Conectar

Ver Versão Completa : Spoa na suspensão da Band.



Fe_jipeiro
27/08/2008, 14:17
Olá pessoal,

Estou pensando em fazer spoa na minha band e vi que existem alguns tópicos falando sobre spoa em Band aqui no Forum, porem gostaria de saber relatos sobre como ficou, se valeu a pena, estabilidade em velocidade como q fica, nas curvas, enfim os detalhes q nao achei. Alguem tem band spoada que possa me falar e me mandar fotos????

Alguem conhece alguma oficina boa q realiza essa adaptacao com servico limpo, bom e de confianca?!?!?

Vlw pela ajuda !

Abs,

Guiga Tostes
27/08/2008, 15:33
Felippe,

eu particularmente, não gosto mto do SPOA na Band pois altera mto a geometria da suspensão, angulação de cardãs...além de reduzir a estabilidade e aumentar a inclinação lateral em curvas = maior risco de capotamento.

Penso, que seja interessante para quem utiliza a Band mto em trilhas(mais de 90% do uso) e precise de um maior curso de suspensão...vale lembrar q o vão livre não muda, uma vez q os eixos e bolas dos diferenciais continuam na mesma altura do solo.

Sua Band é um canhão com esta configuração de motor e ficaria um perigo para andar no asfalto com SPOA...a não ser que andes bem na boa = vel máx 80km/h...mas acho que isso vai contra a preparação feita no motor.

Aqui no forum o Romeu tem Band SPOA, toda preparada para trilhas pesadas segue o link dele na Frota 4x4 Brasil, tem muitas fotos e infos neste tópico(vale a pena!):

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25869&highlight=band

Ps.: Gostaria de deixar claro q esta é somente minha opinião pessoal, o que importa é o uso q será feito da viatura, o gosto de cada um e quais resultados se espera com a alteração/investimento.

Abr

Fe_jipeiro
27/08/2008, 16:01
Fala Guigaa !!

Eai cara blza?!

opa... relaxa cara... sou desencanado pra isso.... opiniao eh sempre bem vinda !!!!

Entao to querendo fazer pra deixar a band mais imponente e mais alta... pq minha ideia eh futuramente colocar pneus 35 ou 37... eu analisei realmente todos esses riscos e talz,,,, mas com pneus 35 ja diminui muito esses riscos de estabilidade... msm pq nao quero usar pneu off nela... quero botar no maximo um Mud...... quanto ao motor e consciencia, isso eh uma verdade q vc flw... atualmente ja tenho uma bela arma na mao e se fizer isso trocarei por uma "12" ahauhuahua..... mas eh soh dirigir com responsabilidade em curvas e deixar pra acelerar onde relamente há condicoes.

Postei esse topico, justamente pra ver como fica e opiniao para ver se vale a pena... pq quero deixar ela mais alta....

Eai de resto com vc tudo tranquilo? tem ido no Paca? precisamos marcar um dia e se encontrar la hein... essa quinta vou pra la..

Abs,

Barba Ruiva
27/08/2008, 20:27
UHUUUUU!

É nóis!
Velho... todo piloto de Band sabe que dirigir o caminhão é manha total. Ser surpreendido por algo na pista, virar no reflexo e esperar que a suspensão da Band corrija é quase um milagre...
Foi isso que me motivou a SPOAr a Jurema. E digo que ando com o pé em baixo!
Toyoteiro que ja foi meu passageiro diz que ela é bem mais macia que Band original...
Fiz o trampo em casa e não é mole não! Mas quem gosta de fazer uma arte... "é o que há"!
Tem uma oficina em Bauru que faz um trampo CAMPEÃO... www.tt4.com.br
Não me arrependo de absolutamente NADA!
Hoje ela esta com 33" e ja pensei em colocar os 35". Sei que para os 37" é preciso mexer na caixa do paralama. Ja pensei em colocar os 35", mas ai o curso da suspensão cai por causa do tamanho do pneu... acho que não vale a pena.
Colocar jumelão é muito pior que SPOAr.
Se tiver mais alguma dúvida é só postar!

Abração,

Glauco mendes
27/08/2008, 20:57
E ai pessoal estava lendo o tópico e fiquei viajando o que é spoar? rsrsrsrsr.

Glauco

Francisco Bicalho
27/08/2008, 23:25
-"UHUUUUU!"

Felipe

Não presta atenção nesse cara não. Ele tem meia dúzia de porcas soltas no quengo.

Certa vez, embarcou a namorada na Jurema e foi de Sampa até a Chapada Diamantina, e voltou com a roda dianteira soltinha, quase caindo. Só não caíu porque é Toyota. E porque ele é sangue bão.

Agora, falando sério. O Guiga tem um argumento bastante válido, que é o fato do seu carro ter um motor muito potente, o que faz ele andar mais rápido. SPOA é feito para andar a 3km por hora, negociando jardins de pedra. Sei que é também para o carro ficar mais vistoso, e sei bem que a Jurema é linda de morrer (tenho várias fotos dela no meu computador), mas o fator segurança pra mim é fundamental nessa hora, e deve ser levado sériamente em consideração.

Mas, quem sabe tudo de SPOA é o Elmer_Jeep, e pode te dar todas as coordenadas.

Abraços;
Chico

Francisco Bicalho
28/08/2008, 00:13
Glauco

SPOA é uma sigla em inglês: SPring Over Axle. O que quer dizer instalar os os feixes de molas em cima dos eixos, e para isso, algumas adaptações precisam ser feitas como nos cardans, e outras coisinhas que não faço idéia. Dê uma olhada nas fotos que o Cestari postou da Jurema e você vai entender o que é SPOA.

Chico

elmestizo
28/08/2008, 07:04
Fala Dr. Cestari,

os eixos já estão em casa e começando a pensar no hi-steer. Eu já te perguntei isso umas 15x e não lembro se vc não respondeu, ou se eu pedir a msg...

qual a altura da ponta do chassi ao chão na dianteira? e na traseira?

E a reforma, qdo começa?

abrass

Barba Ruiva
28/08/2008, 07:49
HAHAHAHA!

Felippe, ja deu pra perceber que o assunto é polemico né!?
Fala Chico! Faz tempo hein! O Chico ta fora da conversa... ele coloca motor de cavalo mecanico na Band dele e vem querer discutir coisa pequena! Se vc levanta o capo da Band do cara e joga água no cofre do motor não cai uma gota no chão, de tanta tralha que tem la dentro! Ele levou muito a sério o papo de "Bandeirante ser bruta"!
LM seu larápio! Hahahahaha... ja te passei essas medidas sim Sr.! Inclusive o site onde comprei o highsteer da Jurema (graças ao Mano Lima!). Vou medir a altura dela novamente e te passo! Mas na época lembro de vc comentando que não passava na tua garagem.
A reforma acabou se tornando projeto secundário... casa em primeiro lugar! Mas serei recompensado! O projeto conta com uma oficina de dar inveja! AI QUERO VER! ME AGUARDEM! Até lá ela vai ficar ao relento... pobrezinha... mas será devidamente recuperada!
A propósito, lhe disse na época também que o pessoal da TT4 faz highsteer pra Band...

Abraços a todos,

André Cestari

Guiga Tostes
28/08/2008, 08:05
Fala Felippe,

como o André falou, o assunto é polêmico...mas vale a discussão.

Vou para o Pacá hoje sim! Nos vemos lá!!

Abr

Fe_jipeiro
28/08/2008, 08:12
Falae Pessoal !!!

Caras Show de bola a ajuda aew q estao me dando !! É deste tipo de depoimento q preciso..... André, realmente ouvi falar muito bem da TT4, o ruim pra mim será soh a distancia... rsrsrs,...a mas ate ai dou um jeito.

ehehe exato esse assunto eh muito polemico e cheio de detalhes... nao eh simples assim fazer um spoa.. rsrsrs ... tem q pensar em cada detalhe.....

Ahauhuahuha Falae Francisco...... entao ele eh locao?? ahuahauha.... eu tb sou ... mas quando tiver com spoa .. vou ter q tomar cuidado .... alias muito cuidado... pq tb gosto de andar "meio" rapido com a band. .... ahauhauhauhau .... ainda mais com o motor q estou lá...rs

Somente uma OBS... a TT4 está vendendo Hi steer pra band sim viu !!! Custa em torno de R$250,00 ...

Valeu pela dicas ae pessoal... Guiga, e pro restante q esta nesta troca de ideias .. eheheheh

E quem tiver mais ideias, criticas e sugestoes !! Seja bem vindo a este tópico !

Abs,

elmestizo
28/08/2008, 11:45
Ops..

Pois é.. to de mudança tb.. eita.. a ultima vez que perguntei sobre o hi-steer.. ainda não tavam fazendo, pois tava com problema de alinhamento e comia o pneu por fora..ou coisa do genero. enfim.. vou me informar.

To com 2 eixos traseiros vou começar a fazer a trazeira e por fim fazer a dianteira...

.. vamos ver que fim vai dar isso!!!

Já andei na band do Cestari... ela só tem um defeito.. não é minha :-D

Qto a altura.. to mudando de casa tb... então... já viu...

Abrass

Elmer_Jeep
28/08/2008, 12:43
SPOA é feito para andar a 3km por hora, negociando jardins de pedra.

Mas, quem sabe tudo de SPOA é o Elmer_Jeep, e pode te dar todas as coordenadas.

Abraços;
Chico

Não sei de nada, entrei no tópico pelo fato do assunto ser interessante e já fiquei de cara com essa afirmação ai em negrito

Na boa vei, fiz spoa no ex CJ5 (que de CJ só tinha lata e chassi) e nunca tive problemas, andava normal no dia-dia, pegava rodovia com velocidade de cruzeiro a 100km/h e nas trilhas era um absurdo a flexão da suspensão.

To saindo agora pro rango, a tarde mando umas fotos.

No mais, recomendo totalmente desde que seja feito com critério (angulação de pinhão, correção do caster, substituição e reposicionamento de amortecedores, high-steer, flexiveis de freio maiores e outros etc.

[]'s

Francisco Bicalho
28/08/2008, 13:30
Calma Elmer, não precisa ficar nervoso. Ficou p... porque?

Porque eu falei que "SPOA é feito para andar a 3km por hora, negociando jardins de pedra?"

É sim, verdade, que SPOA foi criado para aumentar o vão do carro em rock crawling. Você pode descordar o quanto quiser, mas quem faz rock crawling nos EUA é que começou a colocar o feixe de molas sobre o eixo no fim dos anos '60. E que eu saiba não se passa sobre pedras enormes muito rápido.

Não entendi você ter ficado chateado

Chico

Elmer_Jeep
28/08/2008, 14:26
ô Chico, to de onda broder.

Na hora q respondi estava conversando com um pessoal aqui no escritório e acho q me expressei mal no teclado, até esqueci de agradecer por eu ter sido lembrado na sua mensagem pois realmente é uma adaptação que gosto muito de recomendar e fazer seguindo todos os critérios necessários pra ficar funcional e seguro.



É sim, verdade, que SPOA foi criado para aumentar o vão do carro em rock crawling. Você pode descordar o quanto quiser
Falando nisso, o que vc me diz das F250 4x4 que são spoadas de fábrica... ? (risos)

[]'s

Elmer_Jeep
28/08/2008, 14:35
a ultima vez que perguntei sobre o hi-steer.. ainda não tavam fazendo, pois tava com problema de alinhamento e comia o pneu por fora..ou coisa do genero. enfim.. vou me informar.


Um tempo atras falei com o Afonso e o problema é que o hi-steer que ele fazia não considerava o angulo de ackerman:

OK.
Grande Elmer, quanto a resistencia está correttissímo, mas quanto ao angulo de Ackerman não.

Porque ? Nosso hi steer foi projetado para trabalhar como ligação da caixa (direção/setor) as rodas, ou seja c vc instalar 2 peças sendo uma com 2 furos e outra com 1 furo para fazer o sistema completamente por hi Steer o angulo de Ackerman não será mantido.

Voltaremos para prancheta ops... Cad.

Abração.

Não sei se atualmente ja desenvolveram um modelo mais eficiente.

[]'s

Francisco Bicalho
28/08/2008, 16:09
Valeu, Elmer

Eu entendo que os carros com SPOA podem circular tranquilamente em estradas e ruas, e sou o primeiro a admitir que ficam muito interessantes visualmente. A Jurema, pra mim é um dos Bandeirantes mais bonitos que tem por aí, o único problema é que você joga um balde de água no cofre do motor e vaza tudo por baixo!

Abraços a todos;
CHico

joão k. chikui
29/08/2008, 00:44
Realmente, um Spoa bem feito , acompanhado de amortecedores adequados às novas condições , rodas/ pneus mais largos e com off set negativo , angulo de caster bem certinho,High Steer, fica muito bom e pode andar normal na estrada.
Só que é um tipo de mudança que exige um profissional experiente.

Outra grande vantagem do SPOA fora as anteriormente citadas : Em trilha de lama com facões, só a bola enrosca. Acaba o enrosco dos enormes pratos e grampos de mola da Band.
[]s

Barba Ruiva
29/08/2008, 08:51
Hahahahaha!

Olha o povo aparecendo!
Como o Chico bem falou, na minha opinião dos caras que manjam muito de mecanica e participam do forum, o Elmer é o cara mais humilde!
Abraça qualquer discussão de peito aberto e realmente AJUDA no esclarecimento e solução dos problemas!
Mas de boa, sou formado em Administração de Empresas mas sou fã de mecanica!
Aprendi muita coisa com meu irmão mais velho, mas nada como meter a mão na massa pra descobrir como as coisas funcionam. Um pouco de pesquisa e auxilio de quem ja experimentou a brincadeira também ajudam "que só"!
Digo que SPOAr a Jurema ESTA SENDO um ótimo passa tempo, pois a cada dia que passa eu vejo que da pra melhorar alguma coisa!
Levei alguns bons meses para fazer o serviço e continuo implementando melhorias, refazendo uma coisa ou outra que não fui com a cara, mas estou muito contente com o resultado.
O Chico AINDA não pilotou a Jurema, mas garanto que quando o fizer (quem sabe daqui uns 2 aninhos acabo ela???) ele terá a justa oportunidade!
A Bandeirante tem a suspensão "insegura" por natureza. Ela não aceita muito desaforo, mas se parar para pensar na "aplicação" do veículo, nós é que exigimos muito de um carro quase "fora de estrada".
MESMO ASSIM REPITO, andava (ela esta parada atualmente) como maluco com a Jurema e NUNCA me vi em situação de risco por causa da suspenssão! NUNCA!
Lembrando que ando em Serra direto, pois moro na Serra da Cantareira...
Ja arrastei muito carro 1.000 por ai!
Com SPOA ou sem SPOA, o segredo é entrar e sair da curva. Por isso sempre disse que quando abusamos da pobresinha, não sobra espaço para "absorver sustos", uma virada brusca, uma curva não planejada...
Mas é isso ai gente!
Uma coisa que vale discutir é o JUMELÃO! AQUELE LIXO QUE TODO MUNDO PÕE!

Abração,

Guiga Tostes
29/08/2008, 15:53
Barba,
sou contra o jumelão tb, uso o original(dianteira)! Aumenta a alavanca na ponta das longarinas(dianteira) e pode até trincar.

Ps.: Bem colocado pelo Chikui, a vantagem do SPOA ao tirar os pratos e ganchos de mola q ficam originalmente por baixo.


Abrs(ainda sem vontade e SPOAr minha Band)

Guiga Tostes
23/03/2010, 14:44
Uma pergunta que pode ou nao ser idiota..., la vai:

Eh possivel instalar barra estabilizadora original Band adptada com quick diconect em Band spoa para melhorar a estabilidade nos deslocamentos ate a trilha em estrada asfalto/chao? Sera que funciona e os resultados sao satisfatorios?

Pergunto pois finalmente dei o braco a torcer e vou partir para o SPOA e como terei longos deslocamentos em asfalto ate chegar nas tilhas, cogitei a possibilidade da barra estabilizadora.

Bom, agora eh com os feras em SPOA!

Abrs

Ruskaya_br
23/03/2010, 15:06
A minha tem Comprei do Elmer!!!

Guiga Tostes
23/03/2010, 15:21
A minha tem Comprei do Elmer!!!

Opa, bom saber pois a minha barra ja esta na garagem!:concordo:

Conta mais sobre o desempenho...:mrgreen:

Abrs

Elmer_Jeep
23/03/2010, 16:02
Uma pergunta que pode ou nao ser idiota..., la vai:

Eh possivel instalar barra estabilizadora original Band adptada com quick diconect em Band spoa para melhorar a estabilidade nos deslocamentos ate a trilha em estrada asfalto/chao? Sera que funciona e os resultados sao satisfatorios?

Abrs

Vamos lá :concordo:

Utilizei esse esquema no meu ex CJ5 em 2005 e fiz umas fotos da adaptação caso alguém um dia precisasse.

A matéria prima é uma barra estabilizadora da band(logico)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/57179417a661f8c653c38fc226ff0a1b.jpg

Resolvi cortá-la no meio:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/acc1b699d00735288270ff3592a69577.jpg

E um cardan quadrado, este comprei numa loja de tratores:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/e95f75d2162e6bd75152ef6b1fde5046.jpg

A parte maciça da barra quadrada foi furada na mesma medida do estabilizador:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/ddae8306616ed65e8965b39294ea080f.jpg

Pra vestir as extremidades:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/bd6ac31a5c0abb45dff10e3f2c5d13db.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/4c9afab97ba18b9ca827d1096d544dac.jpg
E serem posteriormente soldadas

O tubo quadrado foi cortado num tamanho suficiente pra unificar as duas partes:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/6929b56db41b5a86ac5c55a06da7744a.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/56efb30df52be830caa37bf1be5cf9af.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/273b39439074c63078add89b9fa73d5f.jpg

No mais adaptei uma presilha pra segurar o tubo quadrado no lugar, bem facil de remover quando precisasse desconectar, na trilha funcionava muito bem.
Na foto abaixo o tubo estava desconectado, daí era só afastar pra um dos lados e colocar a presilha:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/bcb0f29aed382242dfd5b996f101df47.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/429b95237f3e66241bba3ad239ae01d9.jpg

Acho que com esse tutorial ja da pra fazer algo parecido :concordo:

[]'s

Guiga Tostes
23/03/2010, 16:23
Vamos lá :concordo:

Utilizei esse esquema no meu ex CJ5 em 2005 e fiz umas fotos da adaptação caso alguém um dia precisasse.

Acho que com esse tutorial ja da pra fazer algo parecido :concordo:

[]'s
:palmas::palmas::palmas: excelente...sem palavras!!!

Muito obrigado pelas infos e por enriquecer este topico!

Abrs

Elmer_Jeep
23/03/2010, 16:27
Opa, bom saber pois a minha barra ja esta na garagem!:concordo:

Conta mais sobre o desempenho...:mrgreen:

Abrs

Desempenho era favorável, no transito e em rodovia era muito bom o comportamento da viatura, mas dai resolvi colocar uns jumelos revolver e o curso de suspensão aumentou:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/e9d48545374b18434f4aa7f72934d7c5.jpg

daí a barra mesmo desconectada passou a atrapalhar a extensão da suspensão então resolvi tirar em favor do desempenho off road e acabei vendendo pro Ruskaya.

[]'s

Guiga Tostes
23/03/2010, 16:37
Desempenho era favorável, no transito e em rodovia era muito bom o comportamento da viatura, mas dai resolvi colocar uns jumelos revolver e o curso de suspensão aumentou:

daí a barra mesmo desconectada passou a atrapalhar a extensão da suspensão então resolvi tirar em favor do desempenho off road....
[]'s

Humm bom saber que o desempenho melhora on-road:pensativo:

A minha Band tera a mesma configuração, SPOA + jumelos articulados TT4:concordo:

Li aqui no forum que ao desconectar uma das bieletas a barra tb perderia acao, acredito que pelo upgrade que vc fez na sua antiga barra esta informacao nao funcione adequadamente na pratica, correto?

Abrs

Elmer_Jeep
04/10/2011, 18:50
Aproveitando o tópico, fiz uma band spoa com pneus 35 aqui esses dias e ficou bem legal


Original
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_2584.jpg

vejam o estrago que que o jumelão faz:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_2595.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_2591.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_2597.jpg

Mestre Pedro aplicando seu talento:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_2598.jpg

Amortecedores: na traseira são os traseiros da Ranger até 1997 (36 fechado X 58 aberto) e na dianteira também usei traseiros de Ranger ano 98 em diante (40 fechado X 68 aberto)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_2637.jpg

High steer Trail Gear com barras e terminais do MB608
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_26781.jpg

Eixo trazeiro no lugar:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_2633.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_26611.jpg

Ladder bar que fiz com barras do MB608 e terminais M25 e M20:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_3145.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_3146.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_3149.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_3425.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_3429.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_3428.jpg

Viatura pronta
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_2682.jpg


[]'s

LIES
06/10/2011, 20:47
Serviço e materiais de primeira !!!
Manda fotos e detalhes do diferencial e cardan dianteiro e do sistema de direção, suspensão, angulo etc.

weltonpatrick
06/10/2011, 20:59
Poxa!!! Valeu pelo post e parabéns pela viatura!

Vai ajudar muitas pessoas aqui no forum!!

Sucesso!

Abraço

Fe_jipeiro
07/10/2011, 00:11
Parabens pelo belo trabalho... de primeira tudo !!!

Qdo estiver para esses lados, espero conhecê-lo.

Mande mais fotos e comentarios de como ficou !

Abs...

junior888
07/10/2011, 12:55
Ficou muito boa a Band, a minha tambem é SPOA, podem da uma olhada na minha assinatura!!

jipeirodesdepequeno
07/10/2011, 22:19
Muito bacana, fotos assim que faltavam!! valeu mais uma vez Elmer!
[]'s

weltonpatrick
20/03/2012, 16:37
Meus parabéns pelo serviço!!!

Elmer_Jeep
09/04/2014, 01:54
Mais uma spoada. Subiu 7".
Dessa vez é uma cabine dupla 2001.
Assim q eu tiver tempo mando mais detalhes sobre o serviço que estou fazendo.
[]'s

Léo_Babiski
09/04/2014, 17:02
Elmer, sabe dizer se os eixos das últimas band tem diferença de caster em relação às demais? Você chegou a fazer essa correção?

Elmer_Jeep
09/04/2014, 18:30
Elmer, sabe dizer se os eixos das últimas band tem diferença de caster em relação às demais? Você chegou a fazer essa correção?

O caster é padrão em todas, estou tendo que corrigir na minha também.
Já cheguei a colocar até 5 graus num jipe band, não tive problema com desgaste de pneus, apenas a direção ficou um pouco pesada.
Na minha estou deixando com 3°.

[]'s

Julio Militão
09/04/2014, 19:44
Aproveitando o tópico, fiz uma band spoa com pneus 35 aqui esses dias e ficou legal
...
Ladder bar que fiz com barras do MB608 e terminais M25 e M20:
http://img827.imageshack.us/img827/1016/img3146jg.jpg
http://img213.imageshack.us/img213/5700/img3145j.jpg
http://img805.imageshack.us/img805/2716/img3149.jpg
http://img577.imageshack.us/img577/5922/img3425r.jpg
http://img824.imageshack.us/img824/9889/img3428k.jpg
http://img31.imageshack.us/img31/5932/img3429m.jpg

[]'s

Prezado Elmer,

Que legal essa ladder bar! Muito importante para evitar a quebra das cruzetas. Na minha, spoada com 35", dá medo forçar nas arrancadas.
Poderias me responder algumas dúvidas sobre essa ladder que você fez?

1) O suporte preso ao diferencial não vai encostar no piso da carroceria?
2) O outro suporte, parece que você prendeu naquela longarina curvada que tem próxima a caixa de transferência, foi isso?
3) Seria possível vc postar uma figura com as medidas dos dois suporte e da barra? Tenho certeza que vai interessar a muitos aqui do fórum.

Abraço a todos

Elmer_Jeep
10/04/2014, 09:26
Prezado Elmer,

Que legal essa ladder bar! Muito importante para evitar a quebra das cruzetas. Na minha, spoada com 35", dá medo forçar nas arrancadas.
Poderias me responder algumas dúvidas sobre essa ladder que você fez?

1) O suporte preso ao diferencial não vai encostar no piso da carroceria?
Apesar de parecer alto fica bem distante do assoalho


2) O outro suporte, parece que você prendeu naquela longarina curvada que tem próxima a caixa de transferência, foi isso?
Exatamente, usei a travessa original apenas adicionando o ponto de fixação da parte inferior do jumelo.


3) Seria possível vc postar uma figura com as medidas dos dois suporte e da barra? Tenho certeza que vai interessar a muitos aqui do fórum.

Abraço a todos
Não tenho estas medidas pois pela experiência que já tive com essas barras não da pra fazer kit pronto, cada carro é um caso mas tem alguns detalhes que são indispensáveis:
1 - A barra tem que ser um tubo de parede grossa e com no mínimo 1 metro entre os pontos de fixação(jumelo e base);
2 - A parte superior da barra DEVE ficar nivelada com o solo;
3 - O pino inferior do jumelo vai fixado no suporte (travessa) e o terminal rotular entra no pino superior;
4 - A triangulação das barras ficou melhor adicionando outro terminal rotular;

O Crocodillo foi o primeiro que fiz dessa forma, está rodando desde 2010 e não precisei fazer nenhuma correção ou melhoria pois está funcionando perfeitamente, já fiz um CJ6 e uma Band seguindo o mesmo padrão e estão trabalhando corretamente, evitando a rotação indesejada do eixo sem atrapalhar o curso da suspensão.

Veja o passo a passo nos links abaixo, qualquer dúvida pode perguntar à vontade:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/19849-crocodillo-jeep-prata-da-casa-revista-4x4-cia-ed-218-a-111.html#post1195256
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/19849-crocodillo-jeep-prata-da-casa-revista-4x4-cia-ed-218-a-112.html#post1196710
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/34969-axle-wrap-13.html#post1222264

[]'s

Julio Militão
10/04/2014, 22:59
Obrigado Grande Elmer.

Elmer_Jeep
21/04/2014, 19:10
Mais uma spoada. Subiu 7".
Dessa vez é uma cabine dupla 2001.
Assim q eu tiver tempo mando mais detalhes sobre o serviço que estou fazendo.
[]'s

Comecei pela suspensão traseira pq é mais fácil e também pra quando fosse mexer na dianteira a viatura já estaria nivelada e poderia calcular corretamente o ângulo de cáster.
Agora algumas fotos do trampo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0951.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0912.JPG


Remoção dos suportes

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0922.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0932.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0941.JPG


Erguendo a traseira pra remontar o eixo já por baixo dos feixes:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0961.JPG


Reposicionando angulo do pinhão.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0971.JPG

Elmer_Jeep
21/04/2014, 19:19
Dianteira, retirada do eixo e remoção dos suportes originais, inclusive suporte da barra estabilizadora pra deixar o eixo limpo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/1014.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/1022.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/1032.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/1042.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/1053.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/1072.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/1082.JPG


Novos grampos e placa dos feixes originalmente da band antiga que tem um visual melhor que a placa das 95 em diante.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/1092.JPG


Remontagem do eixo na configuração spoa para verificar altura final e corrigir angulo do angulo de cáster e angulo do pinhão:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/1122.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/1112.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/1132.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/1103.JPG

o serviço está mais adiantado, to é sem tempo pra organizar as fotos mas durante a semana atualizo com a sequencia.

[]'s

Fband
22/04/2014, 10:27
Elmer,

Qual é o angulo do pinhão recomendado ?

Abs

hercilio.neto
22/04/2014, 10:49
Elmer,
Vai usar a Barra Estabilizadora na dianteira?

Elmer_Jeep
22/04/2014, 11:06
Elmer,

Qual é o angulo do pinhão recomendado ?

Abs
pelo que andei pesquisando a medida ideal pra cardan sem cv são 3 graus.
BillaVista.com-Driveshaft Bible Tech Article by BillaVista (http://www.billavista.com/Tech/Articles/Driveshaft_Bible/index.html)

http://www.billavista.com/Tech/Articles/Driveshaft_Bible/images/degree_small.jpg

Elmer_Jeep
22/04/2014, 11:08
Elmer,
Vai usar a Barra Estabilizadora na dianteira?

Por enquanto não, já até negociei nos classificados.
Depois que começar a rodar se eu sentir necessidade vou instalar uma que tenho aqui original de JPX que vai montada no chassi e apenas as bieletas se conectam no eixo permitindo mais mobilidade no off-road.

[]'s

Julio Militão
22/04/2014, 13:58
Por enquanto não, já até negociei nos classificados.
Depois que começar a rodar se eu sentir necessidade vou instalar uma que tenho aqui original de JPX que vai montada no chassi e apenas as bieletas se conectam no eixo permitindo mais mobilidade no off-road.

[]'s

Elmer,

Na minha precisou mesmo da barra estabilizadora na dianteira.

Elmer_Jeep
22/04/2014, 15:15
Elmer,

Na minha precisou mesmo da barra estabilizadora na dianteira.

Vc usa que largura de rodas ?
Os feixes estão planos?
Foi corrigido cáster ?
Ta com amortecedores pressurizados ?

[]'s

Julio Militão
22/04/2014, 21:21
Elmer,

Vc usa que largura de rodas ? 35"
Os feixes estão planos? Sim, paralelos ao chão
Foi corrigido cáster ? Sim.
Ta com amortecedores pressurizados ? Não, estou usando os traseiros da Ranger em todas as rodas

Ficou muito estável.

Elmer_Jeep
22/04/2014, 23:59
Julio, sobre as rodas eu queria saber a largura mesmo e off-set se possível.
Sobre os feixes a pergunta era em relação à arqueamento.
Os amortecedores são os turbogás?

jsuttili
31/07/2014, 16:51
Como vc fez com os braços de direção em cima dos munhões? Usou Hi-steer?

Elmer_Jeep
31/07/2014, 17:31
Como vc fez com os braços de direção em cima dos munhões? Usou Hi-steer?

High steer com certeza:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/137013-toyota-bandeirante-cd-2001-original-5.html#post2127659

[]'s

Julio Militão
31/07/2014, 22:55
Como vc fez com os braços de direção em cima dos munhões? Usou Hi-steer?

Usei um hi-steer que eu mesmo construí.

jsuttili
01/08/2014, 14:58
Será que alguém teria as medidas (o desenho) do hi-steer??? Tbm to pensado em fazer.. com tempo.........

Julio Militão
01/08/2014, 15:16
Jsuttili,

Os principais parâmetros a serem observados são o tipo de material que vais utilizar e o respeito ao angulo de Ackermann (pesquise no google). Estou procurando o modelo que fiz no Sketchup, quando achar posto aqui. O Elmer deve ter também.

jsuttili
01/08/2014, 15:34
ou vou fazer de chapa meia polegada +ou- com dobra e corte ou maciço de alumínio fresando........ to estudando o que fica melhor.. E aceito opiniões.. heheheh

Ficarei grato no modelo......:curtir:

Julio Militão
01/08/2014, 19:12
Segue anexo dois arquivos com os modelos que fiz para o hi steer da minha Band.

Confeccionei em chapas de aproximadamente 20 mm de espessura em aço.

jsuttili
02/08/2014, 19:33
Blz Julio....... Show o desenho... este é do lado esquerdo né?.... e do lado direito que tem os dois furos, vc tem?
Obrigado...

Julio Militão
02/08/2014, 21:02
Usa aquela barra que tem o buraco para o outro terminal, sabes qual é?

jsuttili
04/08/2014, 09:20
Usa aquela barra que tem o buraco para o outro terminal, sabes qual é?

Vc diz usar a ponteira de direção com o olhal (furo)? Esta da imagem?
473036

jsuttili
04/08/2014, 10:37
Julio.. outro pergunta... este teu Hi-steer é reto? ou tem dobra na chapa?
E se vc tiver uma fotinha.. eu agradeço.. heheheh

junior4x4
21/09/2014, 17:13
Amigo como VC corrigiu os munhoes? No eixo trazeiro não daria p deixar o fucinho reto com o cardan?

Julio Militão
21/09/2014, 18:58
Julio.. outro pergunta... este teu Hi-steer é reto? ou tem dobra na chapa?
E se vc tiver uma fotinha.. eu agradeço.. heheheh

Companheiro,

Desculpe a demora pela resposta. Não, a chapa é reta mesmo.

Lauro Paiva
07/11/2014, 18:00
Caro Elmer, ESPETACULAR!!!
Já estava considerando tirar o spoa do meu java, mas depois dessa aula, vou passar para o Donivel, eu quero o mesmo no meu java!!
Uma pergunta, vale a pena colocar o Ladder bar na dianteira também??
Como pretendo voltar para a amazônia, e os atoleiros são uma consatante e bem pesados, o que vc acha???

Elmer_Jeep
08/11/2014, 12:52
Caro Elmer, ESPETACULAR!!!
Já estava considerando tirar o spoa do meu java, mas depois dessa aula, vou passar para o Donivel, eu quero o mesmo no meu java!!
Uma pergunta, vale a pena colocar o Ladder bar na dianteira também??
Como pretendo voltar para a amazônia, e os atoleiros são uma consatante e bem pesados, o que vc acha???

Na dianteira eu acho desnecessário mas depende da quantidade de laminas no feixe, diâmetro dos pneus e potência do motor.
No eixo traseiro é indispensável.

[]'s

natantds
26/01/2021, 21:49
Boa noite amigos, queria saber como faço pra erguer minha Bandeirante sendo que o feixe de mola e por baixo do eixo?

Maggion
27/01/2021, 09:47
bem vindo ao fórum.

de uma busca na seção Toyota Bandeirante..

mais p começar pode ir se guiando por este tópico aqui.

Spoa na suspensão da Band. (https://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/45223-spoa-na-suspensao-da-band.html)