Ver Versão Completa : Ligando marcadores (Fuel, Temp, etc...)
Agora tenho 4x4
18/08/2008, 12:30
Bom dia Amigos 4x4,
Não encontrei assunto sobre ligação de marcadores, tais:
Velocimetro, Gasolina, Temperatura e Pressão do Oleo.
Alguem pode me informar como faço para ligar esses marcadores, e adicionar luzes a esses instrumentos?
O velocimetro, e o fuel, acredito que seja fácil, pois quando desmontei, eu marquei cada fio.
Agora da Temperatura e da pressão é novo para mim.
Alessandro Henrique
18/08/2008, 13:04
Nao veio manual de instrucoes de montagem junto com os instrumentos?
De que marca sao?
Segue abaixo a descricao dos terminais normalmente utilizados:
Velocimetro: Se for mecanico, desconecte o cabo do antigo instrumento e ligue no novo. Podem haver diferencas de encaixe (roscas).
Se eletrico, Conecte a 12V proveniente da chave, negativo e fio de sinal proveniente do sensor;
Gasolina: Conecte a 12V proveniente da chave, Negativo e fio da boia;
Temperatura: Conecte a 12V proveniente da chave, Negativo e fio do sensor de temperatura.
Se mecanico, providencie derivacao para ligacao do bulbo;
Pressao: Conecte a 12V proveniente da chave, Negativo e fio do transdutor de pressao.
Se mecanico, providencie tubos e conexoes para ligacao junto ao interruptor de pressao do oleo;
Iluminacao: Conecte fio proveniente do interruptor das luzes ou reostato ao borne da lampada.
Detalhe: Verifique a compatibilidade dos instrumentos com os sensores (temperatura, pressao, boia) de modo a evitar erros de leitura;
sds.
Agora tenho 4x4
18/08/2008, 16:45
Carakas....Parabens Alessandro, mandou muito bem na explicação.
Tirou todas minhas duvida......muito obrigado.....
Eu comprei todos da marca Willtec, e tem sim o manual de instrução em todas as caixinhas, nen passou por minha cabeça olhar o manual......
Vou instalar hoje mesmo....quando tiver pronto coloco fotos para tu ver como ficou.....+ 1 x Obrigado !!
_Renato 4x4_
º\||_____||/º
__(O|||||||O)__
|##| |##|
Alessandro Henrique
18/08/2008, 17:44
Renato,
As conexoes que mencionei sao as normalmente utilizadas e podem haver diferencas. Por isso eh importante ter o manual de instalacao para que nao haja duvida quanto a identificacao dos bornes bem como a sua respectiva ligacao.
Boa sorte.
Sds.
Agora tenho 4x4
23/08/2008, 08:32
Bom dia Alessandro,
fiz conforme tu disse sobre as ligações, porem o marcador do fuel, creio não estar correto.
Quando ligo a chave de ignição o ponteiro vai direto para como se o tanque estivesse cheio, estranho que o terminar da bóia mesmo estando desligado do marcador de gasolina, o mesmo continua como cheio.
No manual que veio junto do instrumento diz assim:
Utilize uma bóia com a mesma calibração do relógio(vazio-cheio)para não haver diferença de leitura
Ligar+(positivo) no pós chave(positivo)
Ligar-(negativo) ao chassi do veicúlo
LigarG(sensor) ao terminal da bóia.
Será que o problema é a compartibilidade da bóia x marcador ?
Cara mais uma vez muito obrigado !!
Renato
Alessandro Henrique
23/08/2008, 09:41
Ola Renato,
Verifique se a boia esta em contato com a carcaca da viatura (negativo).
Verifique se a fiacao da boia esta em bom estado e nao esta em contato com a carcaca.
Verifique a compatibilidade da boia com o instrumento.
Sds.
Se voce tirou o terminal da boia e ta subindo o marcador, tem algo errado, não é normal.
Quando instalei o meu marcador de gasolina liguei, um fio vindo do positivo, e outro que vem da boia, que ja é o negativo, na que a boia tica aterrada junto ao tanque pelos parafusos.
Seu marcador de gasolina é willtec tambem ou é junto com o velocimetro original do jeep ?
Se for no velocimetro original tem que colocar um estabilizador de voltagem pra não queimar o relogio.
[]s
Alessandro Henrique
23/08/2008, 18:14
Se voce tirou o terminal da boia e ta subindo o marcador, tem algo errado, não é normal.
:stop::discordo:
Nao necessariamente, existem boias que apresentam resistencia alta com tanque cheio e praticamente nenhuma com tanque vazio e vice-versa.
Ex.:
Boia Ford Corcel/Jeep:
7,4 ohms com tanque cheio;
69,3 ohms com tanque vazio;
Boia GM Opala:
88 ohms com tanque cheio;
1 ohm com tanque vazio;
Por isso eh importante requisitar o instrumento de acordo com a boia. Desta forma se evita que o ponteiro se desloque lado errado e tambem erros na medicao quando se desloca para o lado correto.
Sds.
Tendo como exemplo o meu marcador que só tem um positivo e faz o negativo no proprio fio da boia não tem como o marcador alterar, tem ?
É a mesma coisa de ligar uma lampada só em uma fase, enquanto não ligar a outra fase negativa(110V) não vai acender a lampada.
A minha ta assim.Mais é o marcador original, junto com o velocimetro.
Na foto esta faltando o estab. de voltagem antes do +, que é obrigatorio para os marcadores VDO.
Alessandro Henrique
24/08/2008, 11:20
Tendo como exemplo o meu marcador que só tem um positivo e faz o negativo no proprio fio da boia não tem como o marcador alterar, tem ?
É a mesma coisa de ligar uma lampada só em uma fase, enquanto não ligar a outra fase negativa(110V) não vai acender a lampada.
minha ta assim.Mais é o marcador original, junto com o velocimetro.
Na foto esta faltando o estab. de voltagem antes do +, que é obrigatorio para os marcadores VDO.
Os instrumentos modernos utilizam dois enrolamentos(bobinas), uma de compensacao e outra de medicao, que elimina a necessidade de um regulador de tensao. Desta forma, dependendo do instrumento, o ponteiro pode indicar tanque cheio ou vazio com a ausencia da boia.
O instrumento original do Jeep, possui um regulador de tensao bi-metalico, aquecido por um resistor auxiliar. Tambem esta conectado ao negativo internamente e nao apenas pela boia.
O instrumento que o Renato adquiriu eh Willtec, dispensando regulador de tensao.
Sds.
Agora tenho 4x4
25/08/2008, 12:52
Boa tarde Amigos !!
Nesse FDS fui dar um role com o jeep, e acabou a gasolina, porem o ponteiro estava marcando cheio.
Quando voltei, dei uma olhada na ligação, e percebi que quando ligo o terra o ponteiro cai direto para vazio, e quando tiro o terra o ponteiro sobe para cheio.
Dei um loco......desmontei o banco, tirei a bóia fora, e fiz o teste mexendo na bóia com a mão:
_Desse jeito o ponteiro parece estar certo....pois mexendo devagar o ponteiro se movimenta certo.
Mais quando coloco a bóia e aterro, volta a ficar doidão marcando como cheio....
Tenho uma duvida:
Na junta do buraco do tanque com a bóia, tem tipo uma ruela de borracha ou papelão(não sei direito que diacho é esse), acredito que seja para não vazar gasolina, quando o jeep se movimenta buscamente.
Essa ruela deve ter algo a ver com o tal ateramento ??
Desde já obrigado !!
Renato
O parafuso da boia pega na carcaça do tanque que esta aterrada, quando voce tirou a boia e testou na mão, não estava ligado o terra do marcador ?
Agora tenho 4x4
25/08/2008, 16:13
amigo, não lembro.......hoje anoite vou mexer nele novamente, espero conseguir.....
amanhã te digo o que aconteceu,......
mais creio que está aterrado normalmente.
Muito Obrigado pelo contato.
Renato
Agora tenho 4x4
26/08/2008, 12:34
Bom dia Amigos, tudo bem?
1-) Ontem taquei a bóia do tanque na parede... hehehehe
Aquela joça era original, deve ser por isso que não tava marcando correto.
Sei lá que aconteceu que o relógio só marcava correto do meio para frente, para trás o ponteiro caia de meio tanque para vazio num simples movimento.
Tirei a bóia a desmontei, puxei o braço para cá, para lá, levantei, abaixei.....e nada !!!.............Foi ai que me injuriei e taquei na parede!!!.....
Será que tem bóia compatível com o relógio da Willtec?
2-) no relógio do fuel:
Quando ligo o plug da terra o relógio para de marcar, ai quando tiro o terra ele volta ao normal.
Sabes porque estás assim o terra ?
Posso ligar somente o positivo, eo sensor da bóia atrás no relógio, deixando o terra desligado?
Ou o aterramento no parafuso do tanque já serve como o terra atrás o relogio?
Obrigado !!!..........Renato
Bom dia Amigos, tudo bem?
1-) Ontem taquei a bóia do tanque na parede... hehehehe
kkkkkk,...tenho essa vontade direto de jogar essas tranqueiras na parece,ou de dar uma marretada logo,.rssss.
Quanto ao terra do relogio, se fosse eu ia deixar sem o terra ja que esta funcionando. Mais se eles colocaram um terra direto no relogio deve ter um motivo. Sera que é pra quando o tanque for de fibra ou plastico ? Na loja que voce comprou os caras não sabem ? Da uma ligada só por garantia.
Quando for comprar outra boia fala que é pra esse relogio.
[]s
Alessandro Henrique
26/08/2008, 14:21
Pessoal,
O negativo deve ser conectado ao instrumento conforme solicitado. O proposito da conexao eh de permitir a alimentacao da lampada (se houver) e a conexao da bobina de compensacao (se houver).
Em relacao aos tanques:
Normalmente para reservatorios metalicos, o mesmo ja contempla a ligacao do negativo da boia atraves do contato da carcaca desta com a superficie do tanque e, deste com a lataria da viatura. No entanto tinta, oxidacao, tanque solto, contribuem para erros de leitura.
Para boias instaladas em reservatorios plasticos, deve-se providenciar o contato da mesma ao negativo atraves de um fio adicional.
Atualmente algumas boias possuem carcaca plastica tambem...neste caso, verifique qual dos parafusos ou terminal de ligacao, esta disponivel para conexao ao negativo.
Sds.
Pessoal,
O negativo deve ser conectado ao instrumento conforme solicitado. O proposito da conexao eh de permitir a alimentacao da lampada (se houver) e a conexao da bobina de compensacao (se houver).
Em relacao aos tanques:
Normalmente para reservatorios metalicos, o mesmo ja contempla a ligacao do negativo da boia atraves do contato da carcaca desta com a superficie do tanque e, deste com a lataria da viatura. No entanto tinta, oxidacao, tanque solto, contribuem para erros de leitura.
Para boias instaladas em reservatorios plasticos, deve-se providenciar o contato da mesma ao negativo atraves de um fio adicional.
Atualmente algumas boias possuem carcaca plastica tambem...neste caso, verifique qual dos parafusos ou terminal de ligacao, esta disponivel para conexao ao negativo.
Sds.
Tudo explicado. Tem que ligar certo e funcionar.
Agora tenho 4x4
27/08/2008, 12:56
Boa tarde feras !!
ontem comprei uma nova bóia e instalei a mesma normalmente.
porem o ponteiro continua ocilando muito estranho, pois um toque na ignição o ponteiro agora vai para o meio direto.(antes ia até o final direto)
Creio continuar não marcando correto, pois não tem tanta gasolina assim no tanque.
O aterramento está em um dos 6 parafusos que fixa a bóia ao tanque, vindo por um fio que está junto ao parafuso que prende o suporte(base) onde parafusa o banco (fui claro?ris).....se eu tivesse uma camera, tirava foto e mostrava para vocês !
Amigo Alessandro......
Concordo com tu sobre o terra no relogio, mais quando ligo o terra, o relogio não marca nada, o ponteiro cai direto para vazio...ai quando tiro o terra, o ponteiro marca alguma coisa(certa ou errada, + errada)....estranho não é?
Tem um pouco de gasolina no tanque, será que quando ligo o terra ele marca normal ?
Pois se tiver pouca gasolina, com certeza ele não deve marcar nada....mesmo.
To perdido nesse trampo de ligar esse fuel.
Tenho que trabalhar.......
Muito Obrigado por mais uma conversa !
Renato
Tira a boia do tanque segura ela na mão e com a ignição ligada vai mechendo nela pra ver se sobe o ponteiro. No Uno que eu tinha quando chegava perto do final do tanque o marcador também caía pro zero direto.
Vai testando ela na mão mesmo com os fios ligados.
[]s
Se não der certo liga em uma loja que venda esse relogio pe pergunta o modelo/marca da boia compativel.
Tava com esse tipo de problema com o marcador de temperatura, liguei na jipebras que foi onde comprei a cebolinha da água e o cara me tirou a duvida e pude solucionar o problema. Acho que la eles vendem esses wiltec.
www.jipebras.com.br (http://www.jipebras.com.br)
Alessandro Henrique
27/08/2008, 14:26
ontem comprei uma nova bóia e instalei a mesma normalmente.
porem o ponteiro continua ocilando muito estranho, pois um toque na ignição o ponteiro agora vai para o meio direto.(antes ia até o final direto)
Creio continuar não marcando correto, pois não tem tanta gasolina assim no tanque.
Renato, voce confirmou com o fabricante do instrumento para qual boia ele foi calibrado?
O aterramento está em um dos 6 parafusos que fixa a bóia ao tanque, vindo por um fio que está junto ao parafuso que prende o suporte(base) onde parafusa o banco (fui claro?ris).....se eu tivesse uma camera, tirava foto e mostrava para vocês !
Verifique se o contato esta perfeito.:pensativo:
...mais quando ligo o terra, o relogio não marca nada, o ponteiro cai direto para vazio...ai quando tiro o terra, o ponteiro marca alguma coisa(certa ou errada, + errada)....estranho não é?
Tem um pouco de gasolina no tanque, será que quando ligo o terra ele marca normal ?
Pois se tiver pouca gasolina, com certeza ele não deve marcar nada....mesmo.
To perdido nesse trampo de ligar esse fuel.
Voce precisa saber se o intrumento e a boia sao compativeis;
Precisa verificar a fiacao ate a boia;
Precisa verificar a perfeita conexao do tanque a carcaca (negativo);
Precisa verificar se o instrumento esta corretamente instalado e recebendo a tensao certa (acima de 12V);
Precisa verificar o curso da boia em relacao ao nivel do tanque caso a boia nao seja a original;
Se tudo isto estiver certo, o instrumento provavelmente esta danificado;
Uma dica, retire a boia do tanque;
Conecte a boia ao instrumento com um fio novo;
Efetue a conexao do negativo da boia ao negativo da bateria ou outro ponto da carcaca, com outro pedaco de fio;
Mova a haste da boia e observe o instrumento;
Deve funcionar.
Sds.
Agora tenho 4x4
29/08/2008, 11:15
Bom dia !!!
Amigos, consegui fazer o bendito marcador funcionar.;....(hehehhe)
Quando eu colocava o terra, e o ponteiro caia direto, erá porque o tanque estava vazio mesmo.....(riss).....estava correto, e eu achando que estava com o problema.....
Quando tirava o terra ele subia para cheio, por causa que sem o terra o relogio não le a bóia.....simples !!
Peço desculpas por demorar de responder, é que aqui no trampo é mó correria, e acabo nen tendo tempo para internet.
E em casa, não tenho mais computador.....vendi, e vou comprar uma capota zerada........
Obrigado por tudo......
Alessandro Henrique
29/08/2008, 13:44
Quando eu colocava o terra, e o ponteiro caia direto, erá porque o tanque estava vazio mesmo.....(riss).....estava correto, e eu achando que estava com o problema.....
:parede:
Bem agora você já sabe que o instrumento para indicar o nível, deve haver gasolina... :shock::lol:
Sds.
Não acredito,..kkkkkk :putz:
Beleza, ja dei essas mancadas de ficar até com vergonha de contar,.rssss.
Uma vez fui reclamar pra um mecanico que tinha limpado meu carburador que o carro não tava pegando direito,.. o cara veio até o carro e falou só uma frase "sem gasolina não vai pegar mesmo", não sabia onde enfiar a cara, primeito carro tem sempre disso.(o marcador tava quebrado) hehehe.
O importante é que funcionou.
[]s
Por falar em cabo de velocimetro...quanto a este item tenho uma duvida...o meu foi pro pau e o motor é do opala, mas o velocimetro é o original Willys (acho) conforme segue a foto. Bem, compro o cabo compativel com o relógio e é somente substituir?:parede:
Agora tenho 4x4
01/09/2008, 12:26
bom dia amigo,
o cabo original é rosqueado na caixa de cambio, junto de um pinhão.
creio que somente ligando na caixa e atrás do velocimetro já está pronto...
O meu eu coloquei um marcador do velocimetro da Willtec, e o cabo continuou o original.
Não tive problemas, foi rosquear as pontas do cabo e começou a marcar correto.
Boa sorte.:concordo:
Renato
Alessandro Henrique
01/09/2008, 21:31
Por falar em cabo de velocimetro...quanto a este item tenho uma duvida...o meu foi pro pau e o motor é do opala, mas o velocimetro é o original Willys (acho) conforme segue a foto. Bem, compro o cabo compativel com o relógio e é somente substituir?
O cabo não está relacionado com o motor.
Uma extremidade do cabo está conectada próximo a saída do cardã traseiro na caixa de transferência e a outra no instrumento. Qual a dificuldade, ainda não entendi.:pensativo::-?
Sds.
Christian L A Marchi
28/09/2008, 22:41
Alo pessoal
Sábado comprei um sensor de temp, um amperimetro e um medidor de temp novo, da willtec. O eletrecista istalou e até que estava legal quando vi que o amperímetro não se movia nem para o + e nem para o -, ligando luzes, desligando alternador... Aí pedi para ele rever a instalação e ele disse que tinham ligado + com +:?:. Bom ele disse que arrumou e aí encuquei com uma oscilação do medidor de combustível. Oscilava muito. Ele mexeu, mexeu e disse que era o aterramento, ele movimentava o tanque sob o banco e o instrumento mostrava modificação, ele levantou umas duas ou tres vezes o tanque e logo após isso, os instrumentos ficaram doidos.
Acendiam a luz interna quando desligava a luz de cidade e ligavam quando eu desligava (deveria ser o contrário). Agora ele acha que pode ser um curto que tem na fiação. Diz que tem energia vindo pelos dois fios (- e + testando com aquela lampadazinha).
Agora como pode isso se ele só mexeu no tanque de combustível?
Levarei ele amanhã de novo no eletrecista, pois no sábado não deu tempo dele terminar esse serviço (ele vai procurar o curto). Será que é isso mesmo?
Alguem tem alguma ídéia?
Alessandro Henrique
28/09/2008, 23:50
Idéia do que esteja ocorrendo, será um tanto vago.... O melhor a ser feito é revisar como foi efetuada a instalação dos intrumentos...
Detalhe: procure um eletricista competente...
Sds.
Veja isso logo e não ande com ele assim. Quando desmontei o meu pra refazer a eletrica eu vi cada remendo de fio que não sei como não pegou fogo em tudo. Provavelmente o seu deve estar parecido, veja se voce pode acompanhar o trabalho desse eletricista e veja o que ele esta fazendo porque ja vi cada gambiarra que eles fazem que tenho até medo.
[]s
matrakaum
29/11/2008, 20:31
Desculpa ressuscitar o tópico...mas tô com problemas.
Eu refiz a elétrica do Caroço e agora o marcador de combustível (Willtec) não quer mais funcionar. Basicamente não mexi na fiação do marcador, apenas troquei os fios.
Hoje repassei todo o sistema, inclusive, retirei a bóia. Qdo mexo nela nada acontece.
Terra está aterrado mesmo!!! Eu conferi.
O fio que vai no contato tah indo em um fusível, 30A, vem do fusível 12V...o fio que vai para a bóia soh vai 6,5V..tah correto isto?
O marcador fica cravado no vazio...
Alguém pode me ajudar?
Um abraço,
Essa parada dos fusiveis não tem nada, a unica coisa que o fusivel ira fazem é queimas quando tiver uma tensão maior que ele aguenta, só isso.
faz um teste e ve se o fio - que vem da boia ta funcionando.(liga uma lampada teste e usa o sinal negativo que vem da boia e um + que ta no relogio).Se não funcionar pega um outro negativo da bateria e testa de novo, ai voce vai saber se o + do relogio ta funcionando, ou se o negativo da boia que ta ruim.
vai uma foto pra ajudar.
matrakaum
01/12/2008, 10:50
bom dia Wcas...
Não entendi a explicação...da bóia soh vem um fio..ele eh "-"?
Eu pego aquele fio q vem da bóia e pego o que vem + do marcador e vejo se a lâmpada de teste funciona. É isto?
A próposito..terminei a instalação elétrica do Caroço...Mto obrigado pela sua ajuda, foi de enorme valia.
Agora estou c/ problemas na alimentação de comb...tem hora que ele apaga, parece que acabou a gasola, mesmo com o tanque cheio...
Será que é devido aqueles buracos que ele tem na aceleração?
Um abraço,
Isso, do relogio vem um positivo como esta no desenho.
Alguns testes:
Ve se esta chegando + no relogio que vem do regulador de tensão.
Outro teste voce pega um positivo da bateria, liga uma lampada no meio e usa o negativo que vem da boia.
Isso no marcador original, tem uns relogios tipo os da cronomac que acho que tem um terra exclusivo ai não sei como é.
Agora da aceleração, deve tem alguma coisa a ver sim, ele deve dar uma afogada e morre, mais não so especialista, o unico que mexi nisso foi o meu.
streithammer
02/12/2008, 10:17
Também estou com problemas com a bóia do tamque. O tanque está vazio e o marcador marca 1/4. Se levanto a boia o marcador também aumenta, mas quando a bóia baixa, o mínimo que chega é 1/4. Se desligo a chave, dai sim o marcador chega no mínimo final. O marcador é modelo original, mas da marca VDO.
Um vendedor aqui disse que isto acontece quando a boia está estragando, e queria me vender outra. Mas eu acho que há ai uma incompatibilidade de instrumentos. O que voces acham? Será que é so comprar outra bóia (custa ai um pouco mais de R$50,00)
A minha também esta assim desregulada e é nova, acho que o problema é acertar a compatibilizade com o relogio, mais ainda não tive tempo pra ver isso.
matrakaum
13/12/2008, 15:44
Wcas, eu fiz os testes. E é o seguinte:
eu peguei um + direto da bateria e o negativo da lâmpada de teste na ponta da bóia, nada aconteceu.
Peguei o + direto do relógio e liguei no lâmpada. Ela funcionou.
Liguei o relógio no fio da bóia, como manda as instruções e nada funcinou...aí peguei um fio liguei na ponta da bóia, a mesma continuava ligada no relógio, e encostei este fio na lata fazendo terra...aí o ponteiro do relógio pulou, cravou em cheio.
Arranquei o conector do q vem da bóia e fica no relógio..no local liguei um terra e o ponteiro volto a cravar no cheio.
Liguei, então, um fio direto deste ponto até a ponta da bóia, ligação normal, tinha pressentimento de o fio estar rompido, mas, nada aconteceu.
O que devo entender? Que a bóia está queimada?
Fica aí esta pergunta para vc. me responder.
Um abraço,
:parede: (esta krinha foi o Minhoca, meu filho, que pediu)
Peço desculpas pela ativação do topico mas o marcador de combustivel e temperatura ORIGINAL do meu jeep queimou.Ontem comprei o RELE e quando fui trocar percebir que ele esquentou e queimo .Gostaria de saber se vendem separados afinal esses ja tinham 43 anos de idade.
Peço desculpas pela ativação do topico mas o marcador de combustivel e temperatura ORIGINAL do meu jeep queimou.Ontem comprei o RELE e quando fui trocar percebir que ele esquentou e queimo .Gostaria de saber se vendem separados afinal esses ja tinham 43 anos de idade.
Nunca pensou em colocar os instrumentos em separado? (cronomac etc), esses originais eu nao acho nada confiaveis
luciano Rodrigues
28/03/2009, 20:01
Amigos, aproveitando o assunto, vejam meu problema, agradeço a colaboração de todos, seguinte:
Coloquei no Cj5 o tanque da Caravam 84 litros, velocimetro VDO novo, o marcador de combustivel não marcava corretamente, bem como o indicador de temperatura. Quanto ao marcador imaginei que era incompatibilidade, a temperartura era sensor que estava danificado (ainda era original do CJ ano 58).
Vi que os ponteiros dos marcadores haviam desaparecido na carcaça do velocimetro. Retirei o velocimetro do local e levei em uma loja da Av. Escola Politécnica aqui em Sampa, segundo o técnico ele iria trabalhar os Ohms do marcador de combustivel do Jipe para compatibilizar com a boia da caravam 84 litros.
Depois de pronto ele informou que eu poderia ligar o positivo do marcador de combustivel acoplado ao um resistor de 100 ohms sem a necessidade de passar pelo regulador de voltagem da VDO, que haveria compatibilidade com a boia da caravan. Quanto ao marcador de Temperatura este deveria ser ligado após o regulador de voltagem da VDO, pois tinha risco de mais uma vez queimar.
Segui suas recomendações, mas verifiquei que no regulador de voltagem da VDO tinha uma marcação positiva e o eletricista ligou o positivo NO OUTRO POLO.
Então depois ligado positivo com resitor de 100 ohms direto no positivo do marcador de combustivel, este mesmo com a chave desligada marcava 1/4, depois de ligada subia um pouco (meu tanque estava com isso mesmo) mas a variação era muito pouca. O marcador de temperatura ligado depois do regulador de voltagem, assim que ligava o carro, rapidamente indicava a temparatura no máximo.
Uffffffa !! Dúvidas:
- Pelo fato do eletricista ter ligado o positivo da bateria no polo sem indicação positiva do regulador de voltagem pode ter danificado ??? Usei um meeter e testando o regulador de voltagem entra 12V e sai 12V, não deveria marca 5,5 ou 6 V ?? Se alguém puder esplicar como funciona esse regulador, será bem vindo.
- A afirmação do técnico que deveria ligar o positivo em um resistor de 100 ohms procede ??
- O fato da temperatura subir rapidamente assim que liga o carro, pode ser problema no estabilizador ??
- Fiz as ligações rapidamente com medo de mais uma vez estragar os sensores, mas quando terminei eles ainda estavam visiveis, será que corre o risco de mais uma vez ter que verificar ??
- Caso alguém utliza o tanque da caravam no CJ com velocimetro da VDO e puder colaborar será de grande valia.
UFFFa, terminei. Amigos desculpe-me o histórico, mas penso que isso era necessário.
Obrigado pela ajuda !!
Essa parada dos fusiveis não tem nada, a unica coisa que o fusivel ira fazem é queimas quando tiver uma tensão maior que ele aguenta, só isso.
faz um teste e ve se o fio - que vem da boia ta funcionando.(liga uma lampada teste e usa o sinal negativo que vem da boia e um + que ta no relogio).Se não funcionar pega um outro negativo da bateria e testa de novo, ai voce vai saber se o + do relogio ta funcionando, ou se o negativo da boia que ta ruim.
vai uma foto pra ajudar.
Amigos, aproveitando o assunto, vejam meu problema, agradeço a colaboração de todos, seguinte:
Então depois ligado positivo com resitor de 100 ohms direto no positivo do marcador de combustivel, este mesmo com a chave desligada marcava 1/4, depois de ligada subia um pouco (meu tanque estava com isso mesmo) mas a variação era muito pouca.
O marcador de temperatura ligado depois do regulador de voltagem, assim que ligava o carro, rapidamente indicava a temparatura no máximo.
- A afirmação do técnico que deveria ligar o positivo em um resistor de 100 ohms procede ??
Obrigado pela ajuda !!
Então depois ligado positivo com resitor de 100 ohms direto no positivo do marcador de combustivel, este mesmo com a chave desligada marcava 1/4, depois de ligada subia um pouco (meu tanque estava com isso mesmo) mas a variação era muito pouca.
Esses marcadores não são tão exatos como nos carros novos, mais tenta encher o tanque e veja onde vai o marcador, depois tira metado da gasolina e ve o marcador de novo.
O marcador de temperatura ligado depois do regulador de voltagem, assim que ligava o carro, rapidamente indicava a temparatura no máximo.
Isso foi o que aconteceu no meu, quando liguei nos polos contrario, tem que entrar 12 e sair 6, inverte o fio e faz o teste
isso só um outro eletricista bom pra saber, mais ele deve ter pego a frequencia da boia e tentado chegar perto com este resistor de 100ohms
por isso não deve ta marcando exato.
luciano Rodrigues
29/03/2009, 20:33
Grande Wcas, obrigado ! Nos próximo fim de semana faço os testes e vou informando como está, caso alguém possa complementar as informações passadas pelo colega, fico muito agradecido. Principalmente sobre como faço para testar esse regulador de voltagem.
marcelogamiranda
17/04/2017, 10:26
Pessoal, tudo bom?
Dei uma lida geral neste tópico buscando ajuda, porém, continuei com dúvidas, comprei recentemente um velocímetro novo da WILLTEC (segue esquema de instalação abaixo), fiz toda instalação conforme este esquema elétrico, mas continuei com dúvidas pois nada funcionou, a não ser as luzes de iluminação do painel...hehehehe....
Como pode ver na figura abaixo, não tem segredo, a não ser pelas luzes de óleo e amperagem...apesar de não ter nada funcionando, a minha maior dúvida é a respeito das luzes de óleo e amperagem, pois estas deveriam estar funcionando perfeitamente...mas neste esquema tem dois polos assim como no velocimetro, um + e outro -, porém no caso na AMP, qual devo ligar no fio da lampada que vem do regulador de voltagem e qual devo ligar da ignição? e o do óleo, qual deve ser a entrada do sensor de óleo e qual deve ser a outra ligação, num terra ou num positivo?
complicado pessoal...será que podem me ajudar?
Ah, devo usar o tal regulador de voltagem para o velocimetro, pois pelo esquema da willtec não mostra nada..
546550
O sensor de temperatura e de combustível, comom ainda não testei a boia e o sensor, não sei se não estão funcionando pelos sensores, por isso foquei minha dúvida mais nas luzes indicadoras.
Obrigados a todos que puderem me ajudar.
Sydney66
17/04/2017, 19:50
Marcelo, boa noite;
A luz de óleo, o positivo você liga no circuito da chave de ignição e o negativo você leva para o bulbo da temperatura. A luz AMP você liga o positivo na chave de ignição e o negativo do borne "LÂMPADA" do regulador do alternador, ok?
O velocímetro da WILLTEC, se não me engano, não precisa do regulador de painel, pois seus marcadores são de 12V.
Abraços
marcelogamiranda
27/04/2017, 14:01
Muito obrigado Sydney66...então fiz correto..bom saber...só que as lampadas do velocimetro acendem muito fracas...estou tentando contato na willtec para ver s me envia novas...
pois não acendem por santo nenhum...nem a do AMP...
Mais uma vez obrigado pela ajuda...
antonio umino
27/04/2017, 16:11
Está faltando terra no instrumento.... tem que aterrar o instrumento...