PDA

Ver Versão Completa : Fluído do acoplador da ventoinha.



rsnoda07
25/08/2008, 11:00
Bom dia aos amigos, preciso trocar o fluído do acoplador da ventoinha de uma Sport Tdi 2001 e a minha dúvida é onde faze-lo: em uma concessionária ou em uma oficina particular. Esse fluído é encontrado fora da rede Kia ? Qualquer mecânico consegue efetuar esse serviço?. Agradeço antecipadamente as informações. Obrigado.

Robinho da Jaguatirica
25/08/2008, 11:18
Caríssimo,


Geralmente tem que trocar o miolo mesmo, mas já lí aqui no fórum que o bardal prolong serve, fazendo o mesmo efeito do gel, só tenho uma dúvida, se o óleo aquecido perde viscosidade tornando-se mais "ralinho", :pensativo:como é que funciona se o princípio do gel é exatamente o contrário, quanto mais quente mais grosso, assim acoplando a ventoinha... vai saber... só sei que parece funcionar perfeitamente.
se encontrar algum gel que funcione, por favor mande o caminho das pedras.:mrgreen:

Boa lama!


Robinho



Bom dia aos amigos, preciso trocar o fluído do acoplador da ventoinha de uma Sport Tdi 2001 e a minha dúvida é onde faze-lo: em uma concessionária ou em uma oficina particular. Esse fluído é encontrado fora da rede Kia ? Qualquer mecânico consegue efetuar esse serviço?. Agradeço antecipadamente as informações. Obrigado.

Sergio Vieira
25/08/2008, 14:47
Trojão

A tendencia natural de óleos com composições mais simples, seria essa que você disse, mas fluídos mais sofisticados, os multiviscosos têm propriedades exatamente opostas, senão vejamos:
- Imagine um carro começando a funcionar num país da Europa, no inverno, logo cedo... o ideal é que a viscosidade nessas condições seja bem baixa (normalmente 5 AWD).
- Mesmo raciocínio numa tarde de verão no Rio de Janeiro... o correto é que o mecanismo seja protegido, ou seja, uma viscosidade bem maior (40-50 AWD).
Por isso é que o pessoal tem dito que o B12 ou o Prolong, funcionam.
Estes óleos devem ter propridade de multiviscosidade de forma a serem mais "grossos" na medida em que a temperatura aumenta.
Vou fazer uma pesquisa em sites relacionados e depois confirmo se esta informação está correta ou não.

Sergio Vieira
25/08/2008, 15:09
Pesquisando pela net eu achei o seguinte texto:
Pela norma SAE .Sociedade dos Engenheiros automotivos., os motores antigos usavam óleos lubrificantes monoviscosos, como por exemplo, o SAE 40, com o desenvolvimento dos motores foi necessário o desenvolvimento de óleos lubrificantes multiviscosos, para se dar uma explicação simples de viscosidade desses óleos, vamos dar um exemplo da viscosidade mais comum encontrada no mercado hoje, pela norma SAE 20W 50, onde o .20. significa que a baixa temperatura este óleo lubrificante se comporta como se fosse um óleo SAE 20, o W significa que este óleo lubrificante pode ser trabalhado com temperatura extremamente baixa, quanto ao.50. significa que a alta temperatura este óleo se comporta como se fosse um óleo lubrificante SAE 50. Portanto os óleos lubrificantes multiviscosos têm melhor comportamento do que os óleos monoviscosos, pois ao se dar partida de manhã o óleo lubrificante com a menor viscosidade flui melhor promovendo facilidade de bombeamento, melhor penetrabilidade nas pequenas folgas, atingindo mais rapidamente os componentes vitais do motor, reduzindo o desgaste das peças, enquanto que em alta temperatura os óleos multiviscosos são melhores, pois o poder de lubrificação é maior do que um óleo monoviscoso.
Os óleos, SAE 20W40, 20W50 e 5W40 são amplamente usados porque, ao dar partida no motor, o óleo está na temperatura ambiente. Nesta temperatura ele deve ser "fino" o suficiente para fluir bem e alcançar todas as partes do motor. Já em altas temperaturas, ele deve ter a viscosidade adequada para manter a película protetora entre as partes metálicas.

Robinho da Jaguatirica
25/08/2008, 15:30
Oi Sérgio.


Boa a explicação, deve ser isto mesmo, com o aumento da temperatura ele deve fazer o mesmo papel do gel:pensativo:. Um amigo meu químico cientista da UFOP :-?está pesquisando para mim um gel que possa ser usado na ventoinha, e também a quantidade de etilenoglicol para ser usado no radiador, estou aguardando o meu amigo alquimista "pardal maluquete" :confused:me dar uma resposta, já falei com o malucão que nem adianta vir com substâncias somente encontradas em laboratórios, tem que vender em buteco, senão nem adianta pra nós. :mrgreen:


Boa lama!



Robinho

MarcSport
25/08/2008, 17:24
CUIDADO, se o óleo é multiviscoso não significa que ele se comporta de maneira inversa, significa apenas que ele mantém suas características mesmo com variações de temperatura enquanto um óleo monoviscoso apresenta grandes variações de viscosidade com mudanças de temperatura.
A colocação do óleo faz com que se consiga o acoplamento da ventoinha, porém ela tende a não ficar "mais ou menos coplada" em função da temperatura, mesmo supondo que tivesse o mesmo comportamento do gel, como o mecânico faria para conseguir o acoplamento na mesma temperatura da ventoinha original?
O óleo funciona? Sim
Como? Mantém a ventoinha sempre acoplada.
A que velocidade? igual ou menor a velocidade da ventoinha "original acoplada" e maior que a velocidade da ventoinha "original desacoplada".
A colocação do B12 para acoplamento da ventoinha é feita pois evita-se o desbalanceamento da hélice que pode ocorrer quando se trava com arame ou parafusos, além disso, permite o escorregamento da hélice quando a mesma encontre algum obstáculo (lama por ex), desde que não tenha se colocado tanto óleo que a correia comece a patinar antes da ventoinha.
Quanto a trocar em concessionária ou oficina, tanto faz pois é muito fácil, só precisa soltar alguns parafusos, mas lembrando que se for comprar outra ventoinha que a mesma seja nova e original (mesmo que compra no mercado paralelo).
[]s

Nava
25/08/2008, 19:49
Amigo, no dia que vc for no médico e o cara abre seu coraçao (no caso o radiador do seu carro) dai ele te pergunta...cara, vou tirar seu sangue e por este daqui de zebra, é quase igual, é vermelho, baratin e o coraçao vai funfar igual...vc toparia? risos

Mete logo um acoplamento novo e nao se preocupe mais com isso por uns dois anos...

mbm4x4
25/08/2008, 20:48
Amigo, no dia que vc for no médico e o cara abre seu coraçao (no caso o radiador do seu carro) dai ele te pergunta...cara, vou tirar seu sangue e por este daqui de zebra, é quase igual, é vermelho, baratin e o coraçao vai funfar igual...vc toparia? risos

Mete logo um acoplamento novo e nao se preocupe mais com isso por uns dois anos...
Coloca a original e não se preocupa por pelo menos uns 70.000km, que é o tempo aproximado que dura a ventuinha.
Além do mais, colocando uma nova voce vai comprar também sua tranquilidade que ela vai funcionar direitinho, e isso não tem preço...
abs
mateus

Trovão Azul
28/08/2008, 18:37
Ei pessoal, tenho uma dica muito barata e completamente confiável. Meu mecânico comprou uma ventoinha elétrica usada em veículo nacional (qualquer uma de cinco pás). Show. Ele fez um suporte, posicionou adequadamente, e colocou uma cebolinha de temperatura entre as mangueiras do radiador. Show. Quando a água aquece ela aciona a ventoinha elétrica. Ficou barato, acho que gastei uns 200,00 ao todo. E é plenamente confiável porque é o mesmo sistema dos outros veículos.
Abraços a todos. Não tem segredo.

Lauriston Azevedo
28/12/2008, 14:51
pesosal, alguem já desmontou o miolo da ventoinha pra ver como funciona o mecanismo e o tal gel misterioso? já desmontei a ventoinha da minha sport e verifiquei o funcionamento, coloquei outro oleo e esta funcionando normalmente, e verifiquei que tem um mecanismo que abre e fecha a circulação de oleo n a parte imterna da ventoinha, e o tal gel com propriedades de aumento de viscosidade com o aumento de temperatura, acho que não procede, pois realizei testes no oloe (gel) que retirei da ventoinha e verifiquei que se comporta com qualquer outro óleo, fique espertos. colocar bardall prolonga funciona. boa sorte.

Nava
30/12/2008, 15:11
Pior que vc tem razão.
O seredo da coisa é a mola. pelo site da kia esta mola é bimetalica e com o calor ela deve acinar algo dentro e aproximar mais os discos e com isso o oleo da maior arrasto, certo?