PDA

Ver Versão Completa : Roda livre esquentando é problema?

tio_mica
21/08/2008, 15:22
Olá amigos, venho à voces com uma duvida: Estou procurando uma hilux sr5 aqui na cidade de Porto Alegre, emfim, fui hoje ver uma e estava muito boa, ano 99 107mil km motor redondinho, emfim tudo em cima, mas uma coisa me deixou encucado, fui girar as rodas livre para ver se tava trocando legal, mas o bagulho tava bem quente, digo assim, dava pra aguentar o calor na mão, mas era de doer, então vai lá a pergunta? isso é normal?
Considerando que o veiculo pegou bastante trafego para chegar onde eu fui e tal poderia ser calor dos proprios freios? detalhe que o resto da roda só tava morninho... Então é normal esquentar assim?
Abraços

tio_mica
22/08/2008, 00:09
ninguem? :-|

Spina4x4
22/08/2008, 09:20
esquentar um pouco é normal, pois existe atritos... rolamento do cubo, pastilha de freio com o disco...
agora caso esteja aquecendo muito, pode estar com os rolamentos de rodas presos...
isso faz esquentar o cubo, gerando calor nas rodas livres...

ojaneri
22/08/2008, 09:31
Pode ser pastilha nova muito proxima do disco, que gera calor e transmite para as partes proximas, nesse caso roda livre.

Vinicius4x4
22/08/2008, 10:12
Bom dia a todos.......
olha, concordo com o que foi dito até o momento, e acrescentaria ainda que pode ser falta de graxa( lubruficação) da homocinética ou até mesmo da RL.

seria bom, vc leva-la em um mecânico, para tirar a dúvida...........

abraço a todos

tio_mica
22/08/2008, 11:09
Beleza vou levar num mecanico mesmo, mas me digam , ali na roda livre vai apenas graxa ou vai oleo tambem?
abraços

joão k. chikui
22/08/2008, 12:33
Graxa fininha e bem pouca , senão a própria graxa impede o movimento da peça que trava a roda, impedindo que entre no 4x4.
Acho que o calor deve ser dos discos. As rodas por ter o material mais fino , dissipam mais rápido. A parte de cubo demora bem mais para esfriar.