Ver Versão Completa : Frente Pulando e semi-eixo quebrado
Rodrigo Baratti
25/08/2008, 13:42
Pessoal,
Reparei que meu jeep pula muito a frente qdo em uma situação de "enrrosco" (subida ou erosão) em que as rodas da frente fiquem derrapando. Na ultima trilha em uma situação dessas o semi-eixo dianteiro quebrou.
Me falaram que em função dos jumelos altos, seria necessário colocar uma cunha nos feixes para melhorar o angulo e pular menos. Pode ser isso?
Outra coisa que verifiquei ontem ao desmontar, foi que o eixo dianteiro não tem rzepa (acho que é assim que escreve), uma espécie de homocinética antiga, nem cruzeta! E sim uma esfera com 2 sulcos que se encaixam na ponta dos eixos (depois ponho uma foto), nunca tinha visto nada igual! Essa esfera e os encaixes estão com grande desgaste e isso resulta em uma folga absurda e consequentemente um tranco qdo tracionada. Seria esse o problema?
Trata-se de um CJ3A com motor de opala, feixes e diferencias originais e jumelos um pouco maiores (não lembro a medida), desses vendidos em todas as lojas 4x4 com 2 opções de altura (original e mais alto).
[]'s
otavio_gomes
25/08/2008, 15:18
Pessoal,
Reparei que meu jeep pula muito a frente qdo em uma situação de "enrrosco" (subida ou erosão) em que as rodas da frente fiquem derrapando. Na ultima trilha em uma situação dessas o semi-eixo dianteiro quebrou.
Me falaram que em função dos jumelos altos, seria necessário colocar uma cunha nos feixes para melhorar o angulo e pular menos. Pode ser isso?
Outra coisa que verifiquei ontem ao desmontar, foi que o eixo dianteiro não tem rzepa (acho que é assim que escreve), uma espécie de homocinética antiga, nem cruzeta! E sim uma esfera com 2 sulcos que se encaixam na ponta dos eixos (depois ponho uma foto), nunca tinha visto nada igual! Essa esfera e os encaixes estão com grande desgaste e isso resulta em uma folga absurda e consequentemente um tranco qdo tracionada. Seria esse o problema?
Trata-se de um CJ3A com motor de opala, feixes e diferencias originais e jumelos um pouco maiores (não lembro a medida), desses vendidos em todas as lojas 4x4 com 2 opções de altura (original e mais alto).
[]'s
Olá Rodrigo!
Vamos por partes:
A frente pula muito - não é por causa dos jumelos um pouco mais altos.
- pode ser por causa da pressão excessiva dos pneus e folgas no munhão, direção e suspensão.
A necessidade de cunhas para ajustar o caster do eixo dianteiro é percebida quando fica difícil de voltar a direção para a posição normal após uma curva.
Pelo que vi até hoje, o Jeep CJ3A tinha três tipos de juntas universais, no munhão, para transferir torque para as rodas: tipo Rzeppa, tipo Bendix e a cruzeta. No seu caso é a Bendix, que era ligada por 5 esferas, uma no centro e 4 nas bordas, unindo as duas partes maiores. A Rzeppa tinha 6 esferas nas bordas. Tanto as Rzeppa quanto as Bendix, não é prático fazer sua recuperação, é mais simples substituí-las por cruzetas, que apesar de serem menos robustas, dão conta do recado direitinho e são fáceis de encontrar.
Veja as imagens anexas e confirme se a sua é uma Bendix.
Um abraço,
Otávio.
victor massinha
25/08/2008, 15:20
rodrigo, o jeep tem este problema da frente ficar balançando e pulando que nam touro bravo! isso realmente é um saco.
Rodrigo Baratti
25/08/2008, 16:00
Otavio,
Haja folga então!! Pois como disse o Victor parece um touro bravo.
Tb tinha a mesma informação que vc sobre as juntas, o Fernandão por exemplo usa Rzeppa, mas essa é diferente de todas, pois trata-se de uma unica esfera grande.
Pensei que fosse uma gambiara, mas não tem marca de soldas nos eixos, se for gambiarra é uma "bela gambiarra" pois forjaram e usinaram as peças.
A noite coloco as fotos.
Detalhe, o eixo quebrou dentro do diferencial, nas estrias. Vou ter que tirar a tampa e empurrar com um arame o pedaço por dentro do tubo.....ou tombar e balançar o jeep para o pedaço cair!!! hehehe
[] e aguardo os e-mails dos manuais!
Denis Takashi
25/08/2008, 17:24
Grande Rodrigo,
Bom, vamos por partes:
1- A frente estar "pulando" pode ser uma série de fatores : molas alteradas, amortecedores, pneus e etc, além do mais, o fato do CJ 3 possuir jumelos "para frente" aumenta ainda mais este fator.
Bom, quanto à cunha, esta é uma maneira de acerta o cáster sem ter de mexer em sapatas do eixo, tanto é que os caminhões mercedes saem com as mesmas de fábrica. posso estar falando uma grande besteira, mas o cáster não influencia em nada no quesito conforto, e sim na dinamica veicular, facilitando o retorno da direção em uma curva ..... Certo que os jeeps não são veículos com "muito caster", mas quando se pensa em protótipos que exijam altos angulos de esterçamento para favorecer sua manobrabilidade, o caster é fundamental. ( Apenas uma comparação : Pelo manual, o Jeep tem caster na casa dos 3º, já o nosso mini baja aqui na faculdade deve beirar os 20º)
Quanto ao semi eixo, acho que sei qual é o modelo por vc citado, é um na qual a articulação é feita por uma esfera grande com dois "sulcos " perpendiculares feitos nos "equadores" da mesma. Aí os semi eixos são encaixados nos mesmos sulcos por um par de "garfos" ..... Pelo que sei, este é um modelo que saiu pouco na linha Jeep. Se for trocar o semi eixo quebrado, me dá uma ligada que eu coto aqui perto de casa....Pois semi eixo de 10 estrias novo não sei vai achar pra comprar novo.
Ah, e não que eu seja pessimista, mas se vc rodou com rola livre ou tração ligada com esse "teco" de eixo dentro da caixa de satelites, corre o risco de ter danificado a mesma, digo isso pois já ocorreu o mesmo com um caminhão nosso, e detalhe, num trajeto de 50 metros .
Abraço
Rodrigo Baratti
25/08/2008, 17:46
Blz Denis,
1 - Pulos => estou chegando à conclusão que é assim mesmo!!
2 - Junta e eixo => Vc matou a pau, a junta é essa mesma, ainda diferente do modelo Tracta que acabei de descobrir e que tb foi fabricada para os CJ3A, ou seja, já temos 5 modelos diferentes (cruzeta, Bendix, Rzeppa, Tracta e "Rótula") de juntas universais nos CJ3A.
Deixando a história de lado e indo para o problema, se vc achar alguma coisa por ai eu agradeço, pois além de ser 10 estrias descobri que essas estrias têm 2 tamanhos diferentes...
Contatei 2 mecânicos que falaram que têm por 250 latinhas, mas tem que conferir a medida das estrias, depois te envio.
O que vc achou do preço?
Ainda não tirei a tampa para conferir as planetarias, mas não andei nenhum centimetro com a tração e roda livre ligados.
[]
Lucas Nassif
25/08/2008, 18:51
É por essas e outros motivos que não ligo em colocar um pesado gm 6cil no meu jeep!!
Quando tento subir em algum lugar, e o jeep nao sobe [mesmo com bloqueio 100% traseiro], na maioria das vezes é pelo fato da frente empinar muito facil, fazendo com que perca traçao!
É a minha opinião.
pois eh lucas, eu jah vejo a resolução do problema mais com o esticar o jeep do que peso de motor
com o jeep mais esticado vc melhora tudo isso, por causa do espaço do entre eixos, que muda bastante tirando o eixo traseiro debaixo (praticamente) do assento do motorista, ganhando espaço interno e podendo jogar a motorização também mais para trás centralizando melho o peso.
bom mas isso é minha opinião... pra ficar melhor eixos de rural eheheheh :twisted::twisted:
Denis Takashi
25/08/2008, 19:13
Só complementando :
Tinha um tópico à muito tempo que o Bill havia postado uma imagem com os tipos de articulações existentes
http://www.jeeparts.nl/Onderdelen/Jeep_Parts_Catalogus/pic-50.jpg
Então, à grosso modo temos a Homocinética( Rzeppa) , essa "esfera" doida, a Bendix ( pelo que vejo na foto, é esta que tem no meu Cj e não a Rzeppa) e por fim, a cruzeta ( deve ter saído mais nos CJ5 com D27 na frente ).
O que me foi dito pelo Pepe (Que desmonta Jeep à 50 anos só), é que as Rzeppa saíram apenas nos Jeeps mais antigos ( GPW e MB) e são as mais resistentes. Em seguida vieram as Bendix e essa esfera, esta última que segundo o mesmo Pepe, tinham o problema de "calejar" deixando a direção do carro com uns "tranquinhos" ao esterçar, e como antigamente ninguém tinha roda livre, o nego trocava umas 10 caixas de direção pra saber que o defeito era no munhão :mrgreen:
Lucas,
O fato da frente do Cj levantar não tem nada à ver com o peso do motor, é tudo uma questão de distribuição e massas, entre eixos e etc.... Pense que um guincho na ponta do chassis pode ser um "contrapeso" bem maior do que um 4,1 no entre eixos.....o 4,1 ajuda sim na subida de barrancos..... Se pisar fundo ele nem sente que ali tinha uma parede :mrgreen:
Abraços
Lucas Nassif
25/08/2008, 19:33
Lucas,
O fato da frente do Cj levantar não tem nada à ver com o peso do motor, é tudo uma questão de distribuição e massas, entre eixos e etc.... Pense que um guincho na ponta do chassis pode ser um "contrapeso" bem maior do que um 4,1 no entre eixos.....o 4,1 ajuda sim na subida de barrancos..... Se pisar fundo ele nem sente que ali tinha uma parede :mrgreen:
Abraços
Verdade, mas se já vou trocar de motor, e vou colocar um gm6, isso já vai me ajudar bastante!! Bobagem seria alguem trocar de motor só pra resolver esse problema!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Uma das mudanças que fiz e que já ajudou muito, foi a troca das liguiças 600x16 pelos 750x16! Como o pneu é mais pesado, a frente pula bem menos, mas ainda sente falta e um pesinho a mais na frente.
:concordo:
Rodrigo Baratti
25/08/2008, 21:40
Pessoal,
O problema dos pulos continua e não acho tão normal os pulos do meu jeep, pois em um deles quebrou o semi-eixo!!
Mas fica a curiosidade da junta universal e segue a foto da "Rótula" pelo menos foi o nome que um mecanico a chamou quando a descrevi hj.
[]
junior braga
25/08/2008, 22:15
Pessoal,
O problema dos pulos continua e não acho tão normal os pulos do meu jeep, pois em um deles quebrou o semi-eixo!!
Mas fica a curiosidade da junta universal e segue a foto da "Rótula" pelo menos foi o nome que um mecanico a chamou quando a descrevi hj.
[]
Rodrigo tudo bom,
Olha eu não conhecia esse sistema aí, achei bem interessante...não sei quanto a funcionalidade.
Sabe estive analisando as fotos, e principalmente aquele da ponta quebrada, e bem provavel que nessa rotula esteja com uma folga excesiva, pois a roda pode ter levado um tranco e ai a ponta de eixo não aguentou. Bom isso eu estou supondo, da uma conferida ai e veja se tem folga na rotula.:pensativo::pensativo:
leopoldo
25/08/2008, 22:26
O semi-eixo eventualmente pode ter quebrado no pulo.
Isso acontece se vc não tem blocante.
Quando o jeep pula e a roda fica livre no ar, a rpm dela dispara.
Ao voltar para o chão, o sistema leva um tranco pois o chão esta parado em relação ao pneu. É como se vc tivesse arrancado e estivesse queimando pneu, só que pior.
O tranco leva a uma sobrecarga instantanea e o semi eixo fratura por que a roda esta girando rápido e bloqueia ao chegar no chão. Sobrecarga instantanea.
Rodrigo Baratti
25/08/2008, 22:43
Leopoldo,
O eixo quebrou justamente porque pulou, isso eu não tenho duvidas.
Mas porque o jeep pula tanto?
Junior,
A folga existe e é grande, será esse o motivo do jeep pular tanto?
Isso tá até parecendo a propaganda da Tostines!!!
junior braga
25/08/2008, 22:58
Leopoldo,
O eixo quebrou justamente porque pulou, isso eu não tenho duvidas.
Mas porque o jeep pula tanto?
Junior,
A folga existe e é grande, será esse o motivo do jeep pular tanto?
Isso tá até parecendo a propaganda da Tostines!!!
Rodrigo, num entendi muito bem quanto a este pulo que vc se refere, sei não, vou deixar essa pergunta pro mestre Leopoldo te responder...
:pensativo:
leopoldo
26/08/2008, 19:57
Junior,
Essa hsitória de pilo esta meio confusa. Existem duas coisas: ou o jeep pula porque
1- está com a suspensão muito dura
2- o jumelo é muito alto e a suspensão bate e ele confunde com pular
Em termos de pular, ele pode estarser eferindo ao Kikar da roda.
agora, que em subidas cima de certa inclinação o pneu começa a kikar a frente no chao isso acontece emsmo.
O meu jeep quebrou a cruzeta dianteira uma vez lá em cotia justamente nessa história de subir reduzido com o pé em baixo e o pneu dianteiro começar a querer sair do chão. Eu insistí e ai o cardan virou sacarolha.
Porque ele kika na subida ingreme ?
Porque vc está se aproximando de um limite de CG que se passar, o jeep capota para trás
junior braga
26/08/2008, 20:49
Ah ta, agora entendi, ta ai mais uma que aprendi com o mestre Leopoldo.
Valeu Leopoldo
Sds,
Ps: Rodrigo, ta ai, a resposta da sua pergunta, do porque pular tanto, ou melhor kikar..
Rodrigo Baratti
26/08/2008, 21:43
Blz Leopoldo,
É exatamente isso, pé em baixo o jeep "kika" e estoura alguma coisa! No meu caso o semi-eixo!
Sem segredo....forcei muito mesmo, pena que custou caro!!
Retirei o pedaço que ficou na planetaria agora a pouco, sem dificuldade nenhuma. Os pedaçinhos devem ter ficado no tubo, e depois vou limpar o óleo para retirá-los.
Segue a foto.
Uma coisa que reparei, o eixo não tem nenhum retentor, é tudo apoiado em buchas e sem retentor nenhum. A junta universal fica banhada no óleo do diferencial que segue pelo tubo.
Alguem sabe se é isso mesmo nesse eixo antigo (1951)?
Valeu e []'s
leopoldo
26/08/2008, 23:07
O eixo dianteiro tem um retentor que é instalado por dentro, mas para isso tem que remover a caixa do diferencial. Ele deve estar lá. O labio do retentor veda o diferencial nesta pista retificada ao lado do entalhado. Eu vejo a marca de polimento no retificado, onde esfrega o labio. A cruzeta NÃO fica banhada em oleo de diferencial e sim em graxa que é abastece a montagem do munhão (da bola) .
Rodrigo Baratti
27/08/2008, 08:46
Valeu mais uma vez Leopoldo.
Não queria tirar o diferencial, mas não vai ter jeito!
Pelo visto esse retentor já era há muito tempo, pois tinha MUITO óleo no munhão e NENHUMA graxa.
Já que será assim, vou desmontar o outro lado tb e trocar todos os retentores, buchas da manga, rolamentos,...
Nesse diferencial reparei que na "bola" onde fixa o munhão não tem retentor para que a graxa do munhão não entre no tubo como nos diferenciais mais modernos, nesse lugar tem apenas uma bucha que calça o semi-eixo a exemplo da manga.
[]
leopoldo
27/08/2008, 20:31
O retentor fica do lado do rolamento lateral da coroa e não do lado da bola.
Com o tempo, é natural que a graxa migre para a tubeira.
Rodrigo Baratti
28/08/2008, 23:16
Eu entendi onde fica, desmontei um moderno e tb "achei" esse retentor.
Consultei na Jipebrás e eles só tem sob encomenda (2 dias), custa R$ 48,00!!! Quase o preço de um rolamento do cubo da tinkem!!
[]
o gente por favor me ajudem.Troquei os armortecedores pelos de kombe afinal so uso para fim de semana mas o bicho continua um pouco de lado o que sera?? ja compreio novos jumelos e buchas para trocar .
leopoldo
29/08/2008, 20:09
mola arriada
mola arriada
Pode ser, sim.
No meu caso particular, não resolveu mesmo 'arqueiando' as molas , porque o chassis está com um ou dois 'bacalhaus' na parte dianteira, perto do local da fixação da caixa de direção. Creio que o chassis teve uma rachadura nesse local, entortou e foi consertado 'daquele jeito' !
Alguns sites 4 x 4 comentam que tal ocorrência é bastante comum em Willys CJ-5/6, devido ao esforço expressivo transmitido pela caixa de direção ao chassis nesse local.
Rodrigo Baratti
02/09/2008, 00:00
Pessoal,
Desmontei o outro lado e a coisa piorou, a ponta do eixo tava toda arrebentada, já o semi-eixo não está dos melhores, mas vou aproveitar ele mesmo com a ponta do lado que estourou. Vou só tirar as rebarbas no esmeril.
A bola do munhão não chegou a ser muito danificada, apenas uma pequena marca, mas a bucha do semi-eixo está completamente danificada, alguém saberia me explicar como sacar essa bucha??
Comprei o semi-eixo e a ponta do modelo bendix para montar do lado que quebrou.
Achei o tópico do Leopoldo sobre ajuste no munhão e rolamentos....recomendo!! Muito bom e bem simples de entender os ajustes necessários!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654&highlight=ajuste+rolamento+munh%E3o
[]
o meu estava assim tambem, troquei os amortecedores e continuou, reforcei os feiches de molas dianteiros e resolveu o problema.
Pablo.pinto2007
25/06/2009, 22:03
Pessoal,
Desmontei o outro lado e a coisa piorou, a ponta do eixo tava toda arrebentada, já o semi-eixo não está dos melhores, mas vou aproveitar ele...
[]
Não sou especialista, mas no meu é diferente, é cruzeta mesmo, apesar de dar folga com o tempo, pelo menos não trepida como ocorreu com o seu (devido o desgaste), e outro dia descobri, numa revisão, que tinha um "bacalhau" num dos meus semi-eixos e este estava pegando na bola e limitando o curso do giro do carro... trocado e simples assim... não tive maiores consequencias... jeep é assim aos poucos se descobre como lhe dar com ele....
Abração à todos!
Att.
Pablo
CJ-3A 1951.
Eu sempre tinha este problema, o jeep levantava a frente e quando caia no chao, sempre tinha dor de cabeça, minha sorte é que quebrava a luva estriada (no minino 4 vezes) do carda, devido que ali era a parte mais fraca, funcionava como um fuzivel. Mesmo com amortecedores novos de ranger.
A solução encontrada p/ o meu caso, foi colocar mais uma lamina no feiche de molas. dae ele parou de pular, tava muito flexivel...
HenriqueRS
03/12/2010, 13:50
To restaurando um Jeep 1953 e achei uma junta bendix ali. Tá com um pouco de folga, mas não acho que vai dar problema :concordo: Aí vai uma foto pra enriquecer o tópico (não reparem na sujeira, tava com presa e só demontei, a limpeza vai ser nesse fim de semana :-D)
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