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Ver Versão Completa : Colocação de SELOS no bloco do motor



Mauro B.
16/08/2004, 14:08
Oi pessoal !!! :D

Estou pra colocar aqui em casa dois "selos" no bloco do meu Nissan Patrol. Na realidade um deles é a tampinha traseira do eixo comando de válvulas.

Gostaria de saber: O selo deve ser colocado com algum produto, para deixar o mesmo estanque??? Se sim, que produto devo colocar e como proceder??? :?:

Qualquer dica será bem vinda, pois nunca troquei um selo! :P

[]'s

billj
16/08/2004, 14:19
Mesmo não sendo necessário, costume passar uma camada bem fina de cola de junta no selo.........

Agora, não sei como que são esses selos da Nissan......... :?

Abraços,

Mauro B.
16/08/2004, 15:03
Um cara (Henrique) me falou para passar "junta química". Será que essa "junta química" é a mesma "cola de junta" ??? :roll:

Os selos são aqueles comuns, parecem um copinho baixo. :wink:

[]'s

billj
16/08/2004, 15:09
mesma coisa........

Caio
16/08/2004, 15:09
O pessoal das montadoras costuma usar aquela cola para travar porca vulgo "adesivo anaeróbico".

http://www.threebond.com.br/index1.htm

Mauro B.
16/08/2004, 15:26
O pessoal das montadoras costuma usar aquela cola para travar porca vulgo "adesivo anaeróbico".


Trava química???

[]'s

Elmer_Jeep
16/08/2004, 15:38
O que fazemos aqui na retífica é lixar o alojamento(no bloco) e em seguida vc pode passar no selo uma camada de adesivo para juntas(aquele da 3M), junta líquida(aquela branca) ou mesmo trava química p/ peças fixas(nº 2).
Qualquer um desses cumpre a missão, fica mais confiável do que não ter nada entre as faces de contato. :D

Sergio Rocha
16/08/2004, 19:19
Fala Mauro

Usa veda junta pra motor diesel, que é ótima.

[]'

Mauro B.
17/08/2004, 02:12
Eaee pessoal !!! :D Obrigado pelas respostas! :P

Agora quanto ao procedimento a adotar? Quero dizer, como seria a aplicação dessas pastas???
Pensei em colocar nas duas superfícies, esperar alguns minutos e depois prensar o selo no bloco. É isso? Se não, como devo fazer? :roll:


[]'s

Elmer_Jeep
17/08/2004, 09:46
como falei antes, lixa o alojamento(bloco) e usa um dos produtos citados
adesivo p/ juntas = R$2,00
junta líquida = R$12,00
trava química = R$15,00

passa uma fina camada apenas ao redor do selo e manda pra dentro. :)

8)

Mauro B.
18/08/2004, 03:32
Blz Elmer !!! :D

Agora olha só: os selos originais desse motor são montados originalmente com "fundo" do mesmo para a parte de fora do motor, ficando este "fundo" rente a face externa do bloco. Já a retífica, quando trocou alguns (mas não todos) montou com o "fundo" para a parte de dentro do motor, ficando, vamos dizer assim, um "buraco".
Qual dos modos devo montar? Não tem diferença nenhuma??? :roll:

Devo ir socando ele pra dentro dando pequenas batidas com um martelo?


[]'s achando que minhas dúvidas devem ser bobas.... :oops:

Elmer_Jeep
18/08/2004, 10:57
O correto é ficar um buraco mesmo, não conheço nenhum modelo de motor que os selos fiquem rente à lateral do bloco.

Seguinte, pra montar esses selos sem destruí-los vc tem que fazer uma ferramenta, é simples. Um pino com o mesmo diametro da parte externa do selo, daí esse pino tem um rebaixo em uma das extremidades que vai encaixar dentro do selo justamente pro selo não deformar nem ser prensado pelo fundo e sim pelas bordas.

Simples porém complicado de explicar hein :lol:
Pra por eles pra dentro é com uma marreta mesmo batendo no pino e verificando o alinhamento do selo, daí vc deixa as bordas do selo ficarem rente à lateral do bloco. :)

Mauro B.
21/08/2004, 18:05
Blz Elmer !!!! :D Matou a charada !!!! Valeu !!!! :wink:

[]'s

Luca
21/08/2004, 18:23
Seguinte, pra montar esses selos sem destruí-los vc tem que fazer uma ferramenta, é simples. Um pino com o mesmo diametro da parte externa do selo, daí esse pino tem um rebaixo em uma das extremidades que vai encaixar dentro do selo justamente pro selo não deformar nem ser prensado pelo fundo e sim pelas bordas.
Nada como falar com quem é do ofício. Já disse, um dia vou precisar de consultoria by Elmer_Jeep 8) .
[]´s

Elmer_Jeep
23/08/2004, 12:39
Seguinte, pra montar esses selos sem destruí-los vc tem que fazer uma ferramenta, é simples. Um pino com o mesmo diametro da parte externa do selo, daí esse pino tem um rebaixo em uma das extremidades que vai encaixar dentro do selo justamente pro selo não deformar nem ser prensado pelo fundo e sim pelas bordas.
Nada como falar com quem é do ofício. Já disse, um dia vou precisar de consultoria by Elmer_Jeep 8) .
[]´s

Blz irmão, estamos aí, pelo menos no q eu entendo sobre motor estou procurando ajudar nos respectivos tópicos :D

[]'s 8)

CAVESO
02/09/2007, 22:50
Uma ótima cola para vedar os selos novos (que devem ser batidos com a ferramenta sugerida pelo Elmer) é araldite.

Só vaza quando o selo fura....