Conectar

Ver Versão Completa : Alerta quanto aos pneus, referente ao acidente do camarada Pontone, Grupo NivasGerais

JuniorScartezini
29/08/2008, 10:36
Como sabem o nosso amigo Pontone sofreu um acidente com seu Stalin
E-email de origem:

Estava vindo pra Para de minas por Pequi e stalin arrebentou os pneus
dianteiros. Eu estava a uns 60 por hora, fui parar no barranco e virei o
carro. Diagnostico pneus podres. Comprei pneus com roda achando que estavam
bons e eles estavam podres. To com luxacao na clavicula, algumas escoriacoes
e uma campanha politica pra dirigir.

a minha sorte que estava em estrada secundaria e nao na 262. Detalhe ... era
uma mg e o asfalto estava novinho.

agradeco ao dr. renato que me vendeu os pneus me garantindo que estavam
bons.

hasta.

cccpontone
niva stalin, bh

desculpem a falta de acento uma vez que estou digitando com uma mao.Camarada Pontone,

estimo pela sua melhora, sou novo no grupo, só quem já capotou um carro sabe como é violenta essa experiência, mas de alguma coisa serviu, pena que você teve seus prejuízos físicos, morais e financeiros, mas foi muito bom esse seu relato para abrir os olhos, isso alertar, aqueles que estão comprando pneus usados, não só comprando, mas principalmente os que estão vendendo, claro, nem todo mundo sabe que os pneus têm prazo de validade, são perecíveis, parece até uma piada mas é verdade.
Embora seja um assunto muito controverso, os fabricantes alertam para isto.

"Os fabricantes informam um prazo de validade de cinco anos para os pneus. Após esse período, em média, começa a degradação da borracha e as condições de desempenho e segurança já não são as mesmas.
Naturalmente, o pneu que passou três anos guardado como estepe (em geral dentro do porta-malas, ou no cofre do motor como é no niva) não foi submetido a esforços e variações de temperatura e umidade acentuados como aquele usado na rodagem. Assim, não há risco em colocar em uso seu atual estepe em conjunto a três pneus novos. Apenas se lembre de que o ideal é que esse pneu seja substituído, ou volte a posição de estepe.
Como pneu tem validade de cinco anos, o motorista deve incluir o estepe no rodízio, para evitar que seu prazo vença. E se a validade estiver vencida, quando o motorista precisar dele ou se lembrar de que ele existe, não vai mais poder usá-lo, porque a borracha já estará ressecada. O estepe também pode ser incluído na primeira troca de pneus de um carro zero, se ele for da mesma medida dos outros quatro, reduzindo os gastos do motorista. Ou seja, em vez de trocar dois (os pneus devem ser trocados pelo menos aos pares, do mesmo eixo) ou quatro pneus, ele vai gastar com a compra de um ou três pneus novos. (texto extraído da internet)"

Como verificar a data de fabricação? Está marcada na lateral do pneu com o código DOT. Exemplo: DOT 4792 significa que o mesmo foi fabricado na semana 47 de 1992, para os fabricados de 2000 pra cá, DOT 340, semana 34 de 2000, e aí por diante, tem aqueles que dizem que é um mito, informando que o pneu possui período de fabricação estampado no seu flanco. Se for estocado de maneira correta não existe fim de vida útil por conta da validade.
Mas quem quer correr esse risco? Temos um exemplo em nosso grupo, infelizmente mas temos, ah de se considerar.
Um grande abraço à todos e votos de superação ao amigo Pontone, força!!!

Junior Scartezini - Öo\XXX/oÖ
Sobradinho - DF
Niva 90/91 - Bob Esponja (amarelo chumaqui)
juniorscartezini@hotmail.com
http://nivadoscartezini.blogspot.com/

Baré
29/08/2008, 11:04
Considerando então q o meu Niva é 1994 e o meu estepe é original Russo, em janeiro ele fará 15 anos e passará pelo terceiro vencimento????

Mas ele está tão bonitinho lá dentro do cofre do motor, zeradinho... rsrsrs

O Phoda é arrumar outro pneu q de para colocar ali dentro.

[ ]´s
Baré

Soldier
29/08/2008, 11:11
Considerando então q o meu Niva é 1994 e o meu estepe é original Russo, em janeiro ele fará 15 anos e passará pelo terceiro vencimento????

Mas ele está tão bonitinho lá dentro do cofre do motor, zeradinho... rsrsrs

O Phoda é arrumar outro pneu q de para colocar ali dentro.

[ ]´s
Baré

Já sabia dessa da validade... e estou na mesma situação... meu estepe tb é russo :rolleyes:

[]s :concordo:

JuniorScartezini
29/08/2008, 11:21
Já sabia dessa da validade... e estou na mesma situação... meu estepe tb é russo :rolleyes:

Acho que a maioria esta nessa situação, o meu tbm é made in CCCP, huahuahuahuahua.
Abraços

Prieto 4x4
29/08/2008, 12:43
Compensa comprar um "pneuzinho" novo e substituir o original, apesar de ser bacana ficar mostrando as inscrições CCCP para os "curiosos".

Já imaginaram a situação de estar em uma estrada deserta à noite (ou qualquer outro lugar de difícil acesso), o pneu furar, ir pegar o estepe e este estar vazio???
Isto pra não colocar a situação de estar em alta velocidade (incríveis 90Km/h) e este estourar....

Questão de segurança.
Acho que tem vários pneus que cabem no cofre do motor.

abs

Cesar

Izzi
29/08/2008, 12:49
Então pessoal... Eu sou neurótico com pneus.
Quando comecei a andar de moto (estudante, duro e sem juizo) meu pai me deu uma única dica: NUNCA compre pneu barato. Pneus são as únicas coisas que te mantém sobre a moto.
E no carro não é diferente. Fico doente de ver esses pneus "marca barbante" sendo vendidos em hipermercados e montados na borracharia da esquina.
Já sofri VÁRIOS acidentes de carro e mais um tanto que passaram perto e sei da importância da boa manutenção do veículo que vc está usando.
Quando comprei o Kalashnikov eu sabia que ia enfiar a mão no bolso com força. De cara já comprei 4 pneus Pirelli (eu só uso Pirelli desde criança nas minhas bikes) pra caminhão leve pra usar na cidade e quardei os lameiros pra "ocasiões especiais". Quanto aos estepes, prefiro não usá-los nas trocas. Afinal, se vc usar o seu estepe na substituição, vc vai rodar com um pneu BEM mais velho que os demais.

Bom, que o Pontone se recupere e fique bem e que esteja em breve se enfiando nas trilhas por ai...

Abraço!

GARCIA/SP
29/08/2008, 14:52
Compensa comprar um "pneuzinho" novo e substituir o original, apesar de ser bacana ficar mostrando as inscrições CCCP para os "curiosos".

Já imaginaram a situação de estar em uma estrada deserta à noite (ou qualquer outro lugar de difícil acesso), o pneu furar, ir pegar o estepe e este estar vazio???
Isto pra não colocar a situação de estar em alta velocidade (incríveis 90Km/h) e este estourar....

Questão de segurança.
Acho que tem vários pneus que cabem no cofre do motor.

abs

Cesar

Concordo. Meu estepe original, russo, está pendurado na parede da sala...até ficou legal.
Uso, atualmente, um maggion. Esse aí da foto...

maanunes
29/08/2008, 15:31
Pena não fabricarem esses magion. Para colocar o cofre do motor tá difícil arrumar um que caiba ali.
[]s

jorgeffn
29/08/2008, 19:15
Vish... preciso então trocar meus pneus... quando comprei o Brutus eles estava com pneus carecas... aí devido a falta de grana e a vontade de rodar acabei comprando 4 pneus usados.... e aparentemente estão bem ressacados... vou tentar resolver isso o mais breve possível

offroad
29/08/2008, 19:58
amigos.

pneus, amortecedor, freio..... nao se compra usado e mesmo assim desconfie qdo eh barato.
se nao depois, sai caro.

1o. seguranca depois diversao :concordo:

Paulo Sérgio
29/08/2008, 20:55
Senhores:

Alem dos Magigons, qual mais cabem na roda original e dentro do cofre???

Melhoras ao Pantone, UAI!

BACALHAU
01/09/2008, 01:32
...
Naturalmente, o pneu que passou três anos guardado como estepe (em geral dentro do porta-malas, ou no cofre do motor como é no niva) não foi submetido a esforços e variações de temperatura e umidade acentuados como aquele usado na rodagem. Assim, não há risco em colocar em uso seu atual estepe em conjunto a três pneus novos. Apenas se lembre de que o ideal é que esse pneu seja substituído, ou volte a posição de estepe.
Como pneu tem validade de cinco anos, o motorista deve incluir o estepe no rodízio, para evitar que seu prazo vença. E se a validade estiver vencida, quando o motorista precisar dele ou se lembrar de que ele existe, não vai mais poder usá-lo, porque a borracha já estará ressecada.
...

Sobradinho - DF

O estepe da minha Quantum EXPLODIU dentro do seu local de armazenamento, ou seja, dentro do porta malas, longe de qualquer fonte de calor (motor, ecapamento). E não foi durante uma calibragem ou uso. Sozinho, à toa, sem ninguém mexendo.
Acredito que devido ao ressecamento da borracha devido ao clima daqui do sertão.
Até então, nunca tinha vista nada parecido, mas o borracheiro me falou que é comum. :shock:

Girti
01/09/2008, 18:19
O estepe da minha Quantum EXPLODIU dentro do seu local de armazenamento, ou seja, dentro do porta malas, longe de qualquer fonte de calor (motor, ecapamento). E não foi durante uma calibragem ou uso. Sozinho, à toa, sem ninguém mexendo.
Acredito que devido ao ressecamento da borracha devido ao clima daqui do sertão.
Até então, nunca tinha vista nada parecido, mas o borracheiro me falou que é comum. :shock:

Bacalhau, pelo jeito, o seu borracheiro está certo, lembra do tópico abaixo, iniciado por mim?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39474
.

BACALHAU
01/09/2008, 21:22
Bacalhau, pelo jeito, o seu borracheiro está certo, lembra do tópico abaixo, iniciado por mim?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39474
.

Certo Gil, mas o seu pneu estava dentro do cofre do motor: calor intenso, vapores de combustível, etc.
O que eu nunca imaginei é que pudesse acontecer isso com o estepe dentro do habitáculo do veículo (no caso da Quantum). E o meu não tinha 10 anos de uso. Estava rodando até pouco mais de um ano antes de fazer BUUM.

Dantas Guedes
05/09/2008, 20:36
Então pneus do Geninho e outros recapeadores sem chance?:pensativo:

shuther4x4
06/09/2008, 18:55

Fala isso não, senão eu choro!!!!!!! Nem montei os meus ainda!!!!:(

Girti
06/09/2008, 20:00

Eles costumam trabalhar com pneus que têm menos de 5 anos da data de fabricação

Flugêncio
06/09/2008, 20:35
Como sabem o nosso amigo Pontone sofreu um acidente com seu Stalin
E-email de origem:

Camarada Pontone,

estimo pela sua melhora, sou novo no grupo, só quem já capotou um carro sabe como é violenta essa experiência, mas de alguma coisa serviu, pena que você teve seus prejuízos físicos, morais e financeiros, mas foi muito bom esse seu relato para abrir os olhos, isso alertar, aqueles que estão comprando pneus usados, não só comprando, mas principalmente os que estão vendendo, claro, nem todo mundo sabe que os pneus têm prazo de validade, são perecíveis, parece até uma piada mas é verdade.
Embora seja um assunto muito controverso, os fabricantes alertam para isto.

"Os fabricantes informam um prazo de validade de cinco anos para os pneus. Após esse período, em média, começa a degradação da borracha e as condições de desempenho e segurança já não são as mesmas.
Como pneu tem validade de cinco anos, o motorista deve incluir o estepe no rodízio, para evitar que seu prazo vença. E se a validade estiver vencida, quando o motorista precisar dele ou se lembrar de que ele existe, não vai mais poder usá-lo, porque a borracha já estará ressecada. O estepe também pode ser incluído na primeira troca de pneus de um carro zero, se ele for da mesma medida dos outros quatro, reduzindo os gastos do motorista. Ou seja, em vez de trocar dois (os pneus devem ser trocados pelo menos aos pares, do mesmo eixo) ou quatro pneus, ele vai gastar com a compra de um ou três pneus novos. (texto extraído da internet)"

Como verificar a data de fabricação? Está marcada na lateral do pneu com o código DOT. Exemplo: DOT 4792 significa que o mesmo foi fabricado na semana 47 de 1992, para os fabricados de 2000 pra cá, DOT 340, semana 34 de 2000, e aí por diante, tem aqueles que dizem que é um mito, informando que o pneu possui período de fabricação estampado no seu flanco. Se for estocado de maneira correta não existe fim de vida útil por conta da validade.
Mas quem quer correr esse risco? Temos um exemplo em nosso grupo, infelizmente mas temos, ah de se considerar.
Um grande abraço à todos e votos de superação ao amigo Pontone, força!!!

Sobradinho - DF

Até agora não sabemos qual foi a cinemática do acidente. Estourou um primeiro, outro depois? estouraram os dois ao mesmo tempo?
Tem fotos do Niva capotado?
Sei não...

Soldier
08/09/2008, 10:11
Eles costumam trabalhar com pneus que têm menos de 5 anos da data de fabricação

Pode ser... mas certamente com um prazo e resistencia menores que de um pneu novo... apesar da vantagem ecológica e economica dos recapados, eu sempre questionei essa opção... a gente não tem o histórico do pneu que estamos comprando... não sabemos a que esforços ele foi submetido antes (e nem a empresa que faz o recapeamento tem como saber, independente de qual seja) e poucos sequer conhecem a existencia da validade... que dirá verificar... :rolleyes: O recapeamento pode ter sido excelente... mas e a estrutura do pneu :pensativo:... o que garante sua estabilidade e resistencia a esforços :?: :putz:

Eu jamais colocaria uma "pastilha de freio" remanufaturada (se é que isso existe :mrgreen:) e não faria isso com nenhum outro ítem de segurança... a menos que fosse usar o carro somente pra ir ao mercado... e o mercado fosse a dois quarteirões de casa... rsrsrs :mrgreen:

Girti
08/09/2008, 10:49
Pode ser... mas certamente com um prazo e resistencia menores que de um pneu novo... apesar da vantagem ecológica e economica dos recapados, eu sempre questionei essa opção... a gente não tem o histórico do pneu que estamos comprando... não sabemos a que esforços ele foi submetido antes (e nem a empresa que faz o recapeamento tem como saber, independente de qual seja) e poucos sequer conhecem a existencia da validade... que dirá verificar... :rolleyes: O recapeamento pode ter sido excelente... mas e a estrutura do pneu :pensativo:... o que garante sua estabilidade e resistencia a esforços :?: :putz:

Eu jamais colocaria uma "pastilha de freio" remanufaturada (se é que isso existe :mrgreen:) e não faria isso com nenhum outro ítem de segurança... a menos que fosse usar o carro somente pra ir ao mercado... e o mercado fosse a dois quarteirões de casa... rsrsrs :mrgreen:

Concordo em gênero, número e grau com você, por mais bem feito que seja o serviço de remanufaturamento, não sabemos do passado de um pneu desses, acho que só é válido para uso específico em trilhas ou percursos em baixa velocidade, onde um problema inesperado com o pneu não poderá trazer conseqüências mais sérias.

Prieto 4x4
08/09/2008, 11:41
Concordo em gênero, número e grau com você, por mais bem feito que seja o serviço de remanufaturamento, não sabemos do passado de um pneu desses, acho que só é válido para uso específico em trilhas ou percursos em baixa velocidade, onde um problema inesperado com o pneu não poderá trazer conseqüências mais sérias.

Soldier e Gil

Vocês estão absolutamente certos, mas o que "cria" este mercado de recapagem é o auto custo de um pneu novo, tornando-os nem sempre acessíveis a grande maioria.
Assim acontece com pneus, peças mecânicas, acessórios, ferramentas, etc...

Difícil equalizar esta questão....

Girti
08/09/2008, 12:05
Soldier e Gil

Vocês estão absolutamente certos, mas o que "cria" este mercado de recapagem é o auto custo de um pneu novo, tornando-os nem sempre acessíveis a grande maioria.

Sim :concordo: e não :discordo: !

A partir do instante em que nos decidimos a ter um veículo, temos que arcar com as responsabilidades de manter o mesmo em ordem. Se nossa situação financeira não nos permite manter um Mitsubishi Pajero em ótimo estado, temos que nos contentar em comprar um veículo mais barato, para podermos arcar com as sua conservação. Estou cansado de ler mensagens de pessoas reclamando que têm dificuldades em manter os seus caros 4x4, procurando dicas de peças e componentes baratos. Qualidade tem preço, se não podem manter o 4x4 em ordem, melhor cairem na real e venderem o carro, partindo para uma solução mais econômica.
Uma das razões para que eu não coloque o meu Niva em trilhas ou situações mais radicais está no fato de que estou sem trabalhar, o que faz com que minhas despesas com o carro tenham que ser muito bem controladas. Faço questão de mantê-lo sempre em ordem, pronto para qualquer viagem a qualquer ponto do País, mas não vou jogar com a sorte, arriscando-me a quebrar algo cujo conserto poderá custar caro. Brincar como jipe pode ser muito divertido, mas é para quem pode, não para quem quer! As peças são caras? Depende do ponto de vista, em muitos casos, não são as peças que são caras, somos nós que ganhamos pouco... :sad:

emtsuhako
08/09/2008, 13:12
Concordo com o Gil! Eu arrisquei algumas trilhas e um raid, mas como a conta da manutenção estava muito alta, resolvi só fazer passeios ou utilizá-lo para ir ao sítio do meu pai... off-road como hobby só para quem tem $$$ sobrando ou é louco para encarar uma trilha com um carro em más condições... :shock:

Soldier
08/09/2008, 13:19
Soldier e Gil

Além do que o Gil disse sobre custos de manutenção... essa tb é a justificativa de quem compra DVD pirata (lá vem pedrada).:mrgreen:

Seguindo esse princípio... vamos roubar que trabalhar sai muito caro... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Soldier
08/09/2008, 13:30

A partir do instante em que nos decidimos a ter um veículo, temos que arcar com as responsabilidades de manter o mesmo em ordem. Se nossa situação financeira não nos permite manter um Mitsubishi Pajero em ótimo estado, temos que nos contentar em comprar um veículo mais barato, para podermos arcar com as sua conservação.

Sou da mesma opinião... aliás... é mais uma característica resultante do capitalismo... as pessoas se deixam levar pelo "status" pois são valorizadas por aquilo que possuem, mesmo que seja financiado em 90 vezes, é melhor ter uma Pajero pra mostrar pro vizinho do que um Niva "quitado" pra fazer passeios de verdade... assim como é bom ter um celular mais moderno mas sem crédito... e morar de aluguel mas andar com carro do ano (tb financiado :rolleyes:)... :mrgreen:

Estou cansado de ler mensagens de pessoas reclamando que têm dificuldades em manter os seus caros 4x4, procurando dicas de peças e componentes baratos. Qualidade tem preço, se não podem manter o 4x4 em ordem, melhor cairem na real e venderem o carro, partindo para uma solução mais econômica.

Eu mesmo, adoro uma Land (Defender 110) e acho a Cherokee um "baita" carro... mas infelizmente ambas tem custos de manutenção bem acima das minhas prioridades (pelo menos por enquanto ;-))... vai de cada um saber de suas possibilidades... é mais uma questão de responsabilidade, pés no chão ;)

Dantas Guedes
08/09/2008, 15:08
Quando comprei meu Niva, falaram que eu não iria conseguir peças, que iria ser duro de vender, etc. Como comprei para ir a minha chácara, pois estava judiando do Pálio, um conselho que me deram foi, quando vender a chácara coloque o Niva na garagem e venda de porteira fechada. Hoje eu não consigo vender o Niva por outras razões, não quero vender. Porém, o que justifica tentar melhorar e até mesmo tentar baratear a manutenção, não com peças "piratas", sim com peças substitudas de boa qualidade e procedência. O Shuter4x4 classificou de up-grade. Foi o caso do alternador que resolvi tirar o original com regulador de voltagem externo e colocar um mais moderno. Com isso, tenho a tranquilidade que, na estrada não fico por causa de peças de reposição para alternador. Agora quanto a usar pneu recauchutado, não vejo problemas, pois a empresa que faz a recauchutagem tem a responsabilidade de comercializar sua mercadora oferecendo garantia e segurança. Adquirindo de empresas idôneas não teremos problemas. Eles analisam a carcaça e não recuperam se a carcaça não estiver em boas condições, pois ao recauchutar um pneu, grava-se o nome e o cnpj da empresa, não tem como fugir a responsábilidade. Para finalizar: Eu uso pneu recauchutado e não tenho medo deles, mas nem por isso, deixo de verificar suas condições.

Soldier
08/09/2008, 15:41
...Agora quanto a usar pneu recauchutado, não vejo problemas, pois a empresa que faz a recauchutagem tem a responsabilidade de comercializar sua mercadora oferecendo garantia e segurança. Adquirindo de empresas idôneas não teremos problemas.

Mas é justamente esse o problema... eles tem a obrigação de garantir a segurança... mas uma empresa é formada por seres humanos, logo, passíveis de erro...

Eles analisam a carcaça e não recuperam se a carcaça não estiver em boas condições, pois ao recauchutar um pneu, grava-se o nome e o cnpj da empresa, não tem como fugir a responsábilidade...

Claro... depois que alguém perder um braço em uma capotagem (com sorte) por causa de um "calombo" do lado interno de um pneu dianteiro recauchutado (como eu já vi acontecer) pode ir atrás da empresa que eles vão te dar outro... pneu :rolleyes::rolleyes::rolleyes:

Quando eu afirmei, "eu não uso peças de segurança recondicionadas" não me referi a perdas materiais... nenhuma garantia ou procedimento de fábrica vale a possibilidade de colocar meus filhos ou qualquer pessoa sob risco... por isso, reitero o que disse... eu não usaria pneus recauchutados pra uso normal... não que um pneu novo esteja imune a riscos, mas obviamente a possibilidade é menor... isso é fato, o resto é opinião ;)

Dantas Guedes
08/09/2008, 16:19
Ok Soldier, tudo o que você argumentou, pode acontecer com pneus novos também, um buraco na pista e vários outros fatores que podem cruzar nossos caminhos, entendo e respeito sua opinião.

shuther4x4
08/09/2008, 20:19
Além do que o Gil disse sobre custos de manutenção... essa tb é a justificativa de quem compra DVD pirata (lá vem pedrada).:mrgreen:

Seguindo esse princípio... vamos roubar que trabalhar sai muito caro... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Isso:
Compre DVD da universo paralelo..... ou baixe pela net(sob sua conta e risco)......
Mas o custo de manutenção de um DVD original não é alto não! (de manutenção rsrsrs!)

shuther4x4
08/09/2008, 20:34
Eu também não sou a favor do uso de pneu recauchutado em certas condições, pois já tive problemas em 2 circunstâncias. Mas também me vejo como um kbçudo na época. Tinha pneu recauchutado no meu carro que viajava toda semana (bandeirantes a 120km/h). E em duas ocasiões soltou um pedaço da banda, mas sem problemas mais graves (sei que dei sorte). Desse dia em diante nunca coloquei pneu a não ser novo.
Mas com o Niva, pelo menos o meu, a história é outra. É um veículo que dificilmente vai chegar nos 80km/h, asfalto bem pouco,até porque comprei pneus off e não quero detoná-los no asfalto. Pesquisei bem, conversei com várias pessoas antes de me definir por essa opção. Ainda nem os coloquei na viatura, mas estão aqui amadurecendo no quintal. Adquiri de uma empresa com vários anos na região, e muito conhecido do meio offroad (inclusive é anunciante do fórum). Também pesquisei em outros tópicos e até com borracheiros aqui da região. Realmente vou pagar pra ver, espero não sair caro de mais.
Depois vou colocando as impressões desse 1001 de gomo alto!
abraços.
Fábio

Prieto 4x4
09/09/2008, 10:15

A partir do instante em que nos decidimos a ter um veículo, temos que arcar com as responsabilidades de manter o mesmo em ordem. Se nossa situação financeira não nos permite manter um Mitsubishi Pajero em ótimo estado, temos que nos contentar em comprar um veículo mais barato, para podermos arcar com as sua conservação. Estou cansado de ler mensagens de pessoas reclamando que têm dificuldades em manter os seus caros 4x4, procurando dicas de peças e componentes baratos. Qualidade tem preço, se não podem manter o 4x4 em ordem, melhor cairem na real e venderem o carro, partindo para uma solução mais econômica.
Uma das razões para que eu não coloque o meu Niva em trilhas ou situações mais radicais está no fato de que estou sem trabalhar, o que faz com que minhas despesas com o carro tenham que ser muito bem controladas. Faço questão de mantê-lo sempre em ordem, pronto para qualquer viagem a qualquer ponto do País, mas não vou jogar com a sorte, arriscando-me a quebrar algo cujo conserto poderá custar caro. Brincar como jipe pode ser muito divertido, mas é para quem pode, não para quem quer! As peças são caras? Depende do ponto de vista, em muitos casos, não são as peças que são caras, somos nós que ganhamos pouco... :sad:

Gil

Se partirmos do princípio que tem empresas sérias vendendo pneus recapados, (E elas existem sim. Sempre ouvi falar muito bem da Geninho. Eu mesmo coloquei remolds da Pneus Botta em meu Niva e não tive problema algum), podemos concluir que o critério de quem usa pneus remolds é o mesmo critério que você citou de quem não pode ter uma Pajero, uma Land, e compra um 4x4 mais barato.

Se o cara não pode comprar um Pneu novo, compre um recapado de boa procedência, tome algumas precauções à mais, e seja feliz com seu 4x4.

abs

Cesar

Prieto 4x4
09/09/2008, 10:25

Soldier

Fala sério. Duvido que você não tenha uma musiquinha "baixada" da Internet, um "cdzinho" pirata, ou um produtinho made in CHINA na sua casa.

:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Em tempo: Pneu recauchutado ou remoldado é uma atividade legal, e não tem nada a ver com pirataria. Só temos que nos certificar da idoneidade da empresa que faz a recauchutagem.

abs

Cesar

:lol::lol::lol:

Dantas Guedes
09/09/2008, 11:02
Prieto, Eu vou sempre a Mogi, meu cunhado mora em frente ao SM Alabarce. Estive no fim de semada de 16/08 e conversei com um niveiro (que hoje está sem niva tem outro 4X4). ele tem uma oficina em um post BR próximo ao SM Alabarce. Por acaso não é você?

Izzi
09/09/2008, 11:10
César, eu tenho música baixada da net, produtos "similares" MADE IN CHINA e até uns softwares adquiridos no mercado paralelo.
Oq acontece é que nenhum desses itens é usado para manter a minha segurança e a segurança da minha filha.
Sei que a venda e fabricação de pneus remoldados é uma atividade legal e etc. Mas a segurança da minha família eu coloco na mão da Pirelli e não na do Geninho. Não foi mole gastar uma milha em pneus pro Kalashnikov (10% do valor do carro?!?!?!), mas sei que a probabilidade de acontecer um acidente decorrente de uma falha no controle da qualidade da Pirelli é BEM menor do que se eu comprasse um remold. Meus pneus Off são remold, mas é pra andar a 20km/h...
A questão é que se há pneu remoldado é pq tem gente que confia e pq eles passaram em testes e são aprovados pra uso. Cabe a cada um avaliar e decidir oq quer fazer. Eu nunca econimizei em pneu, mas é uma questão filosófica particular. Conheci uma galera na época dos meus 18/20 anos que usava pneu remold pra tirar racha... Não fiquei sabendo de nenhum acidente por culpa dos pneus (?!?! relativo, bastante relativo, mas vamos dizer que as condições não eram as de projeto).
Acredito que o Pontone não pretende voltar a usar remolds. Ele tem uma experiência desagradável com esse tipo de produto e isso vai influenciar suas próximas decisões (eu acho). Contudo, vai continuar havendo quem goste, use e recomende.

That’s all, folks!

Otávio Luiz
09/09/2008, 11:22
90% dos caminhões usam pneus recauchutados.
O caminhoneiro põe o dele na reta, roda dia e noite no bruto, mas tem que por os recauchutados porque pneu novo é caro pra kct... e isso faz muuuuito tempo......
Acredito que uma minoria de recapeadoras são ruins, tem pneu recapado bom por aí, e a Vipal (fabricante de bandas p/ recapeadoras e afins) é uma baita duma empresa (em tamanho físico e de grana também!!!). Eles começaram com bandas p/ caminhões, agora vendem bandas off road também (ex=VJ900). Outra empresa grande do setor é a BS Colway...
Todo pneu (novo ou não) tem índice de velocidade. Os recauchutados e remoulds tem este índice bem baixo.
Cada pneu no seu galho, recauchutado é pra viatura de trilha, se o seu negócio é pisar fundo no asfalto, vai de pneu novo.

Izzi
09/09/2008, 11:30
Então Otávio, 90% dos pneus de caminhão são recapados, mas ai há uma diferença de conceito no projeto. O pneu de caminhão é projetado pra ser recapado (e o processo é diferente da remoldagem) e ainda assim ele tem um número máximo de recapagens.
É como riscar os pneus. Existem pneus (como os de Kombi, por ememplo) que são construidos pra ser riscados. Eles são feitos com mais borracha, exatamente para serem riscados, até um limite, é claro. Oq não está certo é riscar o pneu da moto, certo?
Os meus pneus, novos, também tem indice de velocidade (120km/h) e nem sonho em ultrapassar o limite, ainda que eu saiba que há um coeficiente de segurança no projeto.

Como você disse: cada projeto no seu galho.

Dantas Guedes
09/09/2008, 11:41
90% dos caminhões usam pneus recauchutados.
O caminhoneiro põe o dele na reta, roda dia e noite no bruto, mas tem que por os recauchutados porque pneu novo é caro pra kct... e isso faz muuuuito tempo......
Acredito que uma minoria de recapeadoras são ruins, tem pneu recapado bom por aí, e a Vipal (fabricante de bandas p/ recapeadoras e afins) é uma baita duma empresa (em tamanho físico e de grana também!!!). Eles começaram com bandas p/ caminhões, agora vendem bandas off road também (ex=VJ900). Outra empresa grande do setor é a BS Colway...
Todo pneu (novo ou não) tem índice de velocidade. Os recauchutados e remoulds tem este índice bem baixo.
Cada pneu no seu galho, recauchutado é pra viatura de trilha, se o seu negócio é pisar fundo no asfalto, vai de pneu novo.
Chegou-se a um denominador....De acordo....:concordo:

Prieto 4x4
09/09/2008, 11:43
Prieto, Eu vou sempre a Mogi, meu cunhado mora em frente ao SM Alabarce. Estive no fim de semada de 16/08 e conversei com um niveiro (que hoje está sem niva tem outro 4X4). ele tem uma oficina em um post BR próximo ao SM Alabarce. Por acaso não é você?

Dantas

O mecânico que você está falando é o Noel. Certa vez fui ver um Samurai que ele estava vendendo, pra ver se dava "rolo" no meu antigo Niva.
Quando for a Mogi me manda uma MP que tem mando meu fone e endereço. Se precisar de alguma coisa, estamos aí.

abs

Cesar

Soldier
09/09/2008, 11:44
Soldier

Fala sério. Duvido que você não tenha uma musiquinha "baixada" da Internet, um "cdzinho" pirata, ou um produtinho made in CHINA na sua casa.

:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

:mrgreen: Nego até sob tortura... :stop: Mas isso é outra conversa... só usei o exemplo para emoldurar a questão do "faço isso pq é mais barato"...

Em tempo: Pneu recauchutado ou remoldado é uma atividade legal, e não tem nada a ver com pirataria. Só temos que nos certificar da idoneidade da empresa que faz a recauchutagem.

abs
Cesar
:lol::lol::lol:

Sim... foi o que eu disse... a garantia vai te dar outro "pneu" caso tenha problemas... :rolleyes: e não estou questionando idoneidade e sim "qualidade".

Prieto 4x4
09/09/2008, 11:52
César, eu tenho música baixada da net, produtos "similares" MADE IN CHINA e até uns softwares adquiridos no mercado paralelo.
Oq acontece é que nenhum desses itens é usado para manter a minha segurança e a segurança da minha filha.
Sei que a venda e fabricação de pneus remoldados é uma atividade legal e etc. Mas a segurança da minha família eu coloco na mão da Pirelli e não na do Geninho. Não foi mole gastar uma milha em pneus pro Kalashnikov (10% do valor do carro?!?!?!), mas sei que a probabilidade de acontecer um acidente decorrente de uma falha no controle da qualidade da Pirelli é BEM menor do que se eu comprasse um remold. Meus pneus Off são remold, mas é pra andar a 20km/h...
A questão é que se há pneu remoldado é pq tem gente que confia e pq eles passaram em testes e são aprovados pra uso. Cabe a cada um avaliar e decidir oq quer fazer. Eu nunca econimizei em pneu, mas é uma questão filosófica particular. Conheci uma galera na época dos meus 18/20 anos que usava pneu remold pra tirar racha... Não fiquei sabendo de nenhum acidente por culpa dos pneus (?!?! relativo, bastante relativo, mas vamos dizer que as condições não eram as de projeto).
Acredito que o Pontone não pretende voltar a usar remolds. Ele tem uma experiência desagradável com esse tipo de produto e isso vai influenciar suas próximas decisões (eu acho). Contudo, vai continuar havendo quem goste, use e recomende.

That’s all, folks!

Izzi e Otávio

Concordo com o que vocês escreveram. Cada produto tem seu propósito de uso e seus critérios de compra. Vai da condição ($) e responsabilidade de cada um.

Agora Izzi, sem querer polemizar mais, alguns produtos "made in China" podem oferecer riscos a sua família SIM.

ABS

E viva o "capitalismo" sem ele não estaríamos aqui usando nossos computadores, nosso veículos 4x4, não estaríamos discutindo aqui a diversidade de opções de compras, baixando músicas pela Internet, comprando motos da China comunista (quem diria, hein? )......:D:D:D
Trabalhando que nem uns loucos, contas e contas para pagar....:cry::cry::cry:

Cesar

Soldier
09/09/2008, 11:56
A questão é que se há pneu remoldado é pq tem gente que confia e pq eles passaram em testes e são aprovados pra uso. Cabe a cada um avaliar e decidir oq quer fazer.

É isso:concordo:

...Conheci uma galera na época dos meus 18/20 anos que usava pneu remold pra tirar racha... Não fiquei sabendo de nenhum acidente por culpa dos pneus (?!?! relativo, bastante relativo, mas vamos dizer que as condições não eram as de projeto).

Pois é... nesta mesma faixa de idade eu infelizmente vi pessoalmente um acidente em que um carinha de 17 anos que ia de carona simplesmente perdeu o braço quando o chevette capotou pq o pneu "remold" estourou no momento que ele fazia um cavalo de pau... coisa de moleque... qualquer um pode dizer... mas quem não foi moleque??? (e tem uns na casa dos 30 que ainda são :mrgreen:)... enfim... cada cabeça, sua sentença, mas aos meus amigos sempre vou recomendar novos...

Dantas Guedes
09/09/2008, 12:06
Vamos verificar o que originou o fórum:
citação original:

"Estava vindo pra Para de minas por Pequi e stalin arrebentou os pneus
dianteiros. Eu estava a uns 60 por hora, fui parar no barranco e virei o
carro. Diagnostico pneus podres. Comprei pneus com roda achando que estavam bons e eles estavam podres. To com luxacao na clavicula, algumas escoriacoes e uma campanha politica pra dirigir.
a minha sorte que estava em estrada secundaria e nao na 262. Detalhe ... era uma mg e o asfalto estava novinho. agradeco ao dr. renato que me vendeu os pneus me garantindo que estavam bons."

Que conclusão tiramos disso?
primeiro: Devemos verificar o estado dos pneus periodicamente, até desmontando e verificando internamente. Quer seja novo, remold ou
recalchutado. (TEM QUE SER QUESITO DE MANUTENÇÃO)

Segundo: O pneu em questão não foi adquirido de profissionais do ramo, então não poderia garantir o pneu pois não tem conhecimento para isso. (NEM NÓS).

Terceiro: Tudo que comprarmos de usado para um 4x4 deve ter boa procedência, uma coisa é comprar algo de alguém que não faz trilha e outra é de alguém que faz trilha, são situações diferentes para o mesmo produto. Temos que ter a opinião de um profissional sempre.

A moral de toda essa história é: foi adquirido de pessoa (talvez do fórum), que vendeu um produto que era sucata, foi colocado no veiculo sem a devida checagem se tinha condições ou não e deu no que deu. Não sabemos se era recauchutado ou não, o detalhe é: se foi tirado do outro carro, é que tinha algum problema e foi omitido.
´
Amigos, essa é minha opinião.

Dantas Guedes
09/09/2008, 12:24
Uma matéria relevante ao fórum:

http://www.netresiduos.com/cir/rsurb/recauchutagem_de_pneus.htm

REnato Martins
09/09/2008, 12:36
CAMARADA os pneus eram meus, estavam em meu samurai a 1 ano e meio sem ter 1 furo e antes de entrega-lo ao camarada acidentado eu fui para são paulo, rodei + de 300km em 1 dia sem problemas nenhum os pneus estavam em boa qualidade.

eu NUNCA venderia uma SUCATA para alguém usar e dizendo que eram novos.

para ver fotos dos pneus veja o link:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43469

eu tenho 2 mensagem do camarada acidentado que os pneus estava raspando um pouco depois de alguns dias tenho mais mensagens dele falando que o pneus estava furando na lateral que era pneus de má qualidade.

eu pedi fotos para ele, pois nunca vi pneus furar na lateral, e estourar os 2 ao mesmo tempo.

o Camarada falou que não tem fotos dos pneus "PODRES".

AGORA É O SEGUINTE SE O PNEUS RASPOU NA LATERAL COMO ELE ESTA AFIRMANDO EM EMAILS QUE TENHO GUARDADO, PODE SER ATE COM UM PNEU NOVO DA PIRELLI QUE ELE VAI ESTOURAR, pois deve ter sido cortado o pneu.

Infelizmente a pessoa para quem vendi não responde mais meus email acha que eu o prejudiquei em tudo o que houve.

eu rodei 1 ano e meio com os pneus no meu samurai, e nunca tive 1 furo se quer neles.

como já falei eu quero ver fotos dos pneus estourados para tirar minha conclusão, mais não tenho acesso a isso e infelizmente ficam ai falando que o culpado é o "CARA" que vendeu as porcarias.

depois de ver as fotos podem me detonar, pois ai terao razão, antes das fotos gostaria e deixo aqui meu relato sobre o fato.

qualquer coisa é só perguntar via email restevesmartins@yahoo.com.br que terei o maior prazer em tirar as duvidas de todos.

Obrigado pelo espaço utilizado.

REnato Martins
09/09/2008, 12:44
agradeco ao dr. renato que me vendeu os pneus me garantindo que estavam bons."

Segundo: O pneu em questão não foi adquirido de profissionais do ramo, então não poderia garantir o pneu pois não tem conhecimento para isso. (NEM NÓS).

A moral de toda essa história é: foi adquirido de pessoa (talvez do fórum), que vendeu um produto que era sucata, foi colocado no veiculo sem a devida checagem se tinha condições ou não e deu no que deu. Não sabemos se era recauchutado ou não, o detalhe é: se foi tirado do outro carro, é que tinha algum problema e foi omitido.
´

não garanto eternidade aos pneus eu garanto que eles NAO estavam podres como estão falando pelas listas de niva que tem rolado a historia.

como já disse nunca venderia uma SUCATA, sim era recauchutado e tinha etiqueta do fabricante da recauchutagem neles, sim saio do meu carro e fio direto para ele, tirei na quarta feira ou quinta e mandei na sexta para ele, ele colocou na terça feira os pneus, não ficaram parados para dar problemas.

e nunca foi OMITIDO fato nenhum de minha parte, pois ficamos mais de 2 semanas negociando os pneus com o camarada. Mandei inúmeras fotos dos pneus para ele.

só acho injusto ficarem falando que vendi SUCATA e OMITIDO informações, isso eu não concordo.

REnato Martins

Izzi
09/09/2008, 12:58
Vc tem razão... Alguns made in china são perigosos mesmo...
Viva o captalismo que enriquece me cliente e derruba meus cabelos...

Dantas Guedes
09/09/2008, 12:59
não garanto eternidade aos pneus eu garanto que eles NAO estavam podres como estão falando pelas listas de niva que tem rolado a historia.

como já disse nunca venderia uma SUCATA, sim era recauchutado e tinha etiqueta do fabricante da recauchutagem neles, sim saio do meu carro e fio direto para ele, tirei na quarta feira ou quinta e mandei na sexta para ele, ele colocou na terça feira os pneus, não ficaram parados para dar problemas.

e nunca foi OMITIDO fato nenhum de minha parte, pois ficamos mais de 2 semanas negociando os pneus com o camarada. Mandei inúmeras fotos dos pneus para ele.

só acho injusto ficarem falando que vendi SUCATA e OMITIDO informações, isso eu não concordo.

REnato Martins

Renato, somente analisei o que foi postado, agora temos a sua versão garantindo a procedencia, quando falei SUCATA e OMITIDO, foi pelo depoimento que estavam PODRES.

Concordo com você quando solicita uma foto do pneu e também sobre o fato de estar raspando e furando na lateral, não tem pneu que aguente. E também questionei o fato do comprador ter colocado no carro sem ter no mínimo desmontado e verificado internamente o pneu e a roda.

E outro ponto omitido no texto que originou o tópico do fórum foram negociados 4 pneus, olhei as fotos que vc postou e estavam com bom visual. Voce ainda deu duas carcaças "bem carecas", observei que voce teve o discernimento de classificar como carcaça e não cobrar. Então concluo que os vendidos no mínimo eram pneus não carecas e em bom estado, como está na foto.

É um assunto chato, que voces devem resolver.

Mas o que nos serve é o alerta de tomar cuidados com os pneus de nossos carros, quer seja novo, semi-novo ou recauchutado sem rodar e um já rodado. E periodicamente verificar o estado interno dos pneus e das rodas, não importando se foi comprado ou já roda no carro, por um profissional.

Abraços. Dantas Guedes.

Izzi
09/09/2008, 13:16
Renato, da minha parte pelo menos, só discuti Remoldados versus Novos.
Até pq não estou periciando o caso.
Da minha parte a discussão era sobre isso e não sobre os seus pneus especificamente.

Saudações

GARCIA/SP
09/09/2008, 13:23

REnato Martins

Prezado xará,

Antes de mais nada, quero aqui ser solidário com vc:concordo:. A meu ver, está ocorrendo, em várias listas do yahoo, um "linchamento" do "tal vendedor" (você) dos pneus "que estouraram". Ora, pelo que entendi, em nenhum momento vc "encostou um revólver" na cabeça do comprador, obrigando-o a comprar os referidos pneus. O cara comprou, segundo vc, depois de ver fotos, e também após muitas negociações. Outra coisa...se os pneus estavam "raspando" na lata...então...pode parar...afinal de contas, qual a culpa que vc tem? Nenhuma!
Acho que vc deve, sim, insistir para obter as fotos dos pneus.
Mais uma coisa: gostaria muito, mas muito mesmo de saber como foi a cinética do acidente, afinal de contas, os 2 pneus estourarem ao mesmo tempo...sei não...:pensativo:
Repito: ninguém compra nada obrigado. Comprou pneus recauchutados sabendo o que estava comprando.

Abraços solidários
Renatão

shuther4x4
09/09/2008, 19:16
Prezado xará,

Antes de mais nada, quero aqui ser solidário com vc:concordo:. A meu ver, está ocorrendo, em várias listas do yahoo, um "linchamento" do "tal vendedor" (você) dos pneus "que estouraram". Ora, pelo que entendi, em nenhum momento vc "encostou um revólver" na cabeça do comprador, obrigando-o a comprar os referidos pneus. O cara comprou, segundo vc, depois de ver fotos, e também após muitas negociações. Outra coisa...se os pneus estavam "raspando" na lata...então...pode parar...afinal de contas, qual a culpa que vc tem? Nenhuma!
Acho que vc deve, sim, insistir para obter as fotos dos pneus.
Mais uma coisa: gostaria muito, mas muito mesmo de saber como foi a cinética do acidente, afinal de contas, os 2 pneus estourarem ao mesmo tempo...sei não...:pensativo:
Repito: ninguém compra nada obrigado. Comprou pneus recauchutados sabendo o que estava comprando.

Abraços solidários
Renatão

x2:concordo::concordo::concordo::concordo::concord o:

É isso aí Renatão, não podemos massacrar o cara só com base em uma versão, na verdade não podemos julgar de forma alguma!!!!

Ainda bem que ele apareceu aqui para se defender, todos tem igual direito!
Abraços!

alexandre roveri
09/09/2008, 23:00

REnato Martins

Renato, vc não tem nenhuma obrigação de explicar ou se expor o ocorrido ! Se está fazendo isso é pq, no mínimo, não tinha má fé quando vendeu o tal produto ! Pelo menos é minha. opinião:palmas:

REnato Martins
10/09/2008, 07:57
eu so entrei aqui pois pelo que me falaram eu to sendo massacrado como já disseram em outras listas, poxa vida, pode falar o que quiser do meu ex-niva e do meu samurai, agora falar mal de EU, sem saber o acontecido, isso não.

E outra eu tenho mais peças de niva para vender e com esse caso infelizmente vai ser mais difícil de vender, pois a maioria julga infelizmente a primeira palavra.

E tem mais um detalhe, ja que o alexandre entrou aqui também, pergunta para o ele o que é sucata realmente??.

eu doeu para o alexandre como SUCATA, 2 embreagem, coroa e pinhão, retentores, acho que polaina, volante original, amortecedor original, um monte de parafuso e coisas etc e tal, nossa deu uma caixa grande.

não cobrei 1,00 eu apenas enviei a ele e falei usa o que puder e doa a quem quiser, isso é sucata, se der para usar maravilha, se não vai pro ferro velho.

o mais chato disso tudo é sair como cuzão, malcarater, isso me deixou muito chateado, nunca quis prejudicar ninguém, e jamais farei isso.

REnato Martins
Ex-Niveiro para sempre, agora suzukeiro.

REnato Martins
10/09/2008, 08:02
Obrigado a todos e por mim caso encerrado!!!!!

sobre os pneus remolde eu comprei aqui no fórum de um ex-suzukeiro 4 pneu 31 recape argentino, pois meu $$$$$ não posso comprar novos, claro eu sou 100% a favor dos novos.

mais esse são meus 2 jogos de pneus recape e não tenho nada a falar mal, pois comigo nunca aconteceu nada, nem furar.

Soldier
10/09/2008, 08:15
Obrigado a todos e por mim caso encerrado!!!!!

sobre os pneus remolde eu comprei aqui no fórum de um ex-suzukeiro 4 pneu 31 recape argentino, pois meu $$$$$ não posso comprar novos, claro eu sou 100% a favor dos novos.

mais esse são meus 2 jogos de pneus recape e não tenho nada a falar mal, pois comigo nunca aconteceu nada, nem furar.

Renato, como o Roveri disse, sua preocupação em explicar-se demonstra seu caráter... infelizmente um acidente aconteceu e agora não adianta buscar culpados, tente relaxar ;) e faço votos de que resolvam isso da melhor forma possível :concordo:

Em relação a este tópico, vi e participei de muita discussão a respeito de segurança de pneus recauchutados... mas não participei de qualquer julgamento em relação a má fé por qualquer das partes e reafirmo minha opinião (que acredito ser da maioria) que pneus novos são obviamente mais seguros pra qualquer uso... porém, como alguém disse antes... em uma trilha, a 20km/h, o risco é mínimo e predominantemente material, portanto, podem sim ser usados se não há melhor opção em virtude do preço... blz ;)

[]s a todos e boa sorte! :concordo:

Prieto 4x4
16/09/2008, 15:28
Pessoal

A revista 4x4 & Cia de setembro, tráz uma matéria muito interessante sobre reforma de pneus.
Vale à pena conferir.

abs

Cesar