Ver Versão Completa : Ford Volta a Fabricar CJ
Ola Galera o titulo deste topico e um pouco controverso a pergunta que estou postando aqui,,
Bem e o Seguinte.
Este final de semanas estavamos falando sobre jeep numa roda de conversa onde imaginamos se a ford retomasse a fabricacao do jeep.
todos da roda de conversa comprariam um,,,
e voces oque acham da ideia ?
Elmer_Jeep
16/08/2004, 09:54
se quisessem fazer um jeep que prestasse mesmo poderia sair usando a mecânica e chassi da ranger, acho q o modelo cabine simples deve ter o tamanho próximo de um CJ7. Ficaria legal, confortável, estável. Com as mesmas motorizações da ranger(4 cil, V6, turbodiesel) itens do interior(algo um tanto mais rústico característico de um Jeep).
Dependendo do preço(se usassem componentes de um carro já existente-a ranger-) e fosse na mesma faixa de valor do troller eu encarava um.
:D
...na mesma faixa de valor do troller...
Pelo preço do Troller, ficaria encalhado.
Se a Ford algum dia relançar o CJ nos moldes do CJ que conhecemos (interior rústico, mecânica simples e robusta, sem conforto etc) teria que ter um preço beeeeem atrativo, pois somente os jipeiros comprariam.
A maioria das pessoas que compram Troller e similares não são jipeiros, e sim "modistas" que querem um carro confortável, que passe pelos alagados da cidade de SP, que "coloque respeito" e com o status de 4x4. :? :?
Para ganhar público, a Ford teria que ter um preço compatível com o que se costuma gastar hoje em dia com um jipe, algo maior que isso, não seria aceito pela galera jipeira. :? :?
Por exemplo: tenho um CJ, já devo ter gasto com ele uns L$ 11.000,00 (contando o valor da compra) e devo gastar mais uns L$ 5.000,00 pra deixar exatamente do jeito que quero (não do jeito dos sonhos :) ), somando tudo terei gasto uns L$ 16.000,00 nele. Se fosse pagar o preço de um Troller (acho que está acima de $ 65.000,00 :roll: :evil: ) no CJ, iria continuar com o mesmo CJ 67 e não um zero. Mesmo sabendo que esse 0 km não precisa fazer nada, ele é 4x o valor do meu jeep, além do prazer de dizer: "foi eu que fiz".
[s] opinados,
imaginamos se a ford retomasse a fabricacao do jeep.
todos da roda de conversa comprariam um,,,
e voces oque acham da ideia ?
Pouco provável, se o EcoSport já custa uma fortuna, imagina um Jeep bom de verdade.
Abraços Du.
Sem pensar nem 15 segundos, já tenho dois fatores que impossibilizam a fabricação de um novo Jeep pela Ford:
1) A Ford não tem uma plataforma de veículo compatível, teria que montar algo do zero. A da Ranger não serve por ser IFS.
2) A Ford não pode nem sonhar em usar o nome Jeep, quem é dono é Damlier-Chrysler.......
Vinicius Hauagge
16/08/2004, 16:39
Apenas para ratificar o que o Bill mencionou, segue breve relato do histórico do nosso tao querido veículo!
1940 - Em novembro a Willys e a Ford entregam seus protótipos ao exército americano.
1941 - Dezembro, após testar os 3 modelos o exército padronizou o projeto Willys MA. Porém o contrato permitia a abertura do projeto para outros fabricantes.Foram escolhidos para produção a Willys, dona do projeto, e a Ford
1942 - Começou a produção em escala do projeto da Willys pela Ford (GPW) e Willys (MB), para suprir o exército americano.
1942 - O exército americano padroniza as diferenças entre GPW e MB para facilitar a manutenção. A grade da Ford foi adotada como padrão e virou o ícone do Jeep.
1944 - Iniciam-se os planos para um Jeep civil.
1945 - Lançado o primeiro Jeep civil (CJ-2) com : porta traseira, estepe lateral, faróis maiores, tampa de combustível externa e outras melhorias.
1949 - Lançado o CJ-3A civil com nova transmissão e caixa de transferência mais robustas.
1950 - A Willlys ganha a propriedade da marca Jeep nos tribunais contra a America Bantan Car. Os carros que levavam na lataria o nome Willys passam a receber a marca Jeep.
1953 - Abril, a Willys Overland Motors é vendida para Henrry J. Kaiser, passando a se chamar Willys Motor Company.
1953 - Lançado o CJ-3B : Capo e grade dianteira mais altos para receber o novo motor Hurricane F-Head. Foi produzido até 1968. No Brasil ficou conhecido como cara de cavalo.
1954 - (Brasil) Começa a ser montado em São Bernardo do Campo o Jeep pela Willys Overland do Brasil.
1955 - Lançado o modelo CJ-5 : Mudanças no motor, transmissão, conforto e linhas mais suaves.
1957 - (Brasil) Início da fabricação em São Bernardo do Campo.
1959 - (Brasil) Motor nacional de 6 cilindros / 90hp / 2600cc.
1960 - (Brasil) Novo contorno da caixa de rodas traseira de oval para semi quadrada.
1962 - (Brasil) Surge o CJ-6 em versão 4 e 2 portas (Bernardão), ele é igual ao CJ-5 alongado em 20 polegadas.
1963 - A empresa muda de nome e passa a se chamar Kaiser-Jeep Corporation.
1963 - Versão esporte jovem com bancos esporte e capota conversível, novas cores.
1965 - (Brasil) Recebe câmbio de 3 marchas sincronizado e novo motor de 6 cilindros (opcional).
1966 - (Brasil) Passa a contar com Roda-Livre automática, alternador e novo volante.
1968 - (Brasil) Sai de fábrica com a coluna de direção da Rural com a chave de ignição na coluna.
1970 - A Kaiser-Jeep é vendida para a American Motors Company, dividindo a produção em civil e militar. Adivisão militar passa a se chamar AM General.
1970 - (Brasil) Chave de ignição volta para o painel, recebe a denominação Ford Jeep.
1976 - Lançado o modelo CJ-7 nos EUA, fabricado até 1986.
1976 - (Brasil) Novo motor Ford OHC 4cilindros / 90hp / 2400cc, novo câmbio de 4 marchas, novas cores.
1979 - A AM General, divisão militar da American Motors, cria em o HMMWV (High Mobility Multi-Purpose Wheeled Vehicle ) M998 ou Hummer como o conhecemos.
1981 - (Brasil) Sai a versão com motor movido a álcool, Ford Georgia OHC - 91hp 4 cil.
1981 - Lançado o CJ-8 Scrambler, um misto Jeep com pick-up.
1982 - (Brasil) A Ford paralisa a produção do Jeep no Brasil.
1983 - (Brasil) Abril, última unidade a ser vendida do modelo CJ-5.
1987 - A American Motors Company é incorporada pela Chrysler Corporation, somente a produção civil, a AM General continua produzindo carros militares.
1997 - (Brasil) Chrysler comercializa no Brasil o JEEP Wrangler americano.
1998 - A Chrysler se funde com a Daimler-Benz surgindo a DaimlerChrysler.
megadeth
16/08/2004, 16:59
Put&%$% que par&¨$$@#!!
Ví o título e quase caí pra trás de alegria... não brinca com isso não... pelamordedeus... nossa... mas até q não seria má idéia né??? :D
[]s
Ah! Hoje temos varias opções.
Para os fieis a marca Jeep temos o Wrangler que é uma evolução natural do CJ.
Para os nostalgicos temos o Maindra e para os loucos temos as reformas :lol:
E quanto ao custo ?
Não sei, alguém sabe dizer quanto custava um CJ na época ?
Dava pra comprar um Wrangler hoje ?
Sergio Rocha
16/08/2004, 19:01
Eu não compraria.
Eduardo Velo
17/08/2004, 15:17
Ronayri , um CJ era equiparado ao preço do Corcel 1 e depois o 2 , seria hj o preço de um Fiesta Sedan , não sei o valor , mas deve ser uns 30k ...
Lembrando que as peças tanto dos Corceis como de qqer carro era bem mais barato que essas porcarias feitas hj em dia , ptto não podemos comparar preço sem contar que a tecnologia nas carangas de hj afetam muito no preço . Deixam o carro com melhor desempenho , mais economico , menos manutenção , mas torce pra não quebrar nada pq tudo isso vai pro lixo na primeira pane ...
[]s...
Se for assim então era caro pra CARACA e o que tinha abaixo era apenas o Fusca.
Acho melhor nem pensarmos em voltar a fabricar nada e importar o Maindra mesmo :D
Um Jeep ou um Troller ?
eu compraria um jeep. teria o quesito marca.
se conseguissem conservar a cultura do jeep. seria otimo.
Mauro Darezzo
19/08/2004, 21:26
Na minha idéia seria impossível a Ford voltar a fabricar o Jeep. Além do direito de propriedade temos o problema da linha de montagem.
Na época eles eram montados manualmente, peça a peça, como uma fábrica russa na época do comunismo, demorava muito tempo desde o começo até o final da linha. Hoje tudo é computadorizado e automatizado, com muito mais velocidade. Quem iria trabalhar na fábrica? Talvez operários russos ou seriam os chineses? Hehe.... De tranqueiras (as máfias) já estamos cheios, deixa eles por lá mesmo.
Se em uma hipótese muito remota o Jeep fosse feito novamente, na configuração antiga, ele iria custar mais que muito carro bom moderno. Só que teria ainda ainda a desvantagem de ser:
Lerdo
Gastão
Sem estabilidade
Sem segurança (air bag, carroceria deformável, ABS. etc)
Barulhento
etc, etc, etc.
O que iriam dizer nas propagandas:
Conheça a "nova" linha Jeep CJ 5 Ford 2004; não tem air bag, não tem ar condicionado, não tem direção hidráulica, não tem vidro verde, não tem...enfim, não tem nada, mas é o único que dura 50 anos ou mais...
Se nem a muié não estamos aguentando 5 anos imagina ficar com um carro por 50. hehe.
Só nós mesmos que somos doidos para gostarmos dele...
hehe :lol:
Sem segurança (air bag, carroceria deformável, ABS. etc)
hehe :lol:
risos... air bag abs..... isso e boiolagen pra jeep. eu naum pegaria esses opcionais naum. ja imaginou o airbag enchendo todo hora.
bateu num buraco puf!!!! risos.... ae num ia da para fazer trilha com o bichinho naum.
o ideal seria, um jeep com caracteristicas de jeep. poucas mudancas.
um carro para trilha. :) :) :) :) :)
ja imaginou o airbag enchendo todo hora.
bateu num buraco puf!!!!
Uma boa seria um Air Bag com botão, só para o caso do rio ser mais fundo do que imaginava. :lol:
Abraços Du.
Mauro Darezzo
22/08/2004, 20:54
risos... air bag abs..... isso e boiolagen pra jeep. eu naum pegaria esses opcionais naum. ja imaginou o airbag enchendo todo hora.
bateu num buraco puf!!!! risos.... ae num ia da para fazer trilha com o bichinho naum.
o ideal seria, um jeep com caracteristicas de jeep. poucas mudancas.
um carro para trilha. :) :) :) :) :)[/quote]
Quem já viu tem medo....
É perfeitamente possível colocar air bag em um veículo off-road. Em alguns carros de passeio, como no peugeot 206, existe um botão que desliga este equipamento. Assim que entrar na trilha é só desliga-lo.
Na verdade eu estava me referindo ao avanço tecnológico. Quem iria comprar um carro com tecnologia da década de 40,50,60 com um preço equivalente à carros modernos como tudo isso citado anteriormente?
Outra coisa. Você já viu um acidentado em veículo sem air bag? Eu já.
Meu irmão tinha um Puma, em uma tempestade atravessou a rodovia Raposo Tavares batendo de frente com outro veículo. Na colisão ele entrou com o rosto no volante. Quebrou o nariz, o maxilar (dos dois lados) e em várias partes abaixo dos olhos. Quando fui visita-lo no hospital só o reconheci pelo cheiro. E não é que estava fedido, é que cada pessoa tem seu cheiro. Vc nunca sentiu o cheiro de seu pai ou da sua mãe? Um dia você sentirá este cheiro e terá saudade. Mas voltando ao assunto. O rosto dele estava enorme de inchado. Ele teve que esperar uns dias para desinchar e amarrar com elásticos todos os dentes, os de cima com os de baixo, para mante-los na posição original. Não abria a boca. Outra coisa brava. O rosto afundou e tiveram que colocar sobre a testa um arco com 4 parafusos rosqueados sobre a pele até chegar no osso. Imagina a dor. Na frente deste arco saia para baixo um arame grosso, e deste um arame fino amarrado aos dentes, tudo isso fazendo tração para fazer com que o rosto fosse para fora. Não precisa nem dizer que a alimentação era somente por líquidos. Emagreceu uns 20 quilos. Para quem tinha uns 75 foi muito.
Como vi o sofrimento de alguém (irmão ainda por cima) que poderia ter sido salvo por um air bag, não venha falar que isso é coisa de boiola...
Danniel Pizatto
22/08/2004, 21:20
ja imaginou o airbag enchendo todo hora.
bateu num buraco puf!!!!
Não sei se vc falou isso de brincadeira, mas air-bag não é detonado por impacto, e sim pela desaceleração (que numa trilha certamente será insuficiente pra dispará-lo)
Thiago Rodeghel
22/08/2004, 21:28
Caramba Mauro :shock: Beleza...
É do seu irmão, aquele q me atendeu, quando fui buscar o parabrisa na sua loja???
[s]
andretomasi
22/08/2004, 22:16
Só dando o meu pitaco.. :lol:
Acho que quando se comenta em voltar a fabricar o CJ, imagino que SE possível, não seria como parte da linha, junto com Ecosports, Fiestas, Kas, etc, e sim em outro setor de veículos.. talvez junto com a área agrícola, como de tratores Ford por exemplo.. assim só compraria um quem tivesse em mente o uso específico pra que ele foi projetado, sabendo dos limites tecnológicos dele e não como quem compra um carro de passeio hoje em dia.
[ ]´s palpiteiros
Mauro Darezzo
23/08/2004, 21:33
Caramba Mauro :shock: Beleza...
É do seu irmão, aquele q me atendeu, quando fui buscar o parabrisa na sua loja???
[s]
Não, aquele é meu gêmeo, foi o mais velho, de 52 anos. Até hoje ele tem seqüelas do acidente. Em uma das narinas ele não respira nada, pela outra somente uns 20% (ou mais ou menos isso). É como se estivesse com gripe permanente. Ele poderia operar para desobstruir, mas e a coragem? :lol: :( . Outra coisa que ele fala é que em dias de mudança de tempo (de seco para chuvoso ou vice versa), o rosto estrala e doi. Quem já fez uma operação ou já quebrou um osso sabe do que estou falando. O nariz também parece de boxeador, tá torto e achatado. Fazer o que?
Parece estória de pescador, mas não é. O negócio é feio mesmo, fica impressionante depois do acidente. Tudo que contei é pouco e não dá idéia da realidade. Nunca vi nada igual pessoalmente. Não desejaria para meu pior inimigo (não que eu tenha inimigos). Por este motivo é que está proibido os capacetes do tipo "frango da Sadia", aqueles que só protegem a cabeça e não o rosto.
Um abraço