Ver Versão Completa : DieselPodium da Petrobras é melhor ?
silviocesar
20/08/2008, 15:15
Olá pessoal,
O DieselPodium é melhor que os outros ?
Vejam:
http://www.hotsitespetrobras.com.br/dieselpodium/pop.htm
Att,
Silvio
RJ - SR5 98
Silvio,
Entrei no link que vc anexou e, de acordo com a Petrobrás, é a oitava maravilha do mundo...
Vamos esperar a palavra dos nossos amigos de fórum que já experimentaram e/ou entendem de combustíveis.
Até então, tenho procurado utilizar somente o diesel da Shell, pq na maioria dos postos é filtrado. Um abração, Delfim (dpab).
Realmente acho melhor, pois quando abasteço com diesel comum sinto que a L200 nao anda, quando ponho um diesel aditivado a melhora é significativa. Alem do mais sempre uso o Bardahl Booster no diesel que ai sim o bicho pega.
Eduardo Aguiar
20/08/2008, 18:02
Eu moro em São Carlos(SP), e sempre que vou a São Paulo (240km), eu abasteço em Campinas(SP) com o diesel podium. Em Campinas tá custando R$2,21, enquanto no mesmo posto o diesel comum custa R$1,99 (Posto Campeão).
Devo dizer que a viatura é outra com diesel podium. Melhora o desempenho e ainda deixa o veículo mais econômico. Quando tá frio, pela manhã, na partida a frio, quase não fumaça! É incrível. Pena que aqui em São Carlos não tenha! Só em alguns postos do Rio e de SP que possuem.
Vale muito a pena!!!!
...O DieselPodium é melhor que os outros ?
Sílvio,
Sim, na Toya a diferença é sensível. Mas meu carro tem 80 cavalinhos aspirados e suados. Qq coisa a mais ajuda bastante. Sempre que encontro, uso o Podium e, se possível, adiciono o Power Diesel da Bardahl. Esta "mistura" custa bem mais, mas vale cada centavo.
Opinião minha, acho que em motores turbinados a diferença não deve ser muito grande no quesito desempenho.
[]´s
Joao Baeta
20/08/2008, 19:37
:arrow:Já botei diesel podium no meu GVTD..... Tem ganho sensivelmente.... Menos fumaça..... Boa retomada....
Já usei muito... Mas como tá caro...!!! Onde eu boto diesel podium... É em Itaipava que custa 2.25 acho eu! Aqui na capital variam de 2.30 a 2.40... :putz: E coloco diesel aditivado que é 2.15
Luca
Onde vc esta comprando o Booster aqui em SP? So acho em postos a mais de R$ 33,00 o litro.
Francisco Bicalho
20/08/2008, 20:18
João
Onde fica mesmo esse Posto Alcatraz na U.I. #11880? Fica perto de onde mesmo? Fica quase em frente a Land Rover? Não sei nada da numeração da R.U.I...
Abraço;
Chico
Francisco Bicalho
20/08/2008, 20:21
Winsley, você está falando do Bardahl Power Diesel? É R$ 33 o litro ou 1/2 litro? Por R$ 33 o litro eu compro o estoque todo, é só me falar onde fica.
Joao Baeta
20/08/2008, 21:20
João
Onde fica mesmo esse Posto Alcatraz na U.I. #11880? Fica perto de onde mesmo? Fica quase em frente a Land Rover? Não sei nada da numeração da R.U.I...
Abraço;
Chico
:arrow:O posto que vc está falando é da Shell fica ao lado de Itaipava Center
O da Alcatraz fica exato em frente da Bramil...Onde tem trevo que vai a Teresopolis!:concordo:
Winsley, você está falando do Bardahl Power Diesel? É R$ 33 o litro ou 1/2 litro? Por R$ 33 o litro eu compro o estoque todo, é só me falar onde fica.
Francisco, aqui em SP nos postos custa R$ 33,00 o litro do Booster. Na Bardahl direto (via vendedor, miseros 22,00 litro), ja tentei comprar pela minha empresa, mas eles sao TAO enrolados que o atendimento é bem ruim, e olha que eu pretendia comprar ja logo umas 3 caixas de 24 garrafas.
Agora parei de usar pois nao encontro, quando acho a 33 ou mais, e isso é um ROUBO, prefiro por o diesel PODIUM.
...Onde vc esta comprando o Booster aqui em SP?...
De fato, Winsley, somente encontro no primeiro posto BR da Rod dos Bandeirantes, saindo de Sampa, idem para a Rod. Castelo Branco. Impressionante, custa caro e é raro. Mas como vou duas ou três vezes por mês para o interior, tenho sempre uma garrafinha zerada no porta-malas.
[]´s
Eduardo Aguiar
20/08/2008, 22:56
E sobre o maxdiesel da bardahal? Alguém tem algo a dizer?
E esse Booster é o mesmo power diesel da bardahal?
Power diesel é um limpador dos bicos.
Booster é um aditivo para otimizar a "octanagem do diesel" (esqueci o nome certo)
Francisco Bicalho
21/08/2008, 08:00
Obrigado João, já me situei, é o que fica em frente ao terminal de ônibus e aquela rotunda suicida. Vou testar esse diesel Podium, e ver o que acontece.
Abraço e obrigado;
Chico
Francisco Bicalho
21/08/2008, 08:00
Aproveito para tirar uma dúvida quanto ao Power Booster e o Power Diesel. Esse Power Booster é fabricado por que empresa?
Chico
Power diesel é um limpador dos bicos. Booster é um aditivo para otimizar a "octanagem do diesel" (esqueci o nome certo)
Winsley,
Limpador de bicos da Bardahl é o MaxDiesel. O Power Diesel é que aumenta o número de cetanos do diesel. Muda consideravelmente o desempenho de minha Toya. Como já disse, a potência é baixa, então qq acréscimo faz diferença. No site da Bardahl ele está apontado como "booster" []´s
Francisco Bicalho
23/08/2008, 19:25
Obrigado pela informação, Luca. Agora mais uma perguntinha. Sei que a Bardahl recomenda 0.6% do PD no abastecimento, que no caso de um tanque de 55 l cheio seria 330 mm, o que é uma matemática meio chata. Pensei em sempre encher o tanque quando estivesse na metade (é + ou - assim que sempre faço), assim sendo colocaria 165 mm a cada meio tanque usando um medidor, assim sendo uma garrafa do BPD daria para encher o tanque à partir do meio três vezes (com um chorinho de 5 ml no final).
Falei, falei, mas na verdade queria saber como você faz essa operação.
E o MaxDiesel, você usa?
Abraço;
Chico
... assim sendo colocaria 165 mm a cada meio tanque usando um medidor, assim sendo uma garrafa do BPD daria para encher o tanque à partir do meio três vezes (com um chorinho de 5 ml no final)... queria saber como você faz essa operação. E o MaxDiesel, você usa?
Francisco,
No tanque da minha SW cabem 65l de diesel. A Bardahl recomenda um frasco de 500 ml para até 80 litros de diesel, o que dá 6,25%, como vc bem lembrou. Ou seja a cada tanque vazio (seco no último), deveria adicionar 400 ml, e guardar o resto da garrafinha. Sairia mais em conta. Mas o PowerDiesel é muito fedido. Muito é MUITO, mesmo. Lembra o cheiro daquele inseto preto, popularmente chamado de "maria fedida" :shock:. Não dá prá guardar nada. Ou seja, eu faço uma tancada uma garrafinha. É triste, porque é caro prá chuchú. Mas o interior do carro não fica cheirando a inseto.
Abraços
Eduardo Aguiar
24/08/2008, 15:22
O que tu achas de usar 1/2 powerdiesel a cada abastecida? Ou seja 250ml a cada 60 litros? Fica muito diluído?
E sobre o maxdiesel, tu usas?
O que tu achas de usar 1/2 powerdiesel a cada abastecida? Ou seja 250ml a cada 60 litros? Fica muito diluído? E sobre o maxdiesel, tu usas?
Eduardo,
Usei MaxDiesel, mas não vi diferença. Acho que usando diesel de boa procedência, não dá erro. Que eu saiba, o MaxDiesel é prá limpesa dos bicos.
Quanto a usar 1/2 garrafinha de PowerDiesel, sim, eu acho que já se sente melhora no desempenho. O problema é carregar a outra metade dentro do carro. Se você dispuser de uma embalagem hermética, tá tudo certo.
[]´s
Eduardo Aguiar
24/08/2008, 18:27
Valeu Luca!
O max é realmente pra limpeza. Eu vou experimentar o powerdiesel e depois eu posto o resultado.
Pessoal,
Então a combinação perfeita seria encher o tanque com o Diesel Podium da Petrobrás( que já é aditivado e tem um número maior de cetano) e tb utilizar o power diesel ?
Ou o power Diesel só deve ser utilizado no diesel comum, com baixo número de cetano? Desculpem a ignorância... Obrigado.
Francisco Bicalho
24/08/2008, 18:36
Oi Luca.
No site da Bardahl eles recomendam 0.6% (é menos de 1%) do Power Diesel para um tanque cheio até 80 litros. No seu tanque de 65 litros os tais 0.6% são 390 ml do PD.
Eduardo, acho que matemáticamente os 250 ml devem ficar um pouco diulidos, porque os tais 0.6% recomendados pela Bardahl dariam 360 ml. Mas, convenhamos, a gente roda sem essa porra no tanque a vida toda e 250 ml devem ser um lucro danado pro carro, é ou não é?
Abraços;
Chico
Eduardo Aguiar
24/08/2008, 23:19
dpab,
Eu acho que se usar o diesel podium, não há necessidade de pôr nenhum aditivo. Talvez seja demais!!!
Francisco,
Realmente eu acho que os 250ml já deve fazer uma diferença sim! Eu vou usar e dou notícias.
Teor de enxofre no diesel
Um absurdo acontece nos nossos narizes. Quando respiramos nas grandes cidades, inalamos enxofre expelido pelos combustíveis, principalmente o diesel.
[O Globo] Nos Estados Unidos, Europa, Taiwan e México, o teor de enxofre no diesel já caiu. No Brasil, há sete anos, uma resolução determinou a limpeza do combustível. A Petrobras garantiu que vai cumpri-la em 2009. Não cumprir tem custo financeiro e em vidas humanas.
A resolução 315 do Conama, Conselho Nacional do Meio Ambiente, de 2002, estabeleceu que o diesel brasileiro teria que ter 50 partes de enxofre por milhão.
Este é um movimento mundial e, comparado ao produto de outros países, o nosso é um lixo só. Nos Estados Unidos, há anos, já foi atingido o nível de 50 partes por milhão (ppm).
Agora se busca a meta de 15 partes por milhão. Na Europa, a meta hoje é de 10 ppm. No Brasil, o diesel tem 500 partes de enxofre por milhão nas grandes cidades e 2.000 no interior do país. A gasolina tem 1.000 ppm. Porém o diesel preocupa mais porque é um composto mais pesado; as partículas emitidas são mais danosas à saúde humana.
Se a regulação do Conama, enfim, entrar em vigor no ano que vem, o nível de enxofre cairá para 50 ppm tanto no diesel das grandes cidades quanto no do interior.
Mesmo quando chegarmos lá, estaremos atrás do México, que hoje são 50 ppm e, no ano que vem, vai para 15. Taiwan chegou aos 50 ppm há 4 anos. No Canadá, que tem um petróleo pesado, eram 340 ppm, hoje são 30. São vários os países grandes e médios que já vêm atingindo níveis cada vez menos nocivos.
Este caso contém os sinais de vários defeitos do Brasil: o excessivo poder da Petrobras; a ineficiência dos órgãos regulatórios, principalmente da ANP; o descaso com a saúde do cidadão; o lobby da indústria automobilística.
O Conama deu um enorme prazo para que a sua determinação fosse cumprida, mas a Agência Nacional do Petróleo, que teria de informar as especificações técnicas dos combustíveis, deixou o tempo correr. Só em outubro e, após muita pressão de entidades como o movimento Nossa São Paulo, OAB, Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, entre outros, divulgou as especificações.
Começou então um movimento para adiamento da entrada em vigor da resolução, marcada para janeiro de 2009. Ou, pelo menos, para uma implantação gradual.
As entidades reagiram.
O Ministério do Meio Ambiente avisou que não vai aceitar adiamentos. Na sexta-feira mesmo, o ministro Carlos Minc reiterou isso, dizendo que exigirá compensações da Petrobras e da Anfavea caso elas não cumpram o prazo. Procurada pela coluna, a Petrobras garantiu, também na sexta-feira, por escrito, que “a Companhia vai fornecer o diesel 50 ppm a ser utilizado pelos veículos com tecnologia P-6 da resolução 315. Este produto já está inclusive disponibilizado pela companhia para testes por parte da indústria automobilística”.
Este diesel cheio de enxofre é o principal culpado pela poluição gerada pelo trânsito. A poluição causa várias doenças respiratórias e até câncer de pulmão; 5% dos casos são causados pela poluição. No mundo, 2 milhões de pessoas morrem por ano com doenças decorrentes da poluição do ar.
O professor Paulo Saldiva, do Laboratório de Poluição Atmosférica da USP, coordena um levantamento que mede a incidência de poluição em grandes cidades: Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Segundo ele, o monitoramento era muito falho, o que faz com que se argumente, muitas vezes, que só São Paulo e Rio têm problemas com a poluição: — Todas essas cidades em que fizemos a pesquisa estão com níveis acima do que é recomendado mundialmente.
Apenas Recife está só um pouco mais alto.
O professor fez uma conta considerando a população economicamente ativa, entre 20 e 60 anos, na região metropolitana de São Paulo; ele chegou a um custo de US$ 1,5 bilhão, por ano, por causa de problemas decorrentes da poluição. Ainda que só 10% da frota sejam a diesel, esse combustível é o responsável por 50% das emissões do material particulado fino, que forma a fumaça preta, que é um dos maiores responsáveis por mortes e doenças respiratórias do país. De acordo com Paulo Saldiva, a poluição é a causa de cerca de 400 mortes por ano só na cidade de São Paulo.
O professor Roberto Schaeffer, da Coppe, pondera que o problema da poluição não é apenas o diesel nos ônibus e caminhões. O carvão como fonte de energia emite muito enxofre. É uma importante parte da matriz energética da Europa, da China e da Índia: — O mais importante é a concentração de poluente no ar. O Brasil hoje é relativamente menos poluído devido à matriz energética.
Quem respira o ar de São Paulo dificilmente concordaria com isso. Não precisa ser especialista em saúde para saber que respirar enxofre provoca vários danos aos seres humanos. Não precisa ser economista para saber que isso representa maior custo fiscal, pelo impacto na Saúde. Não precisa ser especialista em regulação para saber que alguma coisa está errada num país em que a determinação de um conselho ambiental feita com tanta antecedência precisa da pressão da sociedade civil, dos especialistas, dos ambientalistas, para que se tenha esperança de que ela será cumprida.
A Petrobras, em sua nota, disse que vem retirando gradativamente o teor de enxofre do diesel e da gasolina desde o começo dos anos 90 e garante que investiu US$ 1,6 bilhão de 2000 a 2007 para melhorar a qualidade dos combustíveis.
Não há razão para novos adiamentos, a tecnologia de redução de enxofre já está dominada e é um imperativo de saúde pública.
Artigo originalmente publicado no Painel Econômico, do O Globo, 03/08/2008
http://www.ecodebate.com.br/index.php/2008/08/05/teor-de-enxofre-no-diesel-e-um-lixo-so-artigo-de-miriam-leitao/ (http://www.ecodebate.com.br/index.php/2008/08/05/teor-de-enxofre-no-diesel-e-um-lixo-so-artigo-de-miriam-leitao/)
Luiz Antonio C. Bodon
25/08/2008, 17:01
É brincadeira o que a Petrobrás faz com a população brasileira.....depois gasta milhares de reais em propaganda para "limpar e elevar" seu nome....:evil::evil::evil::evil::evil:
Allan Nielsen
25/08/2008, 17:42
A Petrobras é muito boa em propaganda!
Como ja dizia o Gen Castelo Branco na decada de 60 "se a Petrobras é tão boa como diz não precisa do monopolio, se não é não o merece".
Monopolio so serve para carrear lucros para alguns, e se já não bastasse este governo quer criar mais uma Petrobras. Que tristeza pro Brasil!
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