Ver Versão Completa : "Dimple dies", ferramenta para reforço estrutural para chapas
Marcelo A. Marchiodi
20/08/2008, 15:55
"Dimple dies" são furos com as bordas estampadas, é uma técnica inventada na indústria aeronáutica para eliminar peso de chapas e ao mesmo tempo proporcionar reforço estrutural, além de ficar bonito.
Primeiramente usada no campo automotivo pelos carros de corrida da Jaguar e Lotus. Hoje é extensamente usada em carros de corrida e performance ao redor do mundo, tanto fora-de-estrada (rock-crawling, desert racing, rali) quanto asfalto/arrancada, enfim, qualquer aplicação onde se deseje maior resistência estrutural e menor peso.
Aqui vão alguns exemplos de aplicação:
http://img168.imageshack.us/img168/4563/dscf5160mu9.jpg
http://img168.imageshack.us/img168/5223/flare1mz6.jpg
http://img168.imageshack.us/img168/5220/img0522kq1.jpg
http://img168.imageshack.us/img168/6495/img0845dj7.jpg
http://img168.imageshack.us/img168/5750/img0848hp1.jpg
http://img168.imageshack.us/img168/7504/trophybugroofrack4tbph6.jpg
Segue uma foto de um kit para execução, na medida de 1"1/2 (38 mm) e uma chapa de teste, para chapas finas pode ser feito numa morsa, já para chapas de até 1/8" (3mm) é necessário o uso de prensa hidráulica, antes deve-se furar a chapa com serra-copo na medida correta ao kit:
http://img366.imageshack.us/img366/6017/dsc08197bhx8.jpg
http://img168.imageshack.us/img168/3545/dsc08199bbm4.jpg
http://img168.imageshack.us/img168/762/dsc08200bhv6.jpg
Estou fazendo, sob encomenda, as seguintes medidas, em aço 1045, zincado, seguem os preços também:
diâmetro do furo 19 mm ou 3/4".....................R$ 60,00
diâmetro do furo 22 mm ou 7/8".....................R$ 75,00
diâmetro do furo 29 mm ou 1.1/8"..................R$ 95,00
diâmetro do furo 35 mm ou 1.3/8"..................R$ 115,00
diâmetro do furo 38 mm ou 1.1/2" .................R$ 120,00
diâmetro do furo 44 mm ou 1.3/4"..................R$ 145,00
diâmetro do furo 51 mm ou 2"........................R$ 165,00
diâmetro do furo 57 mm ou 2.1/4"...................R$ 190,00
diâmetro do furo 64 mm ou 2.1/2"...................R$ 220,00
Carlos Alberto da Silva
22/08/2008, 17:08
Ola esta peça e usada em conjunto com uma prença.
Marcelo A. Marchiodi
23/08/2008, 09:08
Ola esta peça e usada em conjunto com uma prença.
Olá Carlos, sim, deve ser usado com uma prensa.
Marcelo A. Marchiodi
11/09/2008, 23:37
Primeiro conjunto vendido e entregue para o Stephan, aqui do fórum!
Segue foto do produto finalizado.
http://img515.imageshack.us/img515/198/dsc08229bp3.jpg
joao cj3a
12/09/2008, 12:06
voce tem a serra copo também para vender?
sabe o preco e onde posso conseguir?
obrigado.
joao
Recomendo...muito bem acabado/executado !
Assim que o 5L for pra casa, vcs poderão ver o resultado!
Marcelo A. Marchiodi
12/09/2008, 17:31
voce tem a serra copo também para vender?
sabe o preco e onde posso conseguir?
obrigado.
joao
Olá João, vendo as serras também (tenho o suporte também da mesma marca), são da marca Starret, seguem os preços:
diâmetro do furo 19 mm ou 3/4".....................R$ 15,50
diâmetro do furo 22 mm ou 7/8".....................R$ 17,50
diâmetro do furo 29 mm ou 1.1/8"..................R$ 22,00
diâmetro do furo 35 mm ou 1.3/8"..................R$ 23,50
diâmetro do furo 38 mm ou 1.1/2" .................R$ 25,50
diâmetro do furo 44 mm ou 1.3/4"..................R$ 26,50
diâmetro do furo 51 mm ou 2"........................R$ 30,00
diâmetro do furo 57 mm ou 2.1/4"...................R$ 34,00
diâmetro do furo 64 mm ou 2.1/2"...................R$ 35,00
Suporte: R$22,50
Marcelo A. Marchiodi
12/09/2008, 17:33
Recomendo...muito bem acabado/executado !
Assim que o 5L for pra casa, vcs poderão ver o resultado!
Valeu Stephan!!!:concordo:
Abraço!
Marcelo A. Marchiodi
28/10/2008, 10:07
Estou com um jogo completo em processo de usinagem, em uns 10 dias terei terminado todos e poderei enviar à pronta entrega.
matrakaum
28/10/2008, 10:45
E como eu faço o cálculo da distância entre os furos?
GuTo_Cerulli
28/10/2008, 17:33
Marcelo,
Tenho interesse, mas me diz uma coisa ai: vou usar uma prensa de 15ton "para tocar isso ai", sabe me dizer qual espessura da chapa 1020/1040 dá para encarar?
[]'s
Marcelo A. Marchiodi
29/10/2008, 13:54
Matrakaum, você diz em relação ao máximo aproveitamento para obter a resistência estrutural? Ou simplesmente a medida da borda da dobra?
Se for quanto à resistência, isso é muito relativo e depende muito da aplicação, o ideal seria analisar um projeto num programa de análise elementos finitos, tipo o Cosmos do Solid Works... mas como a maioria não tem acesso á esse tipo de tecnologia, acaba-se usando digamos um certo "bom senso" na hora da aplicação, por exemplo a chapa que usei nas fotos, uma chapa zincada, 1 mm de espessura, e ferramenta de dobra para 1" 1/2 de diâmetro, usei uma distância de 10 mm entre cada borda externa da dobra (diâmetro de 65 mm, + ou - 2" 1/2), entende.
Digamos que podemos constatar com isso que o diâmetro da borda externa é aproximadamente 2/3 (dois terços) maior que o diâmetro do furo.:concordo:
Nessa medida de 1" 1/2 por exemplo eu não recomendaria menos que 10 mm, e creio que o ideal seria uns 15 mm de distância da borda externa.
Marcelo A. Marchiodi
29/10/2008, 13:58
Marcelo,
Tenho interesse, mas me diz uma coisa ai: vou usar uma prensa de 15ton "para tocar isso ai", sabe me dizer qual espessura da chapa 1020/1040 dá para encarar?
[]'s
Guto, perdão pela demora, acabei de fazer um teste numa chapa de 1/8" (3,2 mm), para furo de 1" 1/2, temos uma prensa de 30 ton. aqui, olhando no medidor, chegou a 15 ton. mas isso apertando a chapa até o fim, acredito que com uma de 15 dê pra fazer sim.
Portanto em chapas mais finas que isso dá tranquilo pra fazer!:concordo:
matrakaum
30/10/2008, 09:36
Bom dia Marcelo,
É exatamente referente à resistência estrutural. Como saber a distância ideal para se obter a máxima resistência.
Mas vc. dever ter algum embasamento para, mesmo usando o bom senso, ter idéia das distâncias de acordo com a espessura da chapa, não é?
Marcelo A. Marchiodi
30/10/2008, 10:43
Bom dia Marcelo,
É exatamente referente à resistência estrutural. Como saber a distância ideal para se obter a máxima resistência.
Mas vc. dever ter algum embasamento para, mesmo usando o bom senso, ter idéia das distâncias de acordo com a espessura da chapa, não é?
:pensativo: Vamos fazer o seguinte, eu tenho aqui um trabalho de uma faculdade de engenharia nos EUA, sobre a construção de um mini-baja, foi o único documento que encontrei com dados sobre isso, vou traduzir e posto aqui mais tarde.
E vou ver se encontro mais alguma coisa em trabalhos acadêmicos.
GuTo_Cerulli
30/10/2008, 11:52
Guto, perdão pela demora, acabei de fazer um teste numa chapa de 1/8" (3,2 mm), para furo de 1" 1/2, temos uma prensa de 30 ton. aqui, olhando no medidor, chegou a 15 ton. mas isso apertando a chapa até o fim, acredito que com uma de 15 dê pra fazer sim.
Portanto em chapas mais finas que isso dá tranquilo pra fazer!:concordo:
Maravilha!
Vou fazer o seguinte, na verdade, esta semana está corrida, mas se tudo correr bem, no sábado, devo comprar a prensa (estava pensando no modelo de 15 ton, mas apareceu a oportunidade de comprar uma usada de 30ton), feito isso, vou escolher o tamanho dos dimple que vou comprar.
[]'s e obrigado!
http://img515.imageshack.us/img515/198/dsc08229bp3.jpg
Gostaria de ver as fotos do produto mais não esta aparecendo.
Marcelo A. Marchiodi
30/10/2008, 13:55
Gostaria de ver as fotos do produto mais não esta aparecendo.
Que estranho... :pensativo:
Mas anexei uma foto, acho que agora você poderá ver.
Luciano SHAKALL
30/10/2008, 15:57
" ... Gostaria de ver as fotos do produto mais não esta aparecendo ... "
" ... Que estranho... :pensativo: ... Mas anexei uma foto, acho que agora você poderá ver ... "Provavelmente é devido à conexão :wink: . . .
Quando eu usava Net discada (até uns três meses atrás) tinha vários problemas de visualização dessas imagens grandes, anexadas no corpo da mensagem.
Quase SEMPRE as imagens não carregavam por completo, fosse por instabilibade da conexão, fosse por atualização automática da página antes
do carregamento total da mesma (tempo de atualização incompatível com o de carregamento), entre outros....
Nem só Net discadas sofrem com isso :discordo: ; às vezes, usuários de conexões tipo ADSL (Aqui em Natal é VELOX) também possuem instabilidade,
apesar da velocidade de carregamento superior; usuários via Rádio também podem padecer desse mal :rolleyes: . . .
Enfim: Garantia de visualização à TODOS, só mesmo fazendo o Upload da imagem aqui pros servidores do Forum
(anexando essa imagem pequenininha - que na verdade é a visualização do arquivo hospedado - , como foi feito agora);
o que garante, inclusive, que enquanto o Forum estiver "no ar", elas (as imagens) estarão disponíveis aos usuários do Forum,
pois as imagens maiores são - geralmente - visualizações de conteúdo de links que levam a onde a imagem está hospedada
ou seja: Se tiram "de lá", não aparece mais aqui (lembra que ao anexar essas imagens grandes, você inseriu o link das mesmas?) . . .
[]'s e desculpem o "OFF" :oops: . . .
Marcelo A. Marchiodi
11/11/2008, 17:48
Só fazendo uma pequena correção quanto ao suporte Starret:
Suporte Starret A1, para serras-copo de 14 a 30 mm: R$ 22,50
Suporte Starret A2, para serras-copo de 32 a 210 mm: R$ 43,50
:concordo:
Marcelo A. Marchiodi
11/11/2008, 17:48
Ah, ainda estou traduzindo um texto, na verdade uma parte de um trabalho (sobre um mini-baja) de uma universidade americana que fala sobre como usar os "dimples". Está demorando um pouco pois tá tudo meio corrido, mas vai sair!
Cláudio Brasília
19/11/2008, 23:03
Prezado Marcelo,
Quanto fica um kit, com suporte, serra e o dimple, na medida 51mm ou 2 pol., com frete encomenda normal para o DF? Tem como obter desconto? Obrigado, um grande abraço e saudações.
Marcelo A. Marchiodi
20/11/2008, 12:51
Prezado Marcelo,
Quanto fica um kit, com suporte, serra e o dimple, na medida 51mm ou 2 pol., com frete encomenda normal para o DF? Tem como obter desconto? Obrigado, um grande abraço e saudações.
Olá Cláudio, respondido em PVT ok.
Oi Marcelo,
Alguma notĩcia das minhas peças?
Abs.
Cressoni
Marcelo A. Marchiodi
22/12/2008, 18:35
Oi Marcelo,
Alguma notĩcia das minhas peças?
Abs.
Cressoni
Olá CRessoni, acabei de lhe mandar uma MP.
:concordo:
alex reijers
28/01/2009, 15:11
queria comprar um desses Dimple dies. como eu faço? ligo para vc? ai vc me manda por correio? como eu posso ter um desses ?
obrigado
valeu :concordo:
Marcelo A. Marchiodi
03/02/2009, 08:51
Alex, é só mandar pra mim por MP o que voce quer, as medidas, te passo o custo e custo do frete, geralmente pelos Correios.
Adalberto Veiga da Silva
05/02/2009, 16:58
Amigos
No objetivo de ajudar e comprar um kit destes, li todo o tópico e ficou ainda em aberto a questão do distanciamento dos furos por 2 pontos:
1 - Qual o quanho efetivo de resistência = Diminui tração e ganha resistencia em uma determinada escala Qual seria a escala?
Palpite do Mirim aqui para aumentar a adesão do Dimple dies: Corpo de Prova com 2 ou 3 medidas de chapa+ dimple dies nelas + Morça + Balança puchando o outro lado da peça até dobrar= Resistencia final depois comparar com uma mesma peça sem dimple dies a diferança vai ser o GANHO EFETIVO DE RESISTENCIA ESTIMADO.
2 - Qual é o ganho efetivo de deformação no material, pois pelo que vi na chapa que vc fez a demonstração ela demonstra bastante deformação nas bordas... assim fica a questão como contar estas deformações?
Palpite do Mirim: a chapa deforma pois a força exercida pelo dimple dies estampando a chapa é maior que a resistencia do material que não está sendo estampado ou seja poderiamos concluir que a distancia deveria respeitar pelo menos 1,5vezes a medida da área que será estampada pelo dimple dies...
Viagei ou faz sentido!!!
Marcelo todos os Dimple dies tem o mesmo tamanho na borda com raio, independente do tamanho do Dimple dies (3/4 , 2 , 3/) ou conforme o tamanho do Dimple dies aumenta a borda.E todos tem o mesmo raio na borda ou muda tbm.
Marcelo A. Marchiodi
04/03/2009, 15:45
Marcelo todos os Dimple dies tem o mesmo tamanho na borda com raio, independente do tamanho do Dimple dies (3/4 , 2 , 3/) ou conforme o tamanho do Dimple dies aumenta a borda.E todos tem o mesmo raio na borda ou muda tbm.
Não, a borda é proporcional ao tamanho, tipo aumentando o diâmetro, aumenta o tamanho da borda.
Não entendi bem o que você quiz dizer com o raio, a borda forma um ângulo de 45° (olhando de perfil é como se formasse uma linha a 45°), existem com raio também (como na foto anexa), mas deste tipo eu não faço, por enquanto.
Esse tipo também corta a chapa (basta apenas fazer um furo para o guia da ferramenta, ela corta por puncionamento), mas são usados mais em construção de aviões artesanais, em chapas de alumínio e chapas de aço, mas mais finas, até 1mm.
Posso desenvolver uma ferramenta desse tipo, caso haja necessidade.
Não, a borda é proporcional ao tamanho, tipo aumentando o diâmetro, aumenta o tamanho da borda.
Não entendi bem o que você quiz dizer com o raio, a borda forma um ângulo de 45° (olhando de perfil é como se formasse uma linha a 45°), existem com raio também (como na foto anexa), mas deste tipo eu não faço, por enquanto.
Esse tipo também corta a chapa (basta apenas fazer um furo para o guia da ferramenta, ela corta por puncionamento), mas são usados mais em construção de aviões artesanais, em chapas de alumínio e chapas de aço, mas mais finas, até 1mm.
Posso desenvolver uma ferramenta desse tipo, caso haja necessidade.
Não, era isso mesmo, obrigado pela resposta tenho interece em comprar um ou dois tamanhos mas não agora assim que eu precisar entro em contato com vc , obrigabo...:palmas:
Giuseppe
20/06/2009, 07:57
Caro Marcelo,
Está produzindo? Existe algum preço especial para um pacote com todas as medidas?
Abraço
Marcelo A. Marchiodi
22/06/2009, 09:35
Caro Marcelo,
Está produzindo? Existe algum preço especial para um pacote com todas as medidas?
Abraço
Grande Giuseppe, eu ainda faço sim, respondido via mp! :concordo:
Abraços!
ola amigo, o trabalho sobre o mini baja vc tem como disponibilizar??:mrgreen:
é que estou montando um destes na faculdade e seria bem interessante ter algum material. Quem sabe não negociamos um kit deste para eu montar o baja.
abços,:palmas:
Grande Giuseppe, eu ainda faço sim, respondido via mp! :concordo:
Abraços!
Marcelo A. Marchiodi
27/06/2009, 17:18
Tá na mão Lucabe!
É um trabalho de uma faculadade americana, a parte onde eles analisam o uso dos dimples eu to traduzindo ainda, to quase no final. Dá uma fuçada na seção de gaiolas do fórum que tinha um outro trabalho sobre mini bajas por lá.
Precisando dos dimples é só falar!:concordo:
Henrique Jesus
31/08/2009, 00:14
Marcelo,
Me envia preços para um kit completo - preços unitários de cada medida - e também suporte e serras copo.
Henrique Jesus - henrique_jesus@terra.com.br
Marcelo A. Marchiodi
31/08/2009, 18:11
Marcelo,
Me envia preços para um kit completo - preços unitários de cada medida - e também suporte e serras copo.
Henrique Jesus - henrique_jesus@terra.com.br
Olá Henrique, te mandei um email ok!:concordo:
[]'s
Marcelo A. Marchiodi
08/09/2009, 08:58
Henrique, email com orçamento completo enviado ok.
Até mais!