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Ver Versão Completa : SPOA - Dúvida ainda não esclarecida!



Xavier4x4
19/08/2008, 11:20
Amigos, sei que este já foi grande debates em outros tópicos, mas ainda tenho dúvidas sobre uma coisa.

Sei que espoando o carro, o mesmo fica mais alto, pois quando se faz SPOA, joga-se o diferencial para baixo do feixe, no entanto, é necessário botar o feixe mais "reto". Esta altura é possivel se obter tambem colocando feixes novos ou arqueando ainda mais os mesmos resultado final em relação a altura é o mesmo correto?

Dizem que ESPOANDO o carro fica mais macio. Isso é correto? Seria porque quando se bota o feixe "reto" ele perde um pouco a dureza?

Mais a minha maior dúvida é porque que quando se faz SPOA a suspensão ganha mais curso?

Obrigado.

otavio_gomes
19/08/2008, 11:49
Amigos, sei que este já foi grande debates em outros tópicos, mas ainda tenho dúvidas sobre uma coisa.

Sei que espoando o carro, o mesmo fica mais alto, pois quando se faz SPOA, joga-se o diferencial para baixo do feixe, no entanto, é necessário botar o feixe mais "reto". Esta altura é possivel se obter tambem colocando feixes novos ou arqueando ainda mais os mesmos resultado final em relação a altura é o mesmo correto?

Dizem que ESPOANDO o carro fica mais macio. Isso é correto? Seria porque quando se bota o feixe "reto" ele perde um pouco a dureza?

Mais a minha maior dúvida é porque que quando se faz SPOA a suspensão ganha mais curso?

Obrigado.

Xavier,

Maciez:
para deixar mais macio o Jeep:

1. Use molas novas e jamais arqueie uma mola. molas que tiveram o seu formato original modificado ficam mais duras - experimente dobrar um clips e veja que no ponto onde foi dobrado ele fica mais rígido.,

2. melhore a relação massa suspensa / massa não suspensa - utilize rodas e pneus mais leves - isso melhora o funcionamento da suspensão e o conforto do veículo.

3. calibre corretamente os pneus. - pneus maiores exigem menos pressão de ar.
o manual de meu Jeep diz que para pneus 600x16 a pressão é de 26 a 28 lb/pol2 enquanto para pneus 700x15 é de 20 a 24 lbs/pol2 o 700x15 é uma polegada maior no diâmetro e na largura.

curso da suspensão SPOA
o aumento do curso se dá pois na suspensão normal, entre a mola e o batente existe o eixo do carro e na suspensão SPOA não existe esse eixo.

Pessoalmente acredito que uma suspensão SPOA não é algo simples, tem de refazer o eixo dianteiro - modificar o posicionamento dos munhões de roda para acertar o caster.
O ângulo de trabalho das juntas universais aumenta muito junto à caixa de transferência.
Acredito que o carro que usa SPOA deve ser um carro muito modificado e essa modificação tem de aparecer na documentação do veículo.

Um abraço,

Otávio.

FernandoRisso
19/08/2008, 11:52
Hahahahaha... Hj é terça!!! Xavier, volte outro dia! rsrsrs

Só pra não ficar tosco: SPOA ganha sim curso de suspensão e manter os feixes mais retos ajuda na maciez, junto com um ângulo mais acentuado do jumelo, o ideal é 45º.

[]'s copiando o pirate!

rubensx
20/08/2008, 00:02
pergunta pro Bill

pergunt apro Bill!!!


enfim já responderam sim, macio um pouco mais, sim rpecisa mexer muito pra ficar legal e sim tb dá mais curso porque mexe em varias coisas já citadas por ai!

abraços

Mauro_PJ
20/08/2008, 07:51
Se vai usar o Jeep em rodovias etc, saiba que Spoa é proibido pelo Denatran! Consulte as resoluções que estão disponíveis na net! Alterar a suspensão é proibido e se for fazer a coisa "direitinha", vai ter que encarar vistoria, obter laudos etc.

Xavier4x4
20/08/2008, 08:22
Então vamos lá:

Fazendo SPOA, a suspensão ficaria mais macia pelo fato de ter que deixar os feixes menos arqueados, isso torna o feixe mais flexivel, correto? Mais isso eu tambem não conseguiria retirando uma lamina do meu feixe ou mandando fazer um novo com "menos dureza"?

E em relação ao curso ele não seria o mesmo? Olhe o desenho que eu fiz (profissional né? Obrigado pelos elogios). Ou eu estou enganado?

Um abraço

Tio Eddie
20/08/2008, 08:59
Olhe o desenho que eu fiz (profissional né? Obrigado pelos elogios).

PUTZ!!!:shock:

Profissional o desenho mesmo!!!:palmas:

Tem curso pra desenhar assim ou é um dom de nascensa?:twisted: (Não resisti...:concordo:)

Abraços

Eddie

folgado
20/08/2008, 09:18
para aumentar bem o curso da suspensão, além do SPOA há necessidade de jumelos articuláveis e amortecedores com maior curso também. Só o SPOA não aumenta muito o curso, pois os outros dois itens limitam essa abertura.

Elmer_Jeep
20/08/2008, 10:03
Então vamos lá:

Fazendo SPOA, a suspensão ficaria mais macia pelo fato de ter que deixar os feixes menos arqueados, isso torna o feixe mais flexivel, correto? Mais isso eu tambem não conseguiria retirando uma lamina do meu feixe ou mandando fazer um novo com "menos dureza"?

E em relação ao curso ele não seria o mesmo? Olhe o desenho que eu fiz (profissional né? Obrigado pelos elogios). Ou eu estou enganado?

Um abraço

O proprio desenho esclarece tudo e as linhas onde vc delimita ser o "curso da suspensão" deveriam ser as 3 juntas visto que se o feixe do lado esquerdo(spUa) esticou até a terceira linha o feixe direito (spOa) ainda tem muito curso pra esticar também. Com isso o eixo e as rodas se deslocariam muito mais no desenho spOa pois passaria da terceira linha.

Tendeu :?:

Sergio Rocha
20/08/2008, 13:12
Só o Bill pra explicar isso.

{}'

Xavier4x4
20/08/2008, 17:10
Tio Eddie: Isso é dom mesmo, já vem no DNA.

Folgado: Quanto a isso eu sei, minha duvida é em relação ao SPOA. Porque que fazendo SPOA consegue-se ganhar curso. Como pode se verificar em meu desenho o as distancias entre o eixo e o batente são iguais que como resultado se dá o mesmo curso.

Elmer_Jeep: Teoricamente, em ambos desenhos, os feixes estam relaxados, somente com o peso so carro. Em minha opinião, o curso da suspensão se da entre o batente superior e o tubo do diferencial (no caso do sem SPOA) e no caso do SPOA o curso se da entre o batente superior e os feixes. Isso resulta que o curso da suspensão é essa distancia entre as duas linhas superiores.
É claro que pelo meu desenho o carro ficaria um pouco mais alto no desenho com SPOA mas isso não dá curso de suspensão e sim altura pro carro.

Um abraço

Marcos ET
20/08/2008, 17:46
Só o Bill pra explicar isso.

Acho até que ele podia lançar um livro sobre isso... tipo "SPOA By Myself" rsrsrsrs

Xavier, nao sei nao.. mas acho que aquele seu desenho tava meio errado, pois as molas estavam com as aberturas diferentes... e nao é bem assim que acontece, pois as duas tem a mesma altura ne? entao, peguei seu desenho e modifiquei um pouco... até onde eu "acho que sei", o ganho de altura e curso ocorrde desta maneira:

Sergio Rocha
20/08/2008, 18:06
Acho até que ele podia lançar um livro sobre isso... tipo "SPOA By Myself" rsrsrsrs

Xavier, nao sei nao.. mas acho que aquele seu desenho tava meio errado, pois as molas estavam com as aberturas diferentes... e nao é bem assim que acontece, pois as duas tem a mesma altura ne? entao, peguei seu desenho e modifiquei um pouco... até onde eu "acho que sei", o ganho de altura e curso ocorrde desta maneira:

Marcos

Tem mais um detalhe, que o mestre Bill sempre fala.No spoa o eixo alavanca mais e tb por isso aumenta o curso.( curso de abertura).Do mesmo modo que o eixo fica mais sucetível a axle wrap.

[]'

Sergio Rocha
20/08/2008, 18:11
Achei esse texto aki no forum, do Prof BILL.Era uma receita pra Samurai, mas se aplica tb para um jeep.
Palavras do mestre:

Antes de mais nada, uma explicação das vantagens do SPOA:

1) Proporciona um curso de suspensão maior devido à alavanca maior entre os pontos de fixação dos feixes e o ponto de eixo.
2) Levanta o Samurai em 4,5", assim permitindo pneus bem maiores.
3) É bem mais estável que um "jumelado e arqueado" da mesma altura.
4) Melhora muito os ângulos de entrada e saída, bem como o vão livre dos feixes.
5) Dá uma aparéncia super-legal ao jipinho!!

E uma nota sobre os berços... Eles não devem ser mais altos que 1". Ou
seja, a distância entre o topo do eixo e o feixe não se deve ultrapassar de
1" para não introduzir forças torcionais incríveis sob frenagem. E em
nenhuma circumstância se deve enfiar qualquer bloco solto entre o berço e o feixe!!!

========================

A Receita:

Ingredientes e materiais de preparação (Fase 1):
- 04 berços de mola, comprados dos $tates ou fabricados por aquele cara da esquinas que faz portões de ferro. O Régis tem um desenho do berço para o Samuca.
- 03 mangueiras de freio, umas 6" mais compridas que as originais. São do Towner (frente) e do Chevette (atrás) se não me engano.
- 04 jogos de jumelo originais (você os guardou certinho, né?!?!?)
- se você já f$d#u os feixes com muito arqueamanto, então pau no c*, terá que substituí-los
- 01 caixa de ferramentas, razoávelmente equipada com tudo que tem direito
- 04 cavaletes
- 01 macaco hidráulico
- 01 máquina de solda decente
- 01 lata spray de tinta preta

Nos cinco dias antes de começar, lambuzar diariamente com WD-40 os parafusos dos pontos de fixação dos feixes e os grampos dos eixos. Confia em mim que vale a pena...

DESMONTAGEM

1) Levantar o jipe bem alto, bem alto mesmo, até têm umas 10 cm de vão entre os 04 pneus e o chão. Suportar o carro pelo chassis em cima dos cavaletes.

2) Retirar as rodas. Desconectar as mangueiras de freio (cuidado para não derramar o fluído) e freio de mão. Retirar os amortecedores. Retirar os cardans, marcando suas orientações. Drenar o óleo dos diferenciais. Retirar a barra de direção. Retirar a barra estabilizadora e jogá-la FORA pois não voltará!!!

3) Suportar com o macaco o eixo dianteiro pela bolota, mas não levantá-lo. Retirar os parafusos daqueles jumelos estupidamente compridos. Soltar os parafusos dos pontos fixos dos feixes. Abaixar o macaco. Com ajuda de um amigo, retirar os parafusos dos pontos fixos e abaixar o conjunto.

4) Repetir Passo 3 para o eixo traseiro.

MODIFICAÇÃO

5) ESTA É A ETAPA MAIS IMPORTANTE NO PROCESSO INTEIRO. NADA DE GAMBIS AQUI. Raspar fora a tinta da área que vão os berços novos. Alinhar milimetricamente os berços novos diretamente opostos e com as faces paralelos aos existentes. Soldar os berços ao tubo do eixo, cuidando em não introduzir muito calor no tubo para não o furar ou entortar. Limpar e pintar as soldas.

6) Aqui tem duas opções:
a) Se tenha certeza que nunca vai querer voltar SPUA, se pode
cortar fora os berços originais, assim permitindo o uso invertido dos grampos originais. Mas vai ter que soldar nos berços novos os pinos do amortecedor.
b) Pode deixar os berços originais no lugar, junto com os pinos de
amortecedor. Mas vai ter que substituir os grampos por parafusos compridos. Para mim, esta é a melhor opção.

REMONTAGEM

7) Repor os feixes dianteiros no jipe, usando os jumelos originais. Apoiar
o eixo dianteiro em cima do macaco e enfiar o conjunto debaixo do jipe.
Levantar o eixo para encostar os novos berços nos feixes. Alinhar tudo,
passar e apertar os grampos (ou parafusos).

Repetir Passo 7 para o eixo traseiro.

9) Conectar e reinstalar tudo que você retirou, instalando as mangueiras de freio novas. Sangrar o sistema de freio. Pôr óleo nos diferenciais
(esqueceu, né?!?). Nem inventar de tentar colocar a barra estabilizadora,
pois não tem utilidade e mesmo se tivesse, não cabe mais!!

10) É provável que o volante seja torto. Alinhá-lo o melhor possível e
guardar a grana necessária para comprar o dropped pitman.

11) Retirar os cavaletes. Verificar que o jipe, agora 4,5" mais alto,
passa pelo portão. Se não, dançou!!....

11) Testar o bichinho!!

Assim já dá para rodar, mas ainda faltam as coisas do Fase 2: o dropped
pitman (para acertar a direção e eliminar bumpsteer) e amortecedores mais compridos para aproveitar o maior curso de suspensão proporcionado pelo SPOA.

O pitman origina é f$da para retirar da caixa mas vai eventualmente com
calor, porrada e paciência. Palavrões e cerveja também ajudam....

Dos amortecedores, e apenas a substituição. Para verificar o comprimento certo dos amortecedores, o melhor é de retirar os existentes e subir com o jipe numa rampa. Daí, é só medir as distâncias entre os pontos de fixação...

Sem dúvida, há o que esqueci de mencionar.

HTH

Muito interessante.

abs

Sergio Rocha
20/08/2008, 18:14
Mais um pouquinho de Spoa e outras coisitas mais.


http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=620&highlight=spoa+feito+bill


Pronto, o google é fantástico.

[]':concordo:

Marcos ET
21/08/2008, 10:24
...o eixo fica mais sucetível a axle wrap...

é... eu que o diga!
ainda nao montei o sistema anti-axle wrap....

Xavier4x4
21/08/2008, 12:22
Caro Marcos, eu até concordo com o seu desenho, mas o que acontece. Até aonde eu saiba, quando as pessoas fazem SPOA, elas colocam o feixe mais retos (menos arqueados), por isso que eu digo que o meu desenho esta certo, entendeu? Por isso a diferença das "alturas" dos feixes. Logo o curso não almenta em nada.

Marcos ET
21/08/2008, 14:33
Xavier, agora entendi o seu desenho... mas é que no meu caso, penso (tanto que foi assim que fiz no meu) que qualquer alteração nas molas (seja arqueando ou seja "aplainando") causa tensao interna e faz o feixe ficar mais duro... se uma das principais funções do SPOA é levantar o veículo, nao tem porque pegar um feixe de molas e colocar elas retas... seria como somar e subtrair na mesma conta, concorda? Aqui no fórum o pessoal chegou a montar SPOA em jeeps com feixes retos porque eram os feixes antigos, e queriam aproveitar aquelas molas (sem arquear) para ganhar altura...
Eu, particularmente, nao concordo com isso, pois se é para ganhar altura, melhor trocar as molas velhas por outras novas ORIGINAIS do que alterar totalmente a fixação delas para reutilizar as velhas.... pior ainda seria comprar molas novas e levar elas na prensa para que fiquem como as velhas... (retas).
É por tudo isso que eu montei SPOA no meu Jeep, com as molas sem nenhuma alteração... para nao comprometer a eficiencia elástica das mesmas, por conta disso (em grande parte, pois existem outros fatores) é que aparece o grande curso de suspensao, tem que usar molas boas... se puder ser mola de Bandeirantes, melhor ainda.

Xavier4x4
21/08/2008, 15:56
Agora sim Marcos, conseguimos nos entender, neste ponto de vista eu concordo, fazendo SPOA sem alterar ( botar reto) os feixes, assim se consegue um curso bem maior. Mas o que eu sempre leio é que o pessoal tem o costume de botart os feixes retos.

Mas agora tenho outra pergunta. Se se faz SPOA sem desarquear (botar reto) os feixes, como o mesmo fica mais macio?

Marcos ET
21/08/2008, 17:10
Xavier, acho mesmo que o pessoal nao "bota" os feixes retos... acho que eles "aproveitam" os que ficaram retos com o tempo.. rs

O feixe fica mais macio porque, como Sérgio lembrou, a alavanca causada pelo eixo sob as molas é maior...

Mas vamos esclarecer o seguinte, nós estamos falando que fica mais macio (ou mais "mole") para a suspensao trabalhar torcendo (situação comum em valetas, erosões, etc...), quando, por exemplo, a roda dianteira esquerda e a traseira direita sobem, e a dianteira direita com a traseira esquerda descem...

MAS, se vc ficar pulando no meio da caçamba do jeep, ou seja, aplicando a força no sentido vertical ao solo (perpendicular ao sentido do eixo), daih (Billj que me corrija) nao tem alavanca, a reação das molas neste sentido continua praticamente a mesma coisa....

Sergio Rocha
21/08/2008, 18:04
MAS, se vc ficar pulando no meio da caçamba do jeep, ou seja, aplicando a força no sentido vertical ao solo (perpendicular ao sentido do eixo), daih (Billj que me corrija) nao tem alavanca, a reação das molas neste sentido continua praticamente a mesma coisa....

Marcos

Em veículos com molas helicoidais vc pode até testar os amortecedores fazendo isso.Nos de feixe de molas não.

Quando se faz Spoa, não se pensa em curso de susp pra cima e sim pra baixo.
Laminas retas não influenciam no curso da susp.Leia-se curso de susp= flexão da susp.
E curso de susp, fazendo-se spoa, e mais algumas modificações, consegue-se facilmente.
Essa foto é do jeep da garra4x4, um bom exemplo de spoa :palmas:

[]'

samukanvas
21/08/2008, 18:55
Sergião, quando me disse que não queria fazer spoa, eu não entendia pq. Hoje, depois de muita leitura, eu sei que o seu jipe está em melhor condição que se estivesse spoado.

Spoa é legal por um lado, mas ruim por outro. Eu prefiro spua mesmo como vc. Problemas de vão podem ser resolvidos com packs de molas menores.

Abs

Ra
21/08/2008, 19:05
Laminas mais retas auxiliam no efeito gangorra, além disso só passar os feixes para cima já aumentam bastante a altura permitindo pneus grandes e molas retas permitem um resultado mais harmônico. O que muitos não se dão contam é que quando falam "spoa aumenta o curso" esqueçem que muitas vezes(na maioria) outras modiificações tbem influenciam como eixos mais largos, pneus maiores e mais pesados e outros. Detalhe: No site da rubiconexpress tem molas específicas para spoa cujo arqueamento é apenas 1,5 polegadas além do feixe original do wrangler. Essas molas servem bem para jeeps com pneus de até 37" sem calço na carroceria. Acredito que as molas toyota com o arqueamento original também. O que eu queria ver era molas toyota com olhal invertido como essa aí. Diminuiria o axle wrap além de deixa-la um pouco mais baixa. http://www.rubiconexpress.com/Products.aspx?Cn=235&Pn=1739&XnPath=173,179,235&Vid=F2B5C77237304

Olhem esse jeep yj com pneus 37 e essas molas. Tirado de site de discussão americano.

Sergio Rocha
21/08/2008, 19:38
Marcos


Laminas retas não influenciam no curso da susp.

[]'

retificando :
Laminas retas melhoram o curso da susp.
O ideal seria menos laminas, barras anti axle wrap.
Tem muito mais coisas envolvidas.
Eixos mais largos e mais pesados, pneus maiores etc etc etc

[]'

Sergio Rocha
21/08/2008, 19:43
Sergião, quando me disse que não queria fazer spoa, eu não entendia pq. Hoje, depois de muita leitura, eu sei que o seu jipe está em melhor condição que se estivesse spoado.

Spoa é legal por um lado, mas ruim por outro. Eu prefiro spua mesmo como vc. Problemas de vão podem ser resolvidos com packs de molas menores.

Abs

O lado legal é o curso, vão livre.O lado negativo são as consequencias.Wrap, antisquat, vibração do cardan, angulação do cardan, instabilidade em enclinações laterais, e um monte de outras coisas q não lembro agora.
É uma questão de gosto.Como não faço crawling prefiro meu jeep o mais baixo possível.

[]'

Ra
21/08/2008, 20:30
O lado legal é o curso, vão livre.O lado negativo são as consequencias.Wrap, antisquat, vibração do cardan, angulação do cardan, instabilidade em enclinações laterais, e um monte de outras coisas q não lembro agora.
É uma questão de gosto.Como não faço crawling prefiro meu jeep o mais baixo possível.

[]'

Um Spoa bem feito não apresenta esses problemas. lembre-se que muitos carros são SPOA de fábrica, já as gambiarras...

samukanvas
21/08/2008, 20:44
Posso dizer que os acessórios que envolvem um spoa para offroad é que não deixam acontecer tantos problemas.

Spoa de fábrica é voltado pra rua e os carros de rua não usam pneuzão, redução, BL etc....

Abs

Sergio Rocha
21/08/2008, 21:07
Um Spoa bem feito não apresenta esses problemas. lembre-se que muitos carros são SPOA de fábrica, já as gambiarras...

Claro.Difícil é fazer bem feito.:mrgreen:A maioria acha que sabe fazer.:parede:
Os problemas que eu citei aparecem com spoa.Mas são perfeitamente contornados.Junta cv, links e etc.

[]'

Elmer_Jeep
22/08/2008, 09:22
Claro.Difícil é fazer bem feito.:mrgreen:A maioria acha que sabe fazer.:parede:
Os problemas que eu citei aparecem com spoa.Mas são perfeitamente contornados.Junta cv, links e etc.

[]'

A maioria dos problemas acontecem com quem chega aqui dizendo "eu pensei que bastava passar os eixos pra baixo do feixe..."

[]'s

Marcos ET
22/08/2008, 09:46
Marcos

Em veículos com molas helicoidais vc pode até testar os amortecedores fazendo isso.Nos de feixe de molas não.



Blza Sérgio? cara, acho que nao fui muito claro no meu exemplo.... quando eu falei em "pular na caçamba", nao tava me referindo a curso da suspensao... eu tava falando da "dureza" da suspensao, entende? ou seja: encarar um quebra-molas "de frente" com um Jeep SPOA seria a mesma coisa que com ele SPUA, pois nao haveria mudança na disposição das forças aplicadas na suspensao... sacou? isso daih eu tive a oportunidade de comprovar na prática! a melhora da minha suspensao, nestes casos, ocorreu pela substituição das molas, e nao por estar SPOA....

GuTo_Cerulli
22/08/2008, 10:02
O lado legal é o curso, vão livre.O lado negativo são as consequencias.Wrap, antisquat, vibração do cardan, angulação do cardan, instabilidade em enclinações laterais, e um monte de outras coisas q não lembro agora.
É uma questão de gosto.Como não faço crawling prefiro meu jeep o mais baixo possível.

[]'

Sérgio, isso ai que você falou tá 100%!! Acresecento ainda que para um maior curso de suspensão, pode-se citar ainda o comprimento das molas e ângulos dos jumelos, entre outras coisas. Como observação, barras de tração se tornam indispensáveis em determinados set-ups, as molas ficam de todas as formas e chegam a ficar inutilizáveis!
Sou do seu time, Jeep o mais baixo possível, tenho um CJ com spoa e 35, que é bem mais baixo que muitos que conheço com 33...segue uma foto do meu set-up de suspensão:

Ra
22/08/2008, 13:13
Guto, olhei o tópico do seu jeep e tá ficando muito bom. Ví que as molas estão bem planas e são novas, vc já as comprou assim? Realmente, spoa bem feito mantendo o cg mais baixo possível não é para muitos. Parabéns.

samukanvas
22/08/2008, 13:28
Não entendo porque ninguém ainda passou a fixação do feixe para a interior do chassis em vez de usar debaixo. Será que tem algum tipo de limitação no desenho do chassis pra se fazer isso?

Melhora o curso, protege o jumelo e baixa mais ainda o jipe. O curso fica inalterado (No spoa ou se desenhar o chassis em forma de "U" invertido pro feixe trabalhar pra cima no spua).

O ruim é o maior body roll (mesmo com a nova fixação :rolleyes:). mas é só endurecer as molas :mrgreen:

Abs

Editando:

Outra forma de se ganhar muito curso seria fazer um jumelo longo como esse da foto. Não se ganha nada de altura e ainda pode-se colocar batente entre o jumelo e o chassis pra segurar a onda nos saltos e pulos mais altos.

Note que a suspa é spua!!! Tem outra foto que mostra o curso que é dukaralho.... o foda é achar :mrgreen:

http://i120.photobucket.com/albums/o182/TNTACR/2576073920075672855yPbJKF_ph.jpg

folgado
22/08/2008, 13:56
Samuka, que jumelão.
Realmente, o curso da suspensão deve ser espetacular...
Mas como fica o cardã, não desloca do diferencial ou do câmbio?
Deve haver umas duas juntas CV em série...

Elmer_Jeep
22/08/2008, 14:49
apesar de eu achar que isso ai nao funciona as soldas ficaram muito legais, o cara podia ter usado todo esse talento pra projetar algo mais interessante, hehehe.

[]'s

samukanvas
22/08/2008, 14:51
Samuka, que jumelão.
Realmente, o curso da suspensão deve ser espetacular...
Mas como fica o cardã, não desloca do diferencial ou do câmbio?
Deve haver umas duas juntas CV em série...

O cardan ficaria igual. Acredito que o curso do feixe para frente seria suportado por um cardan original (O cardan do cj é variável, certo?). É pouca coisa tb...

A altura do carro, como continuaria a mesma, não influenciaria no resultado com vibrações e outros relacionados a jipes altos :concordo:

abs

samukanvas
22/08/2008, 14:58
apesar de eu achar que isso ai nao funciona as soldas ficaram muito legais, o cara podia ter usado todo esse talento pra projetar algo mais interessante, hehehe.

[]'s

Explica aí pourr@ e para de fazer suspense :mrgreen:

Tig faz isso aí mesmo... é solda de moça :D

abs

Marcos ET
22/08/2008, 15:21
...A altura do carro, como continuaria a mesma, não influenciaria no resultado com vibrações e outros relacionados a jipes altos...

Pois aih é que aparece a minha dúvida: Se a altura do carro continua a mesma e o que se pretende ganhar é curso de suspensao, nao seria melhor adotar "simplesmente" jumelos articulados (ou revolver) e amortecedores maiores? assim, nao haveria necessidade de Hi-Steer, soldas no eixo, mudança de suportes, etc....

Particularmente, acho que SPOA seria mais para ganhar altura (vão livre) mesmo... Vejo por exemplo o caso do Sérgio (vamos ver se entendi bem companheiro!), a adoção de suportes grandes entre o chassis e a carroceria aumentou a altura do jeep e possibilitou, inclusive, a instalação de pneus maiores (o que já melhora muito o desempenho dos CJs), porém, nao aumentou (exeto pelos pneus maiores) a altura de todo o conjunto mecanico (chassis, motor, cambio, t-case, etc...). Assim (penso EU), onde o jeep enroscaria "no meio", continua enroscando, na passagem de terrenos alagados o conjunto todo "mergulha" logo... etc...

CLARO que cada jeep é unico, isso porque cada dono "dimensiona" seu jeep de acordo com suas necessidades em trilhas nao é? pode ser que pelo tipo de tilha (terreno) que um jeep encontre em determinada região do Brasil, a fórmula para levantar só a carroceria (e a consequente instalação de ítens que nao seriam possíveis com tudo "no lugar original") seja a melhor opção de todas, em contrapartida, em outros lugares, o melhor ganho apareceria levantando "tudo" (inclusive o Centro de Gravidade) do jeep....

Nada contra outras fórmulas, muito pelo contrário! tudo a favor daquilo que se pesquisa, estuda e é posto à prova!! lembro aqui, mais uma vez, que este é apenas meu ponto de vista, limitado pela pouca experiencia teórica e prática no assunto, já que tudo que sei aprendi fuçando em um único jeep....

samukanvas
22/08/2008, 16:08
Pois aih é que aparece a minha dúvida: Se a altura do carro continua a mesma e o que se pretende ganhar é curso de suspensao, nao seria melhor adotar "simplesmente" jumelos articulados (ou revolver) e amortecedores maiores? assim, nao haveria necessidade de Hi-Steer, soldas no eixo, mudança de suportes, etc....


Por isso que estamos discutindo algumas opções. São válidas para spoa e spua. Acaba que cria uma certa confusão :D

O problema de jumelos articulados/revolvers é que enquanto eles estão abrindo ou fechando ou abertos, deixam o movimento solto e isso induz a vários problemas de geometria. Se agrava com jipe muito reduzido.

abs

Santoro
22/08/2008, 16:17
so uma coisa interessante, sabia que os melhores soldadores tig são as mulheres ? rs realmente é uma tecnica mto boa

ta bonita realmente

Marcos ET
22/08/2008, 16:51
só tenho uma dúvida...
QUE SOLDA É ESTA QUE VCS TANTO FALAM? rs
ainda nao vi...

GuTo_Cerulli
22/08/2008, 18:04
Não entendo porque ninguém ainda passou a fixação do feixe para a interior do chassis em vez de usar debaixo. Será que tem algum tipo de limitação no desenho do chassis pra se fazer isso?

Melhora o curso, protege o jumelo e baixa mais ainda o jipe. O curso fica inalterado (No spoa ou se desenhar o chassis em forma de "U" invertido pro feixe trabalhar pra cima no spua).

O ruim é o maior body roll (mesmo com a nova fixação :rolleyes:). mas é só endurecer as molas :mrgreen:

Abs

Editando:

Outra forma de se ganhar muito curso seria fazer um jumelo longo como esse da foto. Não se ganha nada de altura e ainda pode-se colocar batente entre o jumelo e o chassis pra segurar a onda nos saltos e pulos mais altos.

Note que a suspa é spua!!! Tem outra foto que mostra o curso que é dukaralho.... o foda é achar :mrgreen:

http://i120.photobucket.com/albums/o182/TNTACR/2576073920075672855yPbJKF_ph.jpg

Samukanvans,

Solução legal essa ai...eu estava me programando de colocar os "suportes" para dentro do chassi em up-grade próximo, mas depois dessa foto os doendes atacaram...

[]'s

Sergio Rocha
22/08/2008, 18:28
Pois aih é que aparece a minha dúvida: Se a altura do carro continua a mesma e o que se pretende ganhar é curso de suspensao, nao seria melhor adotar "simplesmente" jumelos articulados (ou revolver) e amortecedores maiores? assim, nao haveria necessidade de Hi-Steer, soldas no eixo, mudança de suportes, etc....

Particularmente, acho que SPOA seria mais para ganhar altura (vão livre) mesmo... Vejo por exemplo o caso do Sérgio (vamos ver se entendi bem companheiro!), a adoção de suportes grandes entre o chassis e a carroceria aumentou a altura do jeep e possibilitou, inclusive, a instalação de pneus maiores (o que já melhora muito o desempenho dos CJs), porém, nao aumentou (exeto pelos pneus maiores) a altura de todo o conjunto mecanico (chassis, motor, cambio, t-case, etc...). Assim (penso EU), onde o jeep enroscaria "no meio", continua enroscando, na passagem de terrenos alagados o conjunto todo "mergulha" logo... etc...

CLARO que cada jeep é unico, isso porque cada dono "dimensiona" seu jeep de acordo com suas necessidades em trilhas nao é? pode ser que pelo tipo de tilha (terreno) que um jeep encontre em determinada região do Brasil, a fórmula para levantar só a carroceria (e a consequente instalação de ítens que nao seriam possíveis com tudo "no lugar original") seja a melhor opção de todas, em contrapartida, em outros lugares, o melhor ganho apareceria levantando "tudo" (inclusive o Centro de Gravidade) do jeep....

Nada contra outras fórmulas, muito pelo contrário! tudo a favor daquilo que se pesquisa, estuda e é posto à prova!! lembro aqui, mais uma vez, que este é apenas meu ponto de vista, limitado pela pouca experiencia teórica e prática no assunto, já que tudo que sei aprendi fuçando em um único jeep....

Marcos

É por aí mesmo.Eu levantei a carroceria, o mínimo possível, para poder usar pneus 33 cross, algo como um 34.Adicionei 4 jumelos revólver e + espaçadores e consegui com isso um melhor curso. Lógico que nada de mais.
Quando vc faz spoa levanta todo o cjto e com isso la vai o cg junto pras alturas.Quando vc levanta só a carroceria a interferencia com o cg é bem menor.

Esses jumelos por cima do chassi, achei interessante.Gostaria de ver funcionando.Deve se igualar a um revóver em curso.Mas será que suportam a torção do feixe quando o eixo desce de um lado e sobe do outro ?

[]'

samukanvas
22/08/2008, 18:43
Esses jumelos por cima do chassi, achei interessante.Gostaria de ver funcionando.Deve se igualar a um revóver em curso.Mas será que suportam a torção do feixe quando o eixo desce de um lado e sobe do outro ?

[]'

Se vc arrumar uma mestra com olhal de 2" a gente enfia uma johnny joint no feixe pra deixar o jumelo parado sem esfregar na carroceria... Aí fudeu.... :dance:

Foto de como ficaria :mrgreen:

http://www.jeepskate.net/images/orbitin.jpg

Santoro
22/08/2008, 18:54
Marcos, Solda Tig, Tungsten inert gás , uma solda feita utilizando um eletrodo de Torio, com uma atmosfera protetora gasosa, usando o Argônio como gás de proteção. normalmente vc tem um bocal cerâmico no qual o eletrodo fica apenas alguns mm para fora desse bocal, dependendo da aplicação o msm pode ficar todo para dentro, o processo tig e muito usando quando vc precisa fazer a união de duas peças de uma maneira autogêna, isto é sem adição de material, porém não quer dizer que n se pode adicionar, nesse caso ai dessa solda provavelmente foi usando uma vareta, ou um 70s3 ou 70-s6 a alimentação do arame na poça de fusão e feita manualmente pelo operador . vc pode obter mais informações no site www.infosolda.com.br ou digite TIg no google que obterá mais informações

um exemplo de tocha Tig
http://www.kemppi.com/inet/kemppi/kit.nsf/DocsPlWeb/TTK_om_EN.pdf/$file/TTK_om_EN.pdf

qlq dúvida so perguntar .

samukanvas
22/08/2008, 18:54
Lógico que pra vc, meu amor, a gente pode fazer um com travas e até maior que esse pra ter mais curso se quiser...

Posso encomendar as JJ, tubos e mestras? :mrgreen:

bjs

Sergio Rocha
22/08/2008, 19:13
Se eu não tivesse o JR até poderia ser.:putz:


MAs realmente esse deve ser o ponto fraco.Os jumelos não podem torcer, vão precisar de JJ.

Agora os amortecedores com JJ seria interessante e .......

[]'

leopoldo
22/08/2008, 20:44
Marcos, Solda Tig, Tungsten inert gás , uma solda feita utilizando um eletrodo de Torio

Tungstenio .... se for tório vc mata o soldador e todo mundo em volta


SE vc tiver tempo, leia as apostilas na:

www.millerwelds.com/ (http://www.millerwelds.com/)

e

www.lincolnelectric.com/ (http://www.lincolnelectric.com/)


PUTTZZZZZ dá até raiva de morar no trópico errado !

Santoro
22/08/2008, 23:59
Leopoldo, me referia ao eletrodo usado para aluminio, que contem uma pequena porcentagem de torio em sua composição. acabou que ficou um pouco confuso, conheço as marcas, mas atualmente trabalho com as fontes da kemppi. www.kemppi.com

leopoldo
23/08/2008, 00:57
SANTORO,

Citei esses porque nesses sites tem um material didático excelente, porém só em inglês.

Santoro
23/08/2008, 01:40
realmente tem um material bom e uma pena ser em ingles mto bem feito por sinal

Tio Eddie
23/08/2008, 10:32
Humm...

Estava dando uma "volta" pelo pirate 4x4 e achei esta fotinho....

SPOA, molas retas, jumelão e um pequeno:twisted: calço sobre o eixo....

apenas um comentário.....P U T Z !!!:palmas:

Eddie

Sergio Rocha
23/08/2008, 12:09
Nem tudo "made in usa" é bom.

[]'

Tio Eddie
23/08/2008, 12:13
Concordo com teu comentário 200% Sérgio!

Apenas achei bacana a foto....nada de mais.

tenho aprendido muito com as discussões por aqui!

Abraços

Marcos ET
25/08/2008, 09:50
Santoro! cara... até que eu sei "um pouco" (bemmm pouco) sobre soldagem, é que eu nao encontrei a solda que vcs estao se referindo aqui no fórum! hehehehehe

Sérgio, cara, vc leu meus pensamentos quanto à "torçao do chassis" com aqueles jumelos (podemos mesmo chamar aquilo de jumelo?)....

Quanto àquela foto q o Tio Eddie postou.... embora "bacana", puutz! que porcaria heim? aquilo lá deve ser impraticável até mesmo para acelerações e reduções! tá me lembrando aquele outro tópico onde um cara arrancou todas as molas e uniu os eixos ao chassis de um CJ com barras de aço! credo....