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Ver Versão Completa : Selo do motor vazando - Super Aquecimento



ac_surf
18/08/2008, 10:56
Ola pessoal,

Tenho um Willy 56, com motor ohc 4.3 e gnv.

O problema é que nessa última semana ele começou a esquentar demais, o termômetro mecânico (mercúrio) da competition chegou a marcar quase 100° :shock:!!! Antes disso, em uso urbano ele mal chegava aos 90° e agora quase nunca ta abaixo. Com o carro parado e sem acelerar ele chegou rapidamente aos 90°.....

Testei o radiador e parece que esta tudo em ordem. Não há vazamentos nas mangueiras, o radiador não está furado e após trocar sua água completamente pude constatar que não está entupido, pois a água fluiu normalmente.

As mangueiras tinham uma pressão aparentemente normal, não estavam muito rígidas então não sei se pode ser a bomba d’água. O meca disse que não era a bomba, mas vai saber...

Acho que não tem válvula termoestática, não soube constatar.

Ao limpar o radiador, percebi que havia um pequeno vazamento por um dos selos do motor mas esse vazamento é pouco. O meca disse que trocando o selo o problema do aquecimento seria resolvido, mas não consigo entender o pq disso. Mesmo com esse vazamento ainda há água suficiente passando pelo motor indo para o radiador e voltando para o motor, então não consigo entender como um pouquinho de água possa fazer tanta diferença.:pensativo:

A grande pergunta é: será que só essa troca pode consertar o problema de super –aquecimento? Será que não pode ser a bomba d’água? Como testar a bomba d’água?

Não estou tão convencido que somente esse pequeno vazamento do selo pode ser a resposta pra tudo.

Obrigado pela ajuda

Alexandre

Elmer_Jeep
18/08/2008, 11:49
O motor OHC é 2.3 ...


O problema é quando vc está rodando e a pressão de água aumenta, daí o pequeno vazamento do selo se transforma em um chafariz...

Recomendo utilizar os produtos pra limpeza de radiador, certamente vai soltar muita ferrugem que deve estar nas paredes das galerias e vai passar pela bomba dágua, os selos vão corroer de vez daí já substitui todos inclusive a bomba dágua.

[]'s

ac_surf
18/08/2008, 13:05
Isso o motor é 2.3...

Mas, vc acha que esse vazamento pode ser o problema do aquecimento do motor? :pensativo:

Outra coisa, ouvi dizer que os produtos de limpeza podem corroer demais o radiador (por sere antigo) e causar furos e danos graves, procede essa informação?

Quais produtos são recomendados para essa limpeza?

Valeu

Elmer_Jeep
18/08/2008, 14:52
Recomendo o bardhal rad clean, coloca dois frascos, roda uma semana depois retira tudo e faz a lavagem do sistema.

Até onde sei não causam danos ao radiador por mais antigo que seja, se tiver algum furo obstruido por sujeira essa sujeira vai sair e vai dar vazamento, mas tem muito profissional aí especialista em conserto de radiador.

[]'s

ac_surf
19/08/2008, 01:23
Mais alguém pode ajudar?

leopoldo
19/08/2008, 07:15
motor não superaquece da noite para o dia sem uma causa raíz.

travamento de termostática é uma suspeita.

bomba não deve ser.

selos .. quando um corroe, todos estão para abrir o bico. Cuide de verificar troca e a localização de TODOS, pois por exemplo no BF, tem um desgranhento que fica atrás do bloco ... bem escondido. E não confunda selo de galeria com tampão de eixo comando de válvula.


Outra possibilidade é radiador entupido;

e a última, a possibilidade da mangueira inferior estar enganando(fechando) em funcionamento.


Se vc quer testar a bomba: com o motor frio, solte a mangueira superior junto ao radiador e vire ela para o lado afrouxando a abraçadeira no cabeçote. Liga o motor e acelera ...... vai esguixar água. Mas não deve ser a bomba;

ac_surf
19/08/2008, 08:12
motor não superaquece da noite para o dia sem uma causa raíz.

concordo plenamente!!


travamento de termostática é uma suspeita.

meu jeep é 56 com motor ohc 2.3 gasolina e gnv, mas como faço pra saber se tem a válvula termostática??


bomba não deve ser.

até agora tinha sido uma das possíveis causas


E não confunda selo de galeria com tampão de eixo comando de válvula

estou falando dos selos que ficam atrás do coletor


Outra possibilidade é radiador entupido;

quando troquei a água do radiador ela fluiu muito bem, então não parecia tar entupido


e a última, a possibilidade da mangueira inferior estar enganando(fechando) em funcionamento

não entendi.....

RBM
19/08/2008, 10:01
Da uma olhada boa no radiador
Tive um problema parecido com o seu, a temperatura começou a subir muito até os 100º na estrada e na cidade ficava na boa, tbm achei que era bomba. Fiz aquela limpeza no posto, com maquina, saiu muita sujeira, parecia que o fluxo de agua tava normal, continuou nos 100º.
Mandei varetar o radiador, estava um lixo, nunca mais esquentou...
Começa a arrumar pelo radiador é o mais barato ...e ai vai para o resto do sisterma...

ac_surf
21/08/2008, 08:35
mandei varetar o radiador, espero que o problema se resolva

vamos ver no que vai dar.......:pensativo:

ac_surf
21/08/2008, 13:34
resultado:

após varetar o radiador, o problema continua :evil:

o cara que fez a limpeza falou que o radiador não tava mto sujo
a bomba d' água tá funcionando corretamente
e agora?? o que pode ser??

ainda não resolvi o problema do selo do motor, mas ainda tenho dúvidas se isso é o suficiente para superaquecer o motor (lembrando que o vazamento não é tão grande assim)

preciso de ajuda!!

Elmer_Jeep
21/08/2008, 14:51
a essa altura do campeonato ja deve estar com a junta do cabeçote queimada e vazando compressão pras camaras de água e isso está fazendo aquecer, ja tive um problema assim no motor do meu ex cj5

[]'s

ac_surf
21/08/2008, 15:32
a essa altura do campeonato ja deve estar com a junta do cabeçote queimada e vazando compressão pras camaras de água e isso está fazendo aquecer, ja tive um problema assim no motor do meu ex cj5

[]'s

é apesar de eu não saber mto de mecânica, faz sentido
mas o único jeito de se certificar disso é desmontando o motor,né?! ou teria outro jeito mais econômico??
quero evitar gastar $$ sem necessidade

leopoldo
21/08/2008, 18:51
Pela suspeita do ELMER, teste:

com o jeep numa garagem plana e iluminada, encha o radiador até a boca e deixe aberto.

liga o motor e deixe em marcha lenta até esquentar. Não fique acelerando. deixe na lenta.

olhe no bocal do radiador e veja se a água borbulha, fervendo com violencia ou é jogada para fora como se fosse chafariz;

o normal é transbodar e quando o motor esquenta, começar a esfumaçar a água do bocal.


DEPOIS, quando o motor esfriar, tem um teste de compressão e vazamento de cilindro que vc pode fazer se tiver o ferramental adequado.

Freyhey
25/09/2008, 01:28
amigao, creio nesta altura do cmapeonato ter jah trocado a valvula termostatica, limpado o radiador, misturado o liquido anti arrefecimento, comprado novo selo pro motor, nova bomba d´agua e outras coisas mais, no entanto nao deve ter se lembrado de um pequeno item de valor muito mais baixo que todos os procedimentos realizados ateh agora....eh a tampa do reservatorio de agua...o velho bujaozinho que a gente sempre verifica nos postos...
tem um testador para verificar se esta tampa esta vazando ou nao...eh facil...

com o carro frio, retire- a e plugue, ou melhor, rosqueie-a no testador. feito isso bombe ateh 1Kg/cm²...seu bom funcionamento indica um valor fixo de pressao entre 0,5 a 1,0 Kg/cm²... caso ela esteja com defeito o indicador de pressao do testador decairá gradualmente ateh zero...

essa peça costuma ser trocada a cada 30mil km..ou 2 anos...provavelmente ela deve ser desde quando comprou o seu carro.....

troque ela..paralela nao passa de 12reias...uma original , acho dificil de encontrar, deve sair por uns 50reias.....

o mau funcionamento da mesma faz com que a pressao do sistema hidraulico, responsavel pelo arrefecimento, caia e isso joga a temperatura do motor lah pra cima...como havia dito anteriormente, seu termometro chega a 90% na pista....

com o procedimento...ele nao deve passa dos 70%..acho que eh uma temperatura boa para o melhor rendimento do seu combustivel...

feito isso... com o capô ainda aberto , mantenha em marcha lenta ateh o momento em que a ventoinha ligar...ao ligar verifique o termometro...e me responda em qual quarto percentil estava o indicador de temperatura, ok?...qualquer coisa contacte-me...sou estudante das maiores maquinas automobilisticas do mundo...henzo ferrari, porche carrera,caddilac escalade, e to querendo ser medico...tratar da maior e melhor bomba jah inventada, o coraçao...nao que o motor nao seja o coraçao dos carros, claro que eh...mas os cardios tem que dar manutençao nele ainda em funcionamento e com perigo de se queimarem ou ateh mesmo queimar o paciente..:mrgreen:heheh:mrgreen:...abraços..

Elmer_Jeep
25/09/2008, 10:05
Freyhey,

muito boa sua contribuição mas lembre-se que estamos falando de um motor antigo cujo veículo não dispõe de todos os componentes que vc mencionou na mensagem...

RBM
26/09/2008, 10:24
Não pode ser só o fato do motor estar trabalhando com GNV?
Instalei o kit no meu Palio e o motor sempre trabalhava mais quente, coisa normal no GNV,
1 - o BF trabalha dos 80º à 90º certo?
2 - então no GNV não pode chegar aos 100º?

plnx
26/09/2008, 22:37
Não pode ser só o fato do motor estar trabalhando com GNV?
Instalei o kit no meu Palio e o motor sempre trabalhava mais quente, coisa normal no GNV,
1 - o BF trabalha dos 80º à 90º certo?
2 - então no GNV não pode chegar aos 100º?

o motor em questão é um OHC 2.3 e não BF

coloma
26/10/2008, 07:07
troquei os selos do meu BF de 6 cilindros por inox pois os antigos eram de ferro e estavam muito corroidos mas na ultima sexta feira um deles resolveu estourar.O fato do material ser diferente a temperatura pode dilatar o selo inox com a pressao do motor????? e olhe que usamos aradilte e durepox.O selo ficou com uma pequena folga .Sera que se eu mandar fazer outro com a bitola maior acontecera outra vez?

leopoldo
26/10/2008, 08:54
Coloma:

Estourou ou escapou ?

Se tem folga ele escapa. Não é a araldite e durepoxi que segura. Se vc montou um selo menor e colou, errou ao montar, e é por isoo que ele pulou.

O selo do BF é fabricado na forma de calota e quando vc bate nele ... no centro ... ele expande e trava na posição. Olha o original e copia em inox. Não vai escapar,

Lucas Nassif
26/10/2008, 13:34
O BF161 do meu jeep também está bem esquentadinho. Já varetamos o radiador, testamos a bomba, etc etc etc e nada de anormal. Ontem na trilha, com a temperatura ambiente por volta dos 35°c, o motor chegou nos 115 - 120 °C.

Sugestoes? :pensativo:

coloma
26/10/2008, 17:23
quando retirei os velhos selos corroidos pareciam uma moeda mas comprei agora um ORIGINAL e vi que realmente deu diferença nos mm ou seja o que coloquei 34 e o original em forma de calota 35 amanha devo mandar o torneiro caprichar .Valeu a ajuda galera .Uma outra coisa mandei envaretar o meu radiador mas ja furou sera a pressao do motor BF que nao suportou .

Elmer_Jeep
27/10/2008, 19:14
Não fui eu quem dei a dica anterior, mas no seu lugar eu mandaria fazer os selos em alumínio, com parede de 6mm e pede pro torneiro lixar e medir o alojamento, daí faz o selo com no máximo 0,20mm de interferência, na hora de instalar usa cola de juntas que é bem mais barato e eficiente que o araldite para este caso.

[]'s