PDA

Ver Versão Completa : É possível instalar cruise control na Ranger a diesel ???

LEONARDORAZO
24/08/2008, 14:29
Estou precisando de uma ajuda. Estava querendo intalar um cruise control na minha ranger; Já vi que existe nas rangers a gasoina repower.Vi um topico de how to lá na terra do tio sam, mas não é para diesel.
Gostaria de opiniões.
http://www.explorerforum.com/forums/showthread.php?t=219592

simaoall
24/08/2008, 17:05
aqui no forum tem um usuário que instalou na ranger dele.

perdão não lembrar o nome do mesmo,mas daqui a pouco ele aparece por aqui.

TylerNTL
24/08/2008, 17:23
A do Walter Cassitta tem!

ojaneri
24/08/2008, 17:29
Sim, é possivel. Para o cruise control tanto faz se o motor é a diesel ou gasolina, ele le a velocidade através do fio do sensor de velocidade e controla a 'pisada' no acelerador puxando ou soltando o cabo do acelerador através de vácuo ou motor elétrico.

Agora, outra pergunta, existe cruise control para Rangers com acelerador eletronico?

netão
24/08/2008, 20:53
ei galera,o que é cruise control???

Edintruder
24/08/2008, 21:19
ei galera,o que é cruise control???

Piloto automático ou controlador de velocidade.

Custa por volta de R$1.500,00 instalado.

http://www.dalgas.com.br/

Walter L. L. Casitta
24/08/2008, 21:43
Eu tenho instalado na minha Ranger a 7anos. A algumas semanas atrás cotei para instalar num Frontier 2003. R$2600,00...

Miranda
25/08/2008, 02:52
cara, o que a Ranger do Walter NAO TEM?? ahehaeaeh
se brincar tem ate navegador GPS no painel com um acabamento top em volta.. parecendo original.

du
25/08/2008, 07:53
Amigos,

Mas na prática, vale a pena gastar tudo isso para colocar piloto automático em carro câmbio mecânico !!! Fica bom ?

Eu imaginava que hoje em dia isso seria mais barato.

Abraços Du.

Walter L. L. Casitta
25/08/2008, 08:14
Amigos,

Mas na prática, vale a pena gastar tudo isso para colocar piloto automático em carro câmbio mecânico !!! Fica bom ?

Eu imaginava que hoje em dia isso seria mais barato.

Depende... Se o motor tiver torque funciona bem sim e fazer uma viagem longa podendo mudar o pé direito de lugar faz muitas diferença. Pra usar nas cidade e mesmo em estradas muito movimentadas não dá...

Mesmo assim o meu sócio tem um Kia Carens 2.0 com câmbio AT tipitronic (aposto que a maioria aqui nunca ouviu falar desse carro). Ele usa o Cruise Control com o câmbio em automático, e eu quando dirijo uso em manual...

du
25/08/2008, 08:37
Walter,

Quando fala que " usa em manual ". Você muda de marcha e o cruiser continua configurado ? Ou precisa reconfigurar após mudar a marcha ?

obrigado.

Abraços Du.

Walter L. L. Casitta
25/08/2008, 09:36
Walter,

Quando fala que " usa em manual ". Você muda de marcha e o cruiser continua configurado ? Ou precisa reconfigurar após mudar a marcha ?

obrigado.

Abraços Du.

No Kia Carens posso trocar a marcha sem que ele desarme. Na Ranger ele desarma todas as vezes que o pedal do freio ou da embreagem são pressionados. Mesmo assim basta apertar um botão que ele retoma a velocidade anterior...

MarBO
25/08/2008, 13:09
Agora, outra pergunta, existe cruise control para Rangers com acelerador eletronico?

Ola Pessaoal

Tenho o piloto automatico da dalgas desde do tempo da l200 hpe at 04 que funcionava muito bem assim como na toyota sw4 2000, quer dizer todas injeção mecanica.
Coloquei na ranger um piloto mecânico o qual funcionava bem mas com variações grandes de velocidade e o fabricante instalou um eletrônico que não ficou bem pois colocava a central de controle do carro em modo de segurança e não passava dos 2500rpm pois entendia que algo estava estranho com o pedal eletrônico do carro, Foram feitos vários testes e tentativas utilizando como base o motor usado na África do sul na ranger, que é diferente do internacional.
Conclui-se que seria necessário desenvolver um equipamento especial para este motor brasileiro e estou no aguardo.

edubelem
25/08/2008, 16:12
No Kia Carens posso trocar a marcha sem que ele desarme. Na Ranger ele desarma todas as vezes que o pedal do freio ou da embreagem são pressionados. Mesmo assim basta apertar um botão que ele retoma a velocidade anterior...

Walter vc já instalou o AT em seu carro???

Abs,

Walter L. L. Casitta
25/08/2008, 20:24
Walter vc já instalou o AT em seu carro???

Abs,

Xiiii Rapaz, tô pegado aqui, só em outubro volto a mexer com isso...

Ricardo Franklin
27/08/2008, 11:27
Walter,

obrigado.

Abraços Du.

Du ,

Se vc pisar no pedal do freio ou da embreagem ele desliga o controle automatico de velocidade.

Na verdade nao e um piloto automatico pois so acelera e nao troca as marchar logo e so um controle automatico de velocidade. Este sistema tentar manter a velocidade configurada somente acelerando e desacelerando o carro, mas caso a diferenca da velocidade configurada e a do veiculo seja maior que 16km (se nao me engano - esta no manual de minha ranger) ele se desliga automaticamente tambem.

No caso de vc acelerar mais para uma ultrapassagem e tirar o pe do acelerador ele retorna a velocidade de cruise setada

OBS: Se vc, com o cruise control ligado, pisar na embreagem o carro acelera ate o talo e faz aquele espero no motor. Acredito que o sistema nao e muito agil e demora e detectar que a embreagem esta precionada e tenta acelerar. Ao ver que o carro nao acelera ele acelera mais dai vai e assim por diante.

abraco Katude

Edintruder
27/08/2008, 16:38
Esse sistema é excelente em veículos AT pois em caso de subidas reduz as marchas, porém não se torna econômico pois não aproveita as descidas e dependendo do grau de subida, chega a fazer kickdown no acelerador.

Walter L. L. Casitta
27/08/2008, 21:26
OBS: Se vc, com o cruise control ligado, pisar na embreagem o carro acelera ate o talo e faz aquele espero no motor. Acredito que o sistema nao e muito agil e demora e detectar que a embreagem esta precionada e tenta acelerar. Ao ver que o carro nao acelera ele acelera mais dai vai e assim por diante.

Na verdade por segurança ele ágil sim e desliga ao menor toque no pedal da embreagem assim como no pedal do freio.

rogeriomasih
30/08/2008, 19:45
Eu tenho instalado na minha Ranger a 7anos. A algumas semanas atrás cotei para instalar num Frontier 2003. R$2600,00...

Onde vc cotou esse preço?
Onde devo procurar?

Existem modelos genéricos, ou seja, comum a vários tipos de carros?

Walter L. L. Casitta
31/08/2008, 19:55
Onde vc cotou esse preço?
Onde devo procurar?

Existem modelos genéricos, ou seja, comum a vários tipos de carros?

http://www.dalgas.com.br/

Ricardo Franklin
01/09/2008, 18:53
Para quem esta realmente interessado em instalar um Controle de velocidade em sua ranger, encontri este documento na net e com certeza vai ajudar pois possui todo o esquema eletrico e de cores dos fios.

abraco

Walter L. L. Casitta
01/09/2008, 22:07
Para quem esta realmente interessado em instalar um Controle de velocidade em sua ranger, encontri este documento na net e com certeza vai ajudar pois possui todo o esquema eletrico e de cores dos fios.

abraco

Na verdade as informações desse arquivo são muito úteis mesmo pra quem tem a Ranger V6 já com Cruise Control original. Pra Range diesel tem que ser o Cruise Control da Rostra Precision, o mesmo que vinha na L200 e que é importado para o Brasil pela Dalgas.

Quando comprei o meu informei que eu mesmo gostaria de instalar então me mandaram um kit com manual de instalação completo específico para o modelo da minha Ranger. Uma verdadeira receita de bolo com a indicação não só das cores dos fios do chicote original mas também as posições no veículo de onde encontra-los como as instrucões para ajuste dos dip switches e as funções deles para que eu pudesse customisar os ajustes. Muito bom, valeu cada centavo e funciona perfeitamente depois de 7 anos...

Assim que me sobrar tempo scaneio e posto esse manual de instruções aqui...

Walter L. L. Casitta
01/09/2008, 22:15
Em tempo, o .pdf do manual de instalação genérico em Inglês...

Walter L. L. Casitta
01/09/2008, 23:26
Manual de instalação do Cruise Control na Ranger 99 a 2002 em Português...

LEONARDORAZO
03/09/2008, 23:32
Manual de instalação do Cruise Control na Ranger 99 a 2002 em Português...

Walter, foi vc mesmo quem instalou ??

Walter L. L. Casitta
04/09/2008, 07:32
Walter, foi vc mesmo quem instalou ??

Sim, eu mesmo instalei...

ojaneri
04/09/2008, 08:27
Sim, eu mesmo instalei...

Se bem que isso não é bem parametro de comparação, pois o Walter instala até os que os mecânicos profissionais não conseguem instalar!

soneca_zzz
30/09/2008, 19:14
Esse sistema é excelente em veículos AT pois em caso de subidas reduz as marchas, porém não se torna econômico pois não aproveita as descidas e dependendo do grau de subida, chega a fazer kickdown no acelerador.

Edi, a S-10 que eu usava era AT e tinha o cruise control de fábrica. Em subida ou reta, com o cruise control ativado, mantinha a velocidade, mas apenas acelerava, não reduzia. Ou seja, em uma descida, era como se o cruise control estivesse desligado, pois ela embalava e passava da velocidade programada. Quando perdia o embalo e descia um pouco a velocidade programada, ele acelerava, mantendo a velocidade.

Não sei se algum cruise control trabalha com redução de velocidade, tipo, se programei para ficar em 100km/h, em uma subida ele acelera e em uma descida ele reduz, fazendo com que a velocidade fique sempre estabilizada nos 100km/h (sem contar a margem de erro).

Esse "problema" até me deu um baita susto na Raposo Tavares! Estava eu uma noite voltando para casa sossegado e programei o cruise control nos 90km/h, que é o limite da rodovia, porém eu estava com o pé no acelerador mantendo 100km/h. Peguei um trecho com uma descida e a caminhonete embalou até 110km/h, mais adiante um carro entrou na minha frente, mas com uma certa distância, aí pensei: "ah, nem vou freiar, vou tirar o pé e deixar perder o embalo, até chegar no carro estarei na mesma velocidade que ele e pronto!" hehehe! Beleza, aconteceu isso, mas MUITO próximo do carro e ele estava a 90km/h... e adivinhem o que aconteceu!? A caminhonete baixou dos 90km/h e o cruise control "ressuscitou", dando aquela acelerada e, como o Vortec V6 não é fraquinho, quase passei por cima do carro! Que susto que tomei!!! :mrgreen:

Aliás, tem que ficar esperto com o cruise control e nunca progamá-lo na velocidade limite de uma rodovia ou avenida, principalmente em caminhonete que é pesada e embala em qualquer descida, passará fácil do limite e corre um sério risco de tomar uma multa por excesso de velocidade. Ex.: se o limite é 100km/h, ativar o cruise control entre 90 e 95km/h... hehehe

Walter L. L. Casitta
11/01/2010, 21:57
Certa vez O Pequeno Jr. me pediu para postar fotos com detalhes da instalação de um Piloto Automático que instalei numa F350 da empresa. Então antes que ele comesse a me dar porradas tirei as fotos. Também achei melhor criar o tópico porque tenho muitas informações.

Tenho instalado esse acessório nos meus carros desde 98, hoje tenho na Ranger e num Honda Fit, não consigo mais dirigir sem isso. São muito úteis principalmente para quem faz viagens longas e até ajuda a evitar multas por alta velocidade. Eu pelo menos depois 15 minutos dirigindo invariavelmente estou acima de 120Km/h e com o piloto automático eu fico mais contido com a velocidade memorizada em torno de 90 a 110Km/h conforme estrada. Canso muito menos e consigo dirigir 20 horas sem problema. Uma coisa que percebi também é que usando o piloto automático em viagens consigo velocidades médias acima do que conseguiria sem o piloto automático.

O consumo de combustível com o uso depende da estrada. Normalmente aumenta em estradas sinuosas, com muitos aclives e muito movimentas. Em termos de consumo é bom frisar que com o pé controlando a aceleração o consumo é bem menor, mas mesmo assim uso em pelo menos 80% das viagens.

Em relação a tipo de câmbio ser AT ou MT, na estrada funciona melhor com o câmbio MT desde que seja num veiculo com um motor torcudo, como são os diesel, mesmo com o antigo 2.5 que tinnha na minha Ranger funcionava muito bem. Nos veículos com câmbio AT e dependendo da estrada, o piloto automático faz com que o câmbio reduza a marcha com muita freqüência e nem é necessário dizer o quanto isso incomoda. Isso também não é regra e depende de muitos outros fatores.

O piloto automático que instalei na F350 é um modelo fabricado pela Audiovox vendido no USA por alguma coisa em torno de U$250,00 e o preço varia conforma o fabricante e os opcionais.

Um outro fabricante é a Rostra. É a marca do que esta instalado na minha Ranger. Os opcionais incluem atuadores a vácuo ou a motor elétrico, controle wireless que é muito util para quem quer instalar no volante. Esse controle sem fio aumenta a brincadeira em U$250,00.

Então vamos as fotos:

Abaixo a alavanca de controle do piloto automático. Foi instalada na coluna de direção. Essa da foto infelizmente é a versão esquerda. Existe uma versão direita que seria a correta para a F350, já que do outro lado tem mais espaço, tem só a chave de ignição.

http://img695.imageshack.us/img695/5409/speed2.jpg

Abaixo a foto do atuador a vácuo, foi instalado logo abaixo do filtro de ar. Dele sai um conduite com um cabo de aço ligado direto a bomba injetora junto com o cabo do acelerador. Através dele é feita a aceleração do motor.
O uso do atuador a vácuo na F350 não foi a melhor opção já que a disponibilidade de vácuo não é muito boa, mas mesmo assim funcionou satisfatoriamente.

http://img695.imageshack.us/img695/8458/speed1.jpg

Na próxima foto o detalhe do cabo do atuador junto com o cabo do acelerador. O cabo do atuador é bem fininho e quase não apareceu na foto...

http://img64.imageshack.us/img64/5872/speed6l.jpg

Na foto abaixo o detalhe do módulo de controle. Aquela parte azul são os dipswitchers que são usados para a adequação com o veículo. Por exemplo se o veículo tem motor diesel ou gasolina e etc. No caso da F350 é possível usar como referência de velocidade tanto o sinal do VSS que vai para o velocímetro quanto o sinal do alternador que vai para o conta-giros se o cambio for manual. O sinal que usei foi o do conta-giros.

http://img231.imageshack.us/img231/6484/speed3l.jpg

Abaixo o detalhe do interruptor do pedal da embreagem.
Por segurança o piloto automático precisa se desligar todas as vezes que um dos pedais de freio ou da embreagem são acionados, então no caso da F350, tive que adaptar aquele interruptor. No pedal do freio aproveitei o que já existia par as luzes de freio.

http://img64.imageshack.us/img64/7110/speed5j.jpg

A F350 assim como a F250 não precisam de vácuo para auxiliar o freio, então elas têm apenas uma pequenina bomba de vácuo elétrica apenas para os controles de climatizador de ar do painel, mesmo assim o vácuo gerado por ela atendeu as necessidade do atuador de vácuo, porem sem o atuador os vácuo do reservatório era suficiente para quase o dia todo e era raro perceber o funcionamento da bomba de vácuo. Com o piloto automático em funcionamento ele liga e se desliga com maior freqüência. Vamos saber com o tempo se vai aguentar.
Foto da bombinha abaixo...

http://img687.imageshack.us/img687/4310/speed7.jpg

TylerNTL
12/01/2010, 08:15
Existe a opção de utilizar um motor elétrico para controlar o acelerador?

O que acontece se apertarmos o acelerador com o sistema ativado? Ele desarma?

É padrão desses sistema de piloto automático desarmar ao primeiro toque no freio ou embreagem? Não dá para desarmar apenas pelo acionamento do freio? Em que situação seria imprescindível ele desarmar devido ao acionamento apenas da embreagem?

Pequeno jr
12/01/2010, 09:17
Walter,

Primeiramente obrigado pela explicação e o trabalho em tirar as fotos.

Estou aqui estudando e daqui a pouco posto umas dúvidas, mas a primeira que tive foi a seguinte. Quando você troca de carro, deixa o sistema lá ou tira tudo e leva para o novo?

Em tempo, pesquisando achei cruiser control no Brasil entre R$ 1500 a R$ 2500,00. Ou seja .. vale a pensa comprar no ebay !

Edintruder
12/01/2010, 09:49
Ao apertar o acelerador o veículo acelera mais porém ao soltar o acelerador a velocidade será mantida novamente pelo Cruise Control. Ele entende como uma descida e alivia a aceleração apenas, porém como o pedal é pressionado ele não atuará. Só desliga ao pisar no freio OU embreagem em todos os modelos de PA que eu conheço. Só um pedal ele desarma.

Existe a opção de utilizar um motor elétrico para controlar o acelerador?

O que acontece se apertarmos o acelerador com o sistema ativado? Ele desarma?

É padrão desses sistema de piloto automático desarmar ao primeiro toque no freio ou embreagem? Não dá para desarmar apenas pelo acionamento do freio? Em que situação seria imprescindível ele desarmar devido ao acionamento apenas da embreagem?

Walter L. L. Casitta
12/01/2010, 10:24
Acrescentado a resposta do Edi...

Se você pisar no pedal da embreagem e o P/A não desarmar, vai continuar acelerando e motor vai disparar se a referencia de velocidade for o sinal do velocímetro.

Isso só não conheceria se a referenciada de velocidade usada for o sinal do conta-giros.

Marcelo Corradi
12/01/2010, 11:49
Walter, na sua Ranger vc não chegou a pensar em comprar um sistema usado do piloto automatico das STX ou da Explorer? não seria mais simples e barato?

Walter L. L. Casitta
12/01/2010, 12:04
Walter, na sua Ranger vc não chegou a pensar em comprar um sistema usado do piloto automatico das STX ou da Explorer? não seria mais simples e barato?

Isso é inviável. Por exemplo: Para comprar a mola que faz as conexões entre os botões de controle e ao chicote os caras dos desmanches preferem vender com a coluna de direção completa ou com o chicote...

Além disso os kits vêm acompanhado do manual de instalação e configuração. O que vem do desmanche você tem que adivinhar...

Pequeno jr
12/01/2010, 12:16
Aquela dica do Sinal do VSS serviu para algo?

Walter L. L. Casitta
12/01/2010, 12:21
Aquela dica do Sinal do VSS serviu para algo?

Acabei não usando apesar de ter encontro no lugar que você indicou. Como essa F350 tem implementos hidráulicos eu tive que usar o sinal do alternador. Assim eu consigo manter o motor acelerado através do piloto automático enquanto uso os implementos...

Guilherme A. Araújo
12/01/2010, 16:47
Walter, já que pegou o sinal do conta giros, o piloto automatico vai ser programado pelo giro do motor, correto?
Se colocar ele com o giro em 3.000rpm, ele vai manter a velocidade, mas por conta do giro, é isso?
Se for assim, como o motor tem torque sufuciente, em uma boa rotaçao pra ele, ele manteria essa rotaçao na subida tbm, o que seria mais economico do que se ele procurasse manter a velocidade, certo??

A proposito, entendo um pouco dos sitermas originais da ranger? os meus botoes, mesmo depois de trocado por novos, inclusive com o chico te dos botoes, a luz dos botoes nao acendem, sabe o que poderia ser??

Abraço

Walter L. L. Casitta
12/01/2010, 17:29
Walter, já que pegou o sinal do conta giros, o piloto automatico vai ser programado pelo giro do motor, correto?
Se colocar ele com o giro em 3.000rpm, ele vai manter a velocidade, mas por conta do giro, é isso?
Se for assim, como o motor tem torque sufuciente, em uma boa rotaçao pra ele, ele manteria essa rotaçao na subida tbm, o que seria mais economico do que se ele procurasse manter a velocidade, certo??

A proposito, entendo um pouco dos sitermas originais da ranger? os meus botoes, mesmo depois de trocado por novos, inclusive com o chico te dos botoes, a luz dos botoes nao acendem, sabe o que poderia ser??

Abraço

Guilherme, com o câmbio MT não faz diferença entre o sinal do velocímetro ou do conta giros. O comportamento é exatamente o mesmo.

A primeira coisa que você precisa saber é se esta chegando a tensão para as lâmpadas. Se não tem que verificar aquela placa de contato da coluna de direção. Tem que retirar o volante para ter acesso a ela. Ela tem um um condutor em espiral que faz toda a conexão elétrica do volante e é bem frágil....

Guilherme A. Araújo
12/01/2010, 17:56
Guilherme, com o câmbio MT não faz diferença entre o sinal do velocímetro ou do conta giros. O comportamento é exatamente o mesmo.

A primeira coisa que você precisa saber é se esta chegando a tensão para as lâmpadas. Se não tem que verificar aquela placa de contato da coluna de direção. Tem que retirar o volante para ter acesso a ela. Ela tem um um condutor em espiral que faz toda a conexão elétrica do volante e é bem frágil....
Acho q vou deixar assim entao, hehe
Nao confio em ninguem que possa mexer nisso pra mim aki, e morro d emedo do air bag...
Lá na ford eles nao sabem nem do recall do piloto automatico...

Ou será que nao tem problema depois q desconectar o air bag??
Com um voltimetro dá pra ver se chega eletricidade né??!!

Obrigado pela informaçao Walter.

Abraço

Guilherme A. Araújo
12/01/2010, 19:53
Walter, só mais uma pergunta off-topic, perguntei em outro mas nao tive resposta sua, e como nao aceita MP...
A AVM etsá fabricando roda livre manual pra essas ranger igual a minha, 2001p/ frente, que nao possuem acionador a vácuo?? E qual é mesmo o tipo de acionamento dela, ou nao tem acionamento e é direto.
Poderia me confirmar se é o modelo 470.

Grande abraço!!!

Walter L. L. Casitta
12/01/2010, 20:35
Acho q vou deixar assim entao, hehe
Nao confio em ninguem que possa mexer nisso pra mim aki, e morro d emedo do air bag...
Lá na ford eles nao sabem nem do recall do piloto automatico...

Ou será que nao tem problema depois q desconectar o air bag??
Com um voltimetro dá pra ver se chega eletricidade né??!!

Obrigado pela informaçao Walter.

Abraço

Pode desconectar sim sem problema, mas é bom não ficar com a cara na reta...

Walter L. L. Casitta
12/01/2010, 20:41
Walter, só mais uma pergunta off-topic, perguntei em outro mas nao tive resposta sua, e como nao aceita MP...
A AVM etsá fabricando roda livre manual pra essas ranger igual a minha, 2001p/ frente, que nao possuem acionador a vácuo?? E qual é mesmo o tipo de acionamento dela, ou nao tem acionamento e é direto.
Poderia me confirmar se é o modelo 470.

Grande abraço!!!

Não tem RL. É tudo direto. Já tentei adaptar um dessa 470 e não deu. Tem que trocar um monte de peças para que ele se encaixe.

A minha caixa postal andou cheia, com 200 mensagens ela fecha e por isso você não deve ter conseguido. Tá aberta normalmente...

Codorna
16/09/2010, 00:34
Olá, sou novo aqui.
Muito interessante o Piloto Automático.
Você mencionou que tem em todos os seus carros (inclusive num FIT).
Eu também tenho um Honda FIT EX 1.5 2005 cambio automático com CVT, é possível colocar também o Piloto Automático no meu carrinho? Você pode me dar algumas dicas também de como fazer isso (ou aonde acho maiores informações)?
Parabéns pelas suas informações prestadas e desde já agradeço. Codorna.

Walter L. L. Casitta
16/09/2010, 06:37
Olá, sou novo aqui.
Muito interessante o Piloto Automático.
Você mencionou que tem em todos os seus carros (inclusive num FIT).
Eu também tenho um Honda FIT EX 1.5 2005 cambio automático com CVT, é possível colocar também o Piloto Automático no meu carrinho? Você pode me dar algumas dicas também de como fazer isso (ou aonde acho maiores informações)?
Parabéns pelas suas informações prestadas e desde já agradeço. Codorna.

É um New Fit e veio com o Piloto Automático de fábrica. Aqui no Brasil tem a empresa www.dalgas.com.br que instala em todos os veículos.

Uma outra alternativa mais barata seria comprar direto USA através da Amazon.com, mas para isso você terá que encontrar alguém com disposição para instalar aqui no Brasil.

Imperador!
27/10/2011, 21:45
Pelo que eu vi no site da Rostra, não daria para adaptar na Ranger 3.0 -injeção eletrônica - ou em qualquer outra picape com ECU:

The Rostra universal cruise control kit is designed for most automobiles that use a mechanically operated throttle. Please use the Vehicle Search at the top of this page to find your vehicle listing.
Universal Aftermarket Cruise Control by Rostra (http://rostra.com/products/universal-aftermarket-cruise-control-by-rostra.html)

A não ser que tenha outro modelo adaptável ( o que é difícil...)

Walter L. L. Casitta
27/10/2011, 22:07
Pelo que eu vi no site da Rostra, não daria para adaptar na Ranger 3.0 -injeção eletrônica - ou em qualquer outra picape com ECU:

The Rostra universal cruise control kit is designed for most automobiles that use a mechanically operated throttle. Please use the Vehicle Search at the top of this page to find your vehicle listing.
Universal Aftermarket Cruise Control by Rostra (http://rostra.com/products/universal-aftermarket-cruise-control-by-rostra.html)

A não ser que tenha outro modelo adaptável ( o que é difícil...)

O problema é com o acelerador eletrônico. O atuador vai conectado ao cabo do acelerador e se não tem o cabo fica mais difícil...

dudarj
27/10/2011, 22:12
Eu estou colocando na minha Frontier. Comprei os switches de freio/embreagem originais e os comutadores do volante tbm originais. A ECU tem a saida para o chicote. Quando tiver um tempo faço o chicote passando pelos switches. To fazendo baseado num tutorial de uma Frontier Diesel da tailandia e de um da frontier.org

Espero que dê tudo certo. Acho que o pior já passou, que foi tirar o airbag, montar os comandos do volante e refazer o chicote do conector espiral. Deu um certo nervoso, mas nada explodiu.

Guilherme A. Araújo
09/11/2011, 01:46
O problema é com o acelerador eletrônico. O atuador vai conectado ao cabo do acelerador e se não tem o cabo fica mais difícil...
Entao, fica mais dificil como? a ponto de ser impossivel?
E nos casos de carros importados a diesel, que nao tem cabos, mas tem o piloto?
Como as mercedes e as cherokees?
é tudo eletronico???

Walter L. L. Casitta
09/11/2011, 08:18
Entao, fica mais dificil como? a ponto de ser impossivel?
E nos casos de carros importados a diesel, que nao tem cabos, mas tem o piloto?
Como as mercedes e as cherokees?
é tudo eletronico???

É tudo eletrônico, mas impossível não é com certeza. É complicado justamente porque não existe um kit genérico. Com o acelerador eletrônico o Kit tem que ser específico por marca e modelo.

sgobin
21/11/2011, 16:51
É tudo eletrônico, mas impossível não é com certeza. É complicado justamente porque não existe um kit genérico. Com o acelerador eletrônico o Kit tem que ser específico por marca e modelo.

com certeza é possivel.....nos carros turbo adaptados,que vem de fabrico com borboleta i acelerador eletronico,e instalado um clamper..que ingana a ingeção,nos carros diesel vai ser a mesma coisa,um clmper pra burlar a ECU i ja era!

Ford Danger V6
11/04/2016, 15:02
Boa tarde Walter
O controle de velocidade da minha STX não funciona.
Terias algum tutorial para ajudar a encontrar o problema por favor?