PDA

Ver Versão Completa : Transmissão



Catapano
20/08/2008, 21:49
ola para todos
meu pai comprou um engesa fase 2 num leilão da funasa e veio bem "surrado" a transmissão dianteira ta acabada e eu queria saber se existe uma de outro carro que sirva ou se eu vou ter que comprar uma original:???:

Kim
20/08/2008, 21:59
Para não ter muita dor de cabeça, liga na Rota4x4 e compra o eixo já pronto do Igor!

Para ter uma idéia do serviço que ele faz, olhe nos álbuns de minha assinatura, eu fiz, mais não recomendo a labuta, é complicado!

Abraços.

Kim.

Catapano
20/08/2008, 22:06
valeu pelo toque
mais o preço deles eh muito salgado
vou ver se consigo botar de outro carro pq as cruzetas sao iguais as da F100, C10 e D20

abraços

guilhermeabreu
20/08/2008, 22:24
CATAPANO

Vai pela dica do KIM , eu qdo comprei o meu no leilão , o diferencial dianteiro estava vazio , sem nada , comprei tudo na ROTA , ficou +- em mil e poucos reais , é caro mesmo .

Já que o seu esta tb baleado , compensa comprar na ROTA mesmo sendo o triplo do valor , mas vc irá gastar somente uma vez , pq este eixo do ÍGOR já vem com a bola do diferencial DANA 44 igual ao traseiro e os semi-eixos são mais reforçados .

Se vc colocar de outro carro só vai te dar dor de cabeça e prejuízo . O meu é o original e tenho que trocar a bola do diferencial para o DANA 44 par faciltar na colocação de relações que mais nos adequa .
Ou seja gastei uma vez e vou ter que gastar de novo , só que na época que comprei o meu o ÍGOR não tinha este esquema ainda .

VALE A PENA , vc esta começando agora , e se optar pela sugestão do KIM , vc irá encurtar seu sofrimento , vc já esta pegando tudo mastigado , vai fazer uma vez e pronto , nunca mais vai ter que mexer neste eixo .

Eu tenho sido COBAIA de várias invensões que a gente invnta de fazer para melhorar e na maioria das vezes temos que fazer/refazer várias vezes até chegar a uma conclusão que nos satifaça e toma tmpo e $$$$$$$$$$$$$$ a vontade .

Por ísto que estou me estendendo na minha explicação . Se quer fazer bem feito e uma vez só , vai seguindo a orientação de nós que já passamos por est fase , se por um acaso a grana estiver curta , vai juntando , comprando as peças e por último monta e só paga a mão de obra , é minha dica .

BOA SORTE NA REFORMA E " PARABENS " POR SER MAIS UM ENGESEIRO NA ÁREA . SEJA BEM VINDO . E qquer dúvida é só perguntar que estamos aí para ajudar no que for preciso , esteja a vontade .

ABRAÇO

Catapano
20/08/2008, 22:33
voces tem razão
vou fazer um orçamento na rota(tomara ki num seja muito caro:neutral:)
abraços

guilhermeabreu
20/08/2008, 22:40
CATAPANO

Não se assuste não que vc SÓ ESTA COMEÇANDO , depois que começar a fluir a grana , vc nem vai mais ficar fazendo contas . Faz de conta que não existe contas a fazer , vai fazendo o BICHÃO que depois é SÓ ALEGRIA .

Catapano
20/08/2008, 22:46
Na verdade o meu só falta o eixo que liga a caixa ao diferencial
o grande problema eh ki ele veio capotado mas aki tem um funileiro muito bom que fez a grade do vidro nova e algumas outras partes que estavam podres ou amassadas

mais a questão de ter ki ficar barato eh ki meu pai com prou esse carro à uns dois anos e nunca rodou ai como eu passei vestibular ele me deu ai eu to reformando.É um fase-2 1988 e eu quero botar um perkinho ki eu tirei de uma D10(resumindo a grana pa acabar a reforma ta curta) ele so falta a mecanica e transferir pra diesel logo eu posto umas fotos pra voces

Ta ficando bom!!!!!!

Abraços e obrigado pela dica

guilhermeabreu
20/08/2008, 23:07
CATAPANO

Parabens pela vitória no vestibular . Passou no vestibular para que ?

Vc é um privilegiado , aí em FEIRA DE SANTANA-BA , é um dos lugares que tem um dos maiores desmanches de carros aí na BAHIA , vc vai poder equipar seu BICHÃO com muito pouca grana , ex: Dir. hidr. do opala , feio a disco na traseira , etc/etc e tal .

Catapano
20/08/2008, 23:28
Obrigado, passei para engenharia civil aki na UEFS:mrgreen:


eh, o desmanche aki eh bem grande,mas em relação a opala nem se compara a uma cidade vizinha,Santo Estevão, la é uma febre de opala, a DH saiu por 175 reais e a instalação eu vou fazer na oficina de meu pai (essa DH foi um achado era de uma caravan 90 ki capotou ai eu conhecia o cara e ele fez esse preço bom:grin:)
As peças de opala subiram demais depois ki começou a aparecer uns engesa por aki se voce chegar num ferro velho e dizer ki a peça é pra um engesa eles triplicam o preço:-|

abraços

Kim
20/08/2008, 23:31
Caro Catapano!

É o seguinte, se seu jipe está parado amuito tempo, não saia andando com ele, provavelmente moerá os diferenciais.

Abra a tampa, limpe muito bem por dentro e coloque óleo novo, SAE 90 GL5.

Seria prudente tracar o óleo do cambio e t-case também, sendo nesta última, SAE 140 GL5.

Digo isto, pois é comum contaminação com água no óleo, causando mudança na sua composição química e fud... tudo!

Se for trocar o motor, tem que "alongar" a relação, senão o motor urrará a 90km/h!!!:shock:

É que o giro do motor a diesel, principalmente o perkinho, é baixo, em torno de 3.500 rpm, enquanto o opala 4cil e em torno de 4.500 a 5.000 rpm.

Sobre o cardam, é só mandar fazer, aqui no Paraná só a espiga e luva, fica em torno de R$ 240,00 (zeradas), depois tem o tubo e suporte de cruzeta, lembrando que a luva deve ficar do lado da t-case, e não do eixo.

Grande Dr. Guilherme!

Notei que reparou minha ausência!

É que tenho ascessorado meu sogro (candidato a prefeito no menor colégio eleitoral do Paraná), e não tenho ficado muito ascíduo ao fórum, mais sempre que acesso, olho todos os companheiros engeseiros.:wink:

Abraços a todos.

Kim.

Ralado/SP
21/08/2008, 09:56
Catapano,

pelo que li, o que está faltando pra vc então é o CARDÃ, pois é ele que liga a tranferância ao eixo... se for isso é bem mais fácil de encontrar.
pra ter uma idéia de preço de peças, entre em contato com a GARRA 4x4 ( eles tem bastante coisa pra engesa, embora o pessola ache que o foco seja jeep ), também tem o CLUBE DA CAMPER ( lá também tem muita coisa de engesa, pois as campers são herdeiras genéticas dos engesas )... mande e-mail, entre nas páginas na net e telefone pra eles pra fazer uma "consultoria" as vezes tem o que vc procura ou simplesmente sugerem coisas viáveis ou dão dicas boas... o custo de um telefonema, mesmo que interurbano, é muiiito menor doque os gastos que temos com a compra de uma peça errada.
Exemplo: esou usando umas peça que são de Toy, foi uma das possibilidades que a ROTA ( na época do saudoso João ), a GARRA e o CLUBE DA CAMPER me indicaram. Hoje ale´m de conversar muito com eles ainda troco "figurinhas" com alguns toyoteiros... informações são muito válidas e tem custo baixo.

Ralado/SP
21/08/2008, 09:58
Aqui vc terá muitas dicas, idéias e palpites... depois sai cotando por aí, na vizinahança ou na net, pra ver onde comprar por um preço melhor.

Abraçones

Ralado

Catapano
21/08/2008, 14:36
[quote=Kim;671846]Caro Catapano!

Se for trocar o motor, tem que "alongar" a relação, senão o motor urrará a 90km/h!!!:shock:

É que o giro do motor a diesel, principalmente o perkinho, é baixo, em torno de 3.500 rpm, enquanto o opala 4cil e em torno de 4.500 a 5.000 rpm.


foi muito bom voce tocar nesse assunto
ja haviam me alertado sobre isso, mas eu não faço ideia de qual carro botar e muito menos qual relação

se voces puderem me ajudar e indicar de qual carro e qual relação eu posso botar eu serei mais grato ainda a todos vocês


ahh e voltando ao assunto do oleo do diferencial,valeu pelo toque mas eu ja revisei o cambio(so precisou trocar as arruelas cicronizadoras)e a transmissão(so precisou de um rolamento e dos retentores, que não foi dificil de conseguir)e agora so faltam os eixos e reparar o motor

abraços a todos!!!

Kim
21/08/2008, 20:22
Bem, sobre a relação para motor a diesel...

Na dianteira, que é D30, colocará a relação do opala 6cil, e no diferencial trazeiro que é D44, colocará a 13x46, lembrando que tem que trocar a caixa satélite também, tendo em vista que o tamanho do pinhão é diferente.

Essa relação é a mesma da D10 GM.

Posw colocar e ficar tranqüilo com referencia a peso/potencia/velocidade/economia.

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
23/08/2008, 00:07
CATAPANO

Se vc optar por esta relação de 13x46 para o DANA 30 dianteiro e a 13x46 do DANA 44 na traseira que o KIM aconselhou ? Tenho estes dois conjuntos completos de coroa/pinhão com as respectivas caixas satélites/planetárias que tirei do meu ENGESA estão aqui só ocupando espaço e posso te vender . A relação 13x46 do DANA 44 é zero bala só rodei uns 5000 km com ela e a do DANA 30 tb esta muito boa .

Se quizer é só falar .

ABRAÇO

Kim
23/08/2008, 10:39
Opa DR. Guilherme!

Grande Catapano!

É isso mesmo, essa é a relação que casa perfeitamente com o perkinho/Q20B.

Pode negociar com o Dr. Guilherme caro Catapano que ficará muito satisfeito com seu jipe.

Abraços.

Kim.

Catapano
24/08/2008, 10:13
kim,

o meu perkinho não é o Q20B, é um menor(a rotação makima eh 3000rpm)naum sei ao certo qual eh a referencia(se naum me engano eh o 4-203).Essa relação pode dar certo nele tambem, ou tem que alongar mais?
[]´s

Catapano
24/08/2008, 10:16
Dr.Guilherme,

se essa relação realmente "casar" com meu pekinho eu tenho interesse nela

abraços

guilhermeabreu
24/08/2008, 15:17
CATAPANO

Fique tranquilo não tenho pressa , espero vc a chegar a conclusão do que é melhor para vc , enqto ísto fica reservado para vc , aguardo o seu sinal de sim ou não sem pressa .

ABRAÇO .

Kim
24/08/2008, 22:31
Caro Catapano!

Coloquei a "/" (barra) entre os dois nomes, pois são dois modelos diferentes, mais com algumas semelhanças (algumas)

No meu entender, pode ficar tranquilo com relação à relação!