Ver Versão Completa : Sensor de fase p/ Ranger V6.
SergioPB
20/08/2008, 16:09
Pessoal,
Alguem tem algum material com o passo-a-passo com fotos e gravuras explicativas para a instalação do sensor de fase para a Ranger V6 4.0 ?
Eu tenho o passo-a-passo para a instalação sem as gravuras ou fotos.
Grande abraço!
SergioPB
Rio de Janeiro-RJ
Ricardo Franklin
20/08/2008, 16:43
Hum posso primeiro perguntar oq e isto? rsrsrs
abraco
SergioPB
20/08/2008, 16:49
Abaixo as orientações que tenho sobre esse sensor.
PROCEDIMENTOS P/ INSTALAÇÃO DO SENSOR DE FASE
DO MOTOR V6 4.0 DA RANGER
FUNÇÃO NO SISTEMA:
Tem a função de informar ao Central - MC a fase pela qual passam os êmbolos (admissão - expansão)
GENERALIDADE:
O sensor ("CMP") detecta a passagem da saliência existente na engrenagem auxiliar que possui a rotação em fase com o comando de válvulas. Juntamente com o sinal enviado pelo ("CKP"), possibilita ao Central - MC controlar a injeção seqüencialmente
MONTAGEM E REGULAGEM DO SENSOR ("CMP"):
1 - Sincronizar o sensor ("CMP") com o comando de válvulas e a árvore de manivelas, de forma que informe corretamente a fase dos êmbolos
2 - Chave de ignição desligada, sensor ("CMP") removido do bloco
3 - Posicione o pistão do primeiro cilindro no ponto morto superior com as válvulas do mesmo cilindro fechadas, ou seja, início de expansão
4 - Faça uma marca a 34mm acima da referência da 0º na roda fônica do sensor ("CKP"), equivalente a 26º depois do ponto morto superior (DPMS)
5 - Lubrifique o anel óring do sensor ("CMP") com óleo caixa de transmissão
6 - Alinhar a borda esquerda do rotor do sensor ("CMP") com a pequena marca do lado esquerdo da janela (o sentido de rotação do rotor é o sentido horário olhando o sensor por cima)
7 - Instale o sensor ("CMP") no motor de forma que a sua carcaça forme um pequeno ângulo no sentido anti-horário com o bloco do motor
OBS: Ao se encaixar o rotor do ("CMP") com o comando de válvulas, o rotor deverá girar no sentido anti-horário, alinhando-se com a segunda referência
8 - Instale o parafuso de fixação do sensor ("CMP"), apertando-o
9 - Alimente o sensor ("CMP") com 12 volts e instale o voltímetro conforme apresentado
10 - Gire o motor no sentido horário. Dê duas voltas completas parando a árvore de manivelas com o primeiro cilindro a 26º DPMS
11 - Solte o parafuso de fixação do sensor ("CMP") e gire o sensor lentamente no sentido anti-horário até o ponto exato da transição de 12 volts para 0 volts
12- Trave o sensor ("CMP") por meio do parafuso, aplicando um torque de 17 à 21 Nm
Acho que ajuda pra que serve.
Abraços!!
Márcio T
20/08/2008, 18:15
Olá, Sérgio.
Parece que o Valdeci conseguiu regular o sensor CMP da Explorer dele. Dá uma olhada no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44354
Vou deixar o link deste tópico naquele, pode ser que ele possa contribuir.
A propósito, é melhor buscar por sensor de posicionamento do eixo de cames ou só sensor CMP.
Pelo procedimento que você adicionou (onde conseguiu? É "incompleto" pela falta de fotos/ilustrações, mas a descrição está OK) se percebe a função do sensor, que é informar ao PCM quando o cilindro #1 está admitindo ou detonando e, a partir daí, obter o melhor ajuste da injeção. O motor até funciona sem esta informação, mas vai abrir 2 injetores por ciclo (porque não sabe qual está comprimindo e qual está descarregando), acusar mistura rica na sonda lambda e acender a CEL.
Boa sorte.
P.S.: Se conseguir juntar algumas fotos/gravuras a este procedimento, fica um HowTo excelente!
SergioPB
20/08/2008, 21:22
Obrigado, Marcio T !
As suas dicas foram ótimas.
Estou tentando conseguir as gravuras e completar aqueles procedimentos.
Assim que tiver, posto aqui no fórum.
Grande abraço!
SergioPB
Rio de Janeiro-RJ
Valdeci Martins
24/08/2008, 00:46
Pessoal,
Alguem tem algum material com o passo-a-passo com fotos e gravuras explicativas para a instalação do sensor de fase para a Ranger V6 4.0 ?
Eu tenho o passo-a-passo para a instalação sem as gravuras ou fotos.
Grande abraço!
SergioPB
Rio de Janeiro-RJ
Sergio,
Usei o próprio sensor para regulagem, tirei algumas fotos se quiser te mando, é só informar o e-mail por MP .
Valdeci Martins.
SergioPB
02/09/2008, 14:33
Obrigado Valdeci!
Na primeira vez foi regulado sem qualquer ajuda de ferramentas. O motor ficou "liso" no GNV e rateando na gasolina, sintomas de que o sensor ficou fora de posição.
Agora com as suas dicas o mecânico está reajustando as posições para ver como fica.
Assim que tiver notícias coloco aqui no fórum.
Abraços!
SergioPB
18/10/2008, 21:00
Voltei, pessoal!
Estive fora mais de um mês e por isso não pude dar continuidade ao conserto da Ranger. O mecânico preferiu esperar a minha volta para dar novos ajustes.
Recebi do Valdeci algumas dicas preciosas por e-mail e coloquei em prática.
Aproveitei que a Ranger da minha filha precisou trocar a junta do coletor de admissão e conferi a posição do sensor e bateu com o que o Valdeci me enviou.
Só que a Ranger continuava a ratear em acelerações na gasolina. No GNV permanecia "liso".
Decidimos desligar todos os periféricos do GNV, tais como: emulador de sonda, variador de avanço e reset de memória.
Nada, o motor continuava a ratear e nessa "geral" descobrimos uma sonda travada. Nada do motor melhorar.
Partimos para a "ignorância" e o mecânico resolver retirar todos os bicos para verificar a vazão dos mesmos. Aleluia, aleluia, :dance::dance::dance::dance::dance:
Um dos bicos teimava em não injetar combustível suficiente. Trocado o bico, o motor ficou "redondo".
Quero agradecer a ajuda do pessoal do forum, que enviou dicas pelo meu e-mail e por esse tópico.:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
Abraços!!!
Marcelo Macedo
10/06/2015, 02:23
Sergio,
Retirei o referido sensor para sincronizar, tendo em vista que na época que retifiquei o motor não tinha conhecimento deste sensor, logo o mesmo não foi sincronizado!!
Observei que tem muita folga no eixo, isto é normal ou terei que trocar o mesmo??? Desmontei a parte superior e internamente o sensor nada mais é que um imã permanente, e ligado ao eixo tem uma meia lua metálica que passa entre o imã e a parte da frete do mesmo onde se liga os contatos pinos 24,25 85 97 da centralina são 03 fios. Quero saber se a passagem de 12Volts para 0 volts se da no momento que a placa (meia lua) passa entre o imã e a parte da frente, ou o contrário????
Eu já identifiquei o PMS zero grau !!! dúvida os 26 graus significa que o o envio do zero volts para a centralina ocorrerá adiantado em 26 graus ??? porque na volta seguinte do virabrequim o ponto26 graus chegará primeiro que o zero graus PMS !!!! Tem que ser mesmo adiantado em 26 graus 34mm acima do zero???
Edison Sumariva
17/08/2015, 11:22
Marcelo/Sergio
Estou com esta dúvida também, o sensor tem uma folga acentuada no eixo, isto é normal? Caso não seja, tem como retificar e eliminar a folga?
Eduardo Borgonovi
17/10/2017, 17:00
Valdeci boa tarde...estou aqui tentando regular o sensor na minha ranger v6,, vc poderia me enviar este esquema de fotos que vc tem via email? pode ser no eduborgonovi@hotmail.com muito obrigado!"!
Eduardo Borgonovi
17/10/2017, 17:03
Sergio,
Usei o próprio sensor para regulagem, tirei algumas fotos se quiser te mando, é só informar o e-mail por MP .
Valdeci Martins.
valdeci...estou com a minha v6 aqui e gostaria das suas fotos para eu regular...percebo que ainda ta um pouco fora...poderia me enviar no eduborgonovi@hotmail.com ? obrigado
Willians Assis Carolino
17/05/2019, 19:09
Valdemar favor me enviar fotos ilustrativas sobre montagem do sensor cmp da ranger v6 grato willians.
Williansassis@hotmail.com
Newton Neto
19/06/2019, 10:30
Bom dia, Valdeci! Td certinho? Preciso fazer a regulagem desse sensor também (no meu caso, numa F250, V6) o amigo poderia me fazer a gentileza de encaminhar o material que tem por email? n.racer@gmail.com
Muito grato!
Abraço!
Sergio,
Usei o próprio sensor para regulagem, tirei algumas fotos se quiser te mando, é só informar o e-mail por MP .
Valdeci Martins.
gustavoantonouza
13/11/2019, 12:52
Valdemar favor me enviar fotos ilustrativas sobre montagem do sensor cmp da ranger v6 email gustavoantonini@yahoo.com.br
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