminaram e agora estou só nas perfumarias...

Ainda mais que lá eu negocio mta coisa e continuo levando algumas peças que compro pela internet...

Espero que continue assim e eu não perca a confiança depositada, senão estamos ferrados de oficinas né?!?!?
Abrasss

Waldmartins
20/08/2013, 23:10
Fala Wald,

Não sei quem mexeu, mas ainda continuo levando na HP. Ainda não tenho o que reclamar pois como todos aqui já sabem, passei da fase de gastar mta grana com a VTR. Parece que os "ajustes" pos-aquisição terminaram e agora estou só nas perfumarias...

Ainda mais que lá eu negocio mta coisa e continuo levando algumas peças que compro pela internet...

Espero que continue assim e eu não perca a confiança depositada, senão estamos ferrados de oficinas né?!?!?
Abrasss

Pois é Carlos,

infelizmente eu já perdi a confiança lá. De novo trocaram minha BV por uma paralela (e o Helio disse que ia colocar a original WABCO...afinal paguei R$ 1855,00 por ela)...Essa que colocaram custa R$ 870,00 na Bearmach lá do lado (eu averiguei). Mas ainda nem liguei pra ele e comentei. Vou chegar lá de "surpresa" e pedir o desconto porque na mesma Bearmach tem uma BV original recondicionada e tenho certeza de que se eu ligar reclamando antes de ir, ele vai pegar essa recondicionada e colocar no meu carro como se fosse nova...

Abs

Wald

Rodrigoelopes
20/08/2013, 23:11
Fala seus mão de graxa!!
Alguém já trocou todas essas mangueiras por tubos (inox ou alumínio) só usando aqueles toquinhos de mangueira de silicone??
Estou fazendo isso na minha mas tá phoda!! Se alguém já fez posta umas fotinhos aí pra inspirar a galera!!! Qdo tiver progressos por aki eu ponho!!
Abçs!

Will.pc
29/09/2013, 20:10
Ola amigos,
Minha defender 90 está meio fraquinha. Tipo: pede 4 ou 3ª marcha em qualquer ladeirinha mixuruca. Será que a turbina não está funcionando? Não entendo nada sobre isso, mas um motor como o hs 2.5 tcc não pode funcionar feito mercedez 608 maçarico. Peço ajuda dos amigos para que eu posso fazer um dignóstico.
Agradeço a todos.
Weliton

mizo92
29/09/2013, 22:40
Ola amigos,
Minha defender 90 está meio fraquinha. Tipo: pede 4 ou 3ª marcha em qualquer ladeirinha mixuruca. Será que a turbina não está funcionando? Não entendo nada sobre isso, mas um motor como o hs 2.5 tcc não pode funcionar feito mercedez 608 maçarico. Peço ajuda dos amigos para que eu posso fazer um dignóstico.
Agradeço a todos.
Weliton

entra na subida com motor mais cheio, o hs2.5 anda melhor em rotaçoes um pouco mais altas.

verifique o filtro de ar, se nao tá obstruido,a mangueira que vai pro turbo, a turbina.. etc

Will.pc
30/09/2013, 17:56
Valeu companheiro,vou bulinar nas coisas pra ver se acho algum defeito.

Waldmartins
11/11/2013, 12:22
galera, pra não abrir outro tópico, estou com um "problema" na minha VTR que acredito ser na turbina.

Seguinte, estou ouvindo um chiado (psssssssss...tipo isso) enquanto dirijo e às vezes ele some. Na hora que parei o carro na garagem e desliguei o mesmo com o capô aberto, pude notar que o barulho vem da turbina. É como se ela estivesse soprando e quando desligo o carro o barulho de sopro vai diminuindo até parar.

Isso é normal? Não notei nenhuma diferença na VTR (potencia, consumo, fumaça, etc...) só esse barulho que "apareceu" (ou sempre esteve lá e nunca tinha notado... :pensativo:

Abs

Wald

bello
11/11/2013, 15:10
galera, pra não abrir outro tópico, estou com um "problema" na minha VTR que acredito ser na turbina.

Seguinte, estou ouvindo um chiado (psssssssss...tipo isso) enquanto dirijo e às vezes ele some. Na hora que parei o carro na garagem e desliguei o mesmo com o capô aberto, pude notar que o barulho vem da turbina. É como se ela estivesse soprando e quando desligo o carro o barulho de sopro vai diminuindo até parar.

Isso é normal? Não notei nenhuma diferença na VTR (potencia, consumo, fumaça, etc...) só esse barulho que "apareceu" (ou sempre esteve lá e nunca tinha notado... :pensativo:

Abs

Wald

Veja se não tem um pequeno furo na mangueira em forma de cotovelo que sai da turbina para o intercooler. Costuma fazer este barulho se tem um pequeno furo. Se fosse grande vc perderia potência.....
Abs
Sergio

Waldmartins
11/11/2013, 21:56
Veja se não tem um pequeno furo na mangueira em forma de cotovelo que sai da turbina para o intercooler. Costuma fazer este barulho se tem um pequeno furo. Se fosse grande vc perderia potência.....
Abs
Sergio

Então tem que ser bem pequeno mesmo. Passei a mão e não vi nada... vou tentar reanalisar pra ver se acho esse furo. Valeu!

Abs

Wald

bello
11/11/2013, 22:06
Então tem que ser bem pequeno mesmo. Passei a mão e não vi nada... vou tentar reanalisar pra ver se acho esse furo. Valeu!

Abs

Wald

Peça para alguem acelerar o carro e fique perto tentando ouvir de onde vem o barullho.
Abs
Sergio

Waldmartins
11/11/2013, 22:44
Peça para alguem acelerar o carro e fique perto tentando ouvir de onde vem o barullho.
Abs
Sergio

DESCOBRI!!!

Fiz o teste eu mesmo acelerando com a mão e observando a mangueira inchando e nada. Aí fui desligar a VTR e aquele mesmo PSSSSSSSSSSSSssss...

Aí fiquei ligando e desligando até descobrir que o barrulho vem do bico do vácuo que entra no servofreio! :pensativo: Vou eu tirar o bico que para o barulho. Agora é investigar pq esse barulho e onde está vazando esse vácuo. Por enquanto o freio tá bom...

Valeu Sergio!

Abs

Wald

CGAUER
11/11/2013, 23:02
Procure por trincas perto da base onde vai parafusado cilindro mestre junto a panela do servo-freio...

Aconteceu com 100% dos Defender que tive...

Basta colocar um pouco de silicone preto e pronto.

Abs

Clemente

DESCOBRI!!!

Fiz o teste eu mesmo acelerando com a mão e observando a mangueira inchando e nada. Aí fui desligar a VTR e aquele mesmo PSSSSSSSSSSSSssss...

Aí fiquei ligando e desligando até descobrir que o barrulho vem do bico do vácuo que entra no servofreio! :pensativo: Vou eu tirar o bico que para o barulho. Agora é investigar pq esse barulho e onde está vazando esse vácuo. Por enquanto o freio tá bom...

Valeu Sergio!

Abs

Wald

mizo92
11/11/2013, 23:14
DESCOBRI!!!

Valeu Sergio!

Abs

Wald

tinha quase certeza q era o vácuo.. rsrs pra ser a mangueira da turbina, normalmente se percebe quando se eleva a pressão, e quando desliga o carro não tem pressao, e nao teria por quê fazer barulho de vazamento com motor parado...

Waldmartins
11/11/2013, 23:21
Procure por trincas perto da base onde vai parafusado cilindro mestre junto a panela do servo-freio...

Aconteceu com 100% dos Defender que tive...

Basta colocar um pouco de silicone preto e pronto.

Abs

Clemente

Valeu Clemente. Ali eu já tinha mandado silicone preto mas parece que não foi o suficiente.

Olhei lá agora e vi que o vazamento vem (aparentemente) do parafuso debaixo, mas parece que é entre a chapa e o parafuso. Será que tá pra tirar os parafusos de fixação do cilindro mestre e sacar o cilindro mestre sem problemas ou é uma trabalheira danada pra fazer agora a noite...:karate:

Abs

Wald

Waldmartins
11/11/2013, 23:24
tinha quase certeza q era o vácuo.. rsrs pra ser a mangueira da turbina, normalmente se percebe quando se eleva a pressão, e quando desliga o carro não tem pressao, e nao teria por quê fazer barulho de vazamento com motor parado...

Pois é Sérgio. Eu já tinha notado esse barulho já tem umas duas semanas. Hoje que passou a me incomodar mais e fui olhar de perto. Achei estranho ser turbina pelos motivos que falou, mas ainda assim, achei melhor perguntar... :lol:

Minha namorada me mata se ouvir eu dizendo isso, mas tô amando esse carro por causa desses "mistérios" que aparecem do nada e tenho que ficar fuçando e investigando... :screwy:

Lá vou eu tentar ver se dar pra fazer um DIY nesse servofreio "furado"...

Abs

Wald

Denilsom
29/07/2014, 10:44
Colegas é normal escutar tipo um assovio vindo da turbina no snorkel da minha defender que é do lado do motorista quando esta a mais em 120 km por hora ,notei isso em uma viagem quando acelera ate no fundo faz isso . grato

aflauzino
19/12/2014, 17:02
Amigos, estou aqui sofrendo com o sistema da turbina. Troquei o cotovelo por um de silicone e ate ai tudo bem. Na mesma semana um eletrico trocou meu alternador (proximo). e saindo de la quando o motor ``enche`` e a turbina deveria àbri`escuto o pssssssss... e um poco de fraqueza. Vi que a mangueira inferior do intercooler (que vai ligada no cano da turbina) tinha um rasgo. Pedi uma original allmakes mas ela veio 1 dedo quase menor que a que estava montada. Mesmo muito dificil consegui encaixar e passar a abracadeira mas me parece vazando ainda, tvz por ficar mto proxima a saida do cano. Sera que nao consigo uma mangueira dessa com medidas maiores ou o ar poderia estar vazando em outro lugar.

Meccano
19/12/2014, 17:24
Não se aperreie com isso não, compra uma mangueira de igual -diametro- e corte na medida.
Abss!

aflauzino
23/12/2014, 12:50
Não se aperreie com isso não, compra uma mangueira de igual -diametro- e corte na medida.
Abss!

obrigado meccano, estava desconfiado mesmo que devia ter feito isso desde o inicio. por fim nesse fds acabei conseguindo encaixar a mangueira da ``allmakes`` mas ela custa entrar 1cm no cano em breve posso ter problemas. Comprarei uma mangueira maior e colocarei com duas abracadeiras.

fcover
10/08/2015, 23:09
Alguém sabe se essas mangueiras estão ligadas corretamente
A mangueira preta lisa que estou segurando foto 1 esta ligada com a foto 3 que tbm estou segurando
A foto 2 a mangueira sai do turbo e entra no motor
A foto 4 está meio ruim, mas no final do motor não tem nenhuma mangueira ligada
Esta correto??? Falta alguma ligação? ?

FabioDefender
19/03/2016, 17:49
pensando em dar upgrade na potencia da minha defender e nao gosto de muitas gambiarras, me deparei com isso:

Uprated Billet Hybrid Turbo CHRA 452055- Land Rover Defender Discovery Cartridge | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/Uprated-Billet-Hybrid-Turbo-CHRA-452055-Land-Rover-Defender-Discovery-Cartridge-/391230259052?hash=item5b1723ff6c:g:icEAAOSw3ydV1LJ 2)

resumindo, é o miolo da turbina só que tgv para defender com motor maxion e turbina t250, segundo fabricante, o motor vai encher 500 rpm antes e pressao da turbina pode chegar em 1,5 bar... tudo isso por uns 1.300,00 reais

Fenrir
25/03/2016, 10:41
pensando em dar upgrade na potencia da minha defender e nao gosto de muitas gambiarras, me deparei com isso:

Uprated Billet Hybrid Turbo CHRA 452055- Land Rover Defender Discovery Cartridge | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/Uprated-Billet-Hybrid-Turbo-CHRA-452055-Land-Rover-Defender-Discovery-Cartridge-/391230259052?hash=item5b1723ff6c:g:icEAAOSw3ydV1LJ 2)

resumindo, é o miolo da turbina só que tgv para defender com motor maxion e turbina t250, segundo fabricante, o motor vai encher 500 rpm antes e pressao da turbina pode chegar em 1,5 bar... tudo isso por uns 1.300,00 reais

Parece ser bem interessante essa proposta Fabio! Caso venha realizar esse upgrade, deixe um feedback para nós!

rjoliveira
12/10/2016, 22:05
Olá Galera,

Vcs indicam algum local pra comprar/instalar manômetro do turbo e temperatura?

Abs