Ver Versão Completa : Camper - pedal de embreagem muito pesado
Amigos,
Alguem pode me ajudar com informações para que eu possa solucionar o problema de embreagem dura que a Camper tem.
Estou com uma Camper 4x4 com o motor S4T, que é muito pesado (duro) o acionamento dela.
A perna e o joelho sofrem bastante a cada vez que oi pedal é acionado. No transito de SP é pratricamente impossível de dirigir por mais de 10 minutos.
Me disseram para intalar o conjunto de acionamento da embreagem hidraulica da Toyota Bandeirantes ou do caminhão 608, aumentar a alavanca do pedal de acionamento da embreagem e verificar o tipo de plato que foi instalado. A embreagem é nova com menos de 3000 km.
Já não sei mais o que fazer para deixa-la suave.
Alguém tem alguma dica neste assunto?
Qual é o melhor conjunto hidraulico para instalar na Camper com o objetivo de resolver esse problema?
Abraço,
Rubens
Eduardo Velo
28/08/2008, 00:06
Coloquei da Besta , faz pouco mais de um ano só ... por enqto ta ótimo ...
A embreagem original não era muito pesada , troquei pq não consegui achar nenhuma capa de cabo que desse certo , trocava o cabo e não conseguia trocar a capa ... será que o cabo não ta pegando em algum lugar ???
Eduardo,
Obrigado pelo retorno!
Você adaptou o cado e pedaleiras da Besta ou somente o cabo?
paulobarbosa
28/08/2008, 09:34
Tenho uma com motor S4. Não acho tão pesada. Pode ser o costume.
Claro que o meu pai, que tem civic acha pesadissima.
Ela sempre foi assim, ou ficou assim.
Já tentou trocar o cabo ?
PB
Ela sempre foi assim. Quando eu comprei, o antigo proprietário havia trocado a embreagem toda (plato, dico e rolamento). Pensei que fosse cabo ou regulagem. Já troquei o cabo e o problema continua.
Já não sei o que fazer. Penso na adaptação de embreagem hidraulica da Toy ou do 608, tentar aumentar o pedal de acionamento da embreagem, aumentar o braço de acionamento da embreagem (que fica na caixa seca) etc...
Quanlquer dica, ficarei muito agradecido.
Eduardo Velo
28/08/2008, 14:07
Eduardo,Obrigado pelo retorno!Você adaptou o cado e pedaleiras da Besta ou somente o cabo?
Adaptei a embreagem hidr. da Besta ... quem fez foi o Sr Rogerio da ACR Mecanica - 4972 3214 - fica em Sto Andre , prox. do Estadio Bruno Daniel ...
abs ...
Eduardo,
Obrigado pela dica!
Mais uma dúvida: O acionamento da embreagem do seu carro ficou super leve, leve ou aceitável?
Abraços,
Rubens
Ralado/SP
28/08/2008, 17:45
Rub,
Sem trocar oq vc tem ai... vc pode verificar se o cabode embreagem pode fazer um outro trajeto que não faça muitas curvas ou curvas masi abertas. Quando eu usava embreagem à cabo, tive 2 situações: em ambas arranquei os cabos e coloquei novos ( o custo é baixo e além de eliminar a possibilidade do cabo estar ruim ou viciado ), reapliquei começando pelo lado que vai no pedal. Passei o cabo para o cofre do motor e vi que pra ficar reto, a saída era puxar um pouco a "cuíca do freio" e deixa-lo prensado entre a cuíca e a caixa de paralama, daí pra frente o cabo só faz uma curva ( aberta ) e desce reto para o garfo da embreagem. Em uma delas tive que dar uma desbastada na caixa de paralama para caber o cabo, pois a cuíca era maior. Inicilamente o cabo não estava preso assim e antes de fazer a curva pra descer ele acabava fazendo uma curva logo que saía da parede corta fogo. Deu uma melhorada leve. O próximo passo foi prolongar um pouco o braço onde o cabo se prende ( na parte de baixo ) coisa de uma polegada. Aí sim tive ma melhora maior.
Atualmente estou com embreagem hidraulica, por pura frescura. Pois a mulher estava reclamando do peso, pois ela tem como referência um celta. Pra meu gosto "a cabo" estava bom, mas hidráulico ficou um luxo, dá pra acionar com a mão... o Pandur ficou abismado quando viu.
Abraçones
Ralado
Ralado,
Obrigado pelas dicas.
Vou tentar o mais economico que é o cabo. Não tendo resultado satisfatório vou migrar para embreagem hidraulica.
Rubens
Rodrigo Ielpo Bastos
05/09/2008, 01:47
Ralado,
minha embreagem tmb esta muito dura e estive pensando em colocar emb hidraulica da toy, na parte de baixo fica tranquilo mas na de cima não achei espaço. Vcs tem alguma dica
Rodrigo Bastos
Camper 4x4 93
Ralado/SP
05/09/2008, 12:09
Realmente é difícil colocar o cilindro mestre de band... no meu carro usei inicialmente um MIX: em cima hilux e em baixo band ( comentários e experiências do pesoal do site da camper.com.br ) e funcionava muito bem. Depois troquei pro tudo Hilux por pura vontade, pois assim diminuí a diversidade de peças no FRANKISTEN.
Abraçones
Ralado
Eriksom Teixeira Lima
10/09/2008, 11:06
Rubens
o principal problema do pedal da camper são dois :-)
1) pedaleira do opala: na minha saudosa camper, coloquei a pedaleira da d-20 (vão dizer que não cabe, mas cabe). Na Camper que é do Paulo Lyra de BSB, quando foi minha, coloquei a mesma pedaleira (aliás, ela também tem um sistema de freio ótimo, que funciona). O motivo é simples: a alavanca da pedaleira do opala é pequena, por isso demanda força
2) o braço original (que é soldado) na caixa de marchas é minúsculo, portanto a alavanca que ele faz é pequena = mais força. Em algumas situações é possível trocá-lo por um maior, o que facilita a troca do cabo também. outros casos, não.
Uma embreagem hidraúlica, ajuda, mas tem de saber fazer.
Se quiser um serviço bem-feito e com segurança, vá ao Clube da Camper, que o Farias (ou RF) só sabe fazer bem-feito, e com material de primeira. Eu recomendo.
Eriksom