PDA

Ver Versão Completa : Marcha ré em motor de moto AGORA DÁ!!!



frankcoelho2000
17/08/2008, 23:09
Oi galera, sou novo no fórum, mas já vinha acompanhando os tópicos da galera e ví que todo mundo que monta kart cross ou qualquer coisa que tem motor de moto sofre com a mesma coisa: A maldita RÉ!

Bom foi pensando nisso que andei procurando em sites gringos para solucionar o problema.

Achei o seguinte:

Um motor LIFAN de 200cc com ré, é importado e custa lá fora aproximadamente 880 reais( sem imposto e frete).
É igual o motor de CG só que é 200cc e tem a ré pois a LIFAN é chinesa e fabrica esse motor para triciclos e o câmbio é manual, na maioria dos triciclos é automatico...o que fica ruim para kartcross.

Segue o link:

http://www.24moto.se/en/prod.asp?kid=kat-20061114110227

A segunda opção é um eixo( 230 dollares sem imposto e frete) que faz a inversão da engrenagem fazendo o eixo girar ao contrário do sentido da coroa, daí é necessário ter 2 alavancas de cambio 1 para as marchas normais e uma para selecionar FRENTE ou RÉ. Uma opção para não ficar com uma alavanca do lado da outra é usar aquele sistema de borboletas de kart que vc acha pronto em qualquer site de karts entre 90 e 120 reais.

Segue o link do eixo:

http://www.partsforscooters.com/Rear_drive_axle_atv

Se não for comprar a segunda opção as fotos dão uma idéia para de repente tentar copiar a idéia...problema é adivinhar como funciona dentro da caixa..hehe. Mas já é alguma coisa.


Tem também a opção de fazer um sistema igual os de mini-buggy porém mais reforçado, onde você colocando a alavanca na posição da ré uma polia encosta na outra e folga a correia de tração fazendo a inversão do sentido do kartcross, a única coisa é que vc teria que adaptar no lugar da catraca pequena que vai no motor da moto uma pequena polia, mas que não deve ser nada do outro mundo pra quem já tá adaptando tanta coisa. Daí para ficar melhor fica uma alavanca FRENTE/TRÁS e o sistema de borboleta do qual já tinha dito antes.


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-78754400-mini-buggy-winner-semi-novo-chassi-alongada-65hp-_JM

Ver a foto 3. (Caso a foto não esteja mais disponível é só ir em qualquer loja que vende mini buggy e ver como funciona fica mais fácil de entender.

Tem ainda a velha opção elétrica.
(Que não é tão boa, mas é um paleativo):

Motor de arranque ou motor de guincho ( mais usado nos EUA, mas que aqui deve ficar mais caro).

Espero ter ajudado! 8)

frankcoelho2000
19/08/2008, 20:05
Ninguém tem alguma idéia pra acrescentar???

Flávio Cadore
20/08/2008, 22:20
Frank, vc falou tudo e ainda provou....
Eu antes de fazer a minha pensei no assunto de botar uma ré...a minha já tem 10 anos de uso...olhei um motor de CB 400 e se não me "astrapalho" é possivel trocar a engrenagem "loca" da primeira marcha por uma menor com o mesmo tipo de engate, para a ré bastaria colocar uma terceira engrenagem para inverter a rotação( não sei se caberia).
Acabei colocando um motor de Agrale na minha...
10 anos depois, fiz uma caixa usando a primeira, a segunda e o ré de uma caixa de Passat, com a segunda eu tinha a mesma relação de marchas que eu usava, fiquei com mais uma reduzida e um ré...multiplicado por 6 marchas da moto = 18 marchas (6 pra frente, 6 reduzidas e 6 rés)...mas não cheguei a instalar e tinha até uma opção de uma saída para tração nas 4 hidráulica mas aí são outros $$$$$$$$$.

frankcoelho2000
22/08/2008, 17:48
É Flávio eu vi seu tópico sobre esse seu câmbio muito doido hehehe, vi as fotos mas não entendi nada...confesso...hehehe.
Bom, entendi o lance das engrenagens que vc falou, mas daí poderia ser que daria espaço para alguns tipos de motores e outros não...vou conversar com um amigo meu que mexe na minha FZR1000..ele manja muito de motos e adaptaçoes e tem um outro amigo meu aqui perto de casa que chama Arena...ele é bem conhecido nos foruns de motos...vem gente da casa do chapéu pra trazer motos pra ele, conheço ele a mais de 10 anos e já vi ele fazer coisas com motos que os engenheiros rasgariam o diploma. Ele faz triciclos, motos sob medida, alarga balanças, rodas, usina peças quando não tem nada no mercado pro que ele precisa...de repente...ele me diz se sua ideia funciona ou não e pq. Ou se ele me dá mais uma idéia. Eu reparei que no motor Lifan onde vai o cambio parece que ele tem um segundo compartimento logo acima que deve fazer essa função de inversão com uma 3 engrenagem...

Vamos tentar resolver isso..hehehe esse lance da ré parece novela Malhação........não acaba nunca.......hehehe.

Valeu Flávio.:concordo:

R.N.Lima
26/08/2008, 21:55
Eu fiz um projeto para ré em moto,principalmente para atender motos adaptadas para pessoas com deficiência fisica,este projeto não interfere no motor e nem no cubo, ele fica no meio entre o motor e o cubo uma caixinha intermediaria para inverter a rotação, este projeto vou ter relenbra-lo pois tive que mandar para o espaço os desenhos ja feitos em autocad, devido um problema no disco rigido do computador,aproveitei tambem e mandei o velho computador para o espaço(lata de lixo) comprei uma super maquina,breve e darei noticia sobre este assunto okokokok
ass-R.N.Lima- (orkut Raimundo N.Lima Paraopeba Minas Gerais) rrnnll@ig.com.br

frankcoelho2000
29/08/2008, 18:34
O cara, vê se vc consegue esse lance da caixinha auxiliar e tal, ia ajudar bastante...estava pensando tbm num sistema pivotante de engrenagens com 3 engrenagens quando a engrenagem ligada a coroa encostasse direto na do eixo daria ré e quando encostasse na outra engrenagem que por sua vez já fica encostada direto na engrenagem do eixo ai o carrinho andaria para frente. Vou deixar seu email guardado comigo caso arrume essa parada dá um toque pode ser uma opção para resolver o problema da galera que gostaria de por ré nos kart-cross.

Meu email é frank_coelho2000@hotmail.com

Valeu e fico no aguardo.

Flávio Cadore
01/09/2008, 18:35
Achei no meio das minhas fotos...

frankcoelho2000
02/09/2008, 20:13
Esse aí é aquele lance com o motor de arranque né? Daí usa como engrenagem o volante do motor.

cRiPpLe_rOoStEr
06/11/2008, 22:25
tem uns triciclos que usam uma caixa de reversão conectada onde ficaria a coroa na moto e com saída para um cardã...

em porto alegre tem uma loja que vende esse modelo http://www.fotolog.com/cripple_rooster/52146989

ale.sandro
19/04/2011, 21:09
Olá Pessoal,

Existe uma empresa no Paraná que chama-se ENGETEC. Eles fabricam barcos, Veleiros e até quadriciclos. Tive a oportunidade de dar uma volta em modelo nacional fabricado por esta empresa que tinha um motor de 250cc da Honda. Pelo que sei, eles desenvolveram um sistema de ré para colocar no quadriciclo que eles fabricam e vendem. Funciona mais ou menos assim:

- Primeiro, coloca-se o ponto morto
- Segundo, Puxa-se uma pequena alavanca no guidão ( me pareceu uma alavanca de marcha de caloi 10) Tinha conduite, cabo de aço etc...
- terceiro, engata-se a primeira marcha, daí o quadriciclo ia para trás.

Sei lá... não sei se ele vende um motor completo ou as peças para a Ré.

Abraços

Alê

vitorgirardi
24/04/2011, 12:19
quem for doido e querer testar :D tá ae

288003

os créditos não são meus ! apenas adaptei algumas coisas.

ale.sandro
06/11/2011, 13:48
Fabricantes nacionais possuem reversores pequenos e fáceis de adaptar, veja os links abaixo:

FRJ FABRICA DE REVERSORES JOINVILLE (http://frjreversoresjoinville.mercadoshops.com.br/reversor_1xJM)

Caixa Reversora at 6HP - Reversores e Embreagens - Balarini Motores - www.balarinimotores.com.br (http://www.balarinimotores.com.br/item/5582/caixa-reversora-ate-6hp/1383/reversores-e-embreagens/)

Mais alguém tem outras sugestões?

abraços

ademirjse
06/11/2011, 19:04
Acho que foi no tópico sobre construção de um quadriciclo que alguém deu a dica de substituir as engrenagens da primeira por um kit de corrente de comando, no motor da CG não tem espaço, em um motor maior deve ser possível.

D@niel
03/05/2013, 18:31
Fabricantes nacionais possuem reversores pequenos e fáceis de adaptar, veja os links abaixo:

FRJ FABRICA DE REVERSORES JOINVILLE (http://frjreversoresjoinville.mercadoshops.com.br/reversor_1xJM)

Caixa Reversora at 6HP - Reversores e Embreagens - Balarini Motores - www.balarinimotores.com.br (http://www.balarinimotores.com.br/item/5582/caixa-reversora-ate-6hp/1383/reversores-e-embreagens/)

Mais alguém tem outras sugestões?

abraços

To iniciando o meu projeto, mas já to me deparando com esta divida a respeito da ré e apos algumas pesquisas o mais viável que encontrei foram os reversores de embarcação, desses mesmos citados aí para motores até 6hp... espero que funcione!

D@niel
30/05/2013, 23:03
Frank, vc falou tudo e ainda provou....
Eu antes de fazer a minha pensei no assunto de botar uma ré...a minha já tem 10 anos de uso...olhei um motor de CB 400 e se não me "astrapalho" é possivel trocar a engrenagem "loca" da primeira marcha por uma menor com o mesmo tipo de engate, para a ré bastaria colocar uma terceira engrenagem para inverter a rotação( não sei se caberia).
Acabei colocando um motor de Agrale na minha...
10 anos depois, fiz uma caixa usando a primeira, a segunda e o ré de uma caixa de Passat, com a segunda eu tinha a mesma relação de marchas que eu usava, fiquei com mais uma reduzida e um ré...multiplicado por 6 marchas da moto = 18 marchas (6 pra frente, 6 reduzidas e 6 rés)...mas não cheguei a instalar e tinha até uma opção de uma saída para tração nas 4 hidráulica mas aí são outros $$$$$$$$$.

Aí Flávio, sei que já faz algum tempo mas posta aí o link desse teu tópico com essa caixa que vc fez com a ré.

obrigado.

j.kaua
23/04/2014, 10:45
Ai galera ta ai uma boa solução - Caixa Reversora De Marcha Re - R$ 469,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-550255040-caixa-reversora-de-marcha-re-_JM#questionText)

site da loja: Caixa reversora de marcha-re - Eixo Diferencial - Chassi (http://triciclocargo200.com.br/chassi/eixo-diferencial/caixa-reversora-de-marcha-re.html)


abraço a todos.

fabricio prazeres
22/05/2014, 15:52
show esta caixa

Flávio Cadore
22/05/2014, 19:11
Aí Flávio, sei que já faz algum tempo mas posta aí o link desse teu tópico com essa caixa que vc fez com a ré.

obrigado.

Daniel, já faz tempo mesmo e aquela caixa nem existe mais, desmanchei ela para usar o alumínio.
Terminei ela, deixei ela pronta mas não cheguei a instalar porque tinha que mudar muita coisa. Nem fotos eu tenho dela.

fabricio prazeres
06/06/2014, 16:53
tem a opcao que estao fazendo agora com caixa de gol e monza.

Irakita Borges
19/01/2019, 23:57
Achei no meio das minhas fotos...

Boa noite Flavio, muito interessante esse seu post de marcha a ré eletrico, teria mais fotos?

Flávio Cadore
20/01/2019, 21:24
Boa noite Flavio, muito interessante esse seu post de marcha a ré eletrico, teria mais fotos?

Irakitan, não tenho mais fotos mas isso ali é uma cremalheira de motor de arranque de carro automático preso direto no eixo e o motor de arranque correspondente.