PDA

Ver Versão Completa : DANA 18 não aguenta 6 cilindros ou V8 ?

leopoldo
14/08/2004, 15:25
Moçada,

Estive dando umas voltinhas no site da petersen's 4wd.

Sem querer, "nem polemizar com as cabeças feitas" dei de cara com essa reportagem sobre a transferência do jeep e acho que vale a pena ler. Só para registro !

http://4wheeloffroad.com/techarticles/21338/

zj318
15/08/2004, 04:11
Moçada,

Estive dando umas voltinhas no site da petersen's 4wd.

Sem querer, "nem polemizar com as cabeças feitas" dei de cara com essa reportagem sobre a transferência do jeep e acho que vale a pena ler. Só para registro !

http://4wheeloffroad.com/techarticles/21338/

Aí Leopoldo, sou assinante da revista e tenho a reportagem. é interessante notar que esta e outras fontes lá nos states consideram a dana 18 uma transferencia bastante resistente, inclusive para V8s moderadamente envenenados. Inclusive o autor da reportagem possui um 46 que foi projeto da revista em 2000 com motor V8 350 Chevrolet com 380HP, pneus 35" ... e uma dana 18! Claro saiu depois na revista que enquanto ele dava uma esbagaçada no bichinho ele quebrou a caixa , mas isso foi atribuído ao fato da mesma não ter sido revisada antes de ser instalada no jeep. então eles consertaram tudo, puseram de volta e está lá até hoje... Dito isso, por que as dana 18 são conhecidas por não aguentarem muito abuso aqui no Brasil, consideradas fracas mesmo para um Motor chevy 6cil.?Montagem errada? Qualidade inferior da fabricação nacional? Peças de reposição de má qualidade? Acho q é uma combinação de tudo isso...

p.peleje
16/08/2004, 09:54
Galera traduzi toscamente o texto pelo altavista para facilitar, respito que a tradução ficou tosca, mas dá pra entender:

Nós ouvimos dizer, "não constroem ' o em como se usaram a." Esta frase genérica pode também ser aplicada aos casos de transferência. Long ido são os dias de resistente, ferro-encaixotados, geardriven casos de transferência como o NP205, Rockwell, Dana 20, Dana 300, e o melhor exemplo de transferência sempre, o Dana Spicer 18. O Oh certo, lá é ' uns casos mais fortes do que os 18, mas nenhum ' caso tem tantas como características desejáveis da fora-estrada. Nós elogía o NP205 para ser bulletproof, mas seu peso extra é necessitado quando você está jogando somente seixos nele com seu estoque V-8, seis-cilindro, ou four-popper? É também demasiado grande usar-se em a maioria de aplicações do curto-short-wheelbase e tem uma baixo-escala measly de 1.96:1. Os 205 têm seu lugar nos fullsizes onde os 18 não têm provavelmente nenhum negócio por causa do corpulence de tais veículos. Aqueles que necessitam os 205 aceitam que a baixo-escala sae de algo ser desejado, ou eles adicionam um jogo do dobrador se houver bastante espaço. Interessante, as engrenagens nos 18 e os 205 são similares no tamanho, sugerindo na força do Spicer menor. As peças do aftermarket da configuração dos fabricantes para fazer pêsos leves gostam do NP231 e de outro mais como o Spicer adiantado, com artigos tais como deslocadores da gêmeo-vara, neutrals verdadeiros, jogos do tempo da parte, conversões 2-low, desliz-unem jogos do eliminador, e assim por diante. Toda a esta e mais é conseguida nos 18 sem comprar estas peças frequentemente caras. Vindo pensar dela, a mais melhor maneira fazer à fora-estrada 231 o poder pronto ser trocá-lo para fora para algum ferro real, o Spicer 18. Os 18 podem ser distante um grito de moderno mas tem suas vantagens. É servido perfeitamente em equipamentos do claro-peso (embora se pode encontrar em alguns caminhões e vagões maiores), e nós vimos versões dos 18 sobreviver em jipes do arrasto da areia 1,000hp. Para rastejar em torno dos cantos afiados, dois-roda-dirija a baixo-escala pode ser obtido simplesmente removendo uma pelota do bloqueio (nós mostraremos como). A maioria de 18s não veio com as gêmeo-varas da fábrica assim lá é nenhuma necessidade comprá-las separada como nos 300, ou sonho sobre eles se você tivesse um Dana 20, NP205 ou 231. Adicionar uma ultrapassagem aos seus 18 é um procedimento simples de Bolton, nenhuma troca tranny ou modificações do eixo motor necessários. A ultrapassagem gira eficazmente sua transmissão four-speed em uma oito-velocidade com uma ultrapassagem de 25 por cento. Também, se um P.T.O. são seus saco a seguir tentativa e posta em um NP231, Dana 300, ou 20. Boa sorte. Quando as unidades de P.T.O. para os 18 forem umas manufactured não mais longo, usado se pode ainda ser encontrado vagueando jardas destruindo. Procurando algo curar as vibrações e o emperramento que vêm de seu eixo motor traseiro? Olhe não mais mais. O Spicer 18 tem um garfo traseiro da saída 5 polegadas mais baixo do que algumas dos outros ' casos comuns. Os 18 são também mais curtos do que a maioria de casos de transferência, permitindo um eixo motor mais longo. Nenhuma necessidade para eixos caros do CV. Certas, ambas as saídas são ao lado do passageiro, mas esta é uma vantagem ao atravessar o material áspero. Um amigo diz-nos que, "sustento que justo as rochas sob o excitador assentam." Com ambos os diferenciais no lado direito do veículo, as rochas passam o snag livre na esquerda. Isso é muito mais fácil do que tentando evitar a rocha com o diff dianteiro somente para tê-lo smack seu diferencial traseiro centrado. Adicionalmente, se você usar seu jipe mais novo duramente então você estará substituindo os eixos de qualquer maneira. O poder também ele direita a primeira vez. Preocupado sobre a baixo-escala? Bem, os 18 têm um ponto baixo de 2.46. Isso é mais baixo do que o Dana 20 e perto dos 2.62 do Dana 300. Não compara completamente com os 2.72 dos 231, mas as engrenagens da baixo-escala de 4:1 estão disponíveis para os 18 em um preço muito mais barato do que um 4:1 planetário e o argumento dianteiro novo meio para os 231. Os 18 vieram em diversas versões. Se você estiver olhando para trocar um em então é importante saber o que você tem assim que você pode começar o direito reconstrói o jogo e os adaptadores. Os jipes adiantados (' 42-'45) usaram uma versão mais fraca dos 18. Teve um eixo do intermediário de ¾-polegada. Poucos dos internals são permutáveis com o outro 18s. Estes ' casos devem ser evitados a menos que você estiver unindo um projeto da restauração. O 1 1/8-inch eixo intermediário ' casos pode ser encontrado ' nos jipes 46-'53 e no algum Internationals. Não é a versão a mais forte mas é adequado para a maioria de aplicações. Tem uns 26-dentes, engrenagem da entrada da seis-ranhura. Pode ser convertido aos 29-dentes, versão 10-spline se as engrenagens acompanhando (entrada, intermediário, saída da baixo-escala, e elevado-escala output) forem usadas também. A versão de 1 ¼-polegada pode ser encontrada ' nos jipes 53-'79 e alguma scouts. Este ' caso tem uns 29-dentes, engrenagem da entrada da seis-ranhura. O 18s acoplou-se à transmissão T14 da fábrica tem uns 29-dentes, engrenagem da entrada 10-spline. A 1 ¼-polegada Spicer 18 é a mais desejável de um ponto de vista da força. Umas versões mais atrasadas deste caso têm um 4.00-inch encontrar o furo e um projeto mais resistente. Estas versões são permutáveis com Dana 20 carcaças. Todas as 18 peças aparafusarão no exemplo de Dana 20. Os internals de um 1 1/8-inch ' caso podem ser usados ' o caso no 1¼-inch à excecpção do eixo e dos rolamentos intermediários. os gearsets da Baixo-escala estão somente disponíveis para a versão do furo 4.00-inch dos 18. Se você tiver um Wrangler ou um CJ mais atrasado, o Spicer 18 pode ser a conversão perfeita. Adicione acima os preços de todas as peças que você necessitará fazer fora-estrada da caixa do seu jipe atual ' pronto. Você apenas pôde encontrar para fora que é mais menos caro e mais benéfico ditch esse material novo e o substituir com o velho. Estão aqui alguns subtítulos que puderam o balançar ao lado "direito". Nós jogamos também em uma reconstrucção para aqueles em-$$$-SABEMOS.

leopoldo
16/08/2004, 12:09
:shock: :!: Minha nossa :shock: :shock:

Tá bom, quer que eu traduza o texto?

era só para darem uma olhada !

deixa o Bill ver isso aqui !

p.peleje
16/08/2004, 12:49
Leopoldo,

My english is not very good. Por isso tive que traduzi rapidão nas coxa mesmo pra pelo menos entender do que se tratava.
Desculpa se ñ saiu as mil maravilhas, mas como sou brasileiro e minha língua nativa é a bela e rica Língua Portuguesa tive que fazer isso.

[]s

Peleje

Ian Moreira
27/08/2004, 18:36
Tudo bem Leopoldo :D

Chefe a caixa DANA 18, é a mesma caixa de transferência e de redução original dos Jeeps WILLYS/FORD?
Se for, não entendo como esse assunto não gerou nenhuma polêmica :shock:
Vai ver o pessoal tá cansado de tanto DILEMA :D

[]' Curiosos :mrgreen: ...

leopoldo
28/08/2004, 11:55
Sim é a mesma caixa.

só coloquei esse assunto aí para o pessoal ver que não tem dilema. Nem era para começar qualquer discussão. É simplesmente para registro.

elcio
30/08/2004, 12:23
eu tinha um V8 no jeep e nunca tratei o bicho com muita delicadeza.
a caixa de cambio - original - nao eh la essas coisas mas a transferencia, coisa de macho mesmo.
poderia ser um pouquinho mais curta. :?

[]´s

Marcelo
01/09/2004, 08:46
Leopoldo,

Na reportagem fala que a redução da Dana 18 é de 2,46:1, mas as reduzidas do jeep brasileiro acho que é 2,1:1. Será só essa diferença para as gringas? :roll: :roll:

[s] também curiosos,

Mauro B.
01/09/2004, 13:03
Marcelo, a tranferência "nacional" tbm tem redução de 2.46 : 1. Mesma coisa.... :wink:

http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/m122.gif

[]'s

Marcelo
01/09/2004, 13:34
Sorry... me enganei... :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:

[s] desculpados,

fabiano carraro
02/07/2009, 22:45
ola foristas estava mexendo hoje em uma t-case DANA 18 (reduzida original willis)e me perguntaram aonde é que esta peça é mais fraca?????

ou seja onde ela da mais problema QUANDO SE COLOCA MOTORZAO?

AFINAL DE CONTAS ONDE A DANA 18 QUEBRA E PORQUE?:pensativo:

QUEM JA TEVE CASOS DE QUEBRAS,NAO POR FALTA DE MANUTENÇAO MAS POR QUE ELA NAO AGUENTOU A PEGADA DO MOTORZAO MESMO??:mrgreen:

O QUE QUEBROU?????:shock:

GuTo_Cerulli
02/07/2009, 23:06
Fala Fabiano, beleza?

Minhas observações de quebras da D-18:
- carcaça ("torceu" e partiu no meio) - essa eu já vi duas, sendo uma delas com BF original.
- quebra por folga - falta de manutenção (ai é caso de dono "porco" mesmo)
- quebra por peças novas de má qualidade, pessoalmente prefiro as de ferro velho à muitas que são vendidas zero KM
- quebra por uso de ralação looooonga - a caixa só tomava trancos...

O principal: como todas as caixas tem seu limite, não é idestrutível, mas também não é feita de kriptonita.

[]'s

Zepi
03/07/2009, 10:12
X2!
Estava querendo abrir esse tópico!
Também queria saber o que fazer para reforçar esses pontos?
O Amigo Skull, me deu dicas ótimas para reforçar a D18.
Quero o máximo de opiniões que conseguir dos colegas do fórum!
Minhas pretenções com ela, inicialmente,seriam trocar as tampas por outras em chapa grossa, rolameto no eixo intermediário e etc.

Abraço

Elmer_Jeep
03/07/2009, 11:17
Unifiquei os topicos pois tem informações à respeito na pagina anterior.

fabiano carraro
03/07/2009, 12:00
opa valeu ai HELMER juro que "nao" procurei na pesquisa mesmo:mrgreen:

tava meio dormindo (alias como sempre:oops:)e postei de cara, sem ver oque ja tinha rolado.......prometo pesquisar mais da proxima :concordo:

bom pelo menos o assunto voltou a tona em uma epoca mais propicia, pois depois destes anos todos os motores e pneus cresceram um bocado.

ALGUEM PODERIA FAZER A GENTILESA PRO FORUM DE TRADUZIR DECENTEMENTE AQUELA ENCRENCA TODA LA ATRAZ???????

esperando mais opnioes sobre o assunto..........LEOPOLDO como se comportou sua t-case ate hoje, com seu motor v-8 e manutençoes em dia......

rubensx
03/07/2009, 14:42
o Marcel ainda fabrica o kit MKrawler pro dana 18?

acho que com essa redução o bixo fica ninja...

Nunca quebrei um dana 18, mas lembro que os suportes (alguns chama de orelha) quebra relativamente facil

internamente nada (motores originais)

Pedrão B.
03/07/2009, 15:44
Nunca quebrei um dana 18, mas lembro que os suportes (alguns chama de orelha) quebra relativamente facil

(motores originais)

A minha está com a orelha soldada:shock:

fabiano carraro
04/07/2009, 19:45
VIXIIIIII SERA QUE FOI O "MIKE TAISON "QUE MORDEU ELA PEDRAO:mrgreen:

POR QUE SERA QUE QUEBRARIA AI????:putz:

Denis Takashi
05/07/2009, 01:17

Bom, o que sempre me disseram/ eu vi ;

O "caboclo" encaixa o cambio após uma manutenção, mas não o "sobe" com a t case junto (pra ficar mais leve), aí vai acoplar a t case no lugar, só que para acoplar o rolamento do entalhado em seu alojamento, o nego "chega" a t case nos parafusos, forçando a carcaça e quebrando ....

Outro lugar que quebra é no 'focinho", onde vão as alavancas, mas acho que isso é mais por "porrada" na montagem das mesmas....Quanto á carcaça "rachar" no meio, já ouvi dizer que é cardã muito longo ou então em virtude da força axial produzida pelas engrenagens de dentes helicoidais, em geral porque o carro tem um motor forte, cambio reduzido e o piloto acha que reduzir é vergonhoso, sntão sobrecarrega o sistema.... mas estas em geral são suposições, não se aplicando à todos os casos...

Em geral, as que eu peguei moídas por aqui eram por pino chorão com rolamento de baixa qualidade, ou então por estarem muito "rodadas" mesmo (rodar com óleo contaminado e etc)

Abraços

Renato Fraga
05/07/2009, 11:57
Poxa,

Pra mim questionar a durabilidade dessa tcase com motores mais fortes é a mesma coisa que perguntar se entrar numa piscina vai se molhar !!!!!!!!!!

Não desmerecendo o relato ou o questionamento de ninguém, mas pelo menos na turma que eu integrava em Bauru, presenciei a quebra de inúmeras tcase originais com motores toyota hillux 3.0 diesel, powertech 4.1, vortech 4.3, e dodge V8 5.2, entre outros.

Só o Afonso colecionava quase uma dezena dessas tcases, hehehehehe!!!!!!!!!!!

Abraços a todos

Pedrão B.
05/07/2009, 16:36

Boa Fabiano...T-Case Holyfield!
Então eu já comprei ele assim...
[]'s

fabiano carraro
05/07/2009, 23:21
Poxa,

Pra mim questionar a durabilidade dessa tcase com motores mais fortes é a mesma coisa que perguntar se entrar numa piscina vai se molhar !!!!!!!!!!

Não desmerecendo o relato ou o questionamento de ninguém, mas pelo menos na turma que eu integrava em Bauru, presenciei a quebra de inúmeras tcase originais com motores toyota hillux 3.0 diesel, powertech 4.1, vortech 4.3, e dodge V8 5.2, entre outros.

Só o Afonso colecionava quase uma dezena dessas tcases, hehehehehe!!!!!!!!!!!

Abraços a todos

:dance:opa entao temos bastante informaçao de quebras e ai FRAGA onde elas quebraram e porque????????:pensativo:

sabem o que é vou abrir o jogo sobre este topico,preciso de muita informaçao tecnica pra.....

2 malucos aq em curitiba que possuem uma puta de uma estrutura em fundiçao, CNC,etc......

os caras ja fazem coisas (peças)pra preparaçao de motores e curtem jeep entao tao pensando em entrar com algumas novidades pro mundo offroad ,como a ENSIMEC faz

e uma das coisas que estao pesquisando é sobre a possibilidade em produzir uma T-CASE mais parrudinha um pouco visto que é uma peça em extinçao atualmente....uma especie de mistureba entre o que ja existe por ai e algo que nao exista ainda:pensativo:

um sistema de munhao aberto tipo os dana 44 gringos....

e mais algumas coisas como , kits de hi-steer e anti-warps,etc entre um sem numeros de flanges e capas secas pra powertrains de todos os tipos .......

na verdade mesmo ,sao só 2 irmaos que estao com a crise lá fora se vendo obrigados a olhar pro mercado interno e tentando achar algo pra fazer em um maquinario quase parando que ta começando a dar prejuizo:parede:

entao no meu ver é hora de aproveitarmos crises como estas pra ganhar espaço......e estreitarmos laços com uma industria que ainda nao abriu os olhos pro mercado gigantesco que esta se abrindo chamado "DESESTRESS SEMANAL A BASE DE LAMA MEDICINAL".vulgo OFFROAD mesmo:mrgreen:

Pois uma coisa eu digo pros meus clientes:

em epoca de crise ,INVISTAO EM SEUS JEEPS O DINHEIRO QUE GASTARIAM COM SEUS MEDICOS, POIS O DIAGNOSTICO SERA MELHOR E AINDA POR CIMA VÇS PODEM TER O RETORNO DO QUE FOI INVESTIDO SE PREÇISAREM!!!!!:lol:

AGORA JEEP NAO É POÇO DO DESEJO ONDE VÇ JOGA UMA MOEDINHA E ESPERA A FELICIDADE, ELES PEDEM "MUITAS MOEDINHAS",mas QUANDO ESTAS MOEDINHAS SAO BEM EMPREGADAS COM CERTESA ELAS LHE TRAZEM MUITAS FELICIDADES.:concordo:

entao fico aq pensando onde é que as DANAS 18 SAO FRACAS E PRECISAO DE MAIS REFORÇO ???????:pensativo:

rubensx
06/07/2009, 00:09
Fala carraro

uer um conselho pros caras?? se eles são bons e tem $$$ e tudop rpa criar coisas boas...

Entra no e-bay importa uma ATLAS e copia no CNC e etc...
Porque é a velha máxima, se vai copiar COPIA DIREITO E ALGO QUE PRESTE, não que a dana 18 não preste, mas em comparação as outras inúmeras opções, de NP, Borg e a Atlas... na boa

Quer uma idéia... Kits de redução (ou doubler) para t-case da ranger/troller, NP e até willys mesmo

MAs pesquisa bem a Atlas... olhá lá se o cara tiver um 5º eixo rotativo e pode fazer aluminio bilet ele "clona" aquilo fácil no Scanner 3D e faz a única alternativa NACIONAL pra uma T-case paruda só precisa definir os cambios que acoplarão e modificar flanges e furação

por fim consulte o Marcel da equipe minas ele tá na área e tem um panomaram melhor pra guiar os caras

abraços

PS - a dana 18 eu curto até hj ;-)

Renato Fraga
06/07/2009, 02:17
Bom Fabiano, o que te digo é que eu ví quebrando ou ví quebrado, hehehehehe

Como não fui eu que fiz o reparo não sei te dizer exatamente onde ocorreu o dano, em qual componente especificamente, mas tiveram pelo menos 2 delas que ví a caixa abrir que nem casca de ovo, literalmente derramando todo o "miolo" !!!!!!!!!!!

Abraços

leopoldo
06/07/2009, 18:50
Existem duas coisas diferentes aqui:

1- resistencia mecanica (depende dos materiais selecionados, espessuras)
2- durabilidade (fadiga, refrigeração, manutenção, lubrificação)

A DANA 18 até que resite bem. A minha nunca moeu. Nem quando eu tinha no meu CJ5 com V8, cambio 4m OHC, rel 4,89:1 e pneus militares 9.00x16. Cansei de empinar o jeep no sinal verde no cruzamento da rua tamois x washington luis .... cansei ... e a única coisa que moia mesmo era o cambio, ou as pontas flutuantes que na época eram soldadas.

Mas aquela orelha inferior da caixa ... esse é o ponto fraco. Se ela trincar, a caixa tende a repartir.

Zepi
07/07/2009, 08:01
Pois, é...se tivesse uma empresa que fabricasse as peças dana 18 com uma qualidade próxima da original, já seria bom!Mas, hoje, é bem mais confiável procurar uma usada em bom estado...
Abraço

Robertux
13/08/2009, 23:36
Pessoal, desculpem-me pela ignorância, mas quem fabricava o câmbio original dos CJ, 3 e 4 marchas? A t-case era Dana 18, o diferencial era Dana 44 e a caixa de câmbio? Era Dana também? que modelo? Só por curiosidade

acreinfo
23/09/2009, 00:49
.....

Entra no e-bay importa uma ATLAS e copia no CNC e etc...
Porque é a velha máxima, se vai copiar COPIA DIREITO E ALGO QUE PRESTE, não que a dana 18 não preste, mas em comparação as outras inúmeras opções, de NP, Borg e a Atlas... na boa

AMIGO, comprei uma T-CASE DANA 300, e pretendo adaptar em meu jipe CJ5. Ele estah com cambio clark 240V (5m) , motor MWM 229 4 cc, t-case da toyota band antiga (que apenas traca mas nao tem reducao).

Voce acha essa t-case , dana 300, boa ou recomenda eu colocar a t-case atual (moderna) da band que tambem tem reducao ?

Elmer_Jeep
23/09/2009, 09:25
Voce acha essa t-case , dana 300, boa ou recomenda eu colocar a t-case atual (moderna) da band que tambem tem reducao ?

Isso ai não presta não, :mrgreen: manda ela pra cá que eu tenho uma reduzida de band pra trocar com vc e tu nem precisa gastar com adaptação :concordo:

[]'s

Renato Romera
23/09/2009, 12:15
Minha Dana 18 devidamente revisada está aguentando bem 2mil km de ignorancia com o 4.9i.

Não sei até quando vai dura a felicidade :mrgreen::mrgreen:.

[]'s

fabiano caxias
23/09/2009, 13:17
Pois, é...se tivesse uma empresa que fabricasse as peças dana 18 com uma qualidade próxima da original, já seria bom!Mas, hoje, é bem mais confiável procurar uma usada em bom estado...
Abraço

a fabricante de guinchos ''corpas'' faz as engrenagens da reduzida willys mais grossas
tenho em meu jipe ,tem f75 com 4.9 com 35 recapado e tal,e o pessoal usa em jeep cross tambem.
nunca ouvi um relato de quebra dessas engrenagens,quem quebra alguma original aqui geralmente poe as do jaime corpas ,pois ja era as quebras

tcase willys
33'' recapados

Zepi
23/09/2009, 13:20
Como sefaz para entrar em contanto com essa indústria?

Abraço

fabiano caxias
23/09/2009, 13:28
54-99725349 (JAIME)

ele tem um jipe tambem com 4.9 e tem suas engrenagens obvio hehe
quanto ao kit dele pode confiar pois a corpas é enorme e nao vive disso,ele fez por gostar da naba assim como faz os guinchos mecanicos ,entalhado p adptaçoes e tal.ate fiz um entalhado de cx c10 p tcase s10 p jeepcross com ele .
nao sei se eles tem sait mas deve ter.sempre ligo direto a ele pois é bem conhecido e fazemos trilhas junto,na empreza é capas de nem saberem informar sobre engrenagens willys hehehe

danilo kid
18/07/2010, 19:30
" estou instalando uma tcase willys dana 18, reforçada com um mancal rolamentado e prolongador do eixo entalhado(kit prolong), conforme sugestão do Carasuja "

essa receita tá dando conta recado no meu caso. Já são umas 10 trilhas nessa configuração, sem problemas. Peguei confiança no que o Carasuja sugeriu.

Zepi
08/05/2011, 23:22
oLÁ, AMIGOS!
ALGUÉM QUE USA ESSE KIT DE ENGRENAGENS PODE FALAR MAIS SOBRE ELE?
EU VI AS ENGRENAGENS E SÃO MUITO ROBUSTAS E RELAÇÃO AS ORIGINAIS!

ABRAÇOS

pedro bonadio
09/05/2011, 14:11
Sou fã da Dana 18, apesar de ter detonado uma, porém por relaxo, com motor Gm 151 e câmbio 4 marchas do OHC, tanto o câmbio, quanto a T-case ficaram destruídos, as 3 engrenagens da reduzida e o câmbio 4 marchas inteiro, a T-case já vinha sido baleada desde 1957, quando teve sua fabricação, de lá para cá, somente óleo foi trocado e o acoplamento do câmbio e da PTO.

Refiz ela inteira e com peças originais, e não quebrou ainda.

Eu gosto muito dela, é meio limitada, depende muito do jeito que o cara acelera, sem dó, vai quebrar tudo , e conheço gente que quebra mesmo.

Já, acho que o maior problema não é nem as pessoas sem-noção, e sim a falta de manutenção e o desgaste de 30, 40, 50 e até 60 anos!

Abraços!!

fabiano carraro
29/05/2011, 14:02
pessoas depois de testar por um longo periodo a DANA 18 em uma f com pneus 40" recapados ,motor a-20 TURBO,e cambio cl 2205E ......

CONCLUI O SEGUINTE PRA DANA 18:

é a melhor peça produzida no willis.

mas pra altas doses é necessario fazer certos ajustes e reforços.....

1°)desmontar totalmente e lavar muitissimo bem com TINNER e depois jato de agua "quente",sem usar produtos como solupan ou parecido.

2°)partir pra uma verificaçao minuciosa atraz de MICRO TRINCAS em toda a carcaça com uma LUPA de preferencia.(achou troque,nao tente soldar)

3°)agora confeccione "um novo eixo entalhado" igual ao do seu cambio que fique com medidas exatas até a tampa original da DANA18,(AONDE ENCAIXA A PTO DOS GUINCHOS MECANICOS).....NO LUGAR DESTA TAMPA ORIGINAL CONFECCIONE UMA NOVA COM ESPESSURA DE 10MM e FREZE um alojamento pra um rolamento DE "ROLETES".

obs:Se for usar guincho mecanico freze a propria pto e instale o rolamento dentro dela,que aceita e fica excelente tambem.....economiza a confeccao da tampa de 10mm,e o novo eixo entalhado fica com sua medida mais curta,nao chegando a borda da tampa é claro!!!!

com isto as engrenagens nao atravessarao mais ao aplique de torque elevado,e ficam apenas com sua real funçao de rotacionar e empurrar as outras engrenagens.

4°)"rolamentos de agulha" sao sempre os mais indicados pra trabalhos de altas cargas e de esferas pra trabalhos de velocidade,entao "rolamentar" o carretel ainda me gera duvidas sobre isto,cada um que faça oque achar melhor aq neste caso.....

5°)engrenagens mais grossas necessariamente nao sao as mais fortes,e sim aquelas com o melhor material,tratamento,e tempera,pois engrenagens maiores podem causar maiores vibraçoes tambem, e portanto ficam mais sujeitas a desbalanceamentos que podem destruir em poucos km todo um conjunto,por isto opto em montar sempre com engrenagens ORIGINAIS mesmo que de ferro -velho,mas meço sempre antes suas medidas quando o assunto passa dos 150 CV.

Sem nada contra as do JAIME CORPAS que entende com certeza muito mais do que eu sobre isto.....

6°)ROLAMENTOS e RETENTORES DE EXCELENTE QUALIDADE E DE ORIGINALIDADE COMPROVADA COMPRADOS EM LOJA DE ALTA CONFIABILIDADE (hoje se produz até gente falsa imagine rolamentos entao.)TINKEM/KOIO/SKF/SABÓ sao os numero 1 nisto....o resto é resto,infelizmente.

7°)verificar a engrenagem que liga o 4x4 ,quanto a empenamento e desgaste em seu eixo aproveitar e verificar as estrias dos garfos,pois vaza o oleo ,DIMINUE A REFRIGERAÇAO,aumenta o atrito, as coisas empenam a carcaça nao aguanta as torçoes e ADEUS A T-CASE.....seja ela qual for.

8°)ajustar tudo com precisao,folgas sao necessarias pois as coisas esquentao e dilatam,folgas demais atravessam e empenam

As coisas devem girar com a força dos DEDOS nao da MAO.....ISTO É REGRA EM MECANICA DE PREPARAÇAO.

9°)AJUSTE AS ALAVANCAS DE SUA TRANSMISSAO ,NAO DEIXE NADA FOLGADO ,SOLTO.....ISTO É RELACHO PURO.

10°)e por ultimo e o segredo de uma DANA 18 FORTISSIMA.......confeccione por completo uma nova tampa inferior de inspeçao em chapa 3mm,apenas um retangulo e a tampa original por cima nao resolve.

bora e pé no porão rapaziada...... :pipoca:

Claudio Almeida Machado
29/05/2011, 18:55
Caros amigos,

Estava lendo este topico e agora estou com a pulga atrás da orelha...
Fds passado fui fazer um trilha, quando cheguei percebi que tinha um vazameto na reduzida, verifiquei visulamente e não consegui achar onde ta vazando, achei que era na tampa do carter da msm, mas ele so vaza quando esta rodando, parado ela para de vazar...nos retentores tbm não são. Será que ela esta com uma trinca? geralmente onde a caracaça trinca, verifiquei aquela orelha que fica embaixo q pega na travassa e esta tudo ok.

Meu cj esta assim: motor bf 161, cambio de c10 3M, diferencial 9/44, e pneus 265/70 R16", sera q ela pode trincar com esta caracteristica? acho q é pouco provável neh????