PDA

Ver Versão Completa : Qual é o guincho indicado para Band Aço Curta?



luizivana
17/08/2004, 10:19
Professores, socorro...........
O guincho 9000lbs é indicado para Band Aço curta?
O hdw alguém já usou muito, qual a nota?
O Work é bom, seu tamanho não atrapalha?
Alguém sabe me dizer o preço a vista de um bom guincho, elétrico, mecânico ou hidraulico?
Quantas lbs é indicado para a Band. citada?
Luiz :?:

Wallace
17/08/2004, 11:55
Oi Luiz,

Uma regrinha fácil de lembrar e que funciona é a seguinte:
Qual o peso do veiculo?
Multiplique o peso por dois e vai achar uma referencia para o guincho para seu veiculo.
9000 lbs são cerca de 4 toneladas, então acho que um bom guincho de 9000 lbs é indicado para uma Band Aço curta sim.
Quanto ao HDW veja:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=4336&start=15
e
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=4790

Quanto ao Work ou outros compare o diâmetro dos cabos e desconfie para guincho de 12000 libras usando cabo que outros usam no de 8000 lbs. (entendeu o recado?)
O HDW 9000 G usa cabo de 21/64” (8,3 mm)
O HDW 125000 Pro vai usar cabo de 23/64” (9,1 mm)
O HDW 8000 E usa cabo de 5/16” (8 mm)

O HDW 9000 G, R$ 1.870,00 preço posto em Floripa.

andretomasi
17/08/2004, 13:05
O HDW 125000 Pro vai usar cabo de 23/64” (9,1 mm)


Wallace, guincho forte esse hein! Será que esse cabinho aguenta? :lol: :twisted: :lol:

[ ]´s

Rafa Band96
17/08/2004, 17:04
Professores, socorro...........
Alguém sabe me dizer o preço a vista de um bom guincho, elétrico, mecânico ou hidraulico?
Luiz

Ae Luiz :D ,

Tenho o hidraulico na minha Band, vou fazer a ultima tentativa para melhorar seu desempenho.... Mudar a Bomba Hidraulica de opala para omega....
Para ter um GH é interessante ter uma bomba auxiliar (no meu caso a bomba do 14b é muito cara pra correr o risco de acabar com ela) vc vai ter que fazer suporte de adaptação da bomba, do reservatorio etc... Semana q vem posto aqui se ele melhorou :wink: .
Ah!, não existe assistencia para este tipo de aparelho :cry: .
De toda forma estou esperando pelo Guincho HDW do concorcio do Wallace, se vc não tem intensão de trilhas pesadas todo fim de semana esta é a melhor (a meu ver) opção de guincho eletrico (custoxbeneficio). O Wallace tb é chato com essas coisas, se ele ta acreditando no HDW é porque o guincho deve ser bom mesmo.
Não conheço nada de Guinchos mecanicos.

Abrasss,

TICO
17/08/2004, 20:54
Caro luizivana,

dê uma olhada nesse site: www.ekron.com.br , eles são fabricantes de guinchos, possuem uma linha para off-road, vale a pena entrar em contato.

Um abraço

Wallace
17/08/2004, 22:35
Eu particularmente não gosto dos guinchos mecânicos.
É normalmente o de maior custo, o de maior peso e o mais perigoso.
Mais perigoso, pois não tem controle remoto e assim a alavanca de liga o guincho pode ser acionada inadvertidamente o que pode danificar o veiculo também.
Também fica mais complicado usar o guincho e a tração coordenadamente, assim é normal usar mais e mais pesadamente o guincho. O que torna mais perigoso também, pois fica mais fácil romper o cabo.
Para recolher o cabo do guincho acho que é o grande problema do mecânico.
Em alguns modelos é obrigatório que duas pessoas operem o guincho, com uma dentro do carro nem sempre vendo o que acontece... o que acaba ficando perigoso também.
Em alguns modelos tem uma espécie de embreagem que pode ser acionada no próprio guincho. Segundo os fabricantes é para poder ser operado por uma única pessoa. Acho isso uma temeridade, pois sempre vai se ficar muito próximo dos roletes. Mas é bom para duas pessoas operarem o guincho de fora do veiculo com visibilidade do que esta acontecendo.

O hidráulico eu vendia também (Mile Maker, o único viável), mas estamos optando por não mais vender já que não existe mais assistência técnica no Brasil.
O custo deveria ser hoje mais de R$ 4.000,00 só no preço do guincho.

luizivana
18/08/2004, 09:04
No momento estou optando pelo HDW 9000G, minha preocupação é a manutenção, esta faltando um pouco $ assim que completar $, vou precisar do telefone do Walace para acertar detalhes...
Luiz

Wallace
18/08/2004, 10:43
11 5041 3603
11 9933 4718

Jorge Grego
21/08/2004, 20:27
Com toda certeza eu colocaria um ekron.
Não da problema, pode ser usado por horas que não esquenta.
Os eletricos, não aguentam o tranco.

Wallace
22/08/2004, 23:32
Oi Jorge,

Qualquer guincho deve agüentar o "tranco"... seja qual for o "tranco".
É só saber usar o guincho que tem.
Já citei alguns pontos desfavoráveis dos mecânicos, mas tudo no final das contas é uma questão de gosto e bolso pessoal de cada um.

Jorge Grego
23/08/2004, 19:22
Caro Wallace.
Não querendo desmerecer os elétricos, mas todas as 04 vezes que eu os vi em ação, eles deram problemas.
È lógico que não é todos os carros que se da para colocar um mecânico, mas se houver a possibilidade de se usa-lo eu aconselho que se use o mecânico.
Abraços
Jorge :D

Wallace
23/08/2004, 19:43
Quais problemas?
Como foi o uso?
Quais os caros e os guinchos (modelo).
Como foi feita a instalação?

Jorge Grego
23/08/2004, 20:36
Caro Wallace.
O problema de um instalado no Vitara foi o super aquecimento, em um Lada ele estava travado, em um outro Vitara também esquentou.
Quanto a instalação não sei informar.
Mas o que eu tenho observado e que se for só para vc se safar na trilha, tudo bem, agora se for para vc ficar ajudando outros carros ele não da conta.
Eu tenho um Ekron instalo em um Engesa e tenho um colega que tem outro Ekron instalado em uma Toyota.
Quando saímos para as trilhas podemos ficar por horas rebocando outros carros.
Quanto a necessidade de duas pessoas para utilizar o guincho, vale lembrar que ele tem alem de um acionamento no próprio guincho, um acionamento interno, desta forma vc consegue controlar o guincho por dentro do carro.
Abraços.
Jorge
:D

Wallace
23/08/2004, 22:51
Guincho esquentando é normalmente falta de conhecimento no uso do guincho, em alguns casos falta de manutenção e em alguns guinchos pode ser até problema de instalação.
Guincho travado nem precisa dizer... clara falta de manutenção.
É obvio que o guincho elétrico não foi feito para ser usado o dia todo, mas tem suas vantagens sobre o mecânico.
Eu particularmente acho sacanagem você ter que ficar guinchando todo mundo...

Jorge Grego
24/08/2004, 13:07
Caro Wallace.
Não acho sacanagem ficar guinchando os amigos quando eles precisam, pois hoje sou eu quem ajuda amanha podem ser eles a me ajudarem, para mim é ai que esta a graça em ser um Jipeiro.
Alem do mais gosto de trilhas pesadas, onde vc só passa com quando todos ajudam.
Abraços
Jorge

billj
24/08/2004, 13:29
Caro Wallace.
Não querendo desmerecer os elétricos, mas todas as 04 vezes que eu os vi em ação, eles deram problemas.



.....e logo depois........




Alem do mais gosto de trilhas pesadas, onde vc só passa com quando todos ajudam.



Sem entrar nos méritos dos guinchos, você vai basear a sua opinião em 04 exemplos de falha onde não conhece nada das circunstâncias de uso, instalação ou manutenção?!?.......... :roll:

E outra, se viu guincho elétrico em ação apenas 04 vezes na vida, ou suas trilhas não são tão pesadas assim ou não fez muita trilha......... :wink:

No mais, até concordo consigo, dependendo do tipo de uso pretendido, eu também prefiro guincho mecânico.......... :wink:

Abraços,

Wallace
24/08/2004, 14:05
Guinchar um ou dois tudo bem, logico... mas parece que que foi o caso né...;-)

Jorge Grego
24/08/2004, 14:47
Caro Bill.
Vc realmente não foi com a minha cara né.
Realmente sou novo no ramo, mas como sempre, vc vai querer se meter em um assunto ao qual não foi chamado. Querendo mostrar a todos a sua superior inteligência, infelizmente não são todos que tem o seu conhecimento e tenho certeza que um dia vc já foi novato como eu. Porem mesmo sem ter vivido muitas experiências, gosto de explanar sobre elas com outros colegas, acho que vc deveria deixar nos, os novatos, mostrar os nossos conhecimentos e não ficar apenas nos criticando com essa ar de superioridade que vc tem
Abraços
Jorge

billj
24/08/2004, 17:04
Caro Bill.
Vc realmente não foi com a minha cara né.
Realmente sou novo no ramo, mas como sempre, vc vai querer se meter em um assunto ao qual não foi chamado. Querendo mostrar a todos a sua superior inteligência, infelizmente não são todos que tem o seu conhecimento e tenho certeza que um dia vc já foi novato como eu. Porem mesmo sem ter vivido muitas experiências, gosto de explanar sobre elas com outros colegas, acho que vc deveria deixar nos, os novatos, mostrar os nossos conhecimentos e não ficar apenas nos criticando com essa ar de superioridade que vc tem
Abraços
Jorge



Sensível, né?!?!

E aqui ninguém precisa ser chamado, os assuntos estão abertos para todos a mostrar a todos a sua superior inteligência.

Ou falta de..............

Abraços,

gvogetta
24/08/2004, 21:50
Caros Amigos,


Caro Bill.
Vc realmente não foi com a minha cara né.
Realmente sou novo no ramo, mas como sempre, vc vai querer se meter em um assunto ao qual não foi chamado. Querendo mostrar a todos a sua superior inteligência, infelizmente não são todos que tem o seu conhecimento e tenho certeza que um dia vc já foi novato como eu. Porem mesmo sem ter vivido muitas experiências, gosto de explanar sobre elas com outros colegas, acho que vc deveria deixar nos, os novatos, mostrar os nossos conhecimentos e não ficar apenas nos criticando com essa ar de superioridade que vc tem
Abraços
Jorge


Sensível, né?!?!

E aqui ninguém precisa ser chamado, os assuntos estão abertos para todos a mostrar a todos a sua superior inteligência.

Ou falta de..............

Abraços,

Vamos moderar nossos elogios uns para com os outros... Desarmem seus espíritos... Que é isso???

Saudações,

Bomba
28/08/2004, 02:24
Cada um com seu cada qual.
Na minha opinião, guincho elétrico é brinquedo. É bom pra quando você vai fazer uma trilha de fim de semana. Pra uso pesado e contínuo, não tem como, o mecânico é imbatível. Pergunta pra quem faz Telégrafo, por exemplo, qual o "winner's choice" por lá... :wink:
Aí, tem maior peso, maior dificuldade de instalação, etc, etc. O que conta é o gosto do cliente. É que nem a eterna discussão diesel x gasolina. Não existe melhor absoluto, o que existe é o melhor pra cada um.
Isso tudo começa porque neguinho quer tudo forte, rápido, econômico, leve, fácil de instalar, barato... quer que faça cafezinho também, pô?!?
Pra se escolher qualquer coisa, é assim: primeiro define o que importa pra você. Depois escolhe o que mais se aproxima. E parece que tem muita gente com cabelo branco que ainda não entende isso... :roll:
[]s,

Daniel RJ
28/08/2004, 11:08
Alguém poderia me explicar como é a instalação e o funcionamento do guincho mecanico. Me parece que o elétrico atua pela bateria, e acredito sobrecarregar a mesma. Como é o guincho mecanico? Por favor de detalhes? Desejando aprender para futura compra.

Obrigado

abraços.

Bomba
28/08/2004, 16:21
Instalação se confunde com funcionamento, no caso... se explicar um, explico o outro junto. Lá vai:
O guincho mecânico usa a rotação do motor pra funcionar. O mais comum é pegar essa rotação na caixa de transferência da viatura. Pra isso, existe a chamada "tomada de força", que é um componente que é instalado na caixa de transferência com uma saída para cardã.
Então, ligamos esse cardã ao guincho, na frente da viatura.
Funciona assim: quando você precisar do guincho, você aciona a tomada de força (ela tem uma alavanca), e o cardã é acionado, fazendo com que o guincho tracione.
Prós: o guincho pode funcionar um tempão sem problemas. Pra uso ignorante, é mais confiável que qualquer outro. E é melhor em termos de eficiência mecânica.
Contras: a instalação é mais complexa (envolve instalar uma tomada de força, que não existe pra todas as caixas de transferência; instalar o cardã de forma a não pegar em nada, inclusive nas torções do chassi; etc, etc), é mais pesado, e mais caro.
No seu caso, por exemplo, eu nunca ouvi falar de tomada de força pra Hilux... só sei que existem para CJs, Bands e Lands. Pelo menos aqui no Brasil.
Olha, o guincho elétrico não necessariamente sobrecarrega a bateria, não... Esses guinchos são projetados para funcionar com a viatura ligada, e o alternador fornecendo energia. Como o dreno de energia é enorme no elétrico, a bateria ajuda, mas não está sozinha, tem o alternador fornecendo também.. Ou seja, colocar bateria e alternador de alta capacidade resolvem seu problema. É só dimensionar direito o sistema que não tem erro.
Há quem diga que a vantagem do guincho elétrico é que pode funcionar com a viatura desligada, só com a bateria. Mas dura tão pouco que a vantagem desaparece. E, se o motor pifou, você não vai muito longe mesmo... :wink:
Uma coisa é certa, pelo uso que a maioria dá pras viaturas, o elétrico é mais do que suficiente.
[]s,

Daniel RJ
28/08/2004, 17:31
Obrigado Rogério.

Agora entendo bem porque a discussão entre mecanico e elétrico. Só mais uma coisinha na minha hilux eu preciso redimensionar meu alternador e bateria.? O que é dimensionar o alternador (trocar por mais forte)

Valeu um fort abraço.

Bomba
29/08/2004, 01:27
Olha, se você procurar no fórum tem vários tópicos que podem te dar a informação detalhada... mas, a grosso modo, é assim:
Quanto maior a capacidade do alternador, mais rápido ele carrega a bateria, e maior é a contribuição que ele pode dar com o guincho em funcionamento. Por isso, se você usar um alternador de Astra (140 A), o sistema aguenta muito mais uso do guincho do que um original de, digamos, 60A, e carrega a bateria bem mais rápido... não sei de quanto é o da Hilux, recomendo que você descubra... :wink:
Claro que só alternador não adianta nada. Você pode deixar o alternador até original, mas é obrigatório usar uma bateria de maior capacidade. A capacidade do alternador determina a velocidade de carregamento da bateria, ou seja, quanto menor a amperagem, maior o tempo que leva pra carregar, e vice-versa. Mas a bateria efetivamente armazena a carga, ou seja, ela precisa necessariamente ter maior capacidade para aguentar o puxão de carga do guincho. Há quem até use 2 baterias, mas é preferível colocar um circuitinho no meio, ligar simplesmente em paralelo pode dar problemas.
Como eu disse, é o conjunto alternador+bateria que fornece energia pro guincho. Ou seja, se um deles estiver subdimensionado, é do outro que vai sair a maior parte da carga.
Resumindo: trocar o alternador por um maior, é altamente recomendável. Trocar a bateria por uma maior, é vital.
Dá um search no fórum que esse assunto já foi bem discutido e bem melhor detalhado por aqui.
[]s,

Daniel RJ
29/08/2004, 02:33
Valeu bomba.


Vou dar uma pesquisada.

abrçaos.

Wallace
29/08/2004, 17:15
Oi Daniel,

Alternadores e baterias originais podem ser suficientes, mas depende do guincho instalado, do seu consumo e do uso que é feito.

pedrogjr
13/09/2004, 18:33
Prezados colegas nervosos,
Presto aqui minnha singela opinião.
Guincho elétrico, mesmo os de 12.000 libras não devem ser utilizados por mais de 2 minutos sem parada para resfriar. Os novos chegam a ter sençores para parar o guincho em caso de aquecimento. A manuntenção deverá ser feita toda vez que entrar na áqua, ou pegar muita chuva, meu amigo tem um Warn blindado e assim mesmo entra água, esta trava o mesmo.
Sempre fui fâ do guincho elétrico, mas, assim como eu todos os que conheço e o admiravam, tiveram que mudar de opinião, pois deixa na mão mesmo.
Já o guincho mecânico é confiável, super resistente e robusto. Pode ser instalado com "fusível" que nada mais é que uma trava que se quebra em caso de super esforço e que pode ser reposta facilmente na trilha.
Funciona embaixo d´agua e não esquenta, e sua manutenção e conserto é muito mais barato quando comparado a um importado.
A operação pode ser realizada por uma só pessoa quando provido de embreagem.
A única vantagem do elétrico em relação ao mecânico é a operação com o motor desligado, mas convenhamos, se um motor diesel parou, vc já tá frito mesmo.
Se vc quer preço,ou beleza, e de as vezes quer fazer trilha, compre um elétrico.
Se vc quer uma ferramenta para sempre resolver seu problema na trilha, compre o mecânico.
Eu prefiro um mecânico usadão do que um elétrico novo, palavra de quem tem os 2.

Abraços

Pedro
Londrina-PR
Band Landcruiser 1960/curta

Wallace
13/09/2004, 22:58
Guincho elétrico, mesmo os de 12.000 libras não devem ser utilizados por mais de 2 minutos sem parada para resfriar.

Nada a ver, a capacidade de tração é uma coisa.
O que faz o guincho esquenta é primordialmente o potencia do motor elétrico.
Assim um guincho com motor elétrico de 6 HP com um projeto de dissipação de calor ruim e trabalhando a plena carga nas 12.000 libras pode realmente não ser recomendado trabalhar por 2 minutos direto.
Mas um guincho de 12.000 libras com motor elétrico de 3 HP e um correto projeto de dissipação de calor pode trabalha muito mais que 2 minutos se tiver fornecimento de energia.
Uma coisa que faz um guincho esquentar muito é um fornecimento de energia inadequado, que pode ocorrer por instalação mal feita. Pois quanto menor o fornecimento de energia mais o guincho esquenta.


Os novos chegam a ter sençores para parar o guincho em caso de aquecimento.

Os guinchos com sensores de temperatura são normalmente os guinchos que não usam mais solenóides. Existem guinchos que simplesmente param pela proteção térmica do solenóide.
Assim permite que o motor elétrico estrie já quando o solenóide esfriar o guincho volta a funcionar.
Estes guinchos sem solenóide (tem eletrônica) usam sensores para evitar um sobre aquecimento já que não existe a proteção do solenóide.
Assim nada quebra como o seu fusível do guincho mecânico. Basta esperar esfriar.


A manuntenção deverá ser feita toda vez que entrar na áqua, ou pegar muita chuva, meu amigo tem um Warn blindado e assim mesmo entra água, esta trava o mesmo.

Tem que ver o que cada fabricante classifica como blindagem.
O HDW tem partes “blindadas”, mas não vendo como tal pois não é totalmente blindado.


Funciona embaixo d´agua e não esquenta, e sua manutenção e conserto é muito mais barato quando comparado a um importado.

Tem que ser mais que zero a manutenção.
Pois pelo preço normal de um mecânico pode-se comprar dois ou três HDW elétrico.

Beto Lacerda
14/09/2004, 01:07
mesmo sem assistencia no Brasil eu ia de Mile Marker 12.000 lbs hidraulico :wink: só num tenho no meu jeep por que falta $$$
[]'s

Wallace
14/09/2004, 13:57
Já ia fazer besteira...
O MM 10.500 é melhor que o MM 12.000 para você.
E mesmo assim existem segredos para ficar bom.

pedrogjr
14/09/2004, 17:10
Para um uso eventual, o elétrico é uma boa pedida.
Em minha cidade, o Warn 9000 custa mais de R$4000,00, um Ecron mecânico não custa isto.
Só relatei minha experiência, e esta me força a dizer que o elétrico esquenta sim e pára, quem pode escolher é melhor o mecânico ou o hidráulico. Quando vc mais precisar, o elétrico pode (e provavelmente vai)te deixar na mão, já tive 2 guinchos elétricos mantidos sob criteriosa manutenção, e os dois pararam em situações de uso mais acentuado.
Para provas de desafio ou raid mais pesado, quem tiver um guincho elétrico pode confiar desconfiando, e o uso de patesca pode se dizer que é quase obrigatório, já no mecânico e no hidráulico isto quase sempre é desnecessário.
Uma coisa que já aprendi sendo jipeiro é que se deve sempre respeitar a opinião dos outros, ouve-se todos e tira-se a coclusão mais acertada com o maior volume possível de informação.
Nos dias 18 e 19 de setembro de 2004, será realizado a prova "DESAFIO" em Arapongas-Pr, quem quiser ver a performance dos guinchos sob uso intenso é só aparecer por lá.
No ano passado vários elétricos abriram o bico.

Abraços;

Pedro

Wallace
14/09/2004, 17:36
Em minha cidade, o Warn 9000 custa mais de R$4000,00, um Ecron mecânico não custa isto.

Na falei de um Warn, mas de um HDW 9000 G que custa menos de R$ 2.000,00.
Quanto custa para instalar um Ekron EK 35 de 9000 lbs ou similar completo?
Tem que incluir tudo que for necessário é claro.
Tem certeza que não passa dos R$ 4.000,00!


Só relatei minha experiência, e esta me força a dizer que o elétrico esquenta sim e pára, quem pode escolher é melhor o mecânico ou o hidráulico. Quando vc mais precisar, o elétrico pode (e provavelmente vai)te deixar na mão, já tive 2 guinchos elétricos mantidos sob criteriosa manutenção, e os dois pararam em situações de uso mais acentuado.
Para provas de desafio ou raid mais pesado, quem tiver um guincho elétrico pode confiar desconfiando, e o uso de patesca pode se dizer que é quase obrigatório, já no mecânico e no hidráulico isto quase sempre é desnecessário.
Uma coisa que já aprendi sendo jipeiro é que se deve sempre respeitar a opinião dos outros, ouve-se todos e tira-se a coclusão mais acertada com o maior volume possível de informação.

Então não entendi... já que o elétrico é disparado o mais vendido... aqui e no mundo... quem então não está respeitando a opinião e a realidade do mercado.

Claro que existem guinchos que não são tão bons e também quem não sabe operar os mesmos...


Nos dias 18 e 19 de setembro de 2004, será realizado a prova "DESAFIO" em Arapongas-Pr, quem quiser ver a performance dos guinchos sob uso intenso é só aparecer por lá.
No ano passado vários elétricos abriram o bico.

Nas provas de Trail em Minas e no Rio pelo que lembro todos usam guinchos elétricos.
E a prova de desafio que vi na FenaJipe o pessoal top do Trial deve passar em 4x2 mesmo. Não deve nem precisar do 4x4, quem dirá do guincho!

Beto Lacerda
14/09/2004, 17:37
Já ia fazer besteira...
O MM 10.500 é melhor que o MM 12.000 para você.
E mesmo assim existem segredos para ficar bom.
ok wallace na verdade não queria me extender , eu quero um MM 10.500 com as solenoides do 12.000 , e uma bomba hidraulica boa , mas isso vc ja sabia né :lol: :lol: uns tsl 35" ou 36" tb :lol: , na verdade o ideal pro meu cj era a chave do galpão do regis :lol: :twisted: :twisted:
[]'s

Rafa Band96
14/09/2004, 18:06
eu quero um MM 10.500 com as solenoides do 12.000 , e uma bomba hidraulica boa

Opa Beto :D ,

Pena que o meu ta vendido (quase dado!) tenho um MM 10.500 com uma bomba hidraulica de opala 6cc que acabou de sair da retífica, na verdade a bomba antiga tava uma merd@, por isso nunca soube da real capacidade/força deste guincho.... Neste findi vou fazer um teste, vamos ver no que dá....
O maior problema é a assistência, se quebrar......

Abrass,

Beto Lacerda
14/09/2004, 18:14
eu quero um MM 10.500 com as solenoides do 12.000 , e uma bomba hidraulica boa

Opa Beto :D ,

Pena que o meu ta vendido (quase dado!) tenho um MM 10.500 com uma bomba hidraulica de opala 6cc que acabou de sair da retífica, na verdade a bomba antiga tava uma merd@, por isso nunca soube da real capacidade/força deste guincho.... Neste findi vou fazer um teste, vamos ver no que dá....
O maior problema é a assistência, se quebrar......

Abrass,
pena que vendeu , quer dizer que bom pois to sem grana (PPM mas ... ) e se vc me oferecesse por um preço baixo eu ia passar mal de vontade ai ja viu toca vender o lap , etc. :lol: se desencanar da venda me disseram que a bomba da S-10 qdo bem retrabalhada da conta sussegado do recado
[]'s

Scacca
25/09/2004, 10:53
Todos tem as vantagens e desvantagens, cabe a cada um analisar oq é melhor pro seu uso.

Se vc quer ficar resgatando pessoal na trilha não vai dar pra ter elétrico mesmo.

Eu prefiro o mecânico, mas vc tem q ter o dobro de atenção, ele é muito mais perigoso e da muito mais trabalho pra usar.

[]'s