Ver Versão Completa : Inclinômetro
R-Mendes
20/08/2008, 15:12
Galera, sou lá do fórum do Engesa mas vim perguntar aqui... Bem, tô dando uma reforma no carrinho e tava pensando em colocar o conjunto da L200 inclinômetro, altímetro e... Bem, aquele outro eu não sei o que faz. O que faz? Ele necessita de um sensor externo, algo do tipo? Ou é só alimentar com tensão contínua da bateria? Fico no aguardo de um help. Obrigado!
Galera, sou lá do fórum do Engesa mas vim perguntar aqui... Bem, tô dando uma reforma no carrinho e tava pensando em colocar o conjunto da L200 inclinômetro, altímetro e... Bem, aquele outro eu não sei o que faz. O que faz? Ele necessita de um sensor externo, algo do tipo? Ou é só alimentar com tensão contínua da bateria? Fico no aguardo de um help. Obrigado!
é uma bussola digital, acredito que somente alimentando com energia funcione, nunca desmontei a minha.
Vc ja tem esse kit ou pretende comprar? Pois se achar o preco sera meio alto....
R-Mendes
20/08/2008, 18:28
Amigo, ainda não encontrei, estou procurando. Sabe onde posso encontrar? E sabe se é só ligar em 12V que funciona ou necessita de algum sensor especial? Alguém aí teria a foto com ele ligado pra eu ver como é essa bússola?
Paulo_CW
20/08/2008, 19:26
Mendes...
Este kit bussola /altímetro / inclinometro é mosca branca de olhos azuis... se vc por acaso encontrar, o valor tbm será alto...
Tem de comprar tbm o sensor de temperatura, pois a bussola de indicação desta no centro... fora este sensor, so ligar 12v
edilsoneras
20/08/2008, 21:57
Pessoal, já procurei bastante um conjunto deste para tentar instalar na TR-4, mas esta complicado! Se alguem souber também estou na caça.
Abraço a todos!
R-Mendes
21/08/2008, 00:46
Estou dando uma procurada aqui. Se quiserem, posso ver se encontro além do que estou querendo. Seria só o painel ou o sensor também? E esse sensor é de temperatura? Tem que ser específico desse aparelho? E vai onde, no painel da bússula? Edilsoneras, tem um cara no Mercado Livre vendendo um a R$ 1500,00. Achei bem salgado. Creio que consigo por aqui mais em conta, porém usado.
edilsoneras
21/08/2008, 21:25
R-Mendes, desculpe a pergunta, mas qual é a função do sensor de temperatura neste conjunto?
Obrigado,
Meu tio que mora nos EUA ja procurou por la e tbem custa caro US$ 600.00.... Quem se aventura?
R-Mendes
22/08/2008, 07:03
Edilsoneras, a função eu não sei. Pra falar a verdade, eu nem sabia que tinha termômetro (supondo que o sensor de temperatura seja pra isso). Quem falou que tem é o Paulo César. Aliás Paulo... Pra que serve? Estamos em dúvida. Aqui em Goiânia tem um setor que tem um monte de lojas de peças de carros usados. Ontem perambulei por lá e encontrei uma loja com 3 dessas peças. São usadas, mas estavam em bom estado. O altímetro marcava a mesma altitude para as 3, então ao menos isso e o inclinômetro sei que tava funcionando. Só queria saber como poderia testar a bússula eletrônica, tipo ligando uma pinagem do chicote em 12V para ver se funciona. Alguém saberia como fazer?
Paulo_CW
22/08/2008, 07:40
Mendes....
A Bússola tbm indica a temperatura ambiente... por isso a necessidade do sensor que fica originalmente fixado no parachoque da Pajero... Para fazer funcionar a bússola basta ligar a alimentação em 12V.
R-Mendes
22/08/2008, 08:25
---------------------
R-Mendes
22/08/2008, 08:26
Paulo, nas peças que olhei, todas tinham um chicote com vários pinos. Saberia me indicar quais deles poderia alimentar o sistema para saber se a bússola está funcionando? E esse sensor, é exclusivo da Mitsubishi?
Paulo_CW
22/08/2008, 08:29
Caraca... agora vc me pegou... num sei...
O sensor é uma coisinha ridícula, acho q deve ser igual a outros q existem por aí... pelo menos é parecido com o das Blazer....
R-Mendes
22/08/2008, 20:43
Ok, mas e o lance de ligar a peça em 12V pra fazer o teste? Sabe quais finos seriam?
edilsoneras
23/08/2008, 01:05
Pessoal obrigado pelos esclarecimentos. Mas do jeito que estou preços, ligações, etc... estou achando melhor usar um prumo de mão e uma busula de chaveiro!!! rsrsrs :parede:
R-Mendes
25/08/2008, 19:29
Up...
Galera, alguém aí tem o esquema de ligação do chicote? Queria testar a peça antes de levar...
Up...
Galera, alguém aí tem o esquema de ligação do chicote? Queria testar a peça antes de levar...
Mendes,
E quanto estão pedindo $$$ ?
Marcelo(Natal-RN)
26/08/2008, 10:52
Eu tava com um conjunto desses,em sucatas,o kit é em torno de 1000 reais,comprei por 600 pq o dono da sucata alem de ser meu amigo,devia uma grana.
Comprei pq tava quase fechado negocio numa L200 GLS 2004 que nao tinha,ai me antecipei e comprei logo a bussola,mas ai o negocio nao deu certo,comprei uma HPE 2003 e fiquei com o kit que revendi pelos msm 600 reais semana passada.
R-Mendes
26/08/2008, 13:16
Reybelo, o cara tem 3 peças, está pedindo R$ 500,00 em cada uma. Estou interessado, porque em outros locais já vi de R$ 800,00, mas precisaria saber onde ligar pra ver se a função digital está funcionando.
Cid Camargo
26/08/2008, 14:00
Boa tarde... quando eu comprei a minha o termómetro duplo veio queimado e sem chance de reparo... e o inclinômetro sem o líquido em pouco tempo trincou a bolha de plastico.. queria substituir mas é difícil de achar:sad:
Falei com o meu técnico e substituimos por um painel digital... com termómetro duplo, relógio e voltímetro com display bem grade (eu fico meio milpe depois do pó da trilha e umas latas hehehe) tem várias opções de instrumentos de painel no mercado... pode ser uma alternativa.
[s] Cid
Pajero GLX-B 93
R-Mendes
31/08/2008, 15:38
Ah, mas esses digitais tem vários outros, inclusive os TIDs de vários automóveis. É que gosto mesmo do inclinômetro, mas tá complicado comprar sem saber se vai funcionar ou não.
Alexboni
31/08/2008, 16:23
Caindo de paraquedas no tópico... :lol:
Fui procurar um inclinômetro daquele básico pro meu Cj e no Mercado Livre (www.mercadolivre.com.br (http://www.mercadolivre.com.br)) vi um cara vendendo essa peça que vcs estão comentando, se não me engano ele pedia R$ 400,00 o que tava fora de questão pra mim.
Dêem uma fuçada lá que de repente o cara ainda não vendeu.
Enfim, comprei o da Donatti mesmo...:mrgreen:
Abraços
R-Mendes
31/08/2008, 17:44
Ah não amigo, vi aquele da Donatti (também vendem no ML), mas não gostei.
Walter Carlos Brossel
31/08/2008, 19:55
Em TRILHA, na hora do "pau" quem é que vai olhar inclinômetro??? Ou passa ou tomba.
Sem querer polemizar ok? Só externando minha humilde opnião.
Umbraçoproçeis.
Alexboni
01/09/2008, 13:59
Ah não amigo, vi aquele da Donatti (também vendem no ML), mas não gostei.
Acho que não me expressei direito, o que quis dizer antes foi que vi no ML o inclinômetro da Mitsubishi que vcs comentaram, mas como ele estava caro, comprei o da Donatti mesmo...
:concordo:
carlosoliveirabb
01/09/2008, 22:21
boa noite,
alguém sabe informar qual é o líquido usado no inclinômetro? O líquido do meu vazou. Sei que não é água, pois o líquido é mais denso, parece algum tipo de óleo. Dá pra fazer um "arranjo" e lacrar novamente, entretanto, ainda preciso descobrir que tipo de líquido usar (não pode ser água, pois enferruja...
lfernando
03/09/2008, 17:34
boa noite,
alguém sabe informar qual é o líquido usado no inclinômetro? O líquido do meu vazou. Sei que não é água, pois o líquido é mais denso, parece algum tipo de óleo. Dá pra fazer um "arranjo" e lacrar novamente, entretanto, ainda preciso descobrir que tipo de líquido usar (não pode ser água, pois enferruja...
Olá carlosoliveirabb,
estou com o mesmo problema q vc, o liquído do meu inclinômetro vazou e
estou a procura de algum técnico q mexa com esses medidores.
Será q os mecânicos de embarcações marítimas q mexem naqueles aparelhos, tais como bússolas, Gps, etc... não seriam indicados para esse tipo de serviço? :pensativo:
O q vcs acham?
R-Mendes
05/09/2008, 20:56
Caguei... Achei um, sem nenhum detalhe, por R$ 250,00. Peguei na hora. Agora falta saber onde tenho que ligar o que pra fazer funcionar. Será que alguém consegue o manual da pinagem do aparelho?
AdrianoJPX
07/09/2008, 20:14
Boa tarde... quando eu comprei a minha o termómetro duplo veio queimado e sem chance de reparo... e o inclinômetro sem o líquido em pouco tempo trincou a bolha de plastico.. queria substituir mas é difícil de achar:sad:
Falei com o meu técnico e substituimos por um painel digital... com termómetro duplo, relógio e voltímetro com display bem grade (eu fico meio milpe depois do pó da trilha e umas latas hehehe) tem várias opções de instrumentos de painel no mercado... pode ser uma alternativa.
[s] Cid
Pajero GLX-B 93
Olá Cid,
Esse digital que vc instalou é de qual carro? Vc usou os mesmos sensores ou colocou outros?
Obrigado.
Cid Camargo
17/09/2008, 10:54
Bom Dia...
Esse painel nós mesmos que montamos... o sensor dos termómetros é um ci LM35 o relógio um DS1307 e o voltímtro um jogo de resistores na entrada analógica do processador pic 16F877... o programa é meu e a montagem do Delta meu técnico... somos uma eletrônica de radiocomunicação e telefonia :concordo:
[s] Cid
Pajero GLX-B 93
R-Mendes
21/09/2008, 16:00
Cid, e você não teria o esquema elétrico do chicote do termômetro/bússola da L200? Comprei um mas não sei o que ligar em cada um dos 9 pinos.
Daniel RJ
22/09/2008, 03:03
Se alguém tiver interesse. troquei o meu. Tenho um com sensor de temperatura, altimetro e o inclinemotro vazou o liquido e estragou a numeração. Faço bom preço.
Cid Camargo
22/09/2008, 10:57
Cid, e você não teria o esquema elétrico do chicote do termômetro/bússola da L200? Comprei um mas não sei o que ligar em cada um dos 9 pinos.
Bom dia... nos links abaixo coloquei dois esquemas da parte elétrica do chassis... é da Montero mas acho que é parecido... dá pra aproveitar alguma coisa :concordo:
http://rapidshare.com/files/147420209/Chassis_Electrical.pdf.html
http://rapidshare.com/files/147422056/chassis-electrical.pdf.html
[s] Cid
Pajero GLX-B 93
Cesio137
23/09/2008, 20:53
alguem sabe qual liquido tem dentro do inclinometro? o meu esta vazando!
abraço,
R-Mendes
24/09/2008, 00:41
Putz cara, que nome eihn... Pensei que você era de Goiânia. Enfim... Você tem um instalado no Samurai da sua assinatura?
buchmann
24/09/2008, 10:44
Aproveitando a pergunta do nosso amigo RADIOATIVO.. que o meu esta fazendo a mesma coisa..
Só que eu estou com um problema "Como eu faço para desmontar ele??"
tentei fazer isso final de semana, mas quase desmontei o carro todo, mas o maldito painel de instrumentos não consegui tirar.. tem aquelas borrachinhas laterais que não quiseram sair nem com reza brava..
Tem segredo para tirar elas ???
AdrianoJPX
24/09/2008, 11:03
Tem umas fotos aqui http://br.geocities.com/oficinadojpx/espacopajero.html não sei se vão ajudar.
O líquido que tem dentro parece ser glicerina.
buchmann
24/09/2008, 11:05
Com os arquivos em pdf que o Cid disponibilizou acima eu consegui ver que são realmente 2 parafusos que prende a carcaça superior dos instrumentos de navegação.. como eu já havia desconfiado..
mas tem algum segredo para retirar as tampas de cima desses parafusos???? tentei de tudo .. mas como falei.. nem com reza brava saiu... acho que eles não gostam de mim.. kkkkkk
NilsinhoRox
24/09/2008, 11:58
Pessoal, vcs que andam pesquisando mto sobre:
Vcs sabem se existem algum desses mostradores pra Savana modelo novo?
sem que fique pendurado, ou colado no painel? hehehe
Abraços
buchmann
24/09/2008, 14:30
Tem umas fotos aqui http://br.geocities.com/oficinadojpx/espacopajero.html não sei se vão ajudar.
O líquido que tem dentro parece ser glicerina.
não abre a pagina :cry:
Paulo_CW
24/09/2008, 21:19
Buchmann...
São somente os dois parafusos q prendem o painel.... e sai bem facim, não estou entendendo pq o teu está tão difícil...
Quanto ao liquido dentro do inclinômetro e bússola... tem grande chances de ser glicerina... porém caso não seja tem boas chances de funcionar tbm... pois em manômetros, vacuômetros, etc industriais, é usado gilcerina mesmo...
Daniel RJ
24/09/2008, 23:41
Não mistério. Tirar a tampa do inclinometro(dois parafusos - e só tirar as tampinhas plásticas) depois é só soltar os quatros parafusos e pronto a peça sa toda na mão. Fica presa só pela fiação da bussola. não tem mistério.
buchmann
25/09/2008, 07:48
Povo.. é bem esse problema... não esta saindo essa tampinha de plástico.
Tentei fazer um gancho com um clips para poder puxar as tampinha, mas elas não sairam.
Também não fiz muita força não, não quero quebrar elas. Imagina o tempo que eu iria levar para achar essas pecinhas para comprar??.. e o preço ?? :O hehehe
vou tentar de novo esse fim de semana, qual quer coisa eu falo.
Cesio137
25/09/2008, 11:04
Putz cara, que nome eihn... Pensei que você era de Goiânia. Enfim... Você tem um instalado no Samurai da sua assinatura?
kkkk... é so o nick, nao aguentava mais procurar um que nao existisse...
Nao, é da pajero do meu pai. eu ja abri e coloquei agua mesmo, mas ta ficando amarelada... vou tentar glicerina...
buchmann, é bem simples tirar as capinhas, faz uma alavanca com a chave de fenda, mas cuidado pois elas sao ligadas a uma argola que é presa pelo parafuso para nao perder. entao faz a alavanca pelo lado oposto de onde ela é presa!
abraço,
mcihel
eu tirei o kit todo com uma chave de fenda pequena... as tampinhas com jeito sai...puxa por cima.por baixo ai ela pula fora....eu so to procurando o tal do vazamento...tem uma bolha no inclinometro mas eu nao acho o furo...pus talco na peça e amanha vejo se vazou por algum lugar..e eh glicerina mesmo o liquido. vou tentar encher com uma seringa de insulina q eh bem fina e tampar com super bonder pq adesivo nao adere mto bem...nossa tava uma meleca so nos instrumentos...
buchmann
29/09/2008, 11:01
Consegui tirar tudo fora, finalmente.. hehehehe
o que eu estava fazendo de errado era tentar tirar toda a capinha que cobre o parafuso.. mas percebi que é tipo uma tampa de leite longa vida.. tem uma trava que fica grudada uma porca, do mesmo material.. hehehe. sei lá se entenderam.. :)
Bom.. desmontei tudo e vi que estava melecado.. mas não consegui identificar onde esta o vazamento, é muito cheio de cantinhos. Acho que vou ter que fazer que nem o MacGyver, colocar gema de ovo com água quente para tampar os furinhos.. hehehehe
escrevi uma explicaçao gigantesca e na hora de postar deu pau...bom resumindo a trinca do meu inclinometro estava na parte de tras aonde o plastico eh um circulo sanfonado. ele trincou na periferia desse circulo aonde junta com o plastico mais branco. provavelmente trinca ali por conta da dilataçao..por isso eh sanfonado o plastico. coloquei oleo de vaselina com uma seringa por um buraquinho q eu mesmo fiz. eh isso ae!
Paulo_CW
29/09/2008, 14:07
boa sayon....
fez tudo funcionar de novo de boa.... coisa q ninguem conserta, e pra trocar...kkkkkkk nem falar o precin né.....
qual tipo de glicerina vc colocou? onde comprou? como q vc fez pra fechar o buraco depois??
valew
eu usei oleo de vaselina. comprei na farmacia mesmo... eu fechei o buraco com super bonder mas como nao pus uma fe na historia passei silicone tbm..
buchmann
30/09/2008, 15:42
Ei Sayon... como vc fez para identificar o vazamento??? ou ele era bem aparente???
eu to com o meu inclinometro com uma bolha de ar.. e ainda não consegui localizar o maldito furo ou rachadura.. vou usar raioX eu acho .. hehehehe
Paulo_CW
30/09/2008, 18:18
Buchmann
A bolha de ar é normal... acho.... pq a minha e de 2 outros colegas tbm tem a mardita.... só num sei pq na bússola num tem...
buchmann
01/10/2008, 08:16
Bom.. um pouco de ar eu também acho que é normal.. por isso tem aquele reservatoriozinho na parte superior do inclinometro.. mas não aparente no mesmo..
O meu eu percebi e foi verificar.. e realmente estava com vazamento, pelo fato de estar melecado os instrumentos e a parte inferior que é de ferro..
já falei com um colega meu que é farmacêutico para ver o preço para mim da vaselina ou glicerina.. ainda não sei qual dos dois eu vou colocar..
Arnaldo Felipe
02/10/2008, 22:08
Caro Amigo
Tenho uma Pajero 97 que possui o inclinômetro. Para informar aos amigos interessados, o inclinõmetro funciona do mesmo jeito como se fosse em um avião, ele mosta a posição do veículo em relação ao solo. Estive lendo pelo forum que alguns colegas tinham dúvida, além da real utilidade do mesmo no veículo assim como sobre qual o líquido do mesmo. Logicamente no veículo a principal função é estética pois dá uma certa sensação de que o painel mais se parece com uma cabine de avião.
No caso de meu carro, o inclinõmetro após 11 anos passou a vazar, o nível do líquido misterioso passou a desaparecer misteriosamente. Andei por algumas concessionárias aqui em fortaleza e os mecânicos foram unanimes em afirmar que o líquido era uma especie de "silicone líquido", cuja a função principal é fazer com que a agulha se mova devagar.
Impaciente resolvi adotar o sistema "faça você mesmo", por minha conta e risco desmontei o painel e retirei o inclinômetro. O líquido vaza porque com o passar do tempo o receptáculo de plástico fica ressecado e dilata mais do que o normal fazendo com que o líquido fique "melando" a parte de fora e caia para dentro do painel ou evapore.
Pude notar que o líquido tinha a mesma consistência e cheiro do "Óleo Singer", aquele óleo incolor usado em máquinas de costura que é encontrado facilmente e vendido naqueles recipientes verdes com um bico comprido. Fiz um pequeno furo na parte de cima do inclinômetro e com uma seringa reabasteci o inclinômetro SEM ENCHÊ-LO COMPLETAMENTE. Após a operação tampei o orifício usando cola superbonder misturada com fermento royal (uma combinação perfeita).
:dance:
a parte da dilataçao eu percebi a mesma coisa. ele trinca devido a dilataçao. o liquido tem a funçao de deixar o sistema mais lento pra ficar melhor pra ler e para nao oxidar as pessas no interior. e outra. esse liquido nao evapora tao rapido quanto vc imagina. isso nao e silicone liquido ainda pq silicone liquido eh um pouco mais denso. isso eh evidentemente glicerina. usando oleo de vasilina encontrada em farmacias a mistura fica perfeitamente homogenea. o oleo singer nao me parece a melhor ideia pois nao eh perfeitamente incolor..realmente nao se deve encher completamente para evitar que haja muita pressao na dilataçao. agora essa da super bonder e fermento eh nova pra mim...
Arnaldo Felipe
03/10/2008, 07:38
Caro Amigo;
Realmente o Super Bonder + Fermento Royal até alguns meses atrás eu não conhecia esta combinação. Passei a utiliza-la quando a grade dianteira de minha pjero quebrou um dos suportes de fixação. Fui na Concessionária e a grade custava r$ 900,00. Fui a uma pequena oficina de reparo de para-choques, onde fiquei observando o trabalho do mecânico. Ele retirou a grade juntamente com o pedaço quebrado do suporte do parafuso, limpou cuidadosamente, juntou as duas e passou superbonder, após colocar a cola imediatamente colocou pó Royal em cima e em alguns segundos a cola torna-se uma espécie de "solda" a frio. È simplesmente incrível. A grade da Pjero continua lá firme e forte.
Pude conferir eu mesmo algumas semanas mais tarde qdo a máquina do vidro do lado do motorista quebrou. A pesar de haver comprado uma nova na concerssionária fiz o mesmo serviço na máquina antiga. Como ela havia quebrado "rachado", passei a mesma mistura juntando as partes e acabei ganhando uma máquina do vidro de reserva.:dance:
P.S. Acrescentei ao meu Kit uma latinha de Fermento Royal + Superbonder líquido (o gel não serve para a mistura :discordo: ).
Paulo_CW
04/10/2008, 08:42
Caro Amigo;
Realmente o Super Bonder + Fermento Royal até alguns meses atrás eu não conhecia esta combinação. Passei a utiliza-la quando a grade dianteira de minha pjero quebrou um dos suportes de fixação. Fui na Concessionária e a grade custava r$ 900,00. Fui a uma pequena oficina de reparo de para-choques, onde fiquei observando o trabalho do mecânico. Ele retirou a grade juntamente com o pedaço quebrado do suporte do parafuso, limpou cuidadosamente, juntou as duas e passou superbonder, após colocar a cola imediatamente colocou pó Royal em cima e em alguns segundos a cola torna-se uma espécie de "solda" a frio. È simplesmente incrível. A grade da Pjero continua lá firme e forte.
Pude conferir eu mesmo algumas semanas mais tarde qdo a máquina do vidro do lado do motorista quebrou. A pesar de haver comprado uma nova na concerssionária fiz o mesmo serviço na máquina antiga. Como ela havia quebrado "rachado", passei a mesma mistura juntando as partes e acabei ganhando uma máquina do vidro de reserva.:dance:
P.S. Acrescentei ao meu Kit uma latinha de Fermento Royal + Superbonder líquido (o gel não serve para a mistura :discordo: ).
Caraca meu... acabei de testar esta sua solução numa destas garrinhas de encaixe q sempre quebram... num é q a coisa funciona meu... vivendo e aprendendo:concordo:
BrunoGomes
04/10/2008, 11:11
alguem ja adaptou em Tr4? tenho uma peça dessa que comprei no EBAY
achei que encaixava direitinho mas vi que eh maior que o relogio original
alguem tem ideias?
Grato
fortal4x4
21/10/2008, 23:42
[s] Cid
Pajero GLX-B 93
olá amigo Cid Camargo,
realmente seu painel digital ficou muito bom. na minha PAJERO, tanto o inclinometro quanto o altimetro, estao perfeitos, meu problema esta só com a bussola digital. gostaria de saber se vc tem condiçoes de fabricar pra mim, so o voltímero, pra eu colocar no lugar da bússola. e outra coisa: será que podia ser um instrumento misto? ou seja, que ele marcasse tanto a temperatura, quanto a voltagem do alternador? não ando ficando míope com facilidade, rrsrsrs, os numeros poderiam ser menores um pouco.
vlw, abração. aguardo retorno.
lfernando
25/10/2008, 19:34
Tentei executar o procedimento caseiro sozinho, tb coloquei com a seringa de insulina óleo de vaselina até preencher a metade da capacidade do instrumento, por trás pela rachadura no plástico sanfonado, porém não obtive sucesso! :putz:
A esfera central do inclinômetro agora, passou a afundar totalmente no óleo de vaselina, o liquido original deve ser um liquido mais denso do que a vaselina.
Sem querer, acabei desregulando tb o altímetro, se alguém souber ajustá-lo e souber o liquido exato e puder nos ajudar, agradeço? :cry:
Abraços :concordo:
é uma bussola digital, acredito que somente alimentando com energia funcione, nunca desmontei a minha.
Salve nOgs...
Bússola é... putz na minha é um termômetro externo digital!
Mas é uma Galloper 99
Tá por dentro se TODAS são essa bússola em vez do termômetro?
Paulo_CW
28/10/2008, 11:12
Salve nOgs...
Bússola é... putz na minha é um termômetro externo digital!
Mas é uma Galloper 99
Tá por dentro se TODAS são essa bússola em vez do termômetro?
Em todas as Pajeros, são bússola e no centro da mesma o termômetro...
Tentei executar o procedimento caseiro sozinho, tb coloquei com a seringa de insulina óleo de vaselina até preencher a metade da capacidade do instrumento, por trás pela rachadura no plástico sanfonado, porém não obtive sucesso! :putz:
A esfera central do inclinômetro agora, passou a afundar totalmente no óleo de vaselina, o liquido original deve ser um liquido mais denso do que a vaselina.
Sem querer, acabei desregulando tb o altímetro, se alguém souber ajustá-lo e souber o liquido exato e puder nos ajudar, agradeço? :cry:
Fernando... Nas bússulas maritimas eles usam óleo de rícineo... Até no sensor do Sonar/Fishfinder quando fica dentro do casco do barco foi instalado assim... (a iluminac'~ao desse inclinometro é que é meia estranha não é não?)
Paulão CW, e como é feito as correções dos pólos magnéticos?
(se complicar não precisa responder... Só fiquei curioso! :))
Abraços
Paulo_CW
28/10/2008, 12:15
Fernando... Nas bússulas maritimas eles usam óleo de rícineo... Até no sensor do Sonar/Fishfinder quando fica dentro do casco do barco foi instalado assim... (a iluminac'~ao desse inclinometro é que é meia estranha não é não?)
Abraços
Meu.... é só apertar o botão da bussola e dar uma volta de 360º em campo aberto q ela se corrige...
Bom pessoal, aconteceu comigo o sugimento da "mardita bolha" no inclinômetro, mas consegui resolver o problema, o líquido usado foi a glicerina líquida comprada em farmácia que é bem viscosa sendo impossível colocá-la pelo orífício selado superior com uma agulha de insulina (usei uma agulha mais calibrosa (1,2X40) e selei tudo com a araldite de secagem rápida (10 minutos) pois ela é mais viscosa do que a super-bonder permitindo o selamento em toda a volta do plástico de tráz do inclinômetro, preferi usar a araldite ao silicone pois com o calor o silicone se solta, além de ele ter pouca aderência ao plástico sujo com o líquido que vazou. Boa sorte a todos os que estão pelejando pra consertar o vazamento!
buchmann
02/11/2008, 22:58
Arrumei o meu inclinometro essa tarde.. usei Glicerina e Super Bonder com fermento em pó, como recomendado por alguns aqui no fórum..
Deu trabalho pra K-raio, mas parece que ficou bom.. não ficou tão rápido com antes, agora o ponteiro se move bem, mas bem devagar.. mas nada que vai me atrapalhar mesmo.. agora é só colocar o conjunto na viatura... hehehe
ahhhh.. pelo que medi com a seringa vai por vota de 60ml do liquido.. comprei 300ml.. o resto vou misturar com vodka pra ver o que dah.. kkkkk
lfernando
03/11/2008, 18:35
Abraços
Paraty,
obrigado pela orientação quanto ao inclinômetro. O problema mais sério agora é o altímetro q parou de funcionar. Antes de me aventurar a consertar o inclinômetro sozinho, ele funcionava perfeitamante !!!
(Agora o ponteiro da altura não mexe mais!):putz:
Alguém poderia me ajudar, será q ele tem alguma regulagem ou quebrou de vez? :parede:
Desde já agradeço,
Abraços:concordo:
thiagocomputeiro
10/11/2008, 09:52
Mendes...
Este kit bussola /altímetro / inclinometro é mosca branca de olhos azuis... se vc por acaso encontrar, o valor tbm será alto...
Tem de comprar tbm o sensor de temperatura, pois a bussola de indicação desta no centro... fora este sensor, so ligar 12v
Olá Pessoal...
Sou novo por aqui, ainda estou aprendendo a mexer nesse forum que é dahora demais. Mas eu gostaria de dizer que tenho uma dessas "moscas brancas de olhos azuis".
O meu é de uma Galloper: Tem inclinometro, altimetro e termômetro.
Eu comprei pra colocar na minha F-1000 4x4 mas vai dar muito trabalho e o acabamento não combina. Se alguem se interessar entre em contato que eu mando fotos, o que posso dizer é que está zerado!!! Valew galera
lfernando
27/12/2008, 19:14
Olá Pessoal...
Sou novo por aqui, ainda estou aprendendo a mexer nesse forum que é dahora demais. Mas eu gostaria de dizer que tenho uma dessas "moscas brancas de olhos azuis".
O meu é de uma Galloper: Tem inclinometro, altimetro e termômetro.
Eu comprei pra colocar na minha F-1000 4x4 mas vai dar muito trabalho e o acabamento não combina. Se alguem se interessar entre em contato que eu mando fotos, o que posso dizer é que está zerado!!! Valew galera
thiagocomputeiro,
por acaso esse kit serve para a pajero?
Poderia me enviar uma foto?
Se servir, estou interessado.
Meu email é lfernando@barbacena.com.br
Abraço,
Luiz Fernando.
F. França
04/06/2009, 15:18
Rapaziada! As lampadas da minha bussola digital foram pro saco... ai como eu tinha instalado essa semana um manometro de turbo e coloquei led nele, resolvi ver que lampada era essa....
A mardita nao existe pra comprar em lugar nenhum, e eu nem quero saber se existe nas concessionarias, pois eh uma merreca d lampada e se tiver lah ( quase impossivel, pois nunca tem nada ) vai ser uma facada, o que eu fiz?!
Fui em uma eletronica, comprei 2 leds azuis ( iguais aos do manometro do turbo ) , fiz uma adaptaçãozinha lah e coloquei, puts... ficou muito lindo o painel, soh a bussola azulona, show de bola, ai vi que tinha um pequeno vazamento no inclinometro, mas como começou agora jah arrumei e ficou zero!
Esses leds são baratinhos, valem a pena pois dah um ar de carro de corrida! hauhauhauhahu
Abraços trilheiros!
F. França
04/06/2009, 15:19
Se der vou tirar umas fotos a noite para a galera ver, ficou muito show!
Abraços!!
AdrianoJPX
04/06/2009, 16:10
Fala Nando,
Poxa a minha também apagou....Como foi essa substituição? Foi difícil? Tem alguma coisa para eu tomar cuidado na hora de desmontar?
valeu...
RENEGADE
05/06/2009, 11:42
FAla pessoal
To com um problemaaa, e gostaria da ajuda dos mais experientes,
o marcador de temperatura da minha l 200 está sem marcar ,ela so fica piscando " E O " (é e zero) gostaria de saber se ja aconteceu com alguem e qual a solução dada, e tambem aonde fica o sensor de temperatura.
grato pela ajuda
Paulo_CW
05/06/2009, 13:39
FAla pessoal
To com um problemaaa, e gostaria da ajuda dos mais experientes,
o marcador de temperatura da minha l 200 está sem marcar ,ela so fica piscando " E O " (é e zero) gostaria de saber se ja aconteceu com alguem e qual a solução dada, e tambem aonde fica o sensor de temperatura.
grato pela ajuda
De um reset nele.... desconectando o cabo pra ver q rola.
Veja o estado da fiação.
O sensor fica preso no parachoque diant. no lado esq.
RENEGADE
05/06/2009, 14:22
valeu pauloo
assim que eu pudervou tentar seguir suas dicas e ve no que dá
buchmann
05/06/2009, 14:24
Renegade, tenta ver o que o Paulo falou ai.. mas pelo que vc descreveu é problema no sensor, creio que é fiação rompida.
O sensor é algo pequeno, +ou- do tamanho da ponta cônica de uma caneta, não né grande não.
Um teste que pode ser feito se vc verificou os cabos com um multimotro e os fios estão certos, é trocar por um sensor de temperatura de placa-mãe de computador, é igual.
Um colega meu colocou este sensor no carro dele e funciona que é uma beleza. hehehe
RENEGADE
05/06/2009, 14:35
Valeu BuCHMAN
bela dica,
ainda não ive tempo de veificar tudo não, mas esse fds vou dar uma olhada com mais calma e qualquer coisa aviso
abraços
F. França
05/06/2009, 15:04
Fala Nando,
Poxa a minha também apagou....Como foi essa substituição? Foi difícil? Tem alguma coisa para eu tomar cuidado na hora de desmontar?
valeu...
Então, vou tirar as fotos nesse fds pra galera ver, mas ficou show, é muito facil desmontar, na bussola sao suas lampadinhas, nao tem como vê-las, mas eh facil saber pois sao duas nos cantos superiores da bussola, normamente sao da cor cinza, basta girar e elas saem, os leds tem que fazer alguma coisa pra que eles fiquem presos, eu usei silicone, ficou perfeito, mas dah pra deixar soltas lah q como o buraquinho eh pequeno nao tem pra onde sair.
ficou melhor que original e dah pra trocar as cores dos leds quando vc cansar daquelas!
abraços!!!
igominati
30/06/2009, 20:59
Aí F França,
Tira as fotos para vermos, pois a minha também queimou e queria ver como ficariam azuis.:dance:
Caro Amigo;
muito boa essa do pó royal, vou testar hj pra colar a garrinha da minha grade... agora sobre o inclinômetro, estava pesquisando sobre que liquido colocar, e hj achei este tópico!! já tem um tempo que estou procurando... deu certo esse óleo de vaselina? me falaram para colocar óleo de maquina de costura... hehehehe
abs
O meu inclinômetro ficou perfeito com glicerina líquida e colando com araldite rápida.Abs!
Sou novo aqui no fórum e novato no ramo do 4x4! Minha pick up é uma L200 GLS quadrada 2003 // Minha dúvida aqui é em relação aos instrumentos de navegação!
O meu inclinometro está perdendo liquido (ja perdeu uns 80%); O liquido parece um óleo, bem viscosso!
To pensando em seguir os conselhos aqui do fórum, mas ainda to com receio de faze merda e piora a situação!
Será que alguem possui fotos detalhadas do procedimento, tipo um manual?
Liguei em duas concessionarias Mit e me pediram R$1600,00 em cada intrumento, quase 5 mil os tres... Sem condição!
Minha bussola tb não estabiliza mais, e a iluminação não funciona!
GOSTARIA DE MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE como trocar essas lampadas da bussola!
Vou tentar fazer o lance de girar ela 360º e depois posto aqui o que viro!
abçs!
Prezado Avila. Eu inseri no site do Clube Galloper um passo-a-passo da recuperação do meu inclinômetro com resultados satisfatórios, pois está funcionando perfeitamente. Está ilustrado com fotos e talvez o ajude. Entre no site do Clube Galloper, digite inclinômetro na busca e quando abrir o tópico as fotos estão na segunda página ok ? Espero que seja útil.
alexandredargel
19/04/2010, 10:33
Pessoal! Comprei esses instrumentos mas nao veio o chicote elétrico, alguém tem o esquema elétrico? Tentei acessar os arquivos postados aqui e nao existem mais.
rogeriogest
20/04/2010, 14:02
Pessoal! Comprei esses instrumentos mas nao veio o chicote elétrico, alguém tem o esquema elétrico? Tentei acessar os arquivos postados aqui e nao existem mais.
Alexande, vc vai adaptar ou trocar os seus instrumentos?
Se for adpatação, vai sofrer... passei pelo mesmo problema.
Comprei um kit completo da L200 pra adaptar no Pajero, mas descobri que pra fazer a bussola + termometro funcionar vc vai gastar mais um bom $$ - se achar as peças...
Vc vai precisar de um sensor magnético pra fazer a bússola funcionar, o sensor de temperatura externa pro termometro, e os cabos pra ligar tudo isso...
Pro inclinometro e Altimetro, é só uma lampada que fica atrás do kit... eles funcionam sozinhos, pois são mecanicos...
Abraço!
Rogerio
alexandredargel
21/04/2010, 23:41
valeu Rogério! tens alguma dica de onde encontrar esse sensor magnetico? onde ele vai instalado?
TylerNTL
22/04/2010, 06:50
Alexande, vc vai adaptar ou trocar os seus instrumentos?
Se for adpatação, vai sofrer... passei pelo mesmo problema.
Comprei um kit completo da L200 pra adaptar no Pajero, mas descobri que pra fazer a bussola + termometro funcionar vc vai gastar mais um bom $$ - se achar as peças...
Vc vai precisar de um sensor magnético pra fazer a bússola funcionar, o sensor de temperatura externa pro termometro, e os cabos pra ligar tudo isso...
Pro inclinometro e Altimetro, é só uma lampada que fica atrás do kit... eles funcionam sozinhos, pois são mecanicos...
Abraço!
Rogerio
Uma dica que pode servir para o caso do termômetro. Adaptei um console de teto de explorer que veio sem o sensor, depois de diversas experiências para "entender" o que os dois fios do sensor precisavam para apresentar a temperatura correta no mostrador, descobri que o sensor era um simples termistor de 25K (componente eletrônico de uns R$2)
Se o sensor custar algumas centenas de R$ eu colocaria um potenciômetro nos fios do sensor para testar se eles são sensíveis a impedância, se sim é só encontrar o termistor certo.
rogeriogest
24/04/2010, 10:44
valeu Rogério! tens alguma dica de onde encontrar esse sensor magnetico? onde ele vai instalado?
Cara, acho que só em desmanche...
Não sei exatamente onde fica o sensor magnético, mas se achar algum carro no desmanche que ainda tenha o dito cujo, basta seguir o cabo (se estiver lá...).
Deve ficar por baixo do painel perto do parabrisa, ou algo assim pelo vi na L200.
Na Pajero não sei, pq a minha veio sem... eu ia adptar...
O Sensor de temperatura externo, sei que fica por dentro do parachoque dianteiro.
Eu passei em algumas concessionárias da MIT na época e eles não tinham pra vender (aliás, nem sabiam que existia, hehehe).
O cara da loja me disse: Procura num desmanche, heheheheh
Peguei essas dicas num Fórum de Pajeros da UK.
Mas tava dando tanta mão de obra pra fazer funcionar o troço que desisti. Usei o altimetro na minha L200 que estava com defeito e os outros instrumentos eu vendi separado, pq na MIT so vende tudo junto.
Abraço!
Rogerio
a parte da dilataçao eu percebi a mesma coisa. ele trinca devido a dilataçao. o liquido tem a funçao de deixar o sistema mais lento pra ficar melhor pra ler e para nao oxidar as pessas no interior. e outra. esse liquido nao evapora tao rapido quanto vc imagina. isso nao e silicone liquido ainda pq silicone liquido eh um pouco mais denso. isso eh evidentemente glicerina. usando oleo de vasilina encontrada em farmacias a mistura fica perfeitamente homogenea. o oleo singer nao me parece a melhor ideia pois nao eh perfeitamente incolor..realmente nao se deve encher completamente para evitar que haja muita pressao na dilataçao. agora essa da super bonder e fermento eh nova pra mim...
Srs, estou com mesmo problema, pelo que entendi o ideal é colocar vaselina liquida. e quanto ao furo, qual a melhor soluçao ???
up
alguem responde ae plz
Paulo Ramos
22/10/2010, 15:20
Srs, estou com mesmo problema, pelo que entendi o ideal é colocar vaselina liquida. e quanto ao furo, qual a melhor soluçao ???
Argeu... tudo bom ???
Olha, o meu carro nao tinha a bussola, inclinometro e altimetro. Comprei em um desmache aqui inclusive com o sensor de temperatura (tenho o esquema de ligacao).
Paguei R$ 300,00 faz uns 2 meses pois veio com um pedaco do painel da HPE (o meu carro é uma L200 GL)...
Sei onte tem mais um aqui em Joinville - SC, se interessar manda uma MP que eu te passo os contatos (OBS: O painel ta montado no carro pegando chuva... ):mrgreen:
Argeu,
Fiz um raparo no meu inclinometro a 1 ano e esta tudo ok. Primeiro lugar: o diafragma é muito frágil e aperecem micro trincas que a gente dificilmente percebe. Eu removi todo o líquido que havia sobrado no inclinômetro e lavei tudo com aguá, já que a glicerina líquida é soluvel em água. Depois de tudo seco eu fiz alguns testes com água e percebi as tais rachaduras. Optei por preencher com silicone todo o diafragma (fundo do inclinometro). Silicone transparente, destes que se usa para vedar peças de banheiro. Fiz uma camada bem grossa e ela mantem a flexibilidade da mesma forma. Depois fiz dois furos na parte superior, um para sair o ar e outro para colocar a glicerina. Desta forma você não aumenta a pressão na hora de encher o inclinômetro. Fechei os furos com silicone. Perfeito. Sem problemas.
carlos tourinho
01/07/2011, 03:43
Prezado Avila. Eu inseri no site do Clube Galloper um passo-a-passo da recuperação do meu inclinômetro com resultados satisfatórios, pois está funcionando perfeitamente. Está ilustrado com fotos e talvez o ajude. Entre no site do Clube Galloper, digite inclinômetro na busca e quando abrir o tópico as fotos estão na segunda página ok ? Espero que seja útil.
Caro amigo o clube da galloper exige que a pessoa se cadastre primeiro para acessar ao forum.
vitor_grotmann
03/07/2011, 13:17
amigos, eu arrumei o meu inclinometro semana passada, ficou otimo, perfeito, só to querendo trocar os leds quero por branco
pra ficar tudo padrão,igula ao do paine.
o problema foi que não tapei o furo dai meus amigos esta vazando tudo denovo....rsrs
ainda bem que foi baratinho o conserto, comprando 100 ml de vaselina incolor, seringa de 20 ml e uma agulha mais grossa saiu tudo por R$ 5,50 vou fazer abrir de novo e encher de novo com vaselina e tapar o furo desta vez.
quero trocar os leds dai depois eu posto as fotos aqui.
abraços
superapple
08/10/2011, 19:50
Rapaziada! As lampadas da minha bussola digital foram pro saco... ai como eu tinha instalado essa semana um manometro de turbo e coloquei led nele, resolvi ver que lampada era essa....
A mardita nao existe pra comprar em lugar nenhum, e eu nem quero saber se existe nas concessionarias, pois eh uma merreca d lampada e se tiver lah ( quase impossivel, pois nunca tem nada ) vai ser uma facada, o que eu fiz?!
Fui em uma eletronica, comprei 2 leds azuis ( iguais aos do manometro do turbo ) , fiz uma adaptaçãozinha lah e coloquei, puts... ficou muito lindo o painel, soh a bussola azulona, show de bola, ai vi que tinha um pequeno vazamento no inclinometro, mas como começou agora jah arrumei e ficou zero!
Esses leds são baratinhos, valem a pena pois dah um ar de carro de corrida! hauhauhauhahu
Eu sei que estes posts já tem alguns meses, mas para não abrir um novo tópico vou aproveitar este aqui. Eu desmontei a parte da bússola, inclinômetro do painel para tentar consertar o termômetro externo, que só mostrava "EO".
1) Quando desmontei vi que a bússola tinha dois conectores atrás, que pareciam ser soquetes para lâmpadas (primeira foto, naqueles furinhos redondos). Alguém pode confirmar isto? O estranho é que mesmo sem aquelas lâmpadas a bússola acende, como pode ser visto na segunda foto. Faltam as lâmpadas ali?
2) O sensor externo está funcionando, descobri que um dos dois fios está rompido em algum lugar. Como faço para arrumar? Para puxar um fio novo só levando na elétrica?
Quem tiver interesse eu tenho mais algumas fotos do painel aberto, é só pedir.
Obrigado pela ajuda.
Abraço,
Mário
314866314867314868
Matheus C.
22/02/2012, 16:38
Grandes Amigos, resolvi dar um jeito no meu Inclinometro, desmontei, vi que ja tinham arrumado anteriormente, retirei o resto de reparo que tinha e comecei a fazer o meu, nao hav ia nenhuma gota mais do produto liquido.
Segue as fotos, utilizei um retalho de garrafa Pet para fazer toda tampa trazeira, aquela sanfonada, colando-a com Araldite, ficou selado, nao vaza nenhuma gota, fiz dois furos para injetar o produto como podem ver, uitilizando uma seringa 20ml.
Mas, utilizei Glicerina, e nao obtive resultado nenhum, a peça de dentro nao flutuava de jeito nenhum, na hora da lavagem, no inicio completei com agua, e foi a mesma coisa, tentei tambem silicone, e o resultado foi sempre o mesmo. portanto ainda estou a busca de algum liquido que de certo.
Segue algumas fotos: Ordem das fotos em seguencia 3ª 5ª 4ª 2ª 1ª
Na quinta, veja o resultado, eu inclinando o mesmo e permanecendo no ponto zero:parede::parede::parede:
Matheus C.
22/02/2012, 20:03
Por fim, testei Vaselina. Nao deu certo tambem, porem deixei como está, com a vazelina, agora pelo menos nao fica pulando la dentro e quando acende a luz fica mais bonito agora. kkkk pelo menos esteticamente ta servindo kkk
mark_4x4
23/02/2012, 21:50
no Ebay tem alguns modelos, o que me chamou a atenção foi este: Digital inclinometer/tilt gauge/clino gauge | eBay (http://www.ebay.com/itm/Digital-inclinometer-tilt-gauge-clino-gauge-/170766766123?vxp=mtr&hash=item27c27e102b) é um pouco caro mas funciona com pilhas e é de fácil instalação.
vitor_grotmann
24/02/2012, 14:03
Por fim, testei Vaselina. Nao deu certo tambem, porem deixei como está, com a vazelina, agora pelo menos nao fica pulando la dentro e quando acende a luz fica mais bonito agora. kkkk pelo menos esteticamente ta servindo kkk
cara acho que o inclinômetro de vcs esta com problema, não esta marcando, pois o meu funcionou com vaselina numa boa, no meu tinha um pouco do fluido antigo dentro o cheiro e a viscosidade é a mesma da vaselina, dai cheguei a conclusão que é vaselina liquida mesmo.
Matheus C.
24/02/2012, 15:11
Pois é, tambem acho isso! visto que ja tinham arrumado ele, deve ta estragado mesmo, mas mesmo assim, valeu a experiencia kkkk
Grande Abraço!
cara acho que o inclinômetro de vcs esta com problema, não esta marcando, pois o meu funcionou com vaselina numa boa, no meu tinha um pouco do fluido antigo dentro o cheiro e a viscosidade é a mesma da vaselina, dai cheguei a conclusão que é vaselina liquida mesmo.
Vou ter que fazer no meu também... mais um ítem pro check list ehehehehe.
Por fim, testei Vaselina. Nao deu certo tambem, porem deixei como está, com a vaselina, agora pelo menos nao fica pulando la dentro e quando acende a luz fica mais bonito agora. kkkk pelo menos esteticamente ta servindo kkk
Aconteceu o mesmo com o meu, vazou o liquido e fez uma bagunça no cd player, desmontei tudo, fiz uma nova tampa de acrílico, colei com araldite coloquei vaselina liquida montei e vazou tudo outra vez! Mas foi bom, porque desmontei, tirei todo o liquido e as lampadas originais, fiz uma plaquinha com resistores e adaptei LED's de auto brilho - vermelho (bussola), azul( inclinômetro) e verde (altímetro). Ficou muito mas muito legal!
Tirei uma foto para os colegas. Qualidade péssima mas da para ver mais ou menos.
447866
Abraços.
Minha vez de dar chabu no inclinometro...o meu está vazando lentamente....
vou ver se desomonto e tento preencher com vasilina.
Bah o meu tava pela metade,mas ficou no sol dois dias aqui no trabalho e ta quase vazio... Vou ter que mexer tb.
Aquela versão que tem o voltímetro e a pressão do óleo servem ou teria que adaptar o chicote? Vi uma dessas por 400 pila. Aí eu pegaria somente a bússola e deixaria o voltimetro e o medidor da pressão de óleo.
http://www.mitzybitz.com/wp-content/uploads/imported/MITSUBISHI-SHOGUN-PAJERO-MK2-FACELIFT-96-99-Inclinometer-Dash-Pod-MB750489-121014465516.jpg
Mas essa gambiarra ficou interessante... o cara meteu um GPS Garmin 40 ali e ficou bem bacaninha, hehehe.... Esse eu vi ao vivo. Claro que podia ter melhorado o acabamento, mas fica muito show. Só os modelos com detalhe imitando madeira (como o meu) que teria que ver alguma opção que não deixasse feio.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/mitsubishi/446396d1389316516-pajero-gls-3-0-97-e-gambi-ou-algo-opcional-20140109_144548.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/mitsubishi/446396d1389316516-pajero-gls-3-0-97-e-gambi-ou-algo-opcional-20140109_144548.jpg)
Pessoal,é vaselina líquida. Fiz ontem e ficou perfeito.
Obrigado Vitor pela dica. Tanto é vaselina, que eu misturei com o líquido que já estava lá dentro e ficou como se sempre estivesse cheio.
A dica é fazer o furo no lacre original, conforme as fotos do amigo, porém faça um segundo furo ao lado deste, para saída de ar. 50 ml de vaselina e uma seringa de uns 10ml. Não gastarão R$ 5,00 hehehe.
Pergunta aos que já fuçaram... Como como melhorar a iluminação do "super útil" altímetro?
Pergunta aos que já fuçaram... Como como melhorar a iluminação do "super útil" altímetro?
Amigo, não sei se viu a foto que postei logo acima, a foto ficou ruim, mas a iluminação dele até que ficou legal. Dependendo de como posicionar o LED fica mais iluminado ainda.
Abraço.
pois é, mas tem luz ali? Pra mim tá escuro...
pois é, mas tem luz ali? Pra mim tá escuro...
Tem luz sim, a foto não ajudou muito. O Problema é que na região do altímetro tem uma especie de membrana escura, para fazer o serviço bem feito, ideal seria tirar ela e substituir por outra menos opaca. Mas de qualquer forma, no meu caso até da para ver, parece mais fraco porque a azul e a vermelha destacam demais e alem disso, se tivesse deixado a azul no lugar do altímetro ou se tivesse posicionado melhor o LED la dentro ou até mesmo ter colocado 2 LEDs para o altímetro poderia ter ficado melhor.
449754449755
abraço.
Agora entendi... então tá igual ao meu... a propósito... vc tá na serra? Tá marcando ali 1000 metros hehehe.
Agora entendi... então tá igual ao meu... a propósito... vc tá na serra? Tá marcando ali 1000 metros hehehe.
É, essa é a altitude de onde eu moro (~1.010m), mas no município tem pontos que passam dos 2150 metros de altitude, como Retiro dos Pedros e Serra do Papagaio. As temperaturas qui são agradáveis, neste inverno o termômetro do painel chegou a marcar 4°C as 6:30 da manhã. rsrs
Só para complementar, a modificação do painel não custou mais que 10 reais na época.
Abraço amigo.
caefmedeiros
29/03/2014, 12:44
O meu vazou DNV, é bom que dessa vez melhoro a iluminação do altímetro, coloquei super leda verd ficou show
AirtonLieuthier
29/03/2014, 13:43
Bah o meu tava pela metade,mas ficou no sol dois dias aqui no trabalho e ta quase vazio... Vou ter que mexer tb.
Aquela versão que tem o voltímetro e a pressão do óleo servem ou teria que adaptar o chicote? Vi uma dessas por 400 pila. Aí eu pegaria somente a bússola e deixaria o voltimetro e o medidor da pressão de óleo.
http://www.mitzybitz.com/wp-content/uploads/imported/MITSUBISHI-SHOGUN-PAJERO-MK2-FACELIFT-96-99-Inclinometer-Dash-Pod-MB750489-121014465516.jpg
Mas essa gambiarra ficou interessante... o cara meteu um GPS Garmin 40 ali e ficou bem bacaninha, hehehe.... Esse eu vi ao vivo. Claro que podia ter melhorado o acabamento, mas fica muito show. Só os modelos com detalhe imitando madeira (como o meu) que teria que ver alguma opção que não deixasse feio.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/mitsubishi/446396d1389316516-pajero-gls-3-0-97-e-gambi-ou-algo-opcional-20140109_144548.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/mitsubishi/446396d1389316516-pajero-gls-3-0-97-e-gambi-ou-algo-opcional-20140109_144548.jpg)
Apesar de ser outro tópico, tem a ver com a adaptação...
Eu botei no painel da minha TR4 um GPS (Foston) no lugar do relógio digital da mesma...
O que fiz (deu um pouco de trabalho) foi uma moldura própria pra ele, feita em fibra de vidro com acabamento em tinta preto fosco spray...
456926
Se é o caso de vcs, podem comprar os instrumentos que quiserem...e fazer a moldura pro acabamento...
Pode-se também fazê-la em ABS...
Abraços.
Oi Airton, esse com o GPS eu mesmo que tirei a foto numa Pajero 3000 98 2 portas, que eu quase comprei. Ficou bem interessante e o painel frontal é feito com um simples MDF ou aglomerado. Não tem segredo. Depois, colaram o vinil na frente e ficou como você viu. A parte gambiarra é que passaram o cabo de força por trás do painel até perto do plug 12volt que tem lá embaixo. Daí fica aparecendo o cabo e aquele lance gordo que vc encaixa no 12Volt no console. Quando vc quer usar o GPS é só plugar o cabo no adaptador 12volt e o GPS liga sozinho. Essa parte acho que até dá para adaptar algo mais decente. Mas o GPS naquele local ficou bem legal. Era um Garmin de 4 polegadas.
Eu vi numa Pajero branca, 2 portas (tinha até teto solar!) num anúncio do Peru, que tinha um painel gigante em cima e ela tinha GPS. O foda é que eu nunca mais achei esse anúncio para ver como foi feito, mas me parecia original... ou pegaram da Pinin que tinha DVD, lembra?
Quando eu tinha a TR4 eu acompanhei bem esse post de vocês. :D
Abração.
caefmedeiros
29/03/2014, 16:50
456940
Meu ficou assim, essa semana vou repor o inclinometro e melhorar a luz do altimetro
AirtonLieuthier
29/03/2014, 22:06
Oi Airton, esse com o GPS eu mesmo que tirei a foto numa Pajero 3000 98 2 portas, que eu quase comprei. Ficou bem interessante e o painel frontal é feito com um simples MDF ou aglomerado. Não tem segredo. Depois, colaram o vinil na frente e ficou como você viu. A parte gambiarra é que passaram o cabo de força por trás do painel até perto do plug 12volt que tem lá embaixo. Daí fica aparecendo o cabo e aquele lance gordo que vc encaixa no 12Volt no console. Quando vc quer usar o GPS é só plugar o cabo no adaptador 12volt e o GPS liga sozinho. Essa parte acho que até dá para adaptar algo mais decente. Mas o GPS naquele local ficou bem legal. Era um Garmin de 4 polegadas.
Eu vi numa Pajero branca, 2 portas (tinha até teto solar!) num anúncio do Peru, que tinha um painel gigante em cima e ela tinha GPS. O foda é que eu nunca mais achei esse anúncio para ver como foi feito, mas me parecia original... ou pegaram da Pinin que tinha DVD, lembra?
Quando eu tinha a TR4 eu acompanhei bem esse post de vocês. :D
Abração.
Não tinha tido a idéia de fazer de MDF e cobrir com vinil...é mais uma possibilidade....valeu pela dica...
Abração
Vou te dizer, se fizer bem feitinho, fica perfeito. Abração.
AirtonLieuthier
10/06/2014, 16:40
Vou te dizer, se fizer bem feitinho, fica perfeito. Abração.
Posso tentar fazer...agora, comprei uma multimídia...e posso inventar algo diferente...
Abraços
show, nos mantenha informados :D
Topatudo
01/09/2014, 12:57
Olá, Pessoal.
Percebo que o Gilter é o mago das "quadradonas", por isso pergunto: Como eu tiro o painel da "quadradona" para resolver o famigerado inclinômetro?
Observo que para saber se é glicerina ou óleo de rícino basta colocar na língua, pois glicerina é doce.
Eu acho que é glicerina, mas só vou prová-la depois de aberto o painel, apesar de não faltar lambrequeira para lamber embaixo do painel.
Abri todos os parafusos visíveis (3 em cima, 1 lateral direita embaixo da tampinha de plástico, 1 dentro de um porta-treco ao lado da bússola, e 2 - embaixo - próximos ao controle do ar e sistema de ventilação). O painel fica aparentemente solto, mas alguma coisa segura-o, parece ser próximo ao botão do pisca-alerta.
Agradeço desde já e depois comento se é doce ou amargo.:D
Tem luz sim, a foto não ajudou muito. O Problema é que na região do altímetro tem uma especie de membrana escura, para fazer o serviço bem feito, ideal seria tirar ela e substituir por outra menos opaca. Mas de qualquer forma, no meu caso até da para ver, parece mais fraco porque a azul e a vermelha destacam demais e alem disso, se tivesse deixado a azul no lugar do altímetro ou se tivesse posicionado melhor o LED la dentro ou até mesmo ter colocado 2 LEDs para o altímetro poderia ter ficado melhor.
449754449755
abraço.
philippeL200
01/09/2014, 22:34
como faço pra substituir a luz da bussola?
Olá, Pessoal.
Percebo que o Gilter é o mago das "quadradonas", por isso pergunto: Como eu tiro o painel da "quadradona" para resolver o famigerado inclinômetro?
Observo que para saber se é glicerina ou óleo de rícino basta colocar na língua, pois glicerina é doce.
Eu acho que é glicerina, mas só vou prová-la depois de aberto o painel, apesar de não faltar lambrequeira para lamber embaixo do painel.
Abri todos os parafusos visíveis (3 em cima, 1 lateral direita embaixo da tampinha de plástico, 1 dentro de um porta-treco ao lado da bússola, e 2 - embaixo - próximos ao controle do ar e sistema de ventilação). O painel fica aparentemente solto, mas alguma coisa segura-o, parece ser próximo ao botão do pisca-alerta.
Agradeço desde já e depois comento se é doce ou amargo.:D
Olá, Topatudo!
É vaselina líquida. Já troquei do meu e está perfeito. Na página 9 tem meio que um passo-a-passo. Não tem erro. Aquele diafragma que fica atrás, das fotos, resseca e começa a vazar por alí. Eu peguei uma cola de silicone e passei por toda aquela região ali atrás, criando uma película fina de silicone, que não atrapalha na dilatação por causa do calor. Quando for injetar, faça dois furos na parte de cima, pois o outro será para a saída de ar. Antes de furar, bem em cima dele, você verá tipo uma cola seca, pois é ali que eles injetaram a vaselina original. Comece o furo principal por ali... bem na manha pois é sensível. Depois faça outro furo mais para o corpo do inclinômetro ou mesmo do lado do furo original. Piece of a cake. :D
Abração.
nao tem segredo, o meu ta bala tb!
Topatudo
02/09/2014, 13:40
Olá, Topatudo!
É vaselina líquida. Já troquei do meu e está perfeito. Na página 9 tem meio que um passo-a-passo. Não tem erro. Aquele diafragma que fica atrás, das fotos, resseca e começa a vazar por alí. Eu peguei uma cola de silicone e passei por toda aquela região ali atrás, criando uma película fina de silicone, que não atrapalha na dilatação por causa do calor. Quando for injetar, faça dois furos na parte de cima, pois o outro será para a saída de ar. Antes de furar, bem em cima dele, você verá tipo uma cola seca, pois é ali que eles injetaram a vaselina original. Comece o furo principal por ali... bem na manha pois é sensível. Depois faça outro furo mais para o corpo do inclinômetro ou mesmo do lado do furo original. Piece of a cake. :D
Abração.
RValle,
Valeram as informações, mas o que está na pag. 9 ainda não posso fazer.
Meu problema é que não consigo abrir o painel.
Descrevi os parafusos que tirei (post #121) e mesmo assim o painel não solta, alguma coisa continua segurando-o próximo ao pisca-alerta.
O painel que tento abrir é exatamente igual ao do Gilter (L200 quadrada) que também postou foto na pag. 9.
Sabe dizer se falta desaparafusar algo ou se tem algum tipo de trava que esteja segurando o painel?
Abraço.
Topatudo
02/09/2014, 13:49
nao tem segredo, o meu ta bala tb!
Poison,
Como disse para o RValle (post #124) meu problema está sendo abrir o painel.
Não sei se o da sua Pajero é igual ao que L200 quadrada (o Gilter postou uma foto dele na pag. 9 post #104), em caso positivo, tem alguma manha para remover o painel depois de tirar todos os parafusos que tirei (#post 121)?
Valeu!
Poison,
Como disse para o RValle (post #124) meu problema está sendo abrir o painel.
Não sei se o da sua Pajero é igual ao que L200 quadrada (o Gilter postou uma foto dele na pag. 9 post #104), em caso positivo, tem alguma manha para remover o painel depois de tirar todos os parafusos que tirei (#post 121)?
Valeu!
topa tudo pela foto o do gilter é igual a o nosso, meu e do RValle...me desculpe se estiver falando besteira
Sendo assim, vc nao desmonta o painel, tira apenas a cobertura dos instrumentos.
Tem um parafuso philips de cada lado, tirou a capa
Tem mais dois de cada lado prendendo o suporte no painel.
Depois é só desencaixar o chicote e fazer o concerto.
Mas para facilitar, tira uma foto do seu painel pra gente ver!
Topatudo
03/09/2014, 13:47
topa tudo pela foto o do gilter é igual a o nosso, meu e do RValle...me desculpe se estiver falando besteira
Sendo assim, vc nao desmonta o painel, tira apenas a cobertura dos instrumentos.
Tem um parafuso philips de cada lado, tirou a capa
Tem mais dois de cada lado prendendo o suporte no painel.
Depois é só desencaixar o chicote e fazer o concerto.
Mas para facilitar, tira uma foto do seu painel pra gente ver!
Poison,
Valeu a informação, mas creio que a mitsubishi mudou o sistema de fixação, pois são 3 parafusos philips em cima, 1 na lateral do passageiro (oculto por uma tampa de plástico), e soltando eles continua tudo fixo. Sou obrigado a soltar mais dois que estão logo acima do sistema de ar e 1 dentro do porta treco ao lado da bússola, e aí fica frouxo todo o conjunto da tampa superior, que vem também com os espelhos da luz auxiliar e do pisca-alerta.
Não estou tendo como fotografar, pois nem celular uso e estou em viagem.
O vazamento já curtou o ar condicionado e está babando em cima do som.
A tampa fica quase que totalmente solta quando tiro esses parafusos, mas existe alguma coisa segurando, pelo que eu vi, próximo ao pisca-alerta.
O ano dela é 2006/07 e é quadrada, o último ano desse modelo.
Se eu soltar só os 3 parafusos de cima (aqueles evidentes acima do painel), nada acontece, a não ser que eu tenha que forçar alguma coisa, mas sinceramente tal possibilidade me apavora.
Espero ter explicado o melhor possível a situação. Pela foto que o Gilter colocou ela é exatamente igual à minha e creio que a sua também seja, mas não sei se houve mudanças de parafusos.
Com o que você disse, vou até tentar mais uma vez, mas não vou forçar, pois já fiz uma força considerável e não consegui, se eu forçar mais vai dobrar o painel.
De qualquer forma, valeu mesmo a atenção.
Se eu conseguir ouvir o "clack" salvador, eu comunico, mas se o "clack" for quebrante, eu "clacko" junto. :parede:
ataaaa
agora estou entendendo!
o meu é assim:
476259
e o seu é assm?
476260
Cara eu nunca vi e nem tentei desmontar um desses então fica masi dificil de ajudar...
eu tentaria manda msg pro GILTER e ver oq ele diz...
Luiz Leme
04/09/2014, 18:42
ataaaa
agora estou entendendo!
o meu é assim:
476259
e o seu é assm?
476260
Cara eu nunca vi e nem tentei desmontar um desses então fica masi dificil de ajudar...
Tambem gostaria de saber como se retira a protecao do painel da L200 quadrada, como da segunda foto, portanto, caso alguem saiba, agradeco.
Atc
Topatudo
05/09/2014, 11:40
ataaaa
agora estou entendendo!
o meu é assim:
476259
e o seu é assm?
476260
Poison,
YEEEEEEESSSSS!!!
Valeu mesmo, isso é que é diagnóstico, Dr. Poison! :euforico:
Vou esperar que o Gilter passe por aqui, pois como me registrei recentemente aqui, ainda não posso enviar MPs (preciso de 50 posts).
E pelo que entendi, o time de desesperados desse modelo aumentou. O que posso dizer para o Luiz Leme é que existe um parafuso dentro do porta-treco ao lado da bússola, outro escondido embaixo da tampa plástica redonda do lado do passageiro, 2 na curva do painel que está conectada ao controle de ar e 1 famigerado que não tenho a menor ideia onde fica :parede:.
Valeu Dr. Poison, e Luiz Leme estamos juntos nessa bagaça. Minha sugestão é tire o som e veja se não está pingando nele, pois tive que dar uma limpada no som para evitar problemas.
Luiz Leme
05/09/2014, 16:28
Poison,
YEEEEEEESSSSS!!!
Valeu mesmo, isso é que é diagnóstico, Dr. Poison! :euforico:
Vou esperar que o Gilter passe por aqui, pois como me registrei recentemente aqui, ainda não posso enviar MPs (preciso de 50 posts).
E pelo que entendi, o time de desesperados desse modelo aumentou. O que posso dizer para o Luiz Leme é que existe um parafuso dentro do porta-treco ao lado da bússola, outro escondido embaixo da tampa plástica redonda do lado do passageiro, 2 na curva do painel que está conectada ao controle de ar e 1 famigerado que não tenho a menor ideia onde fica :parede:.
Valeu Dr. Poison, e Luiz Leme estamos juntos nessa bagaça. Minha sugestão é tire o som e veja se não está pingando nele, pois tive que dar uma limpada no som para evitar problemas.
Boa tarde senhores.
Apos muito custo descobri como se retira a tampa superior do painel da L200 quadrada.
Segue o esquema:
1 - retire a tampa plastica situada na lateral da tampa superior e saque com uma fenda philips meida o parafuso existente;
2 - com uma fenda philips pequena (canhao) tire os parafusos que sao visiveis em cima da tampa superior;
3 - com uma fenda philips media o parafuso localizado na base do porta treco do painel;
4 - com uma fenda comum, fina, tire os interruptores da luz (a direita) e do pisca-alerta (esquerda) puxando-os para fora;
5 - uma vez retirados, desconecte-os observando a posicao dos fios;
6 - dentro desta casa, portanto, atras dos mencionados interruptores, estao localizados 02 parafusos philips (um de cada lado), retire-os;
7 - com cuidado, escamoteie o volante e retire a tampa superior, puxando-a para cima e em direcao ao volante.
Espero ter ajudado.
Resolvi abrir o painel para reativar a iluminação. Para abrir é relativamente simples, pois o painel dos instrumentos extras fica sobre o painel principal do carro. Uma adaptação da própria Mitsubishi. São 7 parafusos (3 próximo ao vidro/ 1 no lado direito sob uma tampinha redonda de plático preto/ 1 dentro da caixinha que fica ao lado da bússola / 2 atrás dos botões de luz auxiliar e pisca alerta - tem que tirar os botões pra fora e desconectar os fios para acessar esses parafusos que ficam embaixo do painel do velocímetro (é bom anotar a numeração do encaixe e a cor dos fios para religar depois sem dúvidas). Feito isso o painel dos extras pode ser totalmente removido (abaixar a direção ajuda ele sair). Atrás dos instrumentos tem um conector grande que pode ser desconectado. Pronto, está fora.
Topatudo
06/09/2014, 14:42
Boa tarde senhores.
Apos muito custo descobri como se retira a tampa superior do painel da L200 quadrada.
Segue o esquema:
1 - retire a tampa plastica situada na lateral da tampa superior e saque com uma fenda philips meida o parafuso existente;
2 - com uma fenda philips pequena (canhao) tire os parafusos que sao visiveis em cima da tampa superior;
3 - com uma fenda philips media o parafuso localizado na base do porta treco do painel;
4 - com uma fenda comum, fina, tire os interruptores da luz (a direita) e do pisca-alerta (esquerda) puxando-os para fora;
5 - uma vez retirados, desconecte-os observando a posicao dos fios;
6 - dentro desta casa, portanto, atras dos mencionados interruptores, estao localizados 02 parafusos philips (um de cada lado), retire-os;
7 - com cuidado, escamoteie o volante e retire a tampa superior, puxando-a para cima e em direcao ao volante.
Espero ter ajudado.
Grande Luiz Leme,
Com seu diagnóstico, estou preparando o bisturi e todo resto do instrumental para a operação delicada. :master:
Depois volto para falar do pós-operatório.
Valeu mesmo!
Topatudo
06/09/2014, 14:45
Resolvi abrir o painel para reativar a iluminação. Para abrir é relativamente simples, pois o painel dos instrumentos extras fica sobre o painel principal do carro. Uma adaptação da própria Mitsubishi. São 7 parafusos (3 próximo ao vidro/ 1 no lado direito sob uma tampinha redonda de plático preto/ 1 dentro da caixinha que fica ao lado da bússola / 2 atrás dos botões de luz auxiliar e pisca alerta - tem que tirar os botões pra fora e desconectar os fios para acessar esses parafusos que ficam embaixo do painel do velocímetro (é bom anotar a numeração do encaixe e a cor dos fios para religar depois sem dúvidas). Feito isso o painel dos extras pode ser totalmente removido (abaixar a direção ajuda ele sair). Atrás dos instrumentos tem um conector grande que pode ser desconectado. Pronto, está fora.
Dr. Poison,
Agora sinto-me habilitado a fazer a cirurgia delicada.
Passarei todo o histórico do pós-operatório, inclusive com as válvulas "cárdios" que instalarei para eliminar o "sangramento", e a transfusão de glicerina, vaselina líquida ou óleo de rícino.
Valeu mesmo!
Topatudo
08/10/2014, 17:26
Caros,
Finalmente consegui me dedicar ao inclinômetro, que já estava totalmente vazio.
Para tirar o painel (da quadrada) é exatamente como descrito pelo Luiz Leme e pelo Poison.
A glicerina que usei, bi-destilada, é mais densa que a glicerina normal, tem menos água (a glicerina "gosta" d'água) e é mais chata de inserir. Tive que usar uma agulha 1,60 mm e uma seringa de, no máximo, 10 ml. A razão é que uma seringa mais robusta exige uma força enorme para sugar (do frasco) e injetar (no inclinômetro) a glicerina, e uma de menor cubagem faria com que eu tivesse que repetir as manobras zilhares de vezes.
Vedei as juntas com araldite, e no "diafragma" (o plástico corrugado na parte de trás) usei uma tela de algodão (gaze) sobre uma camada de silicone, que depois de quase seco recebeu outra camada fina de silicone. O motivo da gaze foi garantir maior resistência à membrana e a aplicação da segunda camada de silicone sobre a primeira não totalmente seca foi para que essas camadas grudassem melhor uma na outra.
A solução que encontrei para a questão da dilatação da glicerina dentro do inclinômetro foi criar uma câmara de expansão. Não vi necessidade de fazer 2 furos na parte de cima, pois o volume de entrada de glicerina é muito baixo, só o que gera são algumas bolhas quando o recipiente já está quase cheio e se pressiona muito forte a seringa. Esse único furo, que aliás já existe embaixo da cola que vem de fábrica, serviu para inserir a glicerina e servirá para "liberar" a glicerina quando esta expandir aquecida devido às altas temperaturas do carro. Para absorver esta glicerina aquecida, coloquei uma espuma (cortei uma espuma com a melhor forma para absorver o máximo de glicerina) e em volta dela pus um plástico flexível, usei filme de PVC. Comprimi a espuma e colei todas as bordas dela (colei em sequência de 2 lances: primeiro, fiz um "U" colando o PVC com araldite; depois, comprimi a espuma, tirando todo ar possível e colei a boca do "U" que faltava fechar). Essa foi a forma que fiz uma câmara de expansão para os "momentos mais quentes" da glicerina.
Agradeço a todos e espero ter contribuído com o mundo da gambiarra salvadora.:grin:
Eu gostaria de sabe se alguem sabe como adaptar esse painel de intrumentos auxiliar ( inclinometro, bussola, etc...) numa L200 2004 ( modelo bola)?
Leomassafera
11/02/2015, 22:57
Eu gostaria de sabe se alguem sabe como adaptar esse painel de intrumentos auxiliar ( inclinometro, bussola, etc...) numa L200 2004 ( modelo bola)?
Jokeka, manda uma foto aí do seu painel, acredito que consigo ajudá-lo...
Rburatto
25/02/2015, 23:03
Fiquei inspirado hoje e ataquei o Inclinômetro que já vazou 1/4 do líquido.
Gostei do método com a gaze e estou aguardando a secagem do silicone para continuar o trabalho.
Já tentaram consertar, tinha silicone na tampa traseira.493854
Ao invés de gaze, eu usei plástico de garrafa pet e colei as bordas com araldite. Tá uma beleza já faz alguns meses.
Rburatto
27/02/2015, 13:00
Fiquei inspirado hoje e ataquei o Inclinômetro que já vazou 1/4 do líquido.
Gostei do método com a gaze e estou aguardando a secagem do silicone para continuar o trabalho.
Já tentaram consertar, tinha silicone na tampa traseira.493854
Terminei o trabalho com as injeções de vaselina líquida, comprada em farmácia, e lacrando o furo original para enchimento com um parafuso de inox e Araldite líquida.
A bucha original de nylon que acabou descolando quando fiz o furo estava furada e foi mais fácil colocar o parafuso envolto em Araldite, sem rosquear, apenas para vedar a abertura maior e deixar a camada de Araldite encarregada pela vedação.
Deixei um volume de ar como espaço para a dilatação da vaselina, não sei se foi suficiente.
Já está montado na viatura. Vamos ver se permanece sem vazamento.
Pessoal, to tri afim de comprar no Ebay um troço desses.... será que o chicote serve tipo plug and play?
Minha única dúvida seria sobre o marcador da pressão do óleo.
503366
philippeL200
08/07/2015, 08:47
Fiz estes passos e talz mas quando fui trocar a lâmpada da bússola estava queimada também e não qual lâmpada é para substituir!alguém sabe qual é??
Leomassafera
12/07/2015, 18:07
Fiz estes passos e talz mas quando fui trocar a lâmpada da bússola estava queimada também e não qual lâmpada é para substituir!alguém sabe qual é??
Cara, a minha Tambem aconteceu isso, adaptei te com led e sincronizei com o acendimento dos faróis, essas lâmpadas não se encontram mais...
philippeL200
13/07/2015, 09:05
Cara, a minha Tambem aconteceu isso, adaptei te com led e sincronizei com o acendimento dos faróis, essas lâmpadas não se encontram mais...
Vou tentar fazer isso também!!Vai ser o jeito !!
Colocou led brancas?
Boa noite pessoal.
Estou querendo comprar um painel desses da L200 e adaptar numa L200 outdoor 2011. Ligando apenas o 12V a bussola vai funcionar?
Aquele esquema elétrico não existe mais nos links. Alguem tem novamente?
obrigado.
Boa noite Alexandre. Você conseguiu instalar os instrumentos?
Estou querendo comprar, mas estou com medo de nao funcionar nem a bussola nem o sensor de temperatura. obrigado.
ricardoromorais
05/11/2015, 00:54
Eu sei que estes posts já tem alguns meses, mas para não abrir um novo tópico vou aproveitar este aqui. Eu desmontei a parte da bússola, inclinômetro do painel para tentar consertar o termômetro externo, que só mostrava "EO".
1) Quando desmontei vi que a bússola tinha dois conectores atrás, que pareciam ser soquetes para lâmpadas (primeira foto, naqueles furinhos redondos). Alguém pode confirmar isto? O estranho é que mesmo sem aquelas lâmpadas a bússola acende, como pode ser visto na segunda foto. Faltam as lâmpadas ali?
2) O sensor externo está funcionando, descobri que um dos dois fios está rompido em algum lugar. Como faço para arrumar? Para puxar um fio novo só levando na elétrica?
Quem tiver interesse eu tenho mais algumas fotos do painel aberto, é só pedir.
Obrigado pela ajuda.
Abraço,
Mário
314866314867314868
Amigo, esse vídeo tira a sua primeira duvida.
https://www.youtube.com/watch?v=iDCvRBUTcpU
abraço!
Lucas Calábria
17/11/2015, 16:48
Alguém sabe se consigo comprar só o inclinômetro da Pajero 95 ?
Leomassafera
20/01/2016, 17:55
Lucas a mit so vende o conjunto completo e é caaaaaro pra caramba, mas da pra consertar, o meu depois de muuuuitos testes cheguei a soluçoes definitivas, adaptei as luzes para leds, consertei a parte de traz da carenagem com araldite e filme plastico para continuar translucido, tinha tentado silicone mas ele solta com o tempo e o q mais apanhei foi na questao da dilatação do liquido, o liquido é sim glicerina que se compra na farmacia, o grande lance é esquenta-la e coloca-la quente no reservatorio e lacrar, assim ela esfria e reduz de volume e quando dilatar no local por conta de sol no painel terá espaço para expandir...
Leomassafera
20/01/2016, 17:56
Vou tentar fazer isso também!!Vai ser o jeito !!
Colocou led brancas?
Phil só vi hoje sua resposta, mas por coincidencia te respondi ontem no grupo do whats...
Leomassafera
20/01/2016, 17:57
Se alguem se interessar, eu faço este trabalho de recuperação e tambem faço muitas adaptaçoes com muita perfeição.
JEFFERSON GAMERO
22/08/2016, 12:31
Boa tarde Pessoal,
Como o assunto é parecido com o Mario, continuo aqui na sequencia.
O inclinômetro da minha L200 estava sem funcionar e parecia estar caído! Aí desmontei e vi que tinha uma peça na parte de dentro quebrada, consegui colar mas agora não consigo montar.
Algum de vocês já passou por isso ou sabe a sequencia para montagem da parte deste equipamento?
Abraço
Jefferson
JEFFERSON GAMERO
22/08/2016, 19:25
Se alguem se interessar, eu faço este trabalho de recuperação e tambem faço muitas adaptaçoes com muita perfeição.
Leomassafera, você tem condições de montar o sistema de inclinômetro ? Sou de Curitiba, vou a SP todos os meses e teria como deixar contigo no inicio de setembro !
de 6 em 6 meses tenho q arrumar meu inclinometro....sempre vaza em algum ponto
DEUSVALDO
08/10/2016, 15:34
Argeu... tudo bom ???
Olha, o meu carro nao tinha a bussola, inclinometro e altimetro. Comprei em um desmache aqui inclusive com o sensor de temperatura (tenho o esquema de ligacao).
Paguei R$ 300,00 faz uns 2 meses pois veio com um pedaco do painel da HPE (o meu carro é uma L200 GL)...
Sei onte tem mais um aqui em Joinville - SC, se interessar manda uma MP que eu te passo os contatos (OBS: O painel ta montado no carro pegando chuva... ):mrgreen:
O amigo ainda tem o esquema para ligação dos fios da bússola e temperatura da L200 gls? Se tiver passa para meu Zap 82999139408 é TIM. Desde já muito agradecido.
DEUSVALDO
15/10/2016, 18:21
Paulo Ramos você teria ainda o esquema para ligar o paínel com bússola da L200, agradeceria caso visualize está mensagem e me retonasse, valeu.
DEUSVALDO
15/10/2016, 18:24
Argeu... tudo bom ???
Paulo Ramos você teria o esquema de ligação da bússola da L200, ficaria grato caso me responda.
Pessoal, o termômetro dos instrumentos de navegação da minha Pajero está marcando a temperatura (interna/externa) sempre acima do normal. Alguém já teve esse problema e conseguiu resolver?
Willian paiva
30/03/2017, 23:09
Vc sabe quais sao os fios da busola pois nao estou encontrando, to querendo passar outra fiacao
Willian paiva
04/04/2017, 20:34
Se tiver o esquena do termometro por gentileza me passa no zap 64 98414 0872 to tentando fazer a minha funcionar nao tenho o sensor mas vou tentar adaptar de outro carro
Adriano Prada
21/06/2018, 20:34
Uma dica que pode servir para o caso do termômetro. Adaptei um console de teto de explorer que veio sem o sensor, depois de diversas experiências para "entender" o que os dois fios do sensor precisavam para apresentar a temperatura correta no mostrador, descobri que o sensor era um simples termistor de 25K (componente eletrônico de uns R$2)
Se o sensor custar algumas centenas de R$ eu colocaria um potenciômetro nos fios do sensor para testar se eles são sensíveis a impedância, se sim é só encontrar o termistor certo.
Boa Noite.
Voce utilizou um termistor NTC?
E vc possui o esquema de ligação do chicote dos relógios.
Obrigado.
Luiz Miritz
19/09/2018, 02:44
boa noite....vi um conjunto destes instrumentos no ML...penso em colocar na minha L200 GL, que não tem.... foi fácil a adaptação ?
RafaelBH
19/09/2018, 15:53
Tirei uma foto para os colegas. Qualidade péssima mas da para ver mais ou menos.
447866
Abraços.
Cara. Minha bússola não acende mais. Como trocar a lâmpada?
RafaelBH
19/09/2018, 16:00
Leomassafera, como disse em post anterior, a lâmpada da minha bússola queimou. Foi fácil fazer a adaptação? Ao abrir a bússola, é fácil achar a lâmpada? :parede:
RafaelBH
19/09/2018, 19:42
Pessoal, achei este vídeo no youtube de como trocar a lâmpada
Tutorial sostituzione lampadina retroilluminazione bussola Pajero - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=iDCvRBUTcpU)
Daniel Ap P Silva
07/03/2019, 14:19
Alguem tem ou sabe onde vende o inclinometro? Já procurei em vários lugares e desmanches....
Alguem tem ou sabe onde vende o inclinometro? Já procurei em vários lugares e desmanches....
Bom dia Daniel.
Meu pajero estava com o inclinômetro danificado. Sem o liquido e com o "balancim" interno quebrado. Sem reparo.
Comprei um genérico no aliexpress, mas não estou conseguindo postar foto da instalação e nem do link do modelo comprado. Mas pesquise no ALI com os termos: "Auto Slope Meter Level High-precision" deve aparecer um modelo com detalhes em verde, mas que contém retroiluminação. A iluminação dele é muito fraca, mas serve somente pelo núcleo ser translúcido para que a iluminação do carro o acenda. Com alterações mÃ*nimas na carcaça dele, consegui resolver, inclusive como mencionado, acende com a iluminação do carro.
Corrigindo a mensagem anterior.
Bom dia Daniel.
Meu Pajero estava com o inclinômetro danificado. Sem o liquido e com o "balancim" interno quebrado. Sem reparo.
Comprei um genérico no aliexpress, conforme imagem abaixo. Pesquise no Mercado Livre ou no aliexpress que é mais barato, com os termos: "Auto Slope Meter Level High-precision" deve aparecer um modelo com detalhes em verde, e que contém retroiluminação. A iluminação dele é muito fraca, mas serve somente pelo núcleo ser translúcido para que a iluminação do carro o acenda. Com alterações mínimas na carcaça dele, consegui resolver, inclusive como mencionado, acende com a iluminação do carro.
Luiz Miritz
13/06/2020, 08:12
Bom dia Paulo
Tens como fornecer o esquema de ligações deste painel ? Comprei para instalar em minha l200 GL, ano 2000.
Grato
Luiz Miritz
Olá amigos. Pretendo substituir o relógio da tr4, aquele no painel, por um altímetro, com bússola e inclinometro. Pensei no da Pajero full, porém é difícil encontrar. Alguém já fez essa adaptação? Qual inclinometro usou? O vendedor já instala?