PDA

Ver Versão Completa : Barra Estabilizadora - Samurai SPOA



09/06/2003, 20:49
Ola povo da lama,

Como to fazendo SPOA no meu Samurai, um dos meus maiores temores se tornou a instabilidade. Pesquisei e vi que a melhor solução, pelo que me pareceu, seria a adoção de barras estabilizadoras parafusadas, as quais possa desacoplar desparafusando um lado para ter maior curso de suspensão.

Mando um esquema (zip, depois arquivo jpeg) em anexo do chassi de um samurai e o que acho que seria a barra estabilizadora em verde limão. Seria isso mesmo, uma única barra dobrada em 2 pontos diferentes, fazendo um "U" e sendo parafusada nas pontas dos eixos e tambem logo atrás do tanque de gasolina do samurai (Marquei uma pequena bola nesses pontos) ? Para eu desacopla-lá, teria apenas que desparafusar um lado do eixo, não é isso?

Ahh, e se alguem tiver uma melhor maneira a não ser via parafusos para poder acoplar/desacoplar com facilidade, agradeço para nao ter que me jogar debaixo do carro com uma chave de fenda. =)

Abraços
Osvaldo

billj
10/06/2003, 07:27
Tá fazendo SPOA prá que?!?! Para correr no Interlagos ou para andar devagar no dia-dia e fazer trilhas nos findis??? Se for Interlagos, troque de carro. Se for para andar devagar e fazer trilhas, então não tem porque se preocupar com uma certa perda de estabilidade no asfalto.......

Faz o seguinte....... Termine o SPOA e depois andar com o carro um pouco para ver como ele é. Se você achar insuportável, então bola uma maneira de adaptar uma barra NA FRENTE. Uma barra no eixo traseiro não far´muita coisa......

BTW, se puder favor me enviar uma cópia daquela foto, sem o retoque da sua barra. Tem mais fotos desse tipo, de outras vistas??

ABraços,

10/06/2003, 07:38
Valeu Bill, nada de interlagos, :oops: , mas a ideia da barra na frente seria a mesma?

OBS : Ja enviei por email o diagrama do chassi sem retoques.

Valeu
Osvaldo J. Filho

walter.andreis
10/06/2003, 07:49
Valeu Bill, nada de interlagos, :oops: , mas a ideia da barra na frente seria a mesma?

OBS : Ja enviei por email o diagrama do chassi sem retoques.

Valeu
Osvaldo J. Filho

Osvaldo,
Manda o diagrama sem retoques pra mim também?
Onde conseguiu este diagrama? Estou pensando em fazer um diag. desse tipo pro CJ....

[]´s

10/06/2003, 07:51
Então vo postar logo o diagrama aqui, para o pessoal ter acesso mais rápido. Eu consegui em uma página brasileira de samurai, agora nao lembro qual :(

billj
10/06/2003, 08:24
Valeu Bill, nada de interlagos, :oops: , mas a ideia da barra na frente seria a mesma?

OBS : Ja enviei por email o diagrama do chassi sem retoques.

Valeu
Osvaldo J. Filho


Obrigado pelo desenho.

Sim, a idéia da barra seria a mesma. Pode até bolar alguma coisa com a barra original.

Mas ainda acho que não vai ser preciso....... :wink:

Jqest
10/06/2003, 13:50
Talvez este sistema que foi instalado no Vitara funcione em seu Samurai.

10/06/2003, 21:38
Ae galera!

Boas noticias. Tirei hoje o Arroz (meu Samurai, heh) da oficina. SPOAdo, e tudo que tinha que fazer como tirar ferrugem, refazer caixa, etc. E o melhor, o mecânico conseguiu adaptar a barra estabilizadora dianteira, e ela continua la, segurando as pontas.

Andei com ele hoje, não fiz curvas a 120 km/h, mas pisei bem e o carro respondeu bem legal. Nao ficou nem mole pros lados, e bem firme na direção. Ainda falta alinhar e balancear as rodas, mas isso só farei quando pegar meus arrrrrrentinos (pneus) para colocar no branquelo. É, ainda estou com os finos pneus originais 205 do Samurai!

Ja irei adesiva-lo amanha com alguns adesivos que mandei fazer (inclusive um ninjazinho, ficou bem legal). Pena que não recebi os adesivos do forum ainda! Vao ficar em lugar de destaque, juntamente com os da JIPENET, pq sem a galera que me ajudou tanto, eu não conseguiria aprender tanto o que eu aprendi em tão pouco tempo, ou teria feito uma (grande) burrada.

Agradeco ao amigo Jqest, a dica será de muito valia, já esta na lista dos meus "upgrades".

Valeu!

guiproenca
29/05/2012, 16:11
Opa, teria como me enviar esse diagrama também por gentileza..
Obrigado..