Ver Versão Completa : freio a disco 4 rodas
m.vinicius
17/08/2004, 06:53
ola galera, após pesquisa no forum, sobre freios a disco nas 4 rodas, venho a questionar sobre a qualidade das pastilhas de freio usadas, principalmente nos kits SBD (discos rigidos) alguns dizem que não travam de acordo, que acabam em fadiga do sistema e que ate os discos ficam azulados. tenho um tempra turbo e meu mecanico trocou as pastilhas de freio pelas pastilhas frasle e o carro não parava e so diminuia um pouco a velocidade. O dito cujo disse que as pastilhas teriam que assentar no disco para ficarem excelentes. então viajei 400 Km para uma prova do vale raid e o bicho voltou não freando direito. fui até uma concessionaria fiat e comprei as pastilhas originais (marca ATE) ficou o bicho na freada. minha pergunta seria se não colocar pastilhas originais(de concessionaria mesmo bem mais caras) não frearia melhor?
Alessandro Henrique
17/08/2004, 08:40
Eu já tive um Tempra Turbo e nunca tive problema algum com as pastilhas de freio, nem no momento da substituição precisei colocar as originais. No seu caso, provavelmente havia a necessidade de efetuar o sangramento, de modo a remover o ar presente nos dutos. Quando há problema de assentamento de pastilhas, você necessita de uma maior distância para parar e geralmente o veículo tende a puxar para algum lado. Os sintomas são parecidos. A questão do "azulamento" é porque o disco sobre-aqueceu, provavelmente por uma freada forte partindo de uma velocidade elevada. Já "azulei" disco de freio, mas quando ocorreu eu iniciei uma freada forte da velocidade máxima do carro até a imobilidade total. Sendo que a medida em que o carro diminui de velocidade a dissipação de calor do disco acaba sendo comprometida pela redução do fluxo de ar que ajuda a arrefecer o mesmo. Os discos do tipo "ventilados" dissipam mais calor, reduzindo esta tendência. Saliento que falar do que ocorreu com este véiculo, embora não seja o nosso foco (Jeep) pode ser aproveitado para aqueles que possuem freios a discos em suas viaturas.
dificilmente vc vai azular os discos no jeep, afinal vc nao vai dar 180km/h no bicho.
eu uso freio a disco nas quatro rodas ha +- 2 anos e nunca tive problemas de fadiga ou algo do tipo.vc precisa, sim, regular os freios traseiros para que nao travem qdo vc pisa no pedal.
eu instalei agora discos traseiros com pinças duplas de santana, apenas nao decidi, ainda, que valvula equalizadora vou usar, estou em duvida.
fiz isso, pois apos a reforma o jeep ficou muito pesado porem muito mais agil e rapido e sendo assim os freios serao mais exigidos.
mas nao se compara um tipo turbo com um jeep, se vc chegar ao ponto de azular os discos no jeep, te aconselho um seguro de vida.
[]´s
roger_caldas
17/08/2004, 13:47
eu instalei agora discos traseiros com pinças duplas de santana, apenas nao decidi, ainda, que valvula equalizadora vou usar, estou em duvida.
Graaaaaaaande Élcio! 8)
Cumpadji, você que fez os suportes das pinças? Tem fotos?!
Abraço,
Rogério
Roger boy:
este eh o SBD kit. acho q vc ja deve ter visto no meu album. o traseiro eh o mesmo, com poucas alteraçoes.
ainda nao tive tempo de tirar as fotos do kit traseiro. mas logo fotografo e posto.
[]´s