Ver Versão Completa : Remover luva/garfo da caixa de transferência.
Leonardo L.
23/08/2008, 17:18
Pessoal,
Estou com um problema aqui: estou tentando remover o garfo/luva, na saída da caixa de transferência (Willys) do meu CJ, e até agora não tive sucesso. :roll:
Desencaixei a cruzeta, passei uma corrente entre um lado da luva e o chassi, coloquei a chave no lugar, apliquei toda força possível das minhas mãos (e pés).... e nada! :parede::parede::parede:
Até tentei prolongar o cabo da chave, mas também sem sucesso. :parede:
Duas perguntas:
1) Tem algum macete para soltar esta luva/garfo?
2) Qual o nome "certo" da peça? No manual diz "garfo da junta universal", mas até hoje só vi chamarem de luva... :pensativo:
Bom, agradeço desde já! :concordo:
Abraços.
leopoldo
24/08/2008, 08:38
Leonardo, bom dia.
Agora que vc já deve ter tomado o café da manhã, já deve estar com a luva pronta para sair.
Os nomes flange, garfo ou yoke flange (nome original) são intercambiáveis,
Ou vc está virando na direção errada (para soltar a porca gire no sentido anti-horário), ou o torque que vc está aplicando está abaixo do necessário.
e
Exite sim uma ferramenta (não um macete) que se usa para poder aplicar o torque sem que a desgranhenta gire junto.
Neste caso, a chave especial fica parada e vc gira a soquete.
Sem essa ferramenta, fica muito difícil de desmontar e PIOR ainda na hora de apertar pois, no caso da flange traseria, que é aque tem o rolamento cônico, vc GIRA a ferramenta especial enquanto a chave soquete é quem fica PARADA.
Essa ferramenta é muito fácil de ser feita. Alguns exemplos:
http://service.gm.com/engif/000/000/661/661080.gif
http://www.off-road.com/toyota/projects/tacoma/ultimate-axle-part1/images/fullsize/28_flange_tool.jpg
Leonardo L.
24/08/2008, 12:30
Leopoldo,
Obrigado pelas informações!:concordo:
Acho que o problema é mesmo a falta de força; provavelmente vou precisar prolongar mais a chave pra resolver o problema. De qualquer forma, caprichei no café pra ver se resolve... ;)
Sobre a ferramenta, realmente gostei da idéia de usar uma barra de metal para fixar o garfo. Estava usando uma corrente, presa nos dois lados do chassis, o que realmente ia tornar mais difícil o procedimento de re-aperto.
Vou tentar novamente, e aí trago os resultados aqui!
Abraços.
Leonardo L.
15/11/2008, 17:59
Leopoldo,
Fui executar o procedimento pra remover o garfo: fixei melhor o garfo em si para ele não girar, prolonguei o cano da chave que estava usando para ficar com um metro, e tudo foi conforme esperado, a rosca soltou facilmente.. o problema é que na hora de puxar o garfo.. nada!
Fui procurar novamente no manual, pra ver se tinha esquecido algo, e lá fui soltar a engrenagem do velocímetro.. fiz força novamente, e nada!
Pensei: "bom, vou soltar aquela caixa onde engata-se o garfo, já que vou ter que trocar o retentor mesmo, e quem sabe o garfo vem junto".. e nada! Inclusive, a caixa soltou, e o garfo continuou preso nela..
Aí estiquei um cano de 1,50m +-, fiz uma baita alavanca com uma corrente e botei todo arroz-e-feijão pra funcionar.. e nada! Chegou até a lascar um dos canos que estavam sendo utilizados de alavanca, mas o dito cujo não saiu.
Pergunto: o que fiz de errado?
[ainda postarei fotos, mas acho que dá pra ter uma idéia do que fiz até agora..]
Abraços!
junior braga
15/11/2008, 20:56
Leopoldo,
Fui executar o procedimento pra remover o garfo: fixei melhor o garfo em si para ele não girar, prolonguei o cano da chave que estava usando para ficar com um metro, e tudo foi conforme esperado, a rosca soltou facilmente.. o problema é que na hora de puxar o garfo.. nada!
Fui procurar novamente no manual, pra ver se tinha esquecido algo, e lá fui soltar a engrenagem do velocímetro.. fiz força novamente, e nada!
Pensei: "bom, vou soltar aquela caixa onde engata-se o garfo, já que vou ter que trocar o retentor mesmo, e quem sabe o garfo vem junto".. e nada! Inclusive, a caixa soltou, e o garfo continuou preso nela..
Aí estiquei um cano de 1,50m +-, fiz uma baita alavanca com uma corrente e botei todo arroz-e-feijão pra funcionar.. e nada! Chegou até a lascar um dos canos que estavam sendo utilizados de alavanca, mas o dito cujo não saiu.
Pergunto: o que fiz de errado?
[ainda postarei fotos, mas acho que dá pra ter uma idéia do que fiz até agora..]
Abraços!
Leonardo,
:stop: Somente devem ser retirado usando-se um saca-flanges apropriado, que as retiram de forma correta.
Usa um desses que vc vai conseguir.
:concordo::concordo:
leopoldo
15/11/2008, 21:13
Leonardo, boa noite.
Normalmnte depois de soltar a porca a luva sai na mão. SE vc soltou a porca da flange, ela deveria sair. Se está "colada". Agora, seria o caso de usar um "saca polia". Mesmo assim estou estranhando vc não conseguir soltar na mão.
Leonardo L.
16/11/2008, 01:12
junior braga,
Ok, valeu pela dica! ;)
Leopoldo,
Poisé.. estou estranhando bastante também.
Não conhecia este saca-flange e/ou saca-polia, e fui dar uma procurada no Google... aí achei isso aqui (foto em anexo):
[/URL][url]http://www.brasutil.com/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=1827&codigo_categoria=1 (http://www.brasutil.com/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=1827&codigo_categoria=1)
Olhando a ferramenta, já dá pra perceber que essa parte rosqueada com cabeça hexagonal vai dar uma bela ajuda, já que nem com uma alavanca gigantesca a flange resolveu sair. :parede:
De qualquer forma, valeu pela força novamente! Se não fosse por esse tópico, com certeza ainda estaria varrendo os resultados do Google, sem saber o que procurar ao certo.. :concordo:
Abraços imensamente gratos,
Leonardo
Leonardo L.
16/11/2008, 01:32
Ah, já ia esquecendo: segue uma foto da dita flange - foto tirada de celular, a qualidade não está aquilo tudo... :pensativo:
A propósito, a porca tinha sido recolocada na ponta do eixo para facilitar as tentativas de retirar a mesma usando algumas alavancas...
Abraços!
leopoldo
16/11/2008, 10:05
Leonardo, é esse mesmo o sacador.
O seu cambio tem estria fina, é o mais moderninho.
O entalhado é igual ao do pinhão.
É mais chato de sair mesmo.
Leonardo L.
29/11/2008, 12:03
Pessoal,
Novamente venho agradecer a todos que ajudaram! :)
Consegui retirar a luva.. realmente, com o saca-flange foi até sem graça, e nem precisei fazer força. Bom, fica aqui a dica: para quem estiver precisando passar pelo mesmo procedimento, já tem um tópico dizendo como proceder!
Seguem, em anexo, algumas fotos da caixa de transferência com a flange desmontada.
Abraços!
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