PDA

Ver Versão Completa : Escolha de moderadores.



Luis Assis
09/06/2003, 00:18
PessoALL, Nosso fórum esta crescendo bastante ( agradeço a todos o apoio e o carinho), o número de mensagens postadas vem crescendo a cada dia, e eu não tenho conhecimento técnico e nem tempo para coordenar todos os assuntos. Mediante isso, e antes que o caos se estabeleça, venho propor aos senhores usuários a abertura do fórum para que haja moderadores. Para quem não sabe, moderadores são como Xerifes, que possuem poderes especiais sobre as mensagens postadas, e que trabalham a fim de organizar o fórum. Gostaria de colocar em pauta a discussão de como seriam escolhidos estes moderadores: indicação, eleições, aclamação, número de mensagens postadas? A escolha correta dos moderadores é muito importante, pois eles serão peças chave para o caminhar e bom desenvolvimento de nosso fórum. O Moderador, deverá ter um bom conhecimento técnico, deve ser imparcial em relação aos assuntos, deve possuir um tempo para se dedicar ao Fórum e assim como eu não vai ganhar um tusta por isso!!! :D :D
Aguardo vossas opiniões.
[]'s
Gustavo

Eduardo Chaves
09/06/2003, 15:30
Gustavo,

Também sou a favor das eleições, e acho que não deve se levar em conta a quantidade de mensagens enviadas, visto que, são somadas desde as mensagens com conteúdo técnico e simplesmente o diálogo entre amigos também...
O que é muito importante, como vc disse, é que a pessoa tenha conhecimento técnico e disponibilidade...

[]'s esperando os santinhos e as urnas... :lol: :lol: :lol:

Markito Amato
09/06/2003, 21:57
Grande Gustavo, beleza?!

Assim como o Chaves, também sou a favor da eleição! Para tanto, acho que seria legal que os interessados em ajudar se apresentassem. Assim, ficaria mais fácil para você listar os que vão para o tronco! :shock: :D

A propósito, se precisar de ajuda nessa faina, pode me incluir nessa lista de sacrifício! :D :D :D

Abração,

Giovani
10/06/2003, 02:01
:D Grande Gustavo!

:D Tá querendo pôr ordem é?? Já vi em outro site, uma espécie de "Manual" do novo usuário, onde tem várias advertências, quanto à utilização do fórum... Poderíamos ter algo assim, enviado para o e-mail dos novos usuários e também para os antigos, quando for criado. :wink:
Tem alguma coisa lá no menu "Dúvidas", mas acho que ninguém anda por lá...
Sei que vc anda ocupado, portanto pode contar comigo! Quanto à imparcialidade, alguns companheiros já sabem que sou muito parcial, em determinados assuntos... :lol: :lol: Mas se quiserem, vou pro tronco (oops)... :lol: De qualquer forma, estou aqui todos os dias e vou continuar dando minhas contribuições e balões... :D
:D Concordo com a idéia de eleições, espere surgir uns candiatos e faça uma eleição... :wink: Pelo número de mensagens, realmente não iria funcionar...
:D Estive lendo sobre os Moderadores lá no "Dúvidas" e achei interessante o fato da "divisão" de tarefas, tipo um Moderador cuida de alguns tópicos, dividindo a tarefa com outros, de acordo com a área que tem mais conhecimento... Isso facilitaria para todos... :wink:
:idea: Talvez seria interessante colocar, junto aos nomes, uma área de atuação para cada um... Sei lá, qual é a idéia? Quantos Moderadores?

Eduardo Souza
11/06/2003, 01:46
Grande Gustavo, Todo Poderoso All!

Buenas... Sou pela democracia, tbm!
Diretas já!!! pam pam pam
Diretas já!!! :lol:

Já coloquei essas idéias no tópico Suzuki, mas acho que vale a pena repetir.
Durante a era mesozóica da internet, nos antigos BBS (Bulletin Board System) dos EUA e aqui do Brasil (ex: Mandic BBS), os diversos tópicos eram monitorados e organizados por Moderadores.
Os tópicos mais acessados (devido ao número de arquivos e msgs) eram moderados por 2 pessoas, que dividiam as tarefas. Também haviam áreas para mensagens mais pessoais e coisas do gênero.
Haviam eleições de ano em ano ou seis em seis meses. Nos sites dos EUA as eleições eram levadas muito a sério: havia a maior propaganda eleitoral, debates entre os concorrentes, etc.
Lógico que a gente não precisa repetir o mesmo processo aqui, mas quando um BBS contava com mais de 5000 usuários cadastrados e 200 e muitas conexões simultâneas (no caso do Mandic), ficava realmente divertido!
Nos BBS dos EUA que eu acessei, para ter o direito ao voto o usuário tinha que se inscrever nos tópicos. Ele podia se inscrever em quantos quisesse, mas tinha que manter uma certa frequência neles. E não podia se inscrever durante o período eleitoral, pra não configurar fraude. Isso não o impedia de acessar todos os tópicos, mas só podia votar nos que estivesse inscrito.
O processo era muito bem organizado e funcionava.

Eu fui Moderador da área de Música de um desses BBS.
Minhas funções eram:
• Tinha que abrir cada arquivo .zip postado e ouvir todos os Midis, Mods (não é Modess :)) e Áudios (diversos formatos);
• Tinha que catalogar esses arquivos e ver se não havia pirataria;
• Tinha que limpar qualquer arquivo .zip que não pertencesse ao tópico ou que fosse considerado ilegal;
• Tinha que apagar as msgs consideradas ofensivas e alertar (ou até bloquear em reincidência) os usuários que as tivessem escrito;
• As vezes tinha de resolver conflitos entre os usuários do tópico;
• E - por fim: organizar encontros entre esses usuários (se quisessem).

Bom... Acho que não preciso dizer que acabei parando por absoluta falta de tempo. Mas fui um bom moderador por uns 4 meses. :wink:
Esse trabalho todo consumia muito tempo - tipo umas 3 horas por dia. Se bem que a época era de conexão por IP discado de 4800 BPS... :D Idade da Pedra!!! :lol:

Mas acho que a gente pode aproveitar da experiência dos antigos BBS e organizar muito bem as áreas por aqui.

Eu também não sou imparcial porém - como a grande maioria aqui dentro - tento ser justo! :) E nada que uma semana no tronco à base de chicote e abstinência sexual não resolva!!! :lol:

Se precisarem de mim, estou à disposição.
Inclusive - se o Giovani se predispor a escrever o documento aos recém-chegados, eu posso formatar aqui - colocar uns gráficos e coisas do gênero - e postar em PDF e DOC. Creio que são formatos que todos os usuários daqui podem ler.

Fica um grande abraço a todos, e gostei pacas da iniciativa,

Eduardo Souza

11/06/2003, 07:19
Sugestão:

Os candidatos a moderadores (que tem disponibilidade) contatariam você, dizendo a área que tem o maior conhecimento/interesse em moderar.

Depois, para cada área que tivesse mais de um candidato, podia se fazer uma votação no forum para escolher qual candidato seria mais adequado para aquela área.

E a área Geral, que é a mais postada, poderia ter dois moderadoras.

É mais ou menos assim que funciona no Forum da Era dos Aquários, um dos maiores foruns que eu já vi, e que funciona direitinho (http://www.aquahobby.com/brboard.html).

Abraços!

Giovani
12/06/2003, 01:54
Inclusive - se o Giovani se predispor a escrever o documento aos recém-chegados, eu posso formatar aqui - colocar uns gráficos e coisas do gênero - e postar em PDF e DOC. Creio que são formatos que todos os usuários daqui podem ler.

:D Grande Eduardo!

:D Tá cada vez melhor "nosso" site... :D Beleza, vou "bolar" algo, até fim de semana te mando, com cópia para o grande Administrador Gustavo! :wink:

Eduardo Souza
12/06/2003, 02:03
Grande brother Giovani! :D


Tá cada vez melhor "nosso" site... :D Beleza, vou "bolar" algo, até fim de semana te mando, com cópia para o grande Administrador Gustavo!

É nosso site sim!!! E o Luis que nem tente argumentar!!! AHAHAHAHAHAHAHAHAHAH :lol:
Beleza, gaudério! Assim que estiver pronto, é só me mandar que eu faço o PDF aqui. Vou tentar fazer um manual legal, no mesmo formato geral (cores, diagramação, etc) do site!
Inclusive - se você for o moderador e quiser colocar todos os documentos daqui em PDF, tô nessa! :wink:

Grandes []'s


Eduardo

Luis Assis
15/06/2003, 20:49
Grande brother Giovani! :D
É nosso site sim!!! E o Luis que nem tente argumentar!!!

Quem sou eu para descordar... :D Alem do mais, o site só existe por que todos contribuem para que ele exista... Escrevendo mensagem respondendo perguntas etc etc...

[]'s orgulhosos de pai :D :D
Gustavo

fugger
15/06/2003, 22:38
:D Grande Gustavo


:D Já que é pra dar sugestões aí vai mais uma:
IMHO que a classificação dos participantes do fórum seja mudada pois esta muda conforme o numero de mensagens enviadas e este numero (de cada classificação) esta muito baixo (eu acho). Assim algumas pessoas que a pouco tempo participam do forúm já estão classificadas como Expert ou Master, por exemplo, e nem sempre escrevendo coisas muito coerentes. Para valorizar os mais experientes e participativos acho que o numero de mensagens enviadas para mudar de cada classificação deveria aumentar.

Aproveitando, outra idéia é separar os assuntos por conjuntos tipo, Motor, Caixa, Diferenciais, fraios, etc. ficaria meis fácil de procurar do que olhando mensagem por mensagem.


[]'s na ativa novamente

Luis Assis
15/06/2003, 22:47
:D Grande Gustavo
IMHO que a classificação dos participantes do fórum seja mudada pois esta muda conforme o numero de mensagens enviadas e este numero (de cada classificação) esta muito baixo (eu acho). Assim algumas pessoas que a pouco tempo participam do forúm já estão classificadas como Expert ou Master, por exemplo, e nem sempre escrevendo coisas muito coerentes. Para valorizar os mais experientes e participativos acho que o numero de mensagens enviadas para mudar de cada classificação deveria aumentar.


Ja estou mudando, concordo com voce...
Eu nao havia feito isso ainda por achei que os usuários poderiam achar ruim de ter seus titulos rebaixados, mas acho que todo mundo vai compreender a situação...
[]'s
Gustavo

walter.andreis
15/06/2003, 22:55
ALL / Gustavo....

Podem contar comigo pra que for necessário...
Já que fico quase 24hrs/dia online no Fórum (O GIOVANI FICA UMAS 40hrs/dia :D )...

[]´s

Sergio Antunes
17/06/2003, 16:02
Se eu puder ajudar em alguma coisa também podem contar comigo.
Entro aqui varias vezes pôr dia.
Quanto a classificação dos usuários, eu tenho duas coisas a dizer:
A primeira é que eu também concordo com o novo critério.
A segunda e para o Lassis comunicar isso aos mais distraídos, pois eu mesmo já ia fazer uma reclamação pois pensei que alguém tinha surrupiado uma estrelinha minha depois da ultima vez que estive aqui. ( bem não deixa de ser verdade :lol: :lol: )
Abraços.

Sérgio Antunes.

Luis Assis
17/06/2003, 19:46
Sérgio,
Acontece que não tem outra maneira automatica de se fazer esta classificação... Na verdade o Expert, Master ou Mirim, não é no assunto Off-Road, como pode parecer a primeira vista e sim em participação do Fórum.
Uma classificação que sirva para medir o conhecimento que cada um tem em relação ao mundo 4x4, seria sem dúvida muito complexa de se fazer e mesmo assim eu duvido que alguem saberia tanto, que não pudesse aprender nada com a opinião de outros...
Quanto ao anuncio, nas novas potuações, estou fazendo-a agora, no devida área.
[]'s
Gustavo

monge
18/06/2003, 00:32
Bom gente, o que posso dizer? Contem comigo. :D :D

Também acesso muito o forum, aliás, sempre deixo ele aberto no meu browser, o tempo que estou on-line, estou aqui no forum.

Sou canditado a ser moderador também. Passo muito tempo na net, e aqui confesso ser o local que mais fico.

Quanto a rebaixar as estrelinhas por mim tudo bem, não estou aqui por estrelinhas e sim para aprender, ensinar, duvidar e expor minha opnião.

Precisando de mim é só dizer.

[]'s solidários

Eugênio

Eduardo Souza
18/06/2003, 02:16
Grande Eugênio,


Bom gente, o que posso dizer? Contem comigo...
Sou canditado a ser moderador também. Passo muito tempo na net, e aqui confesso ser o local que mais fico.

Legal ver a sua mobilização e a de todos.
Eu as vezes dou uma sumida devido a viagens (trabalho), mas sempre ajudo em tudo o que posso.
Já fui moderador de um BBS... Aprendi que - depois que essa primeira leva de material estiver organizada e "limpa" (todas as msgs e arquivos já postados, etc etc etc), o trabalho fica muito mais leve e fácil... é só dar manutenção.


Quanto a rebaixar as estrelinhas por mim tudo bem, não estou aqui por estrelinhas e sim para aprender, ensinar, duvidar e expor minha opinião.

Concordo contigo.
Estrelas são pras constelações, pros Generais ou pra Hollywood. :)
Minha presença aqui é para o aprendizado, pra fazer boas amizades e trocar conhecimentos e experiências. E isso eu tenho conseguido!

Se quiserem tirar ou vender as minhas estrelas, por mim tbm é tudo bem! :D :D :D

[]'s

Eduardo

Sergio Antunes
18/06/2003, 14:09
Sérgio,
Acontece que não tem outra maneira automatica de se fazer esta classificação... Na verdade o Expert, Master ou Mirim, não é no assunto Off-Road, como pode parecer a primeira vista e sim em participação do Fórum.
Uma classificação que sirva para medir o conhecimento que cada um tem em relação ao mundo 4x4, seria sem dúvida muito complexa de se fazer e mesmo assim eu duvido que alguem saberia tanto, que não pudesse aprender nada com a opinião de outros...
Quanto ao anuncio, nas novas potuações, estou fazendo-a agora, no devida área.
[]'s
Gustavo

Olá, Lassis.

Fica tranqüilo; eu disse que concordo plenamente com o novo critério.
Eu só não podia perder a chance de fazer a brincadeira.
O importante é que o salário continuou o mesmo. :lol: :lol: :lol:
Abraços.

Sergio.

Luis Assis
18/06/2003, 19:39
PessoALL,

Eu penso que num grupo, uma eleição nem sempre é o ideal, pois ela provoca disputa, concorrência entre partes, e a parte que não é a ganhadora sempre acaba ficando contraria a vencedora. Mas como os eleitos, não terão mérito nenhum e sim muito trabalho :-) vamos a ela...

Estou encerrando as inscrições para candidatos a moderadores na segunda feira. Estou pensando em de inicio termos dois moderadores, e ir aumentando o número assim que necessário. Outra coisa, é que o mandato seria de 6 meses, com direito a re-eleição.
Se entendi bem, aqui estão os candidatos que se mostraram interessados no cargo, segundo as mensagens anteriores ou trocadas em PVT:

- Du
- Eduardo Souza
- Giovani
- Monge
- Sergio Antunes
- Walter Andreis

Caso algum destes usuários não estejam de acordo em participar da eleição, ou algum outro usuário queira fazer parte da eleição, favor avisar até segunda feira 12:00, quando será publicada por mim, o Tópico de votação Final.

Regras da votação:
- Serão aceitos votos de segunda 12:00 até domingo 22:00
- Vence os dois primeiros candidatos mais votados, caso haja desistencia de um deles, será eleito o próximo e assim por diante.
- Usuários que se registrarem ao fórum somente para votar, e não tiver obvia participação no fórum, serão deletados e seus votos cancelados.

Bem acho que é isso...

[]'s me sentindo juiz eleitoral :D
Gustavo

monge
19/06/2003, 01:33
Fala Luis... :)

Estou firme e forte com vc... o que precisar de mim... estou a disposição.

[]'s prestativos...

eugênio

Giovani
19/06/2003, 02:30
Mas como os eleitos, não terão mérito nenhum e sim muito trabalho :-) vamos a ela...

Santa Rosa, 19 de Junho de 2003.

V.Exª Luís Gustavo Z. de Assis
Juíz da 1ª Zona Eleitoral do Fórum 4x4 Brasil.

Sinto-me honrado, com tão ilustre trabalho à ser desenvolvido para o bem de nossos companheiros, visitantes e futuros integrantes, desse inexorável fórum.

Se for eleito, enveredar-me-ei até as entranhas das altercações aqui expostas. E, com isso, contribuirei para o progresso do Fórum 4x4 Brasil, bem como nobilitar toda a classe Jeepeira.

No aguardo das eleições, apresento a Vossa Excelência minhas atenciosas saudações.


Giovani Donini
Jeepeiro

du
19/06/2003, 08:46
Pessoal,

Estou dentro. Tudo que contrubuir para a manutenção e progresso do 4x4Brasil, assim como manter a alta qualidade e companheirismo , vale a pena.

Contem comigo.

Abraços Du.

walter.andreis
20/06/2003, 01:39
Em QAP xirá...
Votado ou não votado, meu breve conhecimento estará sempre a disposição de todos daqui.... :lol:

[]´s