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Ver Versão Completa : Guia de Compra - Jeep Cherokee.



Pinhal
27/08/2008, 15:13
Hoje (27/Ago/2008 ) saiu uma reportagem interessante na webmotors: o "Guia de Compra do Jeep Cherokee Sport".
Quem tiver de olho em uma, vale a pena dar uma lida .
Segue link da reportagem e transcrição na íntegra:

Access to this page has been denied. (http://www.webmotors.com.br/wmPublicador/Guiadecompra_Conteudo.vxlpub?hnid=40304)

[]'s

Pinhal
27/08/2008, 15:17
Guia de compra - Jeep Cherokee Sport, o Willys de hoje

Modelo, bastante robusto, tem seus maiores defeitos ligados às peças caras, assim como à mão-de-obra nas concessionárias

Texto: Alexandre Ule Ramos
Fotos: Divulgação


O Jeep Cherokee Sport passou a ser importado pela Chrysler em 1997, só com motor de seis cilindros em linha, de 4 litros e 180 cv. É bom notar, porém, que há carros mais antigos do que isso rodando por aí.

Se você encontrar um Cherokee Sport só com duas portas, não se trata de ilusão de óptica. Eles são raros, mas existem. Em geral são mais antigos, com a grade dianteira cromada, além de detalhes como rodas, motorização e forrações diferentes das versões importadas oficialmente.

Nesse caso, é melhor verificar cuidadosamente a procedência, que pode ser de importadores independentes, embaixadas ou mesmo importados usados, que foram documentados com liminar judicial, na época, e que geralmente trazem placas com iniciais H (de Fortaleza) e A (de Curitiba). Isso acontece porque nesses estados o licenciamento era possível, ao passo que o Detran de São Paulo dificilmente emplacava carros importados usados nessa época, ainda mais sob liminar. Bom lembrar que não foram poucos os que tiveram as tais liminares cassadas e tiveram de entregar os carros à Receita Federal.

Em relação aos modelos Grand Cherokee, o Cherokee Sport é considerado a mais “off-road” da família, se comportando com grande desenvoltura mesmo em trechos mais difíceis. A estrutura monobloco, além de torná-lo mais leve e menos ruidoso, permitiu elaborar uma boa relação entre altura livre do solo e distância entre eixos.

Como se tratava de um off-road requintado, trazia ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, rodas de liga-leve, travas por controle remoto e sistema de som. O câmbio automático era um dos opcionais. A versão automática conta ainda com uma vantagem inovadora: a caixa de transferência chamada de Select-Trac.

Uma das posições do seletor de tração no câmbio, a 4x4 Part Time, faz com que o 4x4 seja acionado só em casos extremos. É um sistema inteligente, que entra em ação automaticamente, conforme as condições do piso, como atoleiros e pistas escorregadias.

Em 1997, o sistema de freios com ABS também era opcional, mas se tornaria item de linha a partir de 1998. Em 1999 não houve grandes mudanças, a não ser novas cores. Em 2000 seria a vez dos bancos de couro serem oferecidos como item de série, além de mudanças no sistema de ABS e injeção eletrônica e introdução dos pára-choques pintados como itens de série. Existem poucos modelos 2001 a venda, a maior parte deles equipada com motor de 2,5 litros a diesel, sempre com caixa manual.

Disponível sempre com carroceria de quatro portas e tração 4x4, apresentava mecânica antiquada, porém robusta, como os eixos rígidos na dianteira e traseira, sem falar das linhas quadradas, herança de um design bastante antigo nos Estados Unidos. Deixou de ser produzida em 2001, mas no Brasil era possível encontrar carros 2000 zero quilômetro em 2002!

Pinhal
27/08/2008, 15:19
Comprando um Cherokee Sport usado

O Cherokee Sport é bastante robusto e seus maiores defeitos não estão ligados propriamente ao carro, mas às peças caras, assim como à mão-de-obra nas concessionárias. Há vários clubes de off-road com boas dicas para a manutenção desses veículos, como usar as molas a gás da tampa traseira do Uno, em vez das originais, que são mais baratas, mas também vão durar menos, algo que só vale a pena se for feito de maneira independente, dado o ano e valor do carro.

Mas olho vivo! A falta de conhecimento na hora do conserto pode provocar defeitos sérios e caros de consertar. Um exemplo está na troca do filtro de óleo do motor. Nesse caso, se o carro é automático, é comum o mecânico deslocar as varetas de circulação do fluido da transmissão para o lado, para acessar as parte inferior do motor, se esquecendo de coloca-las no lugar novamente. Assim, quando a suspensão trabalha, esses tubos são amassados e o câmbio simplesmente quebra. Já imaginou o prejuízo?

Verifique também se o módulo, localizado na dianteira à frente do farol, não apresenta marcas relacionadas à infiltração de água e lama. Veja se o carro possui o controle remoto de abertura e travamento de portas. Estes controles são relativamente caros e difíceis de encontrar.

O motor tem de estar frio para ser ligado e não pode titubear. Ruídos metálicos de tuchos ou válvulas indicam problemas, assim como a presença de fumaça azulada saindo pelo escape. Fumaça, só se for vapor e ainda assim em dias frios. Falhas e engasgos também não são bons sinais quando se quer saber se está tudo em ordem, mesmo com motor frio.

Como se trata de um off-road, uma boa verificada na parte inferior é fundamental. Veja se há raspões, amassados e, principalmente, vazamentos. Desconfie de carros impecavelmente limpos, já que um procedimento de lavagem pode esconder defeitos.

Da mesma forma, carros muito sujos também podem ocultar problemas. Co-ruídos nos diferenciais são importantes de verificar, mas somente aparecem em velocidades acima dos 80 km/h. Se estiver equipada com pneus AT, com desenhos mais agressivos, e MTs, com certeza se poderá confundir o rumor dos pneus com o ruído de diferencial, ou vice-versa, e aí não tem receita. No caso da XJ, esse teste deve ser feito na posição full-time.

- Nas XJs engate e desengate as posições da caixa de transferência e rode com o veículo, aliás, você poderá testar o carro a todo momento em 4x4 Full Time. A mudança da alavanca da caixa de transferência deverá ser bem firme, porém não absurdamente “travada”. Se travar, experimente engatar a ré, depois alguma marcha à frente e verifique se consegue então a mudança. Se conseguir, tudo OK.

- Para o teste do Part Time (XJs) ou 4x4 Low, procure um longo trecho o mais reto e plano possível e ande com o carro até os seus 40-50 km/h. É o suficiente. Atenção para ruídos estranhos.

- Para o teste do câmbio automático a primeira coisa é ver o nível de óleo. Se estiver baixo, esqueça. Provavelmente o antigo dono era um relaxado e o câmbio pode ter sobreaquecido. Dentro da vida útil do óleo, o nível não baixa se o mesmo estiver OK. Com o carro parado e freado, mude a alavanca entre D e N, você irá sentir um leve “tranquinho” no carro e este deve acontecer praticamente ao colocar em D. O mesmo deve acontecer para a posição R.

- Com o motor ligado e pré-aquecido, freio de mão travado e com o pé no freio, passe para a posição D e enquanto mantém o carro freado, acelere com vontade, rapidamente (famoso “socar o pé”) atente para o contagiros, a rotação não deve passar de 2.400 RPM. Coloque em N e espere 2 minutos e repita o mesmo processo para a posição R. Faça este teste somente em um lugar onde tenha espaço aberto para evitar acidentes.

- Faça muitas manobras com o carro para avaliar o curso total da direção e atente para ruídos. Faça a baliza, se for o caso; a direção não deve fazer nenhum ruído ou estalo. A bomba da direção hidráulica somente deve aumentar um pouco o ruído quando a direção chegar ao limite em um dos lados.

- Trafegue por ruas de pavimento ruim para avaliar ruídos de suspensão e como está o alinhamento.

- Teste efetivamente todos os comando elétricos do carro, como luzes, limpadores, vidros elétricos, travas e tudo o que for possível.

- Avalie o estado da água do radiador, veja se tem aditivo ou se água está muito enferrujada. Normalmente o reservatório já denuncia o estado da água.

- Verifique o nível do óleo do motor e avalie o lado interno da tampa de óleo do mesmo. Se tiver formação de borra em excesso ou em coloração esbranquiçada, mesmo que em baixa quantidade, esqueça esse carro na hora.

- Níveis de fluídos em ordem, mesmo que não sejam recentemente trocados, revelam um certo zelo por parte do dono anterior.

- Quanto aos freios, verifique, além da eficiência, se não existe ovalização (oscilação do pedal ao frear). Pastilhas e discos dos Cherokee são relativamente baratos e o sistema de freios não é nenhum “bicho de sete cabeças”, mas vale a pena prestar atenção.

- Se quiser testar o sistema ABS (para os modelos que o possuem), escolha um trecho relativamente irregular. As chamadas costelas de vaca encontradas com facilidade em nossas ruas hoje (infelizmente) são muito boas para isso, ou então ruas de paralelepípedo ou mesmo de terra batida. Não há necessidade de desenvolver uma grande velocidade, algo em torno de 20-30 km/h são suficientes. Nesse tipo de pista e nessa velocidade, freie o carro com uma certa “vontade” (não precisa forçar o travamento). Você deverá sentir o pedal do freio pulsar e isso é sinal de que a pressão do sistema está sendo aliviada como sinal do anti-travamento do ABS.

- O painel de instrumentos também é um grande aliado na avaliação do veículo. A temperatura da água de arrefecimento nesses veículos é alta mesmo, em torno dos 100°C, e pode chegar às vezes até a meia divisão acima. Além disso realmente há problemas. A pressão do óleo trabalha, quando o motor está frio, em torno dos 3 bar, mas quando o veículo está na temperatura de trabalho, é normal baixar (na marcha lenta) para algo em torno de 1,5-2 bar dependendo da viscosidade do óleo utilizado. Ao acelerar o motor, a pressão deverá subir novamente para o patamar de 3 bar. Abaixo destes valores realmente pode haver problemas. Preste atenção, ao rodar com o carro, se a luz “Check Engine” não acende ou pisca. A voltagem da carga da bateria, com o motor ligado deverá estar em torno do 14 V.

- Teste o ar-condicionado o tempo todo quando estiver rodando com o carro. Deixe o AC ligado direto. Assim poderá avaliar, além do fato de estar gelando efetivamente, se o motor não está sobreaquecendo, se existe irregularidade na marcha lenta ou no desempenho do motor. Teste também o ar quente do veículo.
- Se o veículo tiver GNV instalado e você já tiver uma pré-disposição a rodar com este combustível, isso não é motivo para reprovar o carro. Mas é importante avaliar se a instalação foi bem feita, e se foram instalados todos os componentes necessários para o bom desempenho do GNV. O kit GNV ideal seria efetivamente o modelo que possui bicos injetores auxiliares para GNV, mas eles não são comuns por conta do preço. Os kits convencionais são os que possuem regulador de diafragma. Nesses carros, é importante avaliar se o regulador é de grande capacidade e se a saída de gás é gerenciada eletronicamente com motor de passo. É fundamental para o bom desempenho que o veículo tenha um variador de avanço para melhor desempenho e simulador de bicos injetores. Costuma-se dizer que veículos com GNV acendem a luz do Check Engine com freqüência. Isso é uma besteira, pois se o sistema estiver bem instalado, essa luz nunca acenderá. É normal que exista uma certa perda de potência ao rodar em GNV (comparado a gasolina), mas não significa que você terá um desempenho de carro 1.0. Avalie o chaveamento entre a gasolina e GNV e veja se o motor permanece estável, troque sempre entre um combustível e outro com o veículo rodando e pré-aquecido.

- Esse é um item mais difícil, mas o ideal seria levar o carro em uma oficina que lide com injeção eletrônica e pedir para que passem o scanner no carro para levantar os códigos de erro que ficam no módulo de injeção. Mesmo que a luz de “Check Engine” ou ABS não acenda em nenhum momento, eventuais falhas ficam armazenadas na central, até mesmo as de câmbio automático. Obviamente esse é um item que tem um certo preciosismo, mas se tiver a chance, por que não ?

Prefira um carro que esteja com todos estes itens acima 100% OK, ou pelo menos com os mais simples de serem resolvidos. Pneus ruins e pequenos reparos de lataria são mais simples de resolver que um repara no câmbio ou motor, por exemplo. Quilometragem alta nesses carros não significa muito. O conjunto motor/câmbio, desde que devidamente revisado, pode durar acima dos 200 mil km. Boa sorte!

raven
27/08/2008, 15:27
Que semelhança incrível!!!!!!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:


http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32388&highlight=guia+compras+cherokee

acosta
27/08/2008, 17:13
É obvio que o Jornalista (Alexandre Ule Ramos) consultou os diversos tópicos aqui deste fórum. Alguns parágrafos são "ipsis literis", ou seja uma cópia fiel ao que o Leo preparou no guia de compras.
Até aí, uma vez publicado um texto em um fórum, ele passa a ter domínio publico, mas copiar sem citar a fonte já é demais!!

Leo, eu mandaria um e-mail pro site do Webmotors cobrando pelo menos a citação da fonte!!! Aliás, isso traria mais credibilidade ao nosso fórum.

LOGANXXX
27/08/2008, 19:38
Poxa, plágio na cara dura.
Com certeza peça os créditos ao jornalista e divulgue o fórum.

[]'s

Ronaldo B.
27/08/2008, 20:48
Esse artigo foi um Crtl+C / Crtl+V na cara dura.... até erros de digitação que tem no texto postado aqui estão presentes no artigo postado na Webmotors.


[]´s

acosta
27/08/2008, 23:26
Esse artigo foi um Crtl+C / Crtl+V na cara dura.... até erros de digitação que tem no texto postado aqui estão presentes no artigo postado na Webmotors.

Ronaldo,

Mandei um e-mail de denúncia citando o link do tópico original e o nome do jornalista pirata do webmotors, que aliás, deve ser de alguma empresa contratada para fazer este tipo de artigo. Vamos ver no que dá!:parede:

Ronaldo B.
28/08/2008, 07:53
Anderson,

Também enviei um e-mail para a Webmotors com o link do tópico aqui do fórum, no minimo acho que deveriam ter citado a fonte e o autor do texto.

[]´s

raven
28/08/2008, 08:50
:mrgreen: Me parece que alguém vai tomar uma "carcada"! hehehe

Ronaldo B.
28/08/2008, 09:06
Infelizmente não é a primeira vez que isso acontece, mas já aconteceu coisa bem pior.

A alguns anos atrás, uma conhecida revista do meio Offroad criou um fórum no seu site, até aí tudo bem, mas o problema é que a pessoa responsável pela criação do fórum no site da revista copiou em todos os detalhes o 4x4Brasil. Na época que isso aconteceu foi uma avalanche de criticas à revista, inclusive com várias mensagens postadas no Fórum da própria revista criticando a atitude de ter copiado o 4x4Brasil descaradamente.

No final a própria revista, reconhecendo a pisada de bola feia que tinha dado, acabou tirando o fórum deles do ar e o responsável, em uma atitude muito ética, postou um pedido de desculpas aqui no fórum, alegando que só tomou conhecimento do fato depois de ocorrido.

[]´s

samukanvas
28/08/2008, 12:17
Senhores, vivem copiando artigos e fotos de outros lugares aqui. Alguém recebe email malcriado? Não né...

Então porque fazer isso? Acho que deveriam mandar outro se desculpando pelo engano.

E mais: Se usarem só isso como referência ainda vão ter problemas. O carro é muito mais complexo que esse post. O melhor é gastar uns poucos reais e levar uma pessoa capacitada que saiba avaliar o auto. Isso tudo escrito cai por terra quando um leigo senta no carro e liga o achômetro. Como avaliar as caracteristicas de um carro que vc está conhecendo? Vai buscar referência em uma folha de papel? :rolleyes: Difícil...

Abs

Ronaldo B.
28/08/2008, 13:17
Senhores, vivem copiando artigos e fotos de outros lugares aqui. Alguém recebe email malcriado? Não né...

Então porque fazer isso? Acho que deveriam mandar outro se desculpando pelo engano.

Quem mandou e-mail malcriado ???:shock:

Publicar um artigo assinando como seu tendo sido copiado de outro local é bem diferente postar um link, um texto ou uma foto em um fórum, vc não acha ? :pensativo:


E mais: Se usarem só isso como referência ainda vão ter problemas. O carro é muito mais complexo que esse post. O melhor é gastar uns poucos reais e levar uma pessoa capacitada que saiba avaliar o auto. Isso tudo escrito cai por terra quando um leigo senta no carro e liga o achômetro. Como avaliar as caracteristicas de um carro que vc está conhecendo? Vai buscar referência em uma folha de papel? :rolleyes: Difícil...




Se vc acha que não é válido pesquisar sobre o carro que quer comprar prá aprender o que for possível e não cair na cagada de comprar uma bomba, então também não serve prá porra nenhuma todo conhecimento que tá acumulado aqui no fórum, porque na hora de meter a mão na massa, seguindo o seu raciocínio, o certo é levar numa oficina e pagar prá fazer e não tentar aprender a fazer por conta própria.:rolleyes:

Desculpa aí, mas acho que quem deveria se desculpar pelo engano é vc...:mrgreen:

[]´s

samukanvas
28/08/2008, 13:55
Ronaldo, leia bem o tópico...

Eu ainda acho que não deveriam ligar para o fato de copiar. É como se o cara colocasse o link lá. Qual a diferença?

A partir de hoje qualquer cópia de mensagem, links de lojas ou fotos deveremos enviar uma msg pro criador e pedir autorização, ok? Acho que os caras têm mais o que fazer e se ajuda aqui, qual o problema de ajudar lá tb? Qual a diferença fará no mundo? Saiba que muito desses tópicos são descaradamente copiados por outros fóruns e clubes e vc nem sabe... Ixi :putz: Será que vc vai correr atrás de cada um deles pra pedir direitos autorais? :mrgreen:

Sobre o conhecimento do carro: Acredito ser impossível alguém conhecer tudo de cherokee sem ter uma. Então quando ainda não se tem o carro, pede-se ajuda a alguém que conheça. É muito mais rápido, prático e eficaz. Dê preferência a um meca formado pela jeep e tal. Acredito que uma visita de um deles no sábado não custará mais que 50 reais. Um troco perto do valor do carro e um troco perto de algum problema de motor ou cambio. Bem melhor que levar uma folha de papel com essas anotações e fazer testes sem ter referência alguma. É isso que chamam de economia porca. Nada adianta falar horas do carro se o futuro comprador nunca sentou em uma. É óbvio que coisas lógicas como uma poça de óleo no chão são notadas mesmo por quem nunca viu uma cherokee de perto, mas como saber se o tranquinho do cambio está certo, por ex?

Como a maioria dos tópicos aqui falam... O cara tem outro carro e ao passar para uma cherokee acha tudo estranho. A referência do cara é outro carro. Se fosse outra cherokee ele entraria pedindo solução para o problema e não perguntando se é um problema, concorda?

ftr_santos
28/08/2008, 14:09
Ronaldo, leia bem o tópico...

Eu ainda acho que não deveriam ligar para o fato de copiar. É como se o cara colocasse o link lá. Qual a diferença?



Simples: a citação da fonte. Uma coisa é colocar um link que leva a um texto, foto, etc., como originalmente postado. Outra muito diferente é copiar um texto de terceiros e assinar embaixo como se fosse seu... Além da questão ética, que é óbvia, há também a questão legal, pois a cópia viola direitos autorais...

[]s.

samukanvas
28/08/2008, 14:14
Desculpa cara, mas já me copiaram e nunca criei caso. Não estou nessa pelo direito e sim por trilha. Se vai ajudar lá eu não me preocuparia com isso. O importante é ajudar.

Acho que quem deveria se importar é o dono da mensagem...

Editando: A maioria da galera que posta no fórum, faz pesquisas fora e coloca com suas palavras o que leu ou até mesmo copia e cola. É disso que estou falando! Nenhum deles recebeu mail cobrando nada.

Ronaldo B.
28/08/2008, 14:32
Samukanvas,

Nada contra o cara copiar ou postar link, só acho que se o cara é profissional e escreve para um site, seria legal ele citar a fonte da matéria porque isso seria mais uma forma de divulgação para o Fórum e um reconhecimento público a qualidade da informação que tem aqui, só isso.

Quanto a conhecer o carro, putzzz aí o bicho pega. :putz:... Já houveram casos onde amigos meus que estavam comprando o primeiro 4x4 me pediram prá ajudar, ir junto prá ver o carro etc.. nunca me recusei a ajudar, mas várias vezes tive vontade de encher o cara de porrada por me fazer perder o meu sábado ou meu domingo indo ver um puta pau véio caindo aos pedaço que deveria estar num ferro velho e não à venda. :parede::parede:

Se o cara que pediu prá eu ir junto tivesse um pouco de bom senso e boa vontade, iria pesquisar um pouco, aprender pelo menos o básio e perder o tempo dele indo ver alguma coisa que realmente valesse a pena. Já pedi ajuda de muito mecanico prá ver carro comigo antes de fechar negócio, mas sempre que levei um meca foi depois de ter indo ver o carro e ter quase certeza que valia a pena fechar negócio. Se for levar meca prá ver todos os carros .. tá fudid.... vai chegar uma hora que nem o meca vai querer ir junto, nem pagando... :lol:.... deixa prá levar na hora que encontrar alguma coisa que valha a pena, mas aí tem que ralar prá aprender a conhecer o carro mesmo, não tem jeito. Concordo 100% com vc que informações básicas numa folha de papel não vão ser suficientes pro cara não fazer merda na hora da compra. :concordo:

[]´s

samukanvas
28/08/2008, 14:48
Samukanvas,

Nada contra o cara copiar ou postar link, só acho que se o cara é profissional e escreve para um site, seria legal ele citar a fonte da matéria porque isso seria mais uma forma de divulgação para o Fórum e um reconhecimento público a qualidade da informação que tem aqui, só isso.

Blz, entendido! :concordo:


Quanto a conhecer o carro, putzzz aí o bicho pega. :putz:... Já houveram casos onde amigos meus que estavam comprando o primeiro 4x4 me pediram prá ajudar, ir junto prá ver o carro etc.. nunca me recusei a ajudar, mas várias vezes tive vontade de encher o cara de porrada por me fazer perder o meu sábado ou meu domingo indo ver um puta pau véio caindo aos pedaço que deveria estar num ferro velho e não à venda. :parede::parede:

:lol: quem mandou ser jipeiro :mrgreen:


Se o cara que pediu prá eu ir junto tivesse um pouco de bom senso e boa vontade, iria pesquisar um pouco, aprender pelo menos o básio e perder o tempo dele indo ver alguma coisa que realmente valesse a pena. Já pedi ajuda de muito mecanico prá ver carro comigo antes de fechar negócio, mas sempre que levei um meca foi depois de ter indo ver o carro e ter quase certeza que valia a pena fechar negócio. Se for levar meca prá ver todos os carros .. tá fudid.... vai chegar uma hora que nem o meca vai querer ir junto, nem pagando... :lol:.... deixa prá levar na hora que encontrar alguma coisa que valha a pena, mas aí tem que ralar prá aprender a conhecer o carro mesmo, não tem jeito.
[]´s

Concordo com tudo que falou. Esse conceito é o que devemos passar aqui no fórum. Com a quantidade de informações do fórum e um pouco de bom senso o futuro comprador já pode filtrar muito bem as carniças e deixar só o filé pro meca avaliar.:grin:

Abs

raven
28/08/2008, 15:11
Com a quantidade de informações do fórum e um pouco de bom senso o futuro comprador já pode filtrar muito bem as carniças e deixar só o filé pro meca avaliar.:grin:

Abs

Cara, tive que olhar umas 15 quando fui comprar (10 carniças e 3 mal conservadas), sobraram 2 mas só mandei uma pro meca avaliar.

Acho que se o jornalista que copiou o tópico , citar a fonte, os futuros compradores conheceriam mais sobre o Jeep, e não fariam tantas bobagens depois da compra. Daqui a pouco quem tem Cherokee Sport não vende, e quem não tem só terá tranqueira como opção de compra.

Abs

acosta
28/08/2008, 15:47
Nada contra o cara copiar ou postar link, só acho que se o cara é profissional e escreve para um site, seria legal ele citar a fonte da matéria porque isso seria mais uma forma de divulgação para o Fórum e um reconhecimento público a qualidade da informação que tem aqui, só isso.

Ronaldo e Samukanvas,

Foi exatamente com este propósito que enviei o e-mail para a WebMotors.

Não vou entrar no mérito da questão, mas já tive artigos meus copiados e colados por aí fora na minha área profisional. Eu nem ligo pra isso, desde que tenhamos nosso trabalho reconhecido, afinal é por sangue, suor e lágrimas que conseguimos crescer nessa vida, então nada mais justo do que citar a fonte de consulta e não assumir o resultado do trabalho alheio como se fosse seu.

Na minha opinião, o artigo tem SIM que continuar publicado lá, mas desde que citada a fonte.:concordo:

Quanto ao valor das informações do tópico, pra mim posso dizer que foi extremamente útil. Pude filtrar um monte de tranqueira que me apareceu na frente, só de ler as dicas.:-D

Talvez tenha me antecipado, sendo que o próprio autor nem se manifestou a respeito, e talvez nem dê bola pra isso. Mas como participante, ainda que recente do fórum, achei por bem defender este espaço.:mrgreen:

samukanvas
28/08/2008, 18:23
Tá tudo valendo!!!! Bola pra frente e cherokee pro alto!!! :-D

abs

BiguCananeia
04/01/2009, 23:13
Olá pessoal
estou em negócio com uma Cherokee 98 5.9 quadra-drive e gostaria se alguém pudesse me esclarecer sobre prós e contras.

obrigado

DeBorba
23/04/2022, 14:42
Confrades,

Por acaso algum confrade conhece alguém que possa prestar serviço de análise de pré venda de um Jeep Cherokee 3.7 Limited a venda em Fortaleza?
Estou querendo fechar negócio com uma vendedora, mas sou do RJ e seria a primeira vez que realizaria esse tipo de compra pela internet, o que está me causando um grande desconforto por não ver pessoalmente o veículo.
Em São Paulo rola uns serviços desses, mas desconheço em outros estados.

Quem puder me ajudar desde já agradeço.

Anderson Borba