PDA

Ver Versão Completa : Braço Pittman



tecnica
17/08/2008, 16:10
Oi Pessoal,

Acho que meu Engesa está com o braço pittman errado. Outro dia fui no Clube da Camper e vi dois FIII (incrível!!! ver 1 é raro, 2 juntos então...) e eles tinham um pitman curvo para baixo e com um furo no meio para o amortecedor de direção.

Tem uma foto do meu abaixo, ele é reto e tem uma (argh) solda para o amortecedor... acho que é do opala.

Qual é o modelo correto ? É similar ao de algum carro ?

[]s

paulobarbosa
17/08/2008, 20:29
Tenta tirar uma foto de baixo para cima. Nesse angulo não dá para ver muito o braço.
O meu também tem uma solda, mas teoricamente é bem pior que o seu. Pois a solda do meu é para aumentar o comprimento dele.
O meu já quebrou. Comprei um de opala, e alonguei para ficar igual ao anterior.
No site do clube da camper, tem fotos de dois modelos.
Um na lojinha, que seria o da camper (opala) e um nos anuncios consignados, que seria um de engesa diferente.
Nenhum deles tem essa solda para o amortecedor.
Paulo

Eduardo Velo
17/08/2008, 20:30
Ale , o meu veio com o Pitmam do Opala , aí o Xara do Engesa Marrom tinha um original de sobra e me arrumou ...
Segue uma foto do Original instalado na vtr e uma foto do Pitmam do Opala que trabalha com o angulo pra cima e complica o alinhamento da barra de direção , podendo causar Shimmi e desgaste prematuro dos Pivos e Terminais ...

Terça vou no Poli em S. Bernardo , se puder da um chego lá ...

abs ...

Ralado/SP
18/08/2008, 09:53
Pitaco...

ainda bem que a solta é pra prender o amotecedro apenas, pois ele não atua com tanta força, mas mesmo assim eu trocaria, pois solda no braço onde liga a caixa de direção e as barras de direção não me tranmitem segurança.
Conheço muitas engesas e campers e raras foram as vezes ( apenas 2 )que vi coisa assim ou como o Paulo citou... uma vez foi o Silvinho Cavalcante que graças à Deus teve a solda do barço pitman fadigada na hora de estacionar... imagina a @#@#@# que daria se o carro estivesse rodando uma avenida. Sorte que ele estava estacionando o engesa no saudoso PONTO OFF ROAD do Ibirapuera.
Aproveite que o amigo Paulo Barbosa já mostrou o caminho das peras e compra um novo.

Abraçones ALL

Ralado

paulobarbosa
19/08/2008, 16:42
O meu quebrou estacionando também.
Mas não foi na solda, foi no estriado que liga a caixa de direção.
Teoricamente é mais fácil quebrar estacionando mesmo, pois é quando se faz mais força.
Mas de qualquer maneira, duvido que o do clube da camper sejam "novos".
PB

Ralado/SP
20/08/2008, 11:54
Um deles eu sei que é ZERO... pois o Farias estava com dificuldades de achar a tal peça para um dos carros dele e quando encontrou comprou mais de uma. Eu acho que as peças da "lojinha" são zero e as peças do "consignado" podem ser zero, mais em geral são usadas. Mesmo assim prefiro uma peça original ( sem soldas ) usada que uma usada com solda...

Abraçones


Ralado

PS: curti muito as fotos do seu trabalho.

tecnica
21/08/2008, 00:40
É...

Peça soldada, e ainda do sistema de direção não dá... muito risco!!

Tirando o pitman do Opala, que serve apesar da posição da barra, mais nenhum outro encaixa ? Só o pitman escapou de ser aproveitado de outros carros ?

paulobarbosa
21/08/2008, 00:48
Eu comprei um usado original opala, e instalei. O jogo do carro ficou comprometido. Não tinha muito jogo.
Mandei soldar (solda super profissional) aumentando o comprimento para ficar igual ao anterior. O jogo lateral melhorou muito.
Paulo

Luca
23/08/2008, 16:56
Tirando o pitman do Opala, que serve apesar da posição da barra, mais nenhum outro encaixa ? Só o pitman escapou de ser aproveitado de outros carros ? Alexandre,
Outros vários componentes da suspensão do Engesa são exclusivos. Era justamente aí que ele se diferenciava de outros veículos. Nenhum outro serve. Pode encaixar, mas não vai funcionar. Também coloquei caixa de Omega (igualzinha do Opala) no meu Engesa e também tive que inverter o braço prá cima. Ficou com o mesmo problema de Shimming que o jipe do Edú Velo e somente consegui solucionar com um Pitman original. É peça forjada para nossos jipes.
Na Rota 4X4 você encontra Pitman zerado, e mais barato que usado no Club da Camper. Portanto, compre um braço original antes que acabe.
[]´s

Kim
23/08/2008, 18:53
Opa!

Tentem o pitmam da D10!

Luca
24/08/2008, 13:31
Tentem o pitmam da D10!
Kim,
É igual?
:shock:

Kim
24/08/2008, 22:33
Grande Luca!

Tenho a leve impressão que o entalhado da caixa de direção é o mesmo, porém bem mais reforçado que o do Opala.

Luca
26/08/2008, 22:24
Tenho a leve impressão que o entalhado da caixa de direção é o mesmo, porém bem mais reforçado que o do Opala.
Valeu, Kim. Sem dúvida, é mais reforçado. Pesquisei e encontrei na web. É reto. Vai dar o mesmo problema do Opala. O do Engesa é em S. Ou seja, só original funciona.
[]´s

haundrich
28/08/2008, 18:13
Mas, o pitman original do engesa é torto para baixo? e qual o comprimento final?
A pergunta me surge, porque já vi engesas com caixa DH lá na frente, praticamente encostando no parachoque, enquanto vejo outros cuja DH fica debaixo ou dentro do cofre do motor.
Qual é o pitman certo? comprido e torto?
Qual a posição original da DH?

haundrich
28/08/2008, 18:36
ah. ... uma dica, acredito ser útil
No sistema original, o amortecedor de direção no engesa vai ligado no pitman ao chassi.

Ao meu ver, uma pancada em uma das rodas, resultará numa energia em cima dos terminais, porque o amortecedor está só livrando o pitman e DH para trás.

Eu mudei a posição do amortecedor de direção no meu, colocando o amortecedor diretamente em um dos links da roda (parecido como nos troller) (melhor se for ligado direto ao munhão). A pancada é transferida diretamente ao amortecedor, aliviando a vida dos terminais, principalmente o de direção ao pitman.

Luca
31/08/2008, 19:33
Mas, o pitman original do engesa é torto para baixo? e qual o comprimento final? A pergunta me surge, porque já vi engesas com caixa DH lá na frente, praticamente encostando no parachoque, enquanto vejo outros cuja DH fica debaixo ou dentro do cofre do motor. Qual é o pitman certo? comprido e torto?
Qual a posição original da DH? Haundrich,
1) O pitman correto é o da foto do Edú Velo. Torto, como você chamou. Ou em "S", como eu chamei. O comprimento acho que é o mesmo do braço do Opala. Mas se não for "torto", não vai funcionar.
2) Engesa original fica com a caixa praticamente alinhada com a grade do motor. Talvez alguém tenha tido que fazer alguma adaptação de motor grandão e precisou movê-la mais prá frente. Eu nunca vi. E o meu está como você falou. Dentro do cofre, alinhado com a grade.
3) Te falo de experiência própria sobre este assunto. Comprei caixa de Ômega, pois é igualzinha a do Opala. Só que o pitman é reto e não "torto". O shimming era violento. Bastava acelerar e o carro ia para um lado. Tirava o "pé" e o carro ia para o outro. Comprei um pitman original na Rota4X4 e as estrias não se encaixavam.
Tô trocando de caixa. Agora as estrias vão se encaixar e o carro vai andar na linha. Mais uma semaninha e a viatura já volta a rodar. Assim espero.:concordo:
[]´s

Eriksom Teixeira Lima
10/09/2008, 10:46
Para aqueles que sofrem de síndrome de parkinson = aquela que dá uma tremedeira 8-)

O shimmy é causado por defeitos na triangulação, leia-se, existência de vários triângulos na suspensão: na barra panhard com relação ao eixo; na barra de direção com relação ao eixo e com relação a barra panhard. Para corrigir, o ideal é reduzir ou anular esses triângulos, reposicionando a panhard e a barra de direção para ficarem paralelas ao eixo.

Se a sua viatura não está original (arghhh) a panhard está fazendo um triângulo. Solução: fabricar um novo suporte da panhard, aumentando-o, e depois recravá-lo no chassis (só cuidado com quem fará a soldagem, coisa simples para quem sabe)

Idem para a barra de direção. Solução: trocar todo o conjunto da DH, colocando um de D-10 ou d-20 (juro que esqueci qual é o certo). Ele tem a mesma furação da gambiarra de opala original para encaixar no chassis, mas é bem mais longo e há um pitman longo e curvo que se encaixa nele e posiciona a barra de direção paralela ao eixo e a panhard.

Feitas essas das correções, esqueçam essa coisa de amortecedor de direção, que, a meu ver, é coisa de meninas, oops, de carrinho de barbies.

Antes que gritem, em não uso amortecedor de direção em minha dodge ram. E nunca usei na minha saudosa camper, a qual tinha a adaptação que descrevi acima.

Eriksom

haundrich
10/09/2008, 12:12
IMHO....O engesa original saia de fábrica com amortecedor de direção. Não vi coisa de menina nisso ai até agora.

Uma das funções principais do amortecedor de direção é evitar o golpe do volante quando há obstáculo na roda, conhecido principalmente pelos willys queixo duro de quebra-dedo.

Continuando, no caso de DHs, outra função do amortecedor de direção é minimar as folgas iniciais do sistema. Nos primeiros 1000 kms de bucha nova, não há necessidade de amortecedor de direção, pois vira "coisa de meninas"...:roll:

Então.. sem amortecedor de direção.. basta...
Basta as buchas cederem 0,25 mm que começa o mal de parkinson (principalmente devido a qualidade). :parede:
Basta um dos pneus sofrer mudança de balanceamento, para começar uma pequenho shimmy, se aproveitando de alguma pequena folga existente no sistema.
Basta haver pequena folga na sua caixa de direção, para começa o shimmy:palmas:
Basta colocar pneus 33 ou já um 35 pols, para amplificar qualquer coisa no seu sistema em forma de shimmy.
Então é nesse momento que o amortecedor de direção tem seu valor maior. E acredito que uso de amortecedor de direção aumenta a vida útil das buchas e terminais.

Senão, toda F-4000, mercedes, pickups e maioria dos veículos que conheço, tiveram uma equipe de engenharia feita por meninas... Sem mencionar a turma do Top Truck Challenge, e nossos brazukas Rockcrawling Brasil, que chegam usar até 2 amortecedores de direção.... será que são?:pensativo:

Eriksom Teixeira Lima
11/09/2008, 09:20
Haundrich

Por que tanto mau-humor?

Amortecedor serve para amortecer não para eliminar problemas. Você cita casos incomparáveis.

Mas o essencial você não discute, a causa do problema que eu apontei. E ela surge independentemente da existência dos problemas originados de defeitos que você aponta. Não discuto defeitos, aponto fatos derivados da concepção de uma suspensão que com as alterações comumente feitas gera problemas graves.

Menos mau-humor e retórica, mais discussão técnica. e todos seremos mais felizes

Eriksom

haundrich
11/09/2008, 11:04
mau humor? eu dei risada quando li que você escreveu que amortecedor era coisa para meninas !! lembrei de imediato do pessoal que chega usar 2 amortecedores de direção... só estou esperando a reação da turma kkkkkk

Se você sentiu alguma espécie de mau humor, talvez você tenha escrevido para provocar mau humor. Dai qualquer resposta possa ser interpretada como tal. E isso não foi sadio de sua parte.

Voltando ao assunto. Acho legal provocar o assunto. As vezes quebra paradigmas. E o conhecimento se multiplica.

No momento, discordo que dá viver sem amortecedor de direção num engesa.

Numa dodge ram talvez até dá, não conheço o sistema dela. Mas com certeza ela não vive (ou convive) com panhards e buchas do tamanho de um bonde. E desconfio que ela pode sair de fábrica com amortecedor de direção.

Sobre andar sem amortecedor de direção.
Eu já fiz essa experiência, porque também pensava como você, se o sistema está tudo certo, tudo novo e justo, prá quê (eita português horrivel) amortecedor de direção?
Resultado da experiência:
Meu engesa rodou muito bem nos primeiros 1000 kms (muito asfalto, e estrada de chão vibrenta, e nada de trilha). No entanto, com o passar do tempo, comecei a perceber tendências de vibrações. Olhei tudo e esta tudo certo, tudo novo. Então coloquei o amortecedor de direção de volta (e em nova posição), beleza, acabou o problema.

No mínimo, aumentou o tempo de troca de buchas.

E no fim, talvez eu não tenha explicado direito, o uso de amortecedor de direção é questão de segurança. Numa pancada, alivia os efeitos sobre o pitman e na DH. Alivia os efeitos de o motorista perder o controle na estrada, e por ai vai. Deve ter mais motivos, gostaria de sabê-los. Mas os apresentados até agora, não são inválidos, não acredito que pode negar isso.

Se a segurança acima e post anteriores não é técnica até agora ou não foi suficiente, por favor, me explique melhor porque veículos saem de fábrica com amortecedor de direção.

Ralado/SP
11/09/2008, 16:48
Bom... antes de qq coisa vamos desfrutar de conhecimentos e experiências, pois essa é a grande razão do fórum. Conceitos como BOM, ÓTIMO e IDEAL são muito relativos.
Só pra lembrar, originalmente a engesa vinha com 2 amortecedores de direção, sendo ambos de mesmo aspecto estético e creio que técnico também.
Tem gente que substitui os dois por 1 mais parrudo, por 2 mais parrudos ( tem até uns que são da família RANCHO ) e tem gente que não usa. Questão de gosto, uso, bolso ou sei lá qual motivo.
Particularmente, rodei um tempo com o meu estourado e nem dei conta, talvez já não tinha atuação enem me dei conta. Porém não podemos negar que ele intalado no lugar dele e de forma correta, ajuda a poupar o sistema de direção e buchas... então pq não usar???
Se bem que esses dias vi um que utilizava um amortecedor que parecia ser o amortecedor de suspensão, achei estranho e exagerado mais cada um é um.... se pro dono ficou bom, pra mim OK!!!

PS: Amigo ET. deixe as facas e as sátiras de lado e desfrute das experiências dos colegas, mesmo que seja só pra vc saber uma possibilidade de fazer de outra forma a mesma coisa. Lembra do PARADIGMA que vc lançou sobre os câmbios Hilux nas camper's ainda não houve baixa de nenhuma. Mas é muito importante pontos de vista diferentes, assim discutimos, estudamos várias faces dos "problemas e adaptações".

Abraçones ALL

Ralado

Eriksom Teixeira Lima
11/09/2008, 17:20
Numa dodge ram talvez até dá, não conheço o sistema dela. Mas com certeza ela não vive (ou convive) com panhards e buchas do tamanho de um bonde. E desconfio que ela pode sair de fábrica com amortecedor de direção.

[...]
Sobre andar sem amortecedor de direção.

[...]

No mínimo, aumentou o tempo de troca de buchas.

E no fim, talvez eu não tenha explicado direito, o uso de amortecedor de direção é questão de segurança. Numa pancada, alivia os efeitos sobre o pitman e na DH. Alivia os efeitos de o motorista perder o controle na estrada, e por ai vai. Deve ter mais motivos, gostaria de sabê-los. Mas os apresentados até agora, não são inválidos, não acredito que pode negar isso.



Haundrich

Putz, foi mal. Eu achei que você estava de mau-humor. Quando eu brinquei com carro de meninas, lembrei que muito antigamente caminhões e ônibus eram veículos privativos de pessoas com força muscular. Enfim ... deixemos para lá.

No caso da Dodge Ram, ela sai de fábrica com amortecedor de direção. Como eu fiz algumas melhorias no sistema (especialmente com terminais mais robustos) me irritei e saquei fora o amortecedor existente. Mas é só colocá-lo de volta. Já com relação a terminais (são do MB1113, eles duram como no caminhão; buchas, estão inteiras com mais de 3 anos de uso.

No caso de minha Camper, nunca tive. É verdade que ela tem estado adoentada nos últimos longos tempos, mas sempre andei sem. Os eixos são da Band, ela TINHA panhard e os braços normais da Camper. Só a caixa de direção era a da D-20 (ou será da D-10) não lembro, com o respectivo pitman. Já os terminais sempre foram do MB 1113. E os olhais foram ovalizados para o uso das buchas do caminhão ford.

Como tudo era paralelo como eu falei, nunca tive problema de shimmy ou similares. Quanto a desgaste dos terminais e buchas, nada anormal. Amortecedor de direção poderia diminuir a oscilação ou vibração da irregularidade do piso, mas, creio, que devido a troca da DH e do pitman (primeira coisa que fiz quando comprei) ela sumiu. Explicação científica, não tenho.

Se minha Camper voltasse (vez por outra sonho com isso), irei testar a nova suspensão, totalmente modificada. Ela é igual a do JPX, com a diferença de que os tubos, buchas e terminais são todos provenientes do caminhão Scania. Se tudo estiver como espero, continuarei viajando em segurança sem amortecedores de direção.

Enfim, depois de uma longa explicação, volto ao tema: excesso de "triângulos" entre o eixo, a panhard e a barra de direção resultam em trepidação. A Engesa pode ser acusada de muita coisa boa e ruim, no caso, ela fez corretamente o projeto em que NÃO haviam triângulos.

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
11/09/2008, 17:35
Ralado,

Com relação aos amortecedores de direção, respondi acima.





PS: Amigo ET. ....

Lembra do PARADIGMA que vc lançou sobre os câmbios Hilux nas camper's ainda não houve baixa de nenhuma. Mas é muito importante pontos de vista diferentes, assim discutimos, estudamos várias faces dos "problemas e adaptações".

Abraçones ALL

Ralado

eu não lancei paradigmas sobre isso, por favor, atenha-se ao que eu escrevi, não que disseram.

O que eu disse é que os câmbios da Hilux (não falava do atual) NÃO foram colocados pelos engenheiros que o produziram em nenhum veículo com torque maior que 32kgfm. Para veículos com 37kgfm de torque, eles, os fabricantes, tinham outro câmbio mais robusto.

Disse e fiz prova, pois as especificações obtidas diretamente no site da fábrica no Japão demonstravam isso.

Por esse motivo, entendia que colocar esse câmbio num motor s4t, que tem cerca de 37kgfm de torque, era arriscar demais a ter um problema de fadiga de material em algum momento da vida.

Disse mais, disse que o torque máximo é descoberto quando o motor apaga se submetido a uma força contrária a qual ele não pode superar. Por exemplo, tentar subir um degrau com aceleração máxima e o veículo morrer. Se isso não ocorre, surgimento de uma força contrária maior, o pneu derrapa ou o veículo se movimenta para a frente.

Se não aconteceu ainda, é porque quem está usando atingiu esse limite, mas isso não significa que não exista, principalmente porque o processo de fadiga é lento, mas inexorável. Essa adaptação apenas acelera o processo.

Ou seja, se algo é fabricado para durar 500 mil km vai durar 100, 50 ou 20 mil km. Depende do uso. Boa sorte para os que usam, como já disse ao meu amigo RF.

Eriksom

haundrich
11/09/2008, 18:18
Haundrich
..., irei testar a nova suspensão, totalmente modificada. Ela é igual a do JPX, com a diferença de que os tubos, buchas e terminais são todos provenientes do caminhão Scania. Se tudo estiver como espero, continuarei viajando em segurança sem amortecedores de direção.
Eriksom

Eriksom
Não querendo fugir do tópico, mas ..... você fez braço triangulado tipo "A" no eixo dianteiro e traseiro?

Eriksom Teixeira Lima
11/09/2008, 19:15
Exatamente. A suspensão ficará igual a do JPX, adequada para uso misto, com desenho e desempenho que seria atingido se não tivessem matado a saudosa engesa. Até ajuste de cáster haverá!

Já está tudo cortado há muito tempo, mas diabetes, dengue, quedas, solda dentro do ouvido, lixadeira voando no pé, pressão alta, mais diabetes, tudo isso atacando o mecânico nas últimas dezenas de meses têm impedido a soldagem para a montagem final. Até benzedeira eu já consultei para evitar o olho gordo que se abate, mas ....

Enquanto espero, vou de Ram ou de Cherokee (aliás, acabo de voltar com esta do Atacama, em viagem solo de quase 3 semanas).

Eriksom

Luca
12/09/2008, 00:07
... Solução: trocar todo o conjunto da DH, colocando um de D-10 ou d-20 (juro que esqueci qual é o certo). Ele tem a mesma furação da gambiarra de opala original para encaixar no chassis, mas é bem mais longo e há um pitman longo e curvo que se encaixa nele e posiciona a barra de direção paralela ao eixo e a panhard... Erickson,
Pena que somente agora li a sua dica. Já tô com a segunda caixa. Se soubesse que havia uma mais comprida, teria procurado.
Instalei a original de "Opalosauro", com o braço pitman em S, original do Engesa, e melhorou 98%. O saldo faz falta. E não é com amortecedor de direção que se consegue resolver.[]´s

haundrich
12/09/2008, 09:06
Exatamente. A suspensão ficará igual a do JPX, adequada para uso misto, com desenho e desempenho que seria atingido se não tivessem matado a saudosa engesa. Até ajuste de cáster haverá!


Enquanto espero, vou de Ram ou de Cherokee (aliás, acabo de voltar com esta do Atacama, em viagem solo de quase 3 semanas).

Eriksom

tem fotos?

Eriksom Teixeira Lima
13/09/2008, 01:21
Assim que ele terminar de pontear tudo no lugar, ele vai tirar a cabine de cima e vou fazer todas as fotos possíveis. Só estou esperando os quilos de arruda, sal grosso, velas de noventa dias fazerem efeito na saúde dele contra o olho gordo dos amigos 8)

Eriksom