Conectar

Ver Versão Completa : Bendix do Samurai

alex_floripa
17/08/2004, 13:00
Ola,

Após uma trilha pifou de vez o arranque do meu samurai, após desmontar verifiquei que o bendix (over-running clutch) não prestava mais.
O arranque é fabricado pela mitsubshi, só que para variar aqui na cidade não achei a peça. (tenho que trocar de jipe ou de cidade)
Vcs conhecem um fornecedor desta peça? Tem um logo da mitsubshi e os numeros 6721 234 71

Alguem tem alguma peça alternativa para esse bendix?
Obrigado
Alex
Samurai 97 MT

regis
17/08/2004, 13:18
Alex,

Esse bendix é o mesmo de uma série de empilhadeiras..... procure em uma loja de peças de empilhadeiras que vc vai achar....

Além disso tem uma fábrica no Sul (Não sei exatamente onde) que fabrica eles....

Eu não consigo acessar a suzuki-net por aqui do trabalho... mas se vc entrar no www.yahoogroups.com/group/suzuki-net ... usa a busca das mensagens lá (ela é beeeem ruinzinha... mas da pra achar as coisas)

Abraços

regis
17/08/2004, 13:51
Alex.... achei.

É em Brusque - SC e tem distribuidores....

www.irmaoszen.com.br

o código do vitara é

ZEN 1.01.0450.0

Não tenho certeza absoluta, mas acredito que o do Samurai é igual.

Abraços

alex_floripa
17/08/2004, 14:12
Valeu Régis!!

ojaneri
17/08/2004, 14:52
Tem o da ZM também, eu comprei o bendix do Vitara e serviu direitinho no Samurai.

alex_floripa
18/08/2004, 08:26
Regis,

Muito obrigado pelas informações. Com elas fui até a oficina e mostrei pro eletrecista que tambem é meu amigo e jipeiro, e ele disse: Mas se esse bendix é fabricado pela ZEN deve ter por aqui. Foi no fornecedor dele com o código e o cara tinha a peça em estoque.

O problema é que os fornecedores perguntam de que carro é? E dai o cara fala: Suzuki Samurai. RESPOSTA AUTOMÁTICA: NÃO TEM!
Não sei se é preguiça desse povo procurar? Mas esse mesmo cara que disse que não tinha, tava com a peça no seu estoque.
Me disseram que existe dois tipos de bendix para samurai. O que muda é o comprimento no sentido do eixo. Tem um com 55,5mm e outro com 52mm. O do meu samurai(97) é com 55,5mm.

Regis vi a tua mensagem aqui, um minuto antes de comprar a peça em SP, por telefone. Já tinha ligado e já ia depositar o valor da peça +sedex. O problema é que a peça só iria chegar 2 dias depois, sem ter certeza absoluta se era a peça que queria e com valor maior, além dos 22R$ do sedex. Paguei aqui R$50 no bendix e ai em SP seria R$70.

Mais uma vez obrigado.
Alex

regis
18/08/2004, 08:39
Legal saber disso.

Agora aproveita e pede para o eletricista instalar um Relê auxiliar de partida que vc nunca mais terá este problema.

Abraços

Fabil
18/08/2004, 17:20
Ae Regis..
explica p/ nos qual o vantagem desse rele auxiliar de partida...

T+

regis
19/08/2004, 13:50
Fabiano, a vantagem é que o motor de arranque funciona ao invés de ficar fazendo clic, clic, clic :lol: :lol: :lol:

Eu não sou um expert no assunto... mas ao que eu sei é isso.

O indutor (Bendix) é uma peça que tem parte mecânica e parte elétrica.... a parte mecânica é empurrada para fazer o motor de arranque entrar em contato com a cremalheira do volante do motor.

Para que ele faça esse trabalho, inclusive para girar o motor de arranque, é necessária uma "carga" elétrica que depende da tensão (voltagem) e amperagem da linha

Com o tempo, sujeira e etc. a parte mecânica começa a ficar mais difícil de atuar (atrito) e a resistência da parte elétrica aumenta.

Como o circuito de ignição ativa uma série de coisas, existe uma perda de tensão ao longo do cabo desse circuito.

Com o tempo e com a dificuldade maior (Carga necessária maior) de se acionar o motor de arranque, a tensão nele chega a um ponto que o bendix não funciona mais...

Para corrigir esse problema, colocamos essa carga disponível (relativamente baixa) na linha do circuito de ignição apenas para acionar um relê, que não precisa de muita "força" para ser acionado... ou seja... não tem muita resistência... assim garantimos que sempre que ligamos o contato do carro (ignição) esse relé vai fechar.

Na outra ponta do relé ligamos o motor de arranque direto com a bateria... fazendo com que ele receba a tensão direta da bateria, sem perdas no meio do caminho.... assim ele trabalha normalmente....

Bom,... isso é mais ou menos o que eu sei.

Abraços

JEFFCATUNDA
27/06/2008, 14:05
assinando.....

arlei_vitara
28/06/2008, 14:43
Regis,

O problema é que os fornecedores perguntam de que carro é? E dai o cara fala: Suzuki Samurai. RESPOSTA AUTOMÁTICA: NÃO TEM!
Não sei se é preguiça desse povo procurar? Mas esse mesmo cara que disse que não tinha, tava com a peça no seu estoque.

Alex

:concordo: :concordo:

Alex.................quando vou comprar "peça genérica" nem estaciono o jipe na frente da autopeças, porque qdo. os vendedores sabem que é para Suzuki (ou qqer. outro importado), acontecem DUAS coisas: ou o cara solta o automático NÃO TEM ou ele reajusta rapidamente a tabela de preços e solta a facada :mrgreen: :mrgreen:

rogeriomasih
04/05/2009, 23:39
mais algum colega andou utilizando este procedimento do relé?

pode me passar mais informações?

MARCELO VITARA SUBMARINO
05/05/2009, 15:10
Eu coloquei no meu a uns 02 anos, tava dando problema com o arranque, depois que o eletricista instalou o tal relé, nunca mais deu o problema, agora tá igualzin gonorreia, triscou pegou. ehehehehehehe

Marcos Santana da Silva
05/06/2009, 13:31
Vi que a Empresa ZEN SA tem este Impulsor... existe o 0450 e o modelo 0352 é só entrar no site... Eles fabricam peças para linha original tipo Bosch, Visteon... Dê uma olhada no Site...

www.zensa.com.br (http://www.zensa.com.br)

Fica em Santa Catarina

Marcos W
27/07/2009, 13:40
No meu Samurai a partida as vezes não funciona.
Eu viro a chave, escuto um "TEC" e só, o motor de arranque nem entra em ação. Tento outras vezes e acontece a mesma coisa, até que de repente eu viro a chave e ele pega normal.
Normalmente ele liga sem problemas, so de vez em quando que isto acontece.

Alguém sabe me dizer se isto é um sintoma de um problema no bendix???

Obrigado!

diegomullinari
29/07/2009, 09:27
No meu Samurai a partida as vezes não funciona.
Eu viro a chave, escuto um "TEC" e só, o motor de arranque nem entra em ação. Tento outras vezes e acontece a mesma coisa, até que de repente eu viro a chave e ele pega normal.
Normalmente ele liga sem problemas, so de vez em quando que isto acontece.

Alguém sabe me dizer se isto é um sintoma de um problema no bendix???

Obrigado!

Opa Amigo... Meu Samurai tava dando esse mesmo problema... Meu eletrecista deu uma limpada, botou um automatico novo, e ta funcionando sem problemas ate hoje, ja tem um ano, e todo fim de semana na trilha... Um abraço....

walter santos
08/12/2009, 16:34
Minha vtr é um samuca canvas 97, helicoidal, peguei agora,testei o bixo semana passada nas dunas da praia de camurupim...show:-D. Eu tinha escutado um tec...tec...tec... toda vez que tentava ligar:putz:, dava na chave e só pegava na 3ª ou 4ª vez, mandei abrir, o cara disse que eram as escovas, tirou fora, limpou e ficou melhor, paguei R$ 25,00 pelo serviço (mecânico meia boca):pensativo:. Ontem começou um barulho mais sinistro (trak...trak...trak..) alto pra kct, era o motor de partida nos seus últimos suspiros:cry:. Levei pra uma oficina renomada aqui em Natal (auto elétrica natalense), lá abriram e me mostraram:bendix e solenoide bixados, rachado, tinha até silicone, resultado: 308 mirréis:shock:, mas...SATISFAÇÃO GARANTIDA:dance::dance::dance:, se eu pensar em ligar a vtr pega, não corro mais o risco de ficar atolado em beira de praia por causa disso. Sou p. da vida em ficar rodando pra lá e pra cá atrás de descontozinho de R$ 10 ou 20 em peça ou sv, e mais ainda com cara que faz gambiarra sebosa...porra, quebrou tem que trocar, e ponto, ou vc ficará mal um dia, e o pior, certamente num lugar onde não terá oficina. Então, para os amigos neófitos no ramo 4x4 (como eu) que tiverem problemas parecidos, meu conselho é: pense na sua segurança, gaste um pouco mais, mas faça bem feito, kraio!!!:evil:
peças que eu troquei:
a) impulsor de partida (bendix) marca ZEN 0450, aplicação no kia sephia GTX 1.5 16v, sportage c/ motor OHC 16v gasolina, sidekick 94 e vitara 1.6 16v= R$ 131,00;
b) chave magnética (solenoide) marca ZM 697, aplicação sidekick, tracker, empilhadeira c/ motor mitsubishi= R$ 107,00.
ps: ambas as peças são de fabricação nacional.

cacanakagi
24/05/2010, 09:47
Bom saber disso... o meu tá no TEC TEC TEC..... e nada.... demora umas 3 ou 4 partidas pra pegar se ficar muito tempo parado..... Mas se funcionar ele cedo e usar durante o dia dificilmente acontece....

rogeriomasih
27/05/2010, 00:48
mais algum colega andou utilizando este procedimento do relé? pode me passar mais informações?

Respondendo minha própria pegunta :), e compartilhado a solução com os colegas, implantei o ´famigerado´ relá no arranque do samurai.

Explicando como leigo que sou, o funcionamento agora é mais ou menos o seguinte:

1. Cortei o fio que leva a corrente até o arranque e liguei em um relé comum.

2. Puxei um fio (vem mais grosso que o original) direto da bateria e tb liguei no relé.

3. Dessa forma, quando aciono a partida na chave, a energia que deveria ir para o arranque vai para o relé, este arma e libera a energia do fio que vem direto para a bateria. É essa corrente que vai alimentar o arranque.

O resultado foi o fim definitivo do tec-tec. Estou gostado bastante da solução; recomendo apenas deixar um relé extra dentro do carro.

rogeriomasih
29/05/2010, 22:24
Starter Relay Kit

The Spidertrax Starter Relay Kit is designed to get your Samurai starting like new. Old corroded starter wires can cause your Samurai to have a hard time starting, creating a clicking noise instead of the motor turning over. This kit will provide fresh power to the starter motor creating a nice start every time. This easy to install kit includes a 30 amp in-line fuse, 1 relay, 3 zip ties, and detailed installation instructions.

http://www.spidertrax.com/core/media/media.nl?id=100&c=407909&h=efaf9db1507451fea862

http://www.spidertrax.com/s.nl/it.A/id.952/.f?sc=2&category=19

mauricio rodrigues
11/05/2011, 08:18
Pessoal, sei que o tópico é meio antigo....mas fiz todo o motor de partida do meu Samuca, e gostaria de compartilhar com o pessoal:

O Samuca estava ruim de partida...e foi piorando....piorando até que parou de vez!

Resultado::farted:

bateria.....................230,00
induzido....................170,00
bendix......................153,00
embuchamento............12,00
jg escovas..................12,00
M.O..........................120,00

Não sei se paguei caro (?)...gostaria da opinião dos amigos!