Ver Versão Completa : Ranger: balanças (bandejas) inferiores
Rangeiros e demais palpiteiros de plantão,
É o seguinte, a Ranger velha de guerra está clamando por uma geral na suspensão dianteira, desta vez, entre outras coisas, preciso trocar as balanças inferiores completas. Eis os orçamentos, valores unitários:
- Concessionária 1: R$916,00
- Concessionária 2: R$595,00, usando cadastro de PJ.
- Gattiboni de São Borja, original Motorcraft: R$425,00 + R$35,00 frete
- Nos USA (eBay, rockauto) marcas Dorman ou Mevotech: +/- US$100,00 + US$35,00 frete
Observei que Walter, Márcio e Luizinho compraram motores de acionamento da tração Dorman. Será que as balanças, buchas e pivôs da Dorman prestam? E os Mevotech?
Ou, ao invés de trocar o certo pelo incerto, levando em consideração o custo, é melhor ficar com o Motorcraft do Gattiboni?
[]'s
Luizinho
21/08/2008, 08:59
Cbridi,
Eu compraria as originais Ford. Aliás na suspenssão da Ranger só peças originais ou superiores.
Me parece que o material da Dorman é remanufaturado, mas não tenho certeza.
Agora; algum motivo especial de trocar as balanças?
Na minha, troquei as buchas (+-R$220,00, originais na Frei Caneca SP, vend. Bahia) e os pivôs e voltou a ficar igual 0km.
Walter L. L. Casitta
21/08/2008, 09:43
Luizinho, o motor Dorman que comprei é novinho, inclusive é um pouco diferente do original...
Cbrid, eu não aguento mais essas peças do mercado paralelo. Ou duram menos ou funcionam mau. Chega, agora só se for a original ou da mesma marca vendidas vendidas no mercado paralelo. A algum tempo atrás elogiei aqui as peças da suspensão da marca Techsus. As primeiras duraram muito e as últimas parecem que já vêm com folgas de fábrica. Nunca mais! Agora na suspensão só se for TRW...
Edintruder
21/08/2008, 13:46
Porque precisas trocar as balanças?
Não seria melhor trocar apenas as buchas?
Pois é, eu tbem sou favorável às originais mas, em algun$ ca$o$, tive que apelar para o paralelo. Estou vendo que atualmente as originais estão com um valor melhor do que na última vez que cotei. sendo assim, optarei por elas.
Walter, sobre a Techsus, estou usando as bandejas superiores Techsus, estão com uns 75.000 Kms e ainda em bom estado, devo ter comprado do mesmo lote que as primeiras que compraste estão durando tanto quanto as originais! Em compensação, outras que tive, não lembro a marca, acho que era Frontier, mal passaram dos 30.000 Kms.
As articulações (bieletas) da caixa de direção, troquei duas vezes, na primeira vez, marca Viemar, mal passaram dos 30.000 Kms. Agora, estão perto dos 75.0000 Kms, estão em bom estado e também são da marca Viemar. Parece que não há um padrão, depende da sorte.
Luizinho, minha experiência com pivôs paralelos tbem é ruim, duraram menos de 40.000 Kms, os originais passam fácil dos 80.000. Sobre a Dorman, pelo que vi, não são remanufaturados. As peças gringas remanufaturadas são da marca Cardone.
Tenho que trocar as bandejas completas pois, na última vez que saquei os pivôs para trocá-los, por barbeiragem, acabei "arrombando" a bandeja. Tive que colocar uns pingos de solda para ajudar na fixação do pivô. Isso já foi uma imprudência, não quero continuar no erro. :mrgreen:
Agradeço a vocês pelas opiniões manifestadas.
Abusando mais um pouco da boa vontade. Acabo de ver no ML, um cara vendendo as bandejas inferiores completas por R$120,00, diz que são TRW mas para a Ranger 4x2.
Link http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79479946-bandeja-da-suspenco-ranger-4x2-inferior-_JM
Pergunta 1: são mesmo diferentes para a 4x4 e 4x2? Julguei que seriam iguais.
Pergunta 2: a esmola é grande e o santo desconfia. O que acham?
[]'s
Walter L. L. Casitta
21/08/2008, 16:42
Pois é, eu tbem sou favorável às originais mas, em algun$ ca$o$, tive que apelar para o paralelo. Estou vendo que atualmente as originais estão com um valor melhor do que na última vez que cotei. sendo assim, optarei por elas.
Walter, sobre a Techsus, estou usando as bandejas superiores Techsus, estão com uns 75.000 Kms e ainda em bom estado, devo ter comprado do mesmo lote que as primeiras que compraste estão durando tanto quanto as originais! Em compensação, outras que tive, não lembro a marca, acho que era Frontier, mal passaram dos 30.000 Kms.
As articulações (bieletas) da caixa de direção, troquei duas vezes, na primeira vez, marca Viemar, mal passaram dos 30.000 Kms. Agora, estão perto dos 75.0000 Kms, estão em bom estado e também são da marca Viemar. Parece que não há um padrão, depende da sorte.
Luizinho, minha experiência com pivôs paralelos tbem é ruim, duraram menos de 40.000 Kms, os originais passam fácil dos 80.000. Sobre a Dorman, pelo que vi, não são remanufaturados. As peças gringas remanufaturadas são da marca Cardone.
Tenho que trocar as bandejas completas pois, na última vez que saquei os pivôs para trocá-los, por barbeiragem, acabei "arrombando" a bandeja. Tive que colocar uns pingos de solda para ajudar na fixação do pivô. Isso já foi uma imprudência, não quero continuar no erro. :mrgreen:
Agradeço a vocês pelas opiniões manifestadas.
Abusando mais um pouco da boa vontade. Acabo de ver no ML, um cara vendendo as bandejas inferiores completas por R$120,00, diz que são TRW mas para a Ranger 4x2.
Link http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79479946-bandeja-da-suspenco-ranger-4x2-inferior-_JM
Pergunta 1: são mesmo diferentes para a 4x4 e 4x2? Julguei que seriam iguais.
Pergunta 2: a esmola é grande e o santo desconfia. O que acham?
Eu pago 250,00 nas TRW superiores aqui em BH...
Quanto as bandejas inferiores é só rebater a aba do furo. não precisa trocar não...
4x2 e 4x4 são iguais...
Valeu pelas informações Walter, nos próximos dias decido o que fazer.
[]'s
Outra idéia:
1. Problema: furo da bandeja.
2. Possível solução: compra outra usada que não tenha este problema em ferro velho.
Eu compraria uma usada (em excelente estado) num ferro velho e colocaria buchas novas nas duas.
Daniel
Valeu pelas informações Walter, nos próximos dias decido o que fazer.
[]'s
Luizinho
21/08/2008, 22:27
Fico feliz de saber que Dormam não é remanufaturado. Os dois motorzinhos que comprei só tem a cor do plástico da tampa da engrenagem diferente....
Walter,
Depois dá a dica de onde comprar as superiores TRW por R$ 250,00.
Grato.
Pequeno jr
22/08/2008, 06:42
Galera,
Vcs nunca pensaram em fazer essas buxas e outras pecinhas em Pu ou tecnil? Sairia para fazer uma suspensão completa na faixa de uns R$ 800,00, mas o bom é que nunca mais teria problemas com buxas e muitas outras coisas.
To pensando em fazer isso na minha.
Walter L. L. Casitta
22/08/2008, 07:32
Galera,
Vcs nunca pensaram em fazer essas buxas e outras pecinhas em Pu ou tecnil? Sairia para fazer uma suspensão completa na faixa de uns R$ 800,00, mas o bom é que nunca mais teria problemas com buxas e muitas outras coisas.
To pensando em fazer isso na minha.
Pequeno, eu nunca troquei as buchas não, as minhas são todas originais com 180.000Km. Me parece que as buchas originais da Ranger duram até acabar.:mrgreen:
Walter L. L. Casitta
22/08/2008, 07:33
Fico feliz de saber que Dormam não é remanufaturado. Os dois motorzinhos que comprei só tem a cor do plástico da tampa da engrenagem diferente....
Walter,
Depois dá a dica de onde comprar as superiores TRW por R$ 250,00.
Luizinho,
Compro aqui em BH na Formax: 31 3201-2006
Pequeno, eu nunca troquei as buchas não, as minhas são todas originais com 180.000Km. Me parece que as buchas originais da Ranger duram até acabar.:mrgreen:
Minha Ranger está com 195.000 Km, em torno dos 85.000 Kms havia trocado as buchas, confesso que sem necessidade, mas como ia desmontar para trocar os pivôs, comprei também as buchas e troquei todo o conjunto. Usei buchas originais Motorcraft que agora, após 110.000Kms, estão com folga. Não é muita, mas tem folga e chega a bater um pouquinho ao passar em buracos.
Pequeno, pensei sim em PU e Tecnil, mas li em algum lugar, não lembro onde e nem tenho certeza que seja informação confiável, que, com o passar do tempo, acabam esfarelando.
[]'s
Resultado do que foi feito na geral da suspensão, itens trocados e custos:
- não foi preciso trocar as balanças, nem pivôs e nem buchas, as buchas estão com um pouquinho de folga, quase imperceptível, tem que forçar muito a alavanca para perceber :-). O que estava batendo era a barra estabilizadora.
- troquei os 4 amortecedores, as buchas e as "bieletas" da barra estabilizadora dianteira bem como os batentes da suspensão dianteira, aproveitei e fiz o upgrade para os batentes da Ranger 2005. Esses batentes são outro mundo, ficou muito melhor!
Comprei peças originais Ford com o pessoal da Superpeças de São Borja, eis os valores:
- amortecedor dianteiro: R$135,00/unidade
- amortecedor traseiro: R$139,00/unidade
- buchas da barra estabilizadora: R$45,00/unidade
- bieletas completas da barra estabilizadora: R$24,00 - estas não tinham as originais
Por fim, constatamos que a coifa do cardã dianteiro estava rasgada, resultado: junta CV cheia de água e terra e apresentando folga considerável. Já que o estupro era eminente, cardã novo neles! Mais R$850,00 saindo da minha conta e viajando até São Borja. :-( Havia a possibilidade de trocar apenas a junta CV e a cruzeta, mas o custo era maior que um cardã completo.
[]'s contribuindo com custos...
Daniel.Shimomoto
15/02/2010, 00:36
Ressussitando teopico antigo (para nãocriar um novo).
15 dias atrás mandei alinhar a Ranger e dar uma apertada nas barras de torção (a frente tava muito arriada)
Resultado: O alinhador me atestou que os parafusos excentricos estão no seu limite final e que proxima cambagem só se for no gabarito (alinhamento técnico).
barras de torção apertadas até o limite para atingir a altura certa. (achei estranho).
Tudo bem, tive um incidente com a Ranger num banco de areia mas ela foi alinhada e a cabagem feita e tava tudo normal até então. Agora, a suspensão virou um lixo. Até porque preciso trocar os amortecedores dianteiros e traseiros (90 mil km)
Agora o que me cismoou foi isso (vejam as fotos) Olhem a diferença no espaço de cima por onde passa a barra de torção;
Agora vem a duvida: EMbuxamento, bandeja torta ou gabarito??? Não tava afim de colocar minha caminhonete numa "maquina de fazer Pilates". antes eu pensei em embuxamentos. O que me dizem?
TylerNTL
15/02/2010, 09:05
Ressussitando teopico antigo (para nãocriar um novo).
15 dias atrás mandei alinhar a Ranger e dar uma apertada nas barras de torção (a frente tava muito arriada)
Resultado: O alinhador me atestou que os parafusos excentricos estão no seu limite final e que proxima cambagem só se for no gabarito (alinhamento técnico).
barras de torção apertadas até o limite para atingir a altura certa. (achei estranho).
Tudo bem, tive um incidente com a Ranger num banco de areia mas ela foi alinhada e a cabagem feita e tava tudo normal até então. Agora, a suspensão virou um lixo. Até porque preciso trocar os amortecedores dianteiros e traseiros (90 mil km)
Agora o que me cismoou foi isso (vejam as fotos) Olhem a diferença no espaço de cima por onde passa a barra de torção;
Agora vem a duvida: EMbuxamento, bandeja torta ou gabarito??? Não tava afim de colocar minha caminhonete numa "maquina de fazer Pilates". antes eu pensei em embuxamentos. O que me dizem?
Tem alguma coisa estranha na primeira foto (lado do passageiro certo?) o batente está todo espremido! Nessa foto não tinha um macaco levantando a roda?
Daniel acho que o problema ai é a barra de torção. Parece que ela está empenada. Acho difícil "entortar" o chassis da ranger a esse ponto.
Walter L. L. Casitta
15/02/2010, 09:44
Achei a bandeja muito inclinada na foto. Se a suspensão estiver mais alta que o especificado pela Ford, não da alinhamento...
De qualquer forma, Acredito que um acidente que desalinhe o chassi da Ranger certamente não deixaria o resto da Ranger inteira...
Daniel.Shimomoto
15/02/2010, 13:12
Tem alguma coisa estranha na primeira foto (lado do passageiro certo?) o batente está todo espremido! Nessa foto não tinha um macaco levantando a roda?
O pior é que não...as fotos foram tiradas no mesmo dia e sem macaco.
To sentindo cheiro de bobagem do alinhador e das buchas....
Abs!!!
Edintruder
15/02/2010, 19:38
Daniel,
Aparentemente o lado esquerdo está mais alto que o direito...
De qualquer maneira, pode ser muita coisa, mas balança empenada é muito difícil. Eu perdi a conta de quantos saltos já deu com a minha Ranger. Eu alinho ela em casa mesmo. O ajuste da cambagem faço uma um nível de pau... Sempre fica ok.
Eu aposto que o teu "faro" está correto...
Daniel.Shimomoto
15/02/2010, 20:21
Daniel,
Aparentemente o lado esquerdo está mais alto que o direito...
De qualquer maneira, pode ser muita coisa, mas balança empenada é muito difícil. Eu perdi a conta de quantos saltos já deu com a minha Ranger. Eu alinho ela em casa mesmo. O ajuste da cambagem faço uma um nível de pau... Sempre fica ok.
Eu aposto que o teu "faro" está correto...
Edin;
Valeu mesmo...As buchas eu apostei por conta da areia que eu sempre pego no meu trecho, já ter acontecido antes em veiculos meus e a Ranger ter 89 mil km onde pelo menos uns 35 mil foi na terra. E outro dia ela ter dado um "estalo" na suspensão dianteira, como se houvesse um jogo.
O alinhador eu apostei de ele estar errado pois ele sempre trabalhou na VW, entende tudo de carros de passeio, mas de picape...Ele queria, quando da primeira cambagem, mandar pro gabarito de chassis....Eu que mostrei que existiam parafusos excentricos.
Se eu tivesse espaço (e tempo...), eu mesmo desmontava a frente e via o que estava acontecendo.
Considerando que só tive um "vôo" com a Ranger e que o chassis dela deve ser robusto o suficiente para aguentar minhas estradas de terra, tem caroço no angu.
Abs!!!
Daniel.Shimomoto
15/02/2010, 20:27
Eu pago 250,00 nas TRW superiores aqui em BH...
Quanto as bandejas inferiores é só rebater a aba do furo. não precisa trocar não...
4x2 e 4x4 são iguais...
Walter;
O que voce me fala dos produtos Nakata? Em outro topico vc disse que só usa TRW.
Abs!!!
Walter L. L. Casitta
15/02/2010, 21:17
Walter;
O que voce me fala dos produtos Nakata? Em outro topico vc disse que só usa TRW.
Abs!!!
Realmente me emputeci com as peças de suspensão do mercado paralelo, mas Nakata é um nome de respeito. Acontece que eu nunca encontrei para comprar peças da suspensão dessa marcar...
Daniel.Shimomoto
15/02/2010, 21:25
Realmente me emputeci com as peças de suspensão do mercado paralelo, mas Nakata é um nome de respeito. Acontece que eu nunca encontrei para comprar peças da suspensão dessa marcar...
Aqui em Garça tem 3 lojas de alinhamento que trabalha com estoque de peças. Por incrivel que pareca uma delas só só trabalha com Nakata. TRW é dificil...O comunzão mesmo é o Driveway.
Abs!!!
eduardo1968
15/02/2010, 22:12
Walter e Daniel
Aqui em S. Ângelo Nakata é tida como marca ordinária. Por exemplo: amortecedores Nakata na ranger não dura nada, e por aí vai...
Eduardo
Pequeno jr
15/02/2010, 23:55
Pior que cada local tem as suas manias.
Nakata depende do que for comprar. Peças de suspensão pelo menos muita gente aqui no DF indica. Amortecedores de forma alguma, os da Ranger é melhor pegar o gas premium da Monroe que são melhores que os originais e piores que os rancho por exemplo.
Shampo, tem algo estrnho no teu carro. Como disseram parece que há algo empenado do lado esquerdo.
Já viu como está o parafuso da barra de torção
??
Daniel.Shimomoto
16/02/2010, 00:11
Pior que cada local tem as suas manias.
Nakata depende do que for comprar. Peças de suspensão pelo menos muita gente aqui no DF indica. Amortecedores de forma alguma, os da Ranger é melhor pegar o gas premium da Monroe que são melhores que os originais e piores que os rancho por exemplo.
Shampo, tem algo estrnho no teu carro. Como disseram parece que há algo empenado do lado esquerdo.
Já viu como está o parafuso da barra de torção
??
Pequeno;
como falei pro Edin...acho que o embuxamento foi pro saco.
As barras aparentemente estao normais. O Certo s eria desmontar tudo e ver. Vou mandar fazer isso. E logo pq a suspensão dianteira está uma b&^&#^!!!!!
Abs!!!
Daniel.Shimomoto
16/02/2010, 18:39
Daniel acho que o problema ai é a barra de torção. Parece que ela está empenada. Acho difícil "entortar" o chassis da ranger a esse ponto.
Tirei novas fotos, sabe que eu acho que vc está certo de alguma razão. Olhem as fotos. Tirei todas hoje.
ABs!!!!
Daniel.Shimomoto
16/02/2010, 18:41
Continuação...
O problema parece ser que depois de 10 12 anos as peças estruturais podem começar a apresentar empenamento etc...
Mas a sua parece ser bem pouco usada.
Normalmente estas peças da ranger não dão problema.
Detana sempre a superior, a inferior fica intacta.
Explorer (modelo 95 01)
Troquei as bandejas superiores 03 vezes de 2002 ate hoje.
Sempre pelas merdas paralelas que duram no maximo 50 000.
Nas inferiores nunca mexi.
Agora o alinhador me disse, apos a troca das bandejas superiores a suspenção do lado do motoriasta continua negativa 1,2...
Estou pensando em regular no parafuso, levantando um pouco.
No seu caso,não posso lhe dar receita a distancia mas:
Experimenta primeiro (antes de queimar uma grana), colocar parafusos de regulagem das barras de torção mais longos.
sandro adams
Walter L. L. Casitta
16/02/2010, 19:54
Daniel,
Um lado esta diferente do outro. poderia ser alguma bucha no braço inferior como você suspeita.
A minha nunca estragou nenhuma dessas buchas. Em compensação aqueles batentes mesmo originais não duram muito. Numa viagem ida e volta BH Cuiabá 3800Km os meus ficam esfolados iguais aos seus. Já torneei outros em poliuretano e eles duram menos ainda. Desisti deles. Voltei a usar o antigo original e endureci na regulagem os amortecedores Rancho.
Daniel.Shimomoto
16/02/2010, 20:51
Sandro e Walter;
Valeu pelas dicas.
Walter: No meu caso especificamente, bucha de bandeja pode um fator de desgaste por causa da areia: As estradas que eu pego são areia pra valer, quando chove, suja a parte de baixo de areia e é dificil tirar (acho que deu pra ver nas fotos). Nos carros que eu tive, virava e mexia tinha que trocar.
Sandro Adams: Os parafusos tem alguma especificação especial (tipo de metal, etc.)?
Abs!!!
TylerNTL
16/02/2010, 21:31
Sandro e Walter;
Valeu pelas dicas.
Walter: No meu caso especificamente, bucha de bandeja pode um fator de desgaste por causa da areia: As estradas que eu pego são areia pra valer, quando chove, suja a parte de baixo de areia e é dificil tirar (acho que deu pra ver nas fotos). Nos carros que eu tive, virava e mexia tinha que trocar.
Sandro Adams: Os parafusos tem alguma especificação especial (tipo de metal, etc.)?
Abs!!!
Troquei um parafuso desses uns dias atrás.
O alinhador disse que só encontrava na concessionária.
Não pesquisei muito morri em +- R$ 30 por um parafuso de uns 10cm, com uma ponta arredondada e "supostamente" feito em uma liga especial.
Ele deve ser de um aço mais duro que o "normal" e quebra ao invés de empenar.
(olha a gravação na cabeça deles)
Se forem originais, penso ser 10.9, no paralelo facilde achar 8.8 (razoaveis).
Se encontrar allen 12.9 seria melhor.
O problema é que são 12mm (não tenho certeza passo 1/25 ou 1/50) lembro que são rosca fina. Allen rosca fina é bem dificil.
um abraço
Daniel.Shimomoto
16/02/2010, 22:16
(olha a gravação na cabeça deles)
Se forem originais, penso ser 10.9, no paralelo facilde achar 8.8 (razoaveis).
Se encontrar allen 12.9 seria melhor.
O problema é que são 12mm (não tenho certeza passo 1/25 ou 1/50) lembro que são rosca fina. Allen rosca fina é bem dificil.
um abraço
Parafuso M12x1.75x73.5
Tirei do catalogo Ford que eu achei que nao tinha os dados mas tem.
Abraços!!!!
Deivid/silveira
16/02/2010, 22:27
Olá Amigos!
Aproveitando o topico de suspenção, tenho uma grande duvida:
Sabado passado, fui subir a serra, a estrada era de chão batido e muito cascalho e pedras,
Báh a ranger parecia uma carroça, achei a suspenção muito dura, até judiei bastante, dei uma esvaziada noa pneus, mas não mudou muita coisa.
Aos rangeiros, eu não tinha pego uma estrada tão ruim assim, oque devo fazer para dar uma amaciada na ranger??
Pô ou é normal?
Walter L. L. Casitta
16/02/2010, 23:04
Olá Amigos!
Sabado passado, fui subir a serra, a estrada era de chão batido e muito cascalho e pedras,
Báh a ranger parecia uma carroça, achei a suspenção muito dura, até judiei bastante, dei uma esvaziada noa pneus, mas não mudou muita coisa.
Aos rangeiros, eu não tinha pego uma estrada tão ruim assim, oque devo fazer para dar uma amaciada na ranger??
Pô ou é normal?
Nesse caso só com pneus de 33" que são mais largos e podem trabalhas com pressão menor
Daniel.Shimomoto
16/02/2010, 23:05
Olá Amigos!
Pô ou é normal?
Picape é assim mesmo...
Que ano que é a Ranger? Quantas lbs está usando?
Abs!!!
Daniel, pela foto não está muito claro mas acho que no acidente a pancada no lado direito foi tão forte que chegou a estourar o batente!
Na minha opnião, pelo que da pra ver nas fotos, a balança subiu tanto que fez uma alavanca no meio da barra de torção empenando ela. Não sei se vc entendeu mas acho que foi isso. Pode cotar logo uma barra e um batente, hehehe
Tenta esticar uma linha ou algo assim e compara com a do outro lado.
Edit, olhando as fotos do segundo post da pra ver claramente que a barra está empenada! Se reparar bem da pra ver que chegou a empenar aquelas abas da balança por baixo da barra!
Isso deve estar deixando o carro uma bosta, ta fora da altura, a barra deve estar com a resistência alterada e o calço não deve estar colaborando!
A sim e troca de oficina, se o cara não viu isso antes de alinhar ele é meio zarolho.
Deivid/silveira
16/02/2010, 23:20
Não tudo bem, mas realmente estava de +.
Ela 99/00, o pneu é 31x10.50 R15
Naquele momento eu usei 32 na dianteira e 33 na trazeira.
Walter L. L. Casitta
16/02/2010, 23:30
Não tudo bem, mas realmente estava de +.
Ela 99/00, o pneu é 31x10.50 R15
Naquele momento eu usei 32 na dianteira e 33 na trazeira.
Ué? Pneus com diâmetros diferente entre os eixo? Em veículos 4x4 isso da um problemão...
Deivid/silveira
16/02/2010, 23:50
Não não
é calibragem 32 e 33.
Deus o livre se fosse assim:putz:
Daniel.Shimomoto
17/02/2010, 01:22
Daniel, pela foto não está muito claro mas acho que no acidente a pancada no lado direito foi tão forte que chegou a estourar o batente!
Na minha opnião, pelo que da pra ver nas fotos, a balança subiu tanto que fez uma alavanca no meio da barra de torção empenando ela. Não sei se vc entendeu mas acho que foi isso. Pode cotar logo uma barra e um batente, hehehe
Tenta esticar uma linha ou algo assim e compara com a do outro lado.
Edit, olhando as fotos do segundo post da pra ver claramente que a barra está empenada! Se reparar bem da pra ver que chegou a empenar aquelas abas da balança por baixo da barra!
Isso deve estar deixando o carro uma bosta, ta fora da altura, a barra deve estar com a resistência alterada e o calço não deve estar colaborando!
A sim e troca de oficina, se o cara não viu isso antes de alinhar ele é meio zarolho.
RcSala;
O estranho é que quando subi no banco de areia foi com o lado esquerdo...e é o direito que está estranho.
Farei a experiencia da barra com a linha. O duro é que essas barras só na Ford e devem custar uma pequena fortuna...preciso cotar.
Abs!!!!
Walter L. L. Casitta
17/02/2010, 09:10
Não não
é calibragem 32 e 33.
Deus o livre se fosse assim:putz:
HAAAAAA sim!
Com pneus 33" eu uso 25 na dianteira e 22 na traseira. Fica parecendo uma limousine na estrada de terra.:-D:-D:-D
RcSala;
O estranho é que quando subi no banco de areia foi com o lado esquerdo...e é o direito que está estranho.
Farei a experiencia da barra com a linha. O duro é que essas barras só na Ford e devem custar uma pequena fortuna...preciso cotar.
Abs!!!!
Subiu com o lado esquerdo e aterrisou com o direito, a subida é mais "macia" :shock:
Outra coisa, sempre que levo meus carros em alguma oficina tento acompanhar onde eles colocam os apoios do elevacar e dos macacos na hora de levantar o carro. Ja vi macaco jacaré subindo frente de carro apoiado no carter, subindo a traseira apoiado no meio do eixo de torção (era um astra) e S10 apoiada no meio da barra de torção....
Pequeno jr
17/02/2010, 12:07
Tbm já vi isso.
O pior de todos foi um borracheiro que levantou um pálio pelo carter! Doeu até no meu fígado.
Ops, estava com fome e "comi" um s no meu último post. Como não da pra editar, onde está escrito aterrisou leiam aterrissou!!!!
Desculpem a fome, hehehe
Deivid/silveira
18/02/2010, 01:13
HAAAAAA sim!
Com pneus 33" eu uso 25 na dianteira e 22 na traseira. Fica parecendo uma limousine na estrada de terra.:-D:-D:-D
Báh! só imagina que luxo este 33.
Abração
sergiomfff
18/02/2010, 10:31
Tirei novas fotos, sabe que eu acho que vc está certo de alguma razão. Olhem as fotos. Tirei todas hoje.
ABs!!!!
Daniel, verifique se não está ocorrendo uma torção nessa extremidade da barra (foto anexa) o sextavado tendendo a girar.
Abs e boa sorte.
General Lee
18/02/2010, 12:10
Olá caros amigos,
Estou vendendo algumas peças para Ranger todas 0km.
KIt embreagem completo (menos atuador) marca luk
sensor de ABS trazeiro
Pastilhas de freio
Todas as peças no valor de R$ 1.200,00
Obs: essas peças são para Ranger XLT 98 4x4 gasolina motor 4.0
Caso haja interesse entrem em contato no email autosantafe@gmail.com
Abraços!
Mario
amigos,
A minh aranger tá rangendo pacas o lado direito. Antes era na bucha inferior. Passava em água e depois que secava vira uma sinfonia. Passava oleo ali e pronto.
Agora começou a parte de cima tb. Mas ja de cara achei um anel de borracha saindo da bucha.
Bandeja superior troca inteira ou buchas?
PU nestes pontos manteriam o silencio no trabalho com melhor custo x beneficio?
Preços das peças originais para comparação?
Edintruder
17/05/2010, 20:11
Buchas ruins? Na suspensão da Ranger, o que realmente tiro o chapéu é para a qualidade das buchas. O ideal é trocar por originais mesmo, pois deverão durar mais uns 10 anos!
PU com certeza fica bom, porém tem que correr atrás de torneiro.
Walter L. L. Casitta
17/05/2010, 20:31
Vou discordar do Edi. Poliuretano acaba com as outras peças em contato. Poliuretano só em competição...
Walter L. L. Casitta
17/05/2010, 23:05
Não entendi Walter???
A melhor opção são buchas de borracha mesmo, originais de preferência, que são bem mais macias e impedem o atrito entre as partes da suspensão.
As buchas de poliuretano são muito rígidas e só são indicadas para veículos de competição. Existe um mito de que as buchas de poliuretano são mais duráveis, mas não é por esse motivo que são usadas em competições.
Durante os movimentos da suspensão as buchas de borrachas simplesmente deformam e as de poliuretano não o que cria um atrito entre as peças. Com a poeira e lama tanto o poliuretano quanto as peças metálicas em contato se desgastam também. Diferente das buchas de borracha rangem pelo atrito e acaba precisando de lubrificação. As de borracha não.
As buchas de borracha em condições extremas (curvas por exemplo numa competição) deformam a ponto de modificar a geometria da suspensão o que não acontece quando se usa buchas de poliuretano e só por isso é usada. Em competições alguns milésimos de segundo a menos numa curva são muito mais importantes que ruido ou algum desgaste das peças da suspensão.
dudas_308w
17/05/2010, 23:11
A melhor opção são buchas de borracha mesmo, originais de preferência, que são bem mais macias e impedem o atrito entre as partes da suspensão.
As buchas de poliuretano são muito rígidas e só são indicadas para veículos de competição. Existe um mito de que as buchas de poliuretano são mais duráveis, mas não é por esse motivo que são usadas em competições.
Concordo com o Walter, a exceção de algumas peças de PU, que ja vem montadas com arruelas ou tubos internos de metal, onde o desgaste será nessas peças e não nos apoios do carro.
Pequeno jr
18/05/2010, 07:58
Durante os movimentos da suspensão as buchas de borrachas simplesmente deformam e as de poliuretano não o que cria um atrito entre as peças. Com a poeira e lama tanto o poliuretano quanto as peças metálicas em contato se desgastam também. Diferente das buchas de borracha rangem pelo atrito e acaba precisando de lubrificação. As de borracha não.
As buchas de borracha em condições extremas (curvas por exemplo numa competição) deformam a ponto de modificar a geometria da suspensão o que não acontece quando se usa buchas de poliuretano e só por isso é usada. Em competições alguns milésimos de segundo a menos numa curva são muito mais importantes que ruido ou algum desgaste das peças da suspensão.
x2!!! Bem explicado e era por isso que usavamos PU ou Poliuretano na suspensão dos carros de turismo.
Ta e essa peça troca inteira ou só bucha?
A inferior range tb, mas nao noto nenhuma folga. Tem um afolga pequena no pivo superior...ela tava com a coifinha sem um anel trava e dai ficou sem graxa. Corrigi mas deve estar assim a anos...
A inferior troca a bucha.