PDA

Ver Versão Completa : Temperatura do Motor



marco cruz
10/06/2003, 10:45
ALL,
Tenho percebido uma coisa estranha no Lagartixa: quando chove a temperatura do bicho cai assustadoramente (fica no F).
O termostato está funcionando em dia, e, mesmo ficando em trânsito pesado, se chover o bicho esfria.
É caso de internação?

dptucunduva
10/06/2003, 14:34
Grande Marco,

O termostado que você se refere é a válvula termostática? Se não for, é uma boa dar uma checada seu a do seu motor está OK. Isso tem cara de motor sem válvula termostática, pois quando chove o radiador, molhado, resfria muito mais do que o normal, fazendo com que a temperatura caia.

Agora, se a válvula está instalada e OK, aí... Quem sabe um pai de santo... :lol:

marco cruz
10/06/2003, 15:12
Daniel,
desculpe a ignorância, mas para mim termostato sempre foi o marcador de temperatura que vem no velocímetro :shock: :oops:

o motor é um bf-161, 6 canecos; considerando que não tem a tal válvula,
é factível ele esfriar totalmente (o ponteiro estanca no F)?

Peguei uns 40 kms de estrada no domingo (br 116) e o bichinho quase congelou :!: :!: :!:

Bem que eu já ouvi dizer que lagartixa é gelada, mas nem tanto...

[]'s gelados,

du
10/06/2003, 15:16
Pessoal,

Será que não teria uma forma fácil de verificar se o relógio de temperatura está funcionando corretamente ?

As vezes o problema é no relógio e não na mecânica.

Abraços Du.

dptucunduva
10/06/2003, 15:23
Marco,


Daniel,
desculpe a ignorância, mas para mim termostato sempre foi o marcador de temperatura que vem no velocímetro :shock: :oops:

Num tô te corrigindo não. O treco é seu vc chama como você quiser... :shock: :lol: :lol: :lol:

Normal... Eu só não fui mais direto pque dependendo do lugar, cada um chama a mesma coisa de nomes diferentes... :P


o motor é um bf-161, 6 canecos; considerando que não tem a tal válvula, é factível ele esfriar totalmente (o ponteiro estanca no F)?
Peguei uns 40 kms de estrada no domingo (br 116) e o bichinho quase congelou :!: :!: :!:

Agora, 99% de certeza.... Seu motor está sem a válvula termostática.

Essa válvula serve pra só deixar a água passar pro radiador a partir de uma temperatura mínima, dessa maneira mantendo o motor em uma temperatura de trabalho ideal. Quando o carro começa a ameaçar ferver, por causa de outros problemas, um mecânico meia-boca fala pra tirar... Aí vc acaba com a durabilidade do motor, além de aumentar consumo e perder força, pois o motor trabalha muito mais frio.

Essa válvula fica, no BF161, na saída superior de água, que vai pro radiador. É só desparafusar a peça onde está conectada a mangueira que ali tem uma "sede" pra válvula. A parte da mola fica pra baixo (vc vai entender quando pegar a peça na mão).

A válvula é baratinha, vc compra em autopeças pra jipe, é fácil de achar. Fora que tem adaptações (quais são eu deixo pro ALL), se for difícil pra você comprar.

Compre logo e coloque. Vc vai perceber que na estrada ou então em chuva, a válvula faz com que o motor não esfrie demais, ficando sempre num mínimo, que varia de motor pra motor.

dptucunduva
10/06/2003, 15:31
Pessoal,
Será que não teria uma forma fácil de verificar se o relógio de temperatura está funcionando corretamente ?
As vezes o problema é no relógio e não na mecânica.
Abraços Du.

Du,

Nas vezes que comprei relógios pra colocar no jipe, pra ver se eles estavam marcando legal eu coloquei o sensor numa panela com água e coloquei pra ferver.

Se precisar ligar o relógio (caso ele for elétrico), é só usar pilhas ou então a bateria do carro... Ou, se achar melhor, levar um fogareiro pra perto do jipe... :lol:

Outra maneira é usar um termômetro de mercúrio, tipo desses de laboratório químico, que marque até uns 100-110 graus. Coloca-se o termômetro no bocal do radiador e é só bater o termômetro com o relógio do painel. É assim que o manual de mecânico Willys fala pra aferir os relógios originais.

Sergio Antunes
10/06/2003, 16:05
Fala pessoal.

Também vou dar meu palpite. :D :D :D
Acho muito estranho que a temperatura caia assim mesmo sem a válvula termostatica;( mas é bom verificar se esta com ou sem, e se estiver com a válvula, se ela não emperrou aberta) seria bom verificar também a fiação tanto do sensor quanto do marcador para ver se a mesma não esta descascada em alguma parte ou se a água não esta pegando nos contatos quando chove. Pode haver fuga de corrente. :wink: :wink:

João Ricardo
10/06/2003, 16:06
Daniel,

Esta a válvula termostática pode fazer com que o ponteiro do relógio fique sempre no Frio?? :? O meu CJ (BF 161), apesar de estar com tudo novo (cebolão e relógio), não marca p#@@& nenhuma. Inclusive, recentemente, tive que trocar a junta do cabeçote por causa de super aquecimento. :( :(.

[ ]'s com a cabeça e o motor quentes.

João Ricardo.
CJ 5 - 63
RJ.

marco cruz
10/06/2003, 16:10
Daniel, valeu pela dica, mas não liga não, eu não entendo nada de mecânica (estou começando a aprender com vcs).

Só uma dúvida: você disse que "Quando o carro começa a ameaçar ferver, por causa de outros problemas, um mecânico meia-boca fala pra tirar... Aí vc acaba com a durabilidade do motor, além de aumentar consumo e perder força, pois o motor trabalha muito mais frio. "

Estranhamente, o lagartixa desenvolveu bem na estrada, parecendo um bólido, chegando a quase 90km/h no velocímetro (+ ou - 100 Km/h), velocidade inédita para o mesmo? Não seria caso de internação?

dptucunduva
10/06/2003, 16:13
Esta a válvula termostática pode fazer com que o ponteiro do relógio fique sempre no Frio?? :? O meu CJ (BF 161), apesar de estar com tudo novo (cebolão e relógio), não marca p#@@& nenhuma. Inclusive, recentemente, tive que trocar a junta do cabeçote por causa de super aquecimento. :( :(.

Não João... Se vc pega um trânsito muito pesado ou algo do gênero ele esquenta mesmo sem a válvula.

O ponteiro marca a temperatura. Se estragou a junta do cabeçote por superaquecimento, o ponteiro deveria ter marcado que tava quente. Se não marcou, ele tá zoado, ou mal instalado, ou a cebolinha tá ruim, ou algo do gênero.

Mas isso não quer dizer que você esteja ou não com a válvula termostática. Pra saber se vc está com a válvula, é só dar partida com o carro frio, tirar a tampa do radiador. Se estiver chegando água pela mangueira, é pque tá sem a válvula. A água só deve "jorrar" da mangueira quando a válvula tá aberta, ou seja, quando o motor tá quente.

João Ricardo
10/06/2003, 16:36
O ponteiro marca a temperatura. Se estragou a junta do cabeçote por superaquecimento, o ponteiro deveria ter marcado que tava quente. Se não marcou, ele tá zoado, ou mal instalado, ou a cebolinha tá ruim, ou algo do gênero.

Daniel, o problema é justamente esse. Acontece que o relógio e a cebolinha são novos. Por falar em cebolinha, a dita cuja que coloquei tem rosca comprida, com espessura aproximada de 3/4", mas ela não se encaixa totalmente no bloco do motor, ou seja, a maior parte dessa rosca fica fora. Isto pode causar alguma influência?

[ ]'s João Ricardo
CJ 5 - 63
RJ

dptucunduva
10/06/2003, 16:46
Estranhamente, o lagartixa desenvolveu bem na estrada, parecendo um bólido, chegando a quase 90km/h no velocímetro (+ ou - 100 Km/h), velocidade inédita para o mesmo? Não seria caso de internação?

Primeiramente, se teu CJ 62 está original, com pneus pequenos e relação original, 90-100 km/h sem explodir é lenda, ou então seu velocímetro está marcando a mais... :lol: :lol:

Normalmente a falta da válvula faz com que o motor trabalhe mais frio. E quanto mais fora da temperatura ideal de funcionamento, mais gasta gasolina, menor a durabilidade, menor o rendimento. Se o teu CJ já tá andando bem agora, quando vc colocar a válvula, vai andar melhor ainda.

dptucunduva
10/06/2003, 17:04
Daniel, o problema é justamente esse. Acontece que o relógio e a cebolinha são novos. Por falar em cebolinha, a dita cuja que coloquei tem rosca comprida, com espessura aproximada de 3/4", mas ela não se encaixa totalmente no bloco do motor, ou seja, a maior parte dessa rosca fica fora. Isto pode causar alguma influência?

João,

A cebolinha é um dispositivo que muda a sua resistência conforme a temperatura. O terra dela é a carcaça do motor...

Se vc colocou muito veda rosca, por exemplo, ou algo que possa limitar a passagem de corrente entre o sensor e o bloco, isso pode estar resultando em alteração na resistência final ou até falta de terra. Com isso, o marcador fica sempre no frio.

Pra saber se ele está funcionando, pegue um multímetro, coloque a cebolinha numa panela com água fervendo e vá medindo a resistência. Ela tem que variar conforme a água esquenta. Ligue pro fabricante da cebolinha e peça os valores de referência da cebolinha, que eles te passam... Daí é só bater e ver se tá certo ou não.

marco cruz
10/06/2003, 17:09
Daniel,
Na verdade, os pneus são maiores (argentino aro 16) e o velocímetro está marcando a menos (conferido com GPS); não sei te dizer se a relação está igual à original (creio que sim).
Vou checar a existência da válvula quando chegar em casa.
[]'s desregulados,

Pedro Bachir
10/06/2003, 22:02
E ae pessoal? :D

A minha F-75 com tudo original(motor, cx, relação do diferencial, e até pneu, 6.50) marcou 100 por hora sem pisar totalmente no fundo se pisasse chegaria nos 101 por hora :lol: :lol: :lol: .
Eu não aconcelho fazer essa vel. por muito tempo, pois o jeep não foi feito para vel. e sim para ter força :twisted: :lol: .
Sobre a válvula termostática, o est. de minas (caderno de veículos) já soltou bastante matérias sobre elas e até ensinou a testar, é só vc tirar ela do lugar dela e colocar em uma panela com água, coloca no fogão e quando a água começar a esquentar, a válvula deverá se abrir. :D

Ai foi uma pequena colaboração :wink: :idea:

Flw

Giovani
12/06/2003, 01:42
:D Salve Galera!!!

:D O Daniel falou tudo!! Assino embaixo! :D