PDA

Ver Versão Completa : Cardan Dupla Cruzeta - Dois Flanges Simples Não Funciona



billj
10/06/2003, 10:45
Uns tempos atrás, conversamos sobre a possibilidade em usar dois flanges para fazer uma junta CV, a peça chave para fazer um cardan duplo. Na ocasião, chegamos à conclusão que deveria funcionar, desde que seja bem balanceado a peça.

Pois bem, fiquei pensando naquele negócio, ainda não entendendo como o eixo ficaria estável com três pontos de articulação (as cruzetas) e um ponto de movimento linear (a luva estriada). A lógica me dizia que não funcionaria........

Levei o assunto para frente, conversando em outros fórums. Tem um pulo de gato que não consideramos......

Na foto anexa, verá um pino e esfera que vai no miolo do conjunto. São essas peças que mantenham o conjunto centralizado......

Sandro, você falou que mandou fazer uma junta CV num torneiro. Ele incorporou algo assim??

Abraços agora estudando em como fazer isso,

Sandro Tannuri
10/06/2003, 23:46
Sandro, você falou que mandou fazer uma junta CV num torneiro. Ele incorporou algo assim??

Bill,

Meu CV e gringo e tem a tal esfera, na epoca que pensamos sobre isso nao lembrei deste detalhe, acho que quem ia mandar fazer num torneiro e o Walter Andreis..

Abraços,

Giovani
12/06/2003, 02:39
Uns tempos atrás, conversamos sobre a possibilidade em usar dois flanges para fazer uma junta CV, a peça chave para fazer um cardan duplo. Na ocasião, chegamos à conclusão que deveria funcionar, desde que seja bem balanceado a peça.

:D Grande Bill!

:D Eu tinha pensado em fazer dessa forma. Já tinha visto essa foto e outras, que mostram aquela "bola" no meio, mas achei que era só para deixar o conjunto mais robusto, visto que as cruzetas estavam ligadas pela peça externa. :( Por isso imaginei que duas flanges juntas dariam conta... Mas como o problema é outro... :cry:
:( Vamos ver se encontramos outra opção, mais barata que as peças do Tio Sam... :wink:
:arrow: Já pensei em usar cardã articulado com mancal, mas é pouco espaço pra essa "tramóia"... :P