Conectar

Ver Versão Completa : CJ5 1977 "Eisengelb"

Leonardo L.
20/08/2008, 21:14
Pessoal, sou razoavelmente novo por aqui - registrei faz algum tempo no fórum, mas não postei muito visto a famosa "correria" diária. De qualquer forma, sempre acompanhei as discussões por aqui, mesmo antes de comprar "a" viatura - quando ainda tinha um tradicional "carro de passeio".

Aliás, as discussões por aqui me ajudaram muito a escolher melhor e a focar nos pontos importantes, além de ter sido num anúncio do fórum que encontrei o jipe que procurava. :smile: Claro que sempre tem aquela "provação", como o fato da viatura estar em São Paulo e eu em Florianópolis - e eu ter ido com minha esposa daqui até lá de ônibus, pra voltar no dia seguinte dirigindo.. claro, também tem a baita tempestade que aconteceu aquele dia de noite.. :shock:... com certeza uma ótima coisa pra contar pros filhos e pros netos daqui uns anos. :concordo:

Sobre a viatura, comprei em 29/02/08 e cheguei aqui no dia seguinte de tarde, mas aí a veio a segunda provação: só consegui terminar de transferir o carro no dia 03/07/08 :shock::evil:. Sabe como é, nessas horas que você mais precisa, nem o despachante nem o DETRAN sabem como fazer.. mas no fim, tudo acabou bem, e até uma LUST foi aberta pra comemorar. :dance:

Enfim, sem mais delongas, a ficha técnica de quando comprei:

- CJ-5 1977 amarelo.
- Motor VW 1.9D Diesel (popular "VW AP Diesel") com Supercharger do Fiesta (a 0.6kg/cm2 máx.) e intercooler.
- Bomba injetora "mecânica" Bosch.
- Câmbio Clark 260F com transferência Willys.
- Pneus BF 33" com alargadores de 3cm.
- Setor de direção VW (hidráulica).
- Freios a disco na frente, servo + cilindro mestre VW, traseira lona.
- Rodas livres manuais.
- Capota Atlântida (conversível).
- Santo Antônio 3" e pára-choques Keko.
- Carroceria de lata com alargadores de pára-lama em fibra.
- Tanque na traseira, com cerca de 60 litros.
- CD/MP3 Player da Buster com módulo e 4 caixas marítimas.

O que foi feito desde então:

- Troquei a relação dos dois diferenciais de 44x9 para 45x11. Agora são 90km/h a 2300rpm, e não mais 2800rpm, o que dá uma diferença muito grande na dirigibilidade e no ruído interno. :concordo:
- Retirei o Santo Antônio da Keko e coloquei uma gaiola completa Maceral de 2" e 1/2, com 3mm de espessura. Ganhei um pouco de espaço interno, mas não gostei muito (nem o mecânico!) de como foram feitas algumas soldas - apesar disso, o conjunto parece estar mais resistente, e com certeza está mais seguro. :palmas:
- Troquei os faroletes de plástico da frente por dois da Donatti, que são de vidro e ficam realmente melhores.
- Instalei uma chave pra acionar manualmente a ventoinha (especialmente útil em subidas muito longas). Provavelmente a termostática também vai precisar de uma atenção logo.
- Coloquei um "pisca-alerta" temporário, com dois relés e um interruptor que tinha sobrando no armário.

O que vai ser feito a seguir:

- Kit eixo flutuante da Ensimec para a traseira, especialmente importante visto leve "empenamento" dos semi-eixos traseiros (o que provavelmente ocorreu na troca das relações do diferencial :putz:).
- Freios disco UBD duplos na dianteira, atuais dianteiros (disco) irão para a traseira.
- Freio de mão no cardã a disco.
- Passar o intercooler, que agora está na parte superior do motor, para a frente e/ou para baixo do radiador.

Seguem algumas fotos do dito cujo: na garagem (são e salvo!), dando uma volta pela Praia Brava, e sendo batizado :grin: (esse batismo foi na medida certa! ;)).

Bom, acho que é isso por enquanto. Conforme o processo for evoluindo, vou acrescentando aqui!

Abraços,
Leonardo

ATUALIZAÇÃO:

Quase esqueci de falar o que provavelmente será a dúvida de muitos: porque "Eisengelb"? Bom, eu queria um nome que fosse diferente, e não fosse nada muito difícil... procurei um pouco, até que pensei em pegar alguma palavra em alemão: abri o tradutor do Google e fiquei testando... aí encontrei o seguinte:

* Eisen = ferro
* gelb = amarelo

Juntando os dois:

* Eisen + gelb = Eisengelb = "amarelo de ferro"

Ou seja: um nome que reflete a mais pura realidade! :-D :dance:

Loiro
20/08/2008, 21:51
Belo Jeep!!! Lembro muito este aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40767
Motorizaçao e uso. Da pra tirar um exemplo de coisas legais a fazer no seu. O uso é 100% dia a dia ou so viagens ou ainda passeios e trilhas leves?
[]´s

JP CJ-5
20/08/2008, 23:41
Mais um amarelão no Fórum 8)
Felicidades com o jeepão !!!

Abraços J P

Chokytu
21/08/2008, 12:55
Opa, parabéns com o Eisengelb, e mostra mais umas 3999 fotos dele aí.
Abraço.

Leonardo L.
21/08/2008, 19:36
Da pra tirar um exemplo de coisas legais a fazer no seu.

Poisé, tinha visto esse jeep já, e algumas idéias dali com certeza serão "homenageadas". ;)

As portas, especialmente, não quero manter de lona... provavelmente uma carroceria de fibra vai ser a solução que vou adotar, mas aí já quero colocar uma um pouco mais comprida e tentar arranjar espaço sem mexer (muito?) no chassi. Também tem outras alterações no "conjunto" do motor (maior pressão em baixa), tanque (melhor disposição), volante (que é de uno, e incomoooda :parede::parede:)... vai longe a lista completa. 8-)

Claro que tudo isso é mais a longo prazo, porque a parte mecânica mais "básica" (especialmente de segurança) ainda precisa de uma atenção... :-?

O uso é 100% dia a dia ou so viagens ou ainda passeios e trilhas leves?

Por enquanto, só dia-a-dia.. já peguei estrada (várias vezes pra Blumenau, e uma ida-volta pra Curitiba), mas só vou voltar a viajar agora depois de botar os eixos flutuantes...

Futuramente, passeios e trilhas bem leves também estão nos planos... :-D

Leonardo L.
21/08/2008, 20:46
Opa, parabéns com o Eisengelb, e mostra mais umas 3999 fotos dele aí.

Valeu!

Poisé.. foto, realmente tá difícil.. :rolleyes:.. por isso só aquelas três de antes. :mrgreen:

Mas vou começar baixando esse número pra 3995, com algumas que tirei em celular/câmera/etc... :smile:

Em ordem:

* Na BR-101, indo pra Florianópolis.
* Na praia Brava (por outro ângulo).
* Um vislumbre do motor. Reparando nos detalhes, já dá pra perceber que tem um certo trabalho de "re-organização" pra fazer.. :parede:
* Comprovante de estacionamento do hotel, de quando fui pra Curitiba... reparem no modelo! Até brinquei com o pessoal que estava comigo que meu carro tinha ficado pelo menos R$ 40k mais caro. :lol:

Abraços!

Doutor Gory
18/09/2008, 21:42
Fala Leonardo

Ja vi o teu jeep e ele tá muito animal a gente chegou a se encontrar ali perto da UFSC o meu é azul e tem uma capota igual a tua.

Eu trabalhava ali no shoping trindade e diversas vezes te vi passando ali na frente com o teu Jeep.

Parabens pelo teu Jeep muito legal o meu eu herdei do meu pai trouxe todo desmontado de Porto Alegre e reformei ele aqui. Da uma olhada no meio tópico, ta meio desatualizado, já botei capota, direção hidráulica e to com um câmbio automatico no estaleiro esperando sobrar grana pra entrar em ação.

Meu email é wgmachado@terra.com.br me manda tau contato pra gente combinar uns passeios com o Jeeps aqui em Floriapa.

[]´s

Wagner

Leonardo L.
10/11/2008, 21:25
Pessoal,

Continuando a saga, vou colocar aqui mais um capítulo da evolução da "reforma".

Quando comprei o Jeep, o proprietário anterior comentou que o Snorkel não tinha sido instalado novamente desde que tinham feito uma "última mexida" no motor. Nas fotos anteriores, tem uma do cofre do motor, onde dá pra ver o filtro com a entrada aberta.

Bom, já na primeira foto (abaixo) dá pra ver o primeiro problema: o suporte arrebentado por causa de solda fria, quando fui remover o mesmo :putz:. Na segunda, dá pra ver outro chuncho: o filtro de ar foi parafusado de lado, provavelmente deixando um lado aberto e permitindo a entrada de impurezas no motor. Na terceira foto, dá pra ver o filtro de ar original com o suporte.

Comprei algumas tubulações de vácuo de 3" na Dominik, aqui em Florianópolis, assim como algumas abraçadeiras. O problema é que a tubulação era muito grande para o cano que vinha do snorkel, então precisei colocar um "calço", que foi uma mangueira de borracha que encontrei na "Casa das Mangueiras" (a da BR-101). O problema foi quando quis montar todo o conjunto, e as saídas do filtro não estavam adequadas. :pensativo:

Então parti para uma solução mais radical: serrei as saídas de ar do filtro e coloquei algumas mangueiras com abraçadeiras para fazer como precisava, como dá pra ver na quarta foto. Tive um trabalhão também pra tirar a bateria e passar o tubo de 3" por baixo de onde fica o suporte dela (quinta foto). Na verdade, o tubo ficou tão largo que o suporte do snorkel não fixa mais corretamente do lado da carroceria visto o lugar onde foi feito o furo, e tive que prendê-lo com umas abraçadeiras de nylon porque o parafuso ficava muito pra fora... :parede:

Outras coisas que ainda não consegui tirar fotos (câmera em coma, e celular com pouca memória):

* Na entrada do charger, junto com a tubulação de ar, tinha um daqueles "filtrinhos esportivos" de ar, fazendo com que parte do ar não passasse pelo filtro principal. Inclusive desmontei pra ver se não era uma válvula com finalidade bizarra, mas era um filtro simples mesmo. :rolleyes: Arranquei ele fora e tampei o furo. :twisted:

* No final de toda montagem, faltou um "joelho" para ligar a tubulação de 3" que vinha do filtro principal. Aí botei a criatividade no ar, e consegui montar um encaixando dois tubos que tinham medidas similares. Enrolei com bastante fita, fiz alguns testes de torção e força (para tentar desencaixar) e o chuncho foi aprovado! :grin: Claro, assim que possível vou botar um mangote ali que sirva para a situação, mas dá pra rodar um bom tempo assim ainda.

* No primeiro teste, a "cabeça" do snorkel (que fica pra fora do jipe) estava parafusada tão justa em cima do cano que o carro parecia um aspirador de pó quando liguei, do barulho que fazia. Assim que acelerei a pressão do charger caiu que nem um chumbo, e os canos de vácuo quase viraram macarrão de tanto que torceram.. e aí que percebi o problema. Bom, pelo menos já deu pra ver que o sistema ficou bem "lacrado" e não há vazamentos. :lol:

* O sistema completo instalado... :parede: Sim, vou tirar fotos assim que possível!

Kim
10/11/2008, 21:47
Caro Leonardo L.!

Parabéns pela sua máquina, está linda!

Só faço uma observação técnica.

O filtro de ar está errado, cuidado!!!!!!:!:

O ar deve entrar no filtro pela lateral, passar no filtro "de fora para dentro" e sair pelo cano central, aqule que tem um caninho para ligar o suspiro do motor, como mostra a terceira foto, ao lado do recibo do hotel.

Certos sistemas, tem um ciclonizador no interior para separar as impurezas pesadas, ficando somente o pó fino no filtro, permitindo um maior intervalo de limpeza.

Sobre o ciclonizador, observei que a tampa do sistema, parece uma panela, certo.
Ela deve ter um plástico, que tem somente um pequeno orifício.
Então o ar entra pela lateral, passa em um plástico preto (forma de tubo com uma das extremidades com aletas) que serve para proteger o elemento filtrante, então o ar gira, jogando as partículas pesadas para a parede do sistema e, girando entra na panela.

Observe isto.

Abraços.

Kim.

Leonardo L.
11/11/2008, 01:47
Kim,

Você está coberto de razão, o filtro realmente estava errado! E infelizmente ainda está, mas não por muito tempo (espero.. :putz:).

Explico: desde o momento que resolvi desmontar e ligar o snorkel percebi que tinha um problema básico com o jeito com que o filtro é montado... o problema é que este filtro já rodou assim desde que estou com o jipe, senão antes. Até pensei em inverter, mas para isso precisaria de um elemento filtrante novo, visto que a parte de dentro estava bem suja. Senão, as impurezas que tinham sido filtradas até então iriam alegremente entrar no motor e fazer uma bela lambança.. :parede:

Aí vem o caso de que um filtro novo ficou um pouco complicado, considerando que o meu único carro (o jipe) estava parado na garagem todo desmontado... pra facilitar, resolvi montar o filtro exatamente como estava antes, mas aproveitei para colocar uma borracha em volta da panela (que estava um pouco "frouxa"), para vedar bem a parte de trás do filtro.

De qualquer forma, assim já está bem melhor: antes, o elemento filtrante estava de lado, bem mal encaixado, sem contar aquele "filtrinho" sem pé nem cabeça. Ainda vou arranjar umas fotos do resto da lambança para mostrar...

Por fim, mas não menos importante: imaginei que a panela teria uma função como esta, mas não tinha ainda visualizado como... valeu pela explicação! :concordo:

A propósito, fui buscar no Google e acabei achando no tópico http://4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26200 algumas fotos suas sobre o ciclonizador que já me ajudaram a entender muito bem. Agradeço novamente! :grin:

Resumindo, o que está faltando é instalar um ciclonizador para fazer um bom uso da panela, e desinverter o filtro de ar. Serão cenas dos próximos capítulos, mas antes disso temos eixos semi-flutuantes e um kit UBD duplo na dianteira.. em breve! 8-)

Abraços!

Kim
11/11/2008, 08:58
Caramba!

Tinha esquecido daquele tópico...

Só sabia que havia fotos!

Eita google!!!

Alexandre Souto
12/11/2008, 21:08
Ola Leonardo!!!!

Muito bonito e monstrão seu CJ, ta lindaoo!!!

Sobre o sistema de freio de mão no cardã a disco, como eh o sistema?

[]'s amigo!!!

Leonardo L.
13/11/2008, 01:04
Alexandre,

É o freio de cardã do seu Adir (Berga), que funciona com freio a disco. Ele é relativamente conhecido aqui do fórum, se você procurar por "Ultra Berga Disk" você acha várias referências.

Resumindo, é um disco de freio soldado numa flange da caixa de transferência, e um suporte que vai parafusado na caixa de transferência, para segurar a pinça. Você diz qual flange que você precisa de acordo com a quantidade de estrias da que você atualmente possui (as opções são 10 ou 26, se não me engano) e ele manda uma pra você com o disco soldado. Seguem algumas fotos em câmera de celular da pinça desmontada com o êmbolo pra fora... ainda preciso tirar uma foto do conjunto todo.. :parede:

Ainda não instalei, mas visualmente parece bom. Tem relatos de pessoas do fórum que disseram que estão usando e gostaram. Vamos ver, quem sabe este final de semana consigo instalar, agora que já tenho ferramental e consegui reparafusar o êmbolo.. o ruim é que só vou poder testar quando chegar o cardã traseiro novo, já que o atual foi aposentado por motivo de folga crônica. :?

Bom, mas por enquanto é isso. Logo estarei devolta pra relatar mais alguns capítulos da reforma, que ainda vai dar bastante pano pra manga! :D

Abraços!

Carlão Rover
08/01/2009, 12:50
Lindão o irmão...você sabe que até nome alemão ele tem também....

O meu é "Panzer"= blindado....que coisa...

Abraço

Riptide
08/01/2009, 15:15
Leonardo,
seu Jeep ta lindo!!!!
Jeep de filme.
Eu colocaria uma capa de farol de milha do Smile. hehehehe
Parabéns !!!

Leonardo L.
16/09/2009, 22:10
Senhores,

Depois da minha última aparição, a reforma continuou andando, algumas vezes mais rápido e outras mais lentamente. Ficou difícil atualizar com fotos e etc, então fui seguindo e anotando/fotografando o que dava. Estou tentando juntar tudo num diário de bordo para manter em algum lugar, e ir atualizando o fórum também - vamos ver o que dá pra fazer mais pra frente.

Enfim, dito isso, vamos ao que interessa: estive com o jipe parado desde outubro do ano passado ( 14/10/08 ), visto um problema com o sistema de freios (os canos romperam 2x e fiquei praticamente na mão). Aí resolvi encostar e fazer tudo que precisava de uma só vez, e adivinhem: terminei neste domingo ( 13/09/09 ). E olha que era pra tudo ter durado só três meses... :parede::parede:

Bom, desde a última atualização, os seguintes itens que tinha sido planejados já foram executados:

- Kit eixo flutuante da ENSIMEC para a traseira.
- Freios UBD duplos na dianteira, atuais dianteiros (freios a disco da Kombi) para a traseira.
- Freio de estacionamento no cardã, a disco.

Além disso, alguns problemas precisavam ser resolvidos e algumas idéias foram evoluindo pelo caminho, então acabei fazendo mais algumas coisas também:

- Refiz todo circuito de freios do ZERO, visando eliminar de vez o problema de falta de freio, e tornar o sistema o mais confiável o possível - então montei um sistema em "duplo X". Como já tenho um cilindro mestre duplo, descartei o "T" que já vinha montado no sistema UBD e separei as pinças de cada roda dianteira num circuito independente - ou seja, tenho dois flexíveis pra cada roda dianteira. Usei tubulação de aço no sistema inteiro, encapando os canos com mangueiras de silicone e lacrando com silicone não-acético. O cilindro mestre atual ficou um pouco pequeno (o pedal fica relativamente baixo para freiar), mas está dando conta por enquanto, e com certeza está bem mais confiável.

- Troquei o freio de mão por um freio de pé, usando o pedal do freio de estacionamento do Landau 83 com alavanca de destrave cromada. Ficou muito melhor esteticamente - e pelo que pude perceber até agora, funcionalmente também. Mantive os cabos do Landau e do Jeep, e montei uma estrutura de aço para conectar os dois - que permite ajustar a altura do pedal, quantidade de sobra do cabo, pressão das molas de retorno do pedal, etc.

- Troquei o cardã traseiro, cuja espiga tinha uma desgaste considerável. O dianteiro tinha um desgaste muito grande na luva, então usei a parte de baixo do dianteiro e a de cima do antigo cardã traseiro para fazer um novo cardã dianteiro sem folga também. Também aproveitei para colocar porcas auto-travantes em todos os grampos.

- Visto vários vazamentos - que mais pareciam uma cachoeira - tirei todo óleo da caixa de transferência e do câmbio, limpei ambos por dentro com querosene, lixei e re-pintei as capas da caixa de transferência. Por fim, re-selei tudo usando um selante formador de juntas, sem usar as juntas de papelão/cortiça. Também troquei o retentor da caixa de transferência. Agora, não tem mais uma gota de óleo saindo das caixas! :concordo:

- Cortei fora os bocais do filtro de ar (Kombi) e mandei soldar tubos de 3" de diâmetro. Aproveitei para colocar a entrada de ar tangencialmente ao filtro, gerando o mesmo efeito de um ciclonizador. Troquei todos os tubos de ar e mangotes que estavam instalados por canos de PVC de 75mm (de esgoto) e mangueiras de vácuo de 3", e já aproveitei para refazer o respiro do óleo do motor.

- Falando em motor, por último troquei o óleo do motor e usei um semi-sintético 15w40 em vez do anterior 15w30 mineral. Também troquei o filtro de óleo (que estava com uma borra preta por dentro). Aproveitei para instalar no painel uma luz de pressão do óleo - já que o sensor respectivo não estava ligado em nada. :shock:

- Outras coisas menores:

* Troquei a posição do filtro de ar, do reservatório de água do motor e do filtro de diesel, já que o filtro de ar estava numa posição ruim e dificultava o acesso à parte de cima do motor. O reservatório de água também passou a ficar na parte mais alta do capô, acima do radiador.
* Passei primer / convertedor de ferrugem nos cardãs e pintei eles inteiros (até a luva) de preto, para evitar ferrugem.
* Comprei uma nova alavanca de câmbio - e aí tive que fazer um novo corte na tampa de fibra que fica sobre câmbio, já que a posição da nova alavanca era diferente.. aproveitei para tapar o buraco e reforçar a tampa com uma chapa de aço pequena.
* Tirei o tanque e arrumei um vazamento (havia uma rachadura na parte alta do tanque). Aproveitei para re-selar bóia, e colocar braçadeiras em todas as mangueiras. Por fim, coloquei um resistor em paralelo com a bóia do tanque para melhorar um pouco a precisão do medidor de combustível.

Sábado e domingo foram dias de carregar a bateria e dar a partida... inclusive, domingo fui dar uma volta já com tudo no lugar. :dance::dance:

Agora a pergunta deve ser: e as fotos?! Fácil: http://leonardol.fotopic.net

Lá elas estão separadas por álbuns, e dá pra acompanhar alguns detalhes da reforma na descrição - além de ficar melhor do que colocar uma a uma aqui.. Ainda falta botar alguns detalhes, mas a maior parte já está disponibilizada.

Ainda tem bastante coisa pra fazer, desde detalhes até coisas maiores: instalar o supercharger devolta (que ficou fora porque estava sem óleo), trocar os cintos de segurança da frente e de trás, dar uma geral no sistema elétrico, melhorar a posição dos bancos, instalar algumas luzes indicativas no painel.. enfim, vou tentar atualizar assim que os progressos forem acontecendo!

E por enquanto, acho que é isso!

Abraços,
Leonardo

Kim
16/09/2009, 22:30
Caro Leonardo L.!

Achei muito bom seu álbum de fotos!

Parabéns pelo diário de bordo, isso mostra a evolução que fazemos.

Abraços.

Kim.

Duda Lopes
17/09/2009, 12:22
Agora a pergunta deve ser: e as fotos?! Fácil: http://leonardol.fotopic.net (http://leonardol.fotopic.net)

Abraços,

Leonardo

Leonardo,

Não tenho acesso aqui no trabalho, infelizmente só vou poder ver as fotos em casa.:parede:

Mas é legal saber que a Viatura esta na ativa de novo.

[].

Pedro....
17/09/2009, 15:45
Leonardo

Parabéns pela viatura.

Veja como são as coisas....Eu também comprei o Pomodoro atravez do forum, só que sou de São Paulo e fui busca-lo em Fraimburgo-SC.

O Pomodoro não estava em condições de viajar, por isso veio rebocado.

No seu caso não é uma reforma e sim ajustes, boa sorte.

pedro

Leonardo L.
23/09/2009, 20:08
Senhores,

Obrigado pelos comentários!

Aproveito para trazer mais um breve relato das evoluções até o momento:

* Depois que o Eisengelb voltou a andar, comecei a perceber que estava um pouco "instável".. parecia que estava com alguma coisa solta, e um ronco surgiu das rodas/diferencial quando acelerava em segunda/terceira marcha, ficando cada vez um pouco maior.. a princípio, achei que fosse um rolamento indo pro espaço, então resolvi botar ele sobre os cavaletes novamente e verificar de onde vinha o barulho. :pensativo:

Para minha surpresa (supresa boa, de certa forma..) descobri que um dos espaçadores das rodas traseiras estava mal-apertado, e deixou roda esquerda com folga... foi só reapertar, e tudo estava resolvido! :dance:

Aliás, depois de montar tudo denovo e aproveitar para lubrificar/engraxar as pinças de freio traseiras, vi que o pedal de freio parecia estar muito mais alto e confiável.. só o fato de encostar no pedal e o jipe já começava a freiar! Vou usar mais um tempo assim, e se depois do sistema bem assentado ele estiver redondo, vou manter o pedal do jeito que está. :concordo:

* Fiz uma viagem curta (de +- 20km) e peguei um pouco de trânsito, o que me fez lembrar de um velho problema: com o carro parado em engarrafamento, ou em situações onde se exige mais potência do motor, o radiador não dá conta do recado e a ventoinha entra em cena quase que em tempo integral. E é só começar a pisar um pouco mais que o ponteiro de temperatura começa a subir, subir.. enquanto não se alivia o pé, o ponteiro não desce...

Bom, também pudera: uma parte do radiador fica fora do fluxo de ar (muito largo), e falta certa de 10cm de altura para o radiador fechar a frente do jipe (muito baixo) - sobra 5cm em cima e 5cm em baixo... :rolleyes:

Para resolver de vez com isso, decidi ir direto para um dos itens que estava no meio da fila: encomendei um radiador de Willys 6cc com algumas alterações, pronto pra ser usado com sistema selado que já tenho. Aí, é só fabricar um suporte para a ventoinha, e adeus super-aquecimento!

Ainda tem mais algumas coisas que estou vendo em paralelo, como o posicionamento do intercooler e etc, mas assim que eu tiver um tempinho pra trabalhar no jipe denovo, vou postando...

Segue em anexo uma foto sem o radiador!

Pedro,

Acho que não dá pra dizer que não é reforma :discordo:.. aliás, não dá nem pra dizer que é uma reforma pequena... apesar de não estar trocando motor/câmbio, refazendo chassis, e coisas do gênero (quem sabe daqui a algum tempo..?), já alterei *todo* sistema de freios (inclusive estacionamento), troquei os cardãs, o eixo traseiro, peças diversas que estavam com problema, e por aí vai..

Isso, claro, sem contar o que ainda está na lista pra fazer, inclui um sistema elétrico totalmente novo, uma carroceria de fibra, alterações no sistema de direção, etc... acredito que o fato do jipe já estar com algumas coisas em dia não descaracteriza a reforma como um todo. ;-)

Bom, por enquanto é isso!

Abraços,
Leonardo

Leonardo L.
29/09/2009, 23:35
Senhores,

Talvez alguém mais possa passar por isso, então vou relatar aqui um problema que enfrentei no Eisengelb depois de ele ter ficado muito tempo parado, e como foi feita a solução usando uma receita bem simples.. o problema é a famingerada fumaça branca com o motor frio!

Bom, tudo começou depois que o jipe ficou uns 5 a 6 meses parado no estacionamento, sendo ligado esporadicamente... o motor estava começando a ter as partidas dificultadas, e uma certa quantidade de fumaça branca começou a sair, em quantidades cada vez maiores.

Como a reforma estava pela metade, não tinha como sair com ele para rodar, ele ficou operando na lenta e em baixa rotação por um bom tempo... até que desisti de ligá-lo visto que a quantidade de fumaça estava insuportável (especialmente para os outros moradores, já que moro num condomínio.. :rolleyes:).

Bom, 10 meses depois de ter encostado ele de vez, comecei a preparar o retorno dele, que contou com as seguintes etapas:

1) limpei o filtro de combustível com querosene - que tinha uma boa quantidade de um "troço" que mais parecia gelatina;
2) troquei o óleo do motor e o filtro de óleo, colocando um semi-sintético de viscosidade e aditivação ligeiramente superior - a propósito, o filtro anterior tinha uma borra que dava até medo, de tão viscosa que estava :shock:;
3) lavei o tanque (literalmente: debaixo do chuveiro com scott bride e detergente, por dentro e por fora), e abasteci com diesel novo.
4) sangrei a bomba injetora com a bomba manual no filtro.

Bom, aí acendi uma vela (tem que garantir.. :lol:) e liguei o motor..

Como de costume, começou com fumaça branca até o talo, pelo menos até esquentar o motor - quando a fumaça baixou bastante. Dei uma volta, depois andei mais um tanto, mas quando ligava ela ainda estava lá... bem mais discreta, sem fazer a tal nebulização no apartamento dos vizinhos, mas era bem visível ainda.

Foram mais uns 2 dias rodando "macio", e a famingerada fumaça saia quando ligava.. como sempre mais discreta, mas estava lá - isso mesmo com o motor um pouco aquecido.

Alguns disseram que isso era umidade no sistema, desde o escapamento até o diesel que estava dentro do circuito, resíduos do óleo anterior, e por aí vai. Considerando que o jipe ficou 10 meses parado sobre uma área extremamente úmida (ps: abaixo do estacionamento onde fica o jipe tem um lençol freático.. pense num lugar úmido! :rolleyes:), me pareceu extremamente válido.. o problema era remover essa umidade "do sistema", já que eu não fazia idéia de onde exatamente estava o problema.

Enfim, pra dar jeito, resolvi tentar primeiro o método da força bruta antes de procurar pêlo em ôvo: fiz a tal viagem curta que comentei antes, e deixei o motor esquentar... aí, forcei o giro mais alto em alguns pontos (3000-3500rpm) pra ele suar e esquentar mais mesmo, tentando "limpar" qualquer coisa que estivesse atrapalhando ou encrustada.

No outro dia, de manhã.. frio, chuva, vento sul (que aqui em Floripa é de gelar os ossos), fui ligar o jipe e.. cadê a fumaça? Zero! Nada! :dance:

Aliás, depois desta "volta", o motor parece que voltou a ser o que era antes: está um relógio, com o RPM bem estável e pegando bem mesmo quando frio. :dance::dance:

Não sei se mais alguém passou pelo mesmo sufoco (ou se ainda vai passar), mas eu tive muito receio de ter que abrir motor, bomba, trocar bico injetor, regular isso e aquilo, especialmente visto a odisséia de colegas aqui do fórum em resolver problemas similares.. mas é como dizem, às vezes a gente começa a procurar chifre em cabeça de cavalo, e depois percebe que o negócio era muito mais simples do que parecia.. ;-)

Por enquanto, acho que é isso!

Abraços!

PS: Infelizmente não tirei fotos da névoa, mas é só imaginar uma área de garagens de 4mx12m por 2,20m de altura, com uma nuvem de fumaça cobrindo a metade do volume disso tudo...

PS2: Essa semana o radiador novo fica pronto, aí coloco as fotos da instalação aqui também, conforme ela for sendo feita. :concordo:

Abraços,
Leonardo

Leonardo L.
14/10/2009, 00:13
Senhores,

O radiador do Willys 6cc ficou pronto, exatamente como eu queria: bocais em cantos opostos, rosca para cebolão, tampa original removida, e saída para conectar o ladrão do reservatório de água.

Fui atrás de uma ventoinha, e conversa de cá, procura de lá, segui algumas opiniões aqui do fórum e fui atrás da ventoinha do Astra/Vectra - que fechou certinho com o que precisava.

Olhem a primeira foto em anexo para ver como ficam os dois.. cá entre nós, parece que ela foi feita para ser usada no radiador do Willys! Na foto, dá pra ver o cebolão já instalado.

Bom, o que deu um bom trabalho esse final de semana foi reforçar a grade frontal para receber o coxim de centro novamente, e montar um suporte para esta ventoinha.

A segunda foto mostra a parte de baixo da grade depois de ser lixada - o meio estava muito fraco e teve que receber um reforço para poder suportar o peso da parte frontal do Jeep. A terceira foto mostra um reforço montado com um sanduíche de canaletas galvanizadas, antes desta parte inferior ser escovada e pintada. Ainda não instalei a frente, e assim que tudo estiver no lugar tiro mais fotos.

Bom, na seqüência, vem o suporte da ventoinha: para não deixar o conjunto muito pesado, fui atrás de uma barra de ferro que suportasse bem o conjunto bem, e encontrei uma de 2.2cm de largura por 4mm de espessura. Na quarta foto está ela, antes de virar um eficiente suporte de ventoinha. :concordo:

Na quinta foto dá pra ver um dos suportes feitos dobrando a barra....

(...continua na próxima postagem...).

Leonardo L.
14/10/2009, 00:23
(...continuação da postagem anterior...)

Continuando com a seqüência de fotos, a primeira foto deste post mostra o outro suporte (do lado direito) que foi feito com a barra de ferro. Na segunda foto, dá pra ver um detalhe a mais que foi feito depois: para manter a ventoinha totalmente dentro do radiador, uma outra barra de 3.3cm por 5mm de espessura foi usada para fazer uma extensão do suporte, onde o lado esquerdo do defletor vai apoiado.

Para prender todo conjunto, usei parafusos de inox com porcas auto-travantes, e abusei da quantidade: são 4 do lado esquerdo e 2 do lado direito, com arruelas largas em todos - vide terceira e quarta fotos.

Dizem que imagens falam por mais de mil palavras, então acho que é isso!

Cenas dos próximos capítulos: instalação das novas mangueiras do radiador. Fiquem ligados! :wink:

Abraços,
Leonardo

Alexandre Souto
14/10/2009, 11:18
(...continuação da postagem anterior...)

Continuando com a seqüência de fotos, a primeira foto deste post mostra o outro suporte (do lado direito) que foi feito com a barra de ferro. Na segunda foto, dá pra ver um detalhe a mais que foi feito depois: para manter a ventoinha totalmente dentro do radiador, uma outra barra de 3.3cm por 5mm de espessura foi usada para fazer uma extensão do suporte, onde o lado esquerdo do defletor vai apoiado.

Para prender todo conjunto, usei parafusos de inox com porcas auto-travantes, e abusei da quantidade: são 4 do lado esquerdo e 2 do lado direito, com arruelas largas em todos - vide terceira e quarta fotos.

Dizem que imagens falam por mais de mil palavras, então acho que é isso!

Cenas dos próximos capítulos: instalação das novas mangueiras do radiador. Fiquem ligados! :wink:

Abraços,
Leonardo

:palmas:

Parabens pela "reforma" e pelos bons e uteis relatos!!!!!

Acompanho o andamento sempre e esta cada vez melhor!!!!!

Abs e boa sorte com a caranga!!!!! :concordo:

:palmas: :concordo:

Leonardo L.
18/11/2009, 00:18
Senhores,

Mais uma etapa concluída: radiador e ventoinha instalados, assim como as novas mangueiras e tubulação de água.

Seguem as fotos:

1) Re-pintando a parte de dentro da frente do jipe e o novo radiador (que estavam com um acabamento bem meia boca). Já que estamos refazendo toda esta parte, vamos deixar apresentável também, certo? :wink:

2) Tubulação de cima, que leva água do bloco até o radiador, feita com eletrodutos de aço galvanizado e mangotes água/ar de 1 e 1/4 de polegada. A conexão entre os eletrodutos foi feita usando luvas de redução, e vedada com silicone não-acético.

3) Tubulação inferior, que leva água do radiador até à bomba de água, feita com joelhos hidráulicos galvanizados e mangotes água/ar de 1 e 1/4 de polegada. As braçadeiras são de inox, para aguentar as intempéries sem maiores problemas.

O formato estranho desta tubulação se deve ao fato da saída do radiador ficar colada na polia da bomba d'água, e logo abaixo ter também a barra de direção. :rolleyes: Mas agora, pelo menos, tudo assentou sem maiores problemas: antes, a mangueira de saída abraçava a barra de direção, raspava no chassis... uma coisa que mais parecia os contos da cripta.. :shock:

4) Água da primeira lavagem.. sim, isso estava dentro do bloco! :shock::shock:

5) Fazendo o "flush". Como o radiador é novo, fiz o processo de flush só no bloco do motor, para eliminar impurezas deste, então tirei a termostática e conectei a saída do bloco direto na entrada da bomba de água. A vantagem é que o flush incluiu também a nova tubulação: apesar dos canos terem sido lixados por dentro, eles foram comprados em ferro velho, e ainda tinham alguns resquícios de ferrugem difíceis de eliminar.

(continua...)

Leonardo L.
18/11/2009, 00:42
(...continuação)

1) Válvula termostática passando pela solução de flush também, para descolar ferrugem e facilitar limpeza manual. :concordo:

2) Reservatório, agora com água e aditivo 100% sintético. Usei 2 litros de aditivo e o resto de água: mantive a proporção um pouco abaixo do usual para melhorar a troca de calor, mas mesmo assim o aditivo continuará funcionando de acordo.

O reservatório recebeu um suporte (que não aparece na foto) para colocá-lo a 12cm da parede corta-fogo e uns 5cm mais alto, visto que o radiador ficou extremamente alto... aliás, depois da primeira "pré-instalação", eu precisei baixar 2cm o radiador para ele não bater no capô. :parede:

3) Estanhando fios para conectar a ventoinha do Astra (e o novo cebolão), usando fiações para 20-25A, já que esta ventoinha é bem forte e consome bastante corrente.

4) Um vislumbre lateral do cofre: filtro de ar, radiador, reservatório de água do radiador. Comparem com a primeira foto, lá do início do tópico.. :wink:

(continua...)

Leonardo L.
18/11/2009, 01:03
(...continuação)

1) Primeiro teste: motor ligado, água fluindo por dentro do bloco.. medindo a temperatura da parte alta do radiador, que já está quase no ponto onde a termostática começa a abrir.

2) Checando a parte mais quente do bloco. Tudo certo até agora.

3) Aqui, a água já começou a fluir pelo radiador. Medindo a temperatura da parte baixa do radiador, próximo do cebolão.

4) Funciona!! :dance::dance: Luz indicativa, que informa se a ventoinha está acionada, mostrando que o sistema funcionou de acordo, e o cebolão está acionado! :palmas:

5) Ventoinha do Astra funcionando. Se você está em dúvida sobre qual ventoinha elétrica pode adaptar no seu radiador de jipe, seus problemas acabaram! :concordo: Fica aqui a recomendação: os suporte são simples de fazer, e o resultado final fica muito bom: olha só o vento que ela faz!

Também achei ela bem mais silenciosa que a anterior, provavelmente por causa das pás em "S".

Depois de tudo montado, fiz alguns testes pela cidade, em várias subidas íngremes que antes me preocupavam: é impressionante a diferença, agora parece que o ponteiro da temperatura está cravado na temperatura ideal, e não mexe nem por decreto! :grin:

A ventoinha sequer chega a ligar com o jipe andando - seja fazendo um esforço contínuo ou até mesmo num engarrafamento leve. Ela só liga mesmo quando ele está totalmente parado por algum tempo, alternando entre 7 a 10 segundos ligada, e uns bons minutos desligada.

Ainda falta re-instalar o supercharger, mas acredito que mesmo assim o sistema vá funcionar de acordo. De qualquer forma, estas serão as cenas dos próximos capítulos. :wink:

Abraços,
Leonardo

Leonardo L.
18/11/2009, 14:58
:palmas:

Parabens pela "reforma" e pelos bons e uteis relatos!!!!!

Acompanho o andamento sempre e esta cada vez melhor!!!!!

Abs e boa sorte com a caranga!!!!! :concordo:

:palmas: :concordo:

Opa, valeu!

Estou trabalhando em regime de "horas vagas"... o que está mais difícil agora, já que passei pra categoria de "papai" mês passado... :D

Mas quando sobra um tempo, sempre mantenho o tópico atualizado. :concordo:

Abraços,
Leonardo

alfreis
18/11/2009, 15:46
Leonardo,

Você saberia dizer de quantos graus é a válvula termostática e o cebolão da ventoinha?

Tenho um samurai com mecânica quase igual a sua, inclusive o charger, e a temperatura subindo também me incomodava.

Agora com radiador de água maior, radiador de óleo e ventoinha grande melhorou bastante, mas mesmo assim a ventoinha liga bastante. Fico na dúvida se o cebolão não é de temperatura mais baixa do que deveria.

Abs.

Alexandre Souto
18/11/2009, 16:05
Opa, valeu!

Estou trabalhando em regime de "horas vagas"... o que está mais difícil agora, já que passei pra categoria de "papai" mês passado... :D

Mas quando sobra um tempo, sempre mantenho o tópico atualizado. :concordo:

Abraços,
Leonardo

MUITO BOM PAPAI!!!!! :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Parabens por subir de patamar, felicidades e muita saude a todos!!!!

Isso ai, só nao pode parar as reformas do CJ hemm!!!!

Obrigado e abraço!!!!

:concordo:

Leonardo L.
18/11/2009, 22:27
Você saberia dizer de quantos graus é a válvula termostática e o cebolão da ventoinha?

O cebolão é de 87 oC / 82oC (acionamento/desligamento).

A termostática, eu mantive a mesma que estava antes, e não lembrei de verificar quando estava fazendo o flush... :putz:

Provavelmente só vou ver isso novamente quando for colocar o sensor de nível no reservatório de água do radiador, mas isso deve demorar mais algumas semanas.. então vou ficar te devendo por enquanto...

Tenho um samurai com mecânica quase igual a sua, inclusive o charger, e a temperatura subindo também me incomodava.

Agora, na verdade, estou rodando aspirado.. acho que o sistema deve se comportar parecido com o charger devolta, mas vou caprichar no novo intercooler para ajudar um pouco.. :wink:

Agora com radiador de água maior, radiador de óleo e ventoinha grande melhorou bastante, mas mesmo assim a ventoinha liga bastante. Fico na dúvida se o cebolão não é de temperatura mais baixa do que deveria.

Esse é um ponto importante a verificar sim. Mas se o motor está na temperatura certa, pode ser que o radiador esteja muito quente mesmo.

No meu caso, a grade frontal do Willys é bem grande e aberta, e o radiador que estou usando é basicamente o do Willys 6cc: além de ser de cobre, com 62mm de profundidade, ele tem aletas bem espaçadas para facilitar a passagem do ar em baixas velocidades.

Outra coisa que me incomodava era o defletor do radiador antigo, que cobria boa parte do radiador. Eu sempre achei isso uma enorme burrada de algumas montadoras: quanto mais você tampa a parte de trás do radiador, mais dificulta a passagem do ar, e pior fica a refrigeração em velocidades menores.

Agora, a nova ventoinha é bem grande por si só, tem um defletor bem menor, e pás mais finas - deixando boa parte do radiador livre para passagem de ar quando está desligada.

Enfim, vários detalhes que foram sendo acumulados e contribuíram para um sistema mais eficiente.

Abraços,
Leonardo

Leonardo L.
22/11/2009, 22:21
Senhores,

Seguem as fotos do cofre do motor, com novo radiador instalado.

Também é possível ver as outras alterações, como posição do filtro de ar, reservatório de água do radiador, etc.. :concordo:

Abraços,
Leonardo

[PS: estou fazendo negócio num intercooler para instalar na frente do radiador, logo logo deve ter outra atualização.. :dance:]

Leonardo L.
06/01/2010, 01:21
Senhores,

Estou retornando para dizer que comecei a segunda parte dos "ajustes" do jipe! :dance:

Estive rodando com ele desde novembro, inclusive fazendo algumas viagens curtas.. faltaram alguns detalhes que fui resolvendo pelo caminho, outros ficaram para resolver agora.

Os "testes" terminaram com uma viagem a Blumenau: foi tudo tranqüilo, e o único problema que tive foi quando parei pra abastacer: a bateria arriada fez o seu trabalho, e não consegui mais fazer pegar nem com reza braba! :parede: Ainda bem que tinha levado um cabo "chupeta" junto e deu pra resolver o problema rapidamente. :concordo:

Bom, mas vamos ao que interessa, que é o que está na fila para essa segunda etapa:

* Carroceria de fibra completa, com portas maiores em fibra.
* Sistema elétrico completo (caixa de fusíveis, cabos, luzes indicativas, etc - tudo novo!)
* Gaiola interna sob medida.
* Caixa de direção hidráulica do Landau e novas barras de direção.
* Intercooler frontal.
* Reinstalação do supercharger, agora com pressurização variável. :twisted:
* Tanque de combustível em nova posição.

O que eu gostaria de fazer nesta etapa (aquela história do "já que"... :lol:), mas talvez fique mais para frente:

* Embreagem de cerâmica.
* Capota conversível estilo "reto".
* Revisão das molas e amortecedores.
* Suporte traseiro de pneu e galão basculante.

Por enquanto, o jipe está parado, e estou juntando as peças que faltam. A partir do dia 15 deste mês vou cair de cabeça no que falta, até meados de fevereiro. Provavelmente devo ter esquecido alguma coisa, mas conforme as coisas forem evoluído, vou colocando aqui!

Em anexo, algumas das peças novas que já estão encaminhadas:

1) intercooler sob medida - encaixa bem na grade frontal do Willys, na frente do radiador, e ainda sobra espaço;

2) caixa de direção hidráulica do Landau.

E por enquanto, é isso!

Abraços,
Leonardo

alfreis
06/01/2010, 12:17
Leonardo,

Me explica essa de pressurização variável???

Abs.

Leonardo L.
06/01/2010, 19:54
Me explica essa de pressurização variável???

Sem problemas! :concordo:

A idéia é bem simples: vou usar um bypass variável, de forma idêntica a uma borboleta de um carburador - que vai fazer desde bypass total com o acelerador solto, até nenhum bypass com o acelerador no fundo.

A idéia é até antiga, e tem alguns caras que já botaram isso pra funcionar. Depois de pesquisar um tanto, acredito que isso é muito melhor do que tentar regular a velocidade do supercharger mecanica ou eletricamente, e provavelmente o resultado final vai ser tão bom quanto.

Qualquer coisa, estamos aí!

Abraços,
Leonardo

alfreis
06/01/2010, 20:07
Leonardo,

Eu estou com uma nova polia para o supercharger só que menor.

Estou só esperando o Maurício da Rasch me falar se dará certo, mas a polia está pronta no tamanho mínimo para o menor rolamento de esfera que eu achei.

Vamos ver se assim eu pressurizo mais o bicho!

Mas vai passando os detalhes da sua empreitada, pois pode me interessar também.

Abs.

Leonardo L.
07/01/2010, 02:34
Eu estou com uma nova polia para o supercharger só que menor.

Estou só esperando o Maurício da Rasch me falar se dará certo, mas a polia está pronta no tamanho mínimo para o menor rolamento de esfera que eu achei.

Vamos ver se assim eu pressurizo mais o bicho!

Poisé, eu estou tocando com o M24 por enquanto, mas tem uma vilã que costuma dar as caras depois que se aumenta muito a polia, que é a baixa eficiência adiabática. Ou seja, mais calor em vez de mais pressão.

Além disso, o charger trabalha numa rotação muito alta, o que significa maior desgaste, atrito, etc. Começa a ficar difícil tirar mais pressão em rotação baixa sem comprometer o supercharger em rotação maior.

O charger mais indicado para o AP 1.9 na configuração que estou planejando é o M45, que permite inclusive utilizar pressões maiores em regime de overboost (de 1 a 1,5kg), mas também dá pra trabalhar com uma pressão maior em rotação menor e limitar a pressão máxima.

Essa parte só vou voltar a trabalhar mais pra frente, agora é só o bypass dinâmico mesmo. Isso depois da carroceria, setor de direção do Landau, intercooler, etc, etc ... :lol:

Mas vai passando os detalhes da sua empreitada, pois pode me interessar também.

Tranqüilo, pode deixar que vou atualizando o tópico sim! :concordo:

Abraços,
Leonardo

cRiPpLe_rOoStEr
07/01/2010, 03:35
bela máquina...

alfreis
07/01/2010, 11:31
Leonardo,

Penso que o efeito do calor não será um grande problema, pelo menos para mim, pois estou com um intercooler bem grande no samurai...

No fds eu faço novas fotos e posto aqui.

Sobre o desgaste em virtude do giro mais alto, também não sei se seria um problema, pois o supercharger vem de um motor que aceita giros muito maiores que os nossos AP1.9, portanto ainda devemos trabalhar em faixa menor que o original...

Só para você ter uma idéia, em dias frios o máximo que eu chego de pressão é 0,5Kg...

Bem, mas isso é tudo na base do "acho"...

Abs.

Leonardo L.
07/01/2010, 23:00
alfreis,

Para um M24 alimentar um motor 1.9, é preciso levar o compressor a uma velocidade muito maior do que precisa pra alimentar um 1.0 numa mesma rotação. Repare nos números: é quase o dobro de capacidade cúbica! :shock:

Costuma-se utilizar uma tabela/gráfico chamada "compressor map" ou "mapa do compressor" (numa tradução literal) quando se calcula uma configuração de turbo e/ou supercharger ideal para um determinado motor (considerando capacidade cúbica e rotação) e uma determinada pressão desejada.

Quanto mais o compressor sai fora da curva projetada de funcionamento (fluxo x pressão do ar), mais ele começa a esquentar o ar e menos pressão ele gera. Em outras palavras, a eficiência adiabática fica comprometida.

O M24 foi projetado para fornecer uma pressão X num fluxo de ar Y. Se você quer que ele gere um X praticamente igual, num fluxo quase duas vezes maior que Y, você vai ter que fazer ele girar muito mais rápido. Aí, é só olhar lá no mapa do compressor: a eficiência adiabática cai de 60-70% para 50-60%, 40-50%, e por aí vai.

Um exemplo simples e hipotético, só para ilustrar a idéia: imagine que há 0,5kg de pressão a 70 oC na saída do charger. Troca-se a polia, e agora o supercharger está girando muito mais rápido, mas está fora da área de maior eficiência. Nesta situação, vamos supor que ele chega a 0,75kg de pressão com o ar a 120 oC.

Agora, resfriando este ar para os mesmos 70oC, de repente ele fica com 0,55kg a 0,6kg de pressão... e todo esse calor foi para o limbo - o que significa alguns bons cavalos perdidos só com ar quente. :shock:

Não queria me alongar na explicação, mas não tem como resumir demais também... a teoria é um pouco chata, mas com ela dá pra planejar um pouco melhor e ir mais além. :concordo:

Abraços,
Leonardo

alfreis
08/01/2010, 13:56
Leonardo,

Eu concordo contigo que para encher um 1.9 precisaria de muito mais volume de ar que um 1.0, que o ideal seria um M45 e que maior giro se traduz em maiores temperaturas, mas por outro lado acho que os giros que o 1.0 passa para o supercharger são bem maiores que os proporcionados pelo 1.9...

Não sei se aquela polia grande que usamos é suficiente para compensar a difereça de giros do motor, mas vou dar uma pesquisada por aí...

Sobre o aquecimento, acho que vale pensar em um intercooler mais parrudo para o seu carro, pois ele faz toda a diferença...

Quando eu instalei o supercharger o Maurício comentou até que em dias frios o supercharger era bem mais eficiente do que em dias quentes...Isso é nítido, pois o manômetro marca menos pressão quando o calor está maior...

Outra coisa que dá bastante diferença é entrada de ar, pois quando estou com o snorkel ligado a pressão baixa um pouco também...

Isso fez com que eu providenciasse uma espécie de desvio na tubulação do snorkel, assim ,quando eu estiver andando só na rua, o ar vai ser captado na grade ao lado do farol. Quando for para trilha fecho aquela entrada e o ar virá do snorkel...

Esse fds eu instalo tudo e tiro fotos...

Abs.

Leonardo L.
10/01/2010, 01:42
mas por outro lado acho que os giros que o 1.0 passa para o supercharger são bem maiores que os proporcionados pelo 1.9...

:discordo:

A rotação do charger depende de dois fatores: rotação do motor e multiplicação das polias.

Num Fiesta, se não me engano, a multiplicação fica perto de 3x do giro do motor, para chegar a pouco mais de 1kg de pressão. Considerando uns 6000rpm de giro máximo, dá 18000rpm de giro máximo do supercharger. Já para ter a mesma pressão num 1.9 diesel, a multiplicação teria que ser 4,8x, o que a 4500rpm de giro máximo dá 21800rpm! Se considerar que o limite de giro do supercharger é 18000rpm, estamos 3000rpm acima do máximo. :shock:

Por isso que se usa uma pressão menor nos 1.9 diesel: mesmo que ele não gire tanto, a multiplicação necessária para dar uma pressão maior faria ele passar do limite de giro máximo. Mesmo assim, para uma mesma rotação do motor (por exemplo, 2000rpm), o charger está girando muito mais rápido no 1.9 AP que no Fiesta...

Sobre o aquecimento, acho que vale pensar em um intercooler mais parrudo para o seu carro, pois ele faz toda a diferença...

Com certeza vale! Inclusive eliminei o intercooler superior (que é péssimo para velocidades baixas) e vou usar um frontal, para manter o ar frio em qualquer situação.

Aliás, um dos motivos pelos quais eu adotei a ventoinha do Astra é que ela tem dois estágios, e dá pra bolar um acionamento do primeiro estágio quando o jipe estiver parado e/ou andando devagar - ou até mesmo usando a temperatura do ar no coletor de admissão como base. :twisted:

Outra coisa que dá bastante diferença é entrada de ar, pois quando estou com o snorkel ligado a pressão baixa um pouco também...

É, esse foi um dos motivos que me fez usar tubulação de 3" em tudo e virar o snorkel para frente. Só não estou andando assim direto porque falta o separador de água ainda.

Agora que vou trocar a carroceria, estou pensando em montar um snorkel novo com tubos de 3" e com um chapéu maior, além de alterar a posição de algumas coisas para reduzir o comprimento dos tubos. Mas esta reorganizada vai depender do espaço disponível dentro do cofre, coisa que só vou ter certeza depois de começar a montar tudo novamente. :parede::parede:

Abraços,
Leonardo

alfreis
10/01/2010, 09:34
Leonardo,

Esse papo está ficando bom!!!...Rs

Quanto de pressão você está conseguindo gerar???

No meu caso, gero 400 gramas normalmente e em dias muito frios chego perto de 500 gramas.

Abs.

alfreis
10/01/2010, 18:21
Leonardo,

Mais uma pergunta: Se 1kg é gerado por 18000 rpm, se tenho, na melhor das hipóteses 0,5Kg, é sinal que o supercharger do meu samurai está rodando a quantos rpm???

Se isso for uma verdade, dá para diminuir muuuuuuuuuuito a polia!!!

Abs.

Leonardo L.
11/01/2010, 03:30
Se 1kg é gerado por 18000 rpm, se tenho, na melhor das hipóteses 0,5Kg, é sinal que o supercharger do meu samurai está rodando a quantos rpm???

Se isso for uma verdade, dá para diminuir muuuuuuuuuuito a polia!!!

alfreis,

De forma alguma! :discordo: Eu falei que no Fiesta era mais ou menos por aí (aproximado)! Ou seja, estava considerando um motor 1.0 a 6000rpm. :!::!:

Não esqueça que o supercharger empurra uma quantidade X de ar por volta, que é fixa. Se você está usando uma mesma polia de multiplicação para diversos motores diferentes, em cada cilindrada diferente de motor isso vai se traduzir numa pressão diferente!

Eu sugiro fortemente dar uma lida nas especificações da Eaton e usar muito bem a calculadora antes de se aventurar com modificações maiores nas polias... mas uma coisa eu já adianto: se você está chegando a 0.5kg neste motor, está muito perto do limite do supercharger! :!:

Abraços,
Leonardo

Leonardo L.
07/02/2010, 18:07
Senhores,

Depois alguns dias trabalhando debaixo de 40 graus na sombra (êta Blumenau!), retorno para atualizá-los dos andamentos dos trabalhos! Sim, o projeto não parou! :dance:

Estive, essencialmente, desmanchando o jipe: tirei tudo que estava preso em qualquer parte a carroceria, o que levou alguns dias de trabalho. Amanhã um pessoal vem aqui para ajudar a tirá-la de cima do jipe, e aí o resto dos afazeres podem começar. :concordo:

Seguem algumas fotos:

1) Capota, gaiola, pára-brisa, e diversos acessórios já removidos.

2) Bancos dos passageiros removidos! Só ficou o do motorista, pra eu poder estacionar o jipe no canto da garagem antes de desmontar todo o resto.. :mrgreen:

3) Jipe já devidamente calçado na localização final: só sobrou o pedal do acelerador, a coluna de direção, e alguns tentáculos do monstro chamado "sistema elétrico".

4) Depois de quase um dia inteiro de luta, finalmente o monstro de 7 cabeças e incontáveis tentáculos foi derrotado: sim, isso ERA um sistema elétrico! :shock::shock:

5) Pára-lamas e grade frontais já removidos. Sim, tinha um corda de sisal segurando o reservatório do óleo da direção hidráulica, mas foi o que encontrei primeiro... :mrgreen: De qualquer forma, espalhava pedaço por tudo que é lado e troquei por um fio mais comportado. 8-)

Aí vem a pergunta: e agora, josé?

Bom, tem algumas coisas que precisam ser corrigidas o quanto antes (como os suportes dos feixes de mola traseiros, que estão um tanto tortos) e outras coisas estão interferindo no que estava planejado, então a lista está um pouco diferente.

Em especial, vou ter que reposicionar o escapamento e o silenciador para dar lugar pro novo tanque de combustível. Nada muito complicado, mas vai dar um bom trabalho também.

Também tem algumas coisas que estou pensando, como usar a própria gaiola nova como apoio da capota, para aumentar o espaço interno. Por enquanto, idéias somente... :pensativo:

Conforme as coisas forem se definindo mais, vou atualizando! :concordo:

Abraços,
Leonardo

rubensx
07/02/2010, 23:03
leo, andei lendo alguns tpicos...

se vcs estão com só 0.4 bar... não seria mais legal colcoar um intercooler antes do supercharger pra ver se melhora a quantidade de ar comprimido??

Eu andei pesquisando e acho que conseguiria até mesmo criar um itnercooler com pastilhas de peltier que vão consumir um pouco de energia mas esfriaria bemmm o ar...

Quanto a multiplicação, acho eu que voces poderai multiplicar mais ainda apenas se tiver tempo e sdaco abram o SC antes e troquerm os rolamentos,

Se vcs puderem me reportas quais rolamentos usam, eu tenho bons contatos pra isso e podemos multiplicar... creio que o SC não aguenta por causa dos rolamentos apenas

O meu centrifugo eu conseguir 70.000 rpm no eixo central, numa multiplicação de 1 pra 2 na polia (motor - SC) e de 1 pra 5 (polia do SC para impeller interna) ou seja... dá pra fazer milagre com esse bixinho

que tal? vai encarar?? eheheh

Veja os rolamentos e numerações e vamos bricnar de calculos (que vc é melhor que eu nisso)

Leonardo L.
08/02/2010, 14:51
rubensx,

O problema aí é a tal eficiência adiabática: o M24 é muito pequeno, e o tamanho dele começa a causar uma restrição no fluxo de ar a partir de um certo ponto.

É que nem se você, em vez de usar um tubo de 3" de admissão, usar um de 1": o ar vai ter que passar muito mais rápido pelo tubo, o que conseqüentemente vai gerar uma restrição no fluxo porque você vai precisar de muito mais diferença de pressão pra bombeá-lo - além de gerar mais atrito do ar com o tubo e desperdiçar energia.

Até acho que dê pra fazer ele girar a 20 ou 30mil rpms se reforçar algumas coisas, mas não acho que vale a pena: usar um compressor de tamanho adequando (como um M45, por exemplo) provavelmente vai trazer resultados muito melhores.

Sobre o intercooler... conforme falei aqui no tópico: eu já tinha um, e comprei um maior! :twisted: O problema é que ele não vai aumentar a pressão, o máximo que vai fazer é reduzir a temperatura, e - conseqüentemente - um pouco da pressão.. não existe almoço grátis.

Sobre se aventurar, eu já estou pensando em ir por um outro caminho: tem um gringo num fórum de VWs a diesel que está arrumando um G-Lader, que é um compressor de ar por espirais/espiras (1) que veio original no VW Conrado. Até o pessoal da Fiber chegou a me comentar sobre ele quando estava falando da minha configuração de motor+blower e o que pretendia fazer. A vantagem dele é que chega a ser mais eficiente que o centrífugo em pressões maiores (cerca de 1kg).

O problema dele é justamente este ponto: os rolamentos precisam ser trocados regularmente porque não aguentam o tranco. Não sei se o problema é relacionado à vibração, ou ao fato dele usar a mesma lubrificação do motor. Só sei que a VW não tocou o projeto pra frente, provavelmente porque o compressor começou a dar uma grande dor de cabeça na mão dos proprietários.

Esses compressores estão à venda às bicas no ebay, por preços normalmente bem mais acessíveis - o pessoal desiste de usar por causa do custo de manutenção. Esse é um projeto que eu me interessava: reforçar os rolamentos de um G-Lader e usar um sistema de óleo selado com óleo sintético (similar aos Eaton), para reduzir o tempo de manutenção e torná-lo mais confiável. Vou perguntar para o cara quais os rolamentos originais (medidas, especificações, etc), quem sabe dá pra adaptar algo mais reforçado. Aí a gente pode trocar uma idéia. :twisted:

Abraços,
Leonardo

(1) Não sei a tradução certa pra isso, o termo em inglês é "scroll compressor".

jaime_sandim
31/03/2011, 08:46
bom dia Leonardo

como esta o projeto da viatura?

esta andando já terminou a troca da carroceria ?

quero saber sobre o intercooler frontal que voce estava fazendo.

pode explicar e fotos dele estou querendo instalar no meu algo parecido(igual).:pensativo:

abraços
Jaime:concordo:

Leonardo L.
01/04/2011, 23:56
como esta o projeto da viatura?

esta andando já terminou a troca da carroceria ?

Jaime, tudo bem?

Obrigado pelo interesse, realmente eu não atualizei mais porque tive que parar a reforma por motivos de força maior.

O jipe está sobre cavaletes e as peças estão embaladas - inclusive, a nova carroceria já está em cima do mesmo.

Daqui uns 2 ou 3 meses devo estar me mudando, aí a reforma deve continuar de onde parou. :concordo:

quero saber sobre o intercooler frontal que voce estava fazendo.

pode explicar e fotos dele estou querendo instalar no meu algo parecido(igual).

Não tenho muita coisa aqui comigo agora além do que já postei, mas a idéia é colocar entre o radiador original do jipe e a grade frontal.

O intercooler que comprei no ML é um que foi feito sob medida, em alumínio, com entrada e saída laterais, tendo uma altura um pouco menor que aquele espaço logo atrás da entrada frontal do jipe, e basicamente a mesma largura. Provavelmente com uma ou duas chapas defletoras dá pra fazer um bom redirecionamento do ar.

A vantagem de instalar desta forma é a área muito maior do intercooler, e a refrigeração pelo vento frontal (de impacto), que é muito melhor.

Fiz alguns testes com um secador de cabelos antigo, um ventilador, e um termômetro infravermelho, posso dizer que o intercooler realmente resfria muito mais o ar que o que estava no jipe, sem uma restrição maior no fluxo do ar.

Bom, eu gostaria de mandar outras fotos e explicar melhor, porém o intercooler e todo o resto do jipe está a 150km daqui, então fica um pouco difícil detalhar mais por enquanto - e também não tenho previsão de quando passar por lá.

Vou tentar conseguir algumas fotos de um HD antigo, se conseguir posto aqui. De qualquer forma, quando a reforma recomeçar, esse tópico voltará a ficar bem ativo novamente. :concordo:

Abraços,
Leonardo

jaime_sandim
04/04/2011, 15:54
beleza Leonardo
essas reformas demora tempo mesmo

quando voce puder(não tenho muita presa)
me passa as medidas do intercooler,para mim ter uma idéia

estive olhando uns na crestana tem varios tamanhos.

abraços
Jaime

juleymar
10/10/2014, 00:55
Reativando o topico , Leonardo ainda esta com o jeep ? vi um topico vc vendendo ele , eu estou com uma duvida aqui , alias varias , que ria saber se um intercooler do motor 1.0 do gol 16v serve em um motor AP diesel 1.6 ?
estou com um projeto de por um motor desses em um cj5 .
valew .