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Ver Versão Completa : Prolongador de Escapamento?



petruchio
18/08/2008, 15:35
Pessoal, tenho uma dúvida:
estou comprando um prolongador de escapamento (conforme foto anexa) e gostaria de saber as experiências de quem já conhece ou tem instalado.
Perguntas:
- No escapamento normal, a boca fica embaixo da carroceria e quando chove, muito dificilmente entra água; Com este prolongador instalado a boca do mesmo fica pra fora da carroceria, isto não pode acarretar de entrar água pelo bocal?
- Quando se leva o jeep pra lavar (pelo menos uma vez ao ano, né? :wink:) não tem perigo do jato d'água entrar pelo bocal e dar problemas?

aguardo opiniões,
e obrigado!

ricleite
18/08/2008, 16:31
Vai Ficar Bonito, Mas Cuidado Com As Queimaduras, Principalmente Nos Curiosos E Crianças Que Costumam Por A Mão Na Saída Do Escapamento.

victor massinha
18/08/2008, 18:01
bonito vai ficar porem devese tomar cuidado com queimaduras etc..
o que o pessoal as vezes reclama é que dependendo da posiçao do jeep no atoleiro e vier de acontecer do motor morrer, a agua entra, mas dificilmente sai:putz:
falow...

Lucas Nassif
18/08/2008, 22:21
bonito vai ficar porem devese tomar cuidado com queimaduras etc..
o que o pessoal as vezes reclama é que dependendo da posiçao do jeep no atoleiro e vier de acontecer do motor morrer, a agua entra, mas dificilmente sai:putz:
falow...

Sempre tive vontade de colocar um desses no meu Jeep, mas sempre faltou coragem!! hehe...

Sobre a hipótese de entrar água, não seria interessante fazer tipo um furo na curva dos "90°"?? em caso da água entrar, seria só ir lá e tirar o parafuso, ou borracha de vedaçao, ou sei lá o que para a agua escoar...:mrgreen:

:concordo:

victor massinha
19/08/2008, 08:38
uma boa ideia nao tinha pensado nisso! porque geralmente o pessoal faz é ficar acelerendo ate sair tudo! mas sera que se vc colocar um parafuso ou algo do genero ele nao ira com o tempo apresentar vazamentos?

petruchio
19/08/2008, 09:09
Lucas, gostei da idéia!!!!
Vou providenciar o furo para parafuso ou borracha de vedação!!!!
obrigado pela dica :concordo: :palmas:

victor massinha
19/08/2008, 10:01
Lucas, gostei da idéia!!!!
Vou providenciar o furo para parafuso ou borracha de vedação!!!!
obrigado pela dica :concordo: :palmas:
petruchiu sem querer ser chato mas ja sendo:rolleyes: acho melhor vc verificar com um especialista em escapamentos antes de "fazer vc mesmo" porque nunca vi algo do genero pode ser que de certo (tomare) mas tbm pode ser que de errado.
nao faça algo que podera se arepender depois:stop:
mas se esta soluçao funcionar vai ser um alivio para muita gente que usa este tipo de escapamento! boa sorte...

otavio_gomes
19/08/2008, 10:23
Pessoal, tenho uma dúvida:
estou comprando um prolongador de escapamento (conforme foto anexa) e gostaria de saber as experiências de quem já conhece ou tem instalado.
Perguntas:
- No escapamento normal, a boca fica embaixo da carroceria e quando chove, muito dificilmente entra água; Com este prolongador instalado a boca do mesmo fica pra fora da carroceria, isto não pode acarretar de entrar água pelo bocal?
- Quando se leva o jeep pra lavar (pelo menos uma vez ao ano, né? :wink:) não tem perigo do jato d'água entrar pelo bocal e dar problemas?

aguardo opiniões,
e obrigado!

Este equipamento que você comprou, IMHO carrega consigo mais desvantagens que vantagens.

desvantagens: é um desrespeito com as outras pessoas - queimaduras, fumaça na cara, fumaça dentro do carro ao lado, etc.; entra água com mais facilidade; é mais difícil de sair a água.

neutro: não ajuda nem atrapalha em travessias de rio.

vantagens: em caso de dar uma marcha a ré em cima de um torrão de lama, não entupirá o cano de descarga. Porém se tiver uma pedra vai amassar o escapamento e o problema de entupimento acontecerá do mesmo jeito.


um abraço,

Otávio.

Tio Eddie
19/08/2008, 11:43
Bem,

Tive um desses "home made" no finado CJ5, a diferença é que tinha uma flange que permitia usar o prolongador, ou uma ponteira curtinha, bastando apenas afrouxar 2 parafusos...

Tinha a impressão de que o carro ficava mais xoxo com o prolongador e na prática nunca vi grande vantagem.

Além disso, a fumaça dentro do carro acabava incomodando, logo a ponteira curta ficava por lá a maior parte do tempo.

Diferença mesmo fez quando passei a usar um escapamento 6 em 2....

My 2 cents....

Abraços

Eddie

Lucas Nassif
19/08/2008, 18:15
Se não me engano, o Kim (dono do Engesa Brancão) usava um tipo de 'escoamento de água' no escape do engesa...

Não demora e ele passa por aqui e opina! :D

Abrs.

Luciano SHAKALL
19/08/2008, 19:05
A idéia do parafuso é uma boa :concordo: , mas a "parede" do cano de escapamnento é relativamente fina e com o tempo, realmente, pode apresentar "vazamentos" :putz: . . .
Acho que uma idéia seria soldar uma pequena porca e fazer o furo "acompanhando a rosca" da porca.... Quero ver vazar assim :twisted: !

[]'s

Thiago Rodeghel
19/08/2008, 19:37
Eu já tive um caseiro desses, com um pedaço de escape de Uno e ponteira de Corcel II.

Acho que só "defuma" mais a galera dentro da cabine...:parede::parede::parede: Acabei tirando
Não recomendo...um snorkel é mais util...:concordo:

[s]

Chokytu
19/08/2008, 20:20
De certa forma existem prós e contras, eu tenho uma opinião que seria bom em caso de atravessar algum riacho etc.. acompanhado de um snorkel é claro. Mas o caso de colocar fumaça dentro da viatura eu não conhecia, isto se torna muito chato.

victor massinha
20/08/2008, 08:44
na travessia de um riacho nao influencia muita coisa nao, pois com o motor ligado a descarga que sai pelo escape é continua impossibilitando de entar agua, agora meu jeep ja morreu dentro da agua e graças a deus nunca entrou agua, em lama densa a mesma coisa, a unica diferença que neste segundo tive que dar umas aceleradas para tirar o excesso de lama que ficou presso no bocal, lembrese que agua é um nivel perfeito ela nunca sobe mais do que um outro ponto, para entar agua no motor pelo escapamento vc vai ter que estar afundado ate a altura do coletor ( que é a junçao do escape com o motor) para entar agua mas mesmo assim é dificil e alem do que ate a agua chegar la outras coisas ja foram pro saco. é mais facil a agua entar por uma junçao mal feita, pelo carter etc... e lembrese que dificilmete a agua entra pelo escape com o motor ligado.
e a respeito de entar fumaça dentro do carro chokytu, o jeep ja cheira fumaça dentro com o escapa originalç imagine um na altura da sua janela?! hehe
abraço...

victor massinha
20/08/2008, 08:45
acho que compensa investir em um snorkel! esse compensa de verdade!

petruchio
20/08/2008, 14:51
Então pessoal, vocês acham melhor então eu partir pra um "snorkel"? E o preço? One comprar? Alguém aí para opinar sobre?

victor massinha
20/08/2008, 15:17
Então pessoal, vocês acham melhor então eu partir pra um "snorkel"? E o preço? One comprar? Alguém aí para opinar sobre?
petruchio, sem sombra de duvida um snorkel é infinitamente melhor do que um escape levantado! as vezes nem pela altura de nivel de agua e sim pela fumaça gerada quando a agua bate no motor quente, consequentemente esta fumaça condensa e o motor aspira fazendo o carro morrer!
existem diferentes tipos de snorkel, tem quem goste de colocalo para cima proximo a capota e outros dentro do jeep mesmo.
eu por $ :mrgreen: e tbm por preferencia fiquei com a segunda opçao, nao é dificil eu demorei mais que duas horas para fazer e nunca me deu problema,
o que vc precisa fazer é o seguinte,
nao sei se o motor do seu jeep é original e tem o filtro a oleo, se o tiver o substitua por um a ar e de preferencia de grande diametro pois se for pequeno vai dificultar a entrada de ar no motor sendo que as mangueiras ja contribuem para isso. compre uma mangeira de tamanho bom e faça um furo ao lado da bateria(ou onde achar mais conveniente) do diametro da mangueira e conecte ao respiro do filtro.pronto! o ar sera puxado de dentro da cabine na altura do capo e acredite dificilmente a agua chega la, so se vc estiver num poço muito fundo e o jeep estiver parado, mas ai agua entar no motor vai ser seu menor problema pois provaelmente vc ja tera perdido quase todo seu conjunto mecanico( o motor vai ter que estar inteiro submerso:shock:) e a vantagem deste sistema é que nao precisa furar a lataria do lado de fora e a mangueira fica mais curta!
agora se vc quiser colocar ela para cima tbm pode é so comprar uma mangeira mais longa e uma curva de ferro para dar o acabamento, este sistema sai mais caro e acho desnecessario pois ate a agua chegar na altura do teto o jeep ja parou faz tempo:lol:
mas isso varia do gosto de cada um faça aquele que prefirir, vai ser um otimo investimento.independente de qual modelo escolha estamos aqui para ajudar.é bem melhor que o escape! é nao se esqueça se sua intençao for fazer travesias lembrese de vedar o distribuidor!
abraço...

victor massinha
20/08/2008, 15:24
ja ia me esquecendo se vc ja tiver as mangueiras nao gastara mais que 30 latinhas na brincadeira! (mangueira boa é cara mesmo) agora se tiver que comprar o filtro fica um pouco mais caro, um de bom tamanho do ferro velho em bom estado deve estar por volta de $50 se nao me engano!

Luciano SHAKALL
20/08/2008, 21:57
CAmaRAdas, só um adendo:
Mais de uma vez foi dito aqui que era melhor instalar um snorkel... Concordo :concordo: ,
só que o problema é que a dúvida era se instalava o Escape alto ou não,
e não se instalava o escape ou o snorkel :discordo: .... Em momento algum foi dito
que o escapamento alto substitui o snorkel ... pelo contrário:
Acho que são duas proteções a serem somadas, e não comparadas.

Claro que se for priorizar uma delas (por custo, sei lá...) é preferível o snorkel, lógico.
Inclusive, muitos não recomendam o escape elevado, seja por "falta de necessidade",
seja por "deixar o carro sem força" (note que está "entre aspas"), mas, dependendo do snorkel,
a admissão de ar também fica prejudicada :pensativo: . . .

O snorkel protege sempre que entrar na água, mas o escapamento? Alguns dirão:
- "Ah os gases do motor não vão deixar a água entrar"...

Tudo bem, estão certos! O problema é SE o carro morrer. Poderão dizer:
- "Ah, mas a água não atinge o motor (vasos comunicantes, nível, etc)..."

E se quando (ou "se") o carro morrer o motor estiver submerso?
Quem nunca cruzou lagos (ou rios) em que a água cobre o capô?
- "Ah, mesmo assim, dentro do cofre do motor o nível de água fica mais baixo..."

EXPERIMENTA FICAR PARADO LÁ PRA VER :mrgreen: !

- "Ah, mas eu NUNCA vou passar com água acima do capô..."
Então o escape alto não é pra você :twisted: . . .

Bom, o que eu to querendo dizer é que, se o CAmaRAda optou por instalar o snorkel
ao invés do Escape elevado, BELEZA :concordo: ! Vai ter - provavelmente - mais utilidade,
Mas nada impede de levantar o escape também se assim desejar.
Só acho "estranho" ter optado por subir o escape (motivo do tópico) sem já ter um snorkel,
já que o escape elevado só se justifica em situações bem específicas como as descritas acima :pensativo: . . .

VALEU!!!

[]'s

victor massinha
21/08/2008, 08:38
E se quando (ou "se") o carro morrer o motor estiver submerso?
Quem nunca cruzou lagos (ou rios) em que a água cobre o capô?
- "Ah, mesmo assim, dentro do cofre do motor o nível de água fica mais baixo..."

EXPERIMENTA FICAR PARADO LÁ PRA VER :mrgreen: !
[]'s

eu sei que isto é verdade pois passei por reais "sustos" por causa disso! vc fica apavorado com medo que a agua entre no motor, mas se vc estiver parado e o motor submerso, provavelmente a agua ja encontrou um jeito de entrar no motor :parede: isso é um saco!!





Bom, o que eu to querendo dizer é que, se o CAmaRAda optou por instalar o snorkel
ao invés do Escape elevado, BELEZA :concordo: ! Vai ter - provavelmente - mais utilidade,
Mas nada impede de levantar o escape também se assim desejar.
Só acho "estranho" ter optado por subir o escape (motivo do tópico) sem já ter um snorkel,
já que o escape elevado só se justifica em situações bem específicas como as descritas acima :pensativo: . . .

VALEU!!!

[]'s

e se nosso amigo preferir instalar o escapa que o faça e seja feliz:concordo: nos estamos aqui para mostar diferentes pontos de vista, e realmente shakall acho que fugimos um pouco do assunto principal do topico :oops: apenas quis mostar uma outra alternativa! mas acho que nada adianta ter um escape elevado sem ter um snorkel antes pois antes de vc chegar a usufruir das vantagens do escape o motor ja parou.
abraçao...

wcas
21/08/2008, 08:58
Ja vi esses escapes em 2 tamanhos, aquele que fica na altura do estepe e um outro mais alto que vai até a ponta da capota. Mesmo sendo esse mais alto ainda sim vai muita fumaça pra dentro do jeep?
Não da pra adaptar aquelas tampas tipo de caminhões e onibus que abre e fecha na ponta do escapamento.

victor massinha
21/08/2008, 09:37
wcas;
estas tampas sao mais para nao entrar agua quandono sistema de escape quando o carro esta desligado, sendo que o mesmo sai fumaça do mesmo jeito quando o motor esta ligado, agora se este tipo de escape mais alto entra fumça pra dentro eu nao sei te falar pois nunca vi um destes em jeep cuja capota é aberta, e nao teve ninguem para criticar a respeito so em toyota e similares cuja capota é fechada sei que nao entra.
falou...

Chokytu
21/08/2008, 12:48
na travessia de um riacho nao influencia muita coisa nao, pois com o motor ligado a descarga que sai pelo escape é continua impossibilitando de entar agua, agora meu jeep ja morreu dentro da agua e graças a deus nunca entrou agua, em lama densa a mesma coisa, a unica diferença que neste segundo tive que dar umas aceleradas para tirar o excesso de lama que ficou presso no bocal, lembrese que agua é um nivel perfeito ela nunca sobe mais do que um outro ponto, para entar agua no motor pelo escapamento vc vai ter que estar afundado ate a altura do coletor ( que é a junçao do escape com o motor) para entar agua mas mesmo assim é dificil e alem do que ate a agua chegar la outras coisas ja foram pro saco. é mais facil a agua entar por uma junçao mal feita, pelo carter etc... e lembrese que dificilmete a agua entra pelo escape com o motor ligado.
e a respeito de entar fumaça dentro do carro chokytu, o jeep ja cheira fumaça dentro com o escapa originalç imagine um na altura da sua janela?! hehe
abraço...

Opa, valeu Victor pela informação, pois eu não tinha me dado conta de tais possibilidades, e realmente concordo com a aquisição de um snorkel. Quanto ao cheiro de fumaça, nossa é uma m.. e fora o cheiro de gasolina.
Hehehe
Abraço.

Luciano SHAKALL
21/08/2008, 13:41
"... E se quando (ou "se") o carro morrer o motor estiver submerso?
Quem nunca cruzou lagos (ou rios) em que a água cobre o capô?
- "Ah, mesmo assim, dentro do cofre do motor o nível de água fica mais baixo..."
EXPERIMENTA FICAR PARADO LÁ PRA VER :mrgreen: ! ..."
"... eu sei que isto é verdade pois passei por reais "sustos" por causa disso! vc fica apavorado com medo que a agua entre no motor,
mas se vc estiver parado e o motor submerso, provavelmente a agua ja encontrou um jeito de entrar no motor ..."É.... Passei por situação semelhante na Band de um amigo meu (ainda bem que COM ELE dirigindo :mrgreen: ):
Estávamos atravessando um lago com água na altura dos faróis, mas surgiu um buraco e a Band "imbicou", submergindo o capô (e o motor) na água :shock: !
O problema foi que na hora em que imbicou, o motor morreu, e o escapamento (que naquela época era baixo) estava submerso :putz: ....
Já visualizaram o desfecho, né....? :parede: :parede: :parede:



" ... Só acho "estranho" ter optado por subir o escape (motivo do tópico) sem já ter um snorkel,
já que o escape elevado só se justifica em situações bem específicas como as descritas acima :pensativo: . . . "

"... acho que nada adianta ter um escape elevado sem ter um snorkel antes
pois antes de vc chegar a usufruir das vantagens do escape o motor ja parou ..."Ué :pensativo: . . . Não foi isso que eu disse? :mrgreen:

VALEU!!!

[]'s

victor massinha
21/08/2008, 14:57
:shock: eu passei uma cituaçao uma vez identica com uma toyota bandeirante tbm, estavamos no riacho la em sao pedro e a frente afundou! ficou com agua ate o painel, deu mo do:putz:



e foi mal eu disse a mesma coisa aquela hora de colocar o snorkel antes do escape!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
sabe como é sempre bom resaltar...
abraçao shakall!