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Ver Versão Completa : CJ-3A/2A - Motor de partida e carburador



netuno
20/08/2008, 22:13
Duas perguntas aos proprietários de CJ's 2A/3A, GPW, MB, M38, que como eu ainda insistem em manter em seus jeeps o motor original (L Head 134 Go Devil):

1. Qual motor de partida pode substituir o original ? No meu caso tenho um Auto Lite MZ-4162 com impulsor (bendix) de 9 dentes para cremalheira de 124 dentes. Este arranque foi convertido para 12V e adaptado um solenóide para partida na chave. Na realidade acho que foi feita uma "meia sola", pois o induzido é o original de 6V. Está funcionando "bem", mas pela dificuldade de encontrar componentes, gostaria de saber se existe(m) substitutos para ele, sem que seja necessário mudar a cremalheira pois a minha é zero bala.

2. Qual carburador é sugerido para um bom desempenho aliado a uma melhora na economia de combustível, se é que isso possa ocorrer? Atualmente uso um Solex de fusca.

Embora as perguntas sejam sobre assuntos diversos (elétrica e alimentação) o tema relaciona-se pois trata-se do mesmo motor e sei que são poucos no fórum que ainda rodam com ele. Daí aproveitar o mesmo tópico.

Obrigado pela ajuda que puderem dar.

Abc.

otavio_gomes
22/08/2008, 16:03
Duas perguntas aos proprietários de CJ's 2A/3A, GPW, MB, M38, que como eu ainda insistem em manter em seus jeeps o motor original (L Head 134 Go Devil):

1. Qual motor de partida pode substituir o original ? No meu caso tenho um Auto Lite MZ-4162 com impulsor (bendix) de 9 dentes para cremalheira de 124 dentes. Este arranque foi convertido para 12V e adaptado um solenóide para partida na chave. Na realidade acho que foi feita uma "meia sola", pois o induzido é o original de 6V. Está funcionando "bem", mas pela dificuldade de encontrar componentes, gostaria de saber se existe(m) substitutos para ele, sem que seja necessário mudar a cremalheira pois a minha é zero bala.

2. Qual carburador é sugerido para um bom desempenho aliado a uma melhora na economia de combustível, se é que isso possa ocorrer? Atualmente uso um Solex de fusca.

Embora as perguntas sejam sobre assuntos diversos (elétrica e alimentação) o tema relaciona-se pois trata-se do mesmo motor e sei que são poucos no fórum que ainda rodam com ele. Daí aproveitar o mesmo tópico.

Obrigado pela ajuda que puderem dar.

Abc.

oh grande deus do Mar!

O motor Go Devil foi utilizado nos seguintes veículos:

MB e GPW até 1945
CJ2
CJ2A até 1948
CJ3A até 1953
DJ3A até 1964
M201 de 1955 a 1967

Os modelos americanos MB, GPW e CJs utilizaram carburadores Carter

Os modelos franceses utilizaram carburadores SOLEX segundo os manuais abaixo.

carburador Solex
http://ourworld.compuserve.com/homepages/Jeep_Man/solex1.htm
http://ourworld.compuserve.com/homepages/Jeep_Man/solex2.htm
http://pagesperso-orange.fr/m201/Solex32PBIC.htm

O meu CJ3A com placa preta http://jeepdootavio.blogspot.com/
usa carburador SOLEX específico para esse motor http://photos1.blogger.com/img/114/6502/1024/foto0026.jpg

Esse carburador, comprei na arcoplec em São Paulo há uns 10 anos atrás.

O carburador do Fusca não deve ser utilizado no Jeep pois embora você consiga boa marcha lenta, em alta a mistura fica muito pobre e ocasionará superaquecimento.

Em Tempo o meu Jeep faz 7 KM/l de gasolina

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Na mudança de 6 para 12 volts é normal que o motor de partida continue com o induzido de 6 volts sem que isso gere problemas uma vez que o motor de arranque funciona por poucos segundos.

O impulsor do motor de arranque para o Jeep CJ3A existe à venda na Agromotor.
O motor de arranque do Meu Jeep foi adaptado há mais de 30 anos e eu não sei de que carro ou caminhão é.

Um grande abraço,
Otávio
Jeep CJ3A em Lagoa Santa.

netuno
23/08/2008, 00:24
Blz Otavio, obrigado por sua resposta!

Com relação ao carburador Solex, qual a referencia (modelo) do que vc instalou no seu CJ ? Vc já havia me falado ano passado do problema em usar o solex do fusca (mistura pobre etc...). Pouco tempo atrás tb o Kim (do forum) me aconselhou retirar o carburador e sugeriu um do corcel antigo. Mas nao tenho a referencia deste carburador e tenho receio em comprar errado.

Atualmente estou reformando (quase geral) a T90 e Dana 18, e qdo terminar vou pensar na troca do carburador. Já comprei a ignição eletronica (Ignitor/Pertronix) e espero desta forma alcançar um pouco de economia de gas.

Qto ao starter, o meu jeep usa o MZ-4162 com impulsor de 9 dentes e cremalheira de 124 dentes. Observe que os CJ-3A utilizam mais de um modelo de starter, criando uma certa dificuldade em comprar um impulsor correto para os nossos jeeps.

Veja aqui:
http://www.cj-3a.com/Starters&Ringgears.htm (http://www.cj-3a.com/Starters&Ringgears.htm)

http://www.g503.com/forums/viewtopic.php?t=89097&highlight=flywheel+124+teeth (http://www.g503.com/forums/viewtopic.php?t=89097&highlight=flywheel+124+teeth)

Por isso minha pergunta sobre um arranque para ser adaptado. Vamos ver se alguem do forum pode responder sobre um substituto dos originais.

Gde abc

fm_fowi
24/08/2008, 04:01
Boa noite Netuno,
Boa noite Otavio,

Parabéns pelos jipes!

Otavio sobre esse carburador Solex M32 PBIC vc sabe se ele chegou a equipar algum carro nacional?
Eu estou querendo tirar há tempos o carburador do meu 51 mas nunca ninguém tinha dado com tanto detalhes um modelo de carburador que sirva com perfeição no 51 a não ser o carter que eu não consegui achar.


Netuno, acho no meu ponto de vista um jipinho fazendo 7km/L está bem economico! se colocar ignição eletronica vai melhorar mais ainda. Ai dá uma passada aqui e conta pra gente como ficou!

No meu eu pensei em troca o motor de arranque durante uma epoca devido a dificuldade de arrumar oo bendix original.
Lembro q até cheguei a testar um que cabia com poucas modificações, se não me engano era o do motor 4cc OHC.
Mas no final desisti e dexei o originalzinho com partida no pedal ainda!
Não tem coisa mais show que isso, sem contar que é praticamente impossivel que alguem consiga levar meu jipe a não ser eu msm!

Grande abraço!

netuno
26/08/2008, 19:14
Otavio e fm_fowi,

Aquele carburador SOLEX 32PBIC que aparece no site indicado pelo Otavio é de corpo duplo, não é mesmo ?
O do jeep do Otavio é corpo simples pelo que observei na foto. Será a mesma referência ? Ouvi falar que tem um que equipa o Corcel I (1968...?) que vinham com motor Renault que servem no Go Devil, mas nao tenho a referencia. Nao sei se é Solex ou Weber.

fm, meu jeep qdo comprei (abr/07) já estava com partida na chave, porisso não posso ter o gostinho de ligar no pé...

Há alguns dias tive que trocar disco e platô de embreagem e o mecanico falou que a cremalheira tava f... Não consegui a de 124 dentes no BR e tive de importar uma. O meu medo é que o bendix vem, ás vezes, dando umas arranhadas na hora da partida e possa detonar (com o tempo) minha cremalheira novinha.
Tô usando um bendix do caminhão GM 1946 da Zen!!!. Igual o da foto abaixo (este é o que estava no jeep qdo comprei). Coloquei há um ano. O original pro meu arranque, segundo informação que consegui no G503 é o autolite MCL-3098 (9 dentes). Procuro há um ano no ebay, e consegui pouco tempo atrás um MCL-3098A(foto 3). Por via das duvidas comprei mas ainda não instalei, pois to com motor, caixa e reduzida tudo no chão há 50 dias, esperando peças. É ruim, não?
Daí que eu precisava saber se existe um outro arranque que sirva no Go Devil (com cremalheira 124 dentes, né). Por prevenção.

Otavio, já tinha lido tb que o starter pode ser de 6V desde que não force demais o arranque. Por isso que o meu é uma mistura de induzido de 6 com solenoide de 12, uma confusão total, mas tá funcionando.

Gde abc

otavio_gomes
27/08/2008, 10:04
Otavio e fm_fowi,

Aquele carburador SOLEX 32PBIC que aparece no site indicado pelo Otavio é de corpo duplo, não é mesmo ?
O do jeep do Otavio é corpo simples pelo que observei na foto. Será a mesma referência ? Ouvi falar que tem um que equipa o Corcel I (1968...?) que vinham com motor Renault que servem no Go Devil, mas nao tenho a referencia. Nao sei se é Solex ou Weber.

fm, meu jeep qdo comprei (abr/07) já estava com partida na chave, porisso não posso ter o gostinho de ligar no pé...

Há alguns dias tive que trocar disco e platô de embreagem e o mecanico falou que a cremalheira tava f... Não consegui a de 124 dentes no BR e tive de importar uma. O meu medo é que o bendix vem, ás vezes, dando umas arranhadas na hora da partida e possa detonar (com o tempo) minha cremalheira novinha.
Tô usando um bendix do caminhão GM 1946 da Zen!!!. Igual o da foto abaixo (este é o que estava no jeep qdo comprei). Coloquei há um ano. O original pro meu arranque, segundo informação que consegui no G503 é o autolite MCL-3098 (9 dentes). Procuro há um ano no ebay, e consegui pouco tempo atrás um MCL-3098A(foto 3). Por via das duvidas comprei mas ainda não instalei, pois to com motor, caixa e reduzida tudo no chão há 50 dias, esperando peças. É ruim, não?
Daí que eu precisava saber se existe um outro arranque que sirva no Go Devil (com cremalheira 124 dentes, né). Por prevenção.

Otavio, já tinha lido tb que o starter pode ser de 6V desde que não force demais o arranque. Por isso que o meu é uma mistura de induzido de 6 com solenoide de 12, uma confusão total, mas tá funcionando.

Gde abc

O carburador SOLEX 32PBIC que indiquei é de corpo simples.
No caso do carburador para o Jeep existe uma flange (anel) em cima do carburador para permitir a conexão entre o carburador e o tubo vindo do filtro de ar original.

Sobre o Corcel -> realmente é um carro da Renault, mas o motor é 1,4 l e não é de alto giro. O motor do Jeep é de 2,2 l e rotação máxima por volta de 4.000 rpm.
Provavelmente o carburador do corcelzinho não dará conta de alimentar o motor em marcha elevada, a mistura ficaria pobre.

Apesar de já ter dito que os mecânicos da oficina de carburadores não conhecerem exatamente o 32PBIC não tiveram dificuldades em sua manutenção

As imagens abaixo mostram o carburador que tenho em meu Jeep sem a flange que citei.

-----------------------------------------------

Sobre o gostinho de ligar no pé, você pode instalar uma chave elétrica de pedal em paralelo com a ignição e dar partida no pé.

O meu CJ3A tem essa chave (de trator) e posso fazer a partida no pé ou na chave.

Um abraço,

Otávio.

Marcos ET
28/08/2008, 11:37
PessALL, bom dia!

Bom, tou vendo aqui que vcs gostam do Jeep o mais perto do original nao é mesmo? entao nao sei se minha contribuição será de grande valia.. porém, nao me custa falar...

Usei muito tempo (uns vinte anos) o incrível motor Continental 442 GoDevil com carburador Solex do fusca (tenho a flange até hoje, de recordação) e cheguei até mesmo a pegar estrada com o jeep (Bragança Paulista - Rio de Janeiro) sem grandes problemas... porém, sofri algumas vzs com o tal problema de superaquecimento... só que até agora, ainda nao tinha relacionado isso com a provável mistura pobre em RPM mais elevada.... ainda mais pq na época, meu CJ3A com pneus AT 750x16 fazia em média 8km/l na cidade e uns 10km/l na estrada... era um "sonho" de tao bom!

Porém, vendo agora esta possibilidade de aquecimento por insuficiencia na carburação, outras alternativas para o jeep do Netuno vieram à minha cabeça:

1. Carburador SOLEX (corpo simples) que vc já usa, com obturador e glicheur maiores;
2. Carburador SOLEX (corpo simples) utilizado no Passat;
3. Carburador DFV (cortpo simples) utilizado nos Jeep OHC, Opala, etc...

O primeiro ítem é mais simples, basta trocar as peças internas do carburador....
O segundo ítem objetiva um pouco mais a economia... este carburador do passat parece uma versao "maior" do mesmo carburador que vc já usa, pode resolver a questao da mistura pobre em comprometer muito o consumo...
O terceiro ítem é mais "genérico"... pelo menos aqui onde eu moro, é mais fácil de encontrar estes carburadores... e eles são bem maiores que o original do fusca, porém, a cilindrada de um motor GM151 é bem mais próxima à do Continental 442, que também é relativamente próxima à do OHC Geórgia...

De todas as alternativas que eu postei, ainda fico com a troca de glicheur do SOLEX que vc já tem, adoro este carburador! pela sua simplicidade, é de fácil manutenção e em mais de vinte anos, nunca me largou na mão...... se vc trocar o gliheur por outro maior, a questao da mistura pobre pode ser minimizada..... até onde eu sei, estes motores continentais esquentavam muuuuuito até mesmo com o carburador original, entao nao sei se este trabalho todo pra trocar de carburação vai prevenir o aquecimento.... se vc já usa e nao tem "cabeça quente", entao, na minha opinião, tá ótimo...

Quanto ao motor de arranque... bom, nao sei falar pra vc, pois sempre usei o original... mas se vc tiver necessidade de trocar ele, bom, uma receita simples adotada por um amigo aqui do Jeep Clube foi contar os dentes do Bendix e ver qual seria outro motor de arranque com a mesma numeração... no caso dele (motor OHC) o motor de arranque do CORSA serviu muito bem! alias, muuuuuito melhor que o original.... ele só teve que mudar um pouco a furação da carcaça do motor de arranque para servir no lugar do antigo....

netuno
29/08/2008, 09:15
Fala Marcos, toda a contribuição sempre é de grande valia.

Acho que enquanto der para usar como original vale a pena, em se tratando de um jeep 51 para passeio, pescarias e umas poucas aventuras pelas dunas e estradas "encharcadas" ( com lama mas não aquelas de engolir o jeep). Quando falo em original, é um original, digamos uns 90%, pois o meu tem freio a disco diant, pedaleira em cima, pneus 750x16 e o carburador do fusquinha. O filtro de ar banhado a óleo é VW, acho que da kombi???

Então, vou experimentar seu conselho e dar uma melhorada neste carburador mesmo. Vou ver o que acontece, depois posto aqui no forum. Tô gastando um p... $$$ na caixa e reduzida, melhor optar por uma solução + econômica no carbura.

Qto ao arranque acredito mesmo que devem existir opções, desde que a adaptação seja feita por um eletricista competente.

Abc a todos e um gde FS.

netuno
29/08/2008, 11:12
Fala Marcos, toda a contribuição sempre é de grande valia.

Acho que enquanto der para usar como original vale a pena, em se tratando de um jeep 51 para passeio, pescarias e umas poucas aventuras pelas dunas e estradas "encharcadas" ( com lama mas não aquelas de engolir o jeep). Quando falo em original, é um original, digamos uns 90%, pois o meu tem freio a disco diant, pedaleira em cima, pneus 750x16 e o carburador do fusquinha. O filtro de ar banhado a óleo é VW, acho que da kombi???

Então, vou experimentar seu conselho e dar uma melhorada neste carburador mesmo. Vou ver o que acontece, depois posto aqui no forum. Tô gastando um p... $$$ na caixa e reduzida, melhor optar por uma solução + econômica no carbura.

Qto ao arranque acredito mesmo que devem existir opções, desde que a adaptação seja feita por um eletricista competente.

Abc a todos e um gde FS.

Marcos ET
29/08/2008, 12:15
Blza entao netuno!
eu mesmo usei este carburador com glicheur original do 1600 por anos! andando "normalmente" (sem forçar) o jeep nunca deu problemas... foi só alegria. Detalhe, usei com filtro de óleo do JC3A mesmo...

Uma outra coisa que eu me lembrei agora... estes motores continental tinham uma chave que controlava o ar-quente sob o coletor do carburador (uma alavanquinha bem no coletor)... para dias normais (sem muito frio), acho que vc pode andar com ela fechada, ou meio fechada, que nao dá problema...

Mais um detalhe importante! (que nao tem nada a ver com este tópico) estes motores tem uma válvula que é fixada na tampa da regulagem da folga das varetas do comando de válvulas... é uma peça circular com um "cano" metálico que fica apontado para baixo... quando ela dá problema, o óleo do cárter começa a acumular água da umidade do ar... bom ficar sempre de olho nela!

felipe kowalski
29/08/2008, 16:42
Netuno,
eu ja importei varios motores de arranque deste modelo(ver foto em anexo), usa a furação original da caixa seca do 51, cremalheira original etc e tem tudo novo e 12, com motor de alto torque etc tal como um arranque de carro moderno, não precisa nenhuma adaptação no jeep, pois até os cabos tem tamanho suficiente para serem ligados.

Abração
Felipe Kowalski

netuno
29/08/2008, 17:59
:(Acho que tá havendo algum problema com a atualização do topico pois nao consegui ler ao abrir o topico as msgs postados pelo Marcos ET (hoje 12:15) e pelo Felipe Kowalski (hoje 16:42).

So estou conseguindo ler qdo abro a pagina para respostas

?????

netuno
29/08/2008, 18:14
Agora consegui ler as msgs.

Marcos, pode deixar que vou experimentar melhorar este carburador.
Obrigado pela dica da válvula, eu nao sabia da existencia dela.

Felipe já havia visto este tipo de arranque no site do Jungle's Jim (willysjeepparts.com) mas custa uma paulada de $315, mais frete, mais imposto. Acho que vou ficar com o meu velhinho por enquanto.

Valeu!!!

Denis Takashi
30/08/2008, 23:51
Marcos,

Bom, não leve à mal, mas esta "válvula" presente na saída do coletor de escape, até onde eu sei era usada para aquecer mais facilmente o motor em sua primeira partida do dia, e desta forma economizar tempo e gasolina. Era uma "inovação" da época, pois era automático, ( Nos CJ3 que observei até hoje, a alavanca fica parada em marcha lenta e "desarma" quando se acelera) ou seja, não deve ser "mudada" de acordo com o dia ... Creio que o princípio é uma borboleta, igual à dos freio motor de caminhões, que obstrui o fluxo de gases, resultando assim em aquecimento.

Netuno,

Se não estou enganado, um amigo meu adaptou um arranque de Jeep ( não sei se OHC ou BF) no Go-devil, segundo ele foi necessário cortar e soldar novamente o "focinho " do arranque para que ficasse na posição de funcionamento do arranque original. Se eu não esquecer, da próxima vez que o encontrar, pergunto-o à respeito.

Abraços

netuno
31/08/2008, 20:10
Valeu Denis,
Vou levar o meu arranque amanhã no eletricista (tá fora do motor) pra dar uma limpeza geral e reinstalar. Mas sempre é bom saber as alternativas para o arranque original, pois não tem coisa mais chata que ter de ficar empurrando pra pegar no tranco, né ?

Abcs

Marcos ET
01/09/2008, 11:19
Marcos,

Bom, não leve à mal, mas esta "válvula" presente na saída do coletor de escape, até onde eu sei era usada para aquecer mais facilmente o motor em sua primeira partida do dia, e desta forma economizar tempo e gasolina. Era uma "inovação" da época, pois era automático, ( Nos CJ3 que observei até hoje, a alavanca fica parada em marcha lenta e "desarma" quando se acelera) ou seja, não deve ser "mudada" de acordo com o dia ... Creio que o princípio é uma borboleta, igual à dos freio motor de caminhões, que obstrui o fluxo de gases, resultando assim em aquecimento.

Abraços

Falae Denis, blza?

Cara, claro que eu posso estar errado... pois do meu antigo GoDevil nao sobrou muita coisa além da saudade... mas recorrendo à memória, esta alavanca nao era automática no meu CJ (claro que eu posso ter convivido durante anos com ela defeituosa e nao saber)... e quanto à função de "aquecer mais facilmente o motor"... bom, isso geralmente era necessário em dias frios! rsrsrsrs acho que estamos falando "mais ou menos" a mesma coisa, só que usando palavras diferentes.... fora a questao do "funcionamento automático", que eu nao me lembro de ser assim, acho que tal sistema pode influir no rendimento desta carburação (SOLEX do Fusca) e por isso nao custaria dar uma verificada em seu funcionamento!

PessoALL, ter um Continental 442 funcionando sob o capô do jeep nao é pra qualquer um! tem que dedicar carinho e atenção a este veterano!! parabéns a vcs!

otavio_gomes
08/09/2008, 11:38
Agora consegui ler as msgs.

Marcos, pode deixar que vou experimentar melhorar este carburador.
Obrigado pela dica da válvula, eu nao sabia da existencia dela.

Felipe já havia visto este tipo de arranque no site do Jungle's Jim (willysjeepparts.com) mas custa uma paulada de $315, mais frete, mais imposto. Acho que vou ficar com o meu velhinho por enquanto.

Valeu!!!

São duas válvulas:

a primeira, aquece o coletor de admissão com os gases do escapamento enquanto o motor está frio. tem uma mola em forma de espiral e uma massinha que trabalha com a força da gravidade. quando está frio, a massinha abre a válvula e os gases do escapamento esquentam o coletor de admissão. Quando aquece, a mola em forma de espiral levanta a massinha e fecha a válvula de forma que os gases do escapamento não aquecem mais o coloetor de admissão.

a segunda válvula é da ventilação do carter do motor. Serve para ventilar internamente o motor e encaminhar os gases de dentro do motor para serem queimados junto com a mistura. Quando essa segunda válvula apresenta defeito, não se consegue regular a marcha lenta.

O motor do opala tem os dois tipos de válvulas encontradas no motor Go Devil do Jeep.

a página 23 do manual do CJ3A informa sobre a válvula:
"CONTROLE DE AQUECIMENTO DO COLETOR O coletor foi feito de tal maneira que possa utilizar os gases do escapamento para aquecer rapidamente o coletor de admissão, reduzindo o tempo de utilização do afogador após ligar um motor frio e tornando o o motor mais flexível durante o período de aquecimento. A válvula reguladora de calor, Fig. 9, controla a quantidade de gases do escapamento que aquecem o coletor de admissão facilitando a vaporização do combustível. Esse controle é totalmente automático. O eixo da válvula deve girar livremente no coletor sempre. Note que a mola termostática N° 7 deve ser montada sobre o seu apoio N° 8."
a página 22 tem a figura 9

A página 25 tem a imagem da válvula de ventilação do motor e as páginas 25 e 26 explicam seu funcionamento.
"VENTILAÇÃO DO MOTOR. O sistema de ventilação do cárter fornece uma ventilação positiva que reduz ao mínimo a formação de fuligem. Em operação (veja Fig. 12) o ar limpo flui do filtro de ar por um tubinho até o tubo de abastecimento de óleo do motor, segue por dentro do cárter e comando de válvulas para o coletor de admissão. Todos os vapores no cárter são, assim, carregados para o coletor de admissão e queimados. A ventilação positiva reduz a temperatura do óleo e a formação de condensação de água. O fluxo de ar é controlado no coletor de admissão pela válvula de controle. Certifique-se que não haja entradas falsas de ar entre o filtro de ar e o tubo de abastecimento de óleo e que a vedação da tampa do tubo esteja em boas condições. Conserve sempre a tampa firmemente fechada. Ao regular o motor, remova a a vávula de controle e limpe-a inteiramente. Se esta válvula estiver incrustada de carvão, o sistema de ventilação do motor não funcionará e, se a válvula não fechar, será impossível fazer a regulagem da marcha lenta."

Um abraço,

Otávio.

Trips
20/04/2017, 10:26
Olá Galera... Estão todos vivos???? Estou com essa questão chata de motor de arranque do motor Go Devil / Continental... Depois de tantos anos...alguém tem uma solução para utilizar um motor de arranque mais moderno no motorzinho do willys 51?
Obrigado.

Aristides Jr
10/11/2017, 10:57
Olá pessoal! Resolvi o funcionamento do meu Go Devil com dois carburadores fusca 1200! Radiador original com colméia de 3 carreiras! Motor de partida é original no pé 6v funcionando com 12v a 30 anos, acho difícil ter um problema que não dê para recuperar! Vale a pena manter o original, com 12v ele propícia uma ótima partida! Se fosse adaptar algum acho que tentaria unir um de corsa no focinho do original.
553518

Marcos ET
10/11/2017, 16:58
Olá Galera... Estão todos vivos???? Estou com essa questão chata de motor de arranque do motor Go Devil / Continental... Depois de tantos anos...alguém tem uma solução para utilizar um motor de arranque mais moderno no motorzinho do willys 51?
Obrigado.

Alguns Vivos, outros TIM, alguns CLARO... rsrsrs

Rapaz, se seu motor de arranque estragou, acho que seria uma opção viável procurar uma empresa que possa rebobinar os induzidos. Agora se o problema forem escovas, daih já não sei, não me lembro mais como eram. Se fosse um motor mais novo (opala, AP, etc.) valeria a pena sair adaptando, mas como se trata de um continental, creio que seria mais negócio manter a originalidade mesmo. As vezes as novas tecnologias para rebobinagem de induzidos pode dar um novo folego para a velha carcaça do arranque do continental. quem sabe?


Resolvi o funcionamento do meu Go Devil com dois carburadores fusca 1200! 553518

Cara, ficou lindo demais! Sempre quis fazer isso com meu atual motor GM151 (um carburador para cada entrada de admissão do cabeçote), mas questõe$$ filosófica$$ me impediram de ir em frente. Acabei comprando um SEIE H34 zero km original daquele motor. rsrsrs

Grande abraço!!

Aristides Jr
23/11/2017, 10:33
Olá Marcos ET! Valeu mesmo! Que bom que gostou da dupla!
Sabe que foi até um projeto barato! Estes carburadores de fusca acho que tem o menor preço do mercado e são fáceis de limpar e reparar!
No seu caso este carburador H34 que está no seu motor, é ótimo! Acredito ser o melhor para ele! Lembro quando começaram a sair nos opalas, voce notava a diferença dos que já vinham com ele!
Falando em carburador uma época cheguei a instalar e funcionar o meu motor com um carburador de Opala era o DFV 446! Não funcionou bem porque o carburador era a alcool e eu tentava fazer funcionar com gasolina! (Que burrada né) Ainda tenho este caburador e a frange. As vezes penso em tentar novamente com alcool.

Marcos ET
23/11/2017, 12:25
Aristides, pois eh! ficou ótimo!! No meu modelo, eu ainda pensei em colocar dois filtros da brasília sobre os carburadores.. rsrsrsrs mas com o H34 acabou morrendo o assunto, pois o carburador é excelente mesmo.

Acho que não é uma boa ideia funcionar o GoDevil com álcool... pode ser que resseque e corroa as sedes das válvulas e outros componentes internos que não resistiriam a corrosão do álcool.

Quando eu tinha meu Continental, usava apenas um carburador da kombi 1.600 simples e nunca tive problemas. O motor era até econômico (fazia uns 7km/l na cidade e uns 10 na estrada, com pneus 750x16).

Aristides Jr
25/11/2017, 11:50
Iria ficar bacana com dois filtros! Eu ainda utilizo o original, banho de óleo, mas e as "muflas" são de WV Variant, As vezes penso em construir uma "mufla" única para os dois carburadores e uma tubulação mais atrás, A idéia é desentulhar para valorizar a aparência da parte de cima do motor. Na linha do Chip Foose que sempre diz que o motor tem que parecer um diamante numa caixa.

Aristides Jr
25/11/2017, 11:59
Sobre o alcool considero mais limpo, se voce se molhar com a gasolina, não sai o cheiro, o do alcool é até gostoso! Acho que não deve ser problema para o motor GoDevil, eu segui o caminho do combustível e os mais delicados são Tanque, bomba e o Carburador, Meu tanque já é de plástico, o carburador no caso de adaptara será é próprio (com banho), acho que a bomba demoraria muito para começar a corroer, as sedes de válvulas são direto na carcaça, as guias são metálicas e não tem retentores... Estes motores mais antigos sempre tem um pouco de óleo na câmera. Ainda tenho idéia de testar.