Ver Versão Completa : Pajero Sport
carlosjordan
20/08/2008, 10:18
Olá Galera,
Recentemente troquei minha tr4 2004 por uma Sport 2003. E venho me acostumando com o motor e câmbio automático invecs.
Bom minha pergunta é sobre o barulhinho de válvulas quando o motor está frio logo pela manhã. É normal essa batidinha de válvula logo no início da manhã no primeiro funcionamento? Isso se deve ao fato de o motor ser 24 válvulas ? Lembro que essa batida de válvula não acontece no restante do dia, só mesmo no primeiro funcionamento do dia. Preciso trocar o óleo do motor ainda, mas não sei se isso também tem relação com essas batidinhas.
Meu motor é a gasolina V6.
Qual o oleo vc esta usando?
carlosjordan
20/08/2008, 10:30
Ainda não troquei o óleo, estou com o carro a alguns dias e programando a troca do óleo. Vou usar o original dele, CASTROL MAGNATEC, mas parece que a última troca foi feita com um SELÊNIO sintético.
buchmann
20/08/2008, 11:44
Pelos sintomas que vc esta dizendo Carlos, é que os tuchos estão sem óleo (se não me engano é esse o nome).
Assim, quando vc liga o carro os tuchos não tem óleo e são eles que fazem o barulho.. e não as valvulas.. ou até a bomba de óleo que não tem óleo para impurar e pode acaba fazendo o dito barulho..
Isso pode acontece por alguns motivos: Falta óleo, óleo muito fino ou muito velho, problema na bomba de óleo que deixa o mesmo voltar.. isso quer dizer que todo o óleo desce e vai para o carter, e o barulho para quando tudo esta com óleo e lubrificado novamente...
Uma solução é usar um óleo mais denso que o normal.. ou aqueles óleos que criam uma crosta...
Bom não sou especialista nem mecânico.. mas acho que é isso.. qualquer coisa leva para um meca dizer o que ele acha..
carlosjordan
25/08/2008, 10:07
Galera, como havia dito antes, ainda estou me acostumando com o câmbio da SPORT V6 AUTO 03. Pergunto:
Nesse câmbio INVECS II é normal que quase não se perceba a 3a. marcha?
Eu faço o teste andando devagar e rápido para tentar perceber as trocas de marcha. Percebo a 1a, a 2a e depois a 4a. A 3a. não consigo perceber. Isso é normal ?
buchmann
25/08/2008, 10:20
Ei Carlos...
Tenta-se fazer o teste engatando a terceira manualmente?
Nunca andei com uma Pajero sport auto.. mas, como é padrão, deve ter a opção de engatar a 1,2 e a 3 para usar como reduzida.. tente engatar ela desse modo e verifique se tudo esta funcionando..
depois posta ai o que que aconteceu..
carlosjordan
25/08/2008, 12:01
Sim Buchmann,
Já fiz esse teste engatando as marchas manualmente e todas engatam normalmente. 1,2,3 e 4. A minha dúvida é se, no Drive é normal eu não sentir a 3a. engatando, ou se não devo me preocupar visto que todas as marchas engatam normalmente quando faço manualmente.
Já tive outros carros automáticos e excluindo o CVT do Fit, eu percebia todas as marchas engatando.
ccinelli
25/08/2008, 16:10
Sim Buchmann,
Já fiz esse teste engatando as marchas manualmente e todas engatam normalmente. 1,2,3 e 4. A minha dúvida é se, no Drive é normal eu não sentir a 3a. engatando, ou se não devo me preocupar visto que todas as marchas engatam normalmente quando faço manualmente.
Já tive outros carros automáticos e excluindo o CVT do Fit, eu percebia todas as marchas engatando.
CarlosJordan, o fato de as marchas engatarem normalmente quando voce as passa manualmente não é garantia de que todas engatem quando no modo automático. Já passei por issso com um Omega CD automático que, por conta de um defeito em um dos sensores do câmbio, quando em automático ele passava da 1ª direto para a 4ª marcha. A solução, então, era engatá-las manualmente, até que troquei o dito sensor.
Por mais suave que seja a troca de marcha de 2º para 3º na sua Pajero, na passagem de marcha, mesmo que voce não sinta, a rotação do motor TEM QUE CAIR cada vez que o câmbio fizer a passagem de marcha. Assim, à partir da 1ª marcha voce deveria ler no contagiros 3 passagens, até a 4ª. Se isto não estiver ocorrendo, ou seja, se voce estiver visualizando apenas 2 passagens, seu câmbio poderá estar passando direto de 2ª para a 4ª marcha.
carlosjordan
25/08/2008, 21:19
Eu vejo no contagiros as mudanças de marcha, mas só que da terceira para a quarta não tem a subida do contagiros por alguns segundos, como acontece quando da primeira para segunda, que o giro sobe de 2000 até 2500. Da segunda pra terceira, é como se o giro estivesse em 2000 e imediantamente, por questões de décimos de segundo, caísse para 1900 e engata a quarta marcha......peraí ... vou dar uma volta no carro agora. Me surgiu uma dúvida. Se o câmbio tem 4 marchas, então agente deve ver o contagiros descer 3 vezes certo ? Eu acho que tô querendo ver descer 4 vezes. Vou dar uma volta e volto pra dizer o que aconteceu.
carlosjordan
25/08/2008, 21:47
Esqueçam tudo. Acabei de voltar do teste que fui fazer na Pajero. Eu estava fazendo contas erradas. O carro saía e quando a 2a marcha entrava eu estava contando 1, entrava a 3a. e eu contava 2, daí entrava a 4a e eu contava 3. Tudo errado. Mas a verdade é que parece que existe um overdrive entre a 3a para a 4a marcha. Correto? percebo que o contagiros quando passa para a 3a marcha ele sobe um pouquinho e cai novamente pra depois passar a 4a. Parece um overdrive, perceptível somente olhando no contagiros.
Desculpem pela minha ignorância.
Marcelo(Natal-RN)
26/08/2008, 10:54
Pelos sintomas que vc esta dizendo Carlos, é que os tuchos estão sem óleo (se não me engano é esse o nome).
Assim, quando vc liga o carro os tuchos não tem óleo e são eles que fazem o barulho.. e não as valvulas.. ou até a bomba de óleo que não tem óleo para impurar e pode acaba fazendo o dito barulho..
Isso pode acontece por alguns motivos: Falta óleo, óleo muito fino ou muito velho, problema na bomba de óleo que deixa o mesmo voltar.. isso quer dizer que todo o óleo desce e vai para o carter, e o barulho para quando tudo esta com óleo e lubrificado novamente...
Uma solução é usar um óleo mais denso que o normal.. ou aqueles óleos que criam uma crosta...
Bom não sou especialista nem mecânico.. mas acho que é isso.. qualquer coisa leva para um meca dizer o que ele acha..
Correto,o barulho sao os tuchos que nao estao carregando,tenta trocar o óleo,pode resolver,como resolveu com uma Montana que tive.
carlosjordan
24/09/2008, 18:33
Fala Galera,
Está na hora de trocar o óleo do câmbio automático da minha Pajero Sport V6 Gasolina.
São 2 opções que me apareceram por aqui.
- Uma é tirar o parafuso do cárter do câmbio e descer o óleo que se encontra ali, e daí colocar um novo pela vareta do mesmo. O cara falou que deve pegar uns 4 litros no máximo e ele me ofereceu o óleo DEXTRON III. Custa 140,00 reais.
- A outra e em outro mecânico especializado em MITs, disse que tem que abrir o cárter tirar mais coisas e descer todo o óleo que deve ser uns 9 litros, trocar o filtro e fechar tudo novamente e usar o óleo recomendado pela Mit. Custa em torno de 1.000,00 reais.
É muita diferença de preço, e pergunto:
A primeira opção parece a mais convidativa, mas também não parece a mais correta. O cara consegue descer uns 4 litros e ainda vai ficar uns 5 litros de óleo velho lá, vai misturar tudo e penso que não vai ficar bom.
Mas o vendedor da MIT aqui em brasília disse que só se abre o cárter do câmbio automático quando se tem vazamento ou algo mais sério que necessite todo o serviço.
O que vocês fazem para fazer este tipo de serviço?
NilsinhoRox
24/09/2008, 18:52
Ve no manual da viatura a especificação do óleo e a marca tbm.
Depois pesquisa no google, ou em postos de troca de óleo de sua cidade, Pq a troca em si, não precisa de mão de obra especializada... Mas o óleo tem que ser o mesmo que os engenheiro desenvolveram, pra não ter risco de criar borras dentro do sistema.
Assim como tbm o óleo do motor, sei que não perguntou, mas é ideal vc troca-lo a cada 5000km, sempre pelo óleo indicado no manual da viatura.
Abraço
carlosjordan
24/09/2008, 19:19
O óleo do motor já troquei tem 2 dias. Coloquei o que recomenda o manual, o castrol magnatec 10w40. E parece que o rajadinho que aparece no primeiro funcionamento do dia sumiu.
Sobre o óleo do câmbio eu já sei qual é o recomendado pela mitsubish, a minha pergunta é, se troco somente esvaziando o óleo pelo bojão do cárter e tirando só 4 litros ou troco pelo modo mais complexo, que é tirando todo o carter e descendo todo o óleo, daí acho que pelo modo mais complexo é necessário um especialista.
E aí ?
em relação às opçoes de tração da sport, ela te 4x2, 4x4 (sem bloqueio? pode andar em asfalto?) e a 4x4 reduzida, é isso mesmo ou estou enganado?
carlosjordan
01/10/2008, 10:47
em relação às opçoes de tração da sport, ela te 4x2, 4x4 (sem bloqueio? pode andar em asfalto?) e a 4x4 reduzida, é isso mesmo ou estou enganado?
Acho que basicamente é isso mesmo. Sobre a 4x4H(sem bloqueio) é recomendado que só se use em asfalto molhado ou terrenos escorregadios. Não costumo andar em 4x4H com a Sport. Já na TR4 parecia mais funcional andar em 4x4. O carro não sentia muito que estava tracionado. Na SPORT você já percebe que está tracionado. Dá pra sentir o carro pesado no asfalto.
murilloaquino
01/10/2008, 11:47
A TR4 tem o diferencial central, o que permite andar em asfalto...
Já a sport tem o 4x4 que já é NATURALMENTE BLOQUEADO, então não é possivel andar no asfalto(recomendado).
Pescador RJ
01/10/2008, 15:11
A TR4 tem o diferencial central, o que permite andar em asfalto...
Já a sport tem o 4x4 que já é NATURALMENTE BLOQUEADO, então não é possivel andar no asfalto(recomendado).
Muriloaquino,
Não entendí o 4x4H da Pajero Sport já é bloqueado ??
E o 4x4L ?? É bloqueado e reduzido ?
Me esclarece a informação de que não devemos andar com o 4x4H no asfalto com pista molhada (estou falando de pista molhada mesmo, com chuva forte).
Desculpa a ignorância sobre estes assuntos, mas ainda estou aprendendo ........ eh, eh, eh
Abraços,
Pescador RJ
Vou até o fim da trilha, do jeito que estiver, só para pescar !
murilloaquino
01/10/2008, 17:51
Isso... A pajro sport não tem diferencial central, ou seja, é a mesma coisa que se tivesse e andasse com ele bloqueado, entendeu? É a mesma tração de todas as camionetes vendidas no mercado nacional. Ligou a tração, os eixos dianteiros e traseiros andam na MESMA velocidade. Teoricamente, eles pedem pra NÃO usar a tração em pisos com aderencia. Eu não utilizaria, a não ser q vc perceba que a aderencia caiu muito e ai sim liga a tração...
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.