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Ver Versão Completa : Vibração após levantar uma XJ-97



tonhaodojeep
29/08/2008, 10:24
Solicito ajuda aos companheiros:

Um companheiro colocou o Kit 3"da Procomp em uma XJ-97. Após a instalaçao começou a vibrar o carro inteiro.
O mesmo fez algumas alterações no tamnaho do cardã para compensar a altura e mesmo assim no parou a vibração.
Precisamos de mais informações ou dicas de onde olhar mais.
Vale a pena tentar ajudar este companheiro pois ele esta para desistir da XJ dele.

Obrigado a todos.
Tonhão do Jeep

Ronaldo B.
29/08/2008, 11:08
Muito provavelmente o angulo do cardã traseiro causando a vibração.

As soluções possíveis são a utilização de uma cunha para alterar o angulo do diferencial ou a instalação de um Slip Yoke Eliminator Kit mais junta CV no cardã.

Por acaso ele arqueou as molas traseiras antes ou depois da instalação do kit ??

Já tinha alguma lâmina adicional nos feixes traseiros antes da instalação do kit ou estão originais ???

Tinha algum calço para aumentar a altura da suspensão traseira antes da instalação do kit e que permaneceu ?

[]´s

BADIA
29/08/2008, 11:49
Muito provavelmente o angulo do cardã traseiro causando a vibração.

As soluções possíveis são a utilização de uma cunha para alterar o angulo do diferencial ou a instalação de um Slip Yoke Eliminator Kit mais junta CV no cardã.

Por acaso ele arqueou as molas traseiras antes ou depois da instalação do kit ??

Já tinha alguma lâmina adicional nos feixes traseiros antes da instalação do kit ou estão originais ???

Tinha algum calço para aumentar a altura da suspensão traseira antes da instalação do kit e que permaneceu ?

[]´s

Nunca ouvi falar isso de um kit americano, mas além dessas provaveis causas citadas pelo Ronaldo, podem ser pneus ou rodas com defeito, tortas ou desbalanceadas, pois junto com o kit deve ter calçados novos "sapatos" não? Se forem recapeados então . . .
No meu primeiro kit, apenas calços de 8cm de altura, tive de desgastar a luva "U" que vai na sobre-caixa onde prende os cardãns pois o angulo mudou e "trancava" na parede do cardã. Na segunda já optei por baixar um pouco o suporte das caixas. Ambos os casos com resultados positivos. Era isto, espero ter ajudado. Badia

samukanvas
29/08/2008, 11:51
Ronaldo, eu tiraria a idéia de cunha da cabeça... O cardan traseiro precisa de um pouco de ângulo, ainda mais em um carro como a xj, que tem quase 200cv. Essa é uma idéia que o pessoal vive falando, mas é mais um band-aid que solução definitiva.:concordo:

Eu sempre digo que 3" é o limite... pra ficar bom é 2" com pneu 255 ou 30 :concordo:

abs

raven
29/08/2008, 12:09
Ronaldo, eu tiraria a idéia de cunha da cabeça... O cardan traseiro precisa de um pouco de ângulo, ainda mais em um carro como a xj, que tem quase 200cv. Essa é uma idéia que o pessoal vive falando, mas é mais um band-aid que solução definitiva.:concordo:

Eu sempre digo que 3" é o limite... pra ficar bom é 2" com pneu 255 ou 30 :concordo:

abs

Samukanvas, esse "ficar bom" é ficar com estabilidade de original ?

Abs

Ronaldo B.
29/08/2008, 12:52
Ronaldo, eu tiraria a idéia de cunha da cabeça... O cardan traseiro precisa de um pouco de ângulo, ainda mais em um carro como a xj, que tem quase 200cv. Essa é uma idéia que o pessoal vive falando, mas é mais um band-aid que solução definitiva.:concordo:

Eu sempre digo que 3" é o limite... pra ficar bom é 2" com pneu 255 ou 30 :concordo:

abs

Samukanvas

Como ele já tá com o kit instalado, a sugestão do calço seria mais um paliativo prá verificar se tá aí o problema, o certo é instalar um SYE Kit com junta CV, ou baixar a T-Case. O Kit da Old Man Emu de 2" já vem com o hardware necessário par abaixar a T-case, e mesmo nos sites dos USA é comum achar esses Shims para mudar o angulo do cardã, sendo comum encontrar shims para até 6º .. o que eu acho muito, talves até uns 2º ou 3º ainda passa, mais que isso sem chance. Mas dependendo do uso que for fazer da XJ, não recomendaria usar calço.

Acho muito dificil o Kit da Procomp de 3" causar esse problema todo, mesmo porque esse kit eleva 3" na suspensão dianteira, mas na suspensão traseira eleva somente 2" conforme está descrito no site americano da própria Procomp, o que seria muito pouco prá dar toda essa vibração.

Eu acredito que alguma coisa possa estar montada errada, desalinhada ou provavelmente o que o Badia sugeriu quanto aos pneus.

Faltam algumas informações básicas prá conseguir ter uma idéia mais precisa do problema, algumas coisas já perguntei, mas seria bom saber como estava o XJ antes da instalação, se foi feito alinhamento antes e depois da montagem prá garantir que nada estava torto ou desalinhado, se todas as peças foram montadas conforme orientação do guia de instalação, se não aproveitaram já que tava desmontando prá instalar o kit e já arquearam as molas traseiras ou calçaram os feixes prá ganhar um pouco mais de altura , vai saber, mas que tem coisa errada aí, isso tem.

Vamos esperar prá ver a resposta, isso se vier, porque tô cansado de ver o cara chegar aqui perguntado e quando descobre que o problema foi por cagada própria fica quietinho e nem volta prá falar o que deu. Não tô afirmando que seja esse o caso, mas depois de todos esse anos participando desse fórum vital, essa não seria a primiera vez que veria isso acontecer ...:lol:

[]´s

offroad
29/08/2008, 14:59
Samukanvas

......Vamos esperar prá ver a resposta, isso se vier, porque tô cansado de ver o cara chegar aqui perguntado e quando descobre que o problema foi por cagada própria fica quietinho e nem volta prá falar o que deu. Não tô afirmando que seja esse o caso, mas depois de todos esse anos participando desse fórum vital, essa não seria a primiera vez que veria isso acontecer ...:lol:

[]´s

x1000. nem volta aqui p/ assumir 8)

tem q ver o q fizeram ou o q o carro tem.
1o. acho q devia falar com quem vendeu o kit, esse sim pode dar suporte, informacoes...bla bla ...
pelo q sei a procomp tem sye, kit p/ rebaixar ct..... bla bla bla...

apesar q nunca vi, nem ouvi ninguem levantar 3 e ter problema de vibracao. eh pouca coisa q altera na traseira.....

chuto q alem da lamina o "expert" arqueou o feixe :parede:

Ronaldo B.
29/08/2008, 15:16
chuto q alem da lamina o "expert" arqueou o feixe :parede:

Ou com um tarugo de 3" sendo usado como lift.....:roll:.... ou os três juntos !!!:parede:

[]´s

samukanvas
29/08/2008, 21:35
Samukanvas, esse "ficar bom" é ficar com estabilidade de original ?

Abs

É por aí sim... Quanto menos se altera melhor pra manter a originalidade (Tô sendo redundante? :mrgreen:). Quando se altera a altura, vc tem que vir corrigindo com vários "acessórios" para que o carro "obedeça o volante". Não é uma regra, mas é por isso que os kits de marca vem com mais peças...

O negócio da tua mp, infelizmente, no momento seria não... Mas acredito que mais pra frente eu venda o parachoque sim. A patroa quer ver o carro antes :roll:

abs

samukanvas
29/08/2008, 21:43
Samukanvas

Como ele já tá com o kit instalado, a sugestão do calço seria mais um paliativo prá verificar se tá aí o problema, o certo é instalar um SYE Kit com junta CV, ou baixar a T-Case. O Kit da Old Man Emu de 2" já vem com o hardware necessário par abaixar a T-case, e mesmo nos sites dos USA é comum achar esses Shims para mudar o angulo do cardã, sendo comum encontrar shims para até 6º .. o que eu acho muito, talves até uns 2º ou 3º ainda passa, mais que isso sem chance. Mas dependendo do uso que for fazer da XJ, não recomendaria usar calço.

Acho muito dificil o Kit da Procomp de 3" causar esse problema todo, mesmo porque esse kit eleva 3" na suspensão dianteira, mas na suspensão traseira eleva somente 2" conforme está descrito no site americano da própria Procomp, o que seria muito pouco prá dar toda essa vibração.

Eu acredito que alguma coisa possa estar montada errada, desalinhada ou provavelmente o que o Badia sugeriu quanto aos pneus.

Vamos esperar prá ver a resposta, isso se vier, porque tô cansado de ver o cara chegar aqui perguntado e quando descobre que o problema foi por cagada própria fica quietinho e nem volta prá falar o que deu. Não tô afirmando que seja esse o caso, mas depois de todos esse anos participando desse fórum vital, essa não seria a primiera vez que veria isso acontecer ...:lol:

[]´s

A questão do calço com graus já foi bem discutida em outros fóruns... é bem interessante a leitura. Vou ver se tenho um link desses aqui pra te mandar.

Tb acredito que alguma coisa possa estar errado. Mas a vibração virá, mesmo que beeeeem de levinho. Eu tive a oportunidade de montar meu feixe 2vzs (pesado pacaralho... não façam isso sozinhos :putz:) com alturas diferentes e sentí que muda bastante uns poucos cms de altura. Lá pra 120> é que começa a ficar "sentível" :mrgreen:

O negócio é aguardar mesmo.... E de preferência que o amigo coloque alguma foto do carro pra gente ver como está.:grin:

Abs

Ronaldo B.
29/08/2008, 23:07
Também queria ver umas fotos de como está a suspensão dessa XJ prá estar vibrando tanto assim.

Essa semana deixei minha XJ no meca prá instalar o kit da Procomp, trocar as buchas dos braços superiores e dar uma olhada em mais umas coisas simples.

Por enquanto ela tá 100% original, vou instalar primeiro o kit, rodar prá sentir a diferença e acostumar com ela, depois vem os pneus e aí mais um tempo rodando prá sentir a diferença, e aos poucos ir conhecendo o resultado de cada mudança. Hoje meu maior problema é falta de tempo prá acompanhar o serviço de perto e rodar o tanto que eu gostaria, por isso tô indo devagar, até mesmo porque se der alguma merda no meio do percurso, mexendo uma coisa por vez, é mais fácil de descobrir onde tá o problema.

Sempre que tenho um tempo dou uma lida no NAXJA e no jeepforum.com, se vc achar o link que vc falou manda prá mim.:concordo:

[]´s

tonhaodojeep
03/09/2008, 09:02
Segue abaixo e-mail enviado pelo companheiro da XJ- 97, CONTINUA COM MESMO PROBLEMA.



.ExternalClass .EC_hmmessage P{padding:0px;}.ExternalClass body.EC_hmmessage{font-size:10pt;font-family:Tahoma;}Meu amigo ja fiz tanta coisa que nem sei mais falar, vamos lá....
1-Coloquei a cunha para alinhar o carda
2-Fiz o balanciamento do cardan fora do carro e no local (nao sabia )
3-abri o diferencial tras. todos rolamentos novos (fizemos uma chave para regural a coroa)
4-abri a caixa de traçao tudos rolamentos novos
5-fiz balaciamento das rodas alinhamento, todos pneus em bom estado sem defeitos medida 255-70-15
Depois que coloquei a cunha ela mudou, antes ela vibrava de 60 a 70 kmh e 100 em diante agora 40 a 60 e 120 quando tira o pe
6- troquei os jumelos coloquei o da C10 eD10 deu sertinho ele e uns 7 cm. maior
Manda pros amigos do forum o meu email e feramariano@hotmail.com (feramariano@hotmail.com)

CONTINUA COM MESMO PROBLEMA - Se solucionado o problema irei responder a todos.

Obrigado;
Tonhão do Jeep

garrett
03/09/2008, 09:28
Segue abaixo e-mail enviado pelo companheiro da XJ- 97, CONTINUA COM MESMO PROBLEMA.



.ExternalClass .EC_hmmessage P{padding:0px;}.ExternalClass body.EC_hmmessage{font-size:10pt;font-family:Tahoma;}Meu amigo ja fiz tanta coisa que nem sei mais falar, vamos lá....
1-Coloquei a cunha para alinhar o carda
2-Fiz o balanciamento do cardan fora do carro e no local (nao sabia )
3-abri o diferencial tras. todos rolamentos novos (fizemos uma chave para regural a coroa)
4-abri a caixa de traçao tudos rolamentos novos
5-fiz balaciamento das rodas alinhamento, todos pneus em bom estado sem defeitos medida 255-70-15
Depois que coloquei a cunha ela mudou, antes ela vibrava de 60 a 70 kmh e 100 em diante agora 40 a 60 e 120 quando tira o pe
6- troquei os jumelos coloquei o da C10 eD10 deu sertinho ele e uns 7 cm. maior
Manda pros amigos do forum o meu email e feramariano@hotmail.com (feramariano@hotmail.com)

CONTINUA COM MESMO PROBLEMA - Se solucionado o problema irei responder a todos.

Obrigado;
Tonhão do Jeep

Tonhão,
ve se as abraçadeiras das lâminas n estão pegando no escapamento.
já vi isto acontecer e o carro vibra mesmo.

[]s e boa sorte

JrGurak
03/09/2008, 17:26
Fala Pessoal...
Nao seria mais facil abaixar um pouco a CT, do que mexer na estrutura do carda e angulo no diferencial, e fazer um teste???

offroad
03/09/2008, 19:26
colocou um jumelo de c10 de quase 3 polegadas !!!!!:parede:
q eu saiba esses kits vem completo c/ lamina e/ou feixe . nao precisa de jumelo. ainda mais desse tamanho e de outro carro :parede:

samukanvas
03/09/2008, 19:45
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

BADIA
03/09/2008, 20:30
Tonhão, como disse antes, nunca vi acontecer isso com um kit americano. É original ou tabajara? Quem montou? Não tem nada invertido? descreve prá nós esta "vibração". É na direção? É no carro todo? Nas rodas? Especifica melhor essa vibração, assim tentaremos adivinhar melhor o problema.Badia


Solicito ajuda aos companheiros:

Um companheiro colocou o Kit 3"da Procomp em uma XJ-97. Após a instalaçao começou a vibrar o carro inteiro.
O mesmo fez algumas alterações no tamnaho do cardã para compensar a altura e mesmo assim no parou a vibração.
Precisamos de mais informações ou dicas de onde olhar mais.
Vale a pena tentar ajudar este companheiro pois ele esta para desistir da XJ dele.

Obrigado a todos.
Tonhão do Jeep

BADIA
04/09/2008, 11:08
http://www.madxj.com/MADXJ/technical/technicalfiles/DKdsPhysics/images/drvangle_sm.jpg
Por falar em angulo de cardãns, olha o que achei. espero ter ajudado.
Badia

Muito provavelmente o angulo do cardã traseiro causando a vibração.

As soluções possíveis são a utilização de uma cunha para alterar o angulo do diferencial ou a instalação de um Slip Yoke Eliminator Kit mais junta CV no cardã.

Por acaso ele arqueou as molas traseiras antes ou depois da instalação do kit ??

Já tinha alguma lâmina adicional nos feixes traseiros antes da instalação do kit ou estão originais ???

Tinha algum calço para aumentar a altura da suspensão traseira antes da instalação do kit e que permaneceu ?

[]´s

marcelo_manaloa
04/09/2008, 16:52
A vibração desta cheroka só começa depois dos 40 a 60 km.... Na alta some o barulho...
Foi colocado um cálcio de cambio paralelo, dei uma sacudida no cardam ele mexe muito parece um cálcio feito de chiclete de tão macio... Estou na duvida dele....

offroad
04/09/2008, 17:12
tem q ser rigido....
sob carga ele muda o angulo.....

olha o jumelo .........
q tb muda o angulo.......

Ronaldo B.
04/09/2008, 17:14
Marcelo,

Acho dificil o coxim do cambio pode ser a causa dessa vibração. Na minha XJ o coxim do cambio apesar de estar inteiro, quando parado com D engata e segurando no freio era possivel sentir uma ressonancia no assoalho, porem andando esse sintoma desaparecia, troquei o coxim e essa ressonancia parou.

Acredito que o problema esteja mesmo no alinhamento do cardã, colocar o calço pode resolver o problema, mas prá isso tem que colocar o calço na medida certa, corrigindo o angulo e prá isso tem que medir o quanto o angulo do cardã está fora, senão vc corre o rsico de colocar um calço ou com angulo insuficiente ou com um maior que o necessário e aí achar que o problema não está aí porque mesmo com calço o problema continua.

Como parece que está dificil de identificar o problema, a minha sugestão é tirar tudo que foi colocado na suspensão traseira, deixando ela com a altura e montagem original e rodar com o carro prá ver se a vibração continua, se continuar o problema não está lá. Se a vibração sumir, ir colocando os ítens que tem hoje um a um e rodar com ela prá testar, até identificar o que está causando o problema e aí sim ver qual a solução prá corrigir.

[]´s

BADIA
07/09/2008, 13:29
E ai Tonhão, resolveram o problema? Qual a solução? Badia


Segue abaixo e-mail enviado pelo companheiro da XJ- 97, CONTINUA COM MESMO PROBLEMA.



.ExternalClass .EC_hmmessage P{padding:0px;}.ExternalClass body.EC_hmmessage{font-size:10pt;font-family:Tahoma;}Meu amigo ja fiz tanta coisa que nem sei mais falar, vamos lá....
1-Coloquei a cunha para alinhar o carda
2-Fiz o balanciamento do cardan fora do carro e no local (nao sabia )
3-abri o diferencial tras. todos rolamentos novos (fizemos uma chave para regural a coroa)
4-abri a caixa de traçao tudos rolamentos novos
5-fiz balaciamento das rodas alinhamento, todos pneus em bom estado sem defeitos medida 255-70-15
Depois que coloquei a cunha ela mudou, antes ela vibrava de 60 a 70 kmh e 100 em diante agora 40 a 60 e 120 quando tira o pe
6- troquei os jumelos coloquei o da C10 eD10 deu sertinho ele e uns 7 cm. maior
Manda pros amigos do forum o meu email e feramariano@hotmail.com (feramariano@hotmail.com)

CONTINUA COM MESMO PROBLEMA - Se solucionado o problema irei responder a todos.

Obrigado;
Tonhão do Jeep

Eriksom Teixeira Lima
11/09/2008, 07:50
forte vibração no carro todo quer dizer exatamente o quê?

Cardã comm inclinação errada vibra, melhor, ronca, mas não chacoalha o carro inteiro, pelo menos nunca vi nada tão dramático.

Chute calibrado, o cara montou o kit errado. Por exemplo, buchas de suspensão mal-posicionadas ou mal-apertadas ou ambos causam exatamente isso, o carro vibra, entra em inércia e vibra de novo. Antes de mexer em coisas que NÃO tinham problemas, refaçam TUDO o que gerou o problema.

Eriksom

marcelo_manaloa
12/09/2008, 08:07
Nosso amigo desistiu e rápido da suspensão... infelizmente tirou tudo e voltou p/ original...

Walter L. L. Casitta
12/09/2008, 08:42
Alguém disse que com um Kit americano não acontecem vibrações? Acreditas também em Papai Noel? :mrgreen:

samukanvas
12/09/2008, 12:44
Alguém disse que com um Kit americano não acontecem vibrações? Acreditas também em Papai Noel? :mrgreen:

Kit americano vem pronto pra tirar vibração sim. As melhores marcas vêm com peças pra corrigir isso.

Limpe a chaminé dia 25/12...:grin:

offroad
12/09/2008, 13:07
"
6- troquei os jumelos coloquei o da C10 eD10 deu sertinho ele e uns 7 cm. maior
Tonhão do Jeep

nunca ouvi uma xj c/ pouco lift vibrar....
mas tb kit gringo c/ jumelo de C10/D10 !!! :putz:

marcelo_manaloa
12/09/2008, 14:42
nunca ouvi uma xj c/ pouco lift vibrar....
mas tb kit gringo c/ jumelo de C10/D10 !!! :putz:


Não sei o que rolou na dele, mas o jumelo de c-10 vc já olhou um???
Coloque-o do lado da XJ única diferença é que o da C-10 tem uns 2 cm a mais.... essa é a diferença...

nzardo
12/09/2008, 14:44
Uma pena nosso amigo ter retirado o kit....:-(. acredito q a traseira ficou com 3" ou mais.... por conta do jumelo ou outra modificação no feixe.... e ele poderia ter informado a distância q ficou entre o centro da roda e o fender..... dai ficaria mais fácil ter uma idéia..... :pensativo:

offroad
12/09/2008, 15:00
Não sei o que rolou na dele, mas o jumelo de c-10 vc já olhou um???
Coloque-o do lado da XJ única diferença é que o da C-10 tem uns 2 cm a mais.... essa é a diferença...

sim. aqui eh igual da k10.
2cm = quase 1 polegada.... entao 4 polegadas na traseira. (o post dele fala q eh 7cm maior)
qdo acelera ou tira o pe tem 1 polegada a mais p/ o eixo 'torcer'....
mesmo assim, acho dificil.... aqui mesmo no forum tem gente c/ 4 ou mais e nao relata problema algum.

nzardo
12/09/2008, 15:25
A minha com 4" tinha uma pequena vibração dos 40 até +- 60km, com o rebaixamento da CT em +- 1,5" + o realocar da alavanca resolveu... :wink:

samukanvas
12/09/2008, 15:41
http://www.pmaugustopestana.com.br/patrola.JPG

offroad
12/09/2008, 15:47
qq mecanico poderia diagnosticar

135985

:mrgreen:

tonhaodojeep
15/09/2008, 16:01
Companheiros;

Sinto em informar que o Sr. Fernando desistiu e tirou o quit.

Também fiquei chateado da desistencia do mesmo.

Estou em Goiânia - Goiás - a disposição dos amantes da Cherokee.

Obrigado a todos;

Tonhão do Jeep - XJ - 98.

samukanvas
15/09/2008, 16:59
Uma pena heim? Foi problema na instalação mesmo?

Abs

tonhaodojeep
18/09/2008, 18:49
Boa noite

Segue abaixo a resposta do companheiro que desistiu da XJ-97.

Fernando Mariano (feramariano@hotmail.com)Enviada:quarta-feira, 17 de setembro de 2008 17:05:03Para: tonhao (tonhaodojeep@hotmail.com)
Amigos resolvi tirar o kit de 3" pois nao deram conta de tirar a vibraçao do cardan mas agradeço o apoio de todos, ela agora ficou original nao vibra nao pula so que ficou original. Obrigado a todos pelo apoio; Tonhao do Jeep - XJ-98

offroad
18/09/2008, 19:47
afinal o jumelo q vcs adaptaram lah eh 7 ou 2cm maior ?
pelo q leio aqui no forum ai na regiao de brasilia tah ruim de mecanico hein ..... putz...

RAFAEL KIPPER
11/10/2008, 10:48
A minha com 4" tinha uma pequena vibração dos 40 até +- 60km, com o rebaixamento da CT em +- 1,5" + o realocar da alavanca resolveu... :wink:

Oi, a minha levantei 6", agora gostaria de saber o que é este realocar da alavanca ? E o rebaixamento da CT é 1,5cm ou 1,5 polegadas ?

Obrigado!