Ver Versão Completa : Selo do motor vazando - Super Aquecimento
Ola pessoal,
Tenho um Willy 56, com motor ohc 4.3 e gnv.
O problema é que nessa última semana ele começou a esquentar demais, o termômetro mecânico (mercúrio) da competition chegou a marcar quase 100° :shock:!!! Antes disso, em uso urbano ele mal chegava aos 90° e agora quase nunca ta abaixo. Com o carro parado e sem acelerar ele chegou rapidamente aos 90°.....
Testei o radiador e parece que esta tudo em ordem. Não há vazamentos nas mangueiras, o radiador não está furado e após trocar sua água completamente pude constatar que não está entupido, pois a água fluiu normalmente.
As mangueiras tinham uma pressão aparentemente normal, não estavam muito rígidas então não sei se pode ser a bomba d’água. O meca disse que não era a bomba, mas vai saber...
Acho que não tem válvula termoestática, não soube constatar.
Ao limpar o radiador, percebi que havia um pequeno vazamento por um dos selos do motor mas esse vazamento é pouco. O meca disse que trocando o selo o problema do aquecimento seria resolvido, mas não consigo entender o pq disso. Mesmo com esse vazamento ainda há água suficiente passando pelo motor indo para o radiador e voltando para o motor, então não consigo entender como um pouquinho de água possa fazer tanta diferença.:pensativo:
A grande pergunta é: será que só essa troca pode consertar o problema de super –aquecimento? Será que não pode ser a bomba d’água? Como testar a bomba d’água?
Não estou tão convencido que somente esse pequeno vazamento do selo pode ser a resposta pra tudo.
Obrigado pela ajuda
Alexandre
Elmer_Jeep
18/08/2008, 11:49
O motor OHC é 2.3 ...
O problema é quando vc está rodando e a pressão de água aumenta, daí o pequeno vazamento do selo se transforma em um chafariz...
Recomendo utilizar os produtos pra limpeza de radiador, certamente vai soltar muita ferrugem que deve estar nas paredes das galerias e vai passar pela bomba dágua, os selos vão corroer de vez daí já substitui todos inclusive a bomba dágua.
[]'s
Isso o motor é 2.3...
Mas, vc acha que esse vazamento pode ser o problema do aquecimento do motor? :pensativo:
Outra coisa, ouvi dizer que os produtos de limpeza podem corroer demais o radiador (por sere antigo) e causar furos e danos graves, procede essa informação?
Quais produtos são recomendados para essa limpeza?
Valeu
Elmer_Jeep
18/08/2008, 14:52
Recomendo o bardhal rad clean, coloca dois frascos, roda uma semana depois retira tudo e faz a lavagem do sistema.
Até onde sei não causam danos ao radiador por mais antigo que seja, se tiver algum furo obstruido por sujeira essa sujeira vai sair e vai dar vazamento, mas tem muito profissional aí especialista em conserto de radiador.
[]'s
leopoldo
19/08/2008, 07:15
motor não superaquece da noite para o dia sem uma causa raíz.
travamento de termostática é uma suspeita.
bomba não deve ser.
selos .. quando um corroe, todos estão para abrir o bico. Cuide de verificar troca e a localização de TODOS, pois por exemplo no BF, tem um desgranhento que fica atrás do bloco ... bem escondido. E não confunda selo de galeria com tampão de eixo comando de válvula.
Outra possibilidade é radiador entupido;
e a última, a possibilidade da mangueira inferior estar enganando(fechando) em funcionamento.
Se vc quer testar a bomba: com o motor frio, solte a mangueira superior junto ao radiador e vire ela para o lado afrouxando a abraçadeira no cabeçote. Liga o motor e acelera ...... vai esguixar água. Mas não deve ser a bomba;
motor não superaquece da noite para o dia sem uma causa raíz.
concordo plenamente!!
travamento de termostática é uma suspeita.
meu jeep é 56 com motor ohc 2.3 gasolina e gnv, mas como faço pra saber se tem a válvula termostática??
bomba não deve ser.
até agora tinha sido uma das possíveis causas
E não confunda selo de galeria com tampão de eixo comando de válvula
estou falando dos selos que ficam atrás do coletor
Outra possibilidade é radiador entupido;
quando troquei a água do radiador ela fluiu muito bem, então não parecia tar entupido
e a última, a possibilidade da mangueira inferior estar enganando(fechando) em funcionamento
não entendi.....
Da uma olhada boa no radiador
Tive um problema parecido com o seu, a temperatura começou a subir muito até os 100º na estrada e na cidade ficava na boa, tbm achei que era bomba. Fiz aquela limpeza no posto, com maquina, saiu muita sujeira, parecia que o fluxo de agua tava normal, continuou nos 100º.
Mandei varetar o radiador, estava um lixo, nunca mais esquentou...
Começa a arrumar pelo radiador é o mais barato ...e ai vai para o resto do sisterma...
mandei varetar o radiador, espero que o problema se resolva
vamos ver no que vai dar.......:pensativo:
resultado:
após varetar o radiador, o problema continua :evil:
o cara que fez a limpeza falou que o radiador não tava mto sujo
a bomba d' água tá funcionando corretamente
e agora?? o que pode ser??
ainda não resolvi o problema do selo do motor, mas ainda tenho dúvidas se isso é o suficiente para superaquecer o motor (lembrando que o vazamento não é tão grande assim)
preciso de ajuda!!
Elmer_Jeep
21/08/2008, 14:51
a essa altura do campeonato ja deve estar com a junta do cabeçote queimada e vazando compressão pras camaras de água e isso está fazendo aquecer, ja tive um problema assim no motor do meu ex cj5
[]'s
a essa altura do campeonato ja deve estar com a junta do cabeçote queimada e vazando compressão pras camaras de água e isso está fazendo aquecer, ja tive um problema assim no motor do meu ex cj5
[]'s
é apesar de eu não saber mto de mecânica, faz sentido
mas o único jeito de se certificar disso é desmontando o motor,né?! ou teria outro jeito mais econômico??
quero evitar gastar $$ sem necessidade
leopoldo
21/08/2008, 18:51
Pela suspeita do ELMER, teste:
com o jeep numa garagem plana e iluminada, encha o radiador até a boca e deixe aberto.
liga o motor e deixe em marcha lenta até esquentar. Não fique acelerando. deixe na lenta.
olhe no bocal do radiador e veja se a água borbulha, fervendo com violencia ou é jogada para fora como se fosse chafariz;
o normal é transbodar e quando o motor esquenta, começar a esfumaçar a água do bocal.
DEPOIS, quando o motor esfriar, tem um teste de compressão e vazamento de cilindro que vc pode fazer se tiver o ferramental adequado.
amigao, creio nesta altura do cmapeonato ter jah trocado a valvula termostatica, limpado o radiador, misturado o liquido anti arrefecimento, comprado novo selo pro motor, nova bomba d´agua e outras coisas mais, no entanto nao deve ter se lembrado de um pequeno item de valor muito mais baixo que todos os procedimentos realizados ateh agora....eh a tampa do reservatorio de agua...o velho bujaozinho que a gente sempre verifica nos postos...
tem um testador para verificar se esta tampa esta vazando ou nao...eh facil...
com o carro frio, retire- a e plugue, ou melhor, rosqueie-a no testador. feito isso bombe ateh 1Kg/cm²...seu bom funcionamento indica um valor fixo de pressao entre 0,5 a 1,0 Kg/cm²... caso ela esteja com defeito o indicador de pressao do testador decairá gradualmente ateh zero...
essa peça costuma ser trocada a cada 30mil km..ou 2 anos...provavelmente ela deve ser desde quando comprou o seu carro.....
troque ela..paralela nao passa de 12reias...uma original , acho dificil de encontrar, deve sair por uns 50reias.....
o mau funcionamento da mesma faz com que a pressao do sistema hidraulico, responsavel pelo arrefecimento, caia e isso joga a temperatura do motor lah pra cima...como havia dito anteriormente, seu termometro chega a 90% na pista....
com o procedimento...ele nao deve passa dos 70%..acho que eh uma temperatura boa para o melhor rendimento do seu combustivel...
feito isso... com o capô ainda aberto , mantenha em marcha lenta ateh o momento em que a ventoinha ligar...ao ligar verifique o termometro...e me responda em qual quarto percentil estava o indicador de temperatura, ok?...qualquer coisa contacte-me...sou estudante das maiores maquinas automobilisticas do mundo...henzo ferrari, porche carrera,caddilac escalade, e to querendo ser medico...tratar da maior e melhor bomba jah inventada, o coraçao...nao que o motor nao seja o coraçao dos carros, claro que eh...mas os cardios tem que dar manutençao nele ainda em funcionamento e com perigo de se queimarem ou ateh mesmo queimar o paciente..:mrgreen:heheh:mrgreen:...abraços..
Elmer_Jeep
25/09/2008, 10:05
Freyhey,
muito boa sua contribuição mas lembre-se que estamos falando de um motor antigo cujo veículo não dispõe de todos os componentes que vc mencionou na mensagem...
Não pode ser só o fato do motor estar trabalhando com GNV?
Instalei o kit no meu Palio e o motor sempre trabalhava mais quente, coisa normal no GNV,
1 - o BF trabalha dos 80º à 90º certo?
2 - então no GNV não pode chegar aos 100º?
Não pode ser só o fato do motor estar trabalhando com GNV?
Instalei o kit no meu Palio e o motor sempre trabalhava mais quente, coisa normal no GNV,
1 - o BF trabalha dos 80º à 90º certo?
2 - então no GNV não pode chegar aos 100º?
o motor em questão é um OHC 2.3 e não BF
troquei os selos do meu BF de 6 cilindros por inox pois os antigos eram de ferro e estavam muito corroidos mas na ultima sexta feira um deles resolveu estourar.O fato do material ser diferente a temperatura pode dilatar o selo inox com a pressao do motor????? e olhe que usamos aradilte e durepox.O selo ficou com uma pequena folga .Sera que se eu mandar fazer outro com a bitola maior acontecera outra vez?
leopoldo
26/10/2008, 08:54
Coloma:
Estourou ou escapou ?
Se tem folga ele escapa. Não é a araldite e durepoxi que segura. Se vc montou um selo menor e colou, errou ao montar, e é por isoo que ele pulou.
O selo do BF é fabricado na forma de calota e quando vc bate nele ... no centro ... ele expande e trava na posição. Olha o original e copia em inox. Não vai escapar,
Lucas Nassif
26/10/2008, 13:34
O BF161 do meu jeep também está bem esquentadinho. Já varetamos o radiador, testamos a bomba, etc etc etc e nada de anormal. Ontem na trilha, com a temperatura ambiente por volta dos 35°c, o motor chegou nos 115 - 120 °C.
Sugestoes? :pensativo:
quando retirei os velhos selos corroidos pareciam uma moeda mas comprei agora um ORIGINAL e vi que realmente deu diferença nos mm ou seja o que coloquei 34 e o original em forma de calota 35 amanha devo mandar o torneiro caprichar .Valeu a ajuda galera .Uma outra coisa mandei envaretar o meu radiador mas ja furou sera a pressao do motor BF que nao suportou .
Elmer_Jeep
27/10/2008, 19:14
Não fui eu quem dei a dica anterior, mas no seu lugar eu mandaria fazer os selos em alumínio, com parede de 6mm e pede pro torneiro lixar e medir o alojamento, daí faz o selo com no máximo 0,20mm de interferência, na hora de instalar usa cola de juntas que é bem mais barato e eficiente que o araldite para este caso.
[]'s
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