Ver Versão Completa : Amortecedores Dianteiro do Samurai
Ae galera curti o papo aí de vcs que não á amortecedores dianteiros fora os originais para o Samurai , bom Tenho um Samurai 97 e troquei os amortecedores dianteiros e os da Pampa ou do corcel 2 são identicos e ficam muito bons .......
Rogerio Fernandes Macedo
18/08/2004, 13:20
Vc chegou a levantar a suspensão ou a altura continuou a mesma ??
Vc disse da pampa ou corcel , qual deles vc instalou ? Vc trocou o conjunto todo, ou teve que soldar na torre original o suporte das molas ? Teve que fazer alguma adaptação a mais ? E a traseira o que vc colocou ?
Tem alguma foto da transformação ?
como é que é????
amigo, eu já ate olhei os amortecedores dianteiros de PAMPA, CORCEL, DEL REY, ( sao todos iguais) e sao inclusive até PARECIDOS com os dianteiros do Samurai >96 com o prato de mola de tudo, mas o sistema de fixcao inferior é diferente, no amortecedor de corcel, no lugar de um olhal com bucha, vai um pino que é rosqueado no "leque" da suspencao do corcel, a unica maneira de colocar no samurai é serrando esse pino e soldando um olhal p/ fixar no eixo do Samurai...... inclusive quando os amortecedores do meu Samurai estragarem eu iria dar uma conferida melhor na possivel adaptacao com os de corcel...
mas como vc já o fez, ai vai as minhas duvidas...
- o curso o amortecedor é o mesmo, se nao quais as medidas fechado e aberto ?
- a carga é parecida ? ou seja nao ficou "mole" ou "duro" demais ?
- vc já fez trilhas com o jipe? nao escuto nada anormal, tipo pancadas de fim de curso ?
- e o mais importante... manda foto ... se possiveis bem detalhadas em close da parte inferior do amortecedor....
meu email p/ o envio das fotos é ; fabilbh@ig.com.br
T+
Olha ficou muito bom e o sistema de fixação é o mesmo( ou aqui em Estrela-RS as Pampas são diferentes) o prato fica da mesma altura e se troca o conjunto todo , olha ele naum está mais na altura original ele ja foi um pouco levantado mais na troca de amortecedores ele ficou na mesma altua , e no uso dela naum ficou mais duro nem mais mole na minha opinião e aguenta pq o pau come as trilhas que fazemos aqui é pra quebra e naum tive problemas e nem barulhas ou algum problema assim .... na minha opinião ficou muito bom .........
Vou tirar umas fotos e mando para vcs pode deixar ........
BLZ.. fico no aguardo das fotos, principalmente na parte inferior e do prato de mola do amortecedor... a propósito, vc sabe o codigo do amortecedor ? ou p/ que ano/modelo de pampa ele serve ?
T+
Rogerio Fernandes Macedo
03/09/2004, 07:48
Na dianteira vc disse que a altura é um pouco maior , quanto maior ??
Vc substituiu as molas dianteiras tb , ou usou as mesmas , a acomodação das molas se deram de forma a não causarem folgas ?
Na suspensão traseira, vc fez alguma adaptação ??
Estou fazendo uma pesquisa , para saber o que monta ou não na dianteira e na traseira do samurai helicoidal , levantando umas 2" com relação ao original , se tiver alguma novidade repasso pra vcs, e se alguem tiver umas fotos ajudaria bastante
Ae Rogerio..
levantando a traseira do samurai em 2,5 pol. coloca os amortecedores dianteiros de Kombi clipper... servirao numa boa..
quanto a dianteira, vc já chegou a comparar as medidas do da Pampa ?
T+
Fabiano
Fala aí pessoal,
tenho um Samurai 97 e acabei de estourar meu amortecedor dianteiro direito. Liguei para a autorizada da Suzuki e um amortecedor novo sai por R$ 1900,00, CADA UM.
Fiquei contente ao ver que o amortecedor da Pampa pode ser utilizado =].
E aí Moris, nao tem como colocar as fotos aki no forum nao?!
Procurando na net, lí que os Rancho RS 5167 servem. Alguém sabe se eles podem realmente ser utilizados?
Abçs.
Guil,
O amortecedor original é caro, mas nem tanto...
Eu comprei os meus no final do ano passado e paguei algo em torno de 700 reais o par.
[]s,
Falaê Leandro.
De fato, eu achei o preço bastante irrealista. Pedi para o rapaz das peças verificar e ele me informou que o preço é esse mesmo. Deve estar havendo algum engano.
Vc comprou os amortecedores aí por São José mesmo?
De qualquer forma, vou dar uma olhada nos amortecedores da Pampa.
[]'s
Falaê Leandro.
Vc comprou os amortecedores aí por São José mesmo?
[]'s
Não, eu comprei em uma concessionária GM em SP, mas não lembro qual... Só me lembro do nome de quem me atendeu, o Sena. Ele é um ex-funcionário de uma concessionária Suzuki.
[]s,
Ae Gil..
poderia me fazer o favor de tirar as medidas do seu amortecedor dianteiro original comforme minha mensagem acima ?
T+
Pô Fabil, ainda nem cheguei a tirar o amortecedor, mas assim que eu trocar, espero que ainda essa semana, eu tiro as medidas e coloco aqui.
Liguei pra algumas concessionárias GM aqui no Rio e consegui os amortcedores originas por R$800,00 o par, nao sei se vou conseguir achar por menos que isso. Valeu Leandro, tinha me esquecido completamente que a GM passou a vender peças Suzuki depois da saida da empresa do Brasil.
Quanto aos amortecedores da Pampa, fui dar uma olhada e como o Fabil falou, as fixações inferiores sao diferentes, precisaria de alguma alteração (parece que as pampas de Estrela-RS são diferentes =] ).
hahahah.. vai ver que a pampa em questao sao os "Pampas gauchos"..heheh
mas falando sério... se as dimensoes dos amortecedores da pampa forem semelhantes ao do samurai, cortar o parafuso e soldar um olhal no amortecedor da pampa é molesa... basta uma boa solda e pronto...
T+
Fabiano
Rogerio Fernandes Macedo
09/09/2004, 07:35
Beleza pessoal ,
Fiz umas medições da suspensão dianteira e cheguei nos valores :
Centro do olhal inferior até a fixação superior com o amortecedor aberto(limite da suspensão ) 430 mm e fechado (limite no batente mecanico ) 290 mm
Centro do olhal inferior até a base de sustentação da mola 49 mm , essa medida dará a altura do carro no caso de se utilizar o amortecedor da Pampa com as molas originais pode mudar a altura do carro.
Diametro de fixação do olhal M10 e largura 28 mm Diametro externo olhal 46 mm
Tirei tambem umas medidas da mola para comparar com as do Verona / Apollo, Diametro externo 91 mm e diametro do fio 9,4 mm , com isso da pra ter uma base da carga da mola, mas não comparei ainda .
Só estou em duvida se é melhor utilizar calço nas molas ou substituilas.
Quanto a fixação inferior do amortecedor soldar um olhal é simples .
Espero que essas informações possam ajudar
OPA!!!
vc tirou medida com os amortecedor fora do carro ou montado ?
segundo as medidas dos amortecedores no site da Monroe, temos o seguinte;
Amortecedor dianteito de PAMPA/CORCEL II/BELINA/Delrey
Aberto = 423mm
fechado = 320mm
Amortecedor dianteiro de CORCEL/BELINA I
aberto = 434mm
fechado = 316mm
neste caso parece que os do corcel I seriam os mais apropriados p/ a adaptacao.. fazendo um retrabalho nos batentes da suspencao ..
T+
Rogerio Fernandes Macedo
09/09/2004, 09:20
Fabiano fiz essas medições com o sistema montado no carro , com essa adaptação vamos perder em curso de suspensão no melhor dos casos 22 mm a menos .
Temos que verificar , como a base da mola esta com relação a fixação inferior, na altura.
Vou passar em uma loja e tirar umas medidas
Ae Rogerio..
deu a conferida?? nao se esqueca de postar p/ gente, ok ?
T+
Amigos,
Este assunto também me interessa muito...
No meu samuca (com calços na altura original) uso nas quatro rodas as molas dianteiras do Voyage que, embora sejam quase 1 pol maiores que as originais, também são mais macias que estas, com um resultado, na minha opinião, ótimo!
Quanto aos amortecedores, como quase todo mundo :D , também uso os traseiros da Kombi na traseira e os traseiros da Chevy (adaptados na dianteira.
A grande dificuldade, é achar no mercado amortecedores que tenham menos que 29cm fechados (conforme bem disse o Rogério) e abertos (segundo minhas medições) pelo menos 46 cm (segundo minhas medições), com as fixações adequadas e um comportamento dinâmico satisfatório! :D :D
Nas minhas pesquisas, para a traseira, acho que os amortecedores traseiros da Fiorino seriam adequados, mas ainda não os experiemntei...
Para a dianteira, devido ao sistema de fixação as opções são mais restritas...
Conversando com o Rodrigo da Garra4x4 há alguns dias, ele me disse que a HDS tem um leque bastante grande de opções e ficou de me passar as informações que conseguisse. Agum de vocês já pesquisou?
De qualquer forma teríamos que fazer alguma adaptação: mudar a fixação ou continuar ressoldando a base da mola? E, mudando a fixação, que mola usar?
Por favor Guil, mande rápido suas impressões! :D :D
Em tempo: a Atami - antiga concessionária Suzuki em Curitiba (41) 333-7575 - tinha os amortecedores originais em estoque, se não me falha a memória por R$300 cada. Se não me falha a memória também os códigos originais são: Dianteiros 41600-82CA1 e Traseiros 416700-82CA0.
Particularmente, certa vez coloquei os originais, mas achei pouco duráveis (ou as minhas trilhas muito esburacadas :D ) e optei pelos da Chevy.
[]s
Acabei morrendo no par de amortecedores originais mesmo, chegam essa semana próxima.
Sinceramente, nao me agrada muito a ideia de soldar a fixaçao do amortecedor original em outro amortecedor, mas isso é minha opinião de leigo, como costumam dizer aqui no forum IMHO.
Minha vontade era passar os amortecedores para fora das molas, dessa forma nao ficaria mais dependente dos amortecedores originais, mas esse é o tipo de adaptaçao que eu nao tenho o mínimo de conhecimento para fazer. Vcs sabem de alguém que jah tenha feito isso?!
Assim que eu estiver com os amortecedores eu tiro as medidas, se bem que o Rogério jah as tirou...
[]'s com o Jipinho parado.
Oi Cláudio,
Eu revendo os HDS (informo toda hora aqui!).
O preço é o mesmo para quase todos os modelos; R$ 205,00
Os que mais se aproximam das medidas que informou são:
29,6 cm fechado e 45,9 aberto
Mesmos estes dariam final de curso quando fechado, mas tem que ver como é feita a medida.
No caso a medida acima é de centro da fixação para centro da outra fixação (buchas).
Bom dia Wallace,
As medidas que citei são mesmo entre os centros de fixação das argolas (ou da base do pino à argola, conforme o caso...).
Este modelo que você citou, realmente limitaria o curso possível, embora fosse de solução fácil: aumentar os batentes.
Mas ainda assim resta saber se há algum modelo fom fixação pino/argola para uso na dianteira do Samuca 97.
De qualquer forma, a questão (pelo menos prá mim! :D ) é a relação custoXbenefícioXfacilidade. Ou seja, escolher entre:
a) usar originais, importados, caros e difíceis de se obter;
b) adaptar importados, porém com excelente desempenho; ou
c) adaptar nacionais.
De minha parte tenho preferido a letra "C", por me ser mais fácil (leia-se mais barato!).
E, nesse caso, qual a melhor adaptação? Foi aí que o Moris despertou a nossa curiosidade, pois a adaptação que ele fez, usando o sistema do Corcel seria novidade...
De toda forma, obrigado.
Se eu resolver migrar da letra "C" prá letra "B", mando MP! :D :wink:
[]s
Opa!! Claudio..
deixa eu ver se entendi... vc esta usando na DIANTEIRA do seu Samurai helicoidal os amortecedores TRASEIROS da Chevy500 e neste caso vc soldou os pratos de molas e usa molas dianteiras de voyage?? neste caso vc aumentou os batentes inferiores ?.. ficou bom, frente estavel e macia ?
amortecedor original Samurai
Aberto = 430mm
fechado = 290mm
segundo a site da Monroe as medidas sao...
Chevy
Tras= aberto 466mm fechado 284mm
se essas medidas estiverem corretas, soldando o prato de mola no amortecedor da chevy nao dá batente fechado... alem de ganhar mais curso aberto.... se a carga do amortecedor da chevy for bom p/ o peso do samurai acho que ficaria legal... ae Claudio.. vc faz muitas trilhas?? a quanto tempo usa os de chevy adaptados ?
o prato de mola, vc aproveitou do amortecedor do samurai ou arranjou de outro carro ?
T+
Fabiano
Isso mesmo Fabil!
Só corrigindo (eu acabei trocando e escrevendo errado): as molas são as TRASEIRAS do Voyage (código MC.EVW07 da Cofap).
Reutilizei as bandejas do amortecedor original, ressoldando-as no amortecedor da Chevy. Foi necessário apenas retirar a capa plástica de proteção da haste do amortecedor. Estou enviando uma foto ruim. :D
Não foi preciso mexer nos batentes pois, como você verificou, a dimensão do amortecedor fechado é até menor que o original.
Na minha opinião, o carro ficou muito bom, tanto em estrada com em trilhas. Se bem que, se eu entro e saio pelas próprias pernas (diga-se rodas), não chamo de trilha, e sim de passeio! :D :D Aliás, o carro é muito bom e, literalmente, passeia aonde outros sofrem!
Em fato: uso esses conjuntos amortecedores/molas há quase um ano (15 mil km) tanto na cidade como em passeios. A região aqui é muito propícia ao off road... Dá até prá pegar "atalhos" na volta prá casa! Ou seja, pelo menos uma vez por semana (nem que seja prá lubrificar o conjunto :D ), os amortecedores levam uma surra. E não tenho o que reclamar a não ser pelo fato de ter que ficar ressoldando o suporte das molas...
[]s
Blz.. Claudio...
quando vc diz "ter que ficar ressoldando o prato de molas" , pq ? está trincando com frequencia ? que solda vc usou ?
se puder me mandar fotos melhores no fabilbh@ig.com.br agradeco..
T+
Completando: ressoldando a cada troca de amortecedor!!!!!!
E não! Nunca trincou a solda!
Mesmo acontecendo 1 vez ao ano, me incomoda um pouco essa solução de ressoldar...
Mas, como já disse, é uma opção prá relação custoxbenefício!
Breve mando mais fotos...
[]s
aahhh.. bacana.. parece que enfim temos uma solucao nacional p/ os amortecedores dianteiros do samurai >96 que estja testada e aprovada..heheh
bom.. pela diferenca de precos, nao me importo nem um pouco em ter que soldar o suporte de mola toda vez que trocar de amortecedor....heheh
certamente sai mmmmuuuuuiiiiiiittttttooo mais barato que os originais...
mas qual solda vc usou ? eletrica/mg/acetileno ?
T+
Fabiano
Rogerio Fernandes Macedo
23/09/2004, 17:39
Claudio ,
Vc tem alguma foto do amortecedor original ?? , estou pesquisando os da Pampa dianteiro , ja tirei umas medidas , mas a mola original não se adapta perfeitamente , tem solução.
Só preciso de umas fotos do original
Mas a solução está por aí , os da Chevy acho que dá muito mais trabalho
Alguem conheçe algum outro amortecedor com as caracteristicas do da Pampa ou Belina .
Flavio Miranda
23/09/2004, 17:58
Cabritos,
Outro dia imprimi a lista COMPLETA da Monroe, separei os amortecedores com montagem igual do Vitara, comparei medidas deles abertos e fechados e cheguei a seguinte conclusão para a TRASEIRA !!!!
Monroe (Original) Vitara 2 pts.
CODIGO: M0201 - Dianteiro
LINHA DE PRODUTO: SENSA-TRAC
Peso 3,5000
Dimensional Aberto 387,00mm
Dimensional Fechado 223,00mm
Fixação Superior estrutura
Fixação Inferior estrutura
CODIGO: M1624 - Traseiro
LINHA DE PRODUTO: SENSA-TRAC
Peso 2,5000
Dimensional Aberto 467,00mm
Dimensional Fechado 290,00mm
Fixação Superior parafuso
Fixação Inferior argola
Monroe (Original) Opala 4 cc – 69/88
CODIGO: 30970 - Traseiro
DESCRIÇÃO: Amortecedor
LINHA DE PRODUTO: GAS PREMIUM
Peso 1,6500
Dimensional Aberto 475,00mm
Dimensional Fechado 289,00mm
Fixação Inferior argola
Monroe (Original) Opala 4 cc – 89/...
CODIGO: 37823 - Traseiro
DESCRIÇÃO: Amortecedor
LINHA DE PRODUTO: MONRO MATIC
Peso 1,5000
Dimensional Aberto 475,00mm
Dimensional Fechado 289,00mm
Fixação Inferior argola
Depois passei na VOLI e comparei com os da Chevy... Os do Opala parecem bem melhores.... O preço = $ 60 em media cada....
Fica faltando a confirmação dos amortecedores da Pampa, Corcel para a dianteira....
Ai é só colocar os calcos da RC4x4 ou semelhantes e pronto !!
Ajudei ?!?!?
[]s
separei os amortecedores com montagem igual do Vitara,
Bem, a discussão era sobre os amortecedores dianteiros do Samurai >96 :lol: , mas fica aí a informação pra galera do Vitara.
Flavio Miranda
23/09/2004, 18:18
Segundo o catalogo os amortecedores do Corcel e Pampa são
Dianteira = pino + pino
Traseira = anel + anel
No Vitara não serve pois é Estrutura... No Samuca serve ?
Amigos,
Segue um passo-a-passo da adaptação de um suporte para as bandejas das molas do Samuca >97 independente dos amortecedores.
Antes de continuar, quero lembrar que o objetivo desta modificação não foi aumentar curso da suspensão, fazer "hi-lift", modificar RTI, melhorar, sob qualquer aspecto, o desempenho "on-road" ou "off- road" do carro, ou qualquer outro devaneio! :D :D
O objetivo foi o de tão somente simplificar a troca do amortecedor do Samurai com molas helicoidais, desassociando o suporte da mola do amortecedor em si. Aspecto esse que resultaria além da óbivia simplicidade na troca do amortecedor, na possibilidade de se utilizar qualquer amortecedor com fixação semelhante à original, nacional ou importado. :twisted:
E idéia básica foi a de simplesmente substituir a soldagem do suporte original pelo aparafusamento.
Bueno, preparem seus porretes e vamos lá... 8)
O primeiro passo foi criar um suporte para a bandeja da mola que mantivesse a articulação na base. Para isso foi elaborado o suporte da foto 1.
O segundo passo foi adquirir um parafuso com pescoço de comprimento igual ao do vão total do suporte (também na foto 1).
A seguir, como eu haveria de colocar amortecedores novos, posto que os antigos tinham o suporte da bandeja soldado (e além disso, se nada desse certo, eu os recolocaria de volta! :shock: ), aproveitei para pesquisar o mercado nacional.
Os "antigos" eram uma adaptação dos traseiros da Chevy. Meu objetivo era encontrar algum em que sequer fosse necessário, como nos da Chevy, retirar a capa superior. Encontrei os traseiros do Corsa. Com esses amortecedores não utilizei as borrachas para a fixação superior originais, posto que estas se encaixam entre si e exige um furo de aproximadamente 5/8", caso em que para utilizá-las eu teria que "abrir" a furação no Samuca. Dessa forma, substitui a borracha inferior por uma borracha de fixação de carroceria (daquelas utilizadas nos Jeeps! :shock: ) que, na minha opinião deu, inclusive, um melhor assentamento na sede (detalhe foto 2).
Ainda não sou capaz de dizer se a durabilidade desses amortecedores se comparará aos da Chevy, mas já posso dizer que, no "off-road" (também ainda não fiz uma verdadeira trilha! :twisted: ), ou melhor, nos "atalhos" pra casa o carro ficou mais macio, e na estrada menos estável, lembrando muito o comportamento com os amortecedores originais. Ganha-se de um lado, perde-se de outro. Mas a opção me parece bastante boa, inclusive sendo de adaptação mais simples que os da Chevy.
Mas não me preocupei, inicialmente, com a durabilidade dos amortecedores, e sim com a articulação do conjunto mola/amortecedor e com a simplicidade da instalação.
Nestes aspectos, devo dizer que a adaptação foi um sucesso!
Os próximos passos serão os de acompanhar a resistência do conjunto procurando desgastes ou trincas no suporte e a durabilidade dos amortecedores.
Voltando à adaptação, como já disse, na foto 1 os suportes da bandeja da mola.
Na foto 2, a montagem com a mola e os amortecedores "novos".
Na foto 3, o conjunto instalado.
É claro que, se eu não quisesse dividir com todos essa minha solução (mesmo que ainda sem teste de longa duração!) eu não a teria postado aqui. Espero entretanto estar ajudando aos proprietários de Samurai helicoidal e receber sugestões que possam melhora-la. :D
[]s
Olá Claudio..
bacana as suas experiencias.. se puder me mandar essas fotos no fabilbh@ig.com.br fico grato..
T+
Periquitooffroad
27/09/2004, 08:30
Amortecedor traseiro de carro de rua pequeno como o corsa, não é ideal para dianteira de um jipe. O aceitável é que a viatura fique até um pouco mais dura mas o contrário é suicídio, ainda mais o Samurai helicoidal que já dança numa pista irregular.
Infelizmente as fotos estão sem nitidez e não dá pra avaliar a suportação.
Periquitooffroad,
Acho que você se confundiu: jeep tem que ter suspenção macia sim. Carro de asfalto é que tem que ter suspensão dura. :wink:
Mas não se preocupe, pois o carro apenas ficou mais macio do que estava, e não mais macio que o original! Além disso, o peso em ordem de marcha de um corsa varia entre 1015 e 1080 Kg (dependendo da versão) e o do Samurai é de 970kg (um dos motivos pro seu excelente desempenho off-road é justamente a relação pesoxpotênciaxtorque).
E, realmente, as fotos estão muito ruins... Mas faça o seguinte: clique com o botão direito do seu mouse em cima da foto, e a seguir, clique com o botão esquerdo na opção "Abrir em nova janela" que deve melhorar...
A seguir, contunue, por favor, sua opinião!
[]s,
Rogerio Fernandes Macedo
27/09/2004, 12:04
CLAUDIO
Achei interessante e engenhosa sua adaptação , porem tenho algumas duvidas :
Com a peça "suporte infreior da mola" que vc fez , fixa no olhal inferior , na situação com o eixo torcido , com uma das rodas no ar e o outro lado com a mola comprimida esse suporte não tende a entortar ou forçar o tubo do amortecedor ??
Não sei se ja fez essa experiencia e como se comporta , mas dá uma conferida, pq vc está eliminando a função da bucha de fixação inferior , que é absorver essa movimentação angular do eixo
Outra duvida, na parte superior como é a fixção ? aquela peça que vai por dentro da mola e a bucha na ponta da haste, é original do Samurai ou é do Corsa ?
Vc poderiar mandar umas fotos mais detalalhadas da fixação superior, estou estudando a fixação do da belina , só estou em duvida na parte superior
Um abraço. Valeu pelas dicas
Periquitooffroad
27/09/2004, 12:23
Na verdade para os amortecedores do Samurai Helicoidal ninguém precisa inventar a roda, isso já foi feito a séculos. Basta Olhar a suspensão dianteira do Jimny e copiar. Esta suspensão é a evolução da outra.
Ae Periquito..
sim, o ideal seria copiar a suspencao do Jimny, mas para isso, será necessario um trabalho muito maior e mais custoso... o lance de adaptar os amortecedores é muito mais facil, rapido e barato, alem de nao ter que modificar em nada a estrutura original do Samurai...
quanto a duvida levantada pelo Rogerio sobre o suporte de mola aparufasado, bem observado... nesse caso parece que os impactos e torcoes serao trasmitidos diretamente a ele e o parafuso... como resolver ?
acho que a melhor solucao ainda é soldar o prato no amortecedor, mas fazendo uma canela até a base do mesmo, onde somente ali será soldado e o prato ficará apoiado sobre a "canela" ....
deu pra entender ?
essa é a minha opiniao..
T+
Caso alguém se interessa, tenho para vender os meus suportes superiores antigos para usar amortecedores convencionais na dianteira do Samurai helicoidal.
R$ 400 o par. A fixação inferior e montagem destes suportes superiores por sua conta, posso passar as dicas de como fazer......
Abraços,
Fabil e Rogério,
Vocês têm razão quanto à torção... Essa sempre foi a minha maior preocupação e impecilho...
O que eu observei é que a própria mola deforma absorvendo essa torção! E como não se trata de aumentar o curso da suspensão, acredito que isto já seja suficiente... Pretendo, em alguns dias, após alguns "atalhos", desmontar o conjunto e procurar por marcas... :shock:
Quanto a peça, Rogério, acho que você está falando do calço superior da mola (pescoçudo, é verdade!) e é original do Samuca sim. :wink:
Temos aí a excelente solução Billj! (que, devo confessar, já havia dado zoom nas muitas fotos que ele já postou do Spider!!! :D :D :D ). Mas, corrija-me se eu estiver errado, Bill, é necessário soldar um ponto de articulação inferior para o amortecedor (lembrem-se que, desde o início, tenho, teimosamente, procurado "fugir" da solda!), embora seja muito mais simples! :roll:
Vamos formar uma equipe de "aprendizes de Spider" :D :D :D
[]s
Em tempo, Rogério:
A bucha superior original do amortecedor do Corsa exige uma furação de 5/8". Como não queria mudar a furação do Samuca, utilizei um calço de borracha, dos mesmos comumente utilizados como calço de carroceria de Jeeps!
E o parafuso, tem pescoço igual ao vão do suporte, garantido a articulação da mola.
[]s
Sim, a fixação inferior do amortecedor é soldado no tubo do eixo.......
Abraços,
Periquitooffroad
27/09/2004, 15:07
Esse último ai tá bem elaborado.
Ainda sobre o amortecedor de corsa. Se na especificação do amortecedor original do Samurai diz que ele é Strut "estrutura" além de amortecimento ele serve para sustentação do conjunto sendo concebido para tal. Já o amortecedor traseiro de corsa, não vai além de amortecer suavemente e confortavelmente as asperezas da pista, pistas brasileiras é claro.
A concepção do teu sistema tá legal mas não me passou segurança. Acredito que reavaliando a idéia se alcance um resultado satisfatório.
Periquitooffroad
29/09/2004, 23:06
Esta muito bom.
As molas vc usou de que?
O berço inferior de nylon está encaixado como no "prato", como fixou?
O prato soldado sobre o antigo suporte de amortecedor ou vc removeu o antigo suporte e soldou o prato? não dá pra ver esse detalhe poi está por trás do disco.
Esta muito bom.
As molas vc usou de que?
O berço inferior de nylon está encaixado como no "prato", como fixou?
O prato soldado sobre o antigo suporte de amortecedor ou vc removeu o antigo suporte e soldou o prato? não dá pra ver esse detalhe poi está por trás do disco.
Molas feitas por encomenda.
Está encaixado num prato novo, soldado no eixo.
Abraços,
Ae Bill..
diante de tantos interessados, nao seria uma boa oportunidade p/ vc fazer o "kit de adaptacao" completo e vender p/ o povo por um precinho bacana e acessivel ? quantos aqui estariam dispostos a fazer essa adpatacao e ficar livre de uma vez por todas dos amortecedores dianteiros dos samurais helicoidais ?
pensa ae....
T+
Periquitooffroad
30/09/2004, 08:18
Como já havia escrito, não precisa inventar a roda :idea: . A melhor solução é essa ai. Sem grandes modificações na estrutura e um desenho bem elaborado. É só copiar e se o Billj é claro passar dimensão da mola e de curso do amortecedor fica fácil 8)
Ae Bill..
diante de tantos interessados, nao seria uma boa oportunidade p/ vc fazer o "kit de adaptacao" completo e vender p/ o povo por um precinho bacana e acessivel ? quantos aqui estariam dispostos a fazer essa adpatacao e ficar livre de uma vez por todas dos amortecedores dianteiros dos samurais helicoidais ?
pensa ae....
T+
Como é que define um kit completo??
Quanto seria um preço bacana e acessível??
Abraços,
Como já havia escrito, não precisa inventar a roda :idea: . A melhor solução é essa ai. Sem grandes modificações na estrutura e um desenho bem elaborado. É só copiar e se o Billj é claro passar dimensão da mola e de curso do amortecedor fica fácil 8)
A mola tinha 520 mm de comprimento aberto e fio de 12 mm. O amortecedor era um RS 9010.
Abraços,
Sei não, mas acho que será preciso mais do que a dimensão da mola prá copiar a solução do Bill...
De qualquer forma acho que $400 pelos suportes e a consultoria prá instalação está de graça!
[]s,
Em tempo: não sou sócio do Bill, não!!!! :D :D :D :D :D
Os suportes ja foram vendidos..........
Bill.. definicao de kit completo na minha opiniao;
- suporte superior p/ amortecedor
- suporte inferior p/ amortecedor
- novo prato de mola
- respectivos gabaritos p/ o local exato da soldagem.
as molas e amortecedores ficariam a escolha do fregues, de modo que ele mesmo difina a altura/curso do conjunto. eu por exemplo gostaria de um lift de no maximo 4-5 cm de modo que eu nao precise de fazer outras alteracoes na suspencao.. sacou ?
o preco é vc quem dita, mediante a demanda ( imagino que confeccionar varios kits saia mais barato, certo ?)
pensa ae...
Um kit desses não sai por menos de R$ 1.200. Ainda interessa??
Abraços,
Ae Bill..
para os meus propositos, prefiro adaptar os amortecedores de chevy500 mesmo....
quanto aos outros... eu nao sei...
mas esse preco melhora se forem por ex. ums 5 kits ?
T+
Ae Bill..
para os meus propositos, prefiro adaptar os amortecedores de chevy500 mesmo....
quanto aos outros... eu nao sei...
mas esse preco melhora se forem por ex. ums 5 kits ?
T+
Não muito. O trampo é do mesmo tipo, tanto faz para 01 ou 05 kits. Se fosse para fabricar 50 kits, daí sim, justificaria gabaritos de usinagem. Mas para uma quantidade pequena, cada peça teria que ser fabricada individualmente......
Abraços,
diogo ludovico
08/01/2007, 00:24
Modifiquei minha suspenção dianteira, coloquei as molas traseiras do voyage com os amortecedores traseiros do corsa. O prato foi soldado com solda MIG para não aquecer demasiadamente o óleo.
Estou rodando com o carro no dia a dia a mais de 5000 km e até agora está tudo bem (viagens, trilhas leves e urbano)
Segue as fotos
Edu Brandão
09/01/2007, 20:42
Pessoal,
Instalei o Parachoque dianteiro da RC no meu Samuka e comecei a andar em um Jeep rebaixado.
Como solução me recomendaram instalar as Molas Traseiras do Voyage (R$ 46,00 o par). Hoje estão fabricando estas Molas para Carros com o KIT GNV (R$ 76,00 o par), ou seja mais reforçada e ficaram perfeitas no Samuka. Aumentei a suspensão em 2" sem a necessidade da Instalação dos Calços. Também substitui os Amortecedores pelos Traseiros da Pickup Corsa. Tive que fazer as adaptções já mencionadas neste Tópico, mas o Serviço ficou muito Bom.
Recomendo para quem quer levantar um pouco o Samuka (97) sem mexer no Alinhamento da Suspensão.
O Trabalho foi realizado na Alternativa 4x4.
Agora vou ter que mexer na traseira também, pois estou dirigindo olhando para o Ceú!!!
Gostaria de uma opinião:
Coloco os Calços na Traseiras ou substituo as Molas?
Joao Baeta
09/01/2007, 20:49
:arrow:Não dá para colocar o da Kombi Clipper (BL 1007 da Cofap)?????
Como coloquei no Jimny...!
Absssssssssssssssssssssss
diogo ludovico
11/01/2007, 18:20
Galera, meu samuka danificou o amortecedor dianteiro (adaptado do traseiro do corsa), com mais de 5000km (5 meses rodando no dia a dia).
Não sei se foi por causa da solda do prato, pois só um apresentou problema, ele ficou solto, como se estivesse estourado mas sem vazar óleo (a frente do carro ficou muuito macia).
Como consegui uma especie de "garantia", o mecanico que fez a adaptação colocu outro no lugar. Assim vou continuar testando o lado que não estragou para ver quantos km ele dura:twisted: :twisted: .
Uma ideia que eu gostei foi a do Claudio, a de confeccionar um adaptador para o prato, mas me preocupa no projeto dele a falta de articulação do suporte (não se tem este problema quando se solda o prato), mas acho que é possivel improvisar uma articulação para este suporte.
Assim, continuarei nos testes....:concordo: e bolando uma solução para este adaptador... mais sem desistir da ideia de tirar os amortecedores para fora da mola, mas isso é para quando sobrar algumas latinha$$$$
ô Diogo...
pq vc nao aproveita e modifica logo esse sistema original ? ( amortecedor dentro da mola) ?? dá uma olhada no meu topico na secao "frota4x4"...
dessa maneira vc fica livre e com uma gama enorme de amortecedores p/ escolher...
T+
diogo ludovico
12/01/2007, 17:17
Fabil, como eu consegui que o novo amortecedor saisse "di gratis", optei por não mexer no esquema, pois estou sem $$ e tenho que viajar com o carro, mas com certeza já estou bolando uma "cópia" deste sistema ao qual voce se refere, só que ainda estudo a possibilidade de colocar o amortecedor da ranger no lugar dos HDS. Será que alguem já usou estes da ranger?
que "bolando copia" ?? heheheheh eu faco as pecas e vc monta ae.... hihihi precinho de "brima"....
kara, amortecedor traseiro da ranger é grande p/ kct, sao 670mm aberto e 420mm fechado, a menos que vc faca um lift de 20cm em seu samurai eles nao cabem ai nem a pau...
T+
diogo ludovico
12/01/2007, 20:25
Fabil, 20 centometros são +- 8 polegadas certo?
Minha ideia é aproveitar para trocar as molas e fazer um lift. Estou partido da ideia que a altura fechado possa ser "adequada" pela altura do suporte dianteiro que vai soldado no chassi, desta maneira conseguiria abaixar para uns 15 cm a altura do lift, mas quem sabe não fica com os 20 mesmo.
Vamos ver como fica o seu projeto, vou continuar acompanhando seu topico na frota 4x4, ae quem sabe a gente não briga no preço e eu compro um kit seu:pensativo:
Ronaldo B.
12/01/2007, 21:30
Diogo,
Para vc ter uma idéia do tamanho do amortecedor da Ranger no Samurai, eu uso esses amortecedores no eixo traseiro do meu samurai, só tem um pequeno detalhe, meu samurai é feixe, tá com SPOA e os suportes inferiores foram reposicionados. Na suspensão original, acho que vai ficar grande.
[]´s
diogo ludovico
12/01/2007, 22:59
A ideia seria usa-los juntamente com molas maiores, minha suspenção já não é original, e está um pouco levantada (acho que 1,5").
Assim, minha ideia é aproveitar para erguer o carro uns 15 cm. Será que mesmo com 15 cm a mais eles ainda vão ficar grandes? realmente ainda não verifiquei "pessoalmente" o tamanho deles.
Ronaldo B.
13/01/2007, 00:05
Aí só medindo, tira os amortecedores originais e coloca o carro numa rampa prá medir o curso da suspensão, fechada e aberta, aí não tem erro, melhor que colocor na dúvida e não dar certo.
[]´s
Digo... lift de 15 cm é o que eu estou fazendo e os da ranger ficam grandes, esquece... no meu caso os da F1000 acima de 1992 parecer ser os adequados.. pois tem 520 aberto e 309mm fechado
e acredite... levantar em 15cm já "rabo" .. 20cm é muita coisa... nao é simplesmente colocar molas e amortecedores maiores nao..
T+
diogo ludovico
15/01/2007, 10:54
Realmente, vi o amortecedor pessoalmente e coloca-lo só se prender o suporte no teto!:parede: não dá mesmo:putz:
Vou procurar ver como é este da f1000, mas por enquanto acho que vou fazer "parte" da transformação, apenas passando o amortecedor para fora, mas mantendo minha molas que são novas (traseiras do voysage), assim elimino a solda do prato no amortecedor traseiro do corsa, mas já pensando em um conjunto de suportes que depois possa ser utilizado na 2° parte da adaptação (ai sim molas maiores e novos amortecedores)
por enquanto estou só estudando as possibilidades :pensativo: , pois alem da falta de $$ ainda uso o carro no dia a dia e não posso me dar ao luxo de ficar 1 mes com ele na oficina...
Vamos ver pra frente..:roll:
os suportes que eu fiz p/ usar o amortecedor fora da mola lhe serviriam entao..
T+
diogo ludovico
22/07/2007, 17:42
Alguem já instalou o kit de suspenção do Fabil?
Fabil, voce pode informar alguem que já instalou seu kit, para eu comparar os resultados? Quero deixar o meu samuka igual o seu (só que vermelho...hehehe), mesma altura e peneus e to estudando a compra do seu kit completo, dianteira e traseira, (mesma altura sua), com mola e tudo....
Se alguem tiver fotos ai fica melhor ainda.:mrgreen:
Diogo... ninguem instalou, pois eu nao disponibilizei p/ venda...
o que eu já vendi foi a solucao p/ usar amortecedor fora da mola dianteira...
o kit consiste em suporte superior e inferior p/ amortecedores e pratos de mola dianteiros..
T+
diogo ludovico
23/07/2007, 21:21
Pô Fabil, tu num vende um kit igual o seu não??? To querendo um igual o seu, se não o jeito vai ser "copiar" mas isso tenho certeza que vai me render muitas idas no mecanico para ajustes...ou uma boa "consultoria" a vc...
Vende um! hehehe, estou com receio de usar principalmente as molas de santana, já que são as maiores que cabem, e porque ninguem aki em Goiânia fabrica molas especiais....
E os rancho? Andei dando uma olhada no USA... achei a preços convidativos...
nao sei se sao aplicaveis, segue o link:
http://performance.speedycarparts.com/basket.php?makeid=32&modelid=339&year=1994&partid=26&brandid=4287
Ele quando fala em "FITS", e fala em 1.5" será que é ate 1.5"? ou so com 1.5"?
Que loja comercializa rancho no Brasil?
abraço
Pablo Toledo
23/07/2007, 22:16
Henanh,
Não sei se é do seu conhecimento, mas os Ranchos são fabricados no Brasil na mesma fábrica em Moji-Mirim em que são feitos os Monroe. Portanto, qualquer revenda Monroe pode lhe vender os Ranchos (provavelmente sob encomenda). Dá uma olhada no site deles (http://www.sa-tenneco-automotive.com/br_port/inicio_br_port.html) e peça a relação dos revendedores na sua região.
[]s
Pablo Toledo
Pablo,
Eu até sabia que era da Monroe, mas nao sabia que era fabricado aqui...
Mas a dificuldade mesmo é achar quem vende... ja tentei várias lojas na internet( zezo 4x4, garra4x4, jipebras...) e nada ate agora...
vou dar uma olhada no link agora...
abraço
Higor Renck
31/08/2008, 13:05
Diogo... ninguem instalou, pois eu nao disponibilizei p/ venda...
o que eu já vendi foi a solucao p/ usar amortecedor fora da mola dianteira...
o kit consiste em suporte superior e inferior p/ amortecedores e pratos de mola dianteiros..
T+
Beleza Fabiano...
Aproveitando o assunto do Tópico...
Pessoal, então qual seria a melhor solução de molas e amortecedores para Samurai >96 com calço de 2"??
Obrigado
a melhor solucao é tirar o amortecedor de dentro da mola... assim como fiz no meu...
Higor Renck
01/09/2008, 10:29
a melhor solucao é tirar o amortecedor de dentro da mola... assim como fiz no meu...
Obrigado Fabiano,
Cara te mandei um e-mail te pedindo cotação de algumas coisas...
Obrigado
cacanakagi
06/01/2009, 18:09
Isso mesmo Fabil!
Só corrigindo (eu acabei trocando e escrevendo errado): as molas são as TRASEIRAS do Voyage (código MC.EVW07 da Cofap).
Reutilizei as bandejas do amortecedor original, ressoldando-as no amortecedor da Chevy. Foi necessário apenas retirar a capa plástica de proteção da haste do amortecedor. Estou enviando uma foto ruim. :D
Não foi preciso mexer nos batentes pois, como você verificou, a dimensão do amortecedor fechado é até menor que o original.
Na minha opinião, o carro ficou muito bom, tanto em estrada com em trilhas. Se bem que, se eu entro e saio pelas próprias pernas (diga-se rodas), não chamo de trilha, e sim de passeio! :D :D Aliás, o carro é muito bom e, literalmente, passeia aonde outros sofrem!
Em fato: uso esses conjuntos amortecedores/molas há quase um ano (15 mil km) tanto na cidade como em passeios. A região aqui é muito propícia ao off road... Dá até prá pegar "atalhos" na volta prá casa! Ou seja, pelo menos uma vez por semana (nem que seja prá lubrificar o conjunto :D ), os amortecedores levam uma surra. E não tenho o que reclamar a não ser pelo fato de ter que ficar ressoldando o suporte das molas...
[]s
Fala Claudio... blz...
me dá uma dica ae... Foi necessário alguma adaptação na parte superior da suspensão dianteira??? O meu está com molas originais e o amortecedor tem calço... O que pode me indicar numa dessas...
Fbcicala
10/06/2009, 00:20
Boa noite, meu nome é Fabiano porém não o Fabiano das mensagens postadas que manja tudo de Samurai. Tô começando na brincadeira ainda, rsrsrsrsrsr.
Li as diversas mensagens de anos a fio que vcs vem postando porém acabei ficando confuso.
É o seguinte, comprei um Samurai 96/97 elicoidal e está com os dois amoretecedores estourados, não era carro de trilha mas está danificado mesmo.
Em resumo qual amortecedor que devo comprar e como instalar essa no Samuca?
Qual que vcs acharam que deu melhor performance?
Farei trilhas leves, mais passeios or enquanto, não tenho intuito de pegar trihas fortes.
Alguém aí pode dar uma dica?
Valeu
se vc nao quer nada complicado, compra um par de amortecedor original...
pois qualquer outro que tente usar será preciso adaptar
T+
rogeriomasih
10/06/2009, 12:39
Estou utilizando um par de amortecedores da pampa 4x4 na dianteira do samurai 97. A adaptação foi relativamente simples e estou gostando dos resultados, apesar de fazer pouco tempo que está instalado nele.
Higor Renck
16/10/2010, 18:19
Prezados amigos...:mrgreen:
Dando um UP no tópico e continuando a procura por um armortecedor dianteiro para os samucas...
Gostaria de pedir uma ajuda aos mais experientes do Fórum a fim de tentar descobrir que amortecedor é este que está em um Samuca 97.
Segue uma foto em anexo que eu tirei, mas infelizmente perdi contato com o dono dele, de repente é uma solução para a dianteira dos nossos Samucas.
O que consegui ver na foto dando zoom é o seguinte: Toyota 8510-3503 se alguém se habilitar a me ajudar, agradeço.
Grande abraço a todos.
o dianteiro das hilux SW usam o mesmo esquema de mola junto do amortecedor, talvez seja esse
rogeriomasih
17/10/2010, 15:55
o dianteiro das hilux SW usam o mesmo esquema de mola junto do amortecedor, talvez seja esse
tinha pensando neles...acho que os amortecedores traseiros de corolla tb possuem o mesmo sistema, mas não sei afirmar nada quanto ao curso e capacidade de carga.
rogeriomasih
17/10/2010, 15:56
Eu uso - e recomendo - os amortecedores dianteiros de pampa 4x4.
O melhor mesmo é comprar o kit do fabil e tirar os amortecedores de dentro da mola.
quanto está custando, fabil?