PDA

Ver Versão Completa : 4X4 Dúvida



Joalcy Sena
20/08/2008, 11:28
Alguém pode me explicar quando que devo usar o carro tracionado, pois já tentei colocar ele arma mais não sinto muito diferença.

kiros2005
20/08/2008, 11:31
4x4 é para lhe dar mais aderencia, com isso almenta sua segurança e lhe ajuda a passar por lugares com lama,
tenho amigos que ligam o 4x4 quando chove, para manter o carro mais firme, ja outros só ligam em locais mais radicais, (interior e trilha)

MarcSport
20/08/2008, 13:38
Alguém pode me explicar quando que devo usar o carro tracionado, pois já tentei colocar ele arma mais não sinto muito diferença.

Use o 4x4 em pisos de baixa aderência como terra, lama, areia e outros pisos escorregadios, não aconselho usar em asfalto molhado pois dependendo do tipo do asfalto, mesmo molhado continua bastante aderente.
Você deve estar sem tração dianteira, provavelmente falha na roda-livre ou no sistema de acionamento que no seu caso deve ser a vácuo.
[]s

Sergio Vieira
20/08/2008, 22:26
Quando peguei a Sportage, logo fiquei sabendo do fato de ser totalmente desaconselhável rodar em asfalto com ela traçada :discordo:, por isso só fui experimentar no meu primeiro passeio pela terra.
Devido a esses comentários a respeito da roda-livre estar acoplando ou não, também fiquei na dúvida em relação à minha, mas nas "barbeiragens" de trilheiro-de-primeira-viagem, notei que patinei, por algumas vezes, a roda da frente e que já havia feito isso com as rodas de trás - menos mal... a RL está ok.
Também aprendi a usar a reduzida, a não usar a primeira-marcha nesse caso e a, praticamente, esquecer que a viatura tem embreagem em situações mais críticas: engatar a segunda, aumentar o giro, soltar a embreagem de uma vez e controlar apenas no acelerador... uma delícia vencer terrenos "bravos" acompanhando Troller, inclusive.
Neste fds fiz mais um passeio pela terra (estradão), e só usei o 4H, mesmo assim, dava pra sentir a menina dando uns "puxões" com a dianteira em locais mais críticos. Mais de 60km/h na terra, mas uma sensação de muita segunrança nas curvas e subidas com vincos na pista.:dance:

Nava
20/08/2008, 23:31
Eu uso 4x4 High sempre que estou em estradao de terra e cascalho, principalmente, pois vc pode entrar nas curvas de ponta cabeça que ela fica grudada no cascalho solto. Em lama tb, claro. Já tive de colocar 4x4 pra sair de um estacionamento gramado com chuva...só eu e um vitara fomos pra casa...risos

Para testar a 4x4 é bem fácil. Páre em qq lugar que tenha grama, terra, etc, canteiro...sei la. Engate marcha a ré e saia firme, vai patinar com certeza. Ande um pouco para acolplar o 4x4 e repita isso. Se ficar na mesma toque para a oficina. Se sentir a pegada dianteira, ta tudo ok.

Nao li em nenhum lugar sobre velocidade max pra andar 4x4, somente sei que ela engata 4x4 até 25km/h conforme manual. Desengatar tem de dar ré...mas eu percebi que pra frente desengata tb. Vc ouve um estalinho...

Sergio Vieira
21/08/2008, 01:33
Nava, no manual da minha, diz que você pode passar de 2H para 4H em até 35 milhas por hora, ou seja: algo em torno de 52km/h, mas falando com o pessoal da Kia, eles disseram que até 60km/h dá para mudar sem medo.
Nunca fiz isso, mas a 40km/h já ficou algo bem comum.
Realmente, você tem razão quanto desacoplar rodando.
Também fiz isso a uns 40km/h e continuei andando... demorou um pouco mais (uns 200m), mas soltou, sem problema.

MarcSport
21/08/2008, 14:53
Nava, no manual da minha, diz que você pode passar de 2H para 4H em até 35 milhas por hora, ou seja: algo em torno de 52km/h, mas falando com o pessoal da Kia, eles disseram que até 60km/h dá para mudar sem medo.
Nunca fiz isso, mas a 40km/h já ficou algo bem comum.
Realmente, você tem razão quanto desacoplar rodando.
Também fiz isso a uns 40km/h e continuei andando... demorou um pouco mais (uns 200m), mas soltou, sem problema.

O que determina a velocidade máxima para acionamento do 4x4 são as RLs, na minha (2001) que usa originalmente o sistema a vácuo e (até onde sei) a mesma T-case das mais antigas, a mudança pode ser feita até 80km/h. Eu particularmente acho que não custa parar (ou diminuir) para passar para 4x4, para 4x2 pode ser feito em maiores velocidades. Hoje uso RLs manuais.
Também sou favorável a sempre usar a reduzida, assim você poupa todo o sistema de transmissão. Mesmo em estradas de terra a 30 ou 40km/h vou de reduzida (usando 3ª ou 4ª) só vou de 4x4 hi em areia firme andando rápido.
[]s

Nava
21/08/2008, 22:49
Trechos lentos ando sempre reduzido...vira o bicho!
Em trechos terra ou cascalho 4x4 hi. Asfalto 4x2.

Marlo
11/01/2009, 19:28
Alguém pode me explicar quando que devo usar o carro tracionado, pois já tentei colocar ele arma mais não sinto muito diferença.

Existem vários tipos de carros com tração 4x4. Integrais, parciais, com bloqueio de diferencial, sem, etc. No caso das nossas Sportages, o 4x4 não é para ficar todo o tempo em 4x4 mas é para usar em situações onde vai ser perdida a aderência das rodas de tração por Ex: Estradas de terra, lama, areia, paralelepípedo molhado, grama molhada, gelo, etc. Locais que você sabe que pode , digamos assim, por algúm motivo, patinar ou derrapar, devido as características do piso. Então se você vai pegar uma estrada assim que existe esta possibilidade, acione (no caso de nossas Sportages, dentro da velocidade indicada) o 4x4. Vai voltar para o asfalto? Pare, desengate, dê uma rézinha (ouça o click das rodas) e siga adiante.

Nas nossas Sportages, temos ainda a opção da 4x4 reduzida. Se em alguma situação acima citadas, for haver um grande esforço do carro, como uma subida muito ingreme, rebocar outro carro atolado, areia fofa, engate a reduzida, que é um opção do câmbio que muda a relação de marchas de nosso carro. Tipo assim: A Primeira fica mais curta, a segunda fica parecida com primeira, a terceira fica mais para a segunda etc... Nos nossos carros ao acionarmos as tração 4x4 o esterçamento fica mais difícil. Então com a 4x4 acionada, se for fazer uma curva ou manobra mais fechada e sentir que o carro está "freiando" abra um pouco mais a curva e não forçe. OK?:concordo:

Lkurtes
28/01/2010, 10:43
Prezados , tenho um spt 2,2 97, lendo aos posts fiquei com uma dúvida em relação a ativação do 4x4, ja ultilizei a minha em algumas situações de lama e terra como tambem o 4x4 reduzida, mas na hora de desengatar não dei a ré mas ela desengatou normal,
Pergunta é relmente necessário dar ré qdo vai desengatar a tração ou não.
Aminha aparece o sinal verde de engatada no painel.
e ai pessoal alguem pode me ajudar.
Fla ai Nava o que vc acha em mermão.

Abraço..

davoli
28/01/2010, 12:46
Olá!
A questão, que vocês com certeza sabem responder, é
a seguinte: ao passar para 4x4, a direção deve dar mesmo
alguma puxadinha para um lado e para o outro, bastante
levemente, enquanto anda, ou isso está errado?
Obrigado.

Nava
28/01/2010, 14:17
Pneus estão calibrados iguais?

davoli
31/01/2010, 16:02
sim, iguais.
agora, aconteceu outra coisa importante ontem: ao rebocar um vitara
em uma leve subida, bastante leve mesmo, de cerca de seis metros de
extensão, tracionei e puxei vagarosamente. o cheiro de queimado que
veio a seguir foi fenomenal. normal? ou alguma coisa derreteu? o carro
está funcionando normalmente. tive o cuidado de fazer este teste em
seguida.
obrigado pela atenção.

Baudenbacher
01/02/2010, 07:53
Davoli,

Você não queimou embreagem?

Sugestão:
Quando for rebocar alguém utilize a 1ª reduzida, você terá mais torque e menos velocidade, não vai apostar corrida com ninguém e sim ajudar.

Abraço...

Pescador4x4
01/02/2010, 14:49
Davoli,

Você não queimou embreagem?

Sugestão:
Quando for rebocar alguém utilize a 1ª reduzida, você terá mais torque e menos velocidade, não vai apostar corrida com ninguém e sim ajudar.

Abraço...
Não utilizar a meia-embreagem e a própria embreagem evitar ao máximo em 4x4 hi/lo...Abs!

Nava
01/02/2010, 23:55
Deve ter sido embreagem...use 4x4 LO e tire o pe da embreagem totalmente, sempre.

davoli
03/02/2010, 13:50
mas se tivesse queimado a embreagem
alguma coisa não estaria funcionando
corretamente, não é? e está tudo como
antes no quartel de abrantes.
ou queimou e continua apenas aparentemente
igual?

davoli
03/02/2010, 13:52
usando a 4x4 LO o pé vai sair totalmente
da embreagem mesmo, não vai? ou seja,
a condução, na prática, não é a mesma que
na 4x2? pé sai lentamente da embreagem com
aceleração lenta simultânea até o carro andar...
aí, no caso do carro tracionado que está
rebocando outro, o caminho é apena acelerar
um pouco mais vencer o trecho (naquele caso,
uma subida de garagem) e pronto. é isso. ou
não?

davoli
03/02/2010, 13:53
Não utilizar a meia-embreagem e a própria embreagem evitar ao máximo em 4x4 hi/lo...Abs!
meia embreagem? você quer dizer
dirigir com o pedal da embreagem
acionado pela metade? mas aí
acaba com tudo mesmo, não
acaba?

Lucena04
03/02/2010, 14:48
mas se tivesse queimado a embreagem
alguma coisa não estaria funcionando
corretamente, não é? e está tudo como
antes no quartel de abrantes.
ou queimou e continua apenas aparentemente
igual?
Meu, eu já queimei embreagem a ponto de sair fumaça :putz::discordo:
Depois ela continuou funcionando normal, lógico que deve diminuir a vida útil.
:concordo:

DouglasMac
03/02/2010, 21:15
A embreagem fez força e esquentou, pela distancia que voce rebocou (6 metros) isso não é normal. Pode ser embreagem paralela, vc não chegou a soltar toda a embreagem, platô sem pressão e por aí vai. Mas se tá tudo fucio-nando, beleza.
Mas no 'off' vai te dar pau!!
LAMA!!

davoli
04/02/2010, 14:15
Obrigado pela dica.
Platô sem pressão significa trocar
o platô ou regular o platô? Qual o
caminho, antes que o meca afie
a faca?

DouglasMac
05/02/2010, 22:25
Davoli, use normalmente e veja se na hora de arrancar ele trepida (principalmente em ladeiras), se for o caso é platô. Não tem regulagem, somente troca.
Reboca de novo soltando todo o pedal e veja se dá no mesmo.
LAMA!!!

lopes coloma
07/02/2010, 12:41
Ola, passoal

estou aqui a pouco tempo e o meu primeiro contato, com a galera da lama... comprei a minha sportege(2001 tdi), a 3 meses, nao tenho manual, tem como alguem, informar qual o significado do 2H,4L... ou melhor onde consigo o manual...


Muito obrigado...

DouglasMac
08/02/2010, 19:32
Seja bem vindo aí Lopes....mas dá uma pesquisada que encontra de tudo,mas dá uma olhada no quebra sol...
LAMA!!

MarcSport
09/02/2010, 17:51
onde consigo o manual...


Eu liguei para a Kia e pedi, eles mandaram de graça.

Lucena04
09/02/2010, 20:38
Eu liguei para a Kia e pedi, eles mandaram de graça.
Que nº vc ligou?
:concordo:

Glaicon
09/02/2010, 21:41
Ola, passoal

estou aqui a pouco tempo e o meu primeiro contato, com a galera da lama... comprei a minha sportege(2001 tdi), a 3 meses, nao tenho manual, tem como alguem, informar qual o significado do 2H,4L... ou melhor onde consigo o manual...


Muito obrigado...

Resumindo é o seguinte:

H2 (High 2) = É a tração 4x2, a do seu uso normal e cotidiano. Em asfalto seco use somente a alavanca nessa posição.
H4 (High 4) = É a tração 4x4, que vc pode usar em asfalto molhado e escorregadio e na terra, lama, etc. Para engatá-la vc deve estar em velocidade inferior a 80 km/h ou parado. Nunca a use em asfalto seco, somente em pisos de baixa aderência, sob pena de forçar o conjunto e reduzir sua vida útil.
L4 (Low 4) = É a tração 4x4 Reduzida, que vc só deve usar em situações extremas, como ladeiras muito íngremes, atoleiros e/ou enroscos que vc possa se meter. Use-a sempre em baixa velocidade e somente a engate com o veículo parado.

Pesquise bastante e faça testes com o seu veículo.
Se possível, leve em uma loja de picapes para avaliarem o funcionamento do sistema para você.
E boa sorte com o veículo.:concordo:

MarcSport
09/02/2010, 21:55
Que nº vc ligou?
:concordo:

Entre no site da Kia e clique em "fale conosco", lá tem o 0800.
Na época o pedido também podia ser feito na concessionária.

Lucena04
09/02/2010, 23:47
Entre no site da Kia e clique em "fale conosco", lá tem o 0800.
Na época o pedido também podia ser feito na concessionária.
valeu :concordo:

lopes coloma
10/02/2010, 13:07
Glaicon/Marcsport.

Valeu... muito obrigado...