PDA

Ver Versão Completa : Dúvida profunda

Daniel Cecílio
26/08/2008, 00:02
Caros, nunca tive um jipe, nem ao menos andei em um... :oops: Porém, o sonho é BEM grande e surgiu esta semana a possibilidade de adquirir um CJ 1976 original, precisando de um retoques de lata e outros pequenos detalhes; por outro lado, tem o aval do mecânico, do eletricista (e da mulher do eletricista :lol:) que comprovaram o cuidado que o dono tem com o veículo e o preço, que tá legal. Tenho um Uno 94/95 que está redondo, justo. Se eu vendê-lo consigo comprar o jipe e transformá-lo no meu "carro" do dia-a-dia. Estou perdendo o juízo? :putz:Alguém já passou por isso? Algum BOM conselho?
Grato pela atenção. :concordo:
Daniel

joão k. chikui
26/08/2008, 07:13
Daniel
Normalmente o Jeep é legal como 2º carro, afinal , no uso diário gasta 2,5 a 3 X mais que um popular. A não ser que vc more em sítio que tenha estradas intransitáveis para veículos normais.

ZYKAO
26/08/2008, 07:33
Daniel,

Alem do que o João escreveu, antes de compra-lo de uma boa volta com ele, tenho varios amigos que veem meu Jeep e falam ¨acho que vou comprar um tambem, gosto tanto de Jeep¨, mas quando vão dirigir e principalmente no seu caso usa-lo diariamente a situação muda.
Normalmente é muito desconfortavel, quente, barulhento, gastão deixa suas roupas com um perfume de CO2 e gasolina, mas para quem gosta, vai estar feliz da vida.

Boa sorte.

Daniel Cecílio
26/08/2008, 08:45
Importante o que vocês falaram. É isso. O ponto é que não estou querendo e podendo assumir uma outra parcela de financiamento neste momento, pois também sei que a melhor opção é tê-lo como 2º carro. A questão é emocional mesmo, por isso a dúvida que surgiu em trocá-lo pelo Uno e viver essa história. Além da oportunidade do preço (R$ 8000,00 :shock:).
Grato pela atenção de vocês.
Um abraço.
Daniel

folgado
26/08/2008, 09:27
Se você nunca dirigiu um jipe, não compre um sem antes saber como é andar de jipe. Ainda mais se for o único carro seu.
Jipe é pra ser o segundo carro, e mesmo assim você tem que gostar dele.
Peça pra dar umas voltas pra ver o que você acha dele.
Depois você posta suas impressões aqui.
Eu se fosse você não vendia o carro pra ficar unicamente com o jipe.
Não faça isso. Você vai se arrepender na certa.
[]s

Andrezão4x4
26/08/2008, 09:51
Bom, olhando pelo lado racional é "lokura", pelo lado sentimental é um tremendo negócio!!!...se vc não faz o negócio vai ficar pensando nisso até comprar um jeep ou vai morrer pensando. Já que um dia vai morrer, compre um jeep antes!!! Faz sentido!!! hehe...
[] do loko!

victor massinha
26/08/2008, 10:28
e ai daniel!?
meu, ter um jeep nao é facil, ele precisa de dedicaçao e tempo principalmente se for usa-lo todos os dias, como dito amteriormente nao é um carro para o dia a dia principalmente para quem ainda nao teve nenhum! se vc andar provavelmente vai se apaixonar como muitos ja aconteceu, entao nao se deixe levar pela emoçao para se arrepender depois, isso é muito importante! o jeep é um veiculo de lazer para uso aos finais de semana pra fazer passeios, trilhas, acampamentos, ir na padaria:mrgreen: e por ai vai...
mas se a vontade esta incontrolavel quem sou eu para te impedir de te comprar um jeep?! somos suspeitos para falar pois ja estamos "viciados" pelo 4x4, entao fassa o que te deixar feliz, se nao for agora vai ser depois pode ficar tranquilo pois opotunidade nao irao faltar!!!:concordo:
abraço...

klaus motta
26/08/2008, 10:39
Companheiro;
Já tive um jeep com unico carro e minha experiência foi muito ruim o bixo quebra nas piores horas e consumo de gasolina de desesperador dia de chuva vc se molha todo.Vai por mim compra o jeep quando tiver condições de deixar ele para vc brincar.Hj pretendo comprar um novo jeep, mas tenho outro carro e 2 motos.Bem verdade que recebi um monte de conselhos antes de comprar o meu jeep e comprei assim mesmo.
abraços
klaus

folgado
26/08/2008, 10:49
o bixo quebra nas piores horas

E se o jipe for original, com certeza vai quebrar...

Para não quebrar, você terá que gastar uma boa grana para deixá-lo confiável.

Não compre no escuro. Procure saber o que está fazendo.
Meu conselho: não venda seu carro, faça umas economias, e daqui há uns meses você compra o jipe como segundo carro. Enquanto isso, procure dirigir um pra ir se familiarizando.
[]s

wcas
26/08/2008, 11:10
Pra voce usar ele no dia a dia vai precisar gastar uma grana pra revisar tudo de uma vez se voce não quiser ficar na mão toda hora.
Essa grana que voce vai gastar revisando tudo agora guarda e daqui a pouco compra um e fica com os 2 carros.

Por outro lado a uns 3 anos atras eu estava na mesma situação que voce, e por coincidencia tinha um Uno também e fui ver um jeep que estava aparentemente bom e barato (6000,00), todo dia passava em frente a casa do cara rezando pra ele ja ter vendido, antes de eu fazer a loucura de vender meu uno pra comprar. Sorte que ele vendeu rapido, se demora uns meses eu teria comprado. Pode parecer meio loco, sei que ia tomar na cabeça porque sempre tem coisa pra arrumar mais se fosse hoje teria comprado mesmo assim, porque até hoje eu penso naquele jeep.

[]s

Daniel Cecílio
26/08/2008, 11:14
Amigos, bem grato pelos conselhos. Já decidi que não irei fazer a troca entre o Uno e o Jeep. :discordo: Talvez faça um esforço pelo financiamento (36 X 370,00!! :shock:) Talvez... É bom saber ouvir quem já tem experiência no assunto. Aproveitando a ocasião, quero saber do Folgado (e de quem mais quiser participar) qual é o "problema" do Willys original?
Valeu pela força pessoal.
Abraços
Daniel

victor massinha
26/08/2008, 11:46
qual o problema do willys original!?

bem nao posso dizer que sao quase todos se nao vai ter gente ai querendo me linxar :mrgreen:. brincadeiras a parte o jeep é um projeto antigo e consequentemente ultrapassado! nao mais conseguindo atender as "expectativas de hoje em dia" geralmente um jeep quando a gente diz que esta original, ele apenas esta com as peças de quando saiu da fabrica sem grandes transformaçoes e so! um jeep original sao aqueles extremamente originais cujas peças ja foram substituidas por outras em melhor estado. desta maneira um jeep original se torna bem melhor, mas nao deixa de ser rudimentar! um jeep com alteraçoes no motor, cambio, pneu, suspençao, freios, etc... da uma melhorada na "funcionalidade" e conforto da viatura, mas nao o deixando perfeito para o uso do dia a dia.
a questao é essa, jeep é super gostoso é com certeza vc vai se apaixonar, mas nem sempre ele retribui esse carinho que nos temos por ele:-( (quebrando nos piores momentos) entao nao tenha so o jeep como unico carro, se quiser usar como principal, beleza conheço parentes que fazem isso, mas tenha um carro reserva para nao depender sempre do velho amigo.
espero ter ajudado a esclarecer suas duvidas!:concordo:

obs; por acaso vc neste ultimo fds nao estava em valinhos a procura de um jeep?

wcas
26/08/2008, 11:52
qual é o "problema" do Willys original?

Daniel, não pense como problemas, e sim como atualizações de segurança. Voce tem que enterder que ele ja rodou muitos anos e não tem como garantir como foi o desgaste das peças nesses anos, carros com 5 anos de uso a gente ja encontra pepinos, imagine um jeep.
Folga de direção, sistema de freio, motor, cambio, filtro disso, filtro daquilo, trincas, rolamentos, e por ai vai.
Pra voce ter uma ideia, estou com meu jeep a 1 ano e quase não andei com ele porque ainda falta revisar algumas coisas.
É claro que da pra rodar, o antido dono andava com ele do jeito que estava, mais eu não vou colocar minha filha de 3 anos dentro dele antes de ajustar tudo, ou ainda sair com carro todo "fudido" e acabar destruindo algum outro carro por falta de freio ou coisa parecida, o prejuiso sera maior.

[]s

folgado
26/08/2008, 12:06
Daniel, não pense como problemas, e sim como atualizações de segurança.

Exatamente.

Os "problemas" são na realidade características de um projeto antigo, que precisam de atualização para deixar o jipe mais seguro.

Comprando um jipe original, você terá necessariamente que gastar dinheiro para fazer, pelo menos, duas coisas:
a) pedaleira suspensa e freio a disco;
b) direção hidráulica

Só assim dará para usar o jipe com mais segurança no dia-a-dia.

Pra fazer isso você vai gastar no mínimo uns R$ 3.000,00.

Além disso, obrigatoriamente vai ter que dar uma "geral" no motor e carburador, pra deixar ele mais confiável.

Enfim, não pense que é só comprar um jipe original e sair com ele por aí.

Lembro que quando comprei o meu "original", logo no primeiro farol quase não consegui parar... tive que ficar quase de pé pisando no freio porque ele não parava. A folga na direção é coisa de louco... Precisa tomar muuito cuidado para não causar um acidente.
Mas com as modificações, o carro fica 10.
A não ser pelo consumo de combustível, que não tem jeito: 4,5 a 5 Km/l. Na estrada 6 Km/l. :putz: .

[]s

jijoe_78
26/08/2008, 13:18
Ôpa!
Blz Daniel?
Concordo com alguns pontos de vista e discordo muito de outros.
Na comparação do Jipe com o seu uno, te digo que o uno é muito confortável, silencioso, econômico e de desempenho superior ao jipe. Estou levando em consideração que o jipe que vc está de olho está original.
O MEU ponto de vista com relação ao jipe estar confiável ou não é com relação à mecânica com peças ainda originais (da época de fabricação) ou peças substituídas por outras de baixa qualidade. Sabe como é quando alguém quer se livrar de um problema ou não tem dinheiro para consertar do jeito certo. Ainda pesa o fato do mecânico que mexeu entender ou não do que está fazendo.
O pessoal confunde muito a confiabilidade do carro com alterações/atualizações feitas ao longo do tempo. Jipe é um carro de mais de 40 anos de projeto, feito para andar em lugar ruim sem se preocupar com velocidade final ou conforto. É um carro que tem velocidade de cruzeiro em torno dos 70/80 km/h na sua configuração original. Se o motor for o OHC 4 cilindros 2300cc original, o consumo não passa dos 8 km/l na estrada com tudo em perfeita condição. Na cidade fica na faixa dos 6km/l.
O preço do Jipe está bom e provavelmente tem as características originais de fábrica. Essa história de que o freio original é ruim, que o câmbio é uma bosta, que a direção é pesada ou folgada é um tremenda estupidez. Se todos estes ítens que falei estiverem dentro das especificações padrão e em bom estado, tem muita serventia e confiabilidade desde que você saiba utilizar.
Compra um carro por R$ 8.000,00 e depois gastar mais 10 mil dizendo que está atualizando para usar como segundo carro, acho burrice. Compro um jipe original para um lazer tranquilo até trilhas médias e fico com um carro para viajar e usar na cidade no dia-a-dia. Te garanto que terá muito mais prazer em ter um jipe.
E não esquente a cabeça caso não dê para comprar o jipe agora. Procure conhecer mais sobre este e outros carros off-road e fique corujando em anúncios pq sempre aparece uma oportunidade boa ou até melhor. A preça e a ansiedade me custaram caro e muito trabalho...
[]´s!!!

Julinot
26/08/2008, 13:19
Daniel... realmente os colegas tem razão.
É gastão, barulhento, entra água, quebra nos piores momentos, e é maravilhoso.

Então... compra logo, pô !!!

Abraços a todos...

ps. só dá uma experimentada antes...

Importante o que vocês falaram. É isso. O ponto é que não estou querendo e podendo assumir uma outra parcela de financiamento neste momento, pois também sei que a melhor opção é tê-lo como 2º carro. A questão é emocional mesmo, por isso a dúvida que surgiu em trocá-lo pelo Uno e viver essa história. Além da oportunidade do preço (R$ 8000,00 :shock:).
Grato pela atenção de vocês.
Um abraço.
Daniel

victor massinha
26/08/2008, 16:03
o que o jijoe falou pode ate ser verdade, peças originais em bom estado nao sao tao ruins assim, mas quando dissemos que alteraçoes sao necessarias, isto é para garantir uma melhora de conforto e confiabilidade comparada ao seu uninho!
o prazer do willys é este, vc ter o prazer de transformalo aos poucos (ou rapidamente se tiver dinheiro) num carro especial de seu gosto que possa andar junto com muito carro de passeio por ai! paciencia é uma virtude, espero que consiga aquilo que deseja!
abraço...

Leonardo L.
26/08/2008, 19:16
Jeep original como único carro, é uma questão de bom senso: você compraria um carro usado com mais de 10 anos (talvez até mais de 30...), com mecânica toda original, para ser o seu único carro? :rolleyes: É muito difícil você não ter coisas pra fazer nele, sem contar os chunchos que foram feitos pelo caminho que você precisa desfazer.. :parede::parede:

Como o folgado já comentou, a confiabilidade dos itens de segurança originais também precisa ser observada: vai desde o sistema de freios, passando pela direção, pelos cintos de segurança, "cockpit", e chega até nos eixos traseiros (semi-flutuantes).

Resumindo: se ficar sem carro algumas semanas é problema para você, tenha um segundo carro - ou espere para comprar o jipe quando tiver como manter os dois. Aí, é só alegria. Mas cada caso é um caso, e é interessante você ponderar o que é melhor pra você! :concordo:

folgado
26/08/2008, 19:41
Essa história de que o freio original é ruim ... é um tremenda estupidez.

você acha bom?
Freio mecânico e a tambor nas quatro rodas?
Será que é seguro?
Os jipes que dirigi que ainda estavam "originais" me pareceram bastante inseguros. Se tiver que parar o carro com uma certa rapidez não vai conseguir, a não ser que não passe dos 40 Km/h.
Como eu disse acima, essas modificações são para dar segurança na condução do veículo, e a meu ver isso é fundamental.
A não ser que queira colocar placa preta no veículo, aí são outros 500.

Comprar um jipe e ir atualizando ele aos poucos, ao invés de ser burrice, é um grande prazer. Vários aqui fazem isso, basta analisar os jipes no "Frota4x4". Quando você gosta mesmo do jipe, não pára de atualizá-lo, é um vício.
Como lembrou o Leonardo, os eixos flutuantes também podem dar problema. Veja este tópico: cuidado, seu eixo semi-flutuante pode matar (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915&highlight=matar)
[]s

Daniel Cecílio
26/08/2008, 19:53
Olha gente, grato pelas boas palavras de todos. O que está sendo mais legal neste momento e perceber o espírito de auxílio ao próximo que existe entre os jipeiros. Impressionante. Bem legal. :palmas:
Como já falei, realmente não venderei o Uno. Só estou precisando trabalhar com a frustação e, como já disseram, também com a paciência, uma grande virtude. Não estou querendo assumir mais uma parcela de financiamento (já tem uma do Corsa da companheira). Entendi os diferentes pontos de vista quanto ao fato do Jeep estar original. O meu mecânico e eletricista falaram que o cara era super cuidadoso. A originalidade, neste caso, parece que está mais relacionada a um gosto pessoal do dono, pelo que percebi. De qualquer forma vou ver (de perto) o Jeep neste próximo final de semana. Auto-tortura? :parede:Talvez. Mas preciso pelo menos ver.
Grande abraço a todos.
Daniel
Folgado, qual a vantagem da pedaleira suspensa? Sem direção hidráulica sempre haverá folga na direção? :pensativo:

PredadorRJ
26/08/2008, 23:33
Salve Daniel, bem vindo.

Olha só, todos os conselhos acima são verdadeiros e importantes. O jeep é de concepção bem antiga. Mas foi projetado pra situações de adversidade, então é um carro BEM resistente.
Como foi dito por alguns colegas, algumas modificações são interessantes e aumentam a segurança do veículo.
Agora, um conselho: se vc for ver o jeep esse fim de semana, NÃO ande nele. Se vc experimentar, pode apostar, seu Uno já era... :)

O meu tá no estaleiro há bastante tempo, mas as primeiras adaptações visam a segurança. A viatura sem freio assistido é complicada de parar... são três bombadas e duas ave marias.

Mas nada paga uma trilha ou um passeio de capota arriada, vendo os outros de cima!!

Abraços.

wcas
26/08/2008, 23:44
Não estou querendo assumir mais uma parcela de financiamento (já tem uma do Corsa da companheira).

Opa, então voce não vai ficar totalmente sem carro !!! Pelos menos numa emergencia tem o Corsa.

[]s Sem querer botar pimenta no assunto.

a.veiga
26/08/2008, 23:57
Caramba, eu uso meu Jeep diariamente e pasmem a mecanica é toda original, freios, direção, cx de marcha, motor, etc. :shock:!!! tenho um filho de 1 ano e meio q anda comigo, é lógico q está tudo revisado e "novo". Moro a 2Km de distancia do trabalho (chato é q o passeio acaba rápido). Ilhéus fica a 30KM daqui e eu vou a praia com meu Jeep feliz e contente e graças a Deus nunca me aconteceu nada q colocasse a nossa vida em risco :dance:!! Fiquei preocupado com a opnião dos colegas, mas meu jeep freia e com vontade..... em relação a quebras o gostoso é ir na oficina e ve o bixo desmontado, fico lá conhecendo as peças enchendo o saco do mecanico etc....o chato é o gasto :-(, não aconselho te-lo como único carro não, apesar de ser o meu, a D. encrenca tem o carro dela, então viagens longas, dias de chuva, etc agente negocia a viatura dela.
Uma coisa é certa, o Jeep se torna parte de vc, se sentar no banco do jeep já era, ligar o motor do bixo então.... o cheiro da gasolina vira perfume......... abraços :D

folgado
27/08/2008, 00:12
Folgado, qual a vantagem da pedaleira suspensa? Sem direção hidráulica sempre haverá folga na direção? :pensativo:

Daniel, dá uma olhada nestes dois tópicos:

dúvida sobre freio do CJ5 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=34675&highlight=pedaleira)

direção hidráulica em CJ, quais os riscos??? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43955&highlight=hidr%E1ulica)

[]s

jijoe_78
29/08/2008, 13:21
você acha bom?
Freio mecânico e a tambor nas quatro rodas?
Será que é seguro?
Os jipes que dirigi que ainda estavam "originais" me pareceram bastante inseguros. Se tiver que parar o carro com uma certa rapidez não vai conseguir, a não ser que não passe dos 40 Km/h.
Como eu disse acima, essas modificações são para dar segurança na condução do veículo, e a meu ver isso é fundamental.
A não ser que queira colocar placa preta no veículo, aí são outros 500.

Ôpa!
Blz Folgado?
Eu acho sim seguro. Minha Rural 76 freia melhor que o niva que eu tive 91. A 40 km/h ela segura muito bem, mas não chega a fritar pneus. Agora, se o carro é de trilha somente onde vc tem que passar alagados e depois barrancos, bom, aí não tem conversa e tem que ser servo-assistido com discos nas rodas.
E eu digo que o freio original é bom pq o cilindro mestre está muito bem cuidado, as sapatas estão reguladas e não tem ar no sistema. Os cilindros de freio nas rodas são novs, pq aqui não adianta querer recuperar nada que não funciona.
A minha primeira atitude quando peguei o carro foi providenciar a troca de todos os flexíveis, checar conexões, limpar os dutos circulando fluido novo até parar de sair algumas sujeiras, deixar tudo montado e fazer um bom sangramento. Enche o saco? Enche, mas se fizer na calma, sem pressa e durante a semana, fica jóia e prazeroso.
E meu santo catso, se alguém tem um carro com mais de 30 anos de fabricação e de aplicação específica (vulgo jipe), por quê tem gente teima em dirigir como se fosse um carro ZERO KM? Pior, quer que a bagaça do jipe se comporte como um carro ZERO KM???? OS freios, por exemplo, são bons mas não adianta andar colado na traseira de outro nó cego pq na emergência não adianta pisar!!
Eu insisito em falar que o respeito tem que partir do motorista com o carro, e não do carro com o motorista. Consequentemente, usá-lo para o que foi projetado que muitas vezes fica mais seguro.
Ah, e apesar de ranzinza, não sou contra adaptações desde que tenha uma utilidade específica e não pq todo mundo diz que é. Pior ainda quando não se tem grana p´ra fazer direito e inventa qualquer coisa e depois bota a culpa no carro e blá,blá,blá...
[]´s!

wcas
29/08/2008, 21:51
Concordo, se tiver sempre dando uma revisada nas lonas e todo o resto, não vai ter problema, mais que não para como um belo freio a disco isso não para, mesmo a 40 Km/h. No meu caso optei pelo disco até porque como ja estou acostumado aos carros novos, o tempo de resposta dos freios é a dos freios a disco, e na hora de pesar rapido numa freada repentina é esse tempo que o sub-conciente vai usar(nossa esse fui profundo) , mais deu entender o sentido da coisa não.

rubensx
29/08/2008, 22:07
pois eh eu apoio o fabião ali

O que vejo de invenções fantasticas nesses quesitos... não brinco com freios, direção, suspensão e pneus o resto vc pode brincar... (nem tanto)

eh complicado hj em dia ninguém respeita nada nesse transito maluco nem se o carro eh mais velho ou novo, eu dependendo da kombi mais velha me afasto mesmo se tiver de jeep 20 anos mais velho, pois sei que jeep é mais bem cuidado que isso, mas eh aquilo, sempre tem um mané...

o problema que vejo pior eh que todo mundo que compra jeep procura fazer o "mais baratinho" "mais em conta" "menos gastão" ... e ai jah viu a qualidade tbm é "menos"

pra vcs terem ideia eu comentei que estava jateando, pintura eletrostatica, reforçando o chassis pro DESPACHANTE do qual eu estou PAGANDO o serviço e tive de escutar... "Vc é troxa... fica indo nessas idéias dos outros, vai acabar se fo#$%#$ e num vai montar P@#@#$ nenhuma de jeep, se fosse vc teria feito o original e tá muito bom"

Ou seja ESSE ai é o tipo de cara que não pode e nem deve ter jeep ou qualquer carro antigo, pois se tiver e alguém vier com alguma inovação vai escutar isso de volta...

dai tiro duas conclusões da minha historia
1- ainda bem que não revelo minhas contas a ninguém e ninguém tem nada com isso, minhas contas estão todas em dia
2- ainda bem que sou imbecil e escuto os idiotas que falam mais besteira do que eu, pois amanhã estarei andando de jeep 1973 sem um probleminha sequer, podendo abusar um pouco da estrutura que criei e de freios, praia, motor, cambio e andar na cidade, enquanto o cabeçudo do despachante?? esse ai anda de carro mil e para no mecanico e pede pra "dar uma guaribada" pra vender

Enfim não confundam, ORIGINALIDADE com FALTA DE CUIDADO e MODIFICAÇÃO com GAMBIARRA que tudo sai bem

Milton Quindim
29/08/2008, 23:51
Eu tenho o jipe como único carro, e esta foi uma opção minha e da patroa, ela usa todos os dias para ir ao trabalho e levar as meninas para a escola. Eu uso nos finais de semana para brincar ou faze trilhas.
Não é pouca coisa ter um jipe, é único o prazer de estar sentadinho em um e alguem parar e ficar olhando e sorrindo, como se dissesse "eu queria estar ali no lugar daquele cara".
Além de que se vc quebrar pode ter certeza que sempre tem alguem para dar uma mão, de uno ninguem para para ajudar, de jipe pelo menos dois param e perguntam se quer alguma ajuda.
Eu ando devagar para curtir o jipe sempre. o som do motor original sob o capô é música, o ventinho entrando, o cheiro na roupa depois, os "ois" e as buzinadinhas amigas, sinais de luz, sempre que vc para para abastecer o frentista fica sorrindo e puxa pao sobre o jipe e acaba contando sobre o sonho que tem em possuir um jipe.

Jipe mais do que tudo é uma maneira de vida, vc passa a viver e olhar as coisas de maneira diferente, fica mais alegre mesmo gastanmdo os tubos para deixar seu jipe sempre legal. Isso no começo, pois o bom jipeiro acaba sentindo tanto prazer nisso tudo que começa a aprender tudo o que pode para ele mesmo mexer no seu jipe pois além de tudo acaba sendo seu filho e parte da familia, e no meu jipe quem mexe sou eu e minha mulher, ninguem mais, salvo especificos serviços como regulagens do motor e freios.
Eu desmontei meu jipe algumas vezes e montei novamente, sei cada marca de parafuso e sei de cada detalhe da carroceria, chassi e motor. Pintei, troquei bancos, tudo aos poucos dos anos de amores e nenhum arrependimento, pelo contrário, se eu pudesse teria mais um jipe para não ter de dividir com minha esposa, assim ela teria o seu jipe e eu o meu.

Se conselho fosse bom seria vendid e não dado, mas do fundo do coração te digo, se este é o seu sonho, ter um jjipe, realize, oportunidades nem sempre veem duas vezes, seu uno vc vende agora e troca, usa o carro da patroa de vez enquando e daqui um tempo vc compra outro carrinho parceladinho, mas o jipe tá se tornandio raro e daaqui um tempo serão somente samurais e vitaras e troller, ai meu querido vc sofrerá por não ter aproveitado esta oportunidade.

Tudo o que eu fiz até hoje em minha vida não me arrependi, mas o que deixei de fazer eu me arrependo muito.

Abraços felizes -°lllllll°-

wcas
30/08/2008, 09:47
pra vcs terem ideia eu comentei que estava jateando, pintura eletrostatica, reforçando o chassis pro DESPACHANTE do qual eu estou PAGANDO o serviço e tive de escutar... "Vc é troxa... fica indo nessas idéias dos outros, vai acabar se fo#$%#$ e num vai montar P@#@#$ nenhuma de jeep, se fosse vc teria feito o original e tá muito bom"

No primeiro mecanico que levei o jeep quando comprei, comentei algumas ideias de arrumar aqui e ali, e o cara ja veio falando "jeep é assim mesmo, anda do jeito que ta e para de gastar grana com isso"

hehehe, nem preciso dizer que não voltei mais la né !!

Elmer_Jeep
30/08/2008, 11:25
Recomendo a leitura dos seguintes tópicos:

CJ para uso no dia-a-dia (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=14758)

Jeepeiros do dia-a-dia (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29235)

[]'s usando a pesquisa.

Leonardo L.
30/08/2008, 12:25
Pessoal,

Estava acompanhando o tópico, e apesar das minhas recomendações anteriores ao colega, também partilho da situação de vários aqui: meu jipe é meu único carro faz 6 meses. E concordo plenamente com o Quindim: é realmente uma maneira de vida diferente! Coincidentemente, também foi uma decisão minha e da patroa de comprar o jipe (mas ela não dirige, e ele fica só pra mim :dance:).

O que chamo atenção é para a questão da segurança: quando comprei, vim com o jipe de SP para Floripa. Depois, comecei a rodar com ele no dia-a-dia - e em paralelo, ia levando no mecânico quando podia, para fazer alguns serviços. Até aí, tudo estava bem.

Cerca de um a dois meses depois que peguei o jipe, a tubulação de um dos freios começou a vazar, e quase fui parar num poste quando precisei do freio... :parede: A minha sorte é que a tubulação realmente não rompeu de vez e não fiquei totalmente sem freio, senão ia ser difícil não me acidentar..

Depois disso, e de ler o famoso tópico sobre os "eixos semi-flutuantes assassinos" aqui do Fórum, resolvi desmontar a roda e visualizar como estava o estado geral da ponta de eixo (usando a velha técnica do olhômetro). Aí, fui descobrir que a ponta do eixo estava ligeiramente torta, o que num pneu 33", fazia a roda oscilar MUITO quando girava (ao ponto de balançar o carro inteiro com as rodas girando no ar). Isso depois de ir até Curitiba e voltar, na maior tranqüilidade. :rolleyes:

Por causa disto, alterei os planos que tinha de reforma do jipe: priorizei o eixo flutuante (que ia deixar pro final) e os freios a disco nas 4 rodas com uma nova tubulação de freio e sistema em 'X' (idem), e logo logo algumas melhorias no sistema de direção também. Alterações no motor, na carroceria, e etc, só mais pra frente.

Com esta experiência, com certeza faria diferente se fosse fazer tudo denovo, colocando o jipe na garagem *antes* de rodar, para verificar TUDO e trocar todos os itens de segurança que estivessem ruins. Nesse meio tempo ficaria ainda com algum outro carro (se possível), andaria a pé, ou rodaria o mínimo possível.

É como dizem: cachorro mordido por cobra tem medo de lingüiça. Mas pelo sim pelo não, melhor ir pelo lado da segurança. E esse é meu conselho! :concordo:

Abraços,
Leonardo

Daniel Cecílio
30/08/2008, 17:25
Pessoal, estou gostando e aprendendo MUITO com este tópico. Achei que ele rendeu bem mais do que esperava. Porém, sem querer transformar isso em uma conversa de divã de psicanalista, resolvi não realizar este sonho agora por uma questão de bom senso, razão. Existiam duas possibilidades: 1) vender o Uno e comprar a vista o Jeep, sobrando ainda uns 2 pilas para ajeitar alguma coisa. 2) Financiar o Uno e com o R$ parcelar em 36x o Jeep. A primeira opção seria mais sensata pelo fato de não ficar com nenhuma dívida, porém teria um carro mais gastão (e ainda desconhecido para mim), o que pode ser um complicador na atual situação financeira familiar. Faltou coragem... :cry: A segunda seria o ideal, ter o Uno para o dia-a-dia e o Jeep para a alegria, porém, tendo que assumir mais uma despesa mensal, o que não é possível neste momento. Desta forma, resolvi aguardar, esperar, desenvolver a paciência e, neste meio tempo, estudar mais, conhecer realmente o veículo, andar nele e conversar com pessoas como vocês que já vivenciaram um tanto este estilo de vida. Se eu posso aprender com a vivência de vocês, porque vou querer aprender errando? Desculpem-me pelo tamanho da mensagem. Estarei na escuta, aprendendo. Um grande abraço a todos e tenham certeza, até breve.
Valeu! :palmas:
Daniel

wcas
30/08/2008, 18:43
Daniel, não esquenta não porque "o que é do homem o bicho não come", fiquei uns 3 anos lendo anuncios procurando jeeps mais sempre faltava um tanto pra fazer o negocio e sempre fui adiando(graças a pressões da patroa) e guardando a grana, até que um dia(nem parece que demorou tanto) olhei o saldo no banco e nem acreditei que ja tinha a grana pra pelo menos pegar algo aceitavel, pra voce ter uma idéia, minha mulher nem deu mais atenção, eu sempre falava que ia ver uns jeeps e nunca comprava, mais dessa vez nem deu tempo dela jogar contra, ela só caiu em sí quando eu tava abrindo o portão de casa com um "monstro" barulhento e com um monte de luzes ligadas que parecia até arvore de natal de tanto farol de milha que o loco do antigo dono tinha colocado nele, hehehehe.:dance:
Ai ja era. Foi só uns 15 dias de cara feia,.rsssss.

folgado
30/08/2008, 19:47
resolvi aguardar, esperar, desenvolver a paciência e, neste meio tempo, estudar mais, conhecer realmente o veículo, andar nele e conversar com pessoas como vocês que já vivenciaram um tanto este estilo de vida.

Acho que é a melhor solução para o momento.
Conheça primeiro o jeep para depois comprá-lo.
Aqui todos falam bem do jeep. Certamente em um fórum sobre tunning vão falar horrores dele. É verdade, tem gente que não gosta de jeep. Cada um tem a sua praia, temos que respeitar os gostos. Portanto, para saber mesmo se você vai se dar bem com o carro, duas coisas: a) leia bastante o que está postado aqui no fórum; b) arrume um meio para dirigir um jeep, procure ir a algum encontra aí em Campinas, pra dar umas voltinhas em um.
Eu me lembro do primeiro dia que dirigi um jipe de um amigo. Era um jipão amarelo... foi uma delícia... Decidi ali que iria comprar um.
Tenha calma e boa sorte.
[]s

ANDRÉHUFF
30/08/2008, 20:59
Ôpa!
Minha Rural 76 freia melhor que o niva que eu tive 91.

Tinha que acabar sobrando pro NIVA :shock::shock:

ANDRÉHUFF
30/08/2008, 21:12
Pessoal, estou gostando e aprendendo MUITO com este tópico. Achei que ele rendeu bem mais do que esperava. Porém, sem querer transformar isso em uma conversa de divã de psicanalista, resolvi não realizar este sonho agora por uma questão de bom senso, razão. Existiam duas possibilidades: 1) vender o Uno e comprar a vista o Jeep, sobrando ainda uns 2 pilas para ajeitar alguma coisa. 2) Financiar o Uno e com o R$ parcelar em 36x o Jeep. A primeira opção seria mais sensata pelo fato de não ficar com nenhuma dívida, porém teria um carro mais gastão (e ainda desconhecido para mim), o que pode ser um complicador na atual situação financeira familiar. Faltou coragem... :cry: A segunda seria o ideal, ter o Uno para o dia-a-dia e o Jeep para a alegria, porém, tendo que assumir mais uma despesa mensal, o que não é possível neste momento. Desta forma, resolvi aguardar, esperar, desenvolver a paciência e, neste meio tempo, estudar mais, conhecer realmente o veículo, andar nele e conversar com pessoas como vocês que já vivenciaram um tanto este estilo de vida. Se eu posso aprender com a vivência de vocês, porque vou querer aprender errando? Desculpem-me pelo tamanho da mensagem. Estarei na escuta, aprendendo. Um grande abraço a todos e tenham certeza, até breve.
Valeu! :palmas:
Daniel

Daniel, sensatez e o que melhor vc pode ter no momento, como vc disse vc nunca andou num Jeep, então melhor de tudo é antes de comprar um só pela emoção, é conhecer esse mundo mais de perto, pelo que vi vc mora em Campinas - SP, moro vizinho em Indaiatuba, na cidade de campinas existem tres jipe clubes, Jipe Clube de Campinas, Jeepeiros Tartarugas e Esquadrão da lama, eu participo desse ultimo (veja o site http://www.esquadraodalama.com.br/) caso vc queira começar a conhecer esse mundo convido vc a aparecer em uma das reuniões semanais, no site vc tem as informações de endereço e horario da reunião, vai la conhece os Jipeiros (aquele bando de louco) bate papo descobre como é, derrepente vc vai de zequinha num passeio e começa a sentir na pele o que é ter Jipe, eu demorei 12 anos pra ter meu primeiro 4x4, comecei com um Niva justamente pelo motivo que ta te aporrinhando a cabeça, precisava de um 4x4 mas que me service como carro durante a semana e como jipe no fim de semana, dai em diante muita agua ja rolou por baixo da ponte e mjuito dinheiro ja saiu do bolso pra mão de muito mecanico hehehe vida de Jipero é assim, se quiser ir ate la e bater papo me avisa por que como sou de fora de Campinas não é sempre que eu vou.:concordo:

rogeriomasih
30/08/2008, 21:40
Comprando um jipe original, você terá necessariamente que gastar dinheiro para fazer, pelo menos, duas coisas:
a) pedaleira suspensa e freio a disco;
b) direção hidráulica

Sempre escutei isso, mas nunca entendi.

Qual a utilidade da pedaleira suspensa?

É somente a posição dos pedais ou todo o sistema de acionamento do freio?

Milton Quindim
30/08/2008, 21:53
Daniel, sensatez e o que melhor vc pode ter no momento, como vc disse vc nunca andou num Jeep, então melhor de tudo é antes de comprar um só pela emoção, é conhecer esse mundo mais de perto, pelo que vi vc mora em Campinas - SP, moro vizinho em Indaiatuba, na cidade de campinas existem tres jipe clubes, Jipe Clube de Campinas, Jeepeiros Tartarugas e Esquadrão da lama, eu participo desse ultimo (veja o site http://www.esquadraodalama.com.br/) caso vc queira começar a conhecer esse mundo convido vc a aparecer em uma das reuniões semanais, no site vc tem as informações de endereço e horario da reunião, vai la conhece os Jipeiros (aquele bando de louco) bate papo descobre como é, derrepente vc vai de zequinha num passeio e começa a sentir na pele o que é ter Jipe, eu demorei 12 anos pra ter meu primeiro 4x4, comecei com um Niva justamente pelo motivo que ta te aporrinhando a cabeça, precisava de um 4x4 mas que me service como carro durante a semana e como jipe no fim de semana, dai em diante muita agua ja rolou por baixo da ponte e mjuito dinheiro ja saiu do bolso pra mão de muito mecanico hehehe vida de Jipero é assim, se quiser ir ate la e bater papo me avisa por que como sou de fora de Campinas não é sempre que eu vou.:concordo:

Em Campinas tenho alguns amigos também, a Tia Mi que é uma pessoa maravilhosa e o Casonatto maridão dela, ele tem um engesa branco e ela um jipe colorido artificialmente com um quebra-mato de motoniveladora, os dois são 20, ele é quietão mas ela desconta tudinho por ele...kkk
Eu acho que eles fazem parte do Esquadrão da Lama também, com certeza vai fazer boas amizades.
Aqui em Pinhais-PR temos um grupo que aumenta na proporção de um jipeiro novo a cada dois meses somos mais de 30 já, quem começa saindo conosco acaba se apaixonando e comprando um jipinho só mesmo para curtir os finais de semana com os amigos.
Pois ode ter certez que o que mais se gnha ao comprar um jipe é amigos, e amigos de verdade daqueles que entram na lama para engatar o cabo mesmo vendo que vc deu uma braçada curta demais...heheheh

folgado
30/08/2008, 22:49

Pedaleira Suspensa (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=295&highlight=pedaleira+suspensa)

Servo Freio (http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=44&edid=5)

rubensx
30/08/2008, 23:45

Para ter o servofreio é necessário por questão de acionamento, ter a pedaleira suspensa, é mais facil e simples instalar ou seja não terá tantos problemas!

Conselho afirmado a todos, e acompanhando o folgado, antes de querer comprar ANDE em um, dirija e veja o que sente

o Jeep de fora vc tem uma sensação... vc olha e pensa que sentado no volante dele é como se vc pudesse ver todas as dimensões dele e que facilmente dominaria em minutos e tudo, mas a realidade é outa e logicamente depende de cada veiculo!

Dentro dele vc percebe que a visão do capô é diferente do que se imagina por fora, a largura de paralamas (original eh uma coisa, alargado o adaptado é outra) ... algumas respostas do jeep em arranque e etc são fantásticas e outras são desastrosas caso vc nÀot enha calma e saiba lidar...
Percebe tb que ele nào esterça muito (se original) e que em certa velocidade passar por alguns desniveis pode te desestabilizar...

bom isso foi só uma explicação leve de quem era acostumado com voyage SPORT rodas de liga e pneus largos, agora de civic e sabe o quão diferente um jeep pode ser e te assustar caos vc não respeite seus limites e se acostume com suas novas possibilidades

AAAA outra coisa... retrovisor interno eh semi-inutil e os externos tb são meio complicados ;-)

Snoop
31/08/2008, 12:56
Senhores,

Aproveitando a discussão sobre duvidas e talw, recentemente adquiri um Jipe Willys no documento consta o ano de 1972. Dei uma ajeitada no bixo mas falta muita coisa ainda para deixar do tipo para encararar trilhas :putz:. Bem seguem algumas fotos do sem sorte para que me ajudem na discussão sobre como melhorar a suspensão, e, depois colocar uns peneus adequados. Aí é um abraço pro gaitero. So para situa-los o motor opala 4 cilindro caixa 4 marchar do (?) diferencial dianteiro e trazeiro revisados, caixa revisados, motor revisado, tração e redução ok! E trata-se do que afinal Cj5?:putz:Abraço a todos.

Julinot
31/08/2008, 19:04
Qual é a cor que consta no documento... desse CJ-5 ?

Abraços a todos...

Snoop
31/08/2008, 22:24
Julinot,

A cor que consta no documento é predominantemente branco.
Ja comprei assim desta cor, originario de Tres de Maio, RS.
Abraço,
Snoop.

rubensx
31/08/2008, 22:48
jesus que combinação horrivel de cor, nem os hotweels do meu enteado são tão esquisitos hehehe ams vá lá que seja

tire fotos do cambio ou tente pegar alguma numeração dele para identificar

conjunto de molas de toyota sempre melhora a suspensão epsquisa no forum sobre isso

Andrezão4x4
31/08/2008, 23:10
Acredito que cada um tem uma preferência no modelo de jeep, assim como sua configuração e sua finalidade. Mas todos concordamos que o "danado" é viciante. E desse vício ninguém quer tratamento.
[] a todos.:concordo:

Milton Quindim
01/09/2008, 11:00
Julinot,

A cor que consta no documento é predominantemente branco.
Ja comprei assim desta cor, originario de Tres de Maio, RS.
Abraço,
Snoop.

Só podia ser gayucho este jipe colorido ai...kkk
Mas fazer o que né...agora que vc comprou mude a cor dele o quanto antes, pois concordo com o amigo que disse que a combinação é horrivel...parece casa de Poalaco da colônia...kkk

Teu jipe é um cj5 mesmo o anoidele pode mesmo ser 72 como consta no doc.,pneus depende do que vc pretende fazer com ele, eu uso o frontiera 7.50 x 16 que acredito ser o mais usado no sul do Brasil por causa da lama.

No mais vc acaba sentindo a necessiadade de mudança e vai de acordo com seu bolso, as opções são infinitas, vc pode gastar uns trocados como eu ou pode gastar milhares de reais como o Folgado, depende do bolso, mas o jipe vai ser jipe sempre e o gosto por ele é único. Se vc quer um carro de passeio com cara de jipe tem outras opções tb. Compra um chassi de qquer outro 4x4 baixado e coloca um,a carroceria de fibra encima e finge que tem um jipe.

Assim, com o jipe vem os problemas dele o que te trás um certo status quando consegue solucionar por conta própria. Os amigos jipeiros preferem ficar a volta de um jipe conversando sobre o quanto sabem do motor suspensão ou de quando ele deixou na mão no meio do barro do que ficar olhando o quanto de grana vc gastou para deixar seu "jipe" inquebravel, com freios da NASA com motor alemão e com instrumentos suiços que anda de ponta cabeça porque usa pneus com ventosas e que consegue andar sob o mar porque filtra o ar da água alimentando o super motor movido a energia nuclear. No começo é divertido, depois perde-se o tesão pois não tem mais graça, não pode andar com ele na rua pois tem tanta coisa encima que eé considerado um tanque de guerra ou mesmo uma coisa parecida com colheitadeira, como muitos que vemos por ai andando de carretinhas.

rogeriomasih
01/09/2008, 11:51
OK. Entendi a questão da pedaleira suspensa.
Obrigado pela atenção.

Ter um jipe é um sonho antigo que, ao comprar o meu primeiro 4x4, só aumento. Sempre tenho procurado um aqui pelo CE, mas normalmente aparecem bombas ou bons+caros.

como tenho restrição de grana, não posso nem comprar um bombado e nem um bom...mas a procura continua.

Espero daqui a alguns meses estar participando tb desta área do fórum.

jijoe_78
01/09/2008, 13:12
Tinha que acabar sobrando pro NIVA :shock::shock:

AH!AH!AH!AH!
Blz André?
É que o freio do meu carro era todo esquisito mesmo, não por causa do projeto. Se pisasse com vontade ele fritava pneu, mas jogava de lado que era uma beleza!!! Ou seja, funcionamento irregular do sistema. Como não tinha vazamentos e o servo estava ok, acabei optando por outras questões mecânicas como buchas de suspensão e rolamentos.
Quem comprou um Niva agora foi meu pai. Ele sempre gostou do meu e hoje é uma opção interessante com kit gás. Mandamos instalar e o carro está fazendo um mínimo de 10km/m³. Depois de alguns ajustes básicos (como reforço de chapa na fixação do câmbio), o carrinho não pipoca não. O que ele está precisando mesmo é de uma regulagem de válvulas e carburação. Vou ver se consigo fazer isso no final de semana próximo.
Ah, e te digo que tenho pesquisado sempre sobre anúncios de niva para ficar atento a alguma oportunidade. Agora não dá p´ra comprar, mas em um ano pelo menos eu pretendo ter outro.
Alias Daniel, o NIVA também é uma opção interessante para carro do dia a dia. É mais confortável que o jipe por ser todo fechado e e suspensão melhorada, mas quica um pouquinho em lombadas. Tem mais estabilidade e já vem com alguns quesitos de segurança de fábrica! O valor de alguns destes carros em bom estado gira entre R$ 9.500 e 11.000 nos anos 91 a 93. Tem alguns bons anunciados por aqui. De repente...
Grande abraço!

victor massinha
01/09/2008, 17:56
daniel;
por acaso vc ja pensou na possibilidade de ter um jeep "meio termo"?
um samurai vitara ou ate mesmo um niva podem ser uma boa opçao pelo menos para vc começar no mundo dos 4x4! conforme o tempo vc adquiri conhencimento e futuramente vc o vende e compra o tao sonhado jeep willys! mais entendido do assunto vc encontrara menos desfios para concretizar seu sonho pois os carros acima citados sao mais novos e possibilitam o uso do dia a dia e de alguns passeios nos finais de semana! se vender seu uno creio que ira dar para pagar um destes carros, um samurai bacaninha sai po volta de 15000!
boa sorte e espero que encontre o que procura!
abraço...

folgado
01/09/2008, 18:04
ou pode gastar milhares de reais como o Folgado

Ô, não fala isso não :discordo:

Minha mulher pode ler...

E aí, como eu fico? :cry:

Taí uma coisa que todo iniciante deve saber: Pras nossas mulheres, toda a transformação no jipe custa em média 100 ou 120 reais...

Milton Quindim
01/09/2008, 18:22
Ô, não fala isso não :discordo:

Minha mulher pode ler...

E aí, como eu fico? :cry:

Taí uma coisa que todo iniciante deve saber: Pras nossas mulheres, toda a transformação no jipe custa em média 100 ou 120 reais...

kkk...eu já to na fase de..."um amigo jipeiro que me deu isso" ou o mecânico fo gente fina nem cobrou nada só porque era um jipe...hauhuuahuah pois nem cem pilas ela está aceitando...hehehehe:mrgreen:

Agora tenho 4x4
01/09/2008, 20:12
Amigo, já esqueceu do sonho de ter um jeep?

Estive lendo tua historia, e quero dizer que passei a mesma coisa que você, igual mesmo....:putz:
Sempre tive sonho de ter um jeep, pois na minha adolecência andei muito nun troller de meu amigo, foi ai que decidi que queria ter um jeep de qualquer jeito.:D
Como não tinha dinheiro para comprar um troller:cry:, encontrei um CJ5-74 Amarelo:concordo:(Como adoro cerveja Skol, e:dance: o amarelo do jeep é igual, fiquei pensado em várias coisas, adesivos, ..etc..)l, paguei nele R$ 13.500,00,:pensativo: porem tinha freio a disco nas 4 rodas, direção do Maverick, pneus enormes de trilhas, 4 marchas, motor bf, etc...(resumindo, pronto para trilha)....:dance:
quando vi o Jeep, até me assustei com o tamanho que ele estava, pois nunca tinha entrada dentro de um CJ5, muito menos pilotado.:putz:
Foi ai que tive que pilotar, (nossaaa) foi muito loco !!!! o barato era enorme, tinha puta de uma força, muito legal, mesmo.:dance:....não nego que faz barulho, tem que ter braço, mais mesmo assim me apaixonei.....voltei na casa do antigo dono, fiz um cheque de sinal, e já fui embora com o Jeep para minha casa.....muita adrenalina, pois tive que pegar transito, subida, etc.... e ainda não estava acostumado com a embreagem....mais fui de boa.:concordo:
eu tinha um corsa 97 muito bonito e conservado....dei um de loco, colei na 1º agencia e o cara me ofereceu um valor agradável(o valor que faltava para pagar o jeep........não pensei duas vezes, vendi !!!!hehehe.....
Peguei a grana e corri quitar o Jeep.....Pronto meu sonho está realizado !!!!

Ai tem muita historia com ele, e pinta aqui, e desmonta aqui, e troca oleo, arruma escape, coloca som,etc..... (até hoje o que mais gosto de fazer no jeep é desmontar as peças, dar um trato, deixar no esquema e colocar de volta)

Desde criança gosto de carro, trabalhei em funilaria e pintura dos 13 aos 18 anos, e espero gostar até morrer.......

Vou parar por aqui pq tá doente meus dedos....hehehe........mais boa sorte......(Pense)....Se vc tem um sonho, busque o quanto antes, pois amanhã pode ser tarde.......:palmas:... fui muito criticado no começo, mais agora faço trilha com ele, e os mesmos que criticaram no começo, hoje paga pau...e sempre quer ir fazer trilha comigo, paga gasolina, compra cerveja..etc...)

Estou super feliz com meu Jeep.......Tenho somente ele como carro....porem no meio de semana ele está sempre desmontado:evil:...hehehehe....:mad:monto na sexta, e faço trilhas no FDS:dance:.....

Seja feliz sempre !!

Abraços

Renato

Kim
01/09/2008, 20:27
Amigo, já esqueceu do sonho de ter um jeep?

. . .

Estou super feliz com meu Jeep.......Tenho somente ele como carro....porem no meio de semana ele está sempre desmontado:evil:...hehehehe....:mad:monto na sexta, e faço trilhas no FDS:dance:.....

Seja feliz sempre !!

Abraços

Renato

Quando o engesa estava na ativa, era dessa mesma forma!

A patroa ficava louca com a garagem de chão claro, cheio de graxa e óleo!!!

thiago-nit
01/09/2008, 22:05
Daniel,
eu tb não tenho jeep.
Estou escolhendo faz tempo. Ainda não decidi qual comprar. Estou na mesma situação. Mas pelo que ando lendo e pela própria conclusão que tirei, não vale a pena comprar um jeep para utilizar para tudo.
Isso é igual a vc comprar no impulso.
Pense bem para não se arrepender depois. Não faça do seu sonho um pesadelo.
Depois com um jeep na mão para o dia-dia, vai te dar prazer mas tb muito pesadelo.
Jeep que falo acima, são os CJs.

Espere mais um pouco e tente trocar por um mais evoluido, como: Samurai ou Vitara. Ai sim pode utilizar no dia-dia.

Pesquise preços que você vai mudar de idéia.

Não desanime, pois o dia vai chegar!
abç

:concordo:

rubensx
01/09/2008, 22:07
kkk...eu já to na fase de..."um amigo jipeiro que me deu isso" ou o mecânico fo gente fina nem cobrou nada só porque era um jipe...hauhuuahuah pois nem cem pilas ela está aceitando...hehehehe:mrgreen:

hheheehehehe

Pois é aqui é o memso, sempre falando pros outros, ahhh isso foi merreca, foi tanto (sempre 50% do valor)

jeep é meio caro mesmo, mas num sei depois de todo montado e tudo, sustentar não é tãaaooo dificil, tem de ter noção tb, porque se ir nas dos mecanicos de oficinas por ais vc para o jeep cheio de lama e troca a carroceria por isso huauhauhahuah

mas é isso jeep é algo indescritivel

Daniel Cecílio
01/09/2008, 22:16
E aí pessoas, tudo tranquilo. Quando eu achei que o tópico ia fazer a passagem para o além ou mudar de prosa, eis que ele ressuscita com novas interessantes opiniões.
Neste domingo fui olhar o Willys... não resisti :oops:.
É um Jeep 1976, 6cc, verde fosco (queimado), sem banco traseiro, com a capota desmontada, o escapamento adaptado sobre o chassi (próximo ao santo antônio) "leve" amassado no parachoque e no paralama direito (fruto de uma escalada deste sobre um Celta de um bebum na rodovia), um trincado no paralama esquerdo e o radiador vazando, enfim, LINDO! :grin:
Sendo assim, tô aqui, entre fazer uma proposta de pagar em 4x (e rodar a bolsinha para conseguir o dinheiro) e ser uma pessoa sensata, dirigindo meu Uninho por aí.
Saudações a todos.
Daniel

PredadorRJ
02/09/2008, 00:55
Salve Daniel.
Numa boa e respeitando a opinião dos colegas, VAI FUNDO.
Realiza seu sonho que vc não vai se arrepender.
Em relação à "rodar bolsinha", não esquece do preservativo.... hehehe

Abraços!!!!

Milton Quindim
02/09/2008, 02:25
Sendo assim, tô aqui, entre fazer uma proposta de pagar em 4x (e rodar a bolsinha para conseguir o dinheiro) e ser uma pessoa sensata, dirigindo meu Uninho por aí.
Saudações a todos.
Daniel

Veja bem...vc pelo menos tem uma bundinha bunitinha????????? Se não vai acabar perdendo o jipe...kkk:twisted:

Julinot
02/09/2008, 07:25
Rapaziada do MSJ (Movimento dos sem Jeep)...
Esse tópico está muito divertido, mas vocês vão se divertir mais quando abandonarem esse movimento e entrarem para o time do "com Jeep".

Abraços a todos...

wcas
02/09/2008, 08:00
Daniel, da uma olhada no chassi também, veja se tem alguma trinca ou remendos grotescos. Se tiver OK ja é um bom começo, lembre-se que isso que voce viu de defeito não deve ser nem metade das gambis que ele tem escondido.
Compra e vai dando um trato. Duvido que esse Uno não acabe virando peças de jeep em pouco tempo. :D

[]s

Snoop
02/09/2008, 08:30
Só podia ser gayucho este jipe colorido ai...kkk
Mas fazer o que né...agora que vc comprou mude a cor dele o quanto antes, pois concordo com o amigo que disse que a combinação é horrivel...parece casa de Poalaco da colônia...kkk

Teu jipe é um cj5 mesmo o anoidele pode mesmo ser 72 como consta no doc.,pneus depende do que vc pretende fazer com ele, eu uso o frontiera 7.50 x 16 que acredito ser o mais usado no sul do Brasil por causa da lama.

No mais vc acaba sentindo a necessiadade de mudança e vai de acordo com seu bolso, as opções são infinitas, vc pode gastar uns trocados como eu ou pode gastar milhares de reais como o Folgado, depende do bolso, mas o jipe vai ser jipe sempre e o gosto por ele é único. Se vc quer um carro de passeio com cara de jipe tem outras opções tb. Compra um chassi de qquer outro 4x4 baixado e coloca um,a carroceria de fibra encima e finge que tem um jipe.

Assim, com o jipe vem os problemas dele o que te trás um certo status quando consegue solucionar por conta própria. Os amigos jipeiros preferem ficar a volta de um jipe conversando sobre o quanto sabem do motor suspensão ou de quando ele deixou na mão no meio do barro do que ficar olhando o quanto de grana vc gastou para deixar seu "jipe" inquebravel, com freios da NASA com motor alemão e com instrumentos suiços que anda de ponta cabeça porque usa pneus com ventosas e que consegue andar sob o mar porque filtra o ar da água alimentando o super motor movido a energia nuclear. No começo é divertido, depois perde-se o tesão pois não tem mais graça, não pode andar com ele na rua pois tem tanta coisa encima que eé considerado um tanque de guerra ou mesmo uma coisa parecida com colheitadeira, como muitos que vemos por ai andando de carretinhas.
Quindim,

Concordo com vc mas temos de tornar as coisas mais praticas, do contrario se transformam em vãs filosofias...na verdades uma filosofia une os jipeiros, no entanto temos de arregaçar as mangas e ir a luta, seja com um jeep para passeio, trabalho trilha etc...de fato!! mas co o meu pretendo ser mais objetivo...basta organizar a suspensão e colocar pneus e ja da para brincar heheheh!!
Quanto a cor, bem de fato não é a combinação mais linda do mundo, mas tem alguns aspectos interessantes como por exemplo: quem tem um com a cor igual? heheh quem ira roubar sem ser visto com isso? eheheh
lembro quando morava no rs uma mulher tinha um chevete e o pia dela vivia roubando o carro para sair com os amigos...dai ela pintou de rosa a desgraca...advinha o que aconteceu? heheheheh ....nao nao é o que vcs pensam, o pia nao saiu com auto mais. Abraço

Snoop
02/09/2008, 08:44
E aí pessoas, tudo tranquilo. Quando eu achei que o tópico ia fazer a passagem para o além ou mudar de prosa, eis que ele ressuscita com novas interessantes opiniões.
Neste domingo fui olhar o Willys... não resisti :oops:.
É um Jeep 1976, 6cc, verde fosco (queimado), sem banco traseiro, com a capota desmontada, o escapamento adaptado sobre o chassi (próximo ao santo antônio) "leve" amassado no parachoque e no paralama direito (fruto de uma escalada deste sobre um Celta de um bebum na rodovia), um trincado no paralama esquerdo e o radiador vazando, enfim, LINDO! :grin:
Saudações a todos.
Daniel
Daniel,

Va em frente, mas antes tente levar em um mecanico, ou alguem que entende de mecanica e suspensão...comprei o meu e fiquei feliz da vida...heheeh ai tinha um vazamento na caixa de cambio, coisa pouca e la fui pro mecanico...resultado: desmontamos diferencial trazeiro, dianteiro, arramcamo caixa de cambio, arrancamo motor, pintamos tudo de novo, mudamos sistema de arrefecimento...trocamos uns relogios..e talw...bem ficou ainda em conta: R$3.000,00...hehehe

Daniel Cecílio
02/09/2008, 11:06
Olha, eu não sei se é por completa falta de informação de onde estou entrando, cansaço de me ouvir falar toda hora disso ou grande amor por mim, mas quem está me dando a maior força é minha mulher! :shock:
Fico feliz pelas palavras de incentivo de vocês, como por exemplo para usar preservativo, malhar a bundinha para não perder o jipe e cuidados na hora da compra. :lol: Estas derrradeiras recomendações eu fico um pouco mais tranquilo, pois quem me indicou o jipe foi o eletricista e mecânico que mexem no carro, então esta parte está bem cuidada, dizem eles. Fico feliz também com as palavras daqueles que me pedem moderação, tranquilidade. Estou levando tudo em consideração. Tudo mesmo.
Enfim, grato a todos mais uma vez. Tendo alguma novidade eu aviso.
Abraços
Daniel

zortea
02/09/2008, 11:14
Bom, acho que posso dar algumas opiniões apesar de ainda não ter o meu Jeep, no meu caso eu uso no serviço uma Toyota Bandeirante daquelas com cambio de 5 marchas e direção hidráulica(o chefe não concordou em colocar o DVD-Player e o ar condicionado), bom como uso ela tanto na cidade como na hora de ir para visitar clientes na zona rural, acho que apesar de ela ser um pouco barulhenta, não tem coisa melhor, o transito aqui em Londrina fica uma maravilha, todo mundo te respeita, dão passagem, ninguem xinga...
agora o que chama a atenção na Bandeirante é a arrancada, acho que pelo fato de ela ter a primeira marcha como reduzida, tem uma força que impressiona mesmo, não frita os pneus, mas sai bem rápido, de vez em quando eu pego uma Bandeirante pickup, é a mesma coisa só com uma diferença, em função do maior entre-eixos, a estabilidade dela é maior(mas o jipe tem um charme maior)...
bom, então experiencia de dirigir veículos 4x4 eu já tenho embora ainda não tenha pego trilha, agora o que eu gostaria de saber é como é o Willys(cj5, que é o mais normal por aqui) em relação á Toyotona? básicamente eu imagino o Willys com uma estabilidade maior, talvez um consumo menor já que é mais leve e se usar o motor do Opala 151 á alcool como será que fica? o desempenho melhora?
em anexo umas fotos da Toyotona que eu uso aqui no serviço, gosto tanto dela que to fazendo uma miniatura dela...

Milton Quindim
02/09/2008, 23:00
Olha, eu não sei se é por completa falta de informação de onde estou entrando, cansaço de me ouvir falar toda hora disso ou grande amor por mim, mas quem está me dando a maior força é minha mulher! :shock:

Amigão, aproveita que mulher como esta são poucas, a minha é uma delas, quando quisemos comprar um carrop ela me deu mor força para ser um jipe e hoje ela sabe muito de tudo , motor suspensão, sabe dar tranco, tranferir carga(hehehe chupeta não ous), baixar e abrir a cx de marchas além de saber desencavalar os cachorretyes e isso tudoio foi aprendendo sozinha ou mesmo olhando eu fazer, tomou gosto pela coisa e hoje ela usa mais o jipe do que eu e nem sei como anda amanutenção pois ela cuida d etudo mesmo...eu e mais uns cinco que conheço temos esta sorte, se vc for mais um não perca tempo, tenho certeza que tua patroa vai deixar vc de corsa e usar o jipe sozinha...kkk

CAMPOSW
03/09/2008, 13:27
este tópico está uma comédia !

ontem lá em casa , eu ouvi a empregada falando com a minha sogra
" nossa eu já procurei em todas as gavetas e não sei onde eu puz aquela faca branca , boa de corte , num tô lembrando onde eu guardei ."

:stop: puttz ... peguei a faca pra corta uma mangueira de combustivel lá na garagem e guardei na minha caixa de ferramenta . vó devolver e ficar calado !

QUEM QUER TER JEEP TEM QUE GOSTAR DE MECANICA E AS VEZES PEGAR UMAS FERRAMENTAS EMPRESTADAS :lol:

DANIEL TIRA UMAS FOTOS DO JEEP PRA GENTE DAR UMA OPINIAO .ABRAÇO

Daniel Cecílio
03/09/2008, 19:44
Caro Camposw, vou ver se consigo tirar fotos, apesar de que não estar em negociação com o proprietário, pois estou examinando se realmente vou dar este passo. Quero fazer as coisas com calma e tranquilidade para depois não me arrepender. É lógico que estou motivado e a opinião de vocês é/será muito importante, por isso sei que fotos podem me auxiliar bastante. Dentro deste assunto, qual a melhor forma de descobrir trincas e soldas mal feitas no chassi. Onde olhar? Alguma dica? :pensativo:

Quindim, aqui em casa apoiar é uma coisa, conhecer mecânica é outra completamente diferente e distante. Para você ter uma idéia, eu que pego o Corsinha da patroa até para calibrar os pneus! Atualmente ela já está independente no abastecimento da viatura. :-D

É isso.
Abraços a todos.
Daniel

Julinot
03/09/2008, 21:19
Você tem plena razão: pra ter Jeep tem que gostar de mecânica.
Eu adoro mecânica... não sei mexer em quase nada mas, adoro mecânica.

Abraços a todos...

este tópico está uma comédia !

ontem lá em casa , eu ouvi a empregada falando com a minha sogra
" nossa eu já procurei em todas as gavetas e não sei onde eu puz aquela faca branca , boa de corte , num tô lembrando onde eu guardei ."

:stop: puttz ... peguei a faca pra corta uma mangueira de combustivel lá na garagem e guardei na minha caixa de ferramenta . vó devolver e ficar calado !

QUEM QUER TER JEEP TEM QUE GOSTAR DE MECANICA E AS VEZES PEGAR UMAS FERRAMENTAS EMPRESTADAS :lol:

DANIEL TIRA UMAS FOTOS DO JEEP PRA GENTE DAR UMA OPINIAO .ABRAÇO

wcas
03/09/2008, 22:31
Dentro deste assunto, qual a melhor forma de descobrir trincas e soldas mal feitas no chassi. Onde olhar? Alguma dica? :pensativo:

Daniel, olhe perto dos eixos, onde são fixada os feixes de mola e os jumelos, é onde mais aparece.
Só uma dica, quando fui ver o meu, até lembrei que tinha que ver as trincas, mais tava tão animado que nem notei que as trincas estavam escondidas sobre uns remendos grotescos, fico puto até hoje de lembrar disso.

Como esse remendo da foto.

victor massinha
04/09/2008, 12:00
Bom, acho que posso dar algumas opiniões apesar de ainda não ter o meu Jeep, no meu caso eu uso no serviço uma Toyota Bandeirante daquelas com cambio de 5 marchas e direção hidráulica(o chefe não concordou em colocar o DVD-Player e o ar condicionado), bom como uso ela tanto na cidade como na hora de ir para visitar clientes na zona rural, acho que apesar de ela ser um pouco barulhenta, não tem coisa melhor, o transito aqui em Londrina fica uma maravilha, todo mundo te respeita, dão passagem, ninguem xinga...
agora o que chama a atenção na Bandeirante é a arrancada, acho que pelo fato de ela ter a primeira marcha como reduzida, tem uma força que impressiona mesmo, não frita os pneus, mas sai bem rápido, de vez em quando eu pego uma Bandeirante pickup, é a mesma coisa só com uma diferença, em função do maior entre-eixos, a estabilidade dela é maior(mas o jipe tem um charme maior)...
bom, então experiencia de dirigir veículos 4x4 eu já tenho embora ainda não tenha pego trilha, agora o que eu gostaria de saber é como é o Willys(cj5, que é o mais normal por aqui) em relação á Toyotona? básicamente eu imagino o Willys com uma estabilidade maior, talvez um consumo menor já que é mais leve e se usar o motor do Opala 151 á alcool como será que fica? o desempenho melhora?
em anexo umas fotos da Toyotona que eu uso aqui no serviço, gosto tanto dela que to fazendo uma miniatura dela...
a diferença é grande sim, as dimensoes sao outras ea tocada tbm não é igual ao willys, no que se asemelham é na força e no desempenho nas trilhas e os dois chamam a atençao no transito:mrgreen:.
mas em relaçao a consumo:roll: ...acho que o willys gasta um pouco mais que uma toyota!!
abraço...

victor massinha
04/09/2008, 12:02
a respeito deste negocio de ficar pegando faca tesoura e similares para serviço no jeep, qualquer dia alguem me mata la em casa, pois pego emprestado e guardo nas ferramentas depois quando vou ver nem da mais para usar!! hehe
acabo tendo que coprar um novo! mas o q vale é isso, o gosto pelo jeepinho acima de tudo!
abraço a todos....

Milton Quindim
04/09/2008, 13:36
Caro Camposw, vou ver se consigo tirar fotos, apesar de que não estar em negociação com o proprietário, pois estou examinando se realmente vou dar este passo. Quero fazer as coisas com calma e tranquilidade para depois não me arrepender. É lógico que estou motivado e a opinião de vocês é/será muito importante, por isso sei que fotos podem me auxiliar bastante. Dentro deste assunto, qual a melhor forma de descobrir trincas e soldas mal feitas no chassi. Onde olhar? Alguma dica? :pensativo:

Quindim, aqui em casa apoiar é uma coisa, conhecer mecânica é outra completamente diferente e distante. Para você ter uma idéia, eu que pego o Corsinha da patroa até para calibrar os pneus! Atualmente ela já está independente no abastecimento da viatura. :-D

É isso.
Abraços a todos.
Daniel

Mas vc acha que aqui era diferente antes do jipe?????????
Nem agua sabia onde ia no motor...kkk
Agora já é outra história, converrsamos sobre motor e sobra adaptações, guincho, bloqueio e tudo o mais que pode deixxar o jipe melhor, nossos planos do futuro que giravam em torno de coisas paa a casa e para nós mesmos viraram um empenho duplo para o jipe...hehehehe...isso é somente umas das mudanças que se deu aqui em casa antes do jipe.
Minha esposa usava roupas de grife, sapatos de bico fino, os tais mule, agora ve uma camiseta camuflada, uma jaqueta legal, umas botas tipo trilha e fica doidona quer por que quer ...kkk

victor massinha
05/09/2008, 16:36
é verdade, antes do massinha entrar para a familia a mulherada lá de casa não sabia nem qual era a chave de abrir a boca do tanque hoje já sabem só de olhar até o que é um eixo flutuante, medidas de pneus, qual tipo de suspensão(por nome!!!) elas me impressionram coisa que muito marmanjo de jeep ai ainda não sabe (sem quiser desmerecer ninguem) o mais bacana é que agora elas procuram ate entender um pouco do assunto!!
jeep é uma droga que vicia! e que contagia todo mundo! hoje sem sombra de duvida é o bem mais querido que temos e esperamos nunca nos desfazer dele...