Ver Versão Completa : Camper - ar condicionado
Amnigos,
Alguém resolveu o problema de ar condicionado fraco da Camper?
O ar-condicionado da minha Camper é tão ruim que tanto faz ele está ligado ou não que não altera a temperatura interna!
Já troquei o gas e nada aconteceu. Ficou do mesmo jeito. Está dificil resolver este problema.
Alquem tem alguma dica para que eu possa tentar resolver este problema.
Obrigado e qualquer informação será muito bem recebida.
Rubens
guilhermeabreu
27/08/2008, 22:38
RUB
Normalmente a eficiencia do ar depende do condensador ( radiador do ar ) e da caixa que existe dentro do carro ( no caso de adaptações como no meu ENGESA , na BAND ) .
A CAMPER é um carro bem grande , por ísto teria que ter um condensador maior do que um do ENGESA , e teria tb que ter uma caixa interna maior .
Nas BANDs longas ( +- mesmo espaço interno da CAMPER ) amigos daqui colocaram uma caixa no lugar original da BAND que é em baixo do porta-luvas e uma caixa dupla com 2 ventiladores no teto lá atras , ficou congelando .
No seu caso , se vc tem um condensador pequeno , NADA FARÁ ELE GELAR BEM , vc teria que trocar o condensador por outro maior e colocar uma ventoinha se ainda não tiver ou colocar outro condensador ficando com 2 ( no meu caso do ENGESA , o sogro do meu filho que fez , ele trabalha só com ar de carro , ele inicialmente colocou um condensador do CHEVETTE , não deu conta de gelar , aí ele colocou mais outro com uma ventoinha , aí ficou bom ) .
E se tua caixa interna for dessas universais igual a minha e outra que tem aqui no forum tb não dará conta , vc terá que trocar por uma caixa dupla com 2 ventiladores , a mesma que tem nas VANS , e se não me engano no GÁLAXIE e DOODGE DART .
Um cara que trabalha com ar automotivo saberá como solucionar seu problema .
Guilherme, obrigado pela dica. A minha está com aquela caixa interna original (gigante) e que não funciona.
guilhermeabreu
27/08/2008, 23:34
RUB
A sua caixa interna é original da CAMPER ?
Ou melhor : o ar cond. da sua CAMPER é original dela ?
Se for , ele é dimensionado para ela , logo tem algum problema a ser resolvido , como a caixa entupida o filtro entupido aí o gas não circula , o compressor pode não estar funcionando .
Desde que comprou ele nunca gelou direito , ou funcionava e agora não ?
O correto é vc levar em uma oficina de ar de referencia , pq nesta área tem muitos picaretas , pq a gente não entende nada e eles enrolam a gente com muita tranquilidade .
Guilherme,
Concordo com você. Ser enrolados é muito fácil, por isso que eu sempre converso com os amigos para eliminar possiveis transtornos posteriores.
A caixa interna bem como todo o sistema é o original da Camper. Nunca gelou desde o dia que eu comprei.
O dificil é encontrar um lugar de confiança.
Abraço,
Rubens
Ralado/SP
28/08/2008, 17:53
Rub,
se informe com o Ricardo do clube da camper, mas acho que o Sr. Jair deu uma solução para esse problema em uma camper. Se ele não fizer ele te passa o contato do Sr. Jair.
Abraçones
Ralado
Ralado,
Obrigado vou entrar em contato com o Ricardo do Clube da Camper.
Abraço,
Rubens
CARLOS SIQUEIRA
02/09/2008, 20:28
Rubens, o Kim já postou aqui no forúm, com bastantes detalhes e fotos, o problema crônico deste sistema. Mande uma MP perguntando a ele onde encontrar o tópico, ou se ainda tem arquivado em seu PC.
Abraços, Carlos Siqueira
Carlos,
Obrigado! Vou perguntar para ele.
Rubens
Caros amigos!
Redigi uma resposta tão legal para o amigo Rub, que usei os comandos "Ctrl c" e "Ctrl v" aqui, seguindo a todos a resposta.
Opa Rub!
Bem, recebi o e-mail, mais estava atendendo umas visitas por aqui!
Bem, houve um equívoco sobre o ar-condicionado, montei o ar no meu Engesa, e não em uma Camper.
Mais tentarei te ajudar no que entendo.
Vamos começar pelo mais fácil.
Como está a pressão do sistema?
Não pode perder pressão, pois assim perde o gás e a eficiência do sistema;
Como está o condensador?
Tem que estar fazendo uma boa troca de calor la na frente, uma boa dica, é mandar lavar o condensador (lavar a colméia, com um bom detergente e um esguicho - cuidado no posto);
Pisões do compressor e compressor.
Bem, aí terá que abrir o mesmo, saber como está o nível de óleo lubrificante (não tem nada a ver com o gás), folga dos pistões e palhetas, pois se perdem a eficiência, pode ter pressão no sistema, que não haverá circulação de gás.
Filtro de linha. (do gás)
Verificação por um técnico, de cara, recomendo a troca, pois a saturação do mesmo acarreta em perda de eficiência.
Vamos entrar na viatura.
Válvula expansora.
Essa válvula é que faz o gás expandir (onde gela) na caixa evaporadora.
Muitas vezes, ocorre o entupimento da mesma e conseqüentemente a ineficiência.
Recomendo a troca da mesma.
Comando termostato.
É o comando que está no painel, é ele que regula a temperatura interna do veículo, possui um tubinho com mercúrio dentro, é responsável pelo liga e desliga do compressor, não tem nada a ver com a ventilação.
Se estiver com problema, o vento sai, mais o compressor não liga e, então não gela.
Verifique os problemas conforme a lista, vai do fácil para o difícil.
Para visualizar as peças que citei, segue linck:
http://www.foguinho2001.com.br/pecas/
Abraços.
Kim.
ps.: Na minha assinatura tem as fotos da instalação do ar no meu ENGESA.
Kim,
Muito obrigado pela explicação e pelo site com as peças do ar condicionado.
Obs.: Não encontrei as fotos da instalação do ar no seu Engesa, porém vou fazer uma nova procura mais detalhada.
Abraços,
Rubens
Rub!
As fotos estão em minha assinatura...
Clique onde está escrito "Engeseiros, vá nos ..."
Procure o album que comenta sobre o ar condicionado.
Mais vá pela resposta!
Abraços.
Kim.
Caro Rub!
Conversandom com um conhecido que trabalha na area e ar condicionado automotivo, o mesmo falou para começar pela válvula expansora.
Kim boa noite!
Obrigado mais uma vez pela ajuda!
Tive a oortunidade de ver as fotos da instalação do seu ar condicionado. Parabéns com uma caixa de 12000BTUs deve gelar bastante...
Vou insvestigar este item na Camper.
Você sabe onde fica a válvula expansora na Camper?
Abraços,
Rubens
Caro amigo Rub!
Fica ao lado da caixa evaporadora, deve/tem que desmontar o painel!
Ela é grande e única responsável pela passagem do gás compressão para sem pressão e assim gelar.
Na camper, deve ser aquela com o candutor com mercurio. (viu a imagem no site que passei?)
Obrigado pelo elogio.
Abraços.
Kim.
Ralado/SP
05/09/2008, 12:20
não sei se ajudo, mais veja na lateral direita da caixa do ar, tem uma tampinha presa com 3 parafusos, lá fica o condensador, um termostato e umas peças que não sei oq é...
Abraçones
Ralado
Eriksom Teixeira Lima
07/09/2008, 21:34
você tem de saber que a maldita caixa original da camper é uma merda de mal-construída.
Se você tirar aquela porcaria de lá, verificará que o ar empurrado pela ventoinha tropeça nele mesmo e faz uma confusão. Assim, ele só funciona bem se a caixa tiver pressão interna.
Ou seja, se ela não estiver perfeitamente vedada, estanque, o ventilador não conseguirá encher a caixa de ar (vazará pela entrada) e você pode trocar tudo o que quiser, que continuará a mesma coisa.
Dessa forma, considerando que a caixa é feita nas coxas, oops, feita a mão:
1) tire a caixa de lá (dá muito trabalho, por causa que tem de soltar a válvula que fica entre a caixa e a parede corta fogo);
2) verifique como está o ventilador. Após testá-lo, coloque-o de novo e vede perfeitamente suas laterais para não perder pressão por ali.
3) com o condensador checado e em perfeitas condições, parafuse o dito na caixa e depois vede perfeitamente todas as laterais no entorno dele;
4) vede perfeitamente a tampa superior da caixa (aquela que sai para o cofre do motor);
5) cheque todas as mangueiras de conexão (elas são ótimas para rachar hehehe);
6) coloque uma nova válvula termostática;
7) se tiver certeza que as mangueiras do compressor e do trocador de calor estão em excelente estado, conecte-as;
8 ) parafuse tudo com carinho e paciência de volta no lugar. Paciência é fundamental 8)
9) vede com carinho a passagem das mangueiras para o cofre do motor.
Até aqui, você pode fazer tudo sozinho, se tiver paciência.
Depois leve para um especialista de confiança, para ele testar o compressor e o trocador de calor na frente. Aliás, como estão as ventoinhas do trocador de calor?
Se tudo estiver OK, coloque gás e seja feliz.
Se você estivesse no Rio eu te daria a caixa que tirei da minha Camper, a qual eu reduzi e reconfigurei o espaço interno. O problema dela é que esfria demais.
Eriksom
Eriksom,
Obrigado por esta "super" dica sobre a caixa que fica no painel (mal-contruida, mal-dimensionada e que deixa a gente "mal humorado" todas asa vezes que precisa de usar o ar-condicionado da Camper!
Vou seguir os seus conselhos e dicas e verificar essa tal caixa.
Por acaso você tem o projeto da caixa da Camper que você configurou. Você tem as fotos para quew possa compártilhar o seu conhecimento com os seus amigos do forum 4x4?
Você trocou o evaporador que fica dentro da caixa?
Abraços,
Rubens
Eriksom Teixeira Lima
08/09/2008, 15:47
Rubens
Não sei se tenho ainda as fotos, pois as fiz há muitos anos: vou procurar e se achar coloco aqui.
Quanto ao evaporador, mantive o mesmo. Ele não fica dentro da caixa, fica na entrada da caixa, do lado de fora, ao alcance de sua mão. Em tese, deveria estar coberto com um filtro para não ser entupido pela sujeira.
Dentro da caixa, eu fiz duas modificações:
1) recortei e reconstrui a parede em que está parafusado o ventilador para que a aspiração de ar não ficasse tão junto da parede. Dá trabalho, mas você também pode fazer (quando tirar a caixa de lá, vai entender melhor o que digo!)
2) mudei a configuração interna dos dutos para que o vento não ficasse cruzado. mas isso não é imprescindível, pois se você vedar perfeitamente as laterais do evaporador, da entrade de ar superior e do ventilador, o ar será aspirado por dentro do evaporador e empurrado para dentro da caixa que tem como únicas saídas os dutos. Só fiz porque havia mudado tudo à epoca.
Eriksom
Eriksom,
Obrigado pelas dicas. Vou tentar fazer essas mudanças o mais breve possível.
Caso você encontre as fotos ficarei muito agradecido pois as mesmas facilitaram na visualização das modificações que eu devo fazer.
Se você puder fazer um esboço (desenho do projeto também irá ser muito bem recebido).
Abraços,
Rubens
rodrigo camper
30/01/2009, 18:30
Pena que eu não tinha visto está pagina antés...
Porque algum engeseiro de BH me passou o endereço da Refricar na AV: presidente Carlos Luz, dizendo que era uma bom profissional e final não passava de + um picareta,
cuidados meus amigo, só indique se tiver certeza.
Use o bom censo...
Agora estou comprando um compressor novo porque o antigo travou.
Rodrigo,
Obrigado pela informação e parabéns pela disposição de informar os nossos amigos do 4x4 de mais uma empresa que deixou a desejar.
Abraços,
Rubens
Ralado/SP
03/02/2009, 19:28
Rub,
depois de toda essa epopéia do ar condicionado, na hora de colocar tudo no seu devido lugar eu adicionaria ao projeto uma ventilador externo, sendo que esse deve ser instalado no espaço morto que há entre a lateral externa do paralama e a parede interna onde a lateral da caixa de ar se acomoda. No memso lugar onde fica a caixa do fuzíveis, só que do lado do do passageiro.
Pode parecer que não, mais cabe outro ventilador ali sim, e se mnão me engano é do gol. É fácil de imaginar o pq disso: Na construção original, o condensador ( peça que resfria ) fica na parte externa da caixa e dentro da caixa um ventilador faz a função de exaustão do ar externo, que passa pelo condensador e depois se espalha pela caixa e toda a tubulação, até sair pelas grades do painel. Se você colocar esse ventilador por fora, ele empura o ar contra o condensador, onde será resfriado, e já entrará forçado na caixa, onde por sua vez é "puxado" pelo ventilador interno e segue o trajeto... logo isso ajuda na quantidade de ar que entra e na velocidade com que ele circula até sair novamente.
Se realmente vc for desmontar TUDO, recomentdo que vc elimine os cantos internos da caixa, com pp que expande ou com fibra mesmo e qq outro conto que seja morto ou cause turbillhonamento do ar pois além de reduzir o espaço de circulação, torna apassagem do ar mais fácil e esses dois itens somados à ajuda do ventilador certamente vai melhorar a refrigeração.
Abraçones
Ralado
Ralado,
Obrigado pela dica e ajuda no projeto.
Se você souber de alguem que tem uma Camper 4x4 diesel original com o motor S4T a venda, favor informar pois tenho interesse na compra.
Abraços e mais uma vez obrigado,
Rubens
Rodrigo Ielpo Bastos
03/02/2009, 23:22
Ralado gostei desta ideia de colocar uma ventilador naquele cantinho morto da camper, mas sera que dali não vai puxar ar quente para dentro do sistema?
Hoje tirei aquela tampinha de 3 parafusos e melhorei a vedação entre a evaporadora e a caixa e melhorou um pouco mas preciso mexer mais.
pena que o Dr Guilherme não tem ar no coração valente pois ele teria ideias mirabolantes e funcionais.
Rodrigo Bastos
Ralado/SP
04/02/2009, 17:08
Rodrigo,
Quando instalei esse ventilador extra na camper do meu sogro, deixei a parte que puxa o ar virada pra baixo e fiz um "recorte" de leve na parte de baixo da fibra, pois assim puxa mais ar dos pés do passageiro. Levando em contam, também, que o ar frio desce acaba sendo um ciclo de resfriamento.
Outro fato que me levou a colocar o motor com a puxada de ar pra baixo é o fato de evitar que caia algo dentro e fique fazendo barulho e evitar que puxe a sujerada que fica atrás do painel.
Abraçones
Ralado
Rodrigo Ielpo Bastos
06/02/2009, 11:29
esse fim de semana to pensando em tirar a caixa que fica o ventilador original pois não ta vedando entre ela e o evaporador alguem tem alguma dica de como retira-la.
Rodrigo Bastos
rodrigo camper
09/02/2009, 11:56
Boa sorte, e muita paciência.
Comprei o compressor novo neste site www.densul.com.br
Veio pelo correio na boa, esse eu recomendo. tem até uma caixa de ar universal.
Já postei isso em algum lugar, mais vamos lá!
http://www.foguinho2001.com.br/pecas/
Tudo em ar!
Abraços.
Kim.
douglasmaciel
14/09/2010, 11:28
Já postei isso em algum lugar, mais vamos lá!
http://www.foguinho2001.com.br/pecas/
Tudo em ar!
Abraços.
Kim.
Tem essa aqui também !
já comprei e recomendo !
abraço !
http://www.fbfauto.com.br/ar-condicionado
http://loja.fbfauto.com.br
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.