PDA

Ver Versão Completa : O que é Jipe o que é SUV?



folgado
18/08/2008, 12:04
Ontem, voltando de viagem para casa, minha mulher viu um Tracker ao lado e elogiou o carro. Eu disse que é muito bom, muito melhor que o EcoSport.
Aí ela perguntou: É jipe ou SUV?
Eu falei: jipe é o que nós temos em casa, aliás o autêntico Jeep. Também é jipe a Defender, o Troller. SUV é a SW4, o Tuckson, o CRV.
Mas e o Traker e o EcoSport, pergunta ela.
Bom, disse eu, o EcoSport não é nada, é um carrinho bem sem vergonha. O Tracker não tenho bem certeza, mas "acho" que é jipe, pois tem reduzida. :???: .

Não fiquei satisfeito com a resposta, e gostaria de saber dos amigos:
O que é Jipe e o que é SUV?
Ter ou não reduzida é um bom critério para diferenciá-los?

[]s

Luiz Antonio C. Bodon
18/08/2008, 13:49
Para mim, não basta ter reduzida p/ ser considerado um Jipe. Há outras características que devem ser levado em conta como, por exemplo, altura do solo, angulos de ataque e saída, utilização em meio civil/militar, entre outras.

Jipes são: Willys/Ford, Bandeirante, Engesa, Defender, Troller, Marruá, Javali, Niva, Cross Lander, entre outros.

Tracker, Hillux, Pathfinder, Pajero, Discovery, Blazer, X-Terra, Rodeo, Cayenne, X-5, Range Rover, Tourareg são, no máximo, SUVs.

Isso é o que eu acho. :-D

ArthurPaladini
18/08/2008, 14:05
Teu critério "ter reduzida ou não" acho que não foi convincente! rsrs

Pois a SW4, a Rexton e outras caminhonetas têm reduzida. E a gente sabe que elas não são "jipes".

Segundo a Wikipedia:


O termo SUV abreviatura "Sport Utility Vehicle" (Utilitário Desportivo em português (http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_portuguesa)) usado pelos norte-americanos (http://pt.wikipedia.org/wiki/Estados_Unidos_da_Am%C3%A9rica) designando veículos fabricados a partir de chassis de caminhonetes (http://pt.wikipedia.org/wiki/Caminhonete).
É um tipo de veículo especialmente popular nos Estados Unidos (http://pt.wikipedia.org/wiki/Estados_Unidos) que combina bom espaço interno para passageiros com a versatilidade de carga de uma Pickup (http://pt.wikipedia.org/wiki/Pickup). São objetos de desejo pelo status aos quais são associados.
Caracteristicamente, são veículos de porte avantajado, normalmente derivados de caminhonetes, e apresentam uma configuração de design (http://pt.wikipedia.org/wiki/Design) e interior em alusão aos veículos familiares conhecidos por "peruas" ou SW (station wagons (http://pt.wikipedia.org/wiki/Station_wagon)). Ou seja, a capota estende-se até o fim do veículo, e internamente dispõem de banco traseiro e porta-malas. São carros tamanho família e uma boa parte deles é portado de uma terceira fileira de bancos, podendo totalizar até nove assentos para passageiros.


Bom, então já sabemos que SW4, CR-V, Rexton e outras caminhonetas são SUVs.

Agora quanto à Ecosport?

Pois ela não é construida a partir do chassis de uma caminhoneta. Então o que seria ela?! Dando uma pesquisada achei várias definições, mas nada que realmente fosse 100%. SUV(mas e o chassis de caminhoneta?), pseudo-utilitário(acho que é a mais adequada) e carro de passeio(até pode ser, mas ela é maior que os outros carros de passeio e tem algumas características offroad, mesmo que só pra enfeite).

Bom quanto ao que é jipe, segue a minha definição:

- Aerodinâmica zero, de preferência o mais parecido possível com um tijolo!
- De preferência o mais curto possível, mas com algumas excessões vide CJ6 ou Defender 110.
- Normalmente estrutura bem reforçada, para aguentar o serviço pesado e as trilhas.
- Ângulos de ataque, saída e demais muito melhores do que de caminhonetas ou carros.
- Lindo pro dono(por mais que esteja em fim de carreira) e feio pra quem não tem.
- Quanto mais sujo melhor.

Esqueci uma ou outra coisa, mas não dá nada.

Abraço!

Luiz Antonio C. Bodon
18/08/2008, 14:29
Ia esquecendo.....Mercedes classe G e o Hummer também são jipes...:-D

Ronaldo Petri
18/08/2008, 18:32
E o que vocês acham de Rural?

A McLaren, pelo menos para mim é as 3 coisas: jipe, caminhoneta e SUV....rs....mas acho que devido ao uso, tá mais para jipe.

RHL
19/08/2008, 09:09
"Bom quanto ao que é jipe, segue a minha definição:

- Aerodinâmica zero, de preferência o mais parecido possível com um tijolo!
- De preferência o mais curto possível, mas com algumas excessões vide CJ6 ou Defender 110.
- Normalmente estrutura bem reforçada, para aguentar o serviço pesado e as trilhas.
- Ângulos de ataque, saída e demais muito melhores do que de caminhonetas ou carros.
- Lindo pro dono(por mais que esteja em fim de carreira) e feio pra quem não tem.
- Quanto mais sujo melhor."



hahahahahhhah Perfeita definição Arthur!

Elmer_Jeep
19/08/2008, 09:52
o EcoSport não é nada, é um carrinho bem sem vergonha

Boa descrição.

É um projeto de jipinho e um projeto de suv...

[]'s

offroad
19/08/2008, 09:58
acho q tem 4 tipos;
jipe, suv, crossover e 171

jipe - cj's wrangler, samurai
suv - explorer, cheroka, pathfinder, sw4
crossover - niva, vitara/tracker
171 - ecosport, fox

Edgar Fabre
19/08/2008, 10:04
Boa descrição.

É um projeto de jipinho e um projeto de suv...

[]'s

Complementando as duas definições ......."sobre uma plataforma de Fiesta !!!"

Fagundes
19/08/2008, 10:38
Tem uma história de anos atraz que diz q "jeep" eh uma sigla que significa "todo terreno", isto eh..... carro que suporta e enfrenta qualquer tipo de chão. Quando surgio a marca jeep, batizaram com este nome devido ao significado desta palavra. Hoje em dia, do risada vendo as propaganda dos palio adventure, eco esport, cross fox.... O nego Compra e acha q tem jeep.
Então ao meu ver, os carros que realmente aguentam "todo terreno" e que são robustos pra isso... podem ser considerados jeep. Do restante....

Abraço,
Fagundes.

folgado
19/08/2008, 10:49
Quanto ao Palio Adventure Locker, eu gosto da propaganda: Adoro Bob Marley e meu filho adora os bichinhos...

Cross over é o meio termo entre Jipe e SUV?

[]s tá ficando complicado...

WOT
19/08/2008, 13:40
Crossover eu acho q é aquilo de "parece mas não é". Tipo Crossfox, os fiat adventure, ecosport. Carros q têm cara mais agressiva mas não têm 4x4 selecionável.
SUV é um conceito complicado, porque "Veículo Utilitário Esportivo" não define muito bem o q vem a ser, mas acho que 4x4 em geral.
E pelo certo Jeep é marca, e marca é única. Jeeps são CJ, Wrangler, Cherokee, etc.
Assim como Bombril é Bombril, o resto é lã de aço. Gillete é Gillete, o resto é lâmina de barbear e assim vai.
Sei lá, o importante é o que você faz com ele, e não como você o chama.

offroad
19/08/2008, 13:54
Crossover eu acho q é aquilo de "parece mas não é". Tipo Crossfox, os fiat adventure, ecosport. Carros q têm cara mais agressiva mas não têm 4x4 selecionável.
SUV é um conceito complicado, porque "Veículo Utilitário Esportivo" não define muito bem o q vem a ser, mas acho que 4x4 em geral.
E pelo certo Jeep é marca, e marca é única. Jeeps são CJ, Wrangler, Cherokee, etc.
Assim como Bombril é Bombril, o resto é lã de aço. Gillete é Gillete, o resto é lâmina de barbear e assim vai.
Sei lá, o importante é o que você faz com ele, e não como você o chama.

crossover = roberta close :mrgreen:

Ronaldo Petri
19/08/2008, 17:22
Achei isso aqui na net, é mais ou menos o que o nosso amigo Fagundes falou:

"A palavra jipe é um aportuguesamento do termo em inglês jeep, derivado da pronúncia em inglês da sigla GP, que significa general purpose ou "uso geral".

brun0bin0
19/08/2008, 17:35
ronaldo
a rural e considerado por mutios experts o primeiro suv do mundo

mas aonde entra a tracker nessa historia pramim ela nao e crossver e 4x4 e tem reduzida e tbm nae um suv e muito menos um jipe

RHL
19/08/2008, 17:55
crossovers são veículos com tração 4x4 integral, projetados para rodar em países que neva, devido a baixa tração sobre o gelo que forma na pista. Exemplo: RAV4, MIT Airtrack, etc. Possuem tração 4x4 integral e não tem reduzida. usam pneus de asfalto. Não servem para trilha.

folgado
19/08/2008, 20:46
mas aonde entra a tracker nessa historia pramim ela nao e crossver e 4x4 e tem reduzida e tbm nae um suv e muito menos um jipe

Pra mim, SUV tem que ser confortável (essa é a diferença para o jipe).
Então, Tracker está mais pra jipe que pra SUV, embora não tenha altura nem ângulo de ataque ou saída.
Minha opinião.
O que acham?

Ronaldo Petri
19/08/2008, 21:02
Pra mim, SUV tem que ser confortável (essa é a diferença para o jipe).
Então, Tracker está mais pra jipe que pra SUV, embora não tenha altura nem ângulo de ataque ou saída.
Minha opinião.
O que acham?

Folgado, se Tracker tem conforto, não tem altura e nem ângulo de ataque ou saída, então não acha que está mais para SUV do que para jipe?

folgado
19/08/2008, 22:12
Conforto conforto o Tracker não tem, por isso acho que não é SUV. Por outro lado, se ele tivessa a altura do Niva, diria que é jipe com certeza. Mas como não tem, não sei direito em qual categoria se encaixa.
Ele está ali, no meio termo...

RHL
19/08/2008, 23:57
Tracker é Grand Vitara. Grand Vitara 2 portas é JIPE.
Grand Vitara 4 portas (tracker) é SUV

Beto Marcicano
20/08/2008, 16:25
Um conhecido meu diz que SUV é sigla de "Stupid User Vehicle" hehe...

gustavo.servio
20/08/2008, 18:12
All,

SUV, por definição, é um termo de marketing para veículos similares a peruas, mas construídos sobre chassis de caminhonete.
Se observar pelo lado estético, esquecendo um pouco conforto e capacidade offroad, percebe-se que um SUV acompanha as linhas de design e tecnologia utilizadas nos carros de passeio comuns, como sedãs, por exemplo (basta ver imagens e acessórios de um sedã e um SUV da Mercedes ou BMW). Se continuarmos observando pelo lado estético, nota-se ainda que os SUV's tem altura maior que a de carros comuns e oferecem aparatos eletrônicos que proporcionam conforto e segurança, e aliados à maior altura do chão, permitem seu uso em outros tipo de terreno, que não só asfalto. Mas embora altura seja um dos pré-requisito para veículos todo terreno, não faz dos SUV's os melhores carros para uso offroad (pelo ângulo de entrada e saída limitados, por virem com pneus para uso onroad , possuirem ou não reduzida e etc.). Já os jipes, com estética mais antiquada (nem por isso menos bonitos), mantiveram a mecânica, em vez de eletrônica, pela facilidade de conserto em lugares inóspitos. Em modelos mais novos, com mais recursos de segurança (ABS, controle de tração e etc.) Esses sim, com caractísticas óbvias e marcantes de um veículo offroad.

Em meio a tudo isso, há também uma coisinha chamada desejo de consumo. Os SUV's viraram tendência. As fábricas e montadoras perceberam que os consumidores procuravam um carro com cara offroad. Que desse o status de liberdade, poder ir e vir, para onde e quando quisessem. E é essa imagem que algumas fábricas vendem para seus consumidores. Consumidores esses, que em muitos casos, nada mais querem além de possuir um carro com altura superior, seja para passar em buracos com menos medo, para desfilar pelas ruas mostrando seu 'carrão', porque acham o carro bonito, ou mesmo para enfrentar uma estrada de terra, onde um carro mais baixo sofreria um pouco para passar.

Mas aí vem a VW e lança o Crossover (primeiro a Parati, e depois o Fox), cuja definição, acredito eu, foi bem explicada pelo colega Márcio Rahal. Depois vem a FIAT e lança um Adventure, o SUV Light. Que eu entendo ser um SUV montado sobre chassis de uma perua (se é reforçado ou não, desconheço, mas é um chassi de perua). Mas gosto do termo SUV Light, apesar de confundir, acho que descreve a capacidade do carro (nada mais que um Crossover). Portanto, acredito que Eco e Tracker sejam SUV's, pelo conjunto: altura, por passarem imagem mais agressiva e 4x4 (no caso do Tracker 4x4 com reduzida).

Foi só a maneira (um pouco longa e confusa) que encontrei para diferenciar jipe de SUV.
Fica a contribuição! Espero que ajude.

Abs

Ronaldo B.
20/08/2008, 18:42
Um conhecido meu diz que SUV é sigla de "Stupid User Vehicle" hehe...

Um conhecido meu diz que "A inveja é uma merda " !!! ....:mrgreen:

[]´s

leovalle
20/08/2008, 19:38
SUV= Shopping Utility Vehicle

















:mrgreen:

Sergio Rocha
20/08/2008, 21:59
SUV= Shopping Utility Vehicle

:mrgreen:

SUV = sou um viado

[]'

Beto Marcicano
21/08/2008, 15:22
Um conhecido meu diz que "A inveja é uma merda " !!! ....:mrgreen:

[]´s


Não deixo de concordar com ele não, normalmente quem tem esse tipo de veículo, só o usa na cidade, ou seja, não faz uso do potencial do veículo. E pior, podem reparar, normalmente quando se vê um trambolho de duas toneladas, gastador de gasolina desses nas ruas, tem apenas uma pessoa dentro.

Ocupa um putza espaço nas ruas, só pro cara dizer "Olha o tamanho do meu carro"...

Acho que não tem nada a ver com inveja, e sim com bom senso. Eu normalmente uso a bike como transporte no dia a dia, teria plena condição de andar com um carro mais top se quisesse, mais sei que não é necessário. De bike eu chego em casa na metade do tempo que levaria se eu fosse em um " Suv" de luxo... Esses aliás que devido ao seu tamanho se impõe pela força no trânsito... E estamos precisando de educação, respeito e cortesia no trânsito, não de força bruta, e ameaça aos pedestres, ciclistas e demais motoristas...

Tem uma grande diferença entre desejar e precisar. A grande maioria dos donos desses carros apenas os desejou, mas realmente não precisam deles...

cRiPpLe_rOoStEr
22/03/2009, 22:47
JIPE: acabamento rústico, CHASSI reforçado (monobloco em jipe é heresia), motor longitudinal, tração 4x4 part-time (traseira e 4x4), reduzida (pela lei brasileira só é jipe se tiver 4x4 com reduzida ou 1ª marcha crawler como no marruá), carroceria quadradona, robusta e fácil de consertar, capô que proporcione fácil acesso aos componentes do motor e periféricos, ângulos de ataque, saída e inclinação lateral amplos, capacidade de transpor trechos alagados...

SUV: não precisa ser tão quadradão, nem ser 4x4 ou ter ângulos tão ousados... mas tem que ter motor longitudinal e tração traseira ou 4x4, e mais estabilidade e conforto no asfalto...

CROSSOVER: basicamente um SUV com estrutura monobloco, pode ter até motor longitudinal e tração dianteira... a propósito: palio adventure, crossfox e outros modelos que conservam o desenho de um modelo que não é off-road não são crossover... ecosport pode até ser considerado crossover, pq até parece SUV, feito nas coxas mas parece...

cRiPpLe_rOoStEr
22/03/2009, 22:49
agora para complicar de vez: o kubelwagen é crossover ou buggy?

lpfm
22/03/2009, 23:12
meu conceito:
jipe: veiculo com reduzida , pneus para lama e que enfrenta qq tipo de terreno;
SUV: veiculo com reduzida, pneus street e q enfrenta qq tipo de terreno, mas pelo custo do brinquedo nao da coragem de por para ralar!:mrgreen:
crossover: SUV wannabe!!:twisted::twisted:
abs,
lp

folgado
22/03/2009, 23:24
meu conceito:
jipe: veiculo com reduzida , pneus para lama e que enfrenta qq tipo de terreno;
SUV: veiculo com reduzida, pneus street e q enfrenta qq tipo de terreno, mas pelo custo do brinquedo nao da coragem de por para ralar!:mrgreen:
crossover: SUV wannabe!!:twisted::twisted:
abs,
lp

Mas qual SUV tem reduzida?

cRiPpLe_rOoStEr
22/03/2009, 23:29
Mas qual SUV tem reduzida?

até a porsche cayenne tem reduzida... tb tem range rover, toyota landcruiser 200 e outros... no caso da cayenne, esse sim é um que dá pena de botar na lama, mesmo o transsyberia...

folgado
22/03/2009, 23:30
Bom, então só o fato de ter reduzida não dá para diferenciar jipe de SUV...

cRiPpLe_rOoStEr
22/03/2009, 23:33
Bom, então só o fato de ter reduzida não dá para diferenciar jipe de SUV...

nem f*dendo... até algumas subaru impreza wagon antigas têm reduzida, e não chegam nem a ser crossover...

folgado
22/03/2009, 23:36
Já sei o critério para diferenciação:
Se o dono não tiver dó de colocar na lama, nem de riscar a pintura: é jipe.
Se ficar com viadagem: é SUV

cRiPpLe_rOoStEr
22/03/2009, 23:43
hummer h2 e h3, será que são jipe ou suv? como basicamente compartilham os chassis com suvs, podem até serem considerados suv, mas devido a calibragens diferentes de suspensão e bons ângulos e capacidade de transpor alagamentos possam ser considerados jipe... mas o acabamento sofisticado é coisa de suv...

lpfm
22/03/2009, 23:45
.... E pior, podem reparar, normalmente quando se vê um trambolho de duas toneladas, gastador de gasolina desses nas ruas, tem apenas uma pessoa dentro.

Ocupa um putza espaço nas ruas, só pro cara dizer "Olha o tamanho do meu carro"...

Acho que não tem nada a ver com inveja, e sim com bom senso. Eu normalmente uso a bike como transporte no dia a dia, teria plena condição de andar com um carro mais top se quisesse, mais sei que não é necessário. De bike eu chego em casa na metade do tempo que levaria se eu fosse em um " Suv" de luxo... Esses aliás que devido ao seu tamanho se impõe pela força no trânsito... E estamos precisando de educação, respeito e cortesia no trânsito, não de força bruta, e ameaça aos pedestres, ciclistas e demais motoristas...

Tem uma grande diferença entre desejar e precisar. A grande maioria dos donos desses carros apenas os desejou, mas realmente não precisam deles...

beto, em suas palavras, desculpe a sinceridade, nao vejo nada de bom senso,o que vejo eh muito preconceito pois:
1- qq carro nas ruas tem 1 pessoa, seja do tipo A ate o Z
2- quem tem SUV cara, nao fica colocando o carro na frente p/ tomar batida ,muito pelo contrario, geralmente tiram o carro da frente;quem faz isso eh onibus e caminhao;
3- 2ton muitos carros pesam, gasolina gastam, porem diesel mal regulado gera poluicao bem mais;
4- parabens por trabalhar de bike, seu trabalho permite que vc chegue suado, ou molhado se chover!!Vc eh um privilegiado, a maioria das pessoas nao pode se dar a tal luxo;
5- vc chega em casa mais rapido que qualquer carro devido ao transito, nao precisa ser umSUV necessariamente;
6- Geralmente esse pessoal que compra SUV viaja com a familia bastante, vc simplismente nao ve isso pois nao anda de bike nas etradas.
8-concordo qto ao q diz sobre o transito mas isso serve para todos, motos, bike carros e pedestres, pois:
-pedestres atravessam aonde querem, meio da quadra, nao utilizam passarelas em -avenidas etc..
-motos e bikes: sao os herois romanticos pois fazem barbaries nas ruas desafiando os carros que sao seus desafetos, so que nessa guerra so um lado perde!O que tem o parachoque de carne macia!! Alem disso, usam a calcada como via alternativa tb!:evil:
-carros, SUVs, Jipes, Buggys, etccc; qq um que fica 3hs para voltar para casa no transito fica violento ao volante, independente do carro
7-desejar e precisar? vc precisa da sua bike? nao poderia ir a pe?:mrgreen::mrgreen:

abs,
lp

folgado
22/03/2009, 23:47
Aqui perto de casa tem um Hummer. É coisa de outro mundo.Nunca vi nada parecido.

Aí entra em cena meu critério de diferenciação. Enquanto não colocar na lama é SUV, depois vira jipe.

cRiPpLe_rOoStEr
22/03/2009, 23:49
Aqui perto de casa tem um Hummer. É coisa de outro mundo.Nunca vi nada parecido.

Aí entra em cena meu critério de diferenciação. Enquanto não colocar na lama é SUV, depois vira jipe.

mas esse é h1, h2 ou h3? aqui em porto anda cheio de h3, alguns até com rodão e pneus de perfil baixo... eu acho isso um sacrilégio pq para mim hummer é jipe... eu sou louco para ter um e pegar umas trilhas... s´onão gosto que não tem mais a diesel além do h1...

lpfm
22/03/2009, 23:51
Aqui perto de casa tem um Hummer. É coisa de outro mundo.Nunca vi nada parecido.

Aí entra em cena meu critério de diferenciação. Enquanto não colocar na lama é SUV, depois vira jipe.

Eh isso ai. Coragem de colocar um mercedes G55 AMG no barro e erosao so a fabrica!!!:mrgreen::mrgreen:

cRiPpLe_rOoStEr
23/03/2009, 00:02
Eh isso ai. Coragem de colocar um mercedes G55 AMG no barro e erosao so a fabrica!!!:mrgreen::mrgreen:

eu tb não colocaria um g55 amg na lama... se tivesse grana comprava um g400cdi...:mrgreen::mrgreen::mrgreen::dance:

lpfm
23/03/2009, 00:07
eu tb não colocaria um g55 amg na lama... se tivesse grana comprava um g400cdi...:mrgreen::mrgreen::mrgreen::dance:

que tb nao ia ver lama!!!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

lpfm
23/03/2009, 00:10
Folgado,
E o jeep q nao ve lama? eh SUV???:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

folgado
23/03/2009, 00:11
Folgado,
E o jipe q nao ve lama? eh SUV???:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Bom, a rigor sim...

Já vi fotos no fórum de CJ5 rebaixado, uma heresia...

cRiPpLe_rOoStEr
23/03/2009, 00:13
que tb nao ia ver lama!!!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

vai pensando...

folgado
23/03/2009, 00:14
E isso aqui, o que é?

http://carsale.uol.com.br/hotsite/tuning/fotos/materia7_abertura.jpg

cRiPpLe_rOoStEr
23/03/2009, 00:16
E isso aqui, o que é?

http://carsale.uol.com.br/hotsite/tuning/fotos/materia7_abertura.jpg

falta de surra...

cRiPpLe_rOoStEr
23/03/2009, 00:22
gurgel é suv ou crossover? como são 4x2 não são jipe...

lpfm
23/03/2009, 13:34
E isso aqui, o que é?

http://carsale.uol.com.br/hotsite/tuning/fotos/materia7_abertura.jpg
Deus do ceu! Tem gente que se supera!!

cRiPpLe_rOoStEr
23/03/2009, 13:39
Deus do ceu! Tem gente que se supera!!

quem faz isso não é gente...

fabiano carraro
24/03/2009, 11:24
E isso aqui, o que é?

http://carsale.uol.com.br/hotsite/tuning/fotos/materia7_abertura.jpg



sei nao vai que de repente sai uns dentes mostruosos de dentro dos pneus e a suspa do cara é um mega hidraulico só esperando pra desarmar e jogar o bichano a "2 metros" do chao......:pensativo:

aq em curitiba tem um loko que colocou a carroceria do cj-5 em cima de um chassis e mecanica inteira de um dodge charger,pneu trazeiro de aviao e pintou tudo de amarelo canario ,o legal foi a estrutura do santo antonio igual aos CLK,ACHEI no minimo um brinquedao......que o cara usa e abusa em dias de sol ou seja aproveita os "recursos" que o carro lhe ofereçe:dance:...

agora SUV é um carro que as montadoras empurraram no povao tosco com a ideia de esportividade e aventura só que só vendem pra quem nao tem a "coragem" de ver uma gota de suor escorrer com medo de ter um infarte ,por isto eles vem inclusive com ar condicionado ultra mega power....

o cara que compra uma nave destas é o que sae da sua mega mansao com o ar condicionado ligado entra num terno ultra fino se dirige ao seu mega empreendimento financeiro,com ar condicionado até no carpe,olha pela janela do mega empreendimento e diz ufa estou a salvo da "plebeuzada"

no sabadao acorda poe seu tenis branco pega seu taco de golfe e se dirige ao seu clube preferido......

..........SÓ QUE NO MEIO DO CAMINHO PARA AO LADO DO MEU CARRO ENTUPIDO DE BARRO ,COM AR CONDICIONADO NATURAL PELOS RASGOS NA LATARIA ,

E ME VE COM A CARA INTEIRA SUJA DE GRAXA DE POIS DE TER PASSADO A MADRUGA ARRUMANDO A JOÇA DO VAZAMENTO DO ROLAMENTO DO SCAP

SE ASSUSTA COM OS PNEUZAO QUERENDO ARRANCAR OS ESPELHOS DELE

E MORRE D EINVEJA DE EU TAR COM UMA "PUSTA GOSTOSA" DO MEU LADO OLHANDO PRA DENTRO DO CARRO DELE E ME DIZENDO ,"POXA ESTE CARA FOI MEU EX-NAMORADO "DEIXEI DELE POR QUE ELE ERA MUITO FRESCO E NAO ME SOCAVA COM FORÇA".........:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een::mrgreen:
RESUMINDO CARRO DE RICO TOSCO E FROUXO !!!!!!!!!:odedo:

cRiPpLe_rOoStEr
24/03/2009, 11:28
aq em curitiba tem um loko que colocou a carroceria do cj-5 em cima de um chassis e mecanica inteira de um dodge charger,pneu trazeiro de aviao e pintou tudo de amarelo canario ,o legal foi a estrutura do santo antonio igual aos CLK,ACHEI no minimo um brinquedao......que o cara usa e abusa em dias de sol ou seja aproveita os "recursos" que o carro lhe ofereçe:dance:...

esse "cabrito" deve ser suv... mais sport que utility, obviamente, e para isso contribui o v8 do charger...

lpfm
24/03/2009, 14:45
.........E MORRE D EINVEJA DE EU TAR COM UMA "PUSTA GOSTOSA" DO MEU LADO OLHANDO PRA DENTRO DO CARRO DELE E ME DIZENDO ,"POXA ESTE CARA FOI MEU EX-NAMORADO "DEIXEI DELE POR QUE ELE ERA MUITO FRESCO E NAO ME SOCAVA COM FORÇA".........:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een::mrgreen:

Carraro! excelente post!!!!Alegrou essa terça chata que ta aqui!!!!
Que bom que eh o sonho do homem que mantem sua saude mental!!!!!!!!!!!!:mrgreen::mrgreen:
abs!
lp

fabiano carraro
29/03/2009, 00:42
hahahahahhahaha ......pela saude mental eu nao sou parametro a ninguem ,hahahah mas tambem gosto de descer ao litoral com um SUV..............

..........SUVio do vento na janela do meu carro a 200 por hora.....:mrgreen:

zoei com o post mas se eu estivesse com dinheiro sobrando compraria uma destas pick-ups novas da sangyong/mercedes:shock:esta com a frente bem loka que saiu este ano ,com os farois baixos e uma grade em forma de bico "TRACTION" se nao me engano tem uma aq do lado da oficina com aros 20 que ficou muito linda !!!!!!!!!!e a PUSTA GOSTOSA da minha vizinha que se mudou no sobradinho ao lado ,este mes sae com ela toda hora ......

safada sae sempre depois das 14:00 fica fora em media 2 horas e ja volta segue assim até as 22:00 .......hum é puta........:roll:

acho que vou la perguntar pra ela oque é SUV??????ALGUEM AI TA AFIM DE VIR JUNTO,SABER OQUE É SUV :rolleyes:

cRiPpLe_rOoStEr
29/03/2009, 00:52
hahahahahhahaha ......pela saude mental eu nao sou parametro a ninguem ,hahahah mas tambem gosto de descer ao litoral com um SUV..............

..........SUVio do vento na janela do meu carro a 200 por hora.....:mrgreen:

ir pro litoral na colômbia tem justamente a conotação de MORRER... mas mais especificamente em casos de assassinato...

cRiPpLe_rOoStEr
29/03/2009, 00:54
hummer pokemon...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=163619&stc=1&d=1238298857

ZCC
29/03/2009, 22:25
E isso aqui, o que é?

http://carsale.uol.com.br/hotsite/tuning/fotos/materia7_abertura.jpg

OMG! Crucifiquem o dono desse carro! :evil:


gurgel é suv ou crossover? como são 4x2 não são jipe...

Depende do Gurgel, o Carajás foi feito pra ser um SUV, já os da série X foram concebidos como jipes

cRiPpLe_rOoStEr
29/03/2009, 22:37
Depende do Gurgel, o Carajás foi feito pra ser um SUV, já os da série X foram concebidos como jipes

o x15 poderia ser considerado uma minivan... o xavante/x12/tocantins me deixa em dúvida pq, assim como o kubelwagen, usava basicamente a mecânica do fusca, apesar de ser montado em monobloco próprio... o kubelwagen eu classificaria como crossover, apesar das aptidões ao off-road serem mto superiores à maioria dos atuais representantes do segmento...

LUIZ LHAO
30/10/2011, 10:37
a renault lançou duster. qual é a classificação dele?. é mais um " ecoesport ou um suv de verdade?

Viejofeo
13/11/2015, 21:44
E o lendário UNIMOG. Onde se enquadra?

Claudio_Koseki
21/11/2015, 14:08
E o lendário UNIMOG. Onde se enquadra?

Sempre achei que o Unimog fosse um caminhão mesmo.

cemecor
13/12/2015, 17:29
Já tive duas Defender 110, uma explorer, duas S10 e duas cherokees. Atualmente tenho uma Cherokee. Fiz várias expedições pela América do Sul, todas a bordo de Defender. Hoje também me desloco para o trabalho de bicicleta, tenho uma Cherokee para viagens em asfalto com trechos ocasionais em terra. Jipe é para trilha. Defender é para expedição. SUV é para viagens tranquilas, com muito luxo, conforto e desempenho. Cada um deles com seu propósito.

Alysson Souza Aguiar
13/12/2015, 18:21
Eu tenho um jipe que adoro muito, ele mudou a vida da minha família. Ele serve para expedições, trilhas, dia-a-dia etc, o Pequeno Notável Surfista Prateado, Jimny 4All, pequeno de tamanho mas um monstro em eficiência. Fiz 18.500 km com ele pela América do Sul (Peru, Chile, Paraguai, Argentina, Equador e Brasil) indo de Rio Grande-RS até a linha do Equador levando minha família (Mulher, filha e Mãe), o bichinho é arteiro e gosta de uma bela aventura, como diz um ditado popular gaudério: "Ele não se entrega para os Homi de jeito nenhum". Abração e ótima semana.
518468518469 518470518471518472518473518474518475518476518477

cemecor
18/12/2015, 08:17
Alysson, muito valente este Jimny... mas vc não levou a sogra e a princesa nestas expedições, senão a bagagem iria aonde?... rsrsrs

SUPER 4X4
10/08/2016, 10:28
Teu critério "ter reduzida ou não" acho que não foi convincente! rsrs

Pois a SW4, a Rexton e outras caminhonetas têm reduzida. E a gente sabe que elas não são "jipes".

Segundo a Wikipedia:


Bom, então já sabemos que SW4, CR-V, Rexton e outras caminhonetas são SUVs.

Agora quanto à Ecosport?

Pois ela não é construida a partir do chassis de uma caminhoneta. Então o que seria ela?! Dando uma pesquisada achei várias definições, mas nada que realmente fosse 100%. SUV(mas e o chassis de caminhoneta?), pseudo-utilitário(acho que é a mais adequada) e carro de passeio(até pode ser, mas ela é maior que os outros carros de passeio e tem algumas características offroad, mesmo que só pra enfeite).

Bom quanto ao que é jipe, segue a minha definição:

- Aerodinâmica zero, de preferência o mais parecido possível com um tijolo!
- De preferência o mais curto possível, mas com algumas excessões vide CJ6 ou Defender 110.
- Normalmente estrutura bem reforçada, para aguentar o serviço pesado e as trilhas.
- Ângulos de ataque, saída e demais muito melhores do que de caminhonetas ou carros.
- Lindo pro dono(por mais que esteja em fim de carreira) e feio pra quem não tem.
- Quanto mais sujo melhor.

Esqueci uma ou outra coisa, mas não dá nada.

Abraço!

kkkkkkkk melhor resposta parabens...

topper
02/12/2021, 10:25
Tópico antigo, mas apenas para curiosidade...

Conforme a Portaria 21/2016 do Denatran abaixo os itens que definem um JIPE

I - Caixa de mudança múltipla e redutor;
II - Tração nas quatro rodas;
III - Guincho ou local apropriado para recebê-lo;
IV Complementarmente, devem satisfazer ao menos cinco dos seis itens a seguir:

a) Altura livre do solo mínima sob o eixo dianteiro de 180mm;
b) Altura livre do solo mínima sob o eixo traseiro de 180mm;
c) Altura livre do solo mínima entre os eixos de 200 mm;
d) Ângulo de ataque mínimo de 25º;
e) Ângulo de saída mínimo de 20º;
f) Ângulo de rampa mínimo de 20º.

Glaicon
03/12/2021, 06:23
Tópico antigo, mas apenas para curiosidade...

Conforme a Portaria 21/2016 do Denatran abaixo os itens que definem um JIPE

I - Caixa de mudança múltipla e redutor;
II - Tração nas quatro rodas;
III - Guincho ou local apropriado para recebê-lo;
IV Complementarmente, devem satisfazer ao menos cinco dos seis itens a seguir:

a) Altura livre do solo mínima sob o eixo dianteiro de 180mm;
b) Altura livre do solo mínima sob o eixo traseiro de 180mm;
c) Altura livre do solo mínima entre os eixos de 200 mm;
d) Ângulo de ataque mínimo de 25º;
e) Ângulo de saída mínimo de 20º;
f) Ângulo de rampa mínimo de 20º.

Tenho a Pajero Full.
Não tem o suporte para guincho.
No restante dos requisitos, cumpre com a regra.
No documento aparece como jipe.:concordo:
.
577804

lordsoth
30/12/2023, 17:27
Tem gente que fala que jipe, além das características básicas, não pode ter tecido por dentro.
Deve permitir passar uma VAP na parte interna e ir embora com o carro limpo.
Tem muito veículo que antes era considerado jipe (no conceito, não no doc) e que sua versão atual, mesmo sendo 4x4 integral ter reduzida e todos os demais recursos, possui tanta eletrônica que você aperta o botão e, na teoria, ele te tira do atoleiro.
Isso é jipe? As opiniões divergem. Tem jipeiro raiz que aprova as evoluções. Tem jipeiro mais jovem que bate o pé e diz e não.
Eu, como opinião, tendo 4x4 (não awd), reduzia (com CT - não reduzida fake) e as características básicas para se praticar um offroad top (aquela que desperta a adrenalina) é um jipe.
A questão de ser chassi ou monobloco traz bastante controvérsia.
Mas tem muito monobloco que tem uma estrutura pra lá de reforçada. Tem vídos no YouTube que testam a torção dos mesmos em condições extremas. Fazem frente a chassi. Mas aí são veículos diferenciados. Tem dois fora de linha no Brasil: TR4 e GV3. Renegade e Compass, como exemplo, dependo do X, não fecham a porta se abertas.