PDA

Ver Versão Completa : Trocar a Caixa - Usando Motor Ap



fag.online
28/08/2008, 17:04
Pessoa, semana passada minha gaiola deu pra não funcionar mais a marcha ré.
Levei no mecânico, porque infelizmente ainda não sei mexer em caixa, e o mesmo disse que minha estava cheia de água e sem óleo.
Ele deu uma garibada, colocou a engrenagem da ré e já me alertou que a caixa não vai muito longe, e que logo logo ela vai pro saco.
Gostaria então da opnião de vocês, para ja ir atrás de uma nova caixa. Gostaria de saber qual a melhor opção para colocar em um motor Ap 1.8 utilizando o flange de adaptação.

duduadaptaçôes
28/08/2008, 22:58
caro fag.online blz?sua caixa é de semi-eixo(canelinha) c for coloca a do fusca 1300 é mais facil de achar é ñ precisa mecher em nada(coroa e pinhão)tem a 1500 e1600 tbm mais eu acho meio longa mas ai vai de vc :dance:agora c for de homocinéticas ai pra ñ mexer em nada ai só a da kombi ou da variantt 2 msm e tem a mosca branca de olhos azuis e de mini saia:mrgreen: que é a caixa da kombi diesel q ñ precisa de flange!!!!qq coisa tamos ai fmz:concordo:abs!!!!!!!!!!

R.N.Lima
29/08/2008, 06:57
porque que a sua caixa estava cheia d'agua e sem oleo? esta resposta e importante para poder lhe dar uma opnião.

fag.online
29/08/2008, 08:19
A verdade é que a caixa antiga nunca havia sofrido nenhuma manutenção.... estava usando ela à 1 ano e antes disso ela já era de um fusca. Essa agua poderia ter vindo já de antes ou até mesmo porque nesse ano sofri bastante com coifa de caixa rasgadas, até que coloquei mola de monza atras, desde então já faz quase 2 meses e não rasgou. :mrgreen:

A minha caixa é canelinha sim. Ainda não consegui encontrar a mosca branca, rsssss.

Na verdade o que preciso mesmo é saber se existe alguma caixa que seja mais resistente que outras, e também essa questão de uma caixa ser mais longa que a outra, pois vou comprar uma caixa e mandar pra oficina pra desmontar e dar uma geral nela, caprichar mesmo pra ficar um bom tempo sem me encomodar, pois as trilhas que fizemos aqui geralmente são de nível médio para alto. :concordo:

Abracos

duduadaptaçôes
30/08/2008, 01:11
olha eu de novo rsrs!! bom primeiro boa noite ou dia ou tarde pra tds???bom vamos por partes!!!! 1º coifa rasgando coloque duas uma normal e a outra entre a coifa presa e os chifres do chassis...2ºc vc não ficar soqueando a caixa ela aguenta legal o ap 1.8 mais caso contrario,quebra a emgrenagem da 1ºou a ré:putz:,já q vc vai abrir a caixa td não esqueça de reforçar as travas das pontas de eixo(menos dor de cabeça dps)e do mas é só alegria:concordo:abs

fag.online
01/09/2008, 08:05
ok.. valeu pela ajuda... então só pra finalizar... a caixa do 1300 seria a melhor opção pois ficaria mais reduzia e assim com mais força para as trilhas.... e ela aguentaria tanto quanto a do 1600.. é isso?
Uma outra dúvida... o que seria reforçar as travas das pontas? rsss... como disse eu não entendo nada de caixa... a que está agora foi tirada de um fusca e colocada direto na gaiola... sem fazer qualquer tipo de manutenção.... abracos

Denilson Maçaneiro
01/09/2008, 12:19
1º coifa rasgando coloque duas uma normal e a outra entre a coifa presa e os chifres do chassis...

Naum entendi dá pra esplicar melhor?
Abraços.

fag.online
01/09/2008, 13:38
A minha dúvida é qual seria a melhor caixa pra trocar pela atual, pois a atual não irá mais aguentar por mto tempo.... conversando com alguns colegas que também tem gaiolas e me disseram o seguinte.
Caixa do 1200 tem 37 dentes
Caixa do 1600 tem 33 dentes

Ou seja, a caixa do 1200 ficaria um pouco mais reduzida, pois tem mais dentes para dar a volta. Porém, a mais indicada seria a caixa do 1600, pois a do 1200 com o meu motor ap 1.8 iria quebrar muito.

Um outro ponto que me falaram, é a opção de se colocar um bloqueio de 75%, trocando-se a caixa satélite, uma modificação que vai custar em torno de 350,00 mais que deixaria muito mais ofenciva nas trilhas e diminuiria as quebras...

Como sou bemmmmmm leigo com relação à mecânica, estou pedindo opnião dos colegas pra não cair em furada e acabar fazendo besteira.

fag.online
15/09/2008, 17:02
Pessoal... mais ninguém tem dicas sobre a caixa?
Comprei um bloqueio de 75% para colocar na nova caixa de marchas que ainda vou comprar...
Vou seguir a dica que Flávio Cadore me deu em outro post (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45926).
Agora a dúvida continua... com motor ap 1.8... qual cambio devo usar?
1300..1500...1600?
Sendo que a minha intenção não é competição de velocidade, e sim força e resistencia em trilhas.
Abracos

Ramon Alves
15/09/2008, 17:17
caro fag.oline,
amigo por experiençia propria te indico a caixa da kombi mais antiga das que sairam com reduçao na roda!!
jah fiz essa adapitaçao em 5 fuscas aki da minha cidade e todos fikaram muitoo mas muitoo fortess mesmo antes de colokar agente num tem noçao mas depois qeu ver em açao surpreende todas as expectativas!!!!
é um conselho neh meu amigo se tu naum quer velocidade e sim força!!
obs:mesmo com essa caixa meu fusca com kit a alcool mas rodando na gasolina da seus 100km tranquiloo!!num passa disso mas chega nos 100km.
abraços amigo!!

JefersonRS
16/09/2008, 22:26
caro fag.oline,
amigo por experiençia propria te indico a caixa da kombi mais antiga das que sairam com reduçao na roda!!
jah fiz essa adapitaçao em 5 fuscas aki da minha cidade e todos fikaram muitoo mas muitoo fortess mesmo antes de colokar agente num tem noçao mas depois qeu ver em açao surpreende todas as expectativas!!!!
é um conselho neh meu amigo se tu naum quer velocidade e sim força!!
obs:mesmo com essa caixa meu fusca com kit a alcool mas rodando na gasolina da seus 100km tranquiloo!!num passa disso mas chega nos 100km.
abraços amigo!!
Faço as palavras do Ramon as minhas amigo, comprei uma gaiola ai em SC, em Jacinto Machado, vc deve conhecer a cidade, esta gaiola usa motor ap 1.8 caixa do passat 4 marchas e a redução da kombi nos eixos, em estrada chego certo a uns 100km por hora, meio complicado nesta velocidade pois a minha gaiola é bem alta, e bem curta o entre eixo, mas quanto a questão força, nao tem igual amigo, estas reduções para terrenos ruins é o demonio de forte cara, alguns até já me falaram que é fria, mas concordo com o amigo Ramon em todas as palavras, se é força que vc quer, vai nesta opção de olhos fechados, e pode ter certeza q não vai se arrepender....
Conheço um cara que monta gaiolas e Jeeps em Sombrio que entende muito disto, se vc quizer posso passar o fone dele, até porque nao fica tao distante de Criciuma, forte abraço, espero ter ajudado.

Ramon Alves
16/09/2008, 22:32
issu ae jeferson!!!
até hj nas 5 adaptaçoes qeu eu tive nunka tive problemas com nehuma a naums er o fato dos primeiros fikarem kikando na arrancada amis forte,o que foi resolvido colocando dois amortecedores de cada lado!!!tirando issu é so alegriaa!!!
abraçoss a todos!!!

JefersonRS
16/09/2008, 22:39
issu ae jeferson!!!
até hj nas 5 adaptaçoes qeu eu tive nunka tive problemas com nehuma a naums er o fato dos primeiros fikarem kikando na arrancada amis forte,o que foi resolvido colocando dois amortecedores de cada lado!!!tirando issu é so alegriaa!!!
abraçoss a todos!!!
É sim, na minha também uso dois amortecedores atraz dela, tenho a suspensao independente do santana nas 4 rodas e atraz além dos dois amortecedores do santana original uso mais um amortecedor de kombi de cada lado, fica muito boa.

fag.online
17/09/2008, 08:05
Mais voces usam a caixa com redução junto com o bloqueio ? pq agora já comprei um bloqueio de 75% para por na caixa quando for trocar.

Caro amigo JefersonRS (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=17391), como foi adaptada a caixa de passat na sua gaiola? na minha eu uso a caixa do fusca, mais nao se se é pq a caixa já está indo pro saco, pra passar de 1a. pra 2a. ela dá uma arranhadinha básica, rsssss
Abracos

JefersonRS
17/09/2008, 21:43
Mais voces usam a caixa com redução junto com o bloqueio ? pq agora já comprei um bloqueio de 75% para por na caixa quando for trocar.

Caro amigo JefersonRS (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=17391), como foi adaptada a caixa de passat na sua gaiola? na minha eu uso a caixa do fusca, mais nao se se é pq a caixa já está indo pro saco, pra passar de 1a. pra 2a. ela dá uma arranhadinha básica, rsssss
Abracos
Sua gaiola deve ser feita encima de um chassi vw por isto usa a caixa do fusca, a minha gaiola é tubular, toda contruida unico contratempo do bloqueio é que nao sei como ele funcionária em velocidade elevada, será que se faz curvas? Ai ja não sei informar amigo, pois nunca tive bloqueio em caixa, mas acho que com a reduções nem precisaria de bloqueio, pois força vc vai ter de sobra.......

Zupa
18/09/2008, 00:49
Vc pode colocar umas fotos pra ver como é o seu projeto, por favor.
estou montando um baja, e vou usar a IRS de kombi na traseira, com a caixa da kombi 1992, pensei inicialmente manter o meu sistema "canela dura" com as caixas redutoras, mas desisti principalmente devido a este "pulo". Agora, vendo a sua opinião, pode ser que use a redutora e a IRS juntas, sei que vai ficar sem final, mas o meu objetivo principal é força e altura já que aqui tem pedra pra caramba. Obrigado.

fag.online
18/09/2008, 08:09
Jeferson, isso é verdade, a minha foi feita em cima de um chassi de fusca. Quanto as curvas, ela irá fazer sim, pois o bloqueio é de 75% apenas, e não 100%. Neste caso o bloqueio vai entrar em ação plenamente quando se estiver com o motor cheio.. em altas rotações, que geralmente é quando mais precisamos dele, em atoleiros. Eu comprei a peça de um fabricantes em POA, que trabalha muito com carros de arrancadas. Vou fazer o no inicio do ano que vem quando trocar a minha caixa. Por isso já estou me antecipando pra ver qual a melhor caixa e ir comprando.

Mesmo assim ainda ficou outra dúvida com relação a sua gaiola. Motor e caixa do Ap é a combinação perfeita, pois os 2 se encaixam e deve ficar que é uma tetéia. Tens fotos da colocação do motor e caixa dela? Tens email ou msn pra min trocar algumas idéias?
abracos

fag.online
18/09/2008, 14:04
Depois de fussar bastante pela net e no proprio forum aqui, vi que muitas pessoas como Jeferson utilizam a caixa do passat.
Na minha atualmente utilizo chassi e caixa canela do fusca.
Gostaria de saber se é possivel coloca a caixa do passat na minha gaiola?
De-repente colocando só a caixa do passat no lugar da caixa do fusca, usando as canelas do fusca e uma caixa de redução na ponta de eixo pra inverter a ordem da rotação.
Abracos