PDA

Ver Versão Completa : Trocar o condensador do A/C pode melhorar o desempenho!!!

AlbertoSato
21/08/2008, 15:14
Olá a todos...!!!!
Pessoal, fiz uma viajem longa esse final de semana e pude notar uma coisa

Viajei p o litoral aki do estado e la conheci um cara que tem uma Ranger 2.8, em bom estado e tal, ate ai tudo bem, mas quando andei no carro notei na primeira acelerada q o carro era mais rapido q o meu, principalmente na estrada acima de 110km/h.Relatei isso ao dono do carro e ele disse q nunca mecheu na BI ou na turbina.

Levantei o capô do carro e ai estava o segredo, ele tinha retirado o condensador do A/C q estava com problemas.

Esse condensador fica na frente do intercooler obstruindo de certa forma a passagem do ar atmosferico para o intercooler, quando se liga o A/C o desempenho piora um pouco devido passar ar muito quente pelo condensador, o vento termina levando ar em temperatura alta para o intercooler!
Constatei que o intercooler "de cara" para o vento melhora muito o desempenho, pois consegue resfriar muito mais do que estando atras do condensador.
Poderiamos pensar em fazer alguma modificação para essa melhora!

Trocar o condensador, pois com outro q nao fique na frente do intercooler conseguiriamos grandes resultados!!!
Ou no proprio condensador retirar aquelas palhetas deixando so os tubos, claro que so na parte que fica em frente ao intercooler!!

Rogerinho
21/08/2008, 18:24
Opa,

Eu realmente não sei se meu condensador é original, pois fica na frente do radiador...não tapa nem por 1mm o intercooler!!!(NOTA: Meu motor é o HSD2.5 Euro I)

Tenho duas sugestões pra vc:

I) Não sei exatamente o tamanho do condensador, mas vc poderia passa-lo pro vão que possuimos no PC dianteiro!!!O contra é que provavelmente impedirá uma quantidade maior de ar para refrigerar o radiador...!!!(NOTA: Não optaria por isso!)

II) Fazer uma modificação no seu intercooler, passando-o para esse mesmo vão do PC dianteiro...a quantidade de ar frio vai ser imensa e vais ter com toda certeza um melhor desempenho que a de seu conhecido!!!O contra é que vai ter um maior lag, já que o caminho que o ar pressurizado irá percorrer até os cilindros vai ser consideravelmente maior...não teras uma resposta tão ligeira quando acelerar, mais vai ficar mais forte!!!Essa é uma modificação que pretendo fazer...porém não com o intercooler OEM, pretendo usar um sob medida aproveitando a maior quantidade de espaço possível...

Um forte abraço

Edintruder
21/08/2008, 18:30
Alberto,
A tua Ranger já teve a correia dentada trocada?
É possível que o mecânico não deixou o ponto em 0° como se espera, o que deixa o motor muito morto mesmo...
É muito comum pegar Rangers que estão mortas justamente porque os mecas que metem as mãos não compram as ferramentas adequadas para ajustar o ponto do volante exatamente no sincronismo da BI, com a injeção em cerca de 2° atrasado pode parecer pouco e nem influencia no trabalho normal do motor, porém a perda de torque é sensível sim.

AlbertoSato
22/08/2008, 01:40
Edin,
A correia foi trocada, ja faz um tempo, mais foi trocada na autorizada ford!
O carro ta com um bom desempenho, viajei p o litoral, la andei na areia bem fofa e o carro se saiu bem, ate desatolei uma D20 q estava com parachoque traseiro encostado no chão, puxei ela o dono num teve nem o trabalho de ligar o carro.

So que encontrei essa Ranger que notei essa diferença,andando mais e sem o condensador na frente do intercooler.

Notei que ela ficava mais agil acima dos 110km/h onde a quantidade de vento eh muito grande na frente do carro!!!!