Ver Versão Completa : Duvida: curto na bateria com o carro ligado
Eai Pessoal, Boa Tarde a todos
Sou novo aqui no Forum, sempre fazia pesquisas no Google sobre alguns assuntos e sempre acabo visitando o Forum, e lendo alguns topicos
Minha Duvida é a seguinte:
fui fazer uma chupeta na bateria, depois que o carro pegou e o motor estava ligado, acabaram encostando os cabos positivo com o negativo, fechando um curto, e na mesma hora o carro apagou, questão de 1 segundo, não chegou a queimar nada, nem alternador bateria nada,
mas eu queria saber por que o carro apaga quando se fecha um curto entre o positivo e o negativo? é por que a corrente aumenta, a tensão diminui, e ja não é suficiente para gerar a centelha nas velas e manter o motor funcionando?
por que o alternador queima quando é solicitada uma amperagem maior do que a suportada? não deveria acontecer a mesma coisa, o alternador simplesmente não gerar a tensão suficiente e o motor apagar?
qual a explicação técnica para isso?
2x4,
Seja bem vindo.
Depois que deu o curto e o carro apagou. O carro voltou a ligar, ou queimou alguma coisa ? O carro é com injeção eletrônica ?
Abraços Du.
voltou a ligar normalmente, como se nada tivesse acontecido, não queimou nada, é injeção eletronica sim, é um escort zetec rocam, (por isso 2x4, hehehe)
a unica coisa que eu notei é que medindo a tensão nos pólos da bateria com o carro ligado, a tensão é sempre de 14,5 volts cravado, não oscila, nem acelerando o carro, se ligar todos os acessorios, desembaçador, ar, farol alto, limpador, radio, a tensão fica em 14,0 volts, mas pelo o que eu vi isso é normal
joão k. chikui
20/08/2008, 06:54
2x4
Simplesmente pq o curto fez baixar muito a tensão que alimentava tua ignição eletrônica.
Se não desligasse , este curto poderia queimar teu alternador.
A tensão fornecida pelo alternador é de 13,8V a 14,3 -14,5 V .
rogeriorn
03/09/2012, 22:41
Estava ajudando meu irmão com a cherokee dele, que a bateria esta muito fraca. Daí ai desconectar os cabos da chupeta, com a cherokee ligada, acabei deixando os polos se tocarem, fechando o curto por frações de segundo. Ele falou que nesse momento o carro quase desligou, enfraquecendo as luzes e controles do painel e voltando ao normal, sem o carro desligar. Daí, nada anormal, mas 10 minutos depois, quando a gente estava dando uma volta, o carro oscilou as luzes do farou (como eu estivesse cortando luz) e em seguida a luz do ABS ficou ligada direto.
Gostaria de saber se o acidente pode ter ligação com essa luz do ABS acender 10 min depois.
Desde já agradeço e peço desculpas por ressuscitar este tópico.
rogeriorn
06/09/2012, 16:51
Estava ajudando meu irmão com a cherokee dele, que a bateria esta muito fraca. Daí ai desconectar os cabos da chupeta, com a cherokee ligada, acabei deixando os polos se tocarem, fechando o curto por frações de segundo. Ele falou que nesse momento o carro quase desligou, enfraquecendo as luzes e controles do painel e voltando ao normal, sem o carro desligar. Daí, nada anormal, mas 10 minutos depois, quando a gente estava dando uma volta, o carro oscilou as luzes do farou (como eu estivesse cortando luz) e em seguida a luz do ABS ficou ligada direto.
Gostaria de saber se o acidente pode ter ligação com essa luz do ABS acender 10 min depois.
Desde já agradeço e peço desculpas por ressuscitar este tópico.
Problema resolvido após a troca da bateria!!!
mauriciocsf
13/11/2015, 14:43
vou ressuscitar o topico, melhor que abrir outro, a minha duvida é simples.
é carro A esta com a bateria descarregada, carro B é é o que esta fornecendo a corrente, com a chupeta realizada da maneira correta, no caso de o A tentar dar a partida com a bateria muito descarregada, e o B estando em funcionamento, o carro A nao ira puxar muita energia forçando o B queimando sei la o alternador. ou posso ficar despreocupado com isso? ja tentei fazer chupeta e eu desligava o carro que fornecia a energia antes de tentar dar a partida por medo de forçar e queimar. e ai, o que acham?
Boa tarde mauricio.
O correto é vc conectar os dois carros, e deixar o motor do carro B (que está com a bateria carregada) ligado. Assim o alternador do motor que está ligado já vai dar uma carregada na bateria descarregada. Deixa alguns min assim, uns 5 min por exemplo. E dps tenta dar partida no carro que estava descarregado (com o motor do B ainda ligado). Dps que o A ligou, n desconecta os cabos logo em seguida, deixa alguns segundos ali conectado e dps pode desconectar. (Deixar um pouco ainda conectado vai deixar a tensão entre a bateria e o alternador do carro A dar uma estabilizada).
Deste jeito vc n estará forçando nenhum componente dos dois carros. Se tentar fazer ponte com o outro carro desligado, vc estará forçando muito as duas baterias. O problema de fazer assim é por culpa dos cabos, porque a corrente sobre muito devido a resistência do próprio cabo. Daí com o carro ligado a tensão fica maior e a corrente consequentemente menor.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.