Conectar

Ver Versão Completa : Pajero V6, consumo Oleo e Gasolina

wdoc
29/08/2008, 18:33
Pessoal

Meu amigo da mit disse que as Pajero V6 (a minha por exemplo) bebe o que bebe na cidade 6,5 por um unico motivo. Folga nas valvulas de admissao, e que sol resolve trocando o que ficaria bem acima de R$ 5.000,00
Um paliativo é usar o Oleo Castrol Alta Km que faz uma pseudo vedação nas valvulas e o motor fica mais justo, porem bebendo menos, inclusive oleo.....
Alguem ai tem noção ou chegou a fazer o motor 3.0 ou 3.5, queria ter uma nocao do $$$$$.

n0gs
01/09/2008, 17:11
Pessoal

Meu amigo da mit disse que as Pajero V6 (a minha por exemplo) bebe o que bebe na cidade 6,5 por um unico motivo. Folga nas valvulas de admissao, e que sol resolve trocando o que ficaria bem acima de R$ 5.000,00
Um paliativo é usar o Oleo Castrol Alta Km que faz uma pseudo vedação nas valvulas e o motor fica mais justo, porem bebendo menos, inclusive oleo.....
Alguem ai tem noção ou chegou a fazer o motor 3.0 ou 3.5, queria ter uma nocao do $$$$$.

absolutamente normal o consumo da sua viatura amigo... trocar valvula de admissão não vai fazer o seu carro consumir menos combustível, o consumo da minha com pneus 33 fica algo em torno de 5-5,5 na cidade e de 7-7,5 na estrada...

Óleo de alta km é para quando a sua viatura começar a consumir muito óleo, daí sim, vc pode começar a pensar em abrir o motor...

se for trocar só valvulas de admissão, para a 3000 deve sair por +- 3000 latinhas, comprando tudo no brasil... para 3500 saí bem mais caro, só não sei quanto...

ABS

wdoc
03/09/2008, 21:46
Ate acho que o consumo de gasolina ta otimo, antes da manutencao fazia 4,5.... ARGH. Agora a sua com os 33 realmente bebe um pouco mais, com pneus AT 50/50 teria media bem melhores.
QUanto a valvula nem sonho em abrir pois a facada sera mais de 10.000, so adotei o oleo Alta Km pois tem um vedante que diminui o consumo de oleo, nao quer dizer que parou de sumir o oleo, agora esta na faixa de 1L a cada 2.500 km que antes no Magnatec era 1l/1000 km.
Alem do que ja vi relatos aqui no Forum mesmo que pessoas que fizeram o motor 2 vezes e nao melhorou o consumo de oleo, logo ainda estou em duvida para onde ele vai....

n0gs
03/09/2008, 22:52
Ate acho que o consumo de gasolina ta otimo, antes da manutencao fazia 4,5.... ARGH. Agora a sua com os 33 realmente bebe um pouco mais, com pneus AT 50/50 teria media bem melhores.
QUanto a valvula nem sonho em abrir pois a facada sera mais de 10.000, so adotei o oleo Alta Km pois tem um vedante que diminui o consumo de oleo, nao quer dizer que parou de sumir o oleo, agora esta na faixa de 1L a cada 2.500 km que antes no Magnatec era 1l/1000 km.
Alem do que ja vi relatos aqui no Forum mesmo que pessoas que fizeram o motor 2 vezes e nao melhorou o consumo de oleo, logo ainda estou em duvida para onde ele vai....

não é que o óleo de alta km tem um vedante, ele é apenas mais viscoso que os demais, agora que vc está usando este tipo de óleo, vai até o fim, não volta pra óleo normal não, os componentes do motor se ajustam à viscosidade do óleo e se vc passar de um óleo mais viscoso para um menos viscoso, pode haver danos nos componentes...

ABS

wdoc
04/09/2008, 00:02
Nogs

Do site castrol, e no meu caso consumo de oleo, acho que justifica, certo?

Principais Benefícios
· Menor consumo: A exclusiva viscosidade de GTX Alta Quilometragem proporciona melhor vedação das folgas do motor, diminuindo o consumo de óleo lubrificante.
· Aditivação: Sua fórmula aditivada especialmente desenvolvida para carros com alta quilometragem dispensa o uso de aditivos complementares.
· Potência: Castrol GTX Alta Quilometragem reduz a perda de pressão do pistão, maximizando a perda de pressão do motor.
· Evaporação: Castrol GTX Alta Quilometragem possui uma menor perda por evaporação no motor, quando comparado aos principais concorrentes do mercado (veja testes de desempenho ao lado

wdoc
04/09/2008, 00:37
Achei a especificação dele e dos Lubrax

Castrol GTX Alta Km 25W60
API SL
Densidade 20/4o.C 0,895
Viscosidade a 40oC - 249,5
Viscosidade a 100oC - 23,00
Indice de viscosidade 117

Lubrax SJ 20W50
API SJ
Densidade 20/4o.C 0,8846
Viscosidade a 40oC - 183,7
Viscosidade a 100oC - 20,80
Indice de viscosidade 134

Lubrax Alta Rodagem 25W50
API SJ
Densidade 20/4o.C 0,8923
Viscosidade a 40oC - 179
Viscosidade a 100oC - 18,8
Indice de viscosidade 118

Agora como interpretar corretamente isso? O Alta km da castrol e da Lubrax sao quase identicos, apenas muda o 50 contra 60 mas nos numeros poucos coisa.
A que temperatura um motor funciona normalmente? Sei que o radiador dispara a ventoinha acima de 90o.C mas nao sei a quantas anda o motor. Suponho que seja a 100oC (pelo oleo) logo a diferenca entre a viscosidade seria bem grande entre Lubrax e Castrol.

Voltar para o Lubrax Alta Rodagem seria ruim ? Mesmo fazendo um flush? Pois sustentar ela com Magnatec nao da nao, mas se for para refazer o motor por causa do oleo ai o papo é outro.....

n0gs
04/09/2008, 09:51
Achei a especificação dele e dos Lubrax

Castrol GTX Alta Km 25W60
API SL
Densidade 20/4o.C 0,895
Viscosidade a 40oC - 249,5
Viscosidade a 100oC - 23,00
Indice de viscosidade 117

Lubrax SJ 20W50
API SJ
Densidade 20/4o.C 0,8846
Viscosidade a 40oC - 183,7
Viscosidade a 100oC - 20,80
Indice de viscosidade 134

Lubrax Alta Rodagem 25W50
API SJ
Densidade 20/4o.C 0,8923
Viscosidade a 40oC - 179
Viscosidade a 100oC - 18,8
Indice de viscosidade 118

Agora como interpretar corretamente isso? O Alta km da castrol e da Lubrax sao quase identicos, apenas muda o 50 contra 60 mas nos numeros poucos coisa.
A que temperatura um motor funciona normalmente? Sei que o radiador dispara a ventoinha acima de 90o.C mas nao sei a quantas anda o motor. Suponho que seja a 100oC (pelo oleo) logo a diferenca entre a viscosidade seria bem grande entre Lubrax e Castrol.

Voltar para o Lubrax Alta Rodagem seria ruim ? Mesmo fazendo um flush? Pois sustentar ela com Magnatec nao da nao, mas se for para refazer o motor por causa do oleo ai o papo é outro.....

Cara, eu particularmante acho que voltar para o lubrax seria ruim, é só comparar os números, os números do Castrol são maiores, logo, ele é mais viscoso, pode ser que vc volte para o lubrax e não aconteça nada, porém, acredito que ao longo prazo, possa acarretar em algum problema...
agora, uma coisa é fato, não volte para os óleos que não são de alta km...

agora à respeito de consumo de óleo, não tenho um parametro confiável, gostaria de saber qual o consumo de óleo destes motores 3000 e 3500 ainda novos... aí sim teria um baseline para comparar, pelo que vejo por aí, 1L/1000km tá dentro da média...

ABS

wdoc
07/09/2008, 12:15
Nogs

Voce esta certo, conversei com o meu amigo da Mit e ele disse a mesma coisa, voltar seria uma PESSIMA ideia, vou ficar mesmo com o Castrol Alta Km.
Fico pensando, se fizer um flushing poderia trocar o oleo? (apenas pensando....)

n0gs
07/09/2008, 16:05
Nogs

Voce esta certo, conversei com o meu amigo da Mit e ele disse a mesma coisa, voltar seria uma PESSIMA ideia, vou ficar mesmo com o Castrol Alta Km.
Fico pensando, se fizer um flushing poderia trocar o oleo? (apenas pensando....)

memso com flush, voltar para óleo de baixa km não seria bom, agora mudar para o lubrax alta km pode até dar certo, ele é bem mais barato inclusive, porém, não tenho experiencia para lhe ajudar precisamente sobre esta questão, se quiser fazer a experiencia e ficar com o carro por pelo menos mais um ano, diz aí pra gente no que vai dar...

ABS

wdoc
07/09/2008, 16:55
O que mata é o risco, pois se der errado é um prejuizo de mais de 10.000

Ricardo_Moro
08/09/2008, 23:38
Apenas para acrescentar algo, peguei uma Pajero Sport 01 3.0 e o consumo parece que é esse mesmo... 1/1000.
Normalmente eu já estaria assustado, mas lendo esse topico fiquei mais tranquilo.

wdoc
08/09/2008, 23:50
Ricardo
Apenas tome cuidado com que oleo voce irá usar, escolha o mais adequado que hoje eu citaria em ordem de preferencia e FIQUE com ELE.

a) Castrol Magnatec 26.00/litro
b) BR Alta rodagem 12,50/litro 25W50
c) Castrol Alta km 12,50/litro - 25W60

Ricardo_Moro
11/09/2008, 20:18
Ricardo
Apenas tome cuidado com que oleo voce irá usar, escolha o mais adequado que hoje eu citaria em ordem de preferencia e FIQUE com ELE.

a) Castrol Magnatec 26.00/litro
b) BR Alta rodagem 12,50/litro 25W50
c) Castrol Alta km 12,50/litro - 25W60

Ok, obrigado!

wdoc
11/09/2008, 21:50
Pessoal

Alguem acha que a troca do oleo afetaria o consumo do carro?

Daniel RJ
13/09/2008, 00:18
Lendo este tópico fiquei com uma duvida.

o manual recomenda o Magnatec (sintético). Trocar pelo não sintético não poderá criar problemas. Dizem que a Pajero depois de 100000 tem de fazer cabeçote. isso Procede?
A minha é 3.5 e está com 114500 e está fazendo fumaça em marcha lenta. Devo usar o alta kilometragem. Qto tempo posso aguentar assim.
Terei de fazer o motor todo?

obrigado.

n0gs
13/09/2008, 04:10
Lendo este tópico fiquei com uma duvida.

o manual recomenda o Magnatec (sintético). Trocar pelo não sintético não poderá criar problemas. Dizem que a Pajero depois de 100000 tem de fazer cabeçote. isso Procede?

sim, procede, pelo menos não conheço uma que não precisou de fazer o cabeçote.

A minha é 3.5 e está com 114500 e está fazendo fumaça em marcha lenta. Devo usar o alta kilometragem. Qto tempo posso aguentar assim.
Terei de fazer o motor todo?

obrigado.

na minha opinião, usar o óleo de alta km pode até funcionar por um tempo, porém se existe algum problema dentro do seu motor, poderá ser agravado. Acho que vc deveria procurar um mecânico desde já, provavelmente não precisará fazer o motor todo, nem retificar nada, só trocar as juntas da parte superior + as juntas do cabeçote, isto se o restante estiver 100%, muito provavelmente terá de trocar alguma coisinha a mais...

estou importando peças, caso venha fazer o serviço, posso fazer uma cotação para vc... com certeza sairá muuuito mais em conta...

ABS

sayon
13/09/2008, 11:37
com toda a certeza vc tera que fazer o cabeçote. relamente como n0gs havia dito provavelmente vc precisara trocar algumas outras peças alem da retifica..como correias e fluidos novos.

Daniel RJ
13/09/2008, 13:47
Como pode um carro tão robusto como a pajero apresentar este tipo de problema. podem me dizer o que preciarei fazer no cabeçote. Vou ter que trocar juntas? valvulas? o que mais. Quanto devo gastar.

Faz a cotação para mim. Vou começar a me preparar.

Obrigado.

n0gs
13/09/2008, 22:07
Como pode um carro tão robusto como a pajero apresentar este tipo de problema. podem me dizer o que preciarei fazer no cabeçote. Vou ter que trocar juntas? valvulas? o que mais. Quanto devo gastar.

Faz a cotação para mim. Vou começar a me preparar.

Obrigado.

fala Daniel!

cara, eu já me fiz a mesma pergunta, porém é fato, existe esse problema no motor da pajero gasolina, tem que abrir depois dos 100.000...

resumindo, o que precisará fazer, é trocar as juntas, retentores de válvulas e outras cositas mas...
Se for comprar as peças aqui no brasil, eu vou chutar aí, que vc deve gastar de peças no mínimo uns 3000 reais (To jogando baixo)...

referente ao preço de peças, provavelmente consigo as peças por um preço bem melhor...

não tenho como cotar antes de vc abrir o motor, abre o motor e me fala o que vc vai precisar ok?

ABS

buchmann
14/09/2008, 17:19
Bom.. .a minha esta com 140mil e o motor esta redondo ainda.. passou já 40% daquilo que vcs estão falando (100mil)..

só uma pergunta.. o carro vcs compraram zero ou pegaram já com um quilometragem em torno de 80 a 90 mil ???

Não se esqueçam que normalmente o povo volta o hodômetro para dizer que o carro é pouco rodado.. fizeram isso com com o carro do meu irmão.. pegou um carro novo na consecionaria VW , o carro dele estava inteiro, só que com 175mil.. baixaram para 75mil..

Infelizmente é uma pratica normal no nosso querido Brasil.. :(

buchmann
14/09/2008, 17:22
Ah.. já ia me esquecendo.. a minha Pajero baixou o óleo somente essa vez.. e foi somente um pouco, cerca 0.5 litros para 4mil km.. muito menos que um motor da Fiat zero... hehehehe

n0gs
15/09/2008, 01:35
Bom.. .a minha esta com 140mil e o motor esta redondo ainda.. passou já 40% daquilo que vcs estão falando (100mil)..

só uma pergunta.. o carro vcs compraram zero ou pegaram já com um quilometragem em torno de 80 a 90 mil ???

Não se esqueçam que normalmente o povo volta o hodômetro para dizer que o carro é pouco rodado.. fizeram isso com com o carro do meu irmão.. pegou um carro novo na consecionaria VW , o carro dele estava inteiro, só que com 175mil.. baixaram para 75mil..

Infelizmente é uma pratica normal no nosso querido Brasil.. :(

na realidade, a grande maioria passa dos 100.000, já vi ter caso de fazer o cabeçote com 80.000, mais de 200.000 passa não....

STEFANINI
18/09/2008, 11:26
Bom dia, rapaziada. Estava lendo os depoimentos de vcs e levei um susto. Não sou trilheiro, nem lameiro, mas tenho inveja de quem é...... Tenho uma Pajero GLX B 3.0 98/98, completamente inteira, nunca viu terra. O que me surpreendeu muito foi saber que a de vcs não é econômica. A minha faz, brincando 7,5 Km/l. Com ar ligado direto ela faz 7,1, com o pé pesado e ar ela faz 6,9, 6,8. Não consome nada de óleo. Uso o Magnatec, recomendado por meu mecânico e tive a prova da utilidade do óleo, porque há pouco tempo troquei os retentores de vávulas e ele me disse que as paredes estavam como um motor de 20.000, novinho. Acontece que esse óleo gruda nas paredes e protege. Não baixa óleo e é econômica. Será que dei sorte ou é por causa do uso apenas urbano? Um abraço a todos, MS.

sayon
18/09/2008, 22:21
cacete a minha faz 4,5 5.. na cidade...so uso magnatec...meu pe eh bastante pesado mas mesmo assim quando quero pegar leve o consumo nao melhora mto mais q isso..tem muitos fatores q influenciam no consumo...como pneus e calibragem....bateria...cabos e velas..

Ricardo_Moro
22/09/2008, 12:06
na realidade, a grande maioria passa dos 100.000, já vi ter caso de fazer o cabeçote com 80.000, mais de 200.000 passa não....

Olá,
Comprei a minha Sport 00/01 V6 agora com 130000km (não sei se original...), será que tenho que mandar abrir o motor para ver se tá tudo bem? o consumo tá por volta de 6km/l.
Valeu!!

n0gs
22/09/2008, 14:20
Olá,
Comprei a minha Sport 00/01 V6 agora com 130000km (não sei se original...), será que tenho que mandar abrir o motor para ver se tá tudo bem? o consumo tá por volta de 6km/l.
Valeu!!

Não!! o consumo tá absolutamente normal, é isso aí mesmo... pode melhorar alguma coisa se vc regular o ponto, trocar cabos de velas e velas, mas não manda abrir motor por causa disso não!!

abrir motor só se estiver queimando muito oleo, saindo fumaça azul, fazendo barulho e etc...

davidss6
22/09/2008, 15:32
essa km de 100.000 é uma durabilidade um pouco baixa pra um motor de baixa rotação... :pensativo::pensativo: Alguem saberia dizer os motivos? Será que é alguma falha no projeto??

n0gs
22/09/2008, 16:47
essa km de 100.000 é uma durabilidade um pouco baixa pra um motor de baixa rotação... :pensativo::pensativo: Alguem saberia dizer os motivos? Será que é alguma falha no projeto??

somente ressaltando, o que estraga são normalmente os retentores de valvulas, tuchos e valvulas, se o tucho ficar travado por algum tempo, pode danificar também o seu eixo do comando, ou eixos dos comandos no caso da 3500... nem pega retifica, é só trocar e boa...

só que ao abrir o motor, o ideal é que troque os anéis dos pistões, casquilhos, daí tem que descarbonizar os bichinhos, mandar cabeçote pra retifica, comprar um kitizinho de juntas básico que custa um absurdo aqui no brasil e ter sorte de achar um mecânico que não queira assassinar a sua conta bancária (que é o meu caso, pos não sou milionário)....
hehehehe

wdoc
29/09/2008, 07:58
3.500 99 AT fez media de 7,6 na ida para o MMS floripa e 8,4 na volta, pneus AT, media 100km (chovia muito) sem usar quickdown.
Quanto ao oleo Castrol Alta KM na ida 0,5 litro e na volta (acho mais pelo uso da reduzida e as alta rotacoes ) + 0,5 litro.
Gostei do oleo e as medias estao muitos boas.

superapple
03/01/2012, 06:38
Desenterrando o tópico, eu comprei a minha Pajero 2p, 3.0, com 80000 km. Hoje ela está com 82000km e eu coloquei 0,5l de óleo.

O óleo usado na última troca (feita pelo antigo dono) é 10W40 sintético, que eu usei para repor. Alguém sabe se é o óleo recomendado? Daqui a 2000km farei a próxima troca, qual óleo devo usar?

Consumo na cidade: 5km/l
Consumo da estrada (andando a 80km/h): 9km/l

Abraço,
Mário

Salazara
03/01/2012, 20:29
Desenterrando o tópico, eu comprei a minha Pajero 2p, 3.0, com 80000 km. Hoje ela está com 82000km e eu coloquei 0,5l de óleo.

O óleo usado na última troca (feita pelo antigo dono) é 10W40 sintético, que eu usei para repor. Alguém sabe se é o óleo recomendado? Daqui a 2000km farei a próxima troca, qual óleo devo usar?

Consumo na cidade: 5km/l
Consumo da estrada (andando a 80km/h): 9km/l

Abraço,
Mário

Olá Mário tenho uma Pajerinho V6 3000 - 98 - 133.000
Comprei há pouco tempo, está MUITO BOA, usei 10W40, após 3000km, abaixou quase 1L.
Não está fumando, sem vazamento e a potência normal.
No manual a MMC fala que é normal um "certo" consumo de óleo, não fala quanto.
Não penso que seja normal, mas o motor mais rodado, e tal, pode ser.
O fato é que acho que esta especificação está baixa para um motor deste com esta KM (confirmado pelo meu mecãnico), irei colocar um mais grosso na próxima troca.
Alguém tem alguma sugestão ou experiência?

Abraço,

André

superapple
03/01/2012, 20:54
Andre, obrigado pelo retorno. O meu mecânico também falou qe baixar um pouco é normal. Mas eu continuo tendo a duvida, a minha também nao parece estar queimando o óleo, estão como o óleo baixa? Será que é pela junta? O meu mecânico disse que se começar a baixar muito tem que trocar a junta ou apertar a mesma.

Alguém sabe qual é o óleo indicado para a gente? É o 10W40?

Abraço,
Mário